ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00454</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal Laboratório A Catraia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa Costa Silva (Universidade Federal do Acre); Bleno Caleb de Paula (Universidade Federal do Acre); Lucas Silva de Sousa (Universidade Federal do Acre); Wagner da Costa Silva (Universidade Federal do Acre)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jornal-laboratório, jornalismo, redação, prática, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Catraia é o nome do jornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre. O nome foi sugerido pela regionalização e a questão do fluxo, pois a catraia é uma embarcação de pequeno porte semelhante a uma canoa que funciona como transporte nos rios. A primeira edição foi publicada em dezembro de 2004 e produzida pela primeira turma do curso. As edições do A Catraia de abril e maio de 2016 foram produzidas pela turma de 2013 do curso de Jornalismo, na disciplina Redação III, que na grade nova é identificada como Jornal Laboratorial, no 5º período. O jornal laboratório teve a orientação do professor Wagner da Costa, sendo a editoria responsabilidade dos alunos Bleno Caleb e Larissa Costa, a diagramação tarefa do aluno Lucas Silva e os outros acadêmicos da disciplina cumpriram a função de repórteres. A edição de abril contou com uma tiragem de 1000 exemplares.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal laboratório se tornou obrigatório pela resolução n° 03/78 aprovada pelo Conselho Federal de Educação, onde institui a prática laboratorial para melhor preparar o estudante para a prática jornalística. Os professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre, com o intuito de cumprir com a resolução n° 03/78, improvisaram dentro de algumas disciplinas a implantação dessa prática. Assim, o exercício do jornal laboratório foi inserido nas disciplinas de Redação III e de Produção e Veiculação em Jornalismo Gráfico. O A Catraia, nome do jornal laboratório da Ufac, teve sua primeira edição publicada em dezembro de 2004 e foi produzida pela primeira turma do curso de Jornalismo. Atualmente, a produção do jornal laboratório faz parte da disciplina Jornal Laboratorial, disponível no 5º período do curso. As produções do A Catraia de abril e maio de 2016 foi responsabilidade da turma de 2013 do curso de Jornalismo. Com orientação do professor Wagner da Costa, jornal laboratório teve os alunos Bleno Caleb e Larissa Costa como editores, o aluno Lucas Silva responsável pela diagramação e os outros alunos da disciplina tiveram a função de repórteres e fotógrafos, sendo responsáveis pelo desenvolvimento das matérias que foram publicadas no jornal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal laboratório é o principal instrumento para a conexão da teoria com a prática do jornalismo, permitindo que o aluno participe de reunião de pauta, produza matérias, além de possibilitar o contato com a programação visual de um jornal. Esse instrumento permite "integrar os alunos na problemática da futura profissão, tornando possível que obtenham uma visão global do processo jornalístico, não apenas no aspecto conceitual, mas também na prática do dia-a-dia das redações" (LOPES, 1989, p.49). Assim, o jornal laboratório A Catraia tem como objetivo ser político e crítico, ter compromisso com a verdade, ser levado a sério, abrir para a comunidade, estar em contato com a população, explicar e ser didático.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal laboratório é um instrumento que permite a experimentação sendo fundamental para que os estudantes possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas. Seu conceito foi definido no VII Encontro de Jornalismo Regional sobre órgãos laboratoriais impressos, realizado na Faculdade de Comunicação de Santos, em1982 (LOPES, 1989). Assim, é definido como "veículo que deve ser feito a partir de um conjunto de técnicas especificas para um público também especifico, com base em pesquisa sistemática em todos os âmbitos, o que inclui a experimentação constante de novas formas de linguagem, conteúdo e apresentação gráfica" (LOPES, 1989, p. 50). Portanto, sendo um exemplo de jornal laboratório o A Catraia permite que os alunos do curso de Jornalismo da Ufac tenham a oportunidade de colocar em pratica, na academia, todo o conteúdo teórico ensinado na sala de aula. Além disso, o veículo, que é direcionado para a comunidade acadêmica e comunidades vizinhas à Ufac, incluindo, assim, professores, estudantes, comerciantes, funcionários públicos, profissionais liberais e donas de casa, promove a integração em torno de assuntos relevantes para seu público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As primeiras aulas da disciplina Jornal Laboratorial são utilizadas para apresentar e introduzir a metodologia empregada durante o semestre. Após essa etapa, todos os alunos contribuem com as decisões de qual será o objetivo do jornal, o formato, editorias e a linha editorial do jornal. Assim, depois a apresentação da parte teórica do jornal laboratório, as aulas passam a funcionar como uma redação onde são realizadas as reuniões de pauta com todos os alunos e professores (distribuição de tarefas), reunião de editorias (definição dos espaços e imagens), entrega das matérias, correções das matérias, primeiro espelho, entrega das matérias e fotos definitivas, projeto gráfico definitivo, fechamento, distribuição e avaliação. Vale destacar que a revisão das matérias e a diagramação do jornal é feita de forma coletiva, contando com uma quantidade significativa de alunos. Portanto o jornal laboratório permite que o aluno participe de reunião de pauta, produza matérias, além de possibilitar o contato com a programação visual de um jornal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal laboratório A Catraia foi produzido no formato tabloide, com 12 páginas. Além do editorial, do artigo e do expediente, disponíveis na segunda página na editoria opinião, o periódico possui 12 reportagens distribuídas nas seguintes editorias: Ufac, comportamento, serviço, vida no campus, capa e cultura. Com uma tiragem de 1000 exemplares, o A Catraia foi desenvolvido com a orientação do professor responsável Wagner da Costa, os alunos Bleno Caleb e Larissa Costa exerceram a função de editores, o aluno Lucas Silva foi responsável pela diagramação e as fotos e reportagens foi o trabalho desenvolvidos pelos outros alunos da disciplina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Participar da concepção e produção do jornal laboratório A Catraia do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre, possibilitou aos alunos a aproximação com as questões e dilemas apresentados no cotidiano do profissional, como por exemplo, dificuldade de encontrar um personagem, tentar fugir do texto comum, trabalhar com prazos entre outros. Porém, a produção de um jornal, também traz a satisfação de ver o trabalho desenvolvido chegando a muitas pessoas, chegando ao público alvo. Portanto, o jornal laboratório é um instrumento fundamental para a formação dos alunos do curso de Jornalismo, que permite a interação entre a teoria e a prática.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.<br><br> </td></tr></table></body></html>