ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00542</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa de TV  Amazônia em Vitrine </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Adriano da Silva e Silva (Centro Universitário do Norte); Liciane Soares da Silva (Centro Universitário do Norte); Mozayra Vilalva Seabra (Centro Universitário do Norte); Leila Ronize Moraes de Souza (Centro Universitário do Norte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;televisão, revista eletrônica, produto, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho é um programa piloto para Televisão criado a partir da observação da carência da informação regional nos programas de TV em Manaus. Busca-se com este projeto oferecer um novo conceito para televisão amazonense. Desta forma, a revista eletrônica surge para dar mais dinamismo e interação com o público. O diferencial é fazer com que o telespectador busque ampliar seus conhecimentos através dos conteúdos exibido no programa. A ideia do programa é dividir com o telespectador momentos de descontração, atingindo assim todas as classes sociais e faixas etárias. A linguagem obedece aos critérios que vão desde a concisão, exatidão, objetividade e simplicidade. Deve ser nítida e agradável aos telespectadores. Tais critérios exigem o uso correto da linguagem para o alcançarem os objetivos pretendidos de comunicar aos telespectadores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Amazônia, uma região continental, teve no seu povoamento uma multiplicidade de pessoas oriundas de várias regiões do país e do exterior. A chegada desses grupos populacionais trouxe consigo suas crenças e, principalmente, suas culturas e as multiformas de expressá-las. Portanto, o Amazonas vivencia muitas culturas vindas de outras partes em detrimento de sua cultura original, ou seja, a cultura essencialmente amazônica, isto é, a cultura indígena. Vivemos em uma sociedade de informação nas quais as novas tecnologias da comunicação tornam-se presentes por diversas mídias eletrônicas ou impressas, capazes de transmitir os acontecimentos factuais, muitas vezes em tempo real, fundindo, assim, receptores e mensagens que têm como resultado a instantaneidade. A televisão está passando por um processo tecnológico. A substituição do padrão analógico pelo digital é o que move essa mudança. Contudo, ainda assim, apresenta alguns desafios para que o telespectador possa usufruir dessa interatividade. O programa Amazônia em Vitrine é uma revista eletrônica que aborda o cotidiano e a cultura amazonense. Tem como intuito explorar a cultura regional e fazer com que os telespectadores resgatem a sua identidade amazônica. Diante disto, o presente trabalho é relevante porque gerará um produto capaz de contribuir com a sociedade na maneira de preservar a identidade amazônica, tornando o público mais sensível e consciente da importância de suas raízes para preservação de sua história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzir um programa de qualidade e incentivar o público a conhecer as diversas manifestações culturais locais, proporcionando reflexão sobre a cultura amazônica e contribuindo com a ampliação do repertório histórico cultural dos amazonenses. Nossa proposta é produzir um programa de televisão (Amazônia em Vitrine) com características peculiares de nossa região. O presente projeto tem por finalidade apresentar um programa de televisão no formato de uma revista eletrônica cujo público alvo será a população amazonense. O programa visa uma inovação na forma de se produzir TV para esse segmento, visto que são raros os programas na televisão que abordam assuntos ligados à cultura regional. O programa piloto irá mostrar diversas opções de produtos e serviços através de temas que se relacionam como a culinária, hábitos, pontos turísticos, festivais, além de promover o entretenimento através das mídias sociais. Programa semanal, com meia hora de duração, três blocos, com dois apresentadores. O programa Amazônia em Vitrine irá mostrar nesta matéria um dos principais pontos de lazer escolhido pelos amazonenses, hoje em dia. Em Manaus, embora sejam bastante procurados os bares, restaurantes, e eventos culturais como forma de distração, visitar flutuantes e curtir uma boa balada ao mesmo tempo têm sido uma frequente busca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Vivemos em uma sociedade de informação nas quais novas tecnologias da comunicação tornam-se presentes por diversas mídias eletrônicas ou impressas, capazes de transmitir os acontecimentos factuais, muitas vezes em tempo real, aproximando, assim, sujeitos receptores de mensagens. Resulta daí a instantaneidade da notícia que revelam as conquistas, empreendimentos no setor das comunicações, superando barreiras, equacionando o tempo e cumprindo, assim, o papel de informar a população sobre os fatos que acontecem próximos ou longínquos no âmbito geográfico. A TV é informação, entretenimento e lazer. Traz como principal característica o fato de ser um veículo cuja recepção da mensagem, através do áudio e vídeo, ocorre através de um aparelho de fácil aquisição, e que pode estar ao alcance de todos em qualquer lugar, possui uma programação diversificada que inclui desde a notícia, participação de telespectadores etc. Nas emissoras, ainda observamos a variedade de programa tanto de entretenimento quanto jornalístico. A ideia do programa é dividir com o telespectador momentos de descontração, atingindo assim todas as classes sociais e faixas etárias. A linguagem obedece aos critérios que vão desde a concisão, exatidão, objetividade e simplicidade. Deve ser nítida e agradável aos telespectadores. Tais critérios exigem o uso correto da linguagem para o alcançarem os objetivos pretendidos de comunicar aos telespectadores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia é a estrutura das diferentes ciências, e se baseia na análise sistemática dos fenômenos e na organização dos princípios e processos racionais e experimentais. Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico. O nosso projeto utilizará o método filosófico dedutivo. De acordo com Aristóteles, a pesquisa dedutiva tem como o objetivo deduzir ideias sobre alguns conceitos como juízo, proposição, silogismo. Pela dedução chega-se a conclusão de qualquer raciocínio que corresponda às premissas. O material apresentado é resultado de pesquisas bibliográficas que foram essenciais para a construção do nosso projeto, reunimos informações de estudos relacionados ao assunto, obedecendo ao principal fundamento do jornalismo que é o respaldo teórico. A revista eletrônica é caracterizada pela junção de entretenimento e informação. Como exemplifica José Carlos Souza (2004), "O formato [revista], também classificado como gênero da categoria entretenimento, pode ser aplicado aos programas da categoria informação. A fórmula revista pressupõe um apresentador em estúdio que introduz os assuntos em diversos formatos ao vivo ou gravados, como entrevista, reportagem e videoclipe, entre outros formatos que garantem a multiplicidade de assuntos e informações". A interatividade que é uma das características fundamentais da era digital tem feito com que o público participe cada vez mais nos programas de TV, exemplo disso, o programa Amazônia em Vitrine, aborda no quadro de saúde, perguntas feitas pelo público, diretamente da rua, a respeito de como manter uma alimentação saudável, interagindo assim, diretamente com a profissional de nutrição no estúdio, que responde de maneira simultânea. Para Newton Cannito (2010) "O conceito de interatividade, então, passou a possibilitar ao espectador atuar sobre a grade de programação, interrompendo o fluxo, selecionando e armazenando programas". E ainda, Newton Cannito (2010), "O público quer participar da esfera pública e quer ter pessoas que assistam ao mesmo programa para ter assunto para conversar". Diante disso, tais autores contribuíram de maneira engrandecedora para a finalização do trabalho apresentado. Esperamos que tudo isto, possa contribuir de alguma maneira para acadêmicos, profissionais e simpatizantes da área. Após a revisão bibliográfica fomos a campo. Foi realizada uma reunião de pauta para definirmos quais matérias iriam fazer parte do programa Amazônia em Vitrine. Na reunião, foi definido que o programa seria dividido em três blocos, e os temas abordados seriam: beleza, cultura, saúde e lazer. Elaboramos as pautas para cada matéria, entramos em contado com os proprietários e assessores dos lugares pré-definidos para solicitar a permissão da gravação e agendar o dia que seria realizado. Em seguida, alinhamos com o cinegrafista como gostaríamos da dinâmica da filmagem. Convidamos para exercer as funções de repórteres profissionais da área que aceitaram colaborar com o nosso projeto. A primeira pauta realizada foi a de beleza. O repórter Diego Cativo, foi até a barbearia O Chefão, localizada no bairro Ajuricaba, para conhecer esse conceito que está em alta e que reúne bar e barbearia. Para a execução da matéria foram utilizados tais equipamentos: uma câmera fotográfica, iluminação refletora e um microfone sem fio. A segunda foi de cultura. A apresentadora Mozayra Seabra, foi até a Praça Paço da Liberdade, situada no centro de Manaus, para acompanhar a terceira edição do evento Passo a Paço. Para a execução da matéria foram utilizados tais equipamentos: uma câmera fotográfica, iluminação refletora e um microfone sem fio. A terceira foi de saúde. Nossa equipe de reportagem foi até a praia da Ponta Negra para perguntar ao público que estava se exercitando sobre dúvidas para estabelecer uma alimentação saudável, perguntas essas, que foram respondidas no decorrer do programa pela nutricionista convidada Tayná Luma. Para a execução da matéria foram utilizados tais equipamentos: duas câmeras fotográficas, um tripé, iluminação refletora e duas lapelas. A quarta foi de lazer. A repórter Cássia Fideles, foi até a praia Dourada, no Tarumã, conferir os flutuantes que estão em evidência no momento. Para a execução da matéria foram utilizados tais equipamentos: uma câmera fotográfica, iluminação refletora e um microfone sem fio. Quanto ao cenário, foram feitas pesquisas na internet e redes sociais. Em reunião, decidimos que o cenário deveria obedecer tal critério: de não haver despesas com móveis e objetos decorativos, ou seja, um cenário pronto. Dessa forma, o lugar escolhido foi o Local Hostel, situado no centro de Manaus. O primeiro contato com a proprietária do hostel, Camila Golçalves, foi via Facebook e em seguida agendamos uma visita técnica com a equipe de filmagem, para verificar iluminação e o espaço que seria disponibilizado. E no dia 01 de Dezembro de 2016, foi realizada a gravação final do programa Amazônia em Vitrine. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nossa proposta é produzir um programa de televisão (Amazônia em Vitrine) com características peculiares de nossa região. O presente projeto tem por finalidade apresentar um programa de televisão no formato de uma revista eletrônica cujo público alvo será a população amazonense. O programa visa uma inovação na forma de se produzir TV para esse segmento, visto que são raros os programas na televisão que abordam assuntos ligados à cultura regional. O programa piloto irá mostrar diversas opções de produtos e serviços através de temas que se relacionam como a culinária, hábitos, pontos turísticos, festivais, além de promover o entretenimento através das mídias sociais. Programa semanal, com meia hora de duração, três blocos, com dois apresentadores. Após analisar programas do mesmo formato e refletir diante das pesquisas bibliográficas efetuadas. Ficou estabelecido que, para cada episódio, as matérias passarão por diversas áreas dentro de quadros interligados e bem produzidos voltados ao interesse do público alvo, bate papo descontraído com convidados, curiosidades e muita informação promovendo debate social sobre temas relevantes ligados à cultura amazonense. O Programa Amazônia em Vitrine procura apresentar um formato leve e descontraído, reforçando o ideal da temática definida. Para tanto, não usaremos o estilo clássico jornalístico e sim o dinâmico para dar às entrevistas um tom de bate papo descontraído. O principal objetivo é produzir um programa de qualidade que incentive o público a conhecer as diversas manifestações culturais locais, proporcionando reflexão sobre a cultura amazônica e contribuindo com a ampliação do repertório histórico cultural dos amazonenses. Esse é um programa que possui o perfil de uma revista eletrônica, ou seja, ele mostra as novidades e informações completas, com o intuito de fazer as pessoas conhecerem mais de sua própria região e das atualidades mundo. As pessoas podem ainda contar com entrevistas essenciais, o que de certa forma faz todos poderem se admirar e engrandecer a cada programa de bons conhecimentos. Esse programa é dedicado a jovens, adultos, idosos e crianças de várias idades, e os assuntos são diversos, que agregam informações desde saúde, cultura, entretenimento, curiosidades e mais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O aumento da expectativa de vida brasileira é uma realidade que está transformando a sociedade. Sendo assim, a proposta de criar um programa de televisão no formato de revista eletrônica destinado a essas pessoas que são  fiéis a esse produto e possuem alto poder de consumo, tem potencial de se tornar viável. Nossa pesquisa buscou espelhar-se no atual cenário que hoje se encontra os meios de comunicação de massa, mostrar o desenvolvimento que sempre relatamos durante nosso trabalho. Acreditamos que conseguimos realizar o nosso objetivo. Espera-se que este trabalho sirva como guia para o estudo dos fenômenos da comunicação, devendo ser tomado como ponto de partida para o aprofundamento das questões apresentadas (as indicações bibliográficas presentes levam a um caminho mais amplo a ser percorrido). A revista eletrônica Amazônia em Vitrine leva ao conhecimento da população assuntos atuais, mostrando a verdade, com coerência, com a melhor cobertura dos fatos, consolidando, assim, uma programação para toda a família, com assuntos e quadros semanais diversos, informando e divertindo o telespectador amazonense. O Programa visa apresentar ao telespectador de maneira diferenciada diversas opções de produtos e serviços, atingindo assim todas as classes sociais e faixas etárias, pela qualidade de informação prestada à sociedade. Mas este projeto não é apenas uma pequena compilação de dados. Muito ainda precisa ser feito, para que relatos de ângulos diferentes possam ser interpretados e mais detalhes possam ser descobertos. A ideia de que um meio de comunicação novo e poderoso integre todos os outros é algo que dados de pesquisas, estudos, publicações de autores que são referência no assunto já desmistificaram. É preciso observar o comportamento de consumo de mídia nas próximas décadas em paralelo com as evoluções tecnológicas, mas, pelo que o curso das coisas aponta, tão cedo a revista não deixará de ter seu lugar na televisão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.<br><br>PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2003.<br><br>SOUZA, José Carlos. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>