ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00736</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cerâmica Paraense, essa cultura é sua. Valorize!</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marcia da Costa Lago (Faculdade Paraense de Ensino); Jacyele Sousa Carvalho (Faculdade Paraense de Ensino); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (Faculdade Paraense de Ensino)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cultura, SOAMI, Cerâmica, Anúncio, Consumo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da leitura e análise do briefing planejado com o objetivo de apoiar a divulgação da Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci (SOAMI), neste paper apresentamos a proposta de um anúncio impresso para a mídia revista com intuito de fortalecer as práticas e mesmo o consumo dos produtos de ceramistas no Distrito de Icoaraci, região metropolitana de Belém do Pará. Dando maior visibilidade à cultura e produzindo peças de publicidade e propaganda de forma a conscientizar as pessoas sobre o uso simbólico da cerâmica para a história do povo, poderemos contribuir para um aumento no consumo simbólico da cultura, e consequentemente, maior concentração nos pontos de venda e consumo dos produtos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A peça aqui apresentada foi inicialmente desenvolvida como uma das propostas de comunicação publicitária para a associação Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci (SOAMI). O empreendimento foi escolhido como tema a ser analisado durante a disciplina de Projeto de Campanha, ministrada por Enderson Oliveira no curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen). No trabalho, foi pedida a elaboração de um projeto de campanha a fim de solucionar determinado problema de comunicação encontrado no produto/serviço/causa a ser estudado. Na busca por determinado objeto de estudo para esta aplicabilidade, decidimos então analisar uma associação de ceramistas localizada no distrito de Icoaraci, em Belém/PA, tendo como referencial histórico-cultural a Cerâmica Paraense. O motivo de pesquisarmos sobre a SOAMI e a cerâmica paraense, foi porque acreditamos que dessa forma, podemos falar um pouco sobre a nossa cultura e sua importância na sociedade. Pois, dando mais visibilidade a cultura e produzindo campanhas de forma a conscientizar as pessoas sobre o valor simbólico da cerâmica para a história de nosso povo fará com que a vontade de consumir cultura provoque uma maior procura nos pontos de venda e consequentemente um maior consumo dos produtos. Nossa pesquisa deu-se através do interesse pela história e apreciação do artesanato de nossa região e, a partir de uma curiosidade, observamos que podíamos trabalhar esse tema dentro da graduação, voltada para publicidade, visto que, existe o produto no mercado, porém, não existe tanta visibilidade do negócio na região, já que não ocorre investimento na divulgação dos produtos/negócio por parte da associação. A partir da análise citada acima, decidimos prestar uma espécie de consultoria e através de pesquisas produzimos uma proposta de campanha e, especificamente de uma peça impressa, para melhorar a comunicação da associação com seu público e o mercado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A peça apresentada neste paper foi produzida como estratégia de comunicação com o objetivo principal de agregar valor ao produto anunciando sua representação e importância para a história e cultura do Estado; e objetivo secundário: apoiar o trabalho dos ceramistas, elaborada através de pesquisas feitas durante a disciplina de Projeto de Campanha, onde nos foi instruído apresentar um projeto de campanha para um produto/serviço/causa da preferência do aluno, de acordo com o contexto e as referências discutidas e apresentadas durante as aulas. Após a escolha da Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci (SOAMI) como objeto de estudos, produzir-se-ia então uma análise mercadológica da situação. E, através dos dados coletados e os resultados estabelecidos, elaboraríamos um projeto de campanha com peças de propaganda e marketing que melhor fossem satisfazer as necessidades do negócio em relação ao mercado e ao público-alvo. Com os objetivos traçados, elaboramos o seguinte briefing para criação da peça e a mesma, visando impactar a população para, de algum modo, incentivar o consumo das obras de ceramistas do Distrito de Icoaraci. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A cerâmica não é somente um objeto para decoração, ela carrega consigo algo muito mais importante: Cultura. Cultura de um povo que há muito tempo existiu em nosso Estado e nos deixou uma herança que não podemos permitir que se perca no tempo. As peças da cerâmica carregam consigo a única herança cultural já documentada de povos que há muito tempo já ocuparam o mesmo espaço que ocupamos hoje, e que, infelizmente muitas pessoas não conhecem, e, é justamente por isso que acreditamos que o papel do ceramista não é só produzir a cerâmica com intuito de vender e gerar lucro, mas também, o de ser agente produtor de conhecimento, não deixando que esta cultura tão rica possa se extinguir por falta de informação. Com isso, pretendemos também mostrar aos próprios ceramistas que o público-alvo não precisa ser somente os turistas, a valorização precisa acontecer de "dentro para fora", ou seja, tem que partir daqui, dos naturais do Estado, que deveriam ser os mais beneficiados com sua identidade histórica e cultural. "Os bens de consumo são considerados artefatos culturais criados pelos indivíduos com a finalidade de expressar tanto suas singularidades culturais e coletivas, quanto suas classificações de pertencimento social. Esse é o sentido de mediação social que os bens carregam ao constituírem uma combinação com o sistema simbólico que é a cultura." (OLIVEIRA, 2010) A cerâmica não pode tornar-se apenas um objeto de decoração como qualquer outro, ela é muito mais que isso, é história, é cultura, representa os modos de pensar e viver de povos distintos tão importantes que devem ser valorizados e preservados como tal. Para que a conscientização aconteça é preciso produzir conhecimento sobre o determinado assunto. Em relação a isso, nosso trabalho de posicionamento consistiria em promover a oportunidade à informação, para que a pessoa não compre só porque achou bonito e vai usar como objeto decorativo, mas, que também possa conhecer um pouco como se produz com o que se produz e qual sua história, afinal aquelas formas e traços desenhados na cerâmica não são em vão, todos possuem fundamentos. De acordo com a afirmação feita pelo autor Roque Laraia em seu livro, sobre cultura no conceito antropológico (2014). Afirma que, existe dois tipos de mudanças culturais: uma que é interna resultante do próprio sistema cultural, e a segunda que resultado de um contato de um sistema cultural com o outro. O que vamos ressaltar é a segunda mudança, pois está diretamente relacionada com o que podemos observar dentro das representações simbólicas do artesanato produzido hoje em Icoaraci, e de como essas mudanças ocorreram nos traços e utilidades dos artesanatos, como os momentos históricos e artísticos de um determinado momento histórico influenciou tanto no que temos hoje e no que é consideramos como artesanato de Icoaraci. A mídia revista utilizada reforça a ideia de aproximação com o público em relação ao produto, pois, como não é feito nenhuma comunicação nas mídias, não há a oportunidade de conhecer o negócio em meios que não sejam os pontos de venda. Tendo a revista como um veículo de comunicação segmentado, a possibilidade de se alcançar o público e provocar neles o sentimento de conscientização à valorização do bem como simbolismo se torna mais pertinente, pois a revista a ser veiculado possui uma interface totalmente voltada para pautas referentes ao tema Amazônia, sua beleza, sua gente, seus hábitos, seus costumes. Portanto, segundo Rodrigo Correa (2014),  a revista é um veículo de comunicação segmentado que já nasceu dirigido a grupos específicos da sociedade . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Toda campanha ou peça começa (ou ao menos deveria começar) com um briefing, documento básico, a partir da qual se poderão desenvolver estratégias criativas, mais adequadas. Um briefing deve orientar a elaboração de peças e ações. Levando isto em conta, demos início primeiramente com a produção do briefing, pois é de extrema importância para a organização das ideias, dentro do que se almeja trabalhar. Briefing Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci (SOAMI) Descrição do negócio A associação já existe no mercado há vinte (20) anos e possui sessenta (60) famílias associadas trabalhando na produção de artigos de cerâmica oriundos das culturas Marajoara, Tapajônica e Maracá. Seus pontos de venda estão localizados na Rua Siqueira Mendes, Orla de Icoaraci, Belém-PA. Objetivo de comunicação Agregar valor ao produto através de seu simbolismo para a história e cultura do Estado. Apelo Trabalhar com a emoção do público através da importância que o produto possui para a cultura e a valorização dos artesãos. Ação de Publicidade e Propaganda Produção de anúncio impresso, página dupla para mídia revista. Exigência do Briefing: usar imagem do produto em destaque; usar as informações para produzir o texto. Como buscamos trabalhar este projeto não só para vender o produto como objeto lucrativo, mas, também como objeto de simbolismo histórico cultural, nossa comunicação será informativa e de conscientização. O produto escolhido para a produção do anúncio tem como principal diferencial a cerâmica como objeto cultural. Com base nisso, a partir da análise do briefing, elaboramos nossa peça de forma um tanto quanto tradicional, em relação à produção de anúncios impressos, por encontrarmos neste formato visual uma maneira mais objetiva de contato com o público, pois, evidenciando o produto, sua beleza estética e seus traços característicos da produção artística e cultural, estamos atuando no processo de persuasão do público através da satisfação das necessidades e desejos de compra e consumo dos artigos tanto em seu significado utilitário quanto simbólico. A publicidade então, aqui é vista como um meio de influência persuasiva na acepção do produto e sua ideia, desta maneira a publicidade provocaria no sujeito os estados de consciência caracterizados segundo SANTA ANNA (2002) apud LEITE e BATISTA (2009) com a sigla AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação). Para LEITE e BATISTA (2009),  estes genericamente indicam, de forma simplista a lógica a ser analisada para o desenvolvimento de uma campanha (ou peça), para que esta alcance os objetivos definidos no planejamento de comunicação publicitária . Ao observamos a grande necessidade de falarmos diretamente com o publico nativo do estado do Pará, sobre a importância da valorização e perpetuação da cultura de cerâmica, produzimos um anuncio institucional trabalhado em revista, direcionado para o publico que a peça pretende atingir, falando numa linguagem acessível, viabilizando o processo tanto do ponto de vista financeiro, visto que, a SOAMI não possuem tanta verba para divulgação, como de acesso prático ao conteúdo. Criamos um anuncio institucional levando em consideração os atributos da associação, podemos citar aqui, alguns deles, valorização cultural, sustentabilidade e responsabilidade social. A partir dessas diretrizes produzimos o anúncio e colocamos todos esses atributos na peça, levando em consideração o conceito criativo inicial, que é de promover a imagem da SOAMI com o diferencial de não somente vender o produto em sim, mas, também como sendo uma organização que se importa com a responsabilidade social e junto com seus produtos oferecer a seu público o simbolismo cultural. Seguindo os critérios de exigência do o brifing, que propõem trabalhar na peça a imagem do produto de forma destacada, junto com os conhecimentos que adquirimos ao logo da pesquisa. Aplicamos essa ideia para associação, então. Decidimos fazer a aplicação do anúncio em revista seguimentada, que se chama AMAZONIA VIVA. Essa revista é Encartada mensalmente em O Liberal, (jornal de circulação diária no estado do Pará) a Amazônia Viva é uma produção da RM Graph e que tem como seguimento falar sobre, eventos, tradições e responsabilidade social que ocorrem dentro do estado do Pará e Amazônia, ou seja, está diretamente relacionado às questões culturais do nosso estado. Por isso, acreditamos que é uma boa mídia para veicular esse anúncio, visando atingir o público local. Figura 1. Capa revista Amazônia Viva Fonte: Revista Amazônia Viva A utilização do texto vem para dar ênfase à peça, e decidimos fazer a quebra das linhas no texto de maneira proposital e objetiva. Pois mesmo não ficando esteticamente simétrico, acontece uma questão interessante, por se tratar de um anúncio para revista, a passagem de leitura muitas vezes ocorre rápido e, quebrando as linhas do texto é uma forma de chamar a atenção para leitura e despertar curiosidade pelo assunto, deixando a observação mais dinâmica e de fácil entendimento. Outra questão que merece destaque é a fonte utilizada. A fonte foi escolhida com objetivo de passar tundo aquilo que nossa pesquisa e o brinfing vêm propondo que é do embutimento do valor cultural dentro do valor financeiro da cerâmica. Então a utilização da fonte foi pra fortalecer e relacionar com a ideia de orgânico, parecendo com uma pintura, para o público relacionar com algo artesanal e entender a proposta do anúncio remetendo aos produtos de cerâmica. Os métodos que foram aplicados na produção do anúncio, tanto texto, imagem, slogan e aplicação da logo da associação, foram direcionadas para que um reforce a função do outro, o texto reforçando o sentido da imagem para que assim possamos passar de forma mais coesa a mensagem pretendida dentro dos objetivos do briefing, seguidos do processo criativo que foi traçado através dos dados da pesquisa. A linguagem publicitária utilizada nesta peça foi pensada com a finalidade de transmitir, além de um caráter informativo, um caráter de persuasão e incitação aos leitores/consumidores em potencial, para que estes possam vir a tornarem-se consumidores efetivos do produto, elevando-os ao caráter de consumidores fies e próprios influenciadores na conquista de possíveis novos potenciais públicos. Portanto, nosso processo de criação foi todo embasado em pesquisa, e aplicado com direcionamento para que possamos passar a mensagem de maneira coesa e de fácil entendimento. Pois nosso principal objetivo com elaboração dessa mensagem é consumo dos produtos de maneira mais consciente e com responsabilidade social, tanto do ponto de vista econômico como do simbolismo cultural que a cerâmica representa para nossa cultura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A peça produzida para a veiculação do anúncio foi elaborada de acordo com as informações dadas pelo briefing que orienta trabalhar apelos e textos imprescindíveis para a melhor harmonia entre imagem e texto, afinal, o briefing também pede pra cumprir a exigência de utilização de imagem do produto. Como a escolha foi de mídia revista, página dupla, decidimos então utilizar uma imagem que pudesse compreender o espaço na revista, dando ênfase ao produto veiculado. Desta maneira, utilizamos uma imagem do Jota Marajoara, artesão de Icoaraci. Figura 2. Apresentação da imagem. Foto: Jota Marajoara Esta imagem contém uma representação do produto, no caso, o vaso marajoara, em primeiro plano e em segundo plano, outros vasos parecidos. Desta forma, colocaríamos o texto na página esquerda (sabendo que a leitura ocidental vai da esquerda para a direita, logo, a página esquerda seria a primeira a ser notada pelo leitor), página onde também estariam os vasos em segundo plano, para dar mais visibilidade ao texto e dar destaque somente ao produto, que está no primeiro plano, na página direita. Na parte inferior da página esquerda encontra-se a sigla e nome da associação. Na página direita, o endereço onde se podem encontrar os produtos que são vendidos pelos próprios ceramistas. Figura 3. Apresentação da peça Foto: Jota Marajoara A peça virá com o seguinte texto: A Cerâmica Paraense é uma das mais antigas expressões artísticas de nosso povo. Uma herança das culturas Marajoaras, Tapajônicas e Maracás. A Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci trabalha há vinte anos para que esta memória não seja esquecida. Sessenta famílias fazem parte dessa história. O texto possui as principais informações exigidas pelo briefing de criação, como o tempo de mercado da associação; o número de famílias associadas; o apelo ao simbolismo cultural; e a informação sobre as culturas seculares que originaram essa prática de produção artesanal. A título de informação teórica, descreveremos a seguir, um breve histórico sobre cada uma dessas culturas. Cerâmica Marajoara: foi feita por indígenas da ilha do Marajó entre os anos 1350 e 1450 d.C. segundo os arqueólogos Cliford Evans e Betty Megges é a mais antiga dentre as artes de cerâmica do Brasil. As peças são altamente bem elaboradas, possui várias técnicas de ornamentação, dentro da produção há uma grande diversidade de produtos como as funerárias, apitos, chocalhos e até tangas (tapa-sexo). Alguns traços são bem marcantes como as formas semelhantes ao homem ou animais com traços harmoniosos e simétricos, predominando em peças cromáticas as cores: branco, vermelho (oriunda do urucum) e preto (oriundo do jenipapo), também havia as peças acromáticas, que eram sem pigmentos. Hoje, os ceramistas de Icoaraci fabricam réplicas dessas peças em apoio à preservação da cultura desse povo . Cerâmica Tapajônica: também conhecida como cerâmica santarena, se desenvolveu entre os povos ceramistas que habitavam as margens do rio tapajós. A cerâmica tapajônica tem cerca de 500 anos de existência localizados entre 1000 e 1500 a.C., segundo arqueólogos, e lembra um pouco o estilo barroco e a arte chinesa e é o artesanato mais antigo da região do Tapajós. A cerâmica era produzida com argila e cauixi (esponja encontrada em rios de água doce), que devido sua maleabilidade e maciez produzia cerâmica com alto grau de dureza, em sua decoração o animal que mais predominava era a cobra de vários estilos e formas sob figurações plásticas bem elaboradas que faziam com que as peças ganhassem traços harmônicos e perfeitamente delineados . Cerâmica Maracá: tem origem no Vale do Rio Maracá, na região sudoeste do Amapá. As cerâmicas maracás são urnas funerárias que representam uma figura humana sentada em um banco, onde a cabeça corresponde à tampa da urna representada por um cone, o corpo tem formas cilíndricas e pinturas geométricas, as urnas apresentam órgão genital masculino e feminino. Com a reunião de traços, formas e pinturas destas três culturas, os ceramistas produzem suas peças, introduzindo também suas próprias gravuras, transformando o artesanato no que eles intitulam como:  Cerâmica de Icoaraci . A peça ainda conta com um slogan, que, para SANT ANNA (2000) apud CRUZ; CAMARGO; VERNAY (2008) está associado à imagem, à linguagem escrita e estética transcendendo a materialidade do produto ou serviço, transformando-se no afirmativo indicador dos atributos enunciado nas estratégias de propaganda e publicidade. Eis o slogan: Cerâmica Paraense, essa cultura é sua. Valorize! Nota sobre o slogan: foi elaborado levando em consideração todos os parâmetros de elaboração do projeto de campanha, pois, fala sobre o objeto de estudo, no caso a cerâmica; o público alvo que a peça é dirigida, que são as pessoas naturais do Estado (partindo do pressuposto de que o anúncio será veiculado em uma revista local com abrangência de tema sobre a Amazônia); e o verbo valorizar no imperativo, exprimindo a ideia de chamada à ação, tanto de consumo quanto de preservação da cultura. Figura 4. Aplicação em página dupla de revista A peça apresentada acima, em seu contexto geral, resulta dos objetivos de comunicação planejados no projeto de campanha produzido para a associação. Juntamente com outras peças e ações publicitárias, (que serão analisadas e apresentadas durante nosso Trabalho de Conclusão de Curso) formaram o projeto elaborado estrategicamente para atender as necessidades do negócio diante do mercado e de seus consumidores. Os elementos trabalhados na produção, tanto imagem quanto texto, foram pensados e aplicados como forma de reforçar a campanha institucional da associação, visto que, o negócio precisa desse processo de comunicação com o público, para que os artesãos possam apresentar seus produtos no mercado através da publicidade que é pensada, a partir da visão de CORRÊA (2008) "para incentivar o consumo; para isto, ela utiliza várias formas de arte, no sentido de ser criativa ao elaborar anúncios. A questão da subjetividade do consumidor é importante pois é preciso levar em conta aquilo que vai ao encontro de seus desejos". Pensando assim, a elaboração da peça se qualifica como objeto de produção gráfica e artística para levar o leitor ao entendimento do anúncio e suas relações com o processo de preservação e valorização cultural do produto anunciado. Levando a publicidade a ser entendida como elemento comunicacional utilizado no processo formação e transformação de necessidades e desejos de consumo através de atributos direcionados ao produto e ao consumo deste, como destaca CHURCHILL e PETER (2003) apud CORRÊA (2008) ao afirmar que a publicidade é planejada para Transmitir as vantagens e a imagem do produto de modo a capturar e prender a atenção do público e desenvolver interesse e desejo. Embora exija criatividade, também requer que os redatores entendam a estratégia geral de comunicação e o perfil da audiência-alvo. Dessa forma, os anúncios devem utilizar palavras e imagens compreensíveis e interessantes para a audiência-alvo, apresentar benefícios e outros estímulos importantes para ela e apoiar a estratégia do cliente. (CHURCHILL e PETER, 2003) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com a execução desta peça, pretendemos promover a conscientização do público alvo ao consumo da cerâmica como um bem histórico-cultural, que não compõe somente uma decoração, mas, a história. Temos forças que precisam ser evidenciadas, mas que, para que isso seja possível, é preciso que se realize um trabalho de marketing e propaganda do negócio, para que a associação seja posicionada no mercado perante seus concorrentes. Com base nestes resultados, realizaremos nosso projeto de campanha, apresentando neste paper a proposta de anúncio impresso para mídia revista, proporcionando à associação o apoio na sua divulgação e na sua valorização diante do mercado e da sociedade. Acreditamos que, trabalhando o lado emocional do público, poderemos transmitir a ideia de preservação da cultura através do consumo de bens utilitários, decorativos e simbólicos. E, também que, através deste trabalho de conscientização possamos valorizar ainda mais, o trabalho dos ceramistas como agentes influenciadores da perpetuação dos traços, formatos, símbolos e práticas artesanais realizadas pelos povos que deixaram-nos esta herança cultural, perpetuação esta, que além de preservar, transforma, modifica, moderniza o artesanato, nos levando a considerar que o dinamismo cultural possui grande significado e influencia para que não se deixe que o tempo apague da mente da sociedade paraense, a memória das sociedades antigas e tão importantes na formação do que somos hoje enquanto povo constituinte de riquezas naturais, sociais e culturais com características que nos torna uma sociedade tão singular e dinâmica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CHURCHILL, Jr. A. Gilbert; PETER, Paul J. Marketing - Criando valor para os clientes. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.<br><br>CORREA, Sônia de Oliveira Martins. Publicidade, Ensino e Transdisciplinaridade. 2008. Disponível em < www.funedi.edu.br/files/mestrado/dissertações/TURMA2/DissertaçãoSoniaOMCorrea.pdf >. Acesso em 10 de Abril de 2017.<br><br>OLIVEIRA, Josiane Silva de. O "Olhar" Antropológico do Marketing: Contribuições da Antropologia do Consumo ao Sistema de Bens e Comportamento do Consumidor. Revista ADM. MADE, ano 10, v.14, n. 2, p. 21-35, maio/agosto, 2010. Disponível em <www.spell.org.br/documentos/dowload/2625 >. Acesso em 20 de março de 2017.<br><br>SANT ANNA, A. Propaganda  Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Thomson Pioneira, 2000.<br><br> </td></tr></table></body></html>