ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00547</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;FLUTU  AVENTURA LARANJA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Giovana Vieira Barbosa (Centro universitário do norte); Samuel Ramom Sousa da Silva (Centro universitário do norte); Brenda Lima Batista (Centro universitário do norte); Dynelli Oliveira Silva (Centro universitário do norte); Jeicy Kamila Farias Braga (Centro universitário do norte); Laryssa Gaynett Monteiro (Centro universitário do norte); Karina Lorena Alencar Alves (Centro universitário do norte); Rodrigo Gama de Oliveira (Centro universitário do norte); Alex Ken Otani (Centro universitário do norte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp; câncer, game, índice, Interagir, informações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante da deficiência de informações sobre o câncer de pele para o público infanto-juvenil, elaboramos o roteiro do game "Flutu  Aventura Laranja", que fazia parte de uma campanha publicitária com o objetivo de apresentar de maneira lúdica a prevenção do câncer de pele através da importância do uso do protetor solar, e transmitir as informações corretas sobre a doença. O game idealizado para o trabalho é do gênero plataforma no qual sua história se passa em uma realidade alternativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia do game "Flutu  Aventura Laranja'' foi desenvolvido no âmbito de diversas disciplinas do curso de comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda do Centro Universitário do Norte como parte de um trabalho interdisciplinar onde cada equipe deveria criar uma campanha de prevenção ao câncer de pele. Aderimos o estilo de jogo em plataforma pois é um game cuja forma e mais interativa com o seu público, é seus adeptos se estendem a um público maior. A Simplicidade do game desse gênero garante um alcance maior, agregando um público que está começando a descobrir o mundo dos games. Os gráficos evoluíram, para atender a demanda de qualidade visual, satisfazer as grandes exigências do público moderno, mais essencialmente o estilo permanece o mesmo. Por se tratar de uma peça de comunicação em formato de jogo, o material chama a atenção de um público que não vê o tema abordado com seriedade expondo a questão. E o melhor de tudo é que muitos dos aplicativos que podem ser instalados nesses equipamentos, de maneira gratuita. Aderindo todas essas informações observamos que não existe dentro do mercado de jogos, um game que amplie a informação do câncer de pele, desta forma o roteiro foi pensando para veiculação de todas as plataformas de jogos em smartphone, seja Android, IOS ou Windows phone, adquirimos uma proposta de um jogo simples, casual e de uma maneira fácil de aprendizado, que dentro de um universo futurista paralelo o jogador irá lutar contra a ameaça de uma doença que cresceu ao longo dos anos, essa denominada ''câncer de pele'' nessa trajetória ele irá viajar por fases em várias regiões do País e em cada uma das fases lutar contra um tipo de câncer, dentro deste universo existem os personagens Mary e Otto que o gamer vai ter a possibilidade de escolher entre um dos dois para jogar, enquanto o outro segue em perigo na fase final do jogo, todo o roteiro do game e baseado nas pesquisas e nos índices do câncer de pele no Brasil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Syd Field, em seu livro Manual do roteiro, "Roteiro apresenta, em linguagem simples e accessível, passo a passo, todos os elementos fundamentais para a construção de uma boa narrativa", ou seja, para a execução de um roteiro deve-se haver uma história com um contexto simples mais que obtenha riqueza em sua descrição. O game foi elaborado para uma campanha publicitaria acadêmica "Laranja e o Novo Preto'' cuja ideia principal era voltada para o mês de prevenção ao câncer de pele em dezembro, tivemos como objetivo o repasse de informação educacional sobre os crescimentos dos índices da doença se tornando a mais frequente no Brasil e a correspondente a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, seguindo essa informação definimos um jogo cujo o potencial e elevar a prevenção e o combate ao câncer de pele, com suas descrições e explicações sobre a causa, os tipos, a maneira como se prevenir, tudo dentro do universo do game e sendo comunicado pelos personagens cuja a idade e a mesma do público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jogo é um fenômeno antropológico que se deve considerar no estudo do ser humano. É uma constante em todas as civilizações, esteve sempre unido à cultura dos povos, a sua história, ao mágico, ao sagrado, ao amor, a arte, a língua, a literatura, aos costumes, a guerra. O jogo serviu de vínculo entre povos, é facilitador da comunicação entre seres humanos.11 Aplicando isso no roteiro do game, escolhemos as cidades que compõem as fases do jogo cada uma com a sua ligação ao câncer de pele, não deixando de transpor a característica de cada região e levantando devidamente os índices das cidades, começando a história por Balneário Camboriú e seguindo por Rio de janeiro, Caldas novas, Ceará e tendo seu final com êxito em Manaus. 11.   Considerações históricas dos jogos no âmbito educacional  <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/consideracoes-historicas-dos-jogos-no-ambito-educacional.htm>. Sobre a faixa etária do jogo ela foi definida a partir da pesquisa de público, que relatou uma falta de conhecimento mais amplo sobre o câncer de pele principalmente nas idades de 7 a 20 anos, afinal quando ouvimos falar sobre o assunto associamos ele ao fim, foi baseada nessa ideia que pensamos em como ensinar através de um jogo de plataforma a se prevenir da doença dando ao jogador o poder de lutar contra o Super Boss do câncer e salvar seus amigos, nesse meio a interação com os personagens são o ponto forte da ideia principal do jogo que é   Você ser o principal combatente da doença  . Assim que as crianças vão chegando a sua fase juvenil vai se desenvolvendo emocional e cognitivamente, elas começam a colocar outras pessoas em suas brincadeiras, e é percebendo a presença do outro que começam a ser respeitadas as regras e os limites, jogos educacionais que realizam essa ideia dão a liberdade do jovem interagir com a ideia de se colocar diretamente no jogo e nos personagens reais que ele conhece. Além da destreza manual ou visual, os jogos estimulam duas habilidades intelectuais fundamentais: a sondagem e a investigação telescópica. Ao contrário de jogos tradicionais como o xadrez, no mundo do videogame as regras raramente são estabelecidas na íntegra antes do início do jogo. Frequentemente a meta do jogo e as técnicas para alcançá-la não são conhecidas previamente:  tornam-se evidentes por meio da exploração do mundo (Johnson, 2005, p. 35). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Utilizamos como nossa de pesquisa, o livro Introdução ao desenvolvimento de games que dá de maneira especifica as informações necessárias para a edição das formas técnicas e processual do game, além dessa fonte realizamos pesquisas de acordo com nossas necessidades de agregar mais informação ao contexto do jogo, como os índices realizados nas cidades cenário sendo eles escolhidos por percentual, população, maiores causa, clima e comportamento, seguindo a ideia de desbravar cada região Contra-atacando as causas naquele local, como em Balneário Camboriú que a maioria da população e caucasiana sendo assim mais propicia ao câncer de pele e nesta mesma região do sul do país o índice e maior e assim em cada localidade uma informação diferente. Para a construção do roteiro utilizamos modelos do livro Manual do roteiro do escritor Syd Field, no qual são exibidos técnicas coesivas de um preparo completo e extenso da história a preparação de um roteiro, construindo cenário, personagem, ideia principal, instruções, interface e objetivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O game   Flutu  Aventura Laranja inicia-se quando o jogador escolhe com quem ele vai jogar: Otto ou Mary. Em seguida uma aventura de Sul a Norte do Brasil acontece na batalha contra o câncer de pele. 5.1 Enredo Realidade alternativa, Brasil, 2020. Um vilão intergaláctico conhecido como Demolutor chega na Terra e sequestra pessoas em quatro regiões brasileiras, transformando-as em monstros. Ao mesmo tempo, Neev um ser intergaláctico de cor Alaranjada - de uma raça de protetores de certas pedras/gemas curandeiras  decide pedir ajuda do primeiro terráqueo que ele avistar na região onde o vilão mais fraco estiver  Otto/Mary- em Balneário Camboriú  SC. Quando Otto/Mary desperta se dá conta de quem tem um ser alienígena alaranjado bem em sua frente, que se apresenta. Neev desesperado pede ajuda, para derrotar o vilão intergaláctico Demolutor que se alimenta de dor e sofrimento. Otto/Mary descobre que o vilão sequestrou e transformou quatro terráqueos brasileiros em personificações de monstros do câncer da pele. É a partir desse ponto que o jogador terá que avançar por quatro fases/cidades  cada cidade, de uma região diferente do Brasil - derrotando-os, passando pelos mais diversos desafios até um flutuante recreativo na Cidade de Manaus  AM onde batalhará com o vilão Demolutor. A cada fase passada o nível dos adversários cresce. Além disso, a cada Boss destruído no fim das fases, a personagem principal liberta a pessoa que foi previamente transformada em monstro, assim erradicando o câncer da pele naquela região. 5.2 Descrição do Jogo 1º Fase  Balneário Camboriú  SC: Otto/Mary anda pela Av. Atlântica a caminho da praia, entretanto, alguns NPC s aleatoriamente surgirão no seu caminho, ele (a) ainda terá que passar por bancos e ciclistas, passando PSI em pedestres, RUVA s e RUVB s, até alcançar a praia onde evitará águas vivas e mais monstros UVA e UVB. E por fim, enfrentar o primeiro Boss: A  mulher água-viva , Sarcoma. A vilã tentará cobrir a personagem escolhida de plasma rosada e derrota-la, e a cada vez que isso acontecer, ela perderá 10 HP. Se ela morrer, voltará ao início da fase. Para derrotar a vilã ela terá que a atacar enquanto esta estiver parada produzindo mais plasma. A vilã iniciará com 50 HP  assim como a personagem principal - e a cada golpe de Otto/Mary será decrescido 10 HP. Quando esta for derrotada, a mulher que fora transformada em sarcoma estará livre e o câncer da pele será erradicado na região sul do Brasil. Indo até Rio de Janeiro  RJ. 2ª Fase  Rio de Janeiro - RJ: Assim como na 1ª Fase, Otto/Mary terá NPC s surgindo aleatoriamente em seu caminho, ele (a) terá nesse capitulo que passar por vendedores ambulantes, bancos, e banhistas no Calçadão de Copacabana até chegar na praia, derrotar mais raios malignos e evitando tubarões que vem com a maré até a praia, por fim chegando ao final da fase, onde libertará um o terráqueo transformado ao derrotar o Boss, que será o CECulator, um monstro escamoso de coloração avermelhada. O Boss iniciará o combate com 50 HP, e tentará derrotar Otto/Mary com tiros de plasma vermelha. Otto/Mary o derrotará com o auxílio de um guarda-chuva tecnológico de aço que captura pedras alaranjadas que cairão do céu e as lança. A cada golpe no Boss, ele perderá 10 HP. Com a derrota, além da libertação do terráqueo, o câncer de pele será erradicado no estado do Sudeste Brasileiro. Partindo para Caldas Novas  GO. 3ª Fase  Caldas Novas - GO: Assim como nas fases anteriores os personagens vão enfrentar um monstro diferente, nesse eles irão percorrer por uma ponte içada, Otto/Mary terá NPC s surgindo aleatoriamente em seu caminho, ele (a) terá nesse capitulo terá NPC s surgindo aleatoriamente em seu caminho, ele (a) terá nesse capitulo que passar por turistas tirando fotos em excursão e evitar cair da ponte até chegar na Cachoeira de Águas Quentes, derrotar mais raios malignos e evitando piranhas que pulam dentre os buracos da ponte, por fim chegando ao final da fase, onde libertará um terráqueo transformado ao derrotar o Boss, que será o CBCronos, um monstro de pedra com a coloração rubro. O Boss iniciará o combate com 50 HP, e tentará derrotar Otto/Mary com tiros de plasma rubro. Otto/Mary o derrotará com o auxílio de uma luva de ferro acionada por pedras de cor laranja que cairão do céu e lançando lasers. A cada golpe no Boss, ele perderá 10 HP. Com a derrota, além da libertação do terráqueo, o câncer de pele será erradicado no estado Centro-Oeste. Partindo para Fortaleza  CE. 4ª Fase  Fortaleza  CE: Já nesta fase as variações além dos NPC s serão carros estilo BUG pelas dunas até chegar na praia de Canoa Quebrada, evitando tubarões, águas-vivas e piranhas até chegar no Boss, que será o Melanomax. O Melanomax estará com 150 HP, lançando energias negras poderosas. E Otto/Mary deverá derrota-lo acertando com discos de luz laranja, também oriundo das pedras alaranjadas lançadas por Neev. A cada golpe, a energia do Boss diminuirá em 10 HP. O Melanomax será derrotado e a pessoa libertada. Erradicando o câncer de pele na região do Nordeste brasileiro e parte para Manaus-AM. Última Fase  Manaus-AM: Nessa última fase Otto/Mary terá que evitar os NPC s no Calçadão da Praia da Ponta Negra e ainda terá que passar por ambulantes, turistas e artistas de rua, enfrentando os raios malignos, até enfim chegar na Marina do Davi, onde pegará uma  voadeira evitando botos do mal e derrotará o Big Boss: Demolutor. Otto/Mary receberá uma armadura alaranjada lançada por Neev. Demolutor terá 200 HP de energia e terá todos os poderes de Bosses anteriores, quando a energia do vilão diminuir cada 50 HP ele poderá se transformar nestes vilões. Quando o Big Boss for derrotado todo o Brasil estará livre do câncer de pele e Neev voltará para sua galáxia. 5.3 Interface do jogo A personagem inicia o jogo com duas pedrinhas laranjas representando suas vidas, cada uma representa a quantia de 100HP, sendo adicionado uma pedrinha a cada fim de fase. A munição oriunda do PIS também será um cristal alaranjado. Tubos de PIS estarão espalhados pelo jogo onde mudarão a cor das roupas dos personagens e os tornando imunes a qualquer ataque no período de 20s em velocidade de jogo acelerada (a personagem correrá). Os botões de ação do Game estarão dispostos da seguinte forma: Movimento para trás e para frente do lado esquerdo inferior da tela; Pulo, ataque e defesa no lado inferior direito. Visor de nível de HP no canto superior esquerdo; botão para pause na parte superior no centro da tela, e o Nível de PIS no canto superior direito. No início do jogo, aparecerá uma tela informando o nome do mesmo, logo em seguida um menu inicial. Ao apertar play, uma história contando o começo do enredo aparecerá. Também durante as fases, aparecerá um mapa do Brasil demonstrando a locomoção de uma região para a outra por meio da nave espacial da personagem Neev. 5.4 Glossário de termos do jogo Termos abaixo foram utilizados e podem ser desconhecidos por parte do público, outros criado especialmente para o game: " HP: Health Points (pontos de vida) é um atributo que determina o quão resistente é um personagem dentro do jogo, quando esta pontuação chega a zero este termina ou reinicia de determinado ponto. " NPC: Non-playable character (personagem não jogável), trata-se de um personagem dentro de um jogo que é controlado exclusivamente pelo computador e que não pode ser comandado de nenhum modo pelo jogador. " BOSS: É o guardião de determinado ponto do jogo, é interpretado geralmente como um chefe de parte deste, quando derrotado o jogador avança a próxima etapa. " BIG BOSS: É praticamente o mesmo conceito de Boss, porém, representa o guardião do fim de um jogo, quando derrotado representa a vitória completa do game. " PIS: Protetor Solar Intergaláctico " RUVA: Raios UVA " RUVB: Raios UVB </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ficou bem esclarecido para a equipe que o processo de um game e algo que vai muito além de ideias inicias de um projeto visual publicitário, e sim uma boa pesquisa histórica, mercadológica, técnica e claramente visual, certificamos que as instituições precisam de algo que atraia a atenção de um público geral para uma doença que a cada ano os índices só crescem no país, lidando diretamente com a região em que nos encontramos que o sol muita das vezes se torna um certo inimigo, além disso vale ressaltar que durante o processo de criação a ideia de tornar o game algo real para o público infanto-juvenil cresceu levando em conta a falta de jogos educativos que incentivam a prevenção de uma doença que é mais comum do que imaginamos. O trabalho desencadeou uma série de questões que foram resolvidas pela equipe que com a criação de suas etapas pode conhecer mais algumas regiões do país e suas necessidades tanto na saúde quanto na prevenção. A principal proposta do trabalho foi executada com grande forma, podendo ser repassada com a ideia de um trabalho concluído de maneira correta e explicativa sem ruídos e com a certeza de que irá contribuir com a educação e informação do público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALMEIDA, Cassia; LIMA, Tamiris; MARCONI, Paulo.   A importância dos jogos para o desenvolvimento psicológico da criança  Ceará, 2013. Disponível em <http://aliancapelainfancia.org.br/inspiracoes/importancia-dos-jogos-para-o-desenvolvimento-psicologico-da-crianca/>. Acesso em 05 de novembro de 2016. <br><br>VASCONCELLOS, Marcelo; CARVALHO, Flávia; MONTEIRO, Juan.  Jogo do acesso aberto : desenvolvendo um newsgame para a comunicação e saúde  Rio de janeiro, 2016. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/300707833_Jogo_do_acesso_aberto_desenvolvendo_um_newsgame_para_a_comunicacao_e_saude>. Acesso em 07 novembro de 2016. <br><br>Sociedade Brasileira de Dermatologia, Rio de janeiro, 2016. Disponível em <http://www.sbd.org.br/dermatologia/doencas-da-pele/sobre-o-cancer-da-pele/tipos-de-cancer-da-pele/> Acesso em 03 novembro de 2016. <br><br>CARBONARI, Pêmela.   Aplicativo ajuda a crianças a entenderem o câncer  , 2016. Disponível em <http://super.abril.com.br/saude/aplicativo-ajuda-criancas-a-entenderem-o-cancer/> Acesso em 05 novembro de 2016. <br><br>COSTA, Amanda; MARCHIORI, Patrícia;  Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência  , USP, 2015. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/incid/article/viewFile/89912/103928>. Acesso em 16 de novembro de 2016.<br><br>DENARDI, Daniel; FRIGO, Luciana; POZZEBON, Eliane. Roteirização em games: Uma breve análise sobre as iniciativas atuais, UFSC, Santa Catarina, 2014. <br><br>FIELD, Syd Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico / SYD Field. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. <br><br>RABIN, Steve. Introdução ao desenvolvimento de games: 2a edição norte-americana, volume 1 entendendo o universo dos jogos  São Paulo: Cengage learning, 2011. <br><br> </td></tr></table></body></html>