ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00415</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lady Daiana</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Ferreira Fragata (Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia); Jousefe David Matos de Oliveira (Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia); Helder Ronan de Souza Mourão (Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;História em quadrinhos, Homossexualidade, Homofobia, Jornalismo, Parintins</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi produzido como resultado da atividade de monitoria na disciplina Jornalismo Cultural. O produto é uma história em quadrinho construída com suporte dos programas Comic Life e Adobe Photoshop CS6. A história narra sobre um travesti morador de rua assassinado, e por meio desta, faz discussões temáticas sobre o preconceito, e a discriminação contra homossexuais em Parintins-AM. Esta problemática ainda é bastante visível e vem se tornando comum em pleno século XXI, e por meio desta narrativa procura-se instigar uma reflexão e pensamento crítico em relação a essa situação. A história também busca caracterizar o papel do jornalista como agente social e também faz um tributo à vítima por toda sua importância e popularidade na cidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A história em quadrinho é o meio em que apresenta linguagem dinâmica e atrativa, e que pode comunicar diversos temas através dos seus estilos e composições, aproximando ainda mais o leitor da informação. A comunicação hoje se emancipa em muitos vieses, um deles é a visualidade, em questão a conexão entre imagem e texto. A conjuntura que compõe os quadrinhos possui um elemento importante como a arte sequencial que opera sob um método empírico que define a imagem ou como  visual ou como  ilustração (EISNER, 2010). Há a necessidade de se discutir temáticas relevantes nos dias de hoje como, por exemplo, a homossexualidade e a homofobia o qual ainda se caracteriza como um tabu no que diz respeito ao pensamento coletivo social. No ano de 2017, na cidade de Parintins  município localizado há 369 km da capital, Manaus  O travesti conhecido com Lady Daiana, ou Paula Fernandes, foi assassinado com 13 facadas por Francinaldo Ferreira Rocha, por motivos de vingança. De acordo com dados da AGLTPIN (Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins), já foram oito homossexuais mortos em Parintins, na maioria dos casos, sem punição aos assassinos. Os casos de crimes contra homossexuais em Parintins ainda são um reflexo negativo de uma sociedade preconceituosa e com uma visão estereotipada. A partir dessa discussão Heller (2008) afirma: O preconceito é a categoria do pensamento e do comportamento cotidiano. Os preconceitos sempre desempenharam uma função importante também em esferas que, por sua universalidade, encontram-se acima da cotidianidade, mas não procedem essencialmente dessas esferas, nem aumentam sua eficácia: ao contrário, não só diminuem como obstacularizam o aproveitamento das possibilidades que elas comportam (p. 63). Contextualizar de temas e narrar questões sobre a vida de uma pessoa, como é proposto na História Lady Daiana, encara o papel comunicador e faz um recorte da sua personalidade e de uma parte íntima sobre sua vida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo é apresentar um perfil, por meio de uma história em quadrinho, de um travesti morador de rua, e problematizar o tema  homofobia na cidade de Parintins, assim como apresentar o papel do jornalista como agente social, visto a presença e relação de um jornalista na história com a personagem principal. É importante apresentar um debate social em um aspecto amplo no que se refere a homossexualidade e a posição da sociedade em relação a isso, pois em menos de um ano dois homossexuais foram assassinados com requintes de crueldade na cidade de Parintins. Outro ponto fundamental é fazer um tributo à personagem icônica  Paula Fernandes , por toda sua representatividade e configuração social, tendo em vista os desafios o qual a mesma enfrentava no dia a dia nas ruas do município. O preconceito é uma das temáticas apresentadas, pois mesmo com a exaltação devido a sua popularidade, essa problemática existia de várias formas na vida de Paula. Ser travesti e viver na rua, esse eram duas questões o qual implicavam de forma direta em volta de todo seu comportamento enquanto ser social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma Realidade  nua e crua , baseada em relatos do travesti, e por meio do contato direto do acadêmico de jornalismo Gabriel Ferreira-Ufam, Parintins/AM. A relação de amizade com a travesti foi permitido contar uma parte de sua história, com grandes revelações sobre seus mistérios, sonhos e desejos. O nome Paula Fernandes foi dado, pela  semelhança com a cantora sertaneja, e o Lady Daiana era o nome utilizado como travesti, como a mesma declarou em entrevista ser referência da heroína mulher maravilha da DC Comics e a princesa inglesa Daiana. O papel do jornalista como agente social é de suma importância na construção da história. A vida da travesti passa a se tornar um fato jornalístico a partir da sua morte, pois se constitui uma significação relacionada a várias questões sociais e que geram um recorte sobre o próprio acontecimento, Desta forma Adelmo Genro Filho (1987) afirma: Nessa medida, é inevitável que os fatos sejam em si mesmos, uma escolha. Mas, para evitar o subjetivismo e o relativismo, é importante agregar que essa escolha está delimitada pela matéria objetiva, ou seja, por uma substância histórica e socialmente constituída, independentemente dos enfoques subjetivos e ideológicos em jogo (p. 166). A persona de Paula Fernandes a condicionava sobre um olhar opressor no que diz respeito à sociedade com suas normas sociais que aprovam certas práticas, enquanto desencorajam e condenam outras. (GIDDENS, 2005). A sociedade moderna evolui com o passar do tempo, e busca abrir espaço para um ideal de humanização, tendo em vista a Declaração Universal dos Direitos Humanos, art 2º, §1 que diz:  Todo homem tem a capacidade para gozar os direitos e liberdades estabelecidas nesta declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, etc. . Outro tema relevante apresentado na história é o caso da homofobia, em que se retrata na morte da personagem, como forma de manifesto e conscientização a partir dos crimes contra homossexuais, sejam eles agressões físicas, verbais e até mesmo simbólicas. De acordo com o Ministério da Saúde (2012): Homofobia é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão, a discriminação e, sobretudo a violência em relação aos homossexuais. Em sentido amplo, engloba gays, lésbicas, travestis e transexuais. Mas também se utilizam as palavras lebosfobia em relação às mulheres, e transforma para se referir a discriminação em relação aos (as) transexuais e travestis (p. 22). Existe um ponto fundamental que é a definição do ser travesti, pois a mesma se identificava como um e se caracterizava como um, assim tomando por sua identidade Paula Fernandes, a Lady Daiana, sobre esta ótica entende-se que travestis são pessoas cuja identidade de gênero não se enquadra em nenhuma referência preestabelecida: masculino ou feminino. A travesti rompe com essa norma. (Ministério da Saúde, 2012) Lutar contra o preconceito e a discriminação parecem ser apenas uma utopia, mas, por meio da comunicação é possível fazer frente em relação a esses agravantes sociais. A categorização é um dos meios de discriminação eminentes na sociedade e partir dessa questão, Rodrigues (2009), afirma: Quando estamos nos referindo à esfera do comportamento (expressões verbais, hostis, condutas agressivas, etc.), fazemos uso do termo discriminação. Neste caso, sentimentos hostis somados as crenças estereotipadas desaguam numa atuação que pode variar de um tratamento diferenciado a expressões verbais de desprezo e atos manifestos de agressividade (p. 150). A importância deste produto se justifica em diversas temáticas, devido um olhar fundamentado e reflexivo sobre o terceiro Sexo:  Teoria científica sobre a homossexualidade, desenvolvida na segunda metade do século XIX, em que o homossexual era visto como possuidor de uma alma feminina em um corpo masculino (NUCCI, MARINA FISHER; RUSSO, JANE ARAÚJO, 2009). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro foi escrito e adaptado de uma entrevista gravada em um celular Samsung Galaxy II, com duração de 16 min e 32 s, foram gravados também relatos de pessoas próximas a  Paula Fernandes , seus amigos moradores de rua da Praça Eduardo Ribeiro-localizada no centro da cidade-, e pessoas que sempre conversavam com o travesti pelos lugares comumente frequentados, como bares e festas de Santos(Arraiais). A família da mesma não foi procurada, justamente por negar relações e laços com Paula. Em entrevista foram relatadas situações de abandono por todas as partes, em suma da própria Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins (AGLTPIN), o qual diz defender os direitos dos homossexuais, mas, na prática, isso não se sustenta, pois o movimento apenas permanece no discurso forjado de humanitário. Essa ponderação faz parte de uma das argumentações apresentadas na linguagem dos quadrinhos, pois sobre um ponto de vista efetivo, apenas o papel jornalístico atuou com tentativa emergente de relatar a história de Paula e ajuda-la a sair das ruas, porém, pela falta de apoio e esquecimento, o previsível veio a acontecer resultando mais uma vítima da homofobia. O período de entrevista foi planejado para realização de outros trabalhos particulares, foram elaboradas perguntas estruturadas, registros fotográficos para a documentação do encontro com o travesti. Durante a gravação, a travesti autorizou a divulgação de conteúdo sobre sua vida, e pode ser encontrado no Blog Sátira na sessão Os Ilustres, endereço eletrônico: https://gabrielffragata.blogspot.com/. O processo de produção do material durou cerca de duas semanas, por meio de planejamento e organização de etapas, como: estudo dos desenhos e características para angulação, composição, enquadramento do personagem e principalmente a criação caricata de cada figura representativa na história. Houve a escolha do material e técnicas para começar a trabalhar nos traços e catalogação de cores, elementos importantes para a criação de identidade do desenho, uma forma diferenciada e icônica para se desenvolver uma narrativa dinâmica e lúdica. Dentro do balão, o letreiramento reflete a natureza e a emoção da fala. Na maioria das vezes, ele é resultado da personalidade (estilo) do artista e do personagem que fala (EISNER,2010). Uma das características apresentadas nos quadrinhos é a passagem de tempo, com a variação da história com quadros principais, a partir dessa questão EISNER(2010) afirma: No cerne do uso sequencial de imagens com o intuito de expressar a passagem de tempo está o caráter compartilhado da sua percepção. Mas para expressar o timing, que é o uso dos elementos do tempo para a obtenção de uma mensagem ou emoção específica, a disposição dos quadrinhos passar ser fundamental (p. 19). Um dos fundamentos importantes para os quadrinhos são os seus elementos particulares de estruturação, sobre esta ótica EISNER (2010) afirma: As histórias em quadrinhos apresentam uma sobreposição de palavra e imagens, e assim, é preciso que o leitor exerça as suas habilidades interpretativas visuais e verbais. As regências da arte (por exemplo, perspectiva, simetria, pincelada) e as regências da literatura (por exemplo, gramática, enredo e sintaxe) superpõem-se mutuamente (p.2). O produto foi desenvolvido como resultado final de monitoria na disciplina de Jornalismo Cultural, ministrada pelo Prof. Msc. Helder Ronan de Souza Mourão, no período letivo 2016/2, com o objetivo de abordar um trabalho diferenciado e transdisciplinar, e especificamente inédito, pois é a primeira história em quadrinho produzida no curso de Comunicação Social-Jornalismo. O desenvolvimento do trabalho foi realizado no programa Comic Life: software com suportes imagéticos e templates para construção de HQs. O programa foi utilizado para diagramação da história, com o uso dos balões, quadros e letreiros. Os desenhos foram feitos a mão, pelo desenhista Gustavo dos Santos Cativo-acadêmico do 7º período de Letras (UEA-Universidade do Estado do Amazonas). Após a finalização das ilustrações, foram feito o contorno com caneta esferográfica preta para definir e fortalecer os traços. Um dos elementos apresentados no trabalho é a cor como informação em que GUIMARÃES apud HOOKE (2000) afirma:  As cores não são ações e paixões de luz. Nesse sentido podemos esperar delas alguma indicação sobre luz. Na verdade, luz e cores se relacionam perfeitamente embora devamos pensa-las como pertencendo à natureza em seu todo: é ela inteira que assim quer se revelar ao sentido da visão (p. 9) Nesse aspecto entende-se a relevância com a compreensão da interligação entre a luz e cor, é que a mesma pode gerar sentido na construção da imagem. Foi realizado o tratamento por camadas, com o ajuste de níveis, balanço de preto e branco, aumento do nível do azul. Neste processo de cores, o acadêmico de artes visuais e técnico do laboratório de Fotojornalismo Jousefe David Oliveira Matos, fez o escaneamento e utilizou a multiplicação de cores para pintura chapada. A arte final foi toda realizada no programa Adobe Photoshop CS6. O rascunho realizado dos desenhos seguiu o roteiro da história, com o diálogo e plano editorial construído para os quadrinhos. Foi utilizado o Lápis HB, com papel sulfite, e partir deste trabalho foi feito a estruturação com a utilização a perspectiva, conservando a simplicidade dos traços, o qual não tem muito acabamento seguindo como referência o cartunista Laerte. O passo seguinte foi o reforço do traço com uma caneta Nanquim preta nº8 descartável. A disposição do programa de edição e diagramação para os quadrinhos facilitou o processo de construção nos padrões utilizados em HQs, como ferramentas de Zoom In e Zoom Out, para melhor disposição e ajustes das imagens e todas as cores bases de fundo das páginas. Outros elementos fundamentais para organização do produto foi a ferramenta de Balões para as falas dos personagens e os letreiros que dão ênfase a narrações na história. O design e cor utilizado nos balões e letreiros foram escolhidos para dar mais claridade nas palavras. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> É preciso compreender a escolha das técnicas apresentadas para a construção da linguagem e personalização do produto A partir dessa ponderação, percebe-se as histórias em quadrinhos, como todas as formas de arte, fazem parte do contexto histórico e social que as cercam. Elas não surgem isoladas e isentas de influências. (DUTRA, 2002). O início do trabalho partiu da organização e enumeração dos quadros, totalizando um número de 32 quadros para a composição da história. A estruturação desses elementos foi de suma importância para seguir o padrão proposto no roteiro dos quadrinhos. Este quadro é um dos exemplos do processo de ajustes para compor a história, pois o mesmo representa todas as técnicas utilizadas para limpar o desenho de sujeira, assim como uma melhor definição e realce para o traço. O produto dispõe de 20 páginas contando com uma apresentação e uma nota sentimental feita como homenagem póstuma ao travesti e personagem principal da história em quadrinho. A capa disposta abaixo retrata um perfil de Paula Fernandes, como forma de enigma a ser desvendado, e identificação da personagem, com uma faixa colorida acima, o qual a caracterizava pelo seu jeito irreverente de ser. Iniciamos a história com um quadro de apresentação, o qual representa o primeiro contato do estudante de jornalismo Gabriel Ferreira, com Lady Daiana. A disposição dos quadros em cada página varia de no mínimo 1 e no máximo 4, com uma leitura distribuída em formato de  Z . O número de personagens é de dois principais, e quatro secundários. A primeira conversa é o guia da história, pois a partir desse momento os dois se tornam amigos, e a história de Paula começa ser contada, como uma forma de exaltação da figura, desde o local onde ela viveu, e também de como era seu comportamento no dia a dia. No decorrer da história o estudante de jornalismo acaba se interessando pela história do travesti e partir daquele momento começam a construir um laço de amizade, e sobre esse aspecto, o estudante passa a ser mais presente no dia a dia de Paula, acompanhando de perto a dureza de viver na rua. Há também a interação com os amigos do travesti, o qual ainda vivem em situação de rua em Parintins, um ponto importante a ser tratado é que a maioria dessas pessoas não são personagens criados para história, todos eles conviveram diretamente com o travesti a foram fundamentais para a construção do trabalho, através de relatos sobre o comportamento e todas as características de  Paula Fernandes . Na página nove, as ilustrações apresentam os relatos de amigos que conviviam com a travesti no coreto da Praça Eduardo Ribeiro, conhecida como Praça da Prefeitura-localizada no centro da cidade de Parintins. Cada página construída foi pensada em uma ordem cronológica, do primeiro contato com o travesti até a sua última entrevista. A partir da página dez é retratado o encontro de Gabriel com Paula Fernandes e um grupo de moradores de rua, composto por uma mulher alcoólatra conhecida como Normélia, um deficiente mental chamado de Augusto e um caixeiro viajante que perdeu tudo e vive hoje em Parintins, o popular Montgomery Dias Callandrini. Em um dos momentos é feito o registro fotográfico do grupo, o qual foi denominado de  A Família , o qual foi apresentado no Expocom Norte 2016, em Boa Vista-Roraima na modalidade transdisciplinar, e categoria de Fotografia Artística. A primeira e última conversa (entrevista) feita por Gabriel retrata a narração de Paula Fernandes sobre sua vida, como a sua infância, a relação com a família, seus sonhos de conhecer Veneza-Itália, a origem do seu nome Lady Daiana e o sofrimento de viver na rua. As últimas páginas representam o dia que o estudante de jornalismo recebeu a notícia do assassinato de Paula Fernandes, e a ilustração da cena do crime, como forma de retratar o quanto a homofobia é um problema que torna comum a cada dia em Parintins. Apresentar um olhar humanizado e social sobre esses personagens da vida real foi um dos pontos marcantes da história, pois cada ser se configura sobre suas próprias condições de vida, mesmo em meio a um caos que é viver com uma sociedade preconceituosa e cheia de estereótipos, o qual gera diversas problemáticas na prática e inibe as ações realizadas para a busca de uma  solução para a vida dessas pessoas. A identificação das temáticas como a homofobia e a homossexualidade é de suma importância para a história, pois reflete um outro olhar, partindo da expressão de um travesti, e de como o mesmo observava a sua própria vida e até que ponto chegou a sua  liberdade , forjada por uma escravidão denominada preconceito e intolerância. O Projeto editorial do produto buscou seguir o estilo do quadrinhista Marcelo Saravá e colorista Marco Oliveira como base no ensaio,  Aos cuidados de Rafaela (2014), o qual adota traços psicodélicos, simples, mas com uma linguagem dinâmica. O traço dos desenhos segue o modelo dos clássicos de cartuns e Tiras, como Quino (Joaquín Salvador Lavardo Tejón), desenhista, pensador, historiador gráfico e criador da Mafalda, uma criança que questiona coisas sobre o mundo. Sobre elementos particulares e importantes de se discutir, é preciso compreender o quanto os quadrinhos produzem sentidos através de discursos, com pontos fundamentais de ligação entre imagem e texto.  Segundo Araújo e Mercado (2007), as HQ constituem-se de enredos narrados, quadro a quadro, por meio de imagens e textos que se utilizam de discursos diretos, característicos da língua falada. Mendonça (2002) alerta que eles podem ser facilmente identificados em razão de suas particularidades específicas: os balões e os quadros (...) De acordo com Eguiti (2001), o principal objetivo das HQ é narrar os fatos tentando reproduzir uma conversa coloquial por meio de uma interação dos personagens que se expressam pelas palavras escrita e oral, e por gestos (TANINO, 2012, p.4-5). Para concluir uma definição importante sobre a arte sequencial dos quadrinhos de Scott Mccloud (2005) em que o autor afirma que:  os quadrinhos oferecem recursos tremendos pra todos os roteiristas e desenhistas: constância e controle, uma chance de ser ouvido em toda parte, sem medo de compromisso... Oferece uma gama de versatilidade com toda fantasia potencial do cinema e da pintura, além da intimidade da palavra escrita (p.212) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A finalização do trabalho permite chegar a uma reflexão através da vida de uma pessoa que viveu como travesti e foi morta por ser travesti, uma problemática que se estende por anos no município de Parintins/AM, a Homofobia. É necessário realizar debates sobre o tema e buscar através de um olhar crítico e humanizado, relatar como isso pode destruir a vida de um ser humano, como é retratado na história, e que ocorreu na vida real. É importante que o papel do jornalista seja preponderante nessas discussões, pois cabe a esse profissional a mediação de informação e opinião pública. Portanto, pode-se dizer que o jornalismo não deve apenas se manter no mesmo estilo  quadrado de veicular determinada informação, é preciso usar todos os meios possíveis para a divulgação de histórias, fatos e acontecimentos. É de suma importância, também, buscar problematizar temáticas sociais relevantes e mediar opiniões acerca delas. Por isso, se fez necessário à escolha de um gênero peculiar como o quadrinho, que permitiu criar, de forma divertida, e cômica uma narrativa sobre um assunto sério e que precisa ser sempre debatido na sociedade, a Homofobia, a violência às pessoas que são homossexuais, que tem uma opção sexual diferente da dita  normalidade . Assunto retratado no papel da personagem Lady Daiana que tem muito a ensinar para todos sobre a questão da diferença. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BOCK, Ana Merês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.<br><br>BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Adolescentes e jovens para a educação entre pares: gêneros. Brasília: Ministério da Saúde, 2012 (Saúde e prevenção nas escolas, v. 7) (Serie B. Textos básicos de Saúde).<br><br>BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Adolescentes e jovens para a educação entre pares: diversidades sexuais. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Saúde e prevenção nas escolas, v. 8) (Série B. Textos básicos de saúde).<br><br>EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista/ Will Eisner; tradução Luís Carlos Borges, Alexandre Boide.- 4ª.ed.  São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,2010.<br><br>FILHO, Adelmo Genro. O Segredo da Pirâmide  para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê, 1987.<br><br>GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.<br><br>HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.<br><br>http://www.portalintercom.org.br/anais/norte2014/expocom/EX39-0365-1.pdf<br><br>MCCLOUD, Scott Desvendando os quadrinhos/ Scott McCloud 2005- São Paulo  M.Books do Brasil Editora Ltda. <br><br>RODRIGUES, Aroldo. Psicologia Social. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.<br><br>TANINO, Sonia. História em quadrinhos como recurso metodológico para os processos de ensinar. Londrina, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>