INSCRIÇÃO: 00669
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP05
 
TÍTULO: Assessoria de Comunicação na AGESB
 
AUTORES: Ícaro Gracian da Silva Vieira (Universidade Federal do Pampa); Rafael Borges Marques (Universidade Federal do Pampa); Valmor Rhoden (Universidade Federal do Pampa)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agência de regulação, Assessoria de comunicação, Assessoria de imprensa, Comunicação Pública,
 
RESUMO
O trabalho apresentado aqui descreve um projeto de assessoria de comunicação desenvolvido e executado para atender as necessidades comunicacionais da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB). Nosso objetivo foi o de visibilizar a atuação, a imagem da Instituição e aproximar sua relação com a população usuária dos serviços regulados. No que concerne aos resultados obtidos, foi conquistado uma maior presença nos veículos de comunicação da região com entrevistas em rádio e TV, e juntamente uma aproximação com seus públicos (Poder Público Municipal, Concessionárias e Usuários).
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho é fruto da disciplina de Assessoria de Comunicação I e II, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa, referente à aplicação das ações comunicacionais previstas no Plano Estratégico de Comunicação da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB), realizado em 2015-1, e aplicadas em 2015-2 e 2016-1. A AGESB é um órgão público que tem por função a regulação de serviços públicos concedidos a terceiros pelo Município, com a competência de fiscalizar e garantir a boa prestação dos serviços delegados, prezando pelo equilíbrio econômico-financeiro do contrato de forma imparcial entre Município, consumidores e empresas. Os serviços regulados pela Agência são o abastecimento e tratamento de água, coleta de esgoto, táxi e ônibus. A Agência foi fundada em 2010 e começou a operar em 2011, na sede da Prefeitura de São Borja.
 
OBJETIVO
Durante o nosso levantamento de dados sobre a realidade organizacional para a elaboração do Plano, constatamos a ausência quase total de comunicação externa, uma imagem institucional efêmera - restrita apenas aos setores diretamente ligados à Agência -,uma participação popular em seus processos quase nula e uma presença muito fraca na opinião pública. O Plano foi estruturado, então, para fortalecer a imagem institucional da AGESB, divulgar sua existência e atuação e estabelecer parcerias produtivas para o seu funcionamento.
 
JUSTIFICATIVA
A atividade de fiscalização dos serviços públicos, desenvolvida por uma agência reguladora, tem como função buscar a constante melhora nos serviços que são prestados à população. Para que as agências reguladoras exerçam sua função de maneira plena, necessitam da participação das pessoas usuárias dos serviços regulados, tanto para saber suas opiniões sobre os serviços, como também para divulgar a esses usuários, informações referentes ao seu funcionamento. Percebe-se, portanto, a necessidade de considerar-se o cidadão e usuário como elemento determinante no funcionamento do serviço público. Neste contexto, um trabalho com vistas a comunicação e bom relacionamento entre organização e públicos se faz necessário. Para engendrar e concretizar políticas e normas que objetivem o estreitamento do relacionamento com seus públicos, organizações lançam mão do serviço de ACS's: Para aprimorar o fluxo de informação entre elas e esses públicos, as organizações utilizam os serviços de uma assessoria de comunicação social (ACS),(...) A ACS presta um serviço especializado, coordenando as atividades de comunicação entre um assessorado e seus públicos e estabelecendo políticas e estratégias que englobem iniciativas nas áreas de jornalismo, relações-públicas e publicidade e propaganda.(Elisa Kopplin Ferraretto, Luiz Artur Ferraretto, 2009, p.11-12) Este trabalho explana, portanto, a experiência de análise, diagnóstico, execução e avaliação do resultado de ações comunicacionais estrategicamente elaboradas dentro de uma autarquia pública.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Planejamento de comunicação: O planejamento de comunicação nos possibilitou identificar as necessidades apresentadas pela Agência e a partir disso formular ações que resultassem em presença na mídia, ganho de visibilidade, fortalecimento da imagem para a comunidade e aproximação no relacionamento com os públicos (Poder Público Municipal, Concessionárias e Usuários). Eventos (reuniões, visitas, audiência pública): Considerando o destaque que os eventos possuem como ferramenta estratégica de relacionamento, buscamos trabalhar com esta ferramenta através da realização de visitas e reuniões, previamente programadas, com públicos específicos da AGESB. Assessoria de Imprensa (releases, agendamento de entrevistas, cobertura fotográfica): Um dos elementos relacionados à assessoria de comunicação no terceiro setor é o processo de desenvolvimento da cidadania, que deve incluir o amplo debate dos problemas sociais (Ferrareto e Ferrareto, 2009, p.55). Segundo os autores, para isso, servem como instrumentos, entre outros, artigos e reportagens em jornais e revistas, entrevistas e debates em programas de rádio e televisão e chats informativos na internet (ibid). Media Training (preparação para entrevistas): Todas as vezes em que um membro da Agência foi solicitado a dar qualquer entrevista ou participar de programas televisivos, radiofônicos ou trabalhos acadêmicos; realizamos de antemão, com os mesmos, um trabalho de preparação de sua apresentação, discurso, postura, abordagem, entre outros aspectos relevantes a quem irá representar uma organização. Comunicação Digital (site, redes sociais, emails): Sabendo da importância que o meio digital possui para uma organização que precisa conquistar visibilidade, julgamos necessário inserir a AGESB nesse ambiente. Observando o contexto social da organização, trabalhamos ferramentas consideradas essenciais no campo da comunicação digital: Site, e-mail corporativo e Facebook. Comunicação Escrita (cartilhas e panfletos): Criamos cartilhas e panfletos com informações da AGESB, para serem disponibilizadas a seus públicos. Sobre a implementação da comunicação escrita, Waldyr Gutierrez Fortes (2003, p.253) afirma que "ao implementar a comunicação escrita, é indispensável o perfeito conhecimento dos grupos que vão receber as informações e dos seus níveis de entendimento e repertório." Comunicação Institucional (vídeo institucional, spots, identidade visual): Foram desenvolvidos materiais e estratégias para divulgação de informações da própria instituição, englobando seus valores, missão, visão, funcionamento e atuação. Dentre os materiais e estratégias estão: video institucional, spots, cartilhas informativas, site, criação de logo e adequação do espaço físico. Para Margarida Kunsch (2003), a comunicação institucional é responsável pela construção da imagem e identidade corporativas, contribuindo para a legitimação e credibilidade da Instituição diante de seus públicos.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Assessoria de Imprensa ਀䔀猀琀愀 愀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 最攀爀攀渀挀椀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 䄀䜀䔀匀䈀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 氀漀挀愀氀⸀ 䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 攀Ⰰ 氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 攀渀焀甀愀渀琀漀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀  䌀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 ㄀㠀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 渀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 最爀愀琀甀椀琀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀漀渀琀愀戀椀氀椀稀漀甀 甀洀 瘀愀氀漀爀 搀攀 刀␀ 㠀⸀㜀㈀㈀Ⰰ㤀㠀 攀洀 洀搀椀愀 最愀渀栀愀⸀ 䌀漀渀挀攀搀攀洀漀猀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 愀漀 瘀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 䨀漀爀渀愀氀 搀漀 䄀氀洀漀漀 搀攀 唀爀甀最甀愀椀愀渀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 䨀䄀 䤀搀攀椀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀攀 漀 焀甀椀渀琀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 洀愀椀漀爀 愀甀搀椀渀挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 最爀愀搀攀 搀愀 刀䈀匀 吀嘀 唀爀甀最甀愀椀愀渀愀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 愀琀攀渀搀攀爀 㠀 挀椀搀愀搀攀猀 搀愀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀 漀攀猀琀攀 最愀切挀栀愀㬀 漀 瘀愀氀漀爀 攀洀 洀搀椀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀 最愀渀栀愀 昀漀椀 搀攀 刀␀ ㌀⸀㘀㄀ Ⰰ㘀㘀⸀ 䄀氀洀 搀漀 攀猀瀀愀漀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀漀 挀漀洀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 ㄀  攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 渀愀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀搀椀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 䈀漀爀樀愀 攀 琀椀瘀攀洀漀猀 㐀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 䄀䜀䔀匀䈀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀攀挀攀搀椀搀愀猀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 瀀爀瘀椀愀 搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 氀椀搀愀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 ⠀䴀攀搀椀愀 吀爀愀椀渀椀渀最⤀⸀   Comunicação digital ਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀椀爀攀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀愀 䄀䜀䔀匀䈀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀氀椀洀攀渀琀愀搀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀攀渀琀攀㨀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀㬀 爀攀甀渀椀攀猀 搀漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 䐀椀爀攀琀漀爀㬀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀㬀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 挀漀洀 愀 愀琀甀愀漀 搀愀 䄀最渀挀椀愀⸀ 嘀愀氀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 琀漀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 漀爀最渀椀挀愀⸀   Anteriormente a Agência era proprietária de um blog informativo que estava desatualizado e com uma interface não atraente. Após reunião com o Conselho Diretor decidimos pela compra de um domínio próprio que passou a ser www.agesb.com.br. Junto a aquisição do domínio, tivemos a oportunidade de criar cinco e-mails corporativos para cargos-chave da AGESB. ਀䴀攀猀洀漀 挀漀洀 愀 漀琀椀洀椀稀愀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 攀ⴀ洀愀椀氀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 搀攀 挀攀爀琀漀 愀琀爀愀猀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 䄀最渀挀椀愀⸀ 倀愀爀愀 攀渀琀漀 愀挀攀氀攀爀愀爀洀漀猀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 椀渀猀琀愀渀琀渀攀愀猀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀Ⰰ 挀漀洀 氀漀最漀 攀 渀漀洀攀 搀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀  Essas ações nos permitiram acelerar o processo de comunicação interna e criar canais oficiais de comunicação entre Agência e seus diferentes públicos. ਀䌀愀洀瀀愀渀栀愀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀戀爀攀 猀愀渀攀愀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀  A CORSAN, empresa responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto, operava À época obras de ampliação de sua rede. Isso gerou obras sucessivas que causavam incômodos aos moradores – o que foi uma das justificativas para as visitas às associações de moradores das regiões em obras – e uma reação negativa à iminência da implementação da nova tarifa residencial referente à coleta de esgoto. Notamos, portanto, uma campanha de conscientização sobre a importância do saneamento básico se mostrou necessária. A campanha foi quase inteiramente digital, com parceria com o Instituto Trata Brasil, reunimos informações suficientes sobre o tema para divulgá-la no site e na página da Agência em diversas ocasiões durante o semestre. Também tocamos no tema e informamos os ouvintes, quando possível, em diversas visitas a rádios. ਀嘀椀猀椀琀愀猀 攀 刀攀甀渀椀攀猀  Durante o trabalho de assessoria de comunicação buscamos aproximar, gradativamente, a relação entre a Agência, concessionárias reguladas e usuários. Para tanto, realizamos visitas às sedes das empresas responsáveis por prestar os serviços regulados, assim como buscamos o diálogo com os usuários, através de reuniões nas associações de bairros e visitas a instituições de ensino. ਀䔀猀猀愀猀 愀攀猀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 攀猀琀爀攀椀琀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 䄀䜀䔀匀䈀 挀漀洀 愀猀 䌀漀渀挀攀猀猀椀漀渀爀椀愀猀 爀攀最甀氀愀搀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀ⴀ氀愀 瀀愀爀愀 甀洀 渀切洀攀爀漀 最爀愀渀搀攀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 爀攀最甀氀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀洀漀猀 愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 攀洀 攀猀挀漀氀愀 攀 爀攀甀渀椀攀猀 渀愀猀 愀猀猀漀挀椀愀攀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 䤀猀猀漀 最攀爀漀甀 最愀渀栀漀 搀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 愀琀甀愀漀 攀 椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 䄀最渀挀椀愀⸀  Produção de Material Impresso ਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 䄀䜀䔀匀䈀Ⰰ 渀漀琀愀洀漀猀 愀 椀渀攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 ⠀挀愀爀琀椀氀栀愀猀Ⰰ 昀漀氀搀攀爀猀 攀 愀昀椀渀猀⤀Ⰰ 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀愀 䄀最渀挀椀愀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 挀愀爀琀椀氀栀愀猀 攀 瀀愀渀昀氀攀琀漀猀 焀甀攀 愀戀愀爀挀愀猀猀攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀椀琀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 䄀最渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀Ⰰ 焀甀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 昀挀椀氀Ⰰ 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 爀攀最甀氀愀搀漀猀Ⰰ 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 䄀䜀䔀匀䈀⸀ 伀猀 瀀愀渀昀氀攀琀漀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀愀搀漀猀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 愀猀 瀀愀爀愀搀愀猀 搀攀 渀椀戀甀猀Ⰰ 渀愀 昀爀漀琀愀 搀攀 渀椀戀甀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 爀攀最甀氀愀搀愀Ⰰ 䌀洀愀爀愀 搀攀 嘀攀爀攀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 渀愀 唀渀椀瀀愀洀瀀愀 攀 攀猀挀漀氀愀猀 瘀椀猀椀琀愀搀愀猀⸀ 䨀 愀猀 挀愀爀琀椀氀栀愀猀 昀椀挀愀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 攀猀瀀愀漀 昀猀椀挀漀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 攀 昀漀爀愀洀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀⸀   Produção de Spots e Vídeo Institucional da AGESB ਀匀愀戀攀渀搀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 漀 爀搀椀漀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 匀漀 䈀漀爀樀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 攀砀瀀氀漀爀ⴀ氀漀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 愀琀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀洀漀猀 㔀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀瀀漀琀猀 ⠀瀀攀愀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀猀⤀ ጀ†甀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 甀洀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀 琀爀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 爀攀最甀氀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 ⠀琀砀椀Ⰰ 渀椀戀甀猀Ⰰ 最甀愀 攀 攀猀最漀琀漀⤀⸀ 吀漀搀漀猀 昀漀爀愀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀搀椀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 昀漀椀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ጀ†猀椀琀攀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 夀漀甀琀甀戀攀 ጀ†攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 瘀椀猀椀琀愀猀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀䜀䔀匀䈀⸀    Pesquisas de opinião Transporte Público e audiências públicas para apresentação dos resultados ਀䄀渀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 愀 䄀䜀䔀匀䈀 爀攀愀氀椀稀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 甀爀戀愀渀漀⸀ 준 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀 焀甀攀 猀攀 洀攀搀攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 瀀爀攀猀琀愀搀漀猀  瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 匀愀戀攀渀搀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀 洀椀渀甀挀椀漀猀漀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 挀漀氀攀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀愀椀猀 昀椀搀攀搀椀最渀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 甀猀甀爀椀愀 搀攀猀琀攀 猀攀爀瘀椀漀 瀀攀渀猀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 搀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 漀猀 洀愀椀猀 切琀攀椀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 渀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀 猀攀爀攀洀 愀氀挀愀渀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀 猀漀氀椀搀攀稀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 最愀爀愀渀琀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 戀攀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀⸀ 倀愀爀愀 昀椀渀猀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀漀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀洀漀猀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 樀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 挀漀洀 愀 唀渀椀瀀愀洀瀀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瀀甀搀攀猀猀攀洀 攀砀攀挀甀琀愀爀 愀 愀漀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀Ⰰ 琀渀栀愀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 甀洀愀 䄀甀搀椀渀挀椀愀 倀切戀氀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀 琀漀搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀甀椀搀愀洀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 搀愀琀愀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀愀洀漀猀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀愀 䄀䜀䔀匀䈀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 氀漀挀愀氀 ⠀䨀漀爀渀愀椀猀 攀 刀搀椀漀猀⤀ 攀 攀渀瘀椀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀琀攀猀 愀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 攀 愀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀洀漀猀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀洀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 攀 搀椀瘀甀氀最愀洀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 爀攀氀攀愀猀攀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 䄀甀搀椀渀挀椀愀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 琀爀漀甀砀攀 戀漀渀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 䄀最渀挀椀愀⸀  Nova identidade visual, missão da instituição e adequação do novo local ਀䄀渀琀攀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀 䄀䜀䔀匀䈀 瀀漀猀猀甀愀 挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 甀洀 氀漀最漀琀椀瀀漀 漀戀猀漀氀攀琀漀 攀 猀攀洀 瀀漀搀攀爀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 䄀瀀猀 爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 䐀椀爀攀琀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 洀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 爀攀最甀氀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 攀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀椀爀攀琀愀  䤀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 吀愀洀戀洀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀洀漀猀 愀 洀椀猀猀漀 攀 猀氀漀最愀渀 搀愀 䄀最渀挀椀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 猀攀甀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀⸀ 䨀甀渀琀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 䄀最渀挀椀愀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 攀渀搀攀爀攀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 瀀爀漀瀀甀猀攀洀漀猀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 渀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 猀攀甀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 ㈀ ㄀㔀ⴀ㄀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 琀椀瘀攀洀漀猀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 䄀最渀挀椀愀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀漀甀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 瀀愀爀愀 渀猀 愀 最爀愀渀搀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 䄀䜀䔀匀䈀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 渀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 昀漀洀漀猀 爀攀挀攀戀椀搀漀猀 挀漀洀 琀漀琀愀氀 挀漀爀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀琀攀渀漀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 攀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 ጀ†焀甀攀 猀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀猀 攀 琀椀挀愀猀Ⰰ 愀 䄀最渀挀椀愀  挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 瀀漀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀漀甀 洀甀椀琀漀 漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䌀攀爀挀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 愀戀攀爀琀漀 愀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 瀀甀搀攀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀漀 焀甀攀 猀 昀漀椀 猀甀瀀氀愀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀漀戀爀攀 最攀猀琀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 琀漀爀渀漀甀 愀瀀琀漀猀 愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 渀漀爀洀愀猀Ⰰ 挀漀渀瘀攀渀攀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀漀 猀攀琀漀爀⸀ 䤀猀琀漀 渀漀 愀最椀甀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀攀渀猀甀爀愀搀漀爀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀氀最甀洀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 渀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 甀洀愀 瘀椀猀漀 琀漀 愀洀瀀氀愀 搀攀 瘀爀椀愀猀 爀攀愀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀 渀漀猀 挀漀渀瘀攀渀挀攀甀 愀 愀搀攀焀甀愀爀 挀愀搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀漀 渀漀猀 搀攀甀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 琀漀洀愀爀 琀愀氀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀⸀  Em suma, este período de dois semestres foi uma representação perfeita de um casamento entre vontade e oportunidade, enquanto a AGESB sabia como atuar, nós sabíamos como divulgar e estabelecer relacionamentos frutíferos, agindo como guia de um órgão que possui muita força, mas só precisava de quem lhe assessorasse. Não consideramos, de forma alguma, a AGESB como um órgão passivo nesse processo, nem julgamos que uma trajetória que não contasse com nossa participação seria fracassada; mas, com convicção, afirmamos que, por meio das ações e resultados aqui descritos, entregamos uma realidade à Agência bem melhor do que a que encontramos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䔀⸀ 䬀⸀㬀 䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 prática. 5. Ed. E. Summus, São Paulo, 2009.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䜀⸀ 䜀⸀ 倀攀爀挀攀瀀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 䔀渀琀椀搀愀搀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 Capítulo 7 IN: Comunicação pública (organizadora) Maria José da Costa Oliveira਀䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀氀渀攀愀Ⰰ ㈀  㔀 䌀漀氀攀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 䌀椀搀愀搀愀渀椀愀⸀

FORTES, W. G.. Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2003. 394p.

KUNSCH, M. M. K.. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada . 4. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2003. v. 1. 1p . 424p.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䔀⸀ 匀⸀ 䔀瘀攀渀琀漀猀 攀洀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 漀甀 攀猀琀爀愀琀最椀愀㼀⸀ 䤀渀㨀 䘀䄀刀䤀䄀匀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀氀戀攀爀琀漀 搀攀⸀ ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀㨀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瘀⸀ Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㜀ⴀ㄀㔀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀刀刀䄀Ⰰ 䌀⸀ 䘀⸀⸀ 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⠀漀甀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⤀㨀 攀猀琀愀洀漀猀 昀愀氀愀渀搀漀 搀愀 洀椀搀椀愀琀椀稀愀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㼀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 伀爀最愀渀椀挀漀洀Ⰰ 瘀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ 㐀ⴀ㄀㄀㜀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀섀匀儀唀䔀娀Ⰰ 刀甀琀栀 倀攀爀愀氀琀愀⸀ 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀爀挀愀Ⰰ 最攀猀琀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 伀爀最愀渀椀挀漀洀Ⰰ 愀渀漀 㐀Ⰰ 渀먀 㜀Ⰰ ㈀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀