ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00561</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;'Todas as minhas anotações'</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nathalya Rodrigues Brandão (UNINORTE); Andrew Costa de Souza (UNINORTE); Beatriz de Castro Ramos (UNINORTE); Juliane Corrêa Lopes Ribeiro (UNINORTE); Lana Kelly oliveira dos Santos (UNINORTE); Maronilson Pinheiro Gomes Júnior (UNINORTE); Marcelo Meneses schorno (UNINORTE); Gustavo SORANZ (UNINORTE)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;roteiro ficção, cinema, depressão, irmãos, audiovisual</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Todas as minhas anotações é um roteiro de ficção criado para a disciplina de Cinema produzido por alunos do 7° Período de comunicação social Publicidade e Propaganda UNINORTE. A obra foi baseada no tema Depressão ajustando a uma abordagem simples e sensível, na perspectiva dos irmãos Isa e Matheus. A narrativa do roteiro tem a clara intenção de unir o lúdico à um mundo real a modo de sensibilizar o espectador na percepção de impotência e dor através da construção da personagem Matheus, figura da qual o roteiro fala, que se vê tomar distância de sua vida, sua rotina, amigos, família e tudo que lhe fora conveniente, de se anular dentro de si emocionalmente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Todas as minhas anotações é média metragem, e foi construído para ser narrado cronologicamente, ou seja, os fatos da vida da personagem são expostos na tela a seguir um padrão cronológico de acontecimentos, a ideia é de sustentar a empatia como grande pilar da história que se passa entre os personagens Matheus e Iza. Como em todas as produções audiovisuais, fez-se necessário o desenvolvimento de um roteiro, este que segundo Alves, Fontoura, Antoniutti (2008): Serve tanto para apresentar em detalhes a ideia, a história que será contada, como uma espécie de guia para o elenco de profissionais envolvidos na produção.  Um roteiro é uma história contada por imagens como define Syd Field, um renomado consultor e analista norte-americano de roteiros. O roteiro de  Todas as minhas anotações conta a história de Matheus, um rapaz que tem uma vida relativamente agradável, possui amigos, é cercado de amor pela irmã Iza e possui uma vida de classe média, porém emocionalmente Matheus demonstra ao decorrer do roteiro que não está bem e que esses fatores não são requisitos de felicidade na vida de um adolescente, que descobre dentro de si um universo confuso, que gera incertezas, dor e uma profunda tristeza além de achar que se afastar é o melhor caminho para não incomodar ninguém com seus problemas. A ideia da narrativa é de trazer para fora o modo julgue presente em cada indivíduo, de expor a situação de insensibilidade com qual as pessoas vem se tratando, além da falta de empatia que cabe facilmente na rotina de cada um, deixamos claro que existe algo que atormenta a vida de Matheus e que também é percebida pela visão de sua irmã Iza, que ao longo de meses adota medidas e mudanças de comportamento para apoiar o irmão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro tem como objetivo desbanalizar o modo como a depressão vem sendo romantizada, construir um panorama de responsabilidade social para com o outro, que eventualmente apresente os sintomas de depressão ou não, um caso de ansiedade, um momento difícil, a passagem por um luto ou um grande problema, entre outras situações. Trata-se de uma relação reflexiva e sentimental com o público, de identificar em Iza e Matheus suas próprias experiências e histórias, e dessa forma influenciar o desenvolver do exercício da empatia por casos indiferentes aos nossos, captar que o comportamento de Iza durante o início do quadro depressivo de Matheus, demonstra que em todos os casos, além de ajuda profissional é também de extrema importância receber suporte de amigos e familiares. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando o trabalho interdisciplinar como oportunidade essencial para discussão e reflexão a respeito das mazelas pessoais e sociais, consideramos o atual momento de fundamental importância para abordar no conteúdo proposto, a diferença que permeia diante as diversas formas de ansiedade e depressão. Com o intuito de potencializar o nosso projeto buscamos fazer um breve debate, no qual dialogamos sobre nossos anseios e chegamos a abordar o depoimento da jornalista Nauzila Virginia de Manaus, em que fala abertamente a respeito do estado de depressão do qual ela passa, levando-a bem próximo ao suicídio. Através desse diálogo houve o consentimento da equipe e buscamos nos aprofundar sobre o tema. Sendo assim escolhemos como gênero  Drama . Num certo sentido, é o gênero que orienta todo o uso da linguagem no âmbito de um determinado meio, pois é nele que se manifestam as tendências expressivas mais estáveis e mais organizadas da evolução de um meio, acumuladas ao longo de várias gerações de enunciadores. (Alves, Fontoura, Antoniutti, 2008) Segundo Sílvia Ivancko, psicoterapeuta e psicóloga do Instituto de Cancerologia de São Paulo, a depressão no século XXI é um problema de saúde pública, junto com a síndrome do pânico. Também diz que quimicamente, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como a serotonina e endorfina, mesmo que seja um distúrbio químico, a depressão sempre tem, em sua raiz, algum motivo psicológico. (...) O curta-metragem é um gênero que tem como principal função fazer a crítica social. Não apenas pelo caráter  marginal que ocupou na história do cinema, mas também pela sua capacidade atual de influenciar e ser influenciado. Portanto, se, conforme afirma Bakhtin, só é possível cumprir uma função social por meio de um gênero, podemos concluir que o curta-metragem é um gênero por meio do qual o enunciador cumpre uma função social (ALC NTARA, Jean, 2014). Dessa forma, a criação deste roteiro para a execução da obra possui importância substancial para a formação social e pessoal dos acadêmicos que produziram o curta, bem como, para o público que trata essa doença com indevido cuidado, por motivos de informações superficiais impostas, ou ainda, por acreditarem que é algo banal. O curta visa influenciar também o interesse pelo aprofundamento do tema pelos telespectadores que se identifiquem com o personagem Matheus e consequentemente despertar a possibilidade da busca por tratamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um roteiro transpassa uma história que pode ou não ter acontecido, e para chegar na construção final do roteiro foi utilizado os passos de uma abordagem teórica usada para atingir a produção criativa, conhecidos como as sete etapas do processo criativo  Apreensão; preparação; incubação; aquecimento; iluminação; elaboração e verificação (Alves, Fontoura, Antoniutti, 2008). O presente projeto desde o seu início preocupou-se em como seria apresentado um tema de extrema importância e sério como a depressão. Antes de qualquer produção de roteiro ou gravação, toda a equipe realizou um extenso trabalho de pesquisa por depoimentos, experiências, referências, artigos, podcasts, vídeos e matérias sobre o tema, além da procura de exercitar a empatia para entender e conseguir transmitir que entre a depressão e a tristeza há uma distância enorme. O roteiro tem como conceito transmitir o assunto por uma perspectiva, de maneira leve, até o tema central. Em sua percepção artística, expusemos a problemática da relação de dois irmãos, Matheus e Iza, explorando a mudança da relação e de comportamento entre ambos, a importância da percepção da irmã, a dedicação, e a disposição contrariando as pessoas que cercam o irmão, e principalmente a visão que o personagem Matheus possui sobre o mundo e o ambiente em que ele está inserido. O curta é narrado em primeira pessoa pelo personagem Matheus, que conversa e informa quem o assiste através de palavras que ele escreve em seu diário, filmes como  Clube da luta de David Fincher e Forrest Gump de Robert Zemeckis também trazem uma abordagem narrativa sobre seus personagens. O narrador é também personagem da narrativa, sendo normalmente o protagonista, um dos protagonistas (quando existem dois ou mais, normalmente o de maior importância no enredo) ou ainda um auxiliar do protagonista, um adjuvante cujo papel, apesar de não ser o principal, possui destaque no enredo. Por ser também personagem da narrativa, este tipo de narrador participa diretamente do enredo, relatando os acontecimentos nos quais se encontra envolvido de alguma maneira. Consequentemente, possui um ponto de vista limitado, como o das demais personagens, não sendo onipresente nem onisciente (PINNA, Daniel. 2006). Tendo em vista os 3 atos de uma obra, o roteiro foi construído de maneira que os personagens passassem por transições chegando ao clímax da história, o roteiro começa com a apresentação dos personagens, a sua interação e a afeição entre os irmãos, chegando então ao plot do curta (também chamado de gatilho, quando uma reviravolta, ou uma virada acontece prendendo a atenção do espectador), as falas do personagem Matheus foi bastante embasada em pesquisas realizadas pela equipe, através de relatos de pessoas com depressão. Do primeiro ponto de virada em diante conta o afastamento dos irmãos pelo olhar de Matheus, o roteiro foi todo pensado em Voice Over (V.O) pra transmitir uma sensação de relato do personagem, o segundo ato mostra um  Matheus triste e desmotivado, e sua irmã  Iza sem entender o motivo do irmão estar nessa situação, ela passa a realizar pesquisas para entender o comportamento do irmão. Com o desenrolar do ato eles se tornam mais distante como se cada um vivesse em seu mundo do qual é demonstrado na cena de encerramento do segundo ato e o segundo ponto de virada. A cena que apresenta a porta dos quartos dos irmãos foi pensada justamente para transmitir a sensação de mundos diferentes, tendo também uma frase dita por Matheus encerrado assim o segundo ato. O Terceiro ato foi pensando uma maneira que aos poucos, com o passar dos dias,  Iza deixaria recados para  Matheus começando com recados simples e aos poucos elaborando-os, tanto mensagens, como atitudes, conversas até um novo violão, estimulando o personagem a perceber que ele não está sozinho, aproximando novamente os personagens, o que é representado também na narrativa de Matheus que deixa de ser pesada tornando-se mais reflexiva, juntamente com as cenas alternando dele sozinho para os dois juntos, chegando então ao clímax da história mostrando Iza desenhando os recados deixados, e por fim sendo revelado tudo que foi dito em Voice Over por Matheus estava escrito em seu diário. O curta não possui o intuito de terminar de uma maneira que passe a mensagem que tudo ficou bem, ao contrário disso, ele busca passar que é uma luta diária e o seu final foi feito de uma maneira que instigasse quem o assiste a pensar  E agora? Como seguiu a vida dos irmãos? O que será que vem depois? . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia para a proposta da temática se deu após o relato de um caso real em que uma jornalista talentosa da região de Manaus sofre de depressão e acabou estampada todos os sites, jornais e blogs de notícias da cidade. Os elementos que compõem o roteiro são essenciais para a construção de um ambiente que possa ser identificado pelo público e que converse com suas experiências, que seja aconchegante, real, sensível e simples. Ao utilizar os 3 pilares da construção narrativa e das técnicas na construção de personagens presentes no livro  Story de Robert Mckee (1997) já mencionado no tópico anterior, o roteiro do curta-metragem Todas as minhas anotações, trata-se de uma ficção para peça audiovisual de aproximadamente 6 minutos que tem como plot: Dois irmãos em conflito, contando com 3 atos, 2 pontos de virada e o clímax. No primeiro ato são apresentados os irmãos e sua relação até então sadia e alegre, deixando claro a união entre os dois, tendo em seguida o gatilho e o ponto de virada com a frase  a gente finge que tá tudo bem mas sabe que não tá , demonstrando a ruína que vem a seguir, com o afastamento dos dois e vivência do personagem  Matheus que narra o seu afastamento, o ponto de virada se dá no momento que irmã aceita a situação e resolve fazer algo para mudá-la resultando em uma série de atos para confortar o irmão, chegando por fim no clímax da história e aos poucos a reaproximação deles, e a narrativa do irmão sobre o passar dos dias e as mudanças.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">s atividades relacionadas à produção cinematográfica desse curta, provocaram o conhecimento na área de cinema e também proporcionaram aos estudantes uma experiência enriquecedora, por praticar linguagens mais narrativas de uma forma diferente e criativa. O anseio do grupo é de ter posto o trabalho de uma forma clara e objetiva ao entendimento do público, exploramos de todas as formas possíveis, o direcionamento do roteiro na sensação e no comunicar, para que a história fosse de grande valia afim de tocar a quem assiste e sensibilizar ao uma reflexão sobre o tema. A partir da difusão iniciada em redes sociais, percebeu-se grande identificação do público com a situação dos personagens principais, além da comprovação de que o curta possui reais potencialidades para afetar e influenciar a vida das pessoas, objetivo traçado inicialmente pela equipe perante este trabalho, sendo assim pretende-se agora inscrever o Todas as minhas anotações, em mostras e festivais de audiovisual, visando ampliar a visibilidade desse produto audiovisual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALCANTARA, Jean Carlos Dourado de. Curta-metragem: gênero discursivo propiciador de práticas Multiletradas. Cuiabá: UFMT, 2014. Disponível em: http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/ec4c7c583edff3064bcee740132a9df4.pdf<br><br>ALVES, Marcia Nogueira, FONTOURA, Mara, ANTONIUTTI, Cleide Luciane. Mídia e a Produção Audiovisual: uma introdução. Curitiba: Editora Ibpex, 2008 <br><br>CAMPBELL, Joseph. O Heróis de Mil Faces. São Paulo: Editora Pensamento, 1995. <br><br>FARINA, Modesto. Psicodinamica Das Cores Em Comunicaçao. São Paulo: Edgard Blucher, 2011. <br><br>FIELD, Syd Manual do roteiro. Rio de Janeiro: Editora Objetiva 1982<br><br>MCKEE, Robert. Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Rot. São Paulo:Editora Arte e Letra, 2006 <br><br>PINNA, Daniel Moreira de Sousa. Animadas Personagens Brasileiras A linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro. 2006. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=9582@1 <br><br>SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001. <br><br>TAVARES. Leandro Anselmo Todesqui. A depressão como  mal-estar ; contemporâneo: medicalização e (ex)-sistência do sujeito depressivo. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2010. <br><br>Podcast Mamilos, programa 75 - Depressão. disponível em :http://www.b9.com.br/65799/podcasts/mamilos/mamilos-75-depressao/ <br><br>Podcast Temacast. Programa 32 - Depressão. Disponível em: http://temacast.com.br/wp/temacast-32-depressao/<br><br>Disponível em: http://www.canal.fiocruz.br/destaque/index.php?id=722 .Acessado em 10/06/16 <br><br>Disponível em: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/depressao-doenca-que-precida-de-tratamento/. Acessado em 10/06/16 <br><br>Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000500005 Acessado em 10/06/16 <br><br>Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/d/depressao/ . Acessado em 10/06/16 <br><br>Disponível em: http://abp.org.br/portal/clippingsis/exibClipping/?clipping=3343 Acessado em 10/06/16 <br><br> </td></tr></table></body></html>