INSCRIÇÃO: 00604
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Brinquedo de São João
 
AUTORES: Jeysy Anne Xavier da Silva (Faculdadde Boas Novas); Lucas Henrique dos Santos Freire (Faculdadde Boas Novas); Carla Santos Torres Chagas (Faculdadde Boas Novas); Priscila Keyliane Santos (Faculdadde Boas Novas); Pedro Afonso Farias (Faculdadde Boas Novas); Ana Cláudia Cunha dos Santos (Faculdadde Boas Novas); Jean de Souza e Souza (Faculdadde Boas Novas); Mayara Braga Coelho (Faculdadde Boas Novas); Gabriela Carvalho de Souza Nascimento (Faculdadde Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Rádio , Rádio novela , Folclore , Boi bumba ,
 
RESUMO
A radionovela " brinquedo de São João" é uma produção interdisciplinar que retrata a vida do parintinense Lindolfo Marinho da Silva, mas conhecido como Lindolfo Monteverde criador do boi-bumbá garantido. Utilizando o modelo radiofônico, o produto tema intenção de retratar um pouco das tradições, costumes e características do povo da região norte, além de contar a história centenária tanto do boi garantido como a de Lindolfo, que foi um dos principais protagonistas desse grande festival folclórico.
 
INTRODUÇÃO
A Radionovela é um produto de entretenimento que marcou a época áurea do rádio brasileiro nos anos 50. Com o advento da televisão na década de 60 as radionovelas foram desaparecendo do cenário artístico cultural. Perdendo assim a audiência, então o rádio passou a criar outros estilos de programas. A radionovela tem sua origem no teatro e teve a primeira transmissão no dia 29 de outubro de 1923 na Alemanha, foram conhecidas como: "peças transmitidas", seus apresentadores se inspiravam no cinema e no teatro. No Brasil, as Radionovelas estavam entre os programas de maior audiência nas décadas de 1940 e 1950. A chegada da Radionovela ao país aconteceu em virtude de dois fatos: as transmissões dos concertos e peças teatrais, uma vez que, de acordo com Calabre (2003), eram comuns os "teatros em casa", os "radiatros" e os inúmeros esquetes teatrais presentes nos mais variados programas das emissoras brasileiras; e a chegada dos scripts das novelas estrangeiras. "A década de 40 vem inaugurar o denominado "anos de ouro" do rádio no Brasil. É o momento em que ele se torna mais presente na vida dos cidadãos, não somente pela grande procura pelos artistas nos programas de auditórios, mas também pelo noticiário da Segunda Grande Guerra e a inserção das radionovelas na programação". ( CHAVES pag, 29) Por acreditarmos que esse formato radiofônico ainda pode servir como poderoso instrumento de comunicação, decidimos produzir a radionovela "Brinquedo de são João". O folhetim é baseado na obra de mesmo nome de autoria do escritor Cleber Sanches, e retrata a tragicomédia de Pai Francisco e Mãe Catirina, ambos empregados de uma fazenda, que matam o boi mais formoso de seus patrões para satisfazer um desejo de comer sua língua. Esta trama é o pano de fundo de uma dos maiores festivais folclóricos do Brasil: O Festival Folclórico de Parintins.
 
OBJETIVO
A radionovela brinquedo de São João utiliza o formato radiofônico, trazendo desta maneira o início da história do maior festival a céu aberto do mundo, contada através da vida de Lindolfo Monteverde o fundador do boi garantido, além de retratar as tradições e costumes do povo amazonense. Este trabalho pretende mostrar a importância da comunicação visual na arte do ensino através da dramaturgia em forma de revista impressa, legado importante no aprendizado, usando esse elemento didático como uma forma de reconstruir um memorial de uma cultura que não pode se perder no tempo. As mídias são tão importantes e fazem parte de nossa cultura. Nesse contexto, a fotonovela vem corroborar e produzir de maneira didática a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a disciplina Introdução à Fotografia, e ao mesmo tempo, instigar debate acadêmico sobre a necessidade de resgate da literatura popular e suas mais antigas e belas lendas que norteiam o imaginário Amazônico. Para isso, optou-se por usar como enredo a "história" de amor de Francisco Orellana, Valentina Orellana e a índia Jandirá.
 
JUSTIFICATIVA
O tema "Brinquedo de São João" é uma adaptação obra de Patrícia Sales Patrício, "Na Ilha do Boi de Pano", uma reportagem que vai além da subjetividade. Que conta a história do criador do Boi-bumba Garantido, Lindolfo Monteverde. Tendo por objetivo fazer conhecido o início de um dos maiores festivais folclóricos do Amazonas. Introduzido pelos imigrantes nordestinos que aqui chegaram na época áurea da borracha, essa tradição traz consigo um caráter religioso, que até os dias atuais é admirado e valorizado pela geração atual. Mais do que tudo, tanto o folclore quanto a cultura popular procuram expressar e reafirmar a identidade da nação. Quer seja como um todo, quer seja identificada por regionalismos ambos colaboram para a manutenção da unidade do país, do sentimento de identidade que poderia ter sido destruído. Eles imaginam uma sociedade onde, destruídas as diferenças entre os homens, a oposição entre a cultura erudita e a cultura popular dê lugar a uma cultura humana, alguma coisa que como modo de sentir, pensar e agir de todos, expresse finalmente a descoberta de um mundo solidário. Como sita Antonio Augusto Arantes: "Fazer arte é construir com cacos e fragmentos de um espelho onde transparece o que há de mais abstrato num grupo humano: sua organização". A cultura de um povo é o seu maior patrimônio preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A presente rádio novela tem temática folclórica literária e foi produzida para fins avaliativos na disciplina de Produção, locução e apresentação de rádio e TV na direção e orientação da professora Carla Santos. O grupo acadêmico optou por trazer a público em forma radiofônica a história de Lindolfo Monte Verde, o criador do boi garantido. A produção foi embasada em pesquisas da Biografia do Parintinense que envolvido as crenças religiosas da pequena ilha, se tornou o protagonista do lado vermelho do maior festival folclórico a céu aberto do mundo. Além de mostrar um pouco das tradições e costumes do povo amazonense, por meio de suas manifestações folclóricas que envolve todo norte do Brasil ao unir os festejos de São João ás brincadeiras de boi bumba. Como pré-produção foi feito um roteiro a partir dos dados colhidos, na pós pesquisa iniciamos a descrição da história que exigiu uma produção textual com linguagem regional da época, além de envolver uma linguagem religiosa, pois Lindolfo e sua mãe eram devotos de São João Batista. Esses detalhes foram primordiais para a produção. Em seguida o roteiro foi enviado a orientadora que analisou e fez as devidas correções antes de iniciar as gravações. Foi encaixado cada membro da equipe para interpretar um personagens da radionovela, em seguida iniciou-se o trabalho de sonoplastia para garimpar BGs e toadas que unidas a história trariam um teatro imaginário em cada cena." É o estudo, a seleção e a aplicação de recursos sonoros e é fundamental à elaboração de um programa radiofônico. O produto deve possuir sensibilidade e conhecimento suficiente para utilizar o som, base do rádio, como um poderoso instrumento à sua disposição. É necessário que o produtor tenha sempre em mente que deferentes tipos de sons provocam efeitos diversos sobre o ouvinte" (FERRARETO, 2001, p.23) Na Produção 'Brinquedo de São Joao" vale a pena ressaltar a riqueza da musicalidade amazonense e as toadas dos bois bumba de Parintins que são referências culturais e se tornaram produto local, pois traz uma interpretação folclórica vivida pelo povo da região, carregadas de histórias que valorizam a fauna, a flora, as belas morenas e a paixão que o compositor tem pelo seu boi do coração, nessa linha de construção foi criada uma vinheta para a abertura da rádio novela com a toada "de Parintins pra todo mundo ver" . "Toda música é um complexo que resulta da cultura à qual está inserida. Assim, toda música está referenciada à história, aos dados sociopolítico-estéticos, entre outros. Sendo assim, ressaltamos desde já: a música é informação" (VALENTE, 2005:91). O processo de produção embora seja demorado e exija criatividade da equipe foi primordial para a produção deste. Depois de selecionado tudo que faria parte da produção radiofônica nos dirigimos ao laboratório de rádio da Faculdade Boas Novas para fazer a gravação da história, os alunos revezaram entre si para a utilização do microfone. A gravação foi feita no programa SOUND FORG 7.0, foi utilizado dois microfones e o computador do laboratório para salvar as sonoras e em seguida iniciou o trabalho de edição. Editar a radionovela brinquedo de São João foi como ver se realizar um grande projeto, pois cada BG editado a história permitia que a novela se aproximasse do real.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O presente trabalho radiofônico se trata de uma radionovela, uma produção com a duração de 15:05 minutos, dividida em três capítulos, cada capítulo com 05:02 minutos. Os capítulos da radionovela são separados por uma vinheta criada pelos acadêmicos. ਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀愀瀀椀琀甀氀漀 渀愀爀爀愀 愀 椀渀昀渀挀椀愀 攀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 搀攀 䰀椀渀搀漀氀昀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 洀攀猀洀漀 猀 瀀攀渀猀愀瘀愀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 猀攀甀猀 戀漀椀猀 搀攀 瀀愀渀漀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀攀猀猀攀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀椀琀愀 甀洀愀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀 焀甀攀  愀 䄀渀琀渀椀愀 ⠀吀漀椀渀栀愀⤀ 愀 洀攀氀栀漀爀 愀洀椀最愀 搀攀 䰀椀渀搀漀氀昀漀 昀甀琀甀爀愀洀攀渀琀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀椀愀 攀猀瀀漀猀愀 搀攀氀攀⸀ 䄀椀渀搀愀 攀洀 猀甀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀Ⰰ 吀漀椀渀栀愀 瘀愀椀 洀漀爀愀爀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀猀 䰀椀渀搀漀氀昀漀 挀漀洀 漀 挀漀爀愀漀 瀀愀爀琀椀搀漀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 挀漀渀琀愀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 䰀椀渀搀漀氀昀漀 渀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀  搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 最爀愀瘀攀 搀漀攀渀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 䰀椀渀搀漀氀昀漀 挀氀愀洀愀 瀀漀爀 猀甀愀 挀甀爀愀 愀漀 猀攀甀 昀椀攀氀 猀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 匀漀 䨀漀漀 䈀愀琀椀猀琀愀Ⰰ  渀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 渀愀猀挀攀爀 甀洀 搀漀 戀漀椀猀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 搀愀 戀愀椀砀愀 搀攀 匀漀 䨀漀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀攀猀猀攀 攀瀀椀猀搀椀漀  爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 搀漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 搀愀 瀀漀挀愀⸀ 一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀 切氀琀椀洀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 䰀椀渀搀漀氀昀漀  挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 愀洀椀最漀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 搀椀猀瀀甀琀愀 搀攀 戀漀椀 攀  愀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀愀猀 氀愀搀愀椀渀栀愀猀 焀甀攀 漀猀 戀漀椀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 猀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 攀洀 猀甀愀 爀攀愀最椀爀漀⸀ 一攀猀猀攀 切氀琀椀洀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 䰀椀渀搀漀氀昀漀 琀攀洀 甀洀愀 猀甀爀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀漀 爀攀攀渀挀漀渀琀爀愀爀 吀漀椀渀栀愀Ⰰ 漀 猀攀甀 最爀愀渀搀攀 愀洀漀爀⸀ A radionovela que conta a história de Lindolfo narrada por Mayara Braga, tem muitos personagens o principal é Lindolfo na voz de Lucas Henrique, a mãe na voz de Jeysy Anne Xavier, a melhor amiga Antônia (Toinha) na voz de Ana Claudia Cunha, o coronel do exercido na voz de Isaias Santos e o amigo Zeca Xibelao na voz de Sergio Vinhote.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 猀攀 挀漀渀猀琀爀椀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀攀洀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ  渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 焀甀攀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀瀀爀漀搀甀稀 攀洀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 漀 爀攀猀最愀琀攀 搀漀 瘀愀氀漀爀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀漀 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀搀攀甀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀猀猀愀 渀漀猀琀愀氀最椀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 攀 愀搀洀椀爀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 琀漀爀渀愀 挀愀搀愀 琀爀愀搀椀漀 甀洀 切渀椀挀漀 瀀漀瘀漀⸀ A Amazônia é um celeiro de muitos talento, nossas culturas e festivais são características únicas que fazem das nossas histórias inspirações para músicas, artigos e livros e foi nessa inspiração que surgiu a rádio novela brinquedo de São João, um enredo que permitiu a descoberta de uma linda história. A história de um homem que tanto colaborou para a valorização cultural do nosso estado. Ele se foi, mas deixou um legado que será para sempre celebrado਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀⨀䌀䄀䰀䄀䈀刀䔀Ⰰ 䰀椀愀⸀ 一漀 琀攀洀瀀漀 搀愀猀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ☀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ 倀猀 䌀漀洀ⴀ䴀攀琀漀搀椀猀琀愀Ⰰ 愀⸀ ㈀㤀Ⰰ 渀⸀ 㐀㤀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㔀ⴀ㠀㌀Ⰰ ㈀漀 猀攀洀⸀ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䰀⸀ 䘀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀㨀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀唀匀倀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀