INSCRIÇÃO: 00679
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO02
 
TÍTULO: Greenwood Comunicação Sustentável
 
AUTORES: CAROLINE CRISTINE COSTA PAULART STORI (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); SUYANNE TOLENTINO DE SOUZA (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); MARJORIE COELHO DOS SANTOS (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); GILBERTO STORI JUNIOR (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ)
 
PALAVRAS-CHAVE: Assessoria , Comunicação , Greenwood, Reciclagem, Sustentabilidade
 
RESUMO
A Greenwood Comunicação Sustentável é uma assessoria de imprensa criada na disciplina de Assessoria e Planejamento de Comunicação, por um grupo de estudantes do sexto período do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A elaboração de uma assessoria de comunicação e o atendimento a um cliente real era um dos desafios da disciplina, a qual resultou em uma empresa que possui quatro principais pilares de base, como a preocupação com a natureza, a preservação da espécie, conscientização do ser humano e a baixa utilização de materiais que possam degradar o meio ambiente.
 
INTRODUÇÃO
Uma assessoria dedicada a atender empresas sustentáveis e com responsabilidade social, que auxilia a divulgar ações promovidas por elas e ajuda na formulação ou reformulação da imagem e criação de identidade diante do público. Assim poderia ser definida a Greenwood Comunicação Sustentável, assessoria criada por uma equipe de seis alunos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Uma empresa sustentável não precisa necessariamente pertencer à uma linha de produtos naturais, mas o simples fato dela adotar a visão de retirada de recursos naturais de forma responsável e se preocupar com o destino correto dos materiais descartados já pode ser incluída nesse grupo. O evento Agenda 21 Brasileira, em 1992, trouxe que o desenvolvimento sustentável vai além da proteção ambiental, que busca resolver os conflitos entre o "desenvolvimento econômico, proteção ambiental e justiça social", na qual é considerada "uma estratégia para uma nova visão de futuro". (AGENDA 21 BRASILEIRA, 1992) A palavra sustentabilidade vem do latim "sus-tenere", que significa sustentar, manter e suportar. Para a comunicação sustentável acontecer as empresas que estão dispostas a adotá-la devem vivenciar diariamente a sustentabilidade. Segundo Goldman e Michelsen (2010), a comunicação sustentável é feita por meio de um processo entre empresa, consumidor e natureza. É uma introdução de um discurso social, e envolve as instituições públicas e privadas, escolas e universidades, política, a mídia e a sociedade como um todo, em níveis regionais, nacionais e internacionais. A comunicação social vem para intermediar essa introdução desse novo discurso. A Greenwood Comunicação Sustentável vai de encontro a isso. Ela ajuda na execução de projetos que mostra ao público que aquela empresa é preocupada com o desenvolvimento da natureza e projetos sociais. A assessoria defende a sustentabilidade como compromisso social, e isso deve partir também das pequenas, médias e grandes empresas.
 
OBJETIVO
Com objetivo de criar nos alunos a habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo, e também de desenvolver uma visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem, a professora Suyanne propôs como atividade a criação de uma assessoria de comunicação integrada, afim de fazer com que os alunos compreendessem a construção da imagem e do posicionamento de empresas de diferentes setores, atendendo a um cliente real. Após compreendidas as funções e o trabalho realizado por uma assessoria de comunicação foi criada a Greenwood Comunicação Sustentável, pela equipe de alunos Bruna, Caroline, Gilberto, Marjorie e Veronica, em abril de 2016, esta que tem como posicionamento mercadológico o atendimento a empresas preocupadas com a sustentabilidade, meio ambiente e também o bem-estar social de forma geral. Apesar de fictícia, a empresa é bem estruturada e tem, assim como em uma instituição atuante no mercado, missão, visão e valores, slogan, plano de comunicação, divulgação da empresa para o público e o atendimento de um cliente real, no período de um mês, com a realização de no mínimo três ações e uma matéria publicada na imprensa paranaense. Através dos estudos na disciplina, os alunos executaram o trabalho de assessoria de imprensa para a empresa Reciclatech, do ramo de reciclagem de resíduos eletrônicos. Greenwood é uma expressão na língua inglesa para bosque, ou em tradução livre "madeira verde". O nome foi escolhido por remeter à natureza, estar ligado a ela de alguma forma, e tem como intenção desenvolver assessoria de comunicação para empresas que estão ligadas à sustentabilidade ou que querem desempenhar algum papel social.
 
JUSTIFICATIVA
Segundo Goldman e Michelsen (2010), a comunicação sustentável é feita por meio de um processo entre empresa, consumidor e natureza. Trata-se da introdução de um discurso social, que envolve as instituições públicas e privadas, escolas e universidades, política, a mídia e a sociedade como um todo, em níveis regionais, nacionais e internacionais. A comunicação social vem para intermediar essa introdução de um novo discurso. A comunicação sustentável hoje tem sido utilizada como estratégia de posicionamento de mercado e também de venda de produtos. O próprio Sebrae tem em seu site medidas que podem ser adotadas por empresas que desejam aderir a uma comunicação sustentável, incentivando a publicação de propagandas e conteúdos pela internet, para evitar o desperdício de papel, por exemplo. (...) Trazendo o conceito de sustentabilidade para a comunicação é exatamente a mesma coisa. É você ter consciência de que sua comunicação não se encerra no momento em que ela ocorre, mas sim que ela deixa resíduos duradouros e que serão utilizados por outros ao longo de sua caminhada. É utilizar a comunicação em pleno potencial sem esgotar ou prejudicar os recursos futuros. (...) (MUSSARELA, Márcio, 2010, Revista Exame Online). Hoje os consumidores não compram apenas um produto, eles compram a ideia da empresa, ou seja, empresas que trabalham com fortes ideais e valores conquistam seus consumidores não só pelos produtos e serviços que oferecem, mas também pelos valores que defendem. Como Greenwood tem como ideal a sustentabilidade e também atender empresas que tem em sua missão e valores defender o meio ambiente, existe a possibilidade de fidelizar um público com esse foco. Várias empresas hoje têm essa consciência de ajudar e colaborar com o meio ambiente, o que viabiliza ainda mais a Greenwood. Além disso existe a vantagem do nicho estabelecido, vislumbrando uma linha a ser seguida tanto de metodologia de trabalho como por meio de estratégias de marketing para os clientes. Assim, por meio da informação e do jornalismo, a Greenwood pretende mostrar que é possível reduzir impactos ambientais e garantir um crescimento sustentável nas diferentes áreas, como construção civil, saúde, energia, cultura e turismo. Existe o comprometimento em encontrar e criar soluções éticas e eficientes, sempre amparadas por planejamentos estratégicos e feitos a partir de pesquisas, pensando nas especificidades de cada cliente, buscando propiciar novas experiências e fazendo com que empresa e sociedade cresçam juntos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A Greenwood Comunicação Sustentável atua auxiliando a construir ou reformular a imagem do negócio desde o microempresário até grandes empresas, analisando seu público e resultados obtidos anteriormente com sua imagem ou que são objetivos daquela corporação, posicionamento, comunicação e propagandas para assim impulsionar a empresa mediante ao seu mercado. Desta forma, a assessoria trabalha desde a criação e transformação da identidade empresarial perante a sociedade, até a análise do veículo de comunicação ideal para a sugestão de pautas voltadas a implantação de ações sustentáveis, já que esse é o trabalho da assessoria, criar e manter a boa imagem institucional que é formada pela imagem do produto, da marca e da relação da empresa com o consumidor. Entre os diferenciais da Greenwood Comunicação Sustentável está a aproximação dos clientes de forma que eles se sintam confortáveis em trabalhar com a assessoria. O objetivo no atendimento é deixar o cliente em nível igual ou superior, que seus concorrentes, agir no que já existe, mas impulsioná-lo e adequá-lo ao meio empresarial e de mercado que se disponha trabalhar conforme as exigências sociais e ambientais. ਀䄀 䜀爀攀攀渀眀漀漀搀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 愀琀甀愀 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀甀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 渀攀最挀椀漀 搀攀猀搀攀 漀 洀椀挀爀漀攀洀瀀爀攀猀爀椀漀 愀琀 最爀愀渀搀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀洀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 漀甀 焀甀攀 猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀焀甀攀氀愀 挀漀爀瀀漀爀愀漀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀漀 猀攀甀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀 搀攀猀搀攀 愀 挀爀椀愀漀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀攀 愀攀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀猀猀攀  漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀Ⰰ 挀爀椀愀爀 攀 洀愀渀琀攀爀 愀 戀漀愀 椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀  昀漀爀洀愀搀愀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 搀愀 爀攀氀愀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀洀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ऀ Entre os diferenciais da Greenwood Comunicação Sustentável está a aproximação dos clientes de forma que eles se sintam confortáveis em trabalhar com a assessoria. O objetivo no atendimento é deixar o cliente em nível igual ou superior, que seus concorrentes, agir no que já existe, mas impulsioná-lo e adequá-lo ao meio empresarial e de mercado que se disponha trabalhar conforme as exigências sociais e ambientais.਀䄀 倀漀氀琀椀挀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 䜀爀攀攀渀眀漀漀搀 瘀椀猀愀 愀氀椀渀栀愀爀 愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 愀猀 渀漀爀洀愀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ 吀攀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 猀攀甀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀  愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀昀攀渀搀攀 琀愀洀戀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀爀 漀 洀攀氀栀漀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ Sua missão é contribuir com a comunicação de instituições e organizações, preservando a sustentabilidade como compromisso social, de maneira que exista conscientização dos colaboradores e consumidores. A visão da empresa tem como base traçar metas e objetivos com o propósito de sempre alcançar o melhor resultado. Sendo um grupo singular no mercado, que age de forma significativa e proativa frente ao gerenciamento da imagem, e preserva valores a ética e transparência, o respeito ao ser humano e ao meio ambiente, a inovação e criatividade, a sustentabilidade, a credibilidade e responsabilidade, a proatividade e a satisfação do cliente.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䜀爀攀攀渀眀漀漀搀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 愀琀甀愀 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀甀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 渀攀最挀椀漀 搀攀猀搀攀 漀 洀椀挀爀漀攀洀瀀爀攀猀爀椀漀 愀琀 最爀愀渀搀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀洀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 漀甀 焀甀攀 猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀焀甀攀氀愀 挀漀爀瀀漀爀愀漀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀漀 猀攀甀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀 搀攀猀搀攀 愀 挀爀椀愀漀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀攀 愀攀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀猀猀攀  漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀Ⰰ 挀爀椀愀爀 攀 洀愀渀琀攀爀 愀 戀漀愀 椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀  昀漀爀洀愀搀愀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 搀愀 爀攀氀愀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀洀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ऀ Entre os diferenciais da Greenwood Comunicação Sustentável está a aproximação dos clientes de forma que eles se sintam confortáveis em trabalhar com a assessoria. O objetivo no atendimento é deixar o cliente em nível igual ou superior, que seus concorrentes, agir no que já existe, mas impulsioná-lo e adequá-lo ao meio empresarial e de mercado que se disponha trabalhar conforme as exigências sociais e ambientais.਀䌀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 琀攀渀栀愀洀 愀 洀攀猀洀愀 椀搀攀漀氀漀最椀愀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀洀漀 猀攀最洀攀渀琀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀 昀漀椀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 刀攀挀椀挀氀愀琀攀挀栀 䌀漀洀爀挀椀漀 攀 匀攀爀瘀椀漀猀 䰀吀䐀䄀Ⰰ 挀甀樀愀 焀甀愀氀  甀洀愀 洀愀爀挀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 搀攀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀 攀 愀琀甀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㄀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 挀漀洀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 攀 瘀愀爀攀樀漀 搀攀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀 甀猀愀搀漀猀⸀  À disposição do cliente estão cinco serviços específicos, que após a reunião com a empresa e o diagnóstico, são constatados e realizados. Entre eles está o serviço de assessoria de imprensa, que consiste em realizar a intermediação entre o assessorado e os veículos de comunicação trazendo como matéria prima a informação, selecionar eventos da empresa que valham como pauta para os veículos como: rádio, TV, internet e impresso. Dessa forma é possível promover a instituição e a marca sem custo, realização de clipagem e releases, criação e execução de peças publicitárias/institucionais e gerenciamento de crise quando necessário.਀伀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 圀攀戀Ⰰ 昀愀稀 漀 洀漀渀椀琀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀攀爀昀椀猀 焀甀愀渀搀漀 渀漀 攀砀椀猀琀攀洀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀攀爀 瀀漀猀琀猀 搀椀爀椀漀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀攀渀漀猀 昀漀爀洀愀氀 攀 洀愀椀猀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䄀 䌀愀爀琀椀氀栀愀 嘀攀爀搀攀  甀洀 猀攀爀瘀椀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀 搀愀 䜀爀攀攀渀眀漀漀搀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 攀 最爀昀椀挀愀 搀攀 爀攀氀愀琀爀椀漀 焀甀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀攀猀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀  愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀漀猀猀愀 猀愀戀攀爀 焀甀愀椀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀⸀ O Endomarketing (Comunicação Interna) é a elaboração de produtos jornalísticos e de impressos variados (fotos, revistas, vídeos institucionais, jornais, folhetos, folders), para funcionários, e clientes já envolvidos com a instituição. O intuito é mostrar especialmente para o público interno (colaboradores) o que se passa na empresa.਀䔀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 䜀攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀爀椀猀攀Ⰰ 愀挀椀漀渀愀搀漀 猀攀 愀氀最甀洀 挀氀椀攀渀琀攀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀爀 愀氀最甀洀愀 挀爀椀猀攀 焀甀攀 瀀爀攀樀甀搀椀焀甀攀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀 䜀爀攀攀渀眀漀漀搀 椀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 爀攀瘀攀爀琀攀爀 愀 猀椀琀甀愀漀 攀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀漀 洀砀椀洀漀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀洀 爀攀氀愀漀  椀洀愀最攀洀⸀  A primeira ação realizada pela assessoria foram as mudanças nas redes sociais, que estavam fora dos padrões para uma página empresarial. Foram mudadas a foto de perfil e capa, feitas de forma personalizada, além do compartilhamento de matérias que falam sobre a importância de reciclar lixo eletrônico, vídeos explicando o processo e minidocumentários. A partir da data em que a Greenwood assumiu a página do Facebook, a constante de visitas e curtidas na mesma cresceu acima de 100%, totalizando 244 curtidas nesse período, sem a necessidade de realizar postagens pagas.਀伀甀琀爀愀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀攀氀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 昀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䔠ⴀ䰀椀砀漀 瘀愀氀攀 漀甀爀漀ᴀⰠ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 䌀椀渀攀洀愀 攀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䔀猀猀攀 昀漀椀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀甀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䄀 刀攀挀椀挀氀愀琀攀挀栀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 愀琀甀愀Ⰰ 猀攀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 猀甀愀 洀椀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀  搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 渀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀  O Evento “Recicle E-Lixo”, promovido pela Greenwood em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, também está somada as ações. O projeto visava conscientizar os alunos e colaboradores sobre a importância da reciclagem. Foi instalado no térreo do Bloco Vermelho um box de metal para a arrecadação do lixo. A campanha começou a ser divulgada nas redes sociais no dia 10 de junho e perdurou até o dia 21 de junho de 2016. A Greenwood contou com o auxílio da assessoria da PUCPR na divulgação, que aumentou o clipping, já que o evento também foi divulgado na imprensa local.਀䘀漀爀愀洀 攀渀瘀椀愀搀漀猀 爀攀氀攀愀猀攀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 昀愀稀攀爀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 刀攀挀椀挀氀愀琀攀挀栀 攀 愀 猀甀愀 愀琀甀愀漀 渀漀 爀愀洀漀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 搀攀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀⸀ 䄀 䜀爀攀攀渀眀漀漀搀 攀渀瘀椀漀甀 漀猀 爀攀氀攀愀猀攀猀 挀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 瀀愀爀愀 愀 匀攀洀愀渀愀 搀漀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀攀洀漀爀愀搀漀 搀漀 搀椀愀 ㌀  搀攀 洀愀椀漀 愀琀 漀 搀椀愀  㔀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀  A pauta foi aceita por quatro rádios, três portais de notícia, duas redes de televisão, e no portal da PUCPR. Na rádio Clube FM de Curitiba o material foi apresentado como forma de orientação de como realizar de forma correta a reciclagem do lixo eletrônico, usando como fonte Adriana Galvão, uma das proprietárias da Reciclatech, e também personagens que fazem a reciclagem desses materiais. Na Rádio Globo a ação aconteceu depois da Semana do Meio Ambiente, aonde foi entrevistado um dos alunos do grupo para esclarecer o projeto de arrecadação de lixo eletrônico que aconteceu na PUCPR no térreo do Bloco Vermelho, do dia 13 a 17 de junho, o conteúdo foi ao ar no dia 16 de junho. Já para Rádio Novo Tempo, o grupo mandou material gravado com locução e sonora e foi ao no jornal do meio dia da Rádio, que tem alcance nacional. A 98FM ajudou a divulgar o evento de coleta de lixo que aconteceria na PUCPR e chamou a população para participar.਀䨀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀漀爀琀愀椀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀爀 昀漀椀 漀 䈀攀洀 倀愀爀愀渀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 樀甀渀栀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀漀甀 漀 琀攀洀愀 甀猀愀渀搀漀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 愀 䄀搀爀椀愀渀愀 䜀愀氀瘀漀 攀 氀椀渀欀漀甀 愀 洀愀琀爀椀愀 挀漀洀 愀 愀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 氀椀砀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀 渀漀 瀀愀爀焀甀攀 䈀愀爀椀最甀椀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 猀攀洀愀渀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 伀 倀漀爀琀愀氀 䌀愀渀琀甀 爀攀瀀氀椀挀漀甀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀漀 䈀攀洀 倀愀爀愀渀⸀ 䨀 愀 洀愀琀爀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 䴀愀猀猀愀 一攀眀猀 愀戀漀爀搀漀甀 愀 愀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 氀椀砀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀愀 倀唀䌀倀刀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 瀀漀猀琀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㌀ 搀攀 樀甀渀栀漀Ⰰ 氀漀最漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀  Nas redes de televisão a ideia inicial é que o conteúdo fosse ao ar na Semana do Meio Ambiente, mas como para o audiovisual o conteúdo precisa de mais detalhes isso não foi possível. Sendo assim o material para RICTV foi ao ar somente na semana do dia 20 de junho no telejornal diário “Paraná no Ar” – ficando disponível no Portal Ric Mais posteriormente -, assim como a matéria da Rede Mercosul – Record News Paraná foi ao ar no telejornal diário “Mercosul News”, ficando disponível posteriormente no canal da emissora no Youtube.਀䠀漀甀瘀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 爀攀琀漀爀渀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 戀攀洀 爀攀挀攀瀀琀椀瘀愀 挀漀洀 愀 猀甀最攀猀琀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀  搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀 昀漀椀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 愀渀琀攀猀 搀愀 匀攀洀愀渀愀 搀漀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 一漀 爀攀氀攀愀猀攀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 瀀愀甀琀愀 漀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 搀漀 氀椀砀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀  椀洀瀀爀攀渀猀愀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䜀爀攀攀渀眀漀漀搀 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀Ⰰ 樀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 昀漀椀 愀 愀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 倀唀䌀倀刀 愀 爀攀挀攀瀀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 渀愀 刀搀椀漀 䜀氀漀戀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 瀀爀漀挀甀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 爀攀搀愀漀 搀愀 爀搀椀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Todas essas ações contribuíram para uma maior visibilidade do cliente, que passou a ser conhecido até mesmo fora de Curitiba.
 
CONSIDERAÇÕES
Com muito empenho e dedicação, a Greenwood, mesmo fictícia, conseguiu conquistar seu espaço. No dia 20 de junho de 2016 um dos integrantes da equipe foi até a empresa Reciclatech mostrar os resultados, o documentário e o clipping das entrevistas dadas pelos proprietários da empresa, assim como solicitar a entrega de uma carta sobre o trabalho realizado, que foi entregue para a professora.਀伀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀 挀漀洀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀琀椀渀最椀搀漀猀Ⰰ 瀀攀氀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀渀猀攀最甀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀爀挀攀戀攀爀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀愀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 攀砀瀀漀猀琀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀琀椀渀最椀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 琀爀愀愀搀漀猀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 挀漀洀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀愀渀搀漀 愀猀猀甀洀椀爀洀漀猀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ A assessoria ficou bastante sólida, posicionada e teria um bom nicho para exercer sua função, uma vez que existe demanda por conta das empresas e também há necessidade e divulgação por ser um serviço social. A equipe trabalhou como se ela fosse uma empresa real e colheu diversos frutos, como contatos profissionais e convites para a realização do serviço após formados. O objetivo da disciplina, neste caso, foi alcançado com sucesso e os membros hoje possuem um conhecimento vasto na área, tanto na parte teórica, como também na prática.਀一漀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 攀猀猀攀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀洀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 甀洀 愀猀猀攀猀猀漀爀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 洀甀渀搀漀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 洀攀椀漀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀ⴀ氀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀瀀爀攀渀搀攀甀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀椀昀甀渀搀椀ⴀ氀愀 攀 搀椀瘀甀氀最愀ⴀ氀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 䄀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀䤀䔀刀䤀Ⰰ 䨀⸀ 䌀⸀㬀 䌀䄀䨀䄀娀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䨀⸀ 䔀⸀ 刀⸀ 刀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀㨀 搀愀 琀攀漀爀椀愀  瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䐀䔀䴀䄀一一Ⰰ 䨀愀猀洀椀渀㬀 䴀䌀䠀䔀䰀匀䔀一Ⰰ 䜀攀爀搀⸀ ⠀䔀搀椀琀漀爀猀⤀⸀ 匀甀猀琀愀椀渀愀戀椀氀椀琀礀 䌀漀洀洀甀渀椀挀愀琀椀漀渀㨀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀礀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀攀猀 愀渀搀 吀栀攀漀爀攀琀椀挀愀氀 䘀漀甀渀搀愀琀椀漀渀猀⸀ 匀瀀爀椀渀最攀爀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀刀䄀一匀Ⰰ 倀愀琀爀椀挀椀愀⸀ 䄀最攀渀搀愀 ㈀㄀ 攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀最攀渀搀愀㈀㄀氀漀挀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀瀀栀瀀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 愀戀爀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀唀匀匀䄀刀䔀䰀䄀Ⰰ 䴀爀挀椀漀⸀ 嘀漀挀 猀愀戀攀 漀 焀甀攀  挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀㼀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀砀愀洀攀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀爀攀搀攀ⴀ搀攀ⴀ戀氀漀最猀⼀挀漀洀甀渀椀挀愀爀ⴀ攀ⴀ瀀爀攀挀椀猀漀⼀㈀ ㄀ ⼀ 㐀⼀㄀㐀⼀瘀漀挀攀ⴀ猀愀戀攀ⴀ漀ⴀ焀甀攀ⴀ攀ⴀ挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀ⴀ猀甀猀琀攀渀琀愀瘀攀氀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 愀戀爀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀一唀⸀ 䐀攀挀氀愀爀愀琀椀漀渀 漀昀 琀栀攀 唀渀椀琀攀搀 一愀琀椀漀渀猀 䌀漀渀昀攀爀攀渀挀攀 漀渀 琀栀攀 䠀甀洀愀渀 䔀渀瘀椀爀漀渀洀攀渀琀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀攀瀀⸀漀爀最⼀搀漀挀甀洀攀渀琀猀⸀洀甀氀琀椀氀椀渀最甀愀氀⼀搀攀昀愀甀氀琀⸀愀猀瀀㼀搀漀挀甀洀攀渀琀椀搀㴀㤀㜀☀愀爀琀椀挀氀攀椀搀㴀㄀㔀 ㌀㸀⸀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 愀戀爀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀䈀刀䄀䔀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀㨀 䐀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀漀 昀愀稀攀爀 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀漀 渀攀最挀椀漀 猀攀洀 瀀漀氀甀椀爀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀攀戀爀愀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀椀琀攀猀⼀倀漀爀琀愀氀匀攀戀爀愀攀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀猀甀猀琀攀渀琀愀瘀攀氀Ⰰ㘀㈀㤀昀㌀㜀戀㘀㐀㐀㄀㌀㐀㐀㄀ 嘀最渀嘀䌀䴀㈀     ㌀挀㜀㐀 ㄀ 愀刀䌀刀䐀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 愀戀爀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀