ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00126</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;"Sê tu nossa bênção": Plano de Comunicação e Marketing para Galeria Cleide</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mateus da Silva Bento (Universidade Federal do Amazonas); Célia Maria da Silva Carvalho (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Análise SWOT, Briefing, Comunicação, Marketing, Relações Públicas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A microempresa Galeria Cleide atua há mais de 20 anos no bairro Jorge Teixeira, em Manaus-AM, na prestação de serviços especializados de embelezamento, aliados à venda de produtos de armarinho e estivas em geral. Em 2017, novas perspectivas surgiram para a empresa, como a necessidade de implantar estratégias de comunicação para aperfeiçoar a relação com os clientes e a adequação do espaço físico para proporcionar mais conveniência e praticidade aos consumidores. O Plano de Comunicação e Marketing proposto, desenvolvido a partir do levantamento de briefing com a proprietária, análise dos ambientes externo, setorial e interno e análise SWOT, visa contribuir para o desenvolvimento da empresa por meio da indicação de estratégias para a otimização dos seus processos comunicacionais e mercadológicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O planejamento é um processo que "permite à organização maior integração com o universo ambiental, dando-lhe mais condições de sobrevivência e vitalidade como um sistema organizacional aberto". (KUNSCH, 2003, p.217). Atuante há mais de 20 anos no bairro Jorge Teixeira, em Manaus-AM, a microempresa Galeria Cleide busca se destacar no mercado em que atua ao oferecer serviços de embelezamento e produtos de armarinho e mercadinho no mesmo espaço comercial, aliados à preocupação com o bem-estar dos seus clientes. A empresa, situada na residência da proprietária, a Sra. Ana Cleide da Encarnação, passou por transformações estruturais no decorrer do tempo, influenciadas pelas mudanças relacionadas à economia e ao público de interesse. Inicialmente, a Galeria Cleide oferecia apenas serviços de embelezamento (manicure, pedicure e cortes de cabelo masculino e feminino), um reflexo da vasta experiência da Sra. Encarnação na área. Em seguida, ampliou-se para o ramo de armarinhos, comercializando cosméticos no mesmo ambiente do salão de beleza. Posteriormente, devido à necessidade dos moradores da região circunvizinha à rua onde o estabelecimento está localizado em adquirir produtos alimentícios a um preço acessível em um lugar próximo geograficamente de suas residências, instalou-se um mercadinho na empresa. A empreendedora optou por encerrar as atividades do salão em janeiro de 2017 a fim de prevenir maiores danos à sua saúde. O presente plano de comunicação e marketing visa contribuir para o desenvolvimento da Galeria Cleide perante o seu ambiente de atuação. Para isso, efetuou-se um diagnóstico do negócio, adotando-se como ponto de partida o levantamento de briefing junto à proprietária, aliado à realização de visitas técnicas e análise dos ambientes externo, setorial e interno, além da matriz SWOT, com a finalidade de apontar estratégias para a otimização dos processos comunicacionais e mercadológicos da empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <span ar-sa;&#39;="" pt-br;="" arial;="" 12pt;="" roman","serif";="" new="" "times="">O objetivo geral do plano é construir um diagnóstico da Galeria Cleide diante do macro e microambiente de atuação, bem como dos fatores internos, a fim de recomendar estratégias para a otimização dos processos comunicacionais e mercadológicos da empresa.<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span>Para tanto, definiu-se como objetivos específicos: realizar uma análise dos ambientes externo, setorial e interno da Galeria Cleide, a partir do levantamento dos fatores que influenciam no desenvolvimento da empresa; e propor ações que contribuam para a otimização dos processos comunicacionais e mercadológicos da empresa.<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span></span> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.45pt;" dir="ltr">Nos últimos anos, os mercados de vizinhança têm assumido maior importância na vida dos brasileiros, que cada vez mais se dirigem a esses estabelecimentos devido a variáveis como comodidade, praticidade e proximidade.&nbsp; Conforme o Sebrae (2014), os principais fatores que levam o consumidor a escolher o ponto de compra são, em ordem: proximidade, horário de funcionamento, preços baixos e os produtos oferecidos. No ramo dos mercadinhos, o Sebrae (2014) indica a proximidade como principal motivador de compra para 92% dos consumidores.&nbsp; <br>Esses dados evidenciam um mercado promissor para a atuação da Galeria Cleide. Contudo, a empresa terá que dispor de estratégias eficientes para se destacar perante os concorrentes. <br>Atualmente, há a necessidade das empresas em reavaliarem seu posicionamento frente a sua prática comercial, visto que a demanda de produtos e serviços e o grau de exigência do consumidor se modifica e cresce a cada dia. (GADELHA, 2013).&nbsp; Nesse sentido, as Relações Públicas e o Marketing demonstram-se como áreas estratégicas para a legitimação dos objetivos organizacionais. <br>O Marketing corresponde a "um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros". (KOTLER, 1998, p.27). Paralelamente, as Relações Públicas constituem a área que trabalha junto às organizações e seus públicos, "promovendo e administrando relacionamentos e, muitas vezes, mediando conflitos, valendo-se, para tanto, de estratégias e programas de comunicação de acordo com diferentes situações reais do ambiente social". (KUNSCH, 2003, p. 90). <br>Observa-se a correlação entre as áreas. Enquanto o Marketing propicia à empresa localizar seus mercados e definir seus objetivos e estratégias para alcançá-los, as Relações Públicas planejam e executam ações que visam melhorar as relações da empresa com seus públicos.&nbsp; (YANAZE, 2006). <br>Desse modo, a implantação de um plano de comunicação e marketing pode ocasionar inúmeros benefícios para a Galeria Cleide, visto que o mesmo permite o mapeamento dos cenários possíveis e das dinâmicas que circundam a empresa, favorecendo a sua adaptação ao mercado e subsidiando a tomada de decisões que garantam o aperfeiçoamento do relacionamento com os públicos de interesse.&nbsp; <br>Após o encerramento das atividades do salão de beleza em janeiro de 2017, novas perspectivas surgiram para a Galeria Cleide, como a necessidade de implantar estratégias de comunicação para fortalecer a relação com os clientes e a adequação do espaço físico para proporcionar mais conveniência e praticidade aos consumidores. Essas necessidades serão consideradas no plano proposto. </p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.4pt;"><span style="mso-fareast-font-family: Arial;"></span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p> Para a realização do plano de comunicação e marketing, pautado em informações balizadas na realidade, adotou-se diversas ferramentas de pesquisa, com o propósito de construir um diagnóstico amplo da situação atual da empresa. O primeiro passo foi o levantamento de briefing&nbsp; completo, executado mediante entrevista semi-estruturada&nbsp; com aplicação de questionário junto à proprietária da empresa. O questionário foi construído com base no roteiro extraído da dissertação de Edgar Elie Roger Barki sob o título "Estratégias de empresas varejistas direcionadas para a baixa renda: um estudo exploratório". De forma geral, a entrevista obteve os seguintes dados: descrição da empresa (nome, endereço, produtos e serviços, instalações, quadro de colaboradores etc.); posicionamento da empresa; percepção do público de interesse; percepção da concorrência; estrutura organizacional; análise de fatores críticos de sucesso; estratégias mercadológicas (produto, preço, praça e promoção) e comunicacionais (relacionamento com os públicos); e tendências (visão dos clientes acerca da empresa e perspectivas para o negócio). <br>Além da entrevista, foram realizadas visitas técnicas com o intuito de verificar o andamento das atividades da empresa no contato com os clientes e registrar dados sobre a sua estrutura física.&nbsp;&nbsp; <br>Desenvolveu-se também a análise do macroambiente (externo), a partir da identificação dos fatores econômicos, socioculturais, políticos e legais e tecnológicos; análise do microambiente (setorial), com identificação quantitativa dos concorrentes (reais ou potenciais) e a proximidade em relação à empresa e análise dos concorrentes reais; análise do ambiente interno (estrutura, portfólio e estratégias); e análise SWOT , por meio do diagnóstico das variáveis internas e externas da Galeria Cleide. </p><p>Quadro 1: análise SWOT da Galeria Cleide<br>Fatores externos<br>Oportunidades&nbsp;<br>Crescimento do setor de mercadinhos<br>Maior demanda por serviços e produtos de embelezamento<br>Busca dos consumidores por promoções e descontos&nbsp;<br>Ameaças<br>Forte concorrência<br>Setor de armarinho em baixa<br>Fatores internos<br>Forças&nbsp;<br>Tradição<br>Atendimento<br>Diversidade de produtos<br>Opções de pagamento<br>Único armarinho na vizinhança<br>Know-how&nbsp;<br>Fraquezas<br>Espaço físico<br>Controle financeiro<br>Poluição visual<br>Não possui funcionários</p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A primeira etapa para a realização de um plano estratégico corresponde à definição da razão de existir da empresa, na qual são definidos em conjunto a missão, a visão e os princípios e valores que nortearão a definição dos objetivos a serem seguidos (CHIAVENATO, 2004). A Galeria Cleide não possuía esses elementos definidos. Por esse motivo, após a coleta e a análise dos dados, optou-se por estabelecê-los. <br>Missão: Proporcionar praticidade e satisfação aos nossos clientes pelo oferecimento de serviços e produtos nos ramos de embelezamento, armarinho e estivas em geral, atendendo as suas necessidades de bem-estar e conveniência, em um ambiente familiar, acolhedor e confortável. <br>Visão: Ser referência no bairro Jorge Teixeira na oferta de serviços e produtos diferenciados. <br>Princípios e Valores: Fé; Ética; Tradição; Flexibilidade; Inovação. <br>Em seguida, foram definidos os elementos relacionados à marca da Galeria Cleide, a saber: nome, identidade visual e slogan. Antes, a empresa se denominava  Salão Cleide, Armarinho e Variedades . Devido a mudanças verificadas no empreendimento, recomendou-se a alteração para  Galeria Cleide .&nbsp; Também foi sugerido o slogan  Sê tu nossa benção , em conformidade com a religião seguida pela proprietária. Além disso, foi criada a identidade visual para a empresa. <br>Ademais, foram estabelecidos os objetivos e as metas do plano de comunicação e marketing. A partir desta fase, propôs-se o plano de ações composto por estratégias de comunicação com foco no relacionamento com os clientes da Galeria Cleide e estratégias de promoção da empresa. Ao final, é apresentado o plano de ações conforme os 4 P s do Marketing. <br>Objetivos e Metas do Plano de Comunicação e Marketing<br>Período: março de 2017 a março de 2018<br>Objetivos de Comunicação: Aperfeiçoar o relacionamento com os clientes; Aumentar a visibilidade da empresa no Bairro Jorge Teixeira.&nbsp;<br>Metas: Criar um programa de fidelidade para premiar clientes em cada mês; Organizar 3 campanhas durante o ano.<br>Objetivos de Marketing: Aumentar as vendas; Atrair novos clientes; Ampliar a atuação no mercado.&nbsp;<br>Metas: Aumentar o faturamento da empresa em 25% em um ano; Aumentar o número de clientes em 25%; Contratar uma moto volante para divulgar as promoções da empresa; Ofertar 4 cursos ao ano. <br>Estratégias de relacionamento: há cinco estratégias de relacionamento previstas no plano. <br>Estratégia 1: Banco de dados eletrônico. A quantidade de produtos e serviços adquiridos na empresa é registrada manualmente em um caderno. Com a informatização dos dados, será possível criar uma lista de contatos dos clientes, a qual servirá para futuras promoções e campanhas, além de ser uma ferramenta de controle das vendas. <br>Estratégia 2: Programa de fidelidade. O objetivo é premiar com brindes os clientes que consumirem mensalmente acima de R$100 em produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa. Os brindes corresponderão a 5% do valor total consumido e os clientes receberão pessoalmente mediante contato por telefone.<br>Estratégia 3: Campanha das Festas Juninas. O objetivo é promover a compra de produtos voltados à data comemorativa, aliada ao sorteio de uma cesta com produtos típicos do evento. A cada R$30 em compras, o cliente concorrerá à cesta junina com pamonha, paçoca, pipoca, leite condensado, lembrancinhas da época, entre outros. Uma carta de parabéns assinada pela Sra. Ana Cleide Encarnação acompanhará a cesta. A campanha ocorrerá entre 1º. e 29 de junho de 2017, com o sorteio no dia 30 de junho.<br>Estratégia 4: Campanha do Dia das crianças. O objetivo é incentivar as brincadeiras infantis, por meio de sorteios de brinquedos às crianças. A cada R$30 em compras, o cliente ganhará um bilhete para anotar o nome de seu filho e telefone para contato. No dia 15 de outubro, haverá no segundo piso da residência onde a empresa está localizada sorteios de brinquedos para as crianças, além de distribuição de sacolinhas com doces variados. A campanha ocorrerá entre 25 de setembro e 13 de outubro de 2017. <br>Estratégia 5: Campanha Fim de Ano Abençoado. O objetivo é incentivar o espírito natalino e das festas de fim de ano, por meio do sorteio de cesta básica. A cada R$20 em compras, o cliente concorrerá ao sorteio de uma cesta básica, além do cartão de felicitações para o ano novo. A campanha ocorrerá entre 1 e 23 de dezembro de 2017, com o sorteio no dia 24 de dezembro.<br>Estratégias promocionais: há duas estratégias promocionais previstas no plano. <br>Estratégia 1: moto volante. Com a finalidade de divulgar as campanhas e promoções da Galeria Cleide, será contratada uma moto volante que circulará em um raio de 2 Km da empresa, durante 1 hora aos sábados. O dia escolhido se deve à maior movimentação dos moradores. O valor mensal estimado é de R$ 120,00. <br>Estratégia 2: memorial da Galeria Cleide. Será montado um painel próximo à entrada da empresa para preservar os certificados da Sra. Encarnação e comprovar aos clientes as suas qualificações. Também serão solicitadas fotos desde os anos de fundação até os dias atuais para compor uma linha cronológica da história do negócio. <br>Plano de Ações conforme 4 P s do Marketing <br>Produto: Realização de 4 cursos (cortes masculino e feminino, manicure e pedicure, cortes personalizados e coloração). <br>Preço: Os preços dos produtos oferecidos no armarinho e mercadinho são acessíveis aos clientes, com uma taxa de lucros menor se comparada aos concorrentes;<br>Adoção de preços mais elevados nos cursos realizados, pois a empresa já possui clientes fidelizados do salão e a instrutora possui ampla formação comprovada em cerca de 20 certificados e em quase 20 anos de atuação no mercado. <br>Praça: Organização das prateleiras no mercadinho: os produtos mais vendidos devem ser posicionados nas prateleiras próximas à entrada, facilitando o processo de compra; Organização de espaço para os cursos: será necessário organizar o espaço com cadeiras, mesas e os equipamentos que eram utilizados no salão de beleza, além da instalação de ar-condicionado; Redução de material de divulgação: é urgente a necessidade de reduzir a quantidade de peças de merchandising dispostas no ambiente do negócio; Reforma na fachada: é necessário reformar esse espaço, com nova pintura e inserção da identidade visual e do slogan propostos. <br>Garantia de bem-estar: a televisão situada no mercadinho precisa ser alocada para um espaço que permita aos clientes acompanhar o que é transmitido, enquanto efetuam o pagamento. Outras estratégias no ponto de venda, como cestas para os produtos, bandeja com água e/ou suco tornarão o ambiente mais agradável aos frequentadores.&nbsp; <br>Promoção: Contratação de moto volante para a divulgação da Galeria Cleide em um raio de 2 Km, durante 1 hora aos sábados; Criação de um programa de fidelidade que premiará com brindes os clientes que consumirem mensalmente acima de R$100 em produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa; Criação de campanhas em períodos sazonais do ano, a fim de reter e atrair mais clientes. Entre março de 2017 e março de 2018 estão programadas 3 campanhas (Festas Juninas, Dia das crianças e Fim de ano). <br>Avaliação e controle: A avaliação do plano proposto far-se-á por meio da aplicação de pesquisa de satisfação bimestral com os clientes da Galeria Cleide, com o objetivo de avaliar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e o nível de satisfação em relação ao atendimento prestado. Já os objetivos definidos serão mensurados semestralmente, a partir de encontros com a proprietária. Além do mais, o faturamento da empresa será conferido antes, durante e após a implementação do plano. Por fim, haverá o controle semanal do fluxo de mercadorias, com a finalidade de verificar quais os produtos mais vendidos e que precisam de maior estoque. O fluxo de caixa também será analisado para averiguar os lucros ou despesas obtidas na semana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.4pt;">O plano de comunicação e <i style="mso-bidi-font-style: normal;">marketing</i> desenvolvido possibilitou identificar as oportunidades e as ameaças para a Galeria Cleide, bem como os seus pontos fortes e fracos diante do ambiente em que atua. O diagnóstico realizado evidencia estratégias que precisam ser efetivadas e os fatores que poderão contribuir para o sucesso do empreendimento. <span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="mso-tab-count: 1;">&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </span>A empresa manteve-se durante 20 anos no Bairro Jorge Teixeira devido ao pioneirismo e ao relacionamento recíproco e cordial que busca diariamente diante dos públicos estratégicos, resultados da experiência da proprietária. Com a implementação do plano de comunicação e <i style="mso-bidi-font-style: normal;">marketing</i>, a imagem do negócio perante os clientes se tornará mais consistente com a missão, a visão e os valores propostos. <span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="mso-tab-count: 1;">&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </span>O cenário atual apresenta inúmeros desafios econômicos, socioculturais e tecnológicos às organizações. Nesse contexto, a comunicação tem um papel fundamental, pois é um processo que visa o acordo entre as partes, ou seja, o diálogo entre a organização e seus públicos de interesse. Assim, a Galeria Cleide tende a se destacar perante os concorrentes ao adotar a comunicação como fator estratégico para o seu desenvolvimento.<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.4pt;">Vale ressaltar a relevância da interação discente do curso de Relações Públicas com o mercado profissional, proporcionado por este trabalho. A atuação direta na empresa permitiu ao estudante conhecer as variáveis que influenciam no desenvolvimento da mesma, similares a muitas realidades vivenciadas por organizações de diferentes setores. A realização de atividades como esta comprova o caráter estratégico das Relações Públicas na mediação dos relacionamentos entre organizações, indivíduos e sociedade. </p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANDRADE, C. T. S. Dicionário profissional de Relações Públicas e Comunicação e glossário de termos anglo-americanos. 29. Ed. São Paulo: Summus, 1996. <br><br>BARKI, E. E. R. Estratégias de empresas varejistas direcionadas para a baixa renda: um estudo exploratório. 2005. 153 p. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo (SP), 2005. <br><br>CASTELLS, M. A Galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. <br><br>CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.<br><br>KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1998. <br><br>KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.<br><br>KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. <br><br>SEBRAE. Estudo setorial minimercados. Série estudos mercadológicos. 2014. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf /f13ac879fd41fb681fa620399520b42c/$File/4774.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2017. <br><br>TAVARES, M.; TAVARES, I. G. Planejamento de comunicação: curso essencial. São Paulo: Atlas, 2011. <br><br>YANAZE, M. H. Relações Públicas e o Marketing. In: KUNSCH, M. M. K. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2. Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. <br><br> </td></tr></table></body></html>