ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00118</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Plano Estratégico de Comunicação do PROAMDE</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Iolanda Ventura Brasil (Universidade Federal do Amazonas); Andréia Barreto Silva (Universidade Federal do Amazonas); Lizandra Oliveira de Araújo (Universidade Federal do Amazonas); Lourieni Côrrea e Sousa (Universidade Federal do Amazonas); Walter Franco Rodrigues Carvalho (Universidade Federal do Amazonas); Mirna Feitoza Pereira (Universidade Federal do Amazonas); Maysa Fernanda da Silva Saraiva Leão (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;PROAMDE, Inclusão Social, Assessoria, Extensão, Comunicação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente plano de comunicação foi desenvolvido para o Programa de Atividades Motoras Para Deficientes  PROAMDE. O PROAMDE é um programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas  UFAM, sem fins lucrativos, que atende a comunidade para promover a inclusão social de seus participantes, através de atividades de educação física e esportes gratuitos e assistência médica, psicológica e social. O trabalho em questão foi desenvolvido na disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pela Profª Drª Mirna Feitoza Pereira. O propósito deste plano de comunicação é proporcionar um melhor relacionamento do PROAMDE com a mídia e a comunidade, contribuindo no processo de visibilidade social do programa de modo que o trabalho desenvolvido por ele possa adquirir maior apoio, conhecimento da sociedade e atinja mais amplamente o público deficiente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este plano de comunicação tem como assessorado o Programa de Atividades Motoras Para Deficientes- PROAMDE, um programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. O PROAMDE atende pessoas portadoras de deficiências físicas e/ou intelectuais e sua principal missão é desenvolver as potencialidades remanescentes desses indivíduos através de atividades de educação física e esportes gratuitos e assistência médica, psicológica e social, minimizando suas limitações e facilitando sua inclusão social. Tem 16 anos e foi criado pela professora Kathya Augusta Thomé Lopes. Começou como projeto e seus bons resultados o consolidaram como programa de extensão. Atualmente é coordenado pela Profª Drª Minerva Leopoldina de Castro Amorim. O programa conta com a participação de profissionais, estudantes e docentes de áreas diversas da UFAM, proporcionando a capacitação dos envolvidos. Há dois polos de funcionamento: um na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), situado na UFAM e um no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), na Praça 14. A escolha do PROAMDE neste trabalho se deu pela sua relevância social, tendo em vista o número significativo de pessoas atendidas pelo programa e os valores de igualdade disseminados pelo mesmo. Além disso, o PROAMDE nunca recebeu um plano de comunicação. Seu setor comunicacional apresentava problemas e não possuía um planejamento de relação com a mídia. O PROAMDE é um dos poucos que oferece as condições necessárias para o atendimento adequado ao público deficiente. Compreende-se então a importância de se desenvolver um plano que trabalhe estratégias para que o PROAMDE se torne mais amplamente conhecido e desse modo mais pessoas tenham acesso a este trabalho de utilidade pública. Com base nas ministrações e atividades, realizadas sob a orientação da Profª Drª Mirna Feitoza, foi concebido este plano, que tem como referência o livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Métodos e Técnicas", de Jorge Duarte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através de pesquisas em arquivos e redes sociais, notou-se a rica história do PROAMDE. Sendo uma referência regional em pesquisas relacionadas a atividades desenvolvidas para pessoas com deficiência e importante agente de conscientização em Manaus para essa área, foi uma grande surpresa notar que tanto o seu website como redes sociais estavam desatualizados. Tomando isso como ponto de partida, a equipe buscou desenvolver em seus produtos para a imprensa, a importância científica e social do programa. Como o início dos trabalhos da assessoria coincidiram com o período de inscrições no programa, também foram encaminhadas sugestões de pautas para empresas de comunicação locais, visando um espaço para divulgação do PROAMDE. O trabalho de assessoria resultou em uma ação realizada no FEST IMPRENSA na UFAM, evento acadêmico que compõe o trabalho, no dia 03 de fevereiro deste ano, buscando apresentar ao público presente as atividades, produções científicas do programa e auxiliar na conscientização sobre a convivência e respeito com pessoas deficientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano de comunicação desenvolvido para o Programa de Atividades Motoras Para Deficientes  PROAMDE é parte essencial no aprendizado do conteúdo ministrado no curso de Assessoria de Imprensa. A sua elaboração proporcionou aos discentes a oportunidade de perceber, na prática, todos os processos que envolvem a função do assessor, dentro do Jornalismo. No desenvolvimento do plano, habilidades como: relação com o assessorado e com a imprensa, propostas de estratégias de relacionamento com a mídia e trato jornalístico de conteúdos pertinentes ao assessorado foram apreendidas. No que se refere ao PROAMDE, o plano evidencia o quanto o programa trabalha a questão da inclusão social, sendo um dos principais motivos pelos quais apresenta grande relevância na sociedade. Em seus 16 anos de existência, o PROAMDE já atendeu mais de 3000 indivíduos deficientes físicos e/ou intelectuais. Mais de 400 estudantes de graduação como Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Serviço Social, Pedagogia, Nutrição e Design dentre outros cursos, participaram do programa adquirindo experiência na sua área de atuação. O envolvimento com as atividades do PROAMDE proporciona a capacitação daqueles que colaboram para o funcionamento do programa de extensão. Os serviços prestados pelo PROAMDE são considerados de utilidade pública, tanto para a sociedade, por ser referência na atuação junto ao público deficiente, quanto para a UFAM, por ser um difusor do conhecimento para os estudantes de graduação voluntários do programa. O programa visa ser um centro de referência para a formação qualificada de profissionais nas diversas áreas da saúde e educação que necessitem trabalhar prestando assistência ao público de pessoas com deficiência na Região Norte. Além disso, projeta para si o papel de difusor de valores éticos e morais que se aliem à uma formação acadêmica de qualidade. A parte comunicacional do programa não recebia a atenção necessária. Em alguns momentos foi responsabilidade de estagiários do curso de Comunicação Social da UFAM. Entretanto, os mesmos não permaneciam durante muito tempo, e a comunicação do PROAMDE tornava-se insuficiente e deficitária. Outro fator era a baixa quantidade de verbas destinadas para esse fim. Por este motivo, tornou-se inviável abrir editais para novos bolsistas para que se dedicassem integralmente à comunicação do PROAMDE. A Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UFAM prestou auxílio nesse sentido, compartilhando algumas notícias sobre o programa no portal da UFAM e confeccionando panfletos de divulgação de eventos do PROAMDE. Porém, a demanda da ASCOM na UFAM não permitia a atenção devida ao programa, tendo em vista que a mesma atende à comunidade acadêmica como um todo. Este Plano de Comunicação foi então elaborado, levando em consideração os elementos anteriormente mencionados, a fim de encontrar opções viáveis para que a comunicação do programa fosse feita de modo mais estratégico, atingindo uma parcela maior da comunidade acadêmica e da comunidade externa à universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano de comunicação para o PROAMDE com seus produtos e serviços foram desenvolvidos com base nos processos de produção definidos pelo autor Jorge Duarte, no livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Métodos e Técnicas". Para complemento e aprofundamento de conteúdo foram utilizadas também as descrições que constam no "Manual de Assessoria de Imprensa", da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ). No Manual de Assessoria de Imprensa da FENAJ foram consultados os seguintes conceitos: Proposta/sugestão de Pauta - Informe sucinto enviado aos veículos de comunicação a respeito de determinado assunto de interesse para o veículo e à sociedade. Release  Ferramenta que a Assessoria usa para organizar as informações que está divulgando. Trata-se de um texto, cuja essência é a informação. Mailling-list de Jornalistas - Listagem atualizada com nome, editoria, fax, telefone, e-mail de jornalistas. Contato com a Imprensa - Normalmente feito por telefone para aprofundar informações enviadas por e-mail ou confirmar presenças em coletivas, marcar encontros com assessorado etc. Pasta de Imprensa (Press Kit)  Textos e fotos para subsidiar os jornalistas de redação com informações, normalmente usadas em entrevistas coletivas, individuais ou feiras e eventos. Clipping Impresso, Clipping Eletrônico e em Tempo Real (online) - Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado. (FENAJ, 2007, p. 13) Duarte (2004), no livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Métodos e Técnicas", elenca cinco fases que, em conjunto, ajudaram a identificar os objetivos a serem atingidos pelos produtos e serviços da assessoria de imprensa prestada. As fases definidas pelo autor são: Pesquisa e Diagnóstico, Análise e Interpretação, Planejamento de Relacionamento com a Imprensa, Execução, Mensuração dos Resultados. A primeira fase, "Pesquisa e Diagnóstico", consistiu no levantamento de dados do assessorado. A busca por imagens, documentos, relatórios e qualquer outro tipo de informação ajudaram a estabelecer a base para o trabalho de assessoria de imprensa. As imagens, vídeos e materiais de panfletagem do PROAMDE utilizados para o levantamento de dados foram consultados a partir do acervo do programa, através de visitas à sede do PROAMDE na FEFF e através de arquivos salvos nos computadores e dispositivos de armazenamento (HD e pen drive) do assessorado. Informações mais diretas como o número de telefone e e-mail do PROAMDE, localização, responsáveis pelo programa, o que é o PROAMDE, entre outras, foram obtidas através de pesquisas na internet e entrevistas com a pedagoga Raimunda Maciel de Queiroz, que também responde pelo PROAMDE na ausência da coordenadora, a professora Minerva Amorim. Essa busca permitiu que a equipe se atentasse para as ideias de conscientização social e relevância científica do programa de extensão, que foram os principais norteadores na produção de releases e na organização da ação do assessorado no III Fest Imprensa. Esta é a fase que visa responder às seguintes perguntas: quem é a organização e como ela é reconhecida? E é o momento em que se deve levantar o máximo de informações da organização, da sua Cultura, de seus Objetivos, de seu posicionamento no mercado etc., para entendê-la em sua plenitude e a partir daí ter condições de pensar em objetivos, estratégias e ações. (DUARTE, 2004, p. 219-220) Com base nessa orientação foi elaborada a segunda fase: "Análise e Interpretação". Foram estabelecidos os pontos fortes e fracos do programa de extensão, de acordo com o material apurado em Pesquisa e Diagnóstico. Nesta segunda fase, Duarte (2004) apresenta como forma de analisar os dados obtidos o método da Matriz SWOT, muito usada em gestão de negócios. Tecnicamente falamos na construção de uma matriz SWOT  sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Ou seja, as informações encontradas na fase anterior devem ser distribuídas nestes quatro pontos, de modo a que tenhamos uma visão abrangente de nossos pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades que temos pela frente. (DUARTE, 2004, p. 221) O uso da Matriz SWOT ofereceu uma gama maior de indicadores para compreender a situação do assessorado. Ainda em Análise e Interpretação, sob a orientação da profª Mirna Feitoza foram acrescentados ainda três itens que definem as áreas de interesse a serem trabalhadas na composição dos produtos e serviços. Estes itens são: Estratégias, Objetivos e Ações. Com base neles foram colocados em prática os mecanismos definidos como estratégicos para trabalhar a comunicação do PROAMDE. Na terceira fase, "Planejamento de relacionamento com a imprensa", foram definidos os Veículos Estratégicos (aqueles que já têm uma pré-disposição para realizar alguma matéria relacionada ao assessorado e/ou que são importantes canais voltados para a área de atuação do mesmo), a Preparação dos Porta-Vozes (que é indicar e treinar uma ou mais pessoas da organização do assessorado para se relacionar com os jornalistas, de forma que se torne apto para responder as perguntas dos veículos de comunicação) e a elaboração das Mensagens-Chave. Esta última é uma das mais importantes e é a partir dela que todos os produtos desenvolvidos pela assessoria serão elaborados. Resumida e diretamente as mensagens-chave definem o assessorado e moldam a sua identidade. Para o PROAMDE, as mensagens-chave envolviam a produção científica e a inclusão social promovidas pelo programa, as quais foram incluídas nos press-releases enviados a imprensa, sugestões de pauta e press-kits entregues no Fest Imprensa. A quarta fase, "Execução", teve como objetivo elencar os serviços a serem realizados para o assessorado e criação de um cronograma com datas-chave, que tivessem alguma relação com o cronograma anual de atividades do PROAMDE, para a criação e envio de sugestões de pauta para os veículos de comunicação. Nessa fase foram definidos os itens que fizeram parte do press-kit e as ações do PROAMDE no III Fest Imprensa. Na quinta fase, "Mensuração dos Resultados", foram avaliados as produções e resultados de todas as fases presentes na criação do Plano de Comunicação. Também foram analisados os resultados obtidos da relação com a imprensa, como a resposta ao envio das sugestões de pauta e a realização de matérias a partir destas. E, por último, o desempenho da ação do PROAMDE durante o III Fest Imprensa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta de elaboração do plano de comunicação como atividade avaliativa final partiu da professora Mirna Feitoza. A primeira ação empenhada após a apresentação do plano como nota final da disciplina foi a escolha do assessorado. A equipe buscou um possível assessorado que desenvolvesse em seus trabalhos ações de cunho social e que permitisse um contato mais próximo com os gestores e ambiente organizacional. Este último principalmente, pois seria necessário ter acesso a informações e outros dados para que se desenvolvesse um plano de comunicação de qualidade que atendesse às necessidades do assessorado. Além desses critérios, a equipe considerou que seria importante optar por uma organização que não possuísse um trabalho especializado em assessoria de imprensa. Compreende-se que este trabalho, além de proporcionar aos discentes envolvidos a aprendizagem do conteúdo ministrado no curso de Assessoria de Imprensa, tem também um papel de promotor social, tendo em vista que pode trazer visibilidade na sociedade para organizações que não tem ao seu dispor um projeto de assessoria, mas que podem contribuir para o bem-estar da comunidade e por isso devem estar no conhecimento público. Na procura pela organização que poderia ser assessorada a equipe recebeu a sugestão de uma estudante do curso de Comunicação Social  Jornalismo da UFAM sobre o Programa de Atividades Motoras Para Deficientes  PROAMDE. Foi levantada uma pesquisa inicial na internet sobre o PROAMDE. Os dados encontrados foram reunidos e o perfil desse programa desenvolvido na universidade adequou-se ao procurado. Nesse levantamento inicial de dados foram obtidos os contatos de e-mail e telefone do programa, meio pelo qual a equipe entrou em contato com o PROAMDE. Nas primeiras visitas ao PROAMDE a coordenadora do PROAMDE, Profª Drª Minerva Leopoldina, não se encontrava presente. Na sua ausência a pedagoga Raimunda Maciel Queiroz, que atua no programa, concedeu por meio de entrevista, informações relacionadas à história, aos projetos desenvolvidos e às questões financeiras. Em conversa via telefone a equipe entrou em contato com a professora Minerva, explicando a proposta do trabalho e realizando o convite para participar do mesmo. Foi obtida a resposta afirmativa e com o retorno da professora Minerva a apresentação da proposta de assessoria foi realizada pessoalmente. Foi dito que a assessoria do programa ocorreria no período em que a disciplina estivesse sendo ministrada e que haveria a ajuda necessária para ajudar a comunicação do programa neste período. Os encontros posteriores ao PROAMDE serviram para coletar documentos relacionados ao histórico do programa. Imagens do início do programa e de atividades realizadas pelo mesmo; trabalhos científicos apresentados em congressos; relatórios finais de desempenhos de turmas de alunos do PROAMDE. Todos importantes e que embasaram construção do plano de comunicação. Após essa coleta, iniciou-se a construção do plano de comunicação. A professora Mirna Feitoza estabeleceu um cronograma para a entrega de cada fase do plano, baseado no livro "Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: Métodos e técnicas", de Jorge Duarte. Semanalmente uma etapa do plano era apresentada à professora, que por meio de avaliações individuais pontuava as correções necessárias. Desse modo o plano foi estruturado e se prosseguia com a execução do cronograma. As fases do plano são: pesquisa e diagnóstico; análise e interpretação; planejamento de relacionamento com a imprensa; execução; mensuração dos resultados. Aulas foram reservadas para a produção de press-releases sobre o assessorado para as empresas de comunicação de Manaus. Foi solicitado também, durante a carga horária da disciplina, a criação de um Mailing List e que fossem enviadas sugestões de pautas para jornalistas. O resultado direto dessas ações da equipe foi o agendamento de entrevistas para o PROAMDE com a Rede Amazônica, nos programas "Bom Dia Amazônia" e "Jornal do Amazonas". Também recebeu retorno, na divulgação de notícias pela Assessoria de Comunicação da UFAM (ASCOM) e na Rádio Amazonas 101,5 FM. Mesmo com a finalização do trabalho a equipe recebeu telefonema da Rede Amazônica, onde o veículo de comunicação demonstrou interesse nas atividades do PROAMDE para composição de matéria. A ação final foi a realização do III Fest Imprensa, evento criado pela professora Mirna em turmas anteriores. Para o PROAMDE, a ideia foi trazer durante o evento a inclusão social promovida pelo programa e a sua produção científica. Alunos e servidores que participaram da ação desenvolvida para o PROAMDE durante o Fest Imprensa tomaram conhecimento do que é o PROAMDE, suas atividades e que funciona na própria UFAM e HUGV. A ação consistiu na prática da bocha adaptada. No website da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), a bocha adaptada é um esporte que inicialmente era praticado somente por pessoas com grave redução motora e que utilizam cadeiras de rodas. Atualmente, o esporte pode ser praticado por indivíduos com outras deficiências, desde que estejam separados a partir do grau de deficiência. Ainda no mesmo site, o ANDE traz a seguinte descrição sobre o jogo da bocha adaptada: O jogo de bocha é um jogo competitivo que pode ser jogado individualmente, em duplas ou em equipes e todos os eventos podem ser mistos  homens e mulheres competem juntos e igualmente. A sua finalidade principal é a mesma do bocha convencional; ou seja, encostar o maior número de bolas na bola branca alvo, também denominada Jack. Também foram apresentados banners de projetos científicos do programa. O conteúdo destes banners abordava a adaptação de esportes e a dança em cadeira de rodas. Também foram dispostos: um painel interativo de fotos para o público e uma apresentação em vídeo confeccionada pela equipe para apresentar o programa. Entretanto, estes dois itens precisaram ser retirados da ação. Fortes condições climáticas desfavoráveis atingiram o local em que a ação do PROAMDE ocorreu e em virtude do espaço ter estrutura parcialmente ao ar livre os materiais e equipamentos precisaram ser guardados por risco de danificação. O plano tem o total de 62 páginas e além de texto também é composto por imagens de arquivo do programa distribuídas no texto e em "Anexos"; printscreens de notícias antigas e recentes sobre o PROAMDE, em "Anexos"; os produtos que fizeram parte do press-kit destinado a jornalistas e assessores presentes durante o III Fest Imprensa e os press-releases e sugestões de pauta enviados às empresas de comunicação, ambos inclusos em "Apêndices".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Orientando-se na visão que alia a teoria à prática, com uma metodologia que incluiu ministrações e atividades em sala de aula e visitas de campo ao respectivo assessorado, os componentes da equipe obtiveram os conhecimentos necessários para a elaboração de um plano e as habilidades para a execução do mesmo. Os procedimentos no contato inicial com o assessorado, implementação de ações que gerassem aproximação com a imprensa, o trato jornalístico de assuntos referentes ao assessorado e o modo de se relacionar com o jornalista são aprendizados adquiridos no processo de planejamento deste produto. Ao PROAMDE foi possível a implementação de ações que trouxeram melhorias no setor de comunicação do programa, como a atualização de perfis nas redes sociais, fornecimento de sugestões de pauta à imprensa sobre temas e eventos relacionados ao PROAMDE e a participação do assessorado no evento Fest Imprensa, que também faz parte do curso de Assessoria de Imprensa. Essas medidas concederam ao PROAMDE maior visibilidade junto à comunidade acadêmica e à comunidade externa às dependências da universidade. A finalização da disciplina encerrou o trabalho de assessoria prestado ao PROAMDE. Entretanto, a entrega do plano ao assessorado permitiu que ele pudesse ter acesso permanente às ações e estratégias de comunicação desenvolvidas. Outras sugestões de ação contidas no plano, que não puderam ser executadas por serem de longo prazo e exigirem um período de acompanhamento maior podem ser utilizadas futuramente pelo PROAMDE. Este trabalho permitiu a apreensão dos conteúdos prescritos no curso, habilitou os componentes da equipe para o exercício futuro de uma assessoria de imprensa, evidenciou a importância do PROAMDE e promoveu o assessorado junto ao seu público-alvo (pessoas com deficiência) e à sociedade como um todo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: métodos e técnicas. São Paulo: Ed. Atlas, 2004. <br><br>FENAJ  Federação Nacional dos Jornalistas. Manual de Assessoria de Comunicação  Imprensa. Revista Ampliada. 4. ed. Brasília, 2007.<br><br>ANDE. Bocha P/ Pessoas Com Paralisia Cerebral Severa. Disponível em: http://www.ande.org.br/bocha-p-pessoas-com-paralisia-cerebral-severa/. Acesso em 24 de março de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>