ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00199</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Museu Virtual em Comemoração aos 40 anos do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da UFAM.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mariana Cristina de Oliveira Pontes (Universidade Federal do Amazonas); Dieygla Maisa Azevedo de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas); Judy Lima Tavares Sales (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Institucional, Internet, Memória Institucional, Museu Virtual, Relações Públicas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A organização da memória institucional é importante para a compreensão de uma instituição. Em decorrência das limitações da memória humana, surge a necessidade da busca por recursos para preservar os registros da memória das instituições. Com a chegada da internet, torna-se possível o acesso às informações de forma instantânea, possibilitando a preservação da memória através do museu virtual. Diante disso, organizar as memórias de uma instituição em um espaço de fácil acesso, torna-se uma boa opção para resguardar informações históricas. O presente projeto criou um instrumento de comunicação institucional para o curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), juntando a necessidade de reunir em um espaço registros históricos, enquanto cria um produto em comemoração aos 40 anos do curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o advento da internet na sociedade contemporânea, muitas vezes, é a internet que realiza a função de registro de memórias, mesmo que de forma indireta. Para Recuero (2009), as transformações humanas ao longo da história foram inúmeras e com sua evolução e inteligência criou-se o computador, desde então, as mudanças ocorridas na era da comunicação digital possibilitaram a expressão e sociabilização mediadas de maneiras diferentes por essa ferramenta. A partir do acesso instantâneo proporcionado pela internet, a busca de arquivos, informações e notícias passa, diversas vezes a ser pelo virtual, a partir da instantaneidade. Em 2017, o curso de Comunicação Social  Relações Públicas da UFAM completa 40 anos e a criação de um Museu Virtual Comemorativo do curso contribuiu para o resgate da memória institucional, desenvolvendo uma proposta inédita até então de criação de um museu virtual institucional de um curso de graduação. A construção dos acervos na internet surge como uma alternativa para adaptar-se à necessidade de guardar recordações. Com as plataformas digitais é possível criar lugares para o depósito de registros que, aos homens, é impossível lembrar por completo, pois a mente também tem os seus limites. Os conteúdos ali guardados podem despertar estímulos positivos no subconsciente de quem os aprecia, provocando diversas sensações. A internet como um ambiente no qual sempre se concentrou informações relacionadas a seus públicos, e agora, cada vez com mais conteúdos ligados às organizações, tornou-se um cenário propício para a prática das relações públicas, como o espaço de comunicação institucional em rede.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">" Geral: Criar um museu virtual comemorativo aos 40 anos do Curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. " Específico: " Construir uma cronologia histórica do curso de Comunicação Social  Relações Públicas; " Criar um repositório de informações acadêmicas dos discentes e docentes do curso de Comunicação Social  Relações Públicas; " Criar um repositório de informações profissionais dos egressos do curso de Comunicação Social  Relações Públicas; " Disponibilizar na internet, em forma de site, o "Museu Virtual do curso de Comunicação Social  Relações Públicas".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas foi criado em 1977, por meio da Resolução nº 005/77  CONSUNI, sendo um dos cursos de graduação mais antigos da região norte do país. No ano de 2017 completa 40 anos e, diante disso, notou-se a necessidade de criar um espaço de registro do curso que preserve a memória institucional. Diversas pessoas, entre discentes e docentes, fizeram parte da trajetória do curso em seus quarenta anos, sendo personagens imprescindíveis para realizar o resgate da memória institucional. Segundo Rueda, Freitas e Valls (2011, p. 78), "As empresas, instituições, organizações produzem ao longo de sua trajetória uma vasta quantidade de documentos fundamentais para a preservação da Memória Institucional. Essas informações, encontradas em diversos suportes, devem ser reunidas, fazendo-se mais do que necessário a concentração destes acervos, armazenados e organizados corretamente com a finalidade de estarem disponíveis para consulta porque retratam não só as atividades de uma instituição, mas a época em que está inserida, o tempo e o espaço que ocupa na sociedade, facilitando-se assim o entendimento da instituição como um todo." Levando-se em consideração a importância da memória institucional, a necessidade de organizar o acervo histórico do curso de Comunicação Social  Relações Públicas da UFAM e o presente cenário imerso as tecnologias virtuais, decidiu-se então, pelo projeto de criação de um museu virtual comemorativo aos 40 anos do curso Relações Públicas como um produto. O produto foi escolhido fundamentando-se na questão de que, o curso não possui condições físicas e financeiras para a criação de um museu tradicional. Além disso, o curso também não possui nenhum espaço que possua o registro da memória do curso. Schweibenz (2004) afirma que a utilidade da internet para os museus é bem reconhecida hoje, e o seu desenvolvimento é inevitável em função da crescente digitalização do patrimônio cultural e da demanda de tornar as coleções mais acessíveis. Para o autor, o objetivo da instituição de memória é preservar este conteúdo para gerações futuras e apoiar seu uso e administração por muitas gerações. A partir disso, o museu virtual tem um alcance maior, sendo um destaque em relação a acessibilidade, possibilitando sua entrada em qualquer lugar, bastando apenas estar conectado à internet, diferentemente de um museu físico, que apresenta limitações de espaço. Apesar das suas limitações o Museu Virtual vem a ser a melhor forma dentro das possibilidades, para tornar acessível a história do curso para um grande público, pois utiliza-se de um ambiente virtual, atingindo não só os docentes, discentes e egressos, mas também, curiosos e futuros alunos do curso, tendo por consequência a publicização da história do curso, além de que, pode constituir-se em um instrumento de comunicação institucional, agregando valor à imagem do curso e da própria Universidade. Além de ser um projeto que contribui com a história da organização, é também um produto inédito, pioneiro na área de atuação, pois, durante a pesquisa prévia na internet, utilizando palavras chaves como "museu virtual universidade", "museu virtual cursos graduação" "museu virtual relações públicas" e "museu virtual comunicação social", não foram encontrados museus virtuais do curso de relações públicas e nem de outros cursos de graduação. A criação do museu virtual é destinada aos discentes e docentes do curso, profissionais da área, futuros alunos, curiosos e para todos aqueles que fizeram parte e colaboraram para a trajetória do curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia de pesquisa escolhida para a análise do produto que foi criado a partir nesse projeto, foi a pesquisa de grupo focal. Segundo Fortes (2003), grupos focais são formados por oito a doze pessoas de um determinado público que, por variadas rodadas de discussões, tendo como líder um moderador, debatem assuntos específicos. Apresenta-se como uma maneira de "compreender a construção de percepções, atitudes e representações sociais de grupos humanos acerca de um tema específico" (Veiga & Gondim, 2001, p. 8). No dia 30 de novembro de 2016, às 9:00h foi realizada a pesquisa de grupo focal, com um grupo de oito pessoas, alunos, professores e profissionais da área, para que eles pudessem avaliar o protótipo do site, dando sugestões para a plataforma a ser desenvolvida e apresentando possíveis fragilidades do protótipo. Diante do objetivo de o projeto criar um instrumento que irá reunir informações históricas em uma plataforma virtual, foi necessário realizar uma pesquisa de coleta de dados com os egressos, para reunir informações profissionais dos alunos que passaram pelo curso no decorrer desses 40 anos. Para realizar a pesquisa de coleta de dados foi utilizado dois instrumentos: na primeira etapa foi aplicado questionário online e na segunda parte da pesquisa foi realizada uma entrevista via correio eletrônico. Para a aplicação do questionário foi realizado uma chamada no dia 16 de novembro de 2016, para os egressos na fan page do Curso de Relações Públicas  UFAM, onde foi divulgado o projeto das finalistas e o link do questionário. Para a criação do questionário foi utilizado o site Google Formulários, a pesquisa teve início no dia 16 de novembro de 2016 e foi aplicada até o dia 16 de janeiro de 2017. O questionário foi composto por seis questões, sendo três abertas e três fechadas de múltipla escolha, sendo apenas quatro questões obrigatórias dentro da pesquisa. As duas primeiras questões tratam-se de dados pessoais como nome completo e e-mail, logo após foram coletados dados profissionais e acadêmicos da vida dos egressos. Com a aplicação do questionário foi possível conseguir o contato dos entrevistados, no caso foi pedido o e-mail de cada um, que foi um meio para contatá-los para a segunda parte da pesquisa: a entrevista. O questionário foi respondido por cinquenta e nove egressos do curso. Além das perguntas pessoais já citadas, os entrevistados responderam também mais quatro perguntas sobre questões profissionais e acadêmicas. A entrevista teve início no dia 21 de novembro de 2016 e foi realizada via correio eletrônico. As perguntas foram realizadas seguindo um roteiro de informações necessárias para a criação do perfil de cada um no site. Também foi pedido para que os entrevistados enviassem uma foto para compor o seu perfil. Na entrevista foram feitas as seguintes perguntas: ano de formação; lugares que já trabalhou e cargos que ocupou (foi pedido que fossem citados apenas trabalhos realizados na área das relações públicas); onde está trabalhando atualmente; onde realizou sua formação e em que área (essa pergunta foi feita apenas para os que responderam que deram continuidade na formação) e o nome do trabalho premiado pelo Intercom (pergunta também feita somente para quem respondeu que tinha trabalho premiado). Dos cinquenta e nove egressos que responderam o questionário pelo Google Formulários, quarenta e cinco concluíram a pesquisa respondendo a entrevista. Também foram coletados dados de egressos através da rede social Linkedin e da plataforma Lattes. Todos esses dados foram coletados para fornecer informações profissionais e acadêmicas dos egressos na página Alunos que está no site. Além desses dados também foram coletadas diversas informações por meio de consultas, entrevistas, pesquisas online, bibliográficas sobre a história do curso, professores, discentes e as produções acadêmicas ao longo desses 40 anos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O museu teve o seu planejamento realizado a partir da elaboração do projeto com discussões durante as orientações acerca de layout, estruturação e conteúdo a estar presente no site. As alunas ficaram responsáveis tanto pelo desenvolvimento do site como a produção de seu conteúdo. O endereço do produto finalizado está disponível em http://www.museurp.com.br. Para a criação da identidade visual desse projeto, foi levado em consideração todas as sugestões dadas pelos participantes da pesquisa de grupo focal. As cores escolhidas foram tons de azul e cinza. Juntamente com o nome, decidiu-se inserir o símbolo que representa o virtual, deixando a identidade visual em conformidade com a proposta do projeto. Para o desenvolvimento do site, foram necessárias algumas ferramentas como: endereço, plataforma, hospedagem, tema, plugins, entre outros aspectos. O wordpress foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento do Museu Virtual por sua facilidade de construção de layout, assim como a grande disponibilidade de plugins e temas, que contribuem para a criação de conteúdo de forma fácil, na qual qualquer aluno do curso, possa futuramente continuar o projeto, com facilidade. O site foi dividido em 13 páginas, tais como: " Home: Para a home, optou-se por utilizar um slideshow após a barra de menu do site, com o objetivo de criar expectativa para quem o estiver acessando, a desejar acessar outras páginas. Abaixo do slideshow, há uma frase introduzindo o curso e seus 40 anos, que direciona o interagente para informações a respeito do curso. Tais imagens também direcionam para outras páginas, levando a uma navegabilidade maior entre as páginas. Abrangendo toda a parte inferior do site, está presente o rodapé, que possui uma pequena apresentação do projeto, os menus do site, assim como uma barra de pesquisa. " Sobre: Nesta página, o interagente é apresentado a uma breve introdução do museu, seu surgimento, suas idealizadoras e a professora responsável pelo projeto, em três parágrafos. " Curso: Na página Curso, o interagente tem acesso a uma introdução sobre a história do curso de Comunicação Social  Relações Públicas da UFAM, desde o seu surgimento, passando pelo seu desenvolvimento até os dias atuais. Também se faz presente na página links das plataformas do curso, Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, assim como outros sites importantes: Hemeroteca e o site do Departamento de Comunicação Social. " RP UFAM 40 ANOS: Em relação a página referente ao documentário de 40 anos do curso de Comunicação Social  Relações Públicas, fora disposto o aviso de página em construção, assim como fora decidido durante o grupo focal. " Professores: A página professores refere-se apenas para os professores correntes do curso, sendo os ex-professores tendo uma subpágina dedicada apenas para eles. Os docentes foram separados em de carreira e professores substitutos. Referente as fotos utilizadas, foram enviados e-mails de contatos para todos os professores perguntando se as alunas poderiam tirar fotos dos docentes. Para os que não puderam, por diversos motivos, as alunas pediram que os mesmos enviassem fotos para compor o site. Quanto a apresentação escrita, foi disposto um mini currículo dos professores, com todas as suas formações, e um link para o acesso ao currículo lattes de cada professor. " Ex-Professores: A subpágina Ex-Professores foi esquematizada do mesmo modo que a página principal, sendo a sua única diferença o conteúdo, que foca nos ex-professores do curso de Comunicação Social  Relações Públicas da UFAM. " Alunos: Referente a página Alunos, as alunas responsáveis pelo projeto entraram em contato com as turmas para realizar fotos para tal página, também recolhendo com os alunos e professores, a lista dos alunos pertencentes a cada período. " Egressos: Na subpágina Egressos, a partir da pesquisa realizada posteriormente, foi possível criar o perfil de cada egresso. Cada perfil possui uma foto, informação de cargo atual, onde já trabalhou e formação acadêmica estão localizadas em abas, nas quais para acessar, o interagente só precisa clicar no nome, que tal aba se abre, revelando todas as informações. " Lista Nominal de Formandos do Curso: A Lista Nominal de Formandos do Curso apresenta o nome de todos os formandos do curso de Relações Públicas desde 1978 até a 2016. " Produção Acadêmica: Na página Produção Acadêmica é possível encontrar as produções acadêmicas realizadas pelos alunos do curso, assim como os links para acesso do produto na íntegra, assim como mais informações sobre produções que não possuem registro virtual. Portais, vídeos, revistas, artigos apresentados em congressos, trabalhos premiados, todo o material produzido pelos alunos de Relações Públicas está presente nessa página. " Contato: Uma página de Contato foi acrescentada pois com o lançamento oficial do site, egressos, ex-professores e outras pessoas visitarão o Museu e poderão contribuir com alguma informação relevante. Por isso, uma página de contato, com um formulário foi criada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Pesquisar sobre um assunto ainda tão inexplorado, como a Memória Institucional e o Museus Virtuais, com tão pouca variedade de literatura na área, foi algo desafiador, dificuldades ocorreram. Porém, acredita-se ter conseguido cumprir o trabalho com maestria. Contribuiu-se na abertura de portas para um maior desenvolvimento de conteúdos que possam contribuir para os futuros pesquisadores de tal área. O trabalho de memória institucional, não é uma atividade simples de ser desempenhada, ainda mais tratando-se de uma exploração de 40 anos de história, no qual muitos documentos foram perdidos com o passar dos anos. Esse resgate parcial foi possível, devido a colaboração de várias pessoas que participaram dessa trajetória. A maior parte das informações históricas foram acessadas não por documentos, mas sim pelas pessoas que passaram pela instituição. É válido lembrar, das dificuldades ao ter as pessoas como principais protagonistas de conteúdo da história de uma instituição, devido vários aspectos que dificultam o acesso a elas, como por exemplo: falta de informações para contato, dificuldades de obter respostas, falta de tempo, entre outras adversidades. Lembra-se da importância desse trabalho de memória institucional que esse projeto propôs ao utilizar uma plataforma web, para reunir a história do curso, que com os avanços tecnológicos e a internet possibilitaram que nada se perca no espaço virtual. A história do curso está consolidada em um ambiente que dificilmente informações se perderão, diferentemente de documentos e da memória humana. Entrega-se esse produto para o Curso de Comunicação Social  Relações Públicas com os objetivos alcançados. Estamos satisfeitas com a finalização do trabalho, entregamos o site em pleno funcionamento para o público, esperamos que todas as pessoas que fizeram parte da história desses 40 anos, possam relembrar os momentos que vivenciaram, assim como possam experimentar um pouco das novas gerações que passam e transformam o curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. <br><br>RUEDA, V. M. S.; FREITAS, A. de; VALLS, V. M. Memória Institucional: uma revisão de literatura. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 78-89, abr. 2011. Disponível em: <http://www.revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/62/64> Acesso em: 11/07/16<br><br>SCHWEIBENZ, Werner. O Desenvolvimento dos Museus Virtuais. Icom News (Newsletter of the International Council of Museums) dedicated to Virtual Museums, v. 57, n. 3, 2004.<br><br>VEIGA, L. & GONDIM, S.M.G. A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político. Opinião Pública. 2001.<br><br> </td></tr></table></body></html>