ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00759</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Um roteiro sobre as Drag Queens da capital paraense </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;EVELIN TAIANA SEGTOWICK SOUSA (ESTÁCIO PARÁ); Allyster Allan Lima Fagundes (ESTÁCIO PARÁ); Viviane Menna Barreto (ESTÁCIO PARÁ)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;drag queen, gênero, festa Noite Suja, roteiro, documentário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este roteiro foi desenvolvido no 8° semestre durante a construção do trabalho de conclusão de curso do aluno Allyster Fagundes, e tem como objeto de estudo uma festa drag chamada Noite Suja. Por meio de entrevistas montou-se um documentário que mostra como nasceu o projeto Noite Suja, quem são seus idealizadores e como a Noite Suja tornou-se o cenário para o surgimento de uma nova geração de drag queens na capital paraense. O mesmo busca retratar a particularidade das drags, seu discurso político, sua relação com a sexualidade, seu entendimento sobre gênero e a forma como transitam entre o feminino e o masculino. Busca-se também entender a forma de se construir e se trabalhar com um roteiro audiovisual documental não ficcional e desenvolver todas as suas etapas de maneira experimental e intuitiva, partindo de um olhar sensível e pessoal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A cultura drag vem se estabelecendo cada vez mais na cultura de massa devido a programas humanizando os artistas que as fazem. Não é recente que performistas estão introduzidos em programas de televisão, espetáculos teatrais e filmes, todavia, quase sempre são retratos de maneira preconceituosa e superficial. Em Belém esta manifestação cultural ainda não é bem assimilada pela população local, que ainda discrimina os artistas que se montam, os confundindo com pessoas transgênero, garotas de programas, por exemplo. E para que esse pensamento mude é preciso que a sociedade entenda os reais motivos que levam artistas a assumirem características de mulheres (ou de pessoas sem gênero específico) e evidenciar a comunidade como um todo qual a importância de haver festas como a Noite Suja, em uma cidade que ainda não vê drag queens como performances artísticas. O Noite Suja é muito importante para quem é drag, nós temos poucos espaços aqui em Belém e a Noite Suja é um dos poucos espaços de resistência. Pra mim a drag é construção de imagem e comportamento, quebrando com esse padronismo. É uma questão muito política. (JONES, Allan / Flores Astrais, entrevistado(a) em 21 de maio de 2016/ festa Noite Suja de Gala) Com a produção de um roteiro falando sobre drags queens de Belém em um período onde esses personagens são mundialmente enaltecidos, este projeto busca evidenciar como se processa a relação das drag queens e sua identificação com o gênero feminino e masculino, abordando os estereótipos e configuração do sujeito em relação ao personagem drag. Por entender que o audiovisual é uma arte como qualquer outra, que nos possibilitam diversas formas de concepção. Este projeto está sendo desenvolvido em todas as suas etapas de forma experimental e intuitiva, partindo de um olhar sensível e muito pessoal. A partir da relação do idealizador com o seu equipamento busca-se desenvolver uma poética e também evidenciar a transformação das drags e seu processo de montação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como objetivo geral este projeto visa através da produção um roteiro documental construir um audiovisual que mostrar histórias de drag queens que frequentam da Festa Noite Suja, os seus processos de montação do personagem, sempre buscando humanizar o indivíduo, por meio da sua vivência. O resultado final do projeto será utilizado como ferramenta de esclarecimento, conscientização e divulgação da cena artística. O projeto busca também entender e evidenciar a transformação das drags, e seu processo de montação, que faz parte de uma  metamorfose , inicialmente de um corpo masculino para um corpo feminino, seus significados e a importância desse processo como parte da construção e materialização do personagem drag queen. Os objetivos específicos deste trabalho de conclusão de curso são: " Acompanhar o processo de montação do artista e qual a relação dele com a arte drag. " Entrevistar os criadores da festa Noite Suja (saber como surgiu o projeto). " Entrevistar personagens e drags que frequentam a festas Noite Suja, (saber qual visão eles possuem desse movimento artístico) " Entrevistar um pesquisador do assunto. " Utilizar o documentário como material de disseminação da cultura drag e registrar a manifestação cultural. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  Um roteiro para pensar sobre Drag Queens da capital paraense surge com a proposta de divulgar e enaltecer a cultura drag da cidade de Belém e, sobretudo, documentar a manifestações para que outras gerações possam usufruir para futuros projetos e também registar como o movimento se desenvolveu na cidade no contexto do século 21. Este projeto também tem como justificativa dar voz aos artistas que são marginalizados e incompreendidos pela sociedade. A razão pela qual foi escolhido produzir um roteiro sobre a Noite Suja, parte da percepção de que a festa é um cenário alternativo importante, onde está surgindo uma nova geração de drags em Belém, grade parte delas são envolvidas profissionalmente ou de forma amadora com diferentes segmentos artísticos como teatro, dança, performance e artes visuais. Este trabalho surge também como desmistificador quando se propõe a diferenciar o artista que sem caracteriza como mulher ou outro personagem, das pessoas trans. Esta questão ainda é algo que vem sendo bastante discutido pois estes artistas ainda são confundidos com travestis e transexuais. A festa Noite Suja foi criada por Matheus Aguiar e Maruzo Costa, há quase dois anos. E tem como proposta desconstruir, ousar, divertir além de estimular o surgimento de novos performers na cidade de Belém, pregando a liberdade de expressão sem pré-conceitos ou restrições de gênero. O projeto que reúne performers, drag queens, drag kings, artistas, gente criativa e sem normatividade, teve sua primeira edição no dia 12 de dezembro de 2014, e foi realizada na casa de shows Casarão Music, com o tema  baile à montação . A gente criou esse tema  baile à montação para lembrar algo como  domingo dançante ou  baile dançante , pois a ideia inicial do Noite Suja, era fazer com que as pessoas fossem produzidas visualmente à festa, do jeito que quisessem e de forma livre, sem definições. (COSTA Maruzo / criador da festa Noite Suja, entrevistado em 28 de setembro de 2016) A ideia de dar o nome  Noite Suja a festa, surgiu como uma forma de chamar a atenção e ao mesmo tempo provocar as pessoas. Segundo Maruzo Costa,  o significado do nome não está ligado a sujeira ou a lixo . O projeto não tem um período certo para acontecer, suas edições são sempre temáticas e reúne performances de artistas da cidade de diferentes segmentos. Ao logo de suas nove edições, a festa foi ganhando força e aos poucos foi sendo adotado por uma nova geração de drags que se identificavam com a proposta. Segundo Matheus Aguiar, o Noite Suja, não foi concebido como um evento direcionada ao público gay, ou mesmo como uma festa drag. A ideia inicial era de propor um ambiente onde às pessoas pudessem se divertir, se entreter e ter a sensação de liberdade ao se expressarem de artisticamente. Hoje em dia a Noite Suja representa uma das faces da nova cena alternativa de Belém, e marca o surgimento de uma nova geração de drags que buscam desconstruir qualquer tipo de padronização de imagem, beleza, inclusive a padronização do que é ser drag. Ao entrevistar algumas das drags do Noite Suja percebeu-se que muitas delas buscam fazer de seu trabalho algo além de um simples manifesto artístico, mas também um manifesto político que busca provocar a sociedade e lutar por direitos e igualdade.  Nós somos resistência, nós somos combatente da homofobia, do machismo, do racismo, nós somos arte , declara a Jornalista e primeira mulher a fazer drag na Noite Suja, Monique Malcher. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia do projeto inicia com pesquisa na internet, na procura de textos jornalísticos, vídeos e imagens sobre os eventos anteriores, além de materiais sobre a cena drag queen de Belém nos anos 80 e 90. Referências bibliográficas disponibilizadas pelo orientador também foram usadas como suporte para a produção do referido artigo. Para o processo de montagem da estrutura do roteiro foram utilizadas algumas orientações disponível na internet, as mesmas se encontra disponível no blog  Um pouco de tudo . O material disponibilizado no endereço eletrônico, que se encontra anexado no referencial teórico deste projeto, ensina o passo a passo para a construção técnica de um roteiro de cinema, para filme de ficção, ao qual teve que ser adapta para que o mesmo se encaixasse na proposta de um roteiro de filme documental. É importante pontuar que ao se trabalhar com a construção de um roteiro para documentários de não ficção, deve-se levar em consideração algumas questões relevantes, que o difere de um filme de ficção, como o fato de que o mesmo não é uma versão definitiva ainda na etapa de pré-produção, pois ao se trabalhar com atores sociais e fatos que serão mostrados como um recorte da realidade, não se pode pré-definir o que será dito ou relatado com exatidão em depoimentos. Sérgio J. Puccini Soares, pontua essa questão em sua pesquisa, como podemos analisar na citação a seguir. O processo de maturação de um roteiro de documentário pode ser bem mais longo que o de ficção e envolver todas as etapas de produção do filme. Essa peculiaridade é consequência da maior dificuldade de apreensão e controle do universo de representação, universo aberto e sujeito a transformações, oposto ao universo fechado e controlado da ficção. Trata-se de um gênero em que o imprevisto pode desempenhar papel tão importante quanto aquilo que é cuidadosamente planejado. (SOARES, 2007, p ,18) Na produção do documentário não se pode pré-definir como será o produto final do vídeo apenas com a criação do roteiro, o mesmo serve como um norteador e se modifica algumas vezes no decorrer do processo. Ao final se mostra diferente devido as alterações necessárias para se chagar ao resultado almejado. Em relação ao roteiro utilizado durante a festa, produziu-se um roteiro base que esteve sujeito a algumas mudanças que surgiram durante as gravações. A ideia foi deixar o responsável por captar as imagens livre para registrar as cenas da forma que o andamento da festa e os seus frequentadores assim permitissem. Esse procedimento foi pensando de acordo com o que aborda Soares, onde afirma que  Documentário é também resultado de um processo criativo do cineasta marcado por várias etapas de seleção, comandadas por escolhas subjetivas desse realizador. Essas escolhas orientam uma série de recortes, entre concepção da ideia e a edição final do filme, que marcam a apropriação do real por uma consciência subjetiva . Soares (2007). Para a produção do projeto foram realizadas reuniões com os organizadores do evento, contato prévio com os possíveis personagens que participariam do documentário e a definição de quem auxiliaria no dia da gravação, na casa do personagem, no deslocamento para o Noite Suja, e durante o evento. A primeira gravação foi feita na tarde do dia 21 de maio de 2016, no apartamento do Leonardo Botelho, estudante de direito da Universidade Federal do Para, que começou a se montar no Noite Suja, e atualmente da vida a uma personagem drag conhecida como Condessa. Primeiramente foi gravado o depoimento do Botelho na sala do seu apartamento, onde o mesmo foi questionado sobre sua relação com a arte drag, como ele conheceu o Noite Suja, e a forma como isso se reflete na relação dele com seus familiares. Depois foi acompanhado o processo de montação, que é o momento que marca a transição do corpo masculino para o corpo feminino. Onde o mesmo utilizou artifícios como maquiagem, peruca, e enchimento de esponja para modificar sua imagem e dar vida ao seu personagem drag. Posteriormente foi gravado o deslocamento do personagem para a festa, e sua chegada na boate Urbano, onde estava acontecendo a 7º edição do Noite Suja,  Noite Suja de Gala que tinha como tema, uma noite de premiações. Algumas entrevistas foram feitas em frente ao evento, com os idealizadores do Noite Suja, Mazuzo costa e Matheus Aguiar. E com as drags Sid Manequim, Sarita de Gzuis, Cílios de Nazaré, Ravenna, Flores Astrais e Mandy Roxey. Durante a festas foram feitas várias imagens de apresentações, performances e da movimentação do público dentro da boate, que serviram como imagens de apoio para a montagem do documentário. No dia seguinte foram feitas imagens da cidade de Belém, para serem usadas no vídeo como uma forma de contextualizar e localizar o espectador, sobre a região onde se passa a história. Depois desse dia de gravação foi feita a seleção de imagens e montada da pré-edição do vídeo, com as entrevistas das drags Mandy Roxey, Cílios de Nazaré, Sid Manequim e o depoimento do personagem Leonardo Botelho. Durante a decupagem (seleção de imagens), percebeu-se que os depoimentos do Maruzo costa e Matheus Aguiar, não haviam ficado com a qualidade desejada, os mesmos foram regravados no estúdio de TV da faculdade Estácio do Pará. A proposta de regravar os depoimentos em estúdio, foi pensado como uma forma de dar ao documentário maior diversidade de ambientes nas imagens. Para a gravação em estúdio foi elaborado um planejamento que envolveu a criação de um cenário e um roteiro de perguntas. O primeiro visando um apelo estético no vídeo e uma melhora na fotografia, e o segundo como um meio de direcionar e dinamizar as entrevistas. Partindo de uma pesquisa na internet por referencias de fundos cenográficos que tivessem a cor dourado, buscou-se criar um fundo brilhoso que remetesse ao ambiente de festa. O modelo que serviu de inspiração para a montagem do cenário, foi encontrado no site Pinterest, com fotos ilustrativas do DIY (Do It Yourself)  Faça Você Mesmo . Algumas folhas de papel laminado, papel kraft e tubos de cola, foram a base para construir o cenário que demorou três dias para ser feito. Fotos do item citado anteriormente estão como forma de anexo deste artigo </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> NOITE SUJA (Roteiro) O documentário mostrará a história da cultura drag na cena alternativa da cidade de Belém. O objetivo deste roteiro é mostrar histórias de drag queens que frequentam a festa Noite Suja. Busca-se humanizar esses indivíduos por meio de suas próprias histórias e utilizar o resultado final deste projeto como uma ferramenta de esclarecimento e conscientização. FADE IN: VÁRIOS RECORTES DE VÍDEOS QUE MOSTRAS APRESENTAÇÕES DE DIFERENTES MOMENTOS DA FESTA NOITE SUJA EM VELOCIDADE ACELERADA, MOSTRANDO DETALHES DE ROSTOS, CORPOS E SILHUETAS FEMININAS/TRILHA  MÚSICA ELETRÔNICA - NOITE. FUSÃO PARA EXT. AVENIDA PRESIDENTE VARGAS/EFEITO PESAGEM DE TEMPO/TRANSIÇÃO DO ANOITECER PARA O AMANHECER. CORTA PARA INT. PERSONAGEM (DRAG) FREQUENTADOR DA NOITE SUJA, SENTADO EM UMA CADEIRA/SALA OU QUALQUER OUTRO CÔMODO DE SUA CASA - DIA. Pequenos closes fechados vão mostrar parte de seu corpo como boca, mãos e olhar. Seu rosto vai sendo revelado na medida em que ele se apresenta até que fica em evidencia por completo. FUSÃO PARA INT. CLOSES MOSTRAM DETALHES DO AMBIENTE ONDE O PERSONAGEM SE ENCONTRA/ SALA OU QUALQUER OUTRO CÔMODO DE SUA CASA - DIA. FUSÃO PARA EXT. CENAS DA CIDADE DE BELÉM ANOITECENDO/TRILHA SONORA/EFEITO PASSAGEM DE TEMPO  NOITE. CORTA PARA EXT. ORGANIZADOR DA FRESTA SENTADO EM PÉ NA FRENTE DA NOITE SUJA/RUA  NOITE. Nesse momento serão trabalhados closes fechados e abertos enquanto o organizador da festa fala o que é a noite sua e como nasceu a ideia de promover a festa. FUSÃO PARA EXT. CENAS MOSTRANDO A MOVIMENTAÇÃO NA FRENTE DA FESTA E A CHEGADA DE ALGUMAS DRAGS/ RUA  NOITE. CORTA PARA INT. PERSONAGEM (DRAG) FREQUENTADOR DA NOITE SUJA se MONTANDO/QUARTO OU QUALQUER OUTRO CÔMODO DE SUA CASA - NOITE. Nesse momento será colhido informações mais pessoais sobre a vida do personagem, sobre sua orientação sexual, o que é ser uma dreg queen e outras questões relevantes. FUSÃO PARA INT. CLOSES MOSTRAM DETALHES DO AMBIENTE ONDE O PERSONAGEM SE ENCONTRA/ QUANTO OU QUALQUER OUTRO CÔMODO DE SUA CASA - NOITE. CORTA PARA EXT. FRENTE DA FESTA NOITE SUJA/RUA  NOITE. Nesse momento será colhida a fala de outras drags. CORTA PARA EXT. PERSONAGEM SE LOCOMOVENDO DE SUA CARA PARA A NOITE SUJA DE CARO, ÔNIBUS OU A PÉ/RUA  NOITE. FUSÃO PARA INT. CENAS DE DENTRO DA FESTA  NOITE. Nesse momento será mostrado a movimentação dentro da festa, performances, dublagens e outros. CORTA PARA INT. ENTREVISTA COM OUTRAS DRAGS DENTRO OU FORA DA FESTA  NOITE. FUSÃO PARA EXT. PERSONAGEM (DRAG) FREQUENTADOR DA NOITE SUJA, SAINDO DA FESTA/ RUA  NOITE. Nesse momento ele dará suas considerações finais sobre a sua arte performática, o que significa ser uma drag e qual o papel e a importância da noite suja na sua vida. FUSÃO PARA EXT. câmera em movimento pelas ruas de Belém/off da fala do organizador da festa/trilha de fundo. FUSÃO PARA EXT. AVENIDA PRESIDENTE VARGAS/EFEITO PESAGEM DE TEMPO/TRANSIÇÃO DO ANOITECER PARA O AMANHECER. Nesse momento será rebelicado a cena que abre o documentário. Obs: o vídeo será basicamente composto por cenas da festa, depoimentos do personagem central (drag), organizadores e outras drags que frequentam a Noite Suja. FADE OUT. FIM O projeto deste referido artigo foi pensando para ser produzido em formato de documentário, onde o cinegrafista teve a liberdade para adaptar o roteiro pré-estabelecido durante a pré-produção. Para as cenas onde foram entrevistadas as drag queens, foi produzido um roteiro de entrevistas com perguntas previamente pensadas com o intuito de auxiliar o repórter na otimização dos diálogos e também para que as perguntas não afetassem a obtenção de imagens. Também é importante destacar que este projeto foi idealizado em ser produzir por meio de audiovisual pelo fato de não haver muitos registros visuais das performances das drag queens de Belém, portanto, a intenção deste projeto é incentivar e promover a produção de documentários a respeito dos artistas da cidade de Belém. Muito do que se vê a respeito das manifestações artísticas voltadas para as drags queens da cidade são pequenos textos convidando pessoas para a festa, vídeos gravados pelo celular e hospedados no youtube e diversos artigos produzidos por blogs de Belém, como o Reduto Cult (www.redutocult.com.br) e blog Outros 400 (www.outros400.com.br). Como trilha sonora foram utilizadas as músicas Amazônia bag bag da banda paraense Strobo e a melodia da canção Avenue da cantora dinamarquesa Agnes Obel. A ideia inicial era utilizar apenas músicas de artistas regionais que tivessem um som experimental e marcante, proposta que se encaixou perfeitamente com som de Amazônia bag bag, que mistura elementos eletrônicos e sintetizadores com ritmos regionais como carimbó. Porém o fato de inserir o instrumental da canção Avenue no vídeo, aconteceu como um processo natural, pois as músicas da Agnes Obel, foram fortes indutores no momento da criação do roteiro e concepção de ideias que foram usadas no documentário. Colocar a música no vídeo foi uma forma de preserva uma memória emotiva que se criou durante o processo. Os únicos efeitos gráficos usados no documentário foram caracteres alfabéticos que formam palavras e sinalizam situações durante o vídeo, e ao final do mesmo definem os créditos. Enquanto recursos técnicos foram utilizados câmeras de entrada (cânon T5i e a T3i), microfones e lentes 50mm e 18-55mm. Para a parte da edição do vídeo foi usado um computador doméstico da marca hp. Durante a edição final do documentário, algumas partes dessas performances que estão no youtube foram utilizadas para compor o documentário, que tem 37 minutos de duração, onde mostrada a vida de um artista drag, como o mesmo começou a se montar e compor a sua persona. O documentário também pontua a importância desse movimento, que é político, social, cultural, comportamental e legitima a arte e livre expressão artística-política. O documentário foi dividido nas seguintes etapas, pesquisa, criação do roteiro, elaboração do cronograma, captação de imagens, decupagem (seleção das imagens), edição, tratamento da imagem e efeitos gráficos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A construção deste projeto permitiu perceber a importância do documentário como uma arte de fato, onde precisou-se partir de um olhar sensível e muito pessoal. Durante a elaboração do referido projeto ficou clara a importância de se produzir conteúdo a respeito da cena drag, sobretudo na cidade Belém, onde ainda há poucos registros circulando pela internet e muito menos documentados em forma de artigos científicos ou livros. Portanto, este produto se torna indispensável para o uso de novas gerações que virão a estudar a cena artística no contexto do século 21, com a reinserção da drag na cultura de massa, porém, de forma mais consistente e politizada. Belém vem convivendo com expressões artísticas onde as drag queens estão inseridas, um exemplo é festa profana  Chiquita , que sucede a procissão de transladação de Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o Auto do Círio, manifestação artística realizada por artistas da cidade em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Ou seja, Belém está inserida em um contexto em que as drags estão presentes, porém de uma forma diferente do que é visto durante a Noite Suja, não as mesmas se apresentam de forma mais teatral e cômica e sim, com um cunho político e questionador. Olhando pela ótica de protesto, foi observado que ser drag é ser trangressor, é quebrar paradigmas e, sobretudo, é questionar o modo que se vive e que se enxerga o mundo. Pois as drags estão inseridas no meio do que se entente por feminino e masculino e, muitas vezes até distante do binarismo imposto pela sociedade em sua maioria heteronormativa. Ao final da execução do produto fica claro que a Festa Noite Suja não se trata de simples festa, mas se trata de um local onde pessoas podem se manifestar da forma que se sentem à vontade, sem que sejam questionadas sobre suas orientações sexuais e seus respectivos gêneros. Trata-se de um ambiente democrático onde pessoas comuns podem se o que bem entender e, assim, expressar sua arte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALMEIDA, Juliano Nogueira de. Isto não é um filme de ficção: Bill Nichols e a introdução ao documentário. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET  MG. Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais. 2014  Vol.01 | N.02. Disponível em: < http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/233/266> Acesso em 25 de novembro de 2016.<br><br>BELMIRO, Daniele. Reality show americano inspira nova geração de drag queens no Brasil. BBC Brasil. Disponível em: < http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160202_drag_queens_db_ab> Acesso em 29 de novembro de 2016. <br><br>COLLING, Leandro. Teoria Queer. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B2a3UynNKV2CNjFwOE1td3VENUU/edit> Acesso em 28 de maio de 2016. <br><br>CHIDIAC, Maria; OLTRAMARI, Leandro. Ser e estar drag queen: um estudo sobre a configuração da identidade queer. Estudos de Psicologia. Universidade Sul de Santa Catarina, Santa Catarina 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n3/a09v09n3.pdf> Acesso em: 16 de abril de 2016.<br><br>DIAS, Rodrigo. Em busca da definição: mas afinal... O que é mesmo documentário? De fernão pessoa ramos. Revista de Histórias e Estudos Culturais  Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2009. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF19/Resenha_1_Rodrigo_Francisco_Dias.pdf> acesso em 17 de agosto, 2016.<br><br>JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos Brasília, 2012. Disponível em: <https://issuu.com/jaquelinejesus/docs/orienta__es_popula__o_trans> acesso em 16 de abril, 2016.<br><br>SENKEVICS, Adriano. Ensaio Sobre Gênero. O conceito de gênero por Judith Butler: questão da performatividade. Publicação online. <https://ensaiosdegenero.wordpress.com/2012/05/01/o-conceito-de-genero-por-judith-butler-a-questao-da-performatividade/> Acesso em 12 de abril, 2016. <br><br>SOARES, Sérgio José Puccini. Documentário e Roteiro de Cinema: da pré-produção à pós-produção. Tese (Doutorado)  Instituto de Artes, Universidade Federal de Campinas, Campinas, SP [s.n.], 2007. Disponível em: <file:///C:/Users/Aluno/Downloads/SoaresSergioJosePuccini_D.pdf> Acessado em 16 de abril, 2016. <br><br>Um Pouco de Tudo. Como Fazer um Roteiro de Cinema. < http://aprendapoucodetudo.blogspot.com.br/2011/07/como-fazer-um-roteiro-de-cinema.html. > Acesso em junho de 2016. <br><br> </td></tr></table></body></html>