2ª EDIÇÃO DO INSOLITOCOM SERÁ DE 29 A 31 DE OUTUBRO EM SÃO PAULO

2 de outubro de 2019

Estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados na produção cultural do insólito e de horror têm um encontro marcado entre os dias 29 e 31 de outubro: o InsolitoCom 2019, segunda edição do evento realizado pela Universidade Anhembi Morumbi em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e o selo Clepsidra.

“Diversas áreas além da Comunicação estão envolvidas nas discussões, incluindo Psicologia, Antropologia, Literatura, Artes Visuais e Música, entre outras. O intuito do evento é promover um espaço de encontro e diálogo entre estudiosos do insólito, bem como atrair os interessados e incentivá-los a pesquisar nessa área”, afirma a professora Laura Cánepa (UAM), coordenadora do InsolitoCom 2019. “Assim como fizemos na primeira edição, pretendemos mostrar que esse tema tem espaço na academia e estimular uma maior circulação entre os profissionais que estão produzindo a cultura do insólito e os pesquisadores que estudam essas produções.”

Neste ano, o evento será organizado em três turnos: ao longo dos três dias, o período da manhã será dedicado a cursos e o da tarde, a mesas de apresentação de trabalhos por pesquisadores convidados. À noite, sessões de exibição de filmes serão acompanhadas de debates com produtores e pesquisadores.

Embora a programação ainda não esteja finalizada, Laura Cánepa adianta que as sessões noturnas exibirão os filmes “A Sombra do Pai” (2019), de Gabriela Amaral Almeida, “O Homem de Palha” (1973), dirigido por Robin Hardy, e “Nervo Craniano Zero” (2012), de Paulo Biscaia Filho.

Já os cursos matutinos serão os seguintes: “O que o monstro mostra”, ministrado por Alexander Meireles da Silva (UFG); “Crítica do cinema fantástico”, com Carlos Primati e Beatriz Saldanha; e “O mito do monstro”, com Fernando Vugman. Os cursos terão inscrição separada e garantirão um certificado específico aos participantes (que também receberão o certificado geral do InsolitoCom 2019).

As mesas da tarde abordarão os temas literatura, cinema, quadrinhos, produção cultural, fantasmas e monstros, com presença já confirmada de professores e pesquisadores como Thiago Falcão (UFPB), Thiago Monteiro Bernardo (UFRJ), Ana Acker (ULBRA), Oscar Nestarez (FFLCH-USP), Lúcio Reis Filho (UAM) e Juliana Monteiro (UAM), além do psicanalista Diego Penha, da gestora cultural Mônica Trigo e da escritora Ellen Maria Vasconcellos.

Ainda no dia 31, Filipe Falcão, jornalista e professor da Universidade Católica de Pernambuco, fará uma sessão de lançamento do livro “A Aceleração do Medo – O fluxo narrativo dos remakes de filmes de horror do século XXI” (Estronho).

O JORNAL INTERCOM divulgará em breve a abertura das inscrições e a programação completa do InsolitoCom 2019.

Siga a página do evento no Facebook.

LEIA TAMBÉM:

PROFESSORA LAURA CÁNEPA, ORGANIZADORA DO INSOLITOCOM 2018, FAZ BALANÇO POSITIVO DO EVENTO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br