ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00719</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Coxinharia Gourmet</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Raíssa Abraçado Pereira (Universidade da Amazõnia); Danuta de Cassia Leite Leão (Universidade da Amazõnia); Karen Danielle Oliveira Favacho (Universidade da Amazõnia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Marketing, spot, coxinha, rádio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse spot foi produzido para a campanha de lançamento da empresa gastronômica fictícia  Coxinharia Gourmet , idealizada para existir na cidade de Belém, no estado do Pará. Desenvolvido na disciplina de Marketing e CRM, o spot, dentro da campanha, tem a função de veicular esta informação através da rádio, utilizando este meio como principal mídia tradicional. Optou-se por ele a fim de instigar no imaginário dos potenciais consumidores o novo estilo de coxinha que seria lançado na cidade, utilizando os recursos do fonograma e fazendo uma brincadeira com a assistente pessoal da apple, a Siri, que informa a novidade gastronômica.<br> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O trabalho foi realizado na disciplina de Marketing e CRM, visando a conclusão do semestre. Este consistia em criar uma empresa que oferecia um produto ou serviço que estava em falta na cidade de Belém, utilizando os conceitos de Marketing, que são os 4P's e a análise SWOT, visando, por fim, um planejamento de marketing para o lançamento da pseudo-empresa.<br>A Coxinharia Gourmet surgiu da necessidade, de haver uma falta de variedade desse produto no mercado, notando-se que sempre prevalece os sabores tradicionais: frango, carne e caranguejo, que sempre estão prontas para consumo. Por isso, a empresa traz consigo esse diferencial das demais lanchonetes e pontos de venda, oferecendo um cardápio variado de coxinhas artesanais. Nela o cliente poderá escolher o tipo de massa, o recheio e o molho que desejar, tudo a um preço acessível e em um ambiente confortável com rápido atendimento.<br>Dentre os veículos tradicionais existentes, o rádio é o que mais brinca com a imaginação das pessoas, justamente por não possuir recursos visuais. Através da sonoplastia criou-se um ambiente que trás a ideia de intimidade, onde a personagem principal encontra-se em um dilema do que comer, tendo como exigência algo diferente e pede ajuda à sua assistente pessoal, Siri, que informa sobre a novidade.<br><br> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O objetivo principal do spot visa o cunho institucional, de apresentar a Coxinharia Gourmet para o público  jovem entre dezoito e trinta anos, solteiros,&nbsp; apaixonados por coxinhas e que valorizam a interação presencial  já que seria uma campanha para o lançamento da empresa no mês de Dezembro de 2016. Ressaltar o seu diferencial  a possibilidade de escolha da massa e recheio ao montar a coxinha  dos demais concorrente diretos que são carrinhos de lanche, lanchonetes  porém não especializadas em coxinhas  sistemas de delivery, tais como "coxinha express" e entre outros. Instigando a curiosidade de como seria montar uma coxinha com massa e o recheio que desejar, agregando valor ao produto. Além de mostrar como funciona a empresa e a sua localização. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O rádio é até hoje o meio de comunicação mais eficaz e com altos índices de audiência. Muitos nem imaginam que apesar do grande alcance, o rádio continua tendo baixo custo absoluto - se comparado às outras mídias tradicionais. As mensagens publicitárias para este veículo são feitas em formato de fonogramas: spots, jingles ou textos falados pelos próprios locutores das emissoras.<br>No momento de escolher uma mídia optou-se pelo rádio porque ele consegue envolver e fascina o ouvinte em maior grau do que a TV, em um tempo imediato, fazendo com que a mensagem seja compreendida instantaneamente, além disso, conta-se com a alta penetração na população devido o baixo custo, permitindo alta frequência das inserções. Caso fosse escolhida uma mídia que faça o uso de recursos visuais, talvez não teríamos a penetração desejada e não despertaríamos o interesse do público em conhecer o nosso produto, até então, pioneiro neste ramo.<br>Dentre os formatos comuns da rádio optou-se pelo spot  texto publicitário feito para a indústria radiofônica, podendo conter base musical, efeitos sonoros, onde a força da mensagem encontra-se na palavra falada. Este pode ser, seco, dialogado pelo locutor, dramatizado e entre outros. Contendo tempos de duração pré-estabelecidos de 15, 30, 45 e 60 segundos.<br>O produto Coxinha é bastante conhecido no imaginário popular, por isso, ao utilizar o spot, pensamos na eficiência do rádio em provocar impacto com o efeitos sonoros, a capacidade imaginativa que os textos publicitários criam na mente dos consumidores gerando uma empatia em razão do envolvimento emocional. Sendo assim, acreditamos que brincar com a imaginação das pessoas despertaria uma curiosidade em saber como seria uma coxinha de tacacá, por exemplo.<br><br>McLeish (2001), apresenta características do rádio para melhor compreendê-lo enquanto veículo de comunicação; com uma expansão quase universal, traz uma comunicação comum e trivial com o público, muito diferente da sua fase de ouro quando era admirado pelos ouvintes. Trata-se de um meio cego, mas que pode estimular a imaginação de modo que logo ao ouvir a voz do locutor o ouvinte tente visualizar o que ouve, criando na mente a figura do dono da voz.(...) As imagens do rádio são do tamanho que você quiser. Para o escritor das peças radiofônicas, é fácil nos envolver numa batalha de duendes e gigantes, ou fazer a nossa espaçonave pousar num estranho e distante planeta. Criada por efeitos sonoros apropriados e apoiada pela música adequada, praticamente qualquer situação pode ser trazida ao ouvinte. (...) Quem faz textos e comentários para o rádio escolhe as palavras de modo a criar as devidas imagens na mente do ouvinte e (...) torna o assunto inteligível e a ocasião memorável. (MCLEISH, 2001, p. 15- 16 apud. Abreu, KC Kraemer, 2010, p.14-15)<br><br>Portanto, com base no que McLeish afirma ao utilizar rádio, fazendo uso das características corretas do veículo teríamos o efeito desejado no público-alvo, e uma correta interpretação vinda do mesmo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O rádio, segundo Rafael Sampaio (2003 p. 97), é o meio de comunicação que, até hoje, permanece com grande área de cobertura. Mesmo tratando-se de uma mídia tradicional, este ainda é muito presente no cotidiano das pessoas, independente do momento e do local em que elas se encontrem. Nele trabalha-se com o som e com a imaginação dos ouvintes. A linguagem é simples para que não soe ruim aos ouvintes - uma vez que, não se pode voltar atrás para tentar explicar o sentido de uma palavra ou frase, e também, para que haja uma fácil memorização da mensagem, por se ter uma fácil compreensão da linguagem utilizada.<br>Para a produção do spot utilizamos o estúdio de áudio do laboratório de comunicação da Universidade da Amazônia - UNAMA, no campus Alcindo Cacela. Após estruturar o roteiro, dirigimos as performances vocais na gravação, utilizando as vozes de Julliana Martelli para a personagem principal, Karen Favacho para a Siri  a qual é um aplicativo no estilo assistente pessoal para iOS. O aplicativo usa processamento de linguagem natural para responder perguntas, fazer recomendações, e executar ações  e Heraldo para a parte informativa e assinatura. Após a gravação, o processo de pós produção iniciou-se na seleção das trilhas e inserção de sons e, por fim, na etapa de edição utilizamos o software Adobe Audition CC.<br>A escolha das vozes femininas dá-se pela dramatização que o spot deve apresentar: a interatividade entre a possível consumidora da coxinha e sua assistente pessoal, que apresenta a novidade na cidade. Para a parte informativa, a voz masculina tem a função de  quebrar o ambiente até então construído - o ambiente de tédio - trazendo a alegria da novidade que é a coxinharia, o que, por fim, acaba deixando a possível consumidora animada para poder consumir o produto. Lembrando que, durante este processo, analisamos que poucos concorrentes diretos utilizam o rádio como veículo de informação </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot institucional de 45 segundos da empresa Coxinharia Gourmet tem a característica de um spot dramatizado. Nele buscou-se criar um ambiente descontraído, que através de efeitos de sonoplastia  os quais são os responsáveis pela construção de imagens e sensações no indivíduo  em que o ouvinte pudesse se sentir em casa num momento que decide comer algo e não sabe onde ir. Para isso, usamos o diálogo  que tem a função de envolver a audiência em calor humano, encorajar a identificação e despertar a emoção  da personagem principal que pede ajuda para a sua assistente pessoal, a Siri, essa que informa a existência da Coxinharia Gourmet na cidade de Belém. Além da parte dramatizada, há uma quebra de ritmo para ceder espaço à parte informativa do spot. <br>Para isso, escolhemos duas vozes femininas com características específicas para encenar, uma para ser a personagem principal, essa deveria transmitir ansiedade na fala e outra para interpretar a Siri esta com a caracteristica de uma voz mecânica. Nessa primeira parte do spot a cena&nbsp; inicia com um background (BG) de um som de pratos da bateria determinando um ritmo que transmite a sensação de tédio e ansiedade na qual a personagem se encontra, logo entra a primeira locução ( hmm que vontade de comer uma coxinha diferente. E aí siri, onde eu encontro uma coxinha de& tacacá?), então a segunda locutora, a Siri, responde à pergunta ( você não está sabendo? Chegou em Belém a Coxinharia gourmet). Assim finalizando a parte dramatizada.<br>Para haver a transição da parte dramatizada para a informativa do spot, temos a inserção de som específico que a Siri transmite ao final das suas respostas, e assim, se inicia um segundo BG acrescentando uma nova dimensão dinâmica, de cunho informativo e motivacional. Logo em seguida se inicia a terceira locução em uma voz masculina para destacar as informações da empresa e a assinatura ( é isso mesmo, um lugar especializado em coxinha com varios recheios e massas, e o melhor, você monta do jeito que quiser. Coxinharia Gourmet, no shopping Boulevard, praça de alimentação. Coxinharia Gourmet feita por você! ). Finaliza-se o spot com a primeira locutora, onde a personagem já está sonhando com a variedade de coxinhas que ela pode criar no serviço oferecido pela empresa ( ai já tô até pensando, coxinha de feijão, coxinha de abacate, coxinha de camarão com jambu).<br><br>Roteiro <br>Aqui apresentamos a versão final do roteiro que foi seguido na produção do spot.<br><br>Cliente: Coxinharia Gourmet<br>Título: Coxinharia Gourmet<br>Tempo: 45  <br><br>Locução&nbsp;&nbsp; &nbsp;Técnica<br>&nbsp;&nbsp; &nbsp;BG: Música estilo Jazz, com os pratos da bateria bem marcados<br>LOC 1: (Voz feminina ansiosa) HMM QUE VONTADE DE COMER UMA COXINHA DIFERENTE. E AI SIRI, ONDE EU ENCONTRO UMA COXINHA DE TACACÁ?&nbsp;&nbsp; &nbsp;<br>&nbsp;&nbsp; &nbsp;TÉC: Barulho caracteristico ao inicio de resposta da Siri<br>LOC 2: (Voz feminina mecânica) VOCÊ NÃO ESTÁ SABENDO? CHEGOU EM BELÉM A COXINHARIA GOURMET.&nbsp;&nbsp; &nbsp;<br>&nbsp;&nbsp; &nbsp;TÉC: Barulho caracteristico ao final de resposta da Siri.<br>&nbsp;&nbsp; &nbsp;BG: Música motivacional<br>LOC 3:( Voz masculina alegre) É ISSO MESMO, UM LUGAR ESPECIALIZADO EM COXINHA COM VÁRIOS RECHEIOS E MASSAS E O MELHOR VOCÊ MONTA DO JEITO QUE QUISER. COXINHARIA GOURMET, NO SHOPPING BOULEVARD, PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO. <br>ASSINATURA: COXINHARIA GOURMET FEITA POR VOCÊ!&nbsp;&nbsp; &nbsp;<br>LOC 1:( Voz femina sonhadora) AI JÁ TÔ ATÉ PENSANDO, COXINHA DE FEIJÃO, COXINHA DE ABACATE, COXINHA DE CAMARÃO COM JAMBU.&nbsp;&nbsp; &nbsp;<br>&nbsp;&nbsp; &nbsp;S/S<br> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O propósito deste trabalho para a disciplina de Marketing e CRM, era, através deste spot, tornar atrativa a experiência de ir a Coxinharia, pioneira no serviço do  monte a sua coxinha . Utilizamos esta ferramenta para veicular no rádio, que é uma mídia tradicional onde trabalha-se para aguçar a imaginação de nosso possível consumidor para um produto conhecido, mas que aparece em uma nova roupagem, e com várias possibilidades para a sua construção e o seu consumo. Tudo foi pensado para atrair o consumidor jovem, que é grande consumidor desse tipo de mídia - cerca de 59% dos jovens entre 15 e 19 anos e 61% entre 20 a 29 anos constantemente ouvem rádio segundo o Grupo de Mídia SP - e se alimentam nos fast-foods e prioriza o consumo de produtos mais baratos. <br>O rádio foi escolhido por ser um veículo muito presente no cotidiano no brasileiro, em especial, dos que residem nas capitais e regiões metropolitanas apresentando 36% de posse em domicílios da região Norte (Grupo de Mídia SP), ele ainda representa o meio de informação que é utilizado para informar-se acerca do trânsito na cidade, e para se distrair quando o mesmo está um caos. Investir em publicidade na rádio é uma das formas mais econômicas para trabalhar a divulgação de um produto ou serviço, pois o valor a se investir é mais baixo do que se comparado a outras mídias. Além de ser de alto grau a acessibilidade e alcance que ele possui. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ABREU, KC. K, Aspectos Da Criação Publicitária, UNISINOS/FACVEST, 2010. Disponível em http://www.bocc.uff.br/pag/bocc-kraemer-criacao.pdf. Acesso em 11 abr. 2017.<br><br> SANT ANNA, Armando, Propaganda: teoria, técnica e prática. Edição 8, São Paulo, Cengage Learning, 2015.<br><br>SAMPAIO, Rafael, Propaganda de A a Z, Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2003.<br><br> Grupo de Mídia São Paulo, disponível em https://www.gm.org.br/midiadados. Acesso 12 abr de 2017<br><br> </td></tr></table></body></html>