ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00622</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;VERDE RARO STORE</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luiz Felipe Dantas Grimm DFarias (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Amazonas); Juliana Freire de Lima Silva (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Amazonas); Camilla de Sousa Simplicio (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Amazonas); Iuri Antonio Correa (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Amazonas); Renan Soares Bacelar da Silva (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Amazonas); Anne Karynne Almeida Castelo Branco (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha, Campanha Promocional, Comunicação, Estratégia, Verde Raro Store</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, com as mídias digitais, os empreendedores têm mais possibilidades de divulgar seus produtos e serviços na web, tendo um bom alcance e engajamento com seu público sem a necessidade de dispor de uma verba muito grande. Já estão disponíveis diversas ferramentas, principalmente dentro das Redes Sociais, que auxiliam no alcance do público alvo sem gastar muito apenas traçando uma boa estratégia de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Faz parte da formação de um publicitário saber se adaptar com as peculiaridades do trabalho. Não são todos os clientes que dispõem de um grande orçamento para campanhas e nós precisamos ter alternativas para criar um material de qualidade e construir estratégias de divulgação e propaganda eficientes. Esta campanha promocional foi produzida nas aulas da disciplina de Mídia II e Produção de Vídeo do curso de Tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM, campus Manaus Centro/CMC em parceria com a empresa Verde Raro Store (cliente). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tornar público que em Manaus existe uma empresa especializada em Terrários abertos e fechados; Mini jardins; Eco artesanato (aproveitamento de garrafas de vidro, pet e outros materiais para criação de produtos decorativos); Venda de suculentas e cactos para brindes comemorativos e corporativos; Linhas Especiais de vasos únicos, Linha Stile, Office, House e Colors; Eco wedding (lembranças para casamentos, aniversários, etc); Linhas Especiais de vasos únicos para consultórios e escritórios e Jardins e Hortas Verticais através de uma Campanha Promocional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cliente, Verde Raro Store, é uma empresa nova que trabalha com eco artesanato. Seus produtos são inspirados na faceta do médico inglês Nathaniel Ward, que 150 anos atrás, quando este colocou pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. A manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário Sempre existiram várias maneiras de se colocar um o verde na vida das pessoas, mas não de forma diferente, única e criativa. Manaus está se verticalizando cada vez mais e rápido. Espaços pequenos precisam de um toque de vida, seja um vaso, um mini jardim, uma horta vertical. A Verde Raro Store foi criada para esse fim, levar a vida do verde para as paredes de cores artificiais do concreto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Realizamos uma pesquisa de mercado aplicado com os seguidores das redes sociais da Verde Raro Store, e com isso pudemos entender a melhor forma de se relacionar com o público alvo do cliente e fazer a Verde Raro Store tornou-se conhecida com os serviços e produtos que ela oferece. A pesquisa de mercado foi feita por questionário fechado contendo sete questões de múltipla escolha com o objetivo de diagnosticar a relação da Verde Raro Store com os seus clientes e nortear as estratégias da campanha promocional. A aplicação do questionário foi realizada nos dias 20 a 24 de julho de 2016 e foi disponibilizada na página do Facebook da Verde Raro Store, ao total recebemos 40 respostas. Dos dados levantados notou-se que: a diferença do público masculino para o feminino é pequena (5,6%), a faixa etária que mais interage com a empresa é de 18 a 28 anos, A forma mais frequente de divulgação da Verde Raro Store é por meio de indicações de amigos e Facebook, os entrevistados em sua grande maioria (88,9%) ainda não tinham efetuados qualquer compra do produto do nosso cliente, a taxa de pessoas que acharam os preços inacessíveis ou incoerentes é de apenas 5%, a maioria (84,4%) desconhece as formas de cuidar das plantas ofertadas pela Verde Raro Store, a taxa de pessoas interessadas em efetuar a compra é de 64,4%. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente foi elaborado o briefing de acordo com Corrêa (2009, pg. 60)  o briefing consiste em reunir todas as informações necessárias para o desenvolvimento de uma ação de comunicação . As informações descritas a seguir foram coletadas durante a produção do briefing juntamente com o cliente.. Nome da empresa: Verde Raro Store Eco Design. Informações sobre a empresa: A Verde Raro Store é uma empresa especializada na criação e venda de produtos/serviços de jardinagem e ambientação de espaços domiciliares e comerciais, a fim de proporcionar qualidade de vida e beleza a vida de seus clientes. Pontos de Vendas: A empresa possui uma estrutura móvel que é levada às feiras abertas, que acontecem em Manaus. A Verde Raro Store também utiliza o site e as redes sociais como pontos de vendas facilitando também a entrega a distância. Os produtos oferecidos são: Terrários abertos e fechados; Mini jardins; Eco artesanato (aproveitamento de garrafas de vidro, pet e outros materiais para criação de produtos decorativos); Venda de suculentas e cactos em vasos exclusivos; Brindes comemorativos e corporativos; Linhas Especiais de vasos únicos, Linha Stile, Office, House e Colors; Eco wedding (lembranças para casamentos, aniversários, etc); Jardins e Hortas Verticais Mídias Digitais: A Verde Raro Store está presente em todas as Redes Sociais mais populares como como Facebook e Instagram, também tem um domínio na Internet. Site: www.verderaro.com.br Qual investimento mensal em mídia: R$150,00 a R$300,00 Concorrentes: São quatro concorrentes diretos, não sabemos os nomes, mas fazem um trabalho mais artesanal e menos detalhado. Os concorrentes indiretos são floriculturas, em especial as que vendem cactos e suculentas. É interessante afirmar que  no caso de existirem similares no mercado, a preocupação a tomar é, além de educar o público, salientar a marca e procurar firmá-la como a mais apta a satisfazer plenamente o consumidor (SANT ANNA, 2011, p. 120). Público-alvo: Unissex de 18 à 28 anos e que gostem de plantas em Manaus-AM Situação de mercado: Ainda em construção, pois a Verde Raro Store é nova, tem 10 meses de funcionamento, mas muito promissora uma vez que nosso cliente possui formação e conhecimento acerca das técnicas necessárias para fazer seus produtos. Para elaboração das estratégias de Marketing/Comunicação foram levados em conta: Perfil da Verde Raro Store, público alvo, orçamento e veículos de comunicação já utilizados pelo cliente.O primeiro passo na elaboração das estratégias de marketing e comunicação é o brainstorm que para José Predebon pode ser entendido como:  uma reunião informal com, preferencialmente, mais de dez pessoas reunidas para explorar verbalmente um assunto, sem os condicionamentos das rotinas e do mundo da lógica, sob a direção de um facilitador. Para atingir esse objetivo, todos os participantes devem se acumpliciar para dizer o que vier à cabeça, sem censura de qualquer tipo. (PREDEBON, 1999, p. 48) Fizemos uma proposta para nosso cliente onde apresentamos as melhores soluções para suas necessidades, sendo elas: Participar de feiras, criar exposições, oficinas e participação em bazares e voluntariado para projetos com crianças, o que fortalecerá as divulgação boca-a-boca. Também podem ser feitas parceria com floriculturas para exposição e venda dos produtos Verde Raro Store; Gerar um QR code gratuitamente na internet e colocá-lo nos banners, cartões de visita e etiquetas do cliente visto que atualmente a maioria das pessoas tem um celular com acesso a internet e pode fazer a leitura do QR code com a câmera do seu smartphone e já serem redirecionadas para as mídias sociais do nosso cliente e/ou arquivo sobre as informações dos produtos e cuidados necessários; Elaboração de roteiro e produção de obra audiovisual a ser disponibilizada na Fan Page da Verde Raro Store no Facebook. Será feito um Vídeo institucional a fim de mostrar a importância do verde na vida das pessoas, uma vez que na atualidade, vivemos cercados pelo cinza da cidade grande e da poluição, da falta de empatia. Dar ênfase nas questões ecológicas, preservação do meio ambiente e dos cuidados que devemos ter com a natureza. Outro objetivo a ser atingido com o vídeo é mostrar de maneira sutil que a Verde Raro Store traz uma solução viável e para aquelas pessoas que desejam incluir o verde em suas vidas, adequando-as para os tipos de clientes, sabendo que uns dispõem de muito espaço em suas casas e outros não. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">As expectativas a serem alcançadas com esse trabalho são: Atingir o público de interesse utilizando as ferramentas das redes sociais como geolocalização e busca por interesses, melhor relacionamento empresa/cliente se converta num aumento de vendas, com a utilização do QR code os clientes e possíveis clientes podem ter um melhor conhecimento a respeito dos produtos e benéficos ao adquiri-los, informar sobre os cuidados necessários para preservar e prolongar a vida útil dos produtos, tornar a marca mais conhecida dentro do seu nicho e assim chamar a atenção e clientes e parceiros em potencial. Em suma, desejamos com esta campanha, melhorar o relacionamento com clientes e parceiros e destacar a marca Verde Raro Store dentro do mercado manauara, mostrando serviço de qualidade, dedicação e empenho em trazer novidades, mantendo a qualidade e preço acessível. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORRÊA, Jacinto (Org.); MAGGESSI, Andrea; CANTANHEDE, Benedito ET AL. Marketing: a teoria em prática. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009. <br><br>SANTANN A, Armando. JÚNIOR, Ismael. GARCIA, Luiz. Propaganda  Teoria, técnica eprática. 8ed, São Paulo, 2011.<br><br>PREDEBON, José. CRIATIVIDADE HOJE: COMO SE PRÁTICA, APRENDE E ENSINA. Editora Atlas, 1999. <br><br> </td></tr></table></body></html>