INSCRIÇÃO: 00166
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP07
 
TÍTULO: Semanário Diário Estudantil: edição no. 06 - Especial "Relações Públicas"
 
AUTORES: Alberto Vieira da Silva Junior (Universidade Federal do Amazonas); Célia Maria da Silva Carvalho (Universidade Federal do Amazonas); Mateus Pacheco Braga Evangelista (Universidade Federal do Amazonas); Rayane de Alencar Queiroz (Universidade Federal do Amazonas); Morgana Rodrigues de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Thiago Rodrigues Alves (Universidade Federal do Amazonas); Bianca dos Santos Leite Glória (Universidade Federal do Amazonas); Albérley César de Souza Ramos (Universidade Federal do Amazonas); Melina Nogueira Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas); Glean de Oliveira Teixeira (Universidade Federal do Amazonas); Mikaella Goes Botelho (Universidade Federal do Amazonas); Larissa Medeiros de Almeida (Universidade Federal do Amazonas); Alexia Tavares Barros (Universidade Federal do Amazonas); Jacqueline Ausier Domingues (Universidade Federal do Amazonas); Soraya Nurieh Auzier Costa (Universidade Federal do Amazonas); Ilzinaldo Carvalho Guimarães Junior (Universidade Federal do Amazonas); Thalya Alexandrina Serrão de Almeida (Universidade Federal do Amazonas); Izabella Cavalcante Brito (Universidade Federal do Amazonas); Phelipe Ferreira de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Carla Lorena de Jesus Souza (Universidade Federal do Amazonas); Tainara Barbosa França (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Communicação dirigida, Diário estudantil, Produção textual, Relações Públicas,
 
RESUMO
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O semanário "Diário Estudantil" foi criado, no ano de 2016, pelos alunos do 4º período do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a orientação da professora Célia Carvalho, ministrante da disciplina Produção Textual para Meios Impressos, com a proposta de levar aos alunos da Universidade informações institucionais relativas à sua vida acadêmica. A finalidade do trabalho foi, principalmente, o exercício da prática redacional para os alunos matriculados na disciplina, bem como trazer as notícias do universo institucional acadêmico, por meio da comunicação dirigida aproximativa, de forma a contribuir para manter o alunado da Instituição sempre informado. Para isso, levou-se em consideração o perfil do público-leitor, utilizando-se de uma linguagem coloquial, jovial, com 'gírias' atuais, objetivando atrair a atenção do público de interesse para proceder a leitura do semanário. Assim, os produtores do periódico puderam explorar novos modos de relacionamentos com públicos diferentes, adequar a linguagem dos textos e despertar a criatividade para o layout do Diário. A edição apresentada será a de nº. 6, que traz um enfoque especial sobre as Relações Públicas, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional. Pode-se dizer que o conteúdo trabalhado na comunicação dirigida, como método estratégico de Relações Públicas, deve abranger certas técnicas nas diversas áreas do discurso, como se pode perceber na assertiva de Fortes em que ele assevera que "o conteúdo da mensagem da comunicação dirigida é totalmente adequado ao receptor, nos termos, na linguagem, nas imagens e nas formas de respostas para completar o esquema de comunicação". (2003, p. 240). Por fim, espera-se que o Diário possa ter alcançado seus objetivos principais cumprido com o seu dever de usar a comunicação em prol da comunidade acadêmica e que tenha contribuído para o desenvolvimento técnico-profissional de todos os partícipes do projeto desde sua origem.

 
OBJETIVO
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Ao se falar do cotidiano universitário, ter um periódico que aproxima e mantém os alunos informados de assuntos e interesses comuns é bastante salutar, assim como é pertinente um novo tipo de abordagem, com  uma nova perspectiva de como levar a informação de modo menos formal, diferente das formalidades que uma instituição pública requer e deve prezar, no que tange ao tipo linguagem, ao seu enquadramento e ao seu modo de distribuição.
Por tal fato, viu-se a necessidade de criar um periódico que conversasse diretamente com os acadêmicos e que atingisse um número considerável de pessoas, por meio da variação de informações e da dinamicidade do conteúdo. Por se tratar de um produto feito por pares e para pares, não foram detectadas dificuldades pertinentes durante toda a sua produção, ao contrário, identificou-se que as mesmas dúvidas e questões acerca do universo acadêmico eram também as dos produtores do periódico, facilitando, assim, a busca de informação.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

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O título escolhido para o periódico foi pensado de forma a atender a dois aspectos distintos, no que refere à palavra diário: em primeiro lugar, a ideia de um periódico de notícias, propriamente dito; e, em segundo, de um diário (relicário) de anotações. Quanto ao termo estudantil, julgou-se apropriado o seu uso por remeter diretamente ao tipo de público a qual se destinaria o periódico.
No caso da escolha dos nomes das secções, eles foram definidos a partir do tipo de informação que seria publicada em cada uma das secções, sendo elas:
 Por Aqui: É o editorial do periódico. Produzido pelo editor da semana, e carregava uma pequena apresentação do Diário, além de dar os cumprimentos ao público e incentivá-los a ler toda a composição;
 Pódio: essa secção abordava sobre as premiações conquistadas pela Universidade ou pelos alunos em eventos científicos, artísticos e culturais locais, regionais, nacionais e ou internacionais;
 Desembucha: esse espaço do Diário era destinado ao aluno que quisesse fazer alguma reclamação ou elogio à Universidade;
 Acorda, maninho!: essa secção servia como lembrete de datas institucionais importantes (datas de rematrícula, data do final de período, prazos, etc.);
• Anota aí!: nessa secção eram destacados acontecimentos relevantes que ocorreriam na Universidade, como semana de curso, eventos científicos e culturais, exposições.
• Ué?:  por meio dessa secção eram apresentadas siglas da Universidade, tais como de unidades acadêmicas, administrativas, órgãos suplementares, comitês, comissões e conselhos superiores, objetivando que o aluno ficasse a par do que elas significavam.
• Qual é?: apresentava alguma dúvida do aluno sobre o funcionamento da Instituição,  possibilitando assim certa dinamicidade do instrumento com o público. O questionamento feito era respondido pelo produtor da secção, embasado em pesquisas realizadas nos ambientes institucionais da Universidade;
• Curso da Semana: descreve um curso da Universidade, escolhido pelo editor, fazendo uma breve abordagem sobre o seu funcionamento, com informações sobre a seu ano de criação, funcionamento, tempo de conclusão do curso.
• Click: registro de um acontecimento ocorrido na Ufam durante a semana, acompanhada de uma legenda explicativa.
Em se tratando do layout, considerou-se como um elemento importante no processo de construção do periódico, isto porque a sua composição precisaria ser atraente, no que tange ao formato, às cores e à utilização de ícones. Apesar de as edições não apresentarem um tema específico, a última edição tratou de um de único assunto: a área de Relações Públicas. Para isso, foi instituído que a cor de fundo do periódico seria o azul que simboliza o curso. Por ser em formato de um diário, não houve a necessidade de se manter um padrão de alinhamento dos textos.
Após a produção, o periódico foi afixado em 15 murais, distribuídos nos setores Norte e Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, sendo as unidades:
Setor Norte: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) ; Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) – Bloco Mário Ypiranga Monteiro ; Faculdade de Educação (Faced); Faculdade de Tecnologia (FT) e Faculdade de Direito (FD)
Setor Sul: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

 
CONSIDERAÇÕES
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            Além਀搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 漀戀琀椀搀愀 挀漀洀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 昀漀椀Ⰰ 猀攀渀漀 愀 melhor, uma das maiores recompensas recebidas, oriundas da dedicação e do empenho਀搀愀 琀甀爀洀愀⸀ 䌀漀洀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 漀 攀渀最爀愀渀搀攀挀椀洀攀渀琀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀攀 cada aluno foi notório, em que a sensação de dever cumprido foi expressada de਀搀椀瘀攀爀猀愀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀⸀ 䐀攀搀椀挀愀ⴀ猀攀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  professora orientadora, que não hesitou em oferecer qualquer auxílio na਀瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀 攀 焀甀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 最甀椀漀甀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 攀 愀 琀漀搀愀 turma da disciplina Produção Textual para Meios Impressos, do 4° período de਀刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀甀猀漀甀 攀洀 氀攀瘀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀  昀爀攀渀琀攀 攀 猀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 洀甀椀琀漀 receptiva com todas as ideias e propostas ventiladas durante o processo de਀挀漀渀挀攀瀀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 䐀椀爀椀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀氀⸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䔀匀䌀䄀Ⰰ 䌀氀攀甀稀愀 䜀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 攀 攀猀挀爀椀琀愀 渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀刀吀䔀匀Ⰰ 圀愀氀搀礀爀 䜀甀琀椀攀爀爀攀稀⸀ 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 昀甀渀攀猀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀⸀ ㌀ꨀ攀搀⸀ 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀栀爀漀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 㐀ꨀ 攀搀⸀ 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一唀一䔀匀Ⰰ 䴀愀爀椀渀愀 䴀愀爀琀椀渀攀稀⸀ 刀攀搀愀漀 攀洀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀愀最爀愀 ጀ†䐀䌀 䰀甀稀稀愀琀漀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀