INSCRIÇÃO: 00719
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP04
 
TÍTULO: Hábitos de consumo do aplicativo WhatsApp na região de Curitiba.
 
AUTORES: Lucas Leandro de Souza (Centro Universitário de Curitiba); Luiz Henrique da Silva Souza (Centro Universitário de Curitiba); Isaak Newton Soares (Centro Universitário de Curitiba)
 
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Internet, WhatsApp, Comunicação
 
RESUMO
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o comportamento e as atitudes dos usuários da rede social Whatsapp na região de Curitiba. Visto que dentre os aplicativos com as mesmas funções, este é o mais difundido e utilizado no Brasil. Para isto foi feita uma pesquisa quantitativa, em outubro/16, por meio do uso de um questionário on line difundido em redes sociais, alcançando uma amostra de 1665 pessoas. A atividade faz parte da disciplina de Pesquisa Mercadológica do curso de Publicidade e Propaganda do UNICURITIBA.
 
INTRODUÇÃO
O Whatsapp é um software para troca via web de mensagens instantâneas de textos, vídeos, fotos, áudios e formação de grupos de contato. Foi Criado por Jan Koum, lançado em 2009 pelo Yahoo! e comprado pelo Facebook em 2014. É considerado hoje o comunicador instantâneo mais usado na maioria dos países. O Brasil é o seu segundo mercado de maior uso, com 76% dos telefones móveis tendo este aplicativo; percentual inferior apenas ao da África do Sul. Outros aplicativos de comunicação disputam o mercado mundial, mas a maior parte, tem pouca penetração no país, como: Viber, Wechat e Telegram. O consumo de comunicadores instantâneos impacta na utilização de outras redes sociais e recursos de comunicação, como: Skype, Snapchat, Flash e o SMS. O uso de vídeos nas transmissões que atualmente o “whats” possibilita causa impacto no consumo de serviço como o Skype e a substituição das mensagens de texto (SMS). A expansão deste serviço causa impacto nos modelos de negócios das companhias de telefonia, que veem uma redução do uso da telefonia móvel e a solidificação do Whatsapp como a modalidade mais disseminada. Dados de 2016 mostram que o número de usuários mundiais do Whatsapp passa de 1 bilhão de pessoas, onde 42 bilhões de mensagens são trocas pelos seus usuários a cada dia. ਀䔀猀琀攀猀 渀切洀攀爀漀 爀攀昀漀爀愀洀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 洀漀猀琀爀愀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 渀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 瀀愀爀愀 椀猀琀漀⸀ 䌀漀洀 琀愀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀稀ⴀ猀攀 洀瀀愀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 猀漀戀爀攀 琀愀氀 猀攀爀瘀椀漀 攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀攀猀琀攀 樀甀渀琀漀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀  Assim sendo, o uso tão amplo no país foi um motivador para investigar como o usuário no Brasil se relaciona com este aplicativo, de modo a compreender comportamentos, preferências, crenças e atitudes no uso do Whatsapp e ainda, observa se as diferenças demográficas como sexo e idade podem mostrar diferenças no seu uso. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀洀爀椀漀㨀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 渀愀 刀攀最椀漀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀⸀  Objetivos secundários: a) Identificar a preferência pelo Whatsapp como rede social e aplicativo de comunicação instantânea; b) Medir o tempo de interação, atitudes & crenças, assuntos mais abordados no aplicativo; c) Identificar o peso do Whatsapp como substituto do serviço convencional de telefonia; d) Verificar se há mudança no comportamento de uso do Whatsapp por fatores demográficos como sexo e idade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀攀渀搀漀 漀 甀猀漀 搀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 搀椀昀甀渀搀椀搀漀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀 攀 猀攀渀搀漀 栀漀樀攀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 洀愀椀猀 甀猀愀搀漀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 瀀漀爀洀攀渀漀爀攀猀 搀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀猀漀 攀 搀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀攀 猀攀甀猀 甀猀甀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀 攀猀琀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 匀攀甀 甀猀漀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 搀攀猀甀猀漀 渀漀 猀 愀猀 愀渀琀椀最愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瘀椀愀 匀䴀匀Ⰰ 挀漀洀漀 愀琀 洀攀猀洀漀 椀洀瀀愀挀琀愀 渀漀 甀猀漀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 挀愀渀愀氀 搀攀 瘀漀稀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 琀攀氀攀昀漀渀攀⸀ 䄀氀洀 搀攀 昀漀爀洀愀爀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 挀漀洀甀渀猀Ⰰ 昀漀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀攀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 漀 洀漀搀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瀀漀猀猀愀洀 琀攀爀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀 瘀椀搀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 甀猀漀 搀攀 猀攀甀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 唀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀  攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀琀漀 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀琀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 琀愀氀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀⨀吀愀戀攀氀愀猀 攀洀 愀渀攀砀漀 ⸀瀀搀昀 挀漀洀 搀攀猀挀爀椀漀 渀甀洀攀爀愀氀⸀ Tipo de pesquisa – tendo em vista os objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva e quantitativa, visto que este tipo de pesquisa tem a função de descrever características ou funções do mercado (MALHOTRA, 2001). ਀䴀琀漀搀漀 攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 ጀ†昀漀椀 甀猀愀搀漀 甀洀 猀甀爀瘀攀礀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 攀 琀攀渀搀漀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀猀⸀ 䄀 ㄀ꨀ 瀀愀爀琀攀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 愀戀漀爀搀愀瘀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀洀 攀猀挀愀氀愀猀 渀漀洀椀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀猀 ⠀猀攀砀漀Ⰰ 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀Ⰰ 爀攀渀搀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀 攀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀⤀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀椀愀洀 搀攀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 愀瘀愀氀椀愀瘀愀洀 愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀⸀ 一愀 ㈀ꨀ 瀀愀爀琀攀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀洀 攀猀挀愀氀愀猀 渀漀洀椀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀瘀愀氀愀爀攀猀 瀀愀爀愀 洀攀搀椀爀 愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 洀攀猀洀漀⸀ 伀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀 甀猀愀搀愀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀猀⸀  População e amostra – considerou-se população, todas as pessoas com mais de 14 anos que usam o Whatsapp em Curitiba e região metropolitana, tal população é considerada infinita. Devido ser uma coleta aberta pela web, se estabeleceu um filtro de idade (mais de 14 anos) para impedir que crianças participassem da amostra. E também foi usado outro filtro, impedindo que pessoas que trabalhassem com produção, desenvolvimento e venda de aplicativos para smartphones fizessem parte da amostra. Entendeu-se que pessoas com mais conhecimento neste tipo de tecnologia poderia comprometer os resultados sobre as atitudes em relação ao aplicativo pesquisado. ਀䄀洀漀猀琀爀愀最攀洀 ጀ† 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 甀洀愀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 渀漀 瀀爀漀戀愀戀椀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 愀 洀攀猀洀愀 猀攀爀 挀漀氀攀琀愀搀愀 瘀椀愀 眀攀戀Ⰰ 渀漀 搀愀渀搀漀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 挀栀愀渀挀攀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀 眀栀愀琀猀愀瀀瀀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀攀洀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀⸀ 䔀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 椀渀挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 搀愀爀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 挀栀愀渀挀攀猀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀 甀洀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ  漀 焀甀攀 昀愀稀 愀猀 愀洀漀猀琀爀愀猀 瘀椀愀 眀攀戀 猀攀爀攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀戀愀戀椀氀猀琀椀挀愀猀 ⠀䴀挀䐀䄀一䤀䔀䰀 攀 䜀䄀吀䔀匀Ⰰ ㈀  ㌀⤀⸀ 伀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 愀琀椀渀最椀甀 ㄀㠀 㤀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 琀漀搀愀瘀椀愀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀  搀攀 ㄀㘀㘀㔀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 ㄀㐀㐀 愀琀椀渀最椀搀漀猀Ⰰ 渀漀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀漀猀 昀椀氀琀爀漀猀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀⸀  Coleta de dados – o questionário foi disponibilizado na web, no período de 21 a 31/10 do ano passado. Para a propagação do mesmo foram usados redes sociais, principalmente o próprio Whatsapp. De acordo com o pré-teste feito, o mesmo levava de 10 a 15 minutos pare ser respondido. ਀䄀渀氀椀猀攀 搀攀 搀愀搀漀猀 ጀ†漀猀 搀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀 琀愀戀攀氀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䔀砀挀攀氀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 洀搀椀愀Ⰰ 搀攀猀瘀椀漀 瀀愀搀爀漀Ⰰ 挀漀爀爀攀氀愀漀 攀 挀爀甀稀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 挀漀洀 椀琀攀渀猀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 猀攀砀漀 攀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀⸀ Limitações da pesquisa - deve-se considerar que esta pesquisa só foi realizada na cidade de Curitiba e região metropolitana, e não foi estendida para todo o país. Mesmo tendo uma amostra com número significativo de unidades amostrais para pesquisas quantitativas acadêmicas, é importante frisar que a amostragem é não probabilística, e não permitindo assim usar percentuais de erro padrão e intervalo de confiança.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀 A amostra gerada teve a seguinte configuração: 60% são mulheres (1006 pessoas) e 40% homens (659). 55% (912) da amostra tem entre 14 e 25, e 15% estão entre 36 e 36 anos (248 pessoas). 26 (1,56%) entrevistados tem ensino fundamental; e 62% da amostra tem ou está fazendo curso superior, além de 14,77% serem pós-graduados. 54% da amostra tem renda familiar mensal entre R$ 2.500,00 e R$ 8.000,00. ਀⨀䤀洀愀最攀洀㨀 琀愀戀攀氀愀  ㄀ ⠀挀漀渀猀甀氀琀愀爀 渀漀 ⸀瀀搀昀⤀ ਀䌀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 渀漀 甀猀漀 搀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 Foi apresentado a amostra várias aplicativos de comunicação para smartphone, e solicitado qual seria o aplicativo de preferência. Para quase 62% da amostra, 1030 entrevistados, escolheram o Whatsapp. Esta pergunta foi cruzada com a variável faixa etária, comparando a preferência em diferentes faixas de idade. Observa-se que a preferência pelo Whatsapp vai aumentando com o passar da idade, na faixa de 14 a 18 anos tem 48,3% e chegando a 68% no grupo de 50 a 65 anos. O Inverso tende acontecer com o Facebook, quanto mais novo o usuário, maior a preferência por esta rede. Deve-se considerar a preferência do Whatsapp no público teen, é disputada com outras redes como: Instagram (5%), Twitter (7,6%) e Snapchat (7,6%). ਀⨀䤀洀愀最攀洀㨀 琀愀戀攀氀愀  ㈀ ⠀挀漀渀猀甀氀琀愀爀 渀漀 ⸀瀀搀昀⤀ ਀䘀漀椀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀 焀甀愀氀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀⸀ 䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀㨀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀㬀 漀戀猀攀爀瘀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀  焀甀愀猀攀 甀洀愀 甀渀愀渀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ 㤀㌀Ⰰ㔀─ 甀猀愀洀 攀猀琀攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ 匀攀 挀漀洀瀀愀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 瘀愀爀椀瘀攀氀 猀攀砀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀攀洀 甀洀愀 氀椀最攀椀爀愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 最爀甀瀀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 琀愀戀攀氀愀 愀戀愀椀砀漀⸀ *Imagem: tabela 03 (consultar no .pdf)਀ A pesquisa também questionou o tempo em que se fica interagindo junto ao “whats” por dia. A pergunta teve 4 opções de respostas, conforme a tabela abaixo. Deve-se destacar que este é um dado de percepção do usuário, aquilo que ele acredita com sendo seu tempo de interação, visto que a pesquisa não detinha condições de medir in loco a veracidade do tempo de cada pessoa. No geral 41,5% da amostra diz ficar de 2 a 4 horas em interação; e 42% diz passar 5 ou mais horas junto ao aplicativo. Cruzando com a variável sexo, observa-se que o grupo feminino tem maior tempo de interação quando comparado ao público masculino, 46,5% das mulheres dizem ficar de 5 a mais horas interagindo no “whats”, enquanto o percentual do grupo masculino é de 35%, para este mesmo período. ਀⨀䤀洀愀最攀洀㨀 琀愀戀攀氀愀  㐀 ⠀挀漀渀猀甀氀琀愀爀 渀漀 ⸀瀀搀昀⤀ ਀一漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 栀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀猀愀爀 漀 ᰀ挠愀渀愀氀 搀攀 瘀漀稀ᴀ†挀漀洀漀 猀攀爀瘀椀漀 琀攀氀攀昀渀椀挀漀⸀ 倀愀爀愀 洀攀搀椀爀 琀愀氀 甀猀漀Ⰰ 昀漀椀 甀猀愀搀愀 甀洀愀 攀猀挀愀氀愀 戀椀瀀漀氀愀爀 攀 椀渀琀攀爀瘀愀氀愀爀 搀攀 ㄀  瀀漀渀琀漀猀Ⰰ 椀渀搀漀 搀攀 ㄀⠀渀漀 甀琀椀氀椀稀漀 挀漀洀漀 猀攀爀瘀椀漀 琀攀氀攀昀渀椀挀漀⤀ 愀琀 ㄀  ⠀洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 猀攀爀瘀椀漀 琀攀氀攀昀渀椀挀漀⤀⸀ 䄀 洀搀椀愀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀 昀漀椀 搀攀 㔀Ⰰ 㜀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 搀攀猀瘀椀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 ㌀Ⰰ㄀㜀⸀ 䌀漀洀 漀 瘀愀氀漀爀 搀漀 搀攀猀瘀椀漀 琀漀 愀氀琀漀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 栀 甀洀愀 氀愀爀最愀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 搀攀 ㄀Ⰰ㤀  愀 㠀Ⰰ㈀㐀 渀愀 攀猀挀愀氀愀 搀攀 ㄀  瀀漀渀琀漀猀⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 愀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 甀洀愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 搀攀 洀搀椀愀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 瀀攀氀愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 搀攀洀漀最爀昀椀挀愀猀 ⠀猀攀砀漀 攀 椀搀愀搀攀⤀⸀ 준 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀  甀洀 瀀漀甀挀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 愀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 㐀Ⰰ㤀㔀⠀洀搀椀愀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀⤀ 攀 㔀Ⰰ㄀㘀⠀洀搀椀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀⤀⸀ 䘀愀稀攀渀搀漀 愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 瀀漀爀 昀愀椀砀愀猀 攀琀爀椀愀猀Ⰰ 漀 切渀椀挀漀 搀愀搀漀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀  愀 洀搀椀愀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀爀攀 ㈀㘀 愀 ㌀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 洀搀椀愀 昀漀椀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 㐀Ⰰ㔀㌀Ⰰ 漀猀 搀攀洀愀椀猀 最爀甀瀀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 洀攀搀椀愀猀 愀挀椀洀愀 搀攀 㔀 最爀愀甀猀⸀     *Imagem: tabela 05 (consultar no .pdf)਀ A amostra foi perguntada sobre quais as utilidades do aplicativo no seu cotidiano. Foram apresentadas 4 utilidades, medidas através de uma escala de utilidade de 5 pontos, indo de 1(nada útil) até 5(muito útil). A análise mostra que a principal utilidade é como uma forma de comunicação mais barata, com uma média de 4,70 (numa escala de 5 pontos) e com um desvio padrão baixo (0,65), mostrando uma homogeneidade na atitude da amostra e fortalecendo a importância do item. Destaca-se também a utilidade interação com mais pessoas, com uma alta média (4,58) e um baixo desvio (0,69). A menor média foi do item acesso a notícias e informações, com média 3,25 e desvio padrão de 1,22. ਀䄀猀 洀搀椀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀洀瀀愀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 猀攀砀漀 攀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 猀攀 栀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀猀琀愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀⸀ 一愀 瘀愀爀椀瘀攀氀 猀攀砀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 琀攀洀 甀洀愀 洀搀椀愀 搀攀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 洀愀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 渀漀猀 椀琀攀渀猀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 戀愀爀愀琀愀 攀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 一愀 瘀愀爀椀瘀攀氀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀Ⰰ 漀 搀愀搀漀 愀 猀攀洀 洀愀椀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀  渀漀 椀琀攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 搀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 洀搀椀愀猀 瘀漀 搀椀洀椀渀甀椀渀搀漀 挀漀洀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀漀爀 愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀Ⰰ 洀攀渀漀爀  愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 搀椀瘀攀爀猀漀⸀       *Imagem: tabela 06 (consultar no .pdf)਀ Perguntou-se as pessoas, quais seriam os assuntos mais abordados nos grupos de Whatsapp que elas participam. Os assuntos foram medidos numa escala intervalar de utilização de 5 graus: 5 – sempre, 4 – maioria das vezes, 3 – metade das vezes, 2 – poucas vezes e 1 – nunca. Para cada assunto foi calculada a média de utilização e estas médias foram cruzadas com as variáveis sexo e faixa etária, verificando se há diferenças de médias entre as categorias de cada variável demográfica.਀伀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀 昀漀爀愀洀 栀甀洀漀爀 攀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀 洀搀椀愀猀 ㌀Ⰰ㤀 攀 ㌀Ⰰ㜀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 䐀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 洀攀渀漀爀攀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 渀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 昀漀爀愀洀 愀甀琀漀 愀樀甀搀愀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀 愀搀甀氀琀漀 攀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 琀漀搀漀猀 挀漀洀 洀搀椀愀 ㈀Ⰰ㌀⸀ 伀 琀瀀椀挀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀 洀攀渀漀爀 搀攀猀瘀椀漀 瀀愀搀爀漀 ⠀㄀Ⰰ㄀㐀⤀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 猀甀愀 愀 洀搀椀愀 ⠀㈀Ⰰ㔀㄀⤀  愀 焀甀攀 琀攀洀 洀愀椀猀 栀漀洀漀最攀渀攀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀⸀  No cruzamento das médias dos assuntos com as variáveis demográficas, é visto que os homens tem mais interesse na discussão dos assuntos humor, futebol e conteúdo adulto. O grupo feminino abordam mais os temas família, notícias e auto ajuda. Com relação a variável faixa etária, pode-se destacar que o interesse por humor vai tendo menor importância com o aumento da idade. No mais, destaca-se o fato de a faixa etária de 50 a 65 tem interesse em discutir mais os assuntos família, notícias, política e auto ajuda, quando comparado com os demais grupos. ਀⨀䤀洀愀最攀洀㨀 琀愀戀攀氀愀  㜀 ⠀挀漀渀猀甀氀琀愀爀 渀漀 ⸀瀀搀昀⤀ ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 氀攀瘀愀渀琀漀甀 愀氀最甀洀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 攀 挀爀攀渀愀猀 焀甀攀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 琀攀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 攀猀琀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀琀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 㠀 愀昀椀爀洀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 洀攀搀椀搀愀猀 渀甀洀愀 攀猀挀愀氀愀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 搀漀 琀椀瀀漀 䰀椀欀攀爀琀Ⰰ 搀攀 㔀 最爀愀甀猀Ⰰ 椀渀搀漀 搀攀 ㄀⠀搀椀猀挀漀爀搀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀⤀ 愀琀 㔀⠀挀漀渀挀漀爀搀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀⤀⸀ 一愀 琀愀戀攀氀愀 愀戀愀椀砀漀 漀戀猀攀爀瘀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀猀 椀琀攀渀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀攀猀 洀搀椀愀猀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 猀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 猀攀最甀爀愀渀愀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 搀愀搀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 洀搀椀愀猀 搀攀 ㌀Ⰰ㤀㬀 洀愀椀猀 搀攀 㠀 ─ 挀漀渀挀漀爀搀愀洀 琀漀琀愀氀 漀甀 瀀愀爀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 攀猀琀愀猀 愀昀椀爀洀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䄀猀 搀攀洀愀椀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 洀搀椀愀猀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 愀氀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 攀砀挀攀漀 搀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 洀愀渀琀攀渀栀漀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀攀氀漀 眀栀愀琀猀愀瀀瀀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 ⠀洀搀椀愀 ㌀Ⰰ 㠀 攀 搀攀猀瘀椀漀 ㄀Ⰰ㔀㔀⤀ 攀 猀漀甀 瘀椀挀椀愀搀漀⠀愀⤀ 攀洀 甀猀愀爀 眀栀愀琀猀愀瀀瀀 ⠀洀搀椀愀 ㌀Ⰰ ㈀ 攀 搀攀猀瘀椀漀 ㄀Ⰰ㐀㌀⤀⸀ 䄀 愀琀椀琀甀搀攀 猀漀甀 瘀椀挀椀愀搀漀⠀愀⤀ 攀洀 甀猀愀爀 眀栀愀琀猀愀瀀瀀 琀攀洀 漀 洀攀渀漀爀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 琀漀琀愀氀Ⰰ ㌀㄀Ⰰ㄀㘀─ *Imagem: tabela 08 (consultar no .pdf)਀ As médias das atitudes foram cruzadas com as variáveis sexo e faixa etária. A variável sexo mostra que as mulheres tem média de concordância superior à média dos homens, com exceção do item mantenho contato pelo whatsapp com pessoas que não conheci pessoalmente, onde os homens tem média 3,47, enquanto para as mulheres é 2,82. ਀⨀䤀洀愀最攀洀㨀 琀愀戀攀氀愀  㤀 ⠀挀漀渀猀甀氀琀愀爀 渀漀 ⸀瀀搀昀⤀ ਀䄀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 琀愀洀戀洀 洀漀猀琀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 渀漀 最爀愀甀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 搀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀⸀ 儀甀愀氀 洀愀椀漀爀 愀 椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀椀漀爀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀 愀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 渀漀 眀栀愀琀猀愀瀀瀀⸀ 䄀猀 昀愀椀砀愀猀 攀琀爀椀愀猀 洀愀椀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀洀 洀愀椀漀爀攀猀 最爀愀甀猀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 攀洀 瀀爀攀昀攀爀椀爀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 瀀漀爀 琀攀砀琀漀 搀漀 焀甀攀 瀀漀爀 氀椀最愀攀猀㬀 攀洀 猀攀 愀挀栀愀爀攀洀 瘀椀挀椀愀搀漀猀 渀漀 甀猀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀㬀 攀洀 愀挀攀猀猀愀爀 漀 眀栀愀琀猀 氀漀最漀 焀甀攀 愀挀漀爀搀愀 焀甀愀渀搀漀 挀漀洀瀀愀爀愀搀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀⸀  *Imagem: tabela 10 (consultar no .pdf)਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 搀愀搀漀猀 爀攀昀漀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀 愀瀀爀攀漀 搀攀 猀攀甀猀 甀猀甀爀椀漀猀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀 愀漀 甀猀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 伀 昀愀琀漀 搀攀 洀愀椀猀 搀攀 㤀 ─ 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀 瀀爀攀昀攀爀椀爀 攀猀琀攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 愀 昀漀爀愀 搀攀 搀椀昀甀猀漀 搀攀猀琀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀⸀ 伀猀 搀愀搀漀猀 猀漀 挀漀爀爀漀戀漀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 漀渀搀攀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀㔀─ 愀挀爀攀搀椀琀愀爀 昀椀挀愀爀 洀愀椀猀 搀攀 㠀 栀漀爀愀猀⼀搀椀愀 攀洀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 攀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 㐀 ─ 瀀愀猀猀愀洀 搀攀 ㈀ 愀 㐀 栀漀爀愀猀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀猀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀 琀漀爀渀愀 渀甀洀 昀漀爀琀攀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 瀀漀搀攀洀 瀀愀猀猀愀爀 搀攀猀愀瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 瀀漀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀⸀ 伀 甀猀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 挀漀洀漀 猀攀爀瘀椀漀 琀攀氀攀昀渀椀挀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 甀洀愀 洀搀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀漀  甀洀愀 栀漀洀漀最攀渀攀椀搀愀搀攀 渀愀 愀洀漀猀琀爀愀Ⰰ 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀猀琀攀 椀琀攀洀 昀愀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 渀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀愀爀愀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀⸀ 吀漀搀愀瘀椀愀 甀洀 搀愀搀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 栀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 漀渀搀攀 甀洀愀 昀愀椀砀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀 瀀爀攀昀攀爀攀 愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 搀攀 琀攀砀琀漀 搀漀 焀甀攀 攀昀攀琀甀愀爀 氀椀最愀攀猀Ⰰ 㠀㈀Ⰰ㔀─ 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀 挀漀渀挀漀爀搀愀 琀漀琀愀氀 漀甀 瀀愀爀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 琀愀氀 愀琀椀琀甀搀攀⸀ 䔀猀琀攀 搀愀搀漀  甀洀愀 挀氀愀爀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 漀渀搀攀 漀 挀愀渀愀氀 搀攀 瘀漀稀  猀甀戀猀琀椀琀甀搀漀 瀀攀氀漀 挀愀渀愀氀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 瀀漀搀攀洀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀爀 焀甀愀渀搀漀 攀 漀渀搀攀 氀攀爀 猀甀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 攀 搀愀爀 爀攀琀漀爀渀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 搀攀洀愀渀搀愀爀 琀攀洀瀀漀 椀洀攀搀椀愀琀漀 瀀愀爀愀 漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 戀猀椀挀愀 搀漀 挀愀渀愀氀 搀攀 瘀漀稀⸀ 一漀 洀愀椀猀 漀戀猀攀爀瘀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 挀漀洀 最爀愀渀搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀猀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 猀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀渀琀爀攀 猀攀砀漀猀 攀 昀愀椀砀愀猀 攀琀爀椀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀猀 猀漀 洀愀椀猀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀漀猀 挀漀洀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 漀猀 洀愀椀猀 渀漀瘀漀猀 琀攀渀搀攀洀 愀 琀攀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 洀愀椀猀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀   ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀 ANDRADE, Daniel, Veja como surgiu o WhatsApp, o mensageiro mais famoso dos smarts, site techtudo, Disponível em: . Acesso em 8/10/2016.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀爀愀猀椀氀  搀漀猀 瀀愀猀攀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 甀猀愀洀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀Ⰰ 搀椀稀 䴀䔀䘀⸀ 匀椀琀攀 挀漀渀瘀攀爀最攀挀漀洀⸀挀漀洀⸀戀爀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀漀渀瘀攀爀最攀挀漀洀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀琀攀氀攀琀椀洀攀⼀㈀㠀⼀ 㘀⼀㈀ ㄀㘀⼀戀爀愀猀椀氀ⴀ攀ⴀ搀漀猀ⴀ瀀愀椀猀攀猀ⴀ焀甀攀ⴀ洀愀椀猀ⴀ甀猀愀洀ⴀ眀栀愀琀猀愀瀀瀀ⴀ搀椀稀ⴀ洀攀昀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㠀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀爀椀愀搀漀爀 搀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀Ⰰ 䨀愀渀 䬀漀甀洀 昀漀椀 搀攀 椀洀椀最爀愀渀琀攀 瀀漀戀爀攀 愀 洀甀氀琀椀洀椀氀椀漀渀爀椀漀⸀ 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀Ⰰ  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㄀⸀昀漀氀栀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀琀攀挀⼀㈀ ㄀㐀⼀ ㈀⼀㄀㐀㄀㔀㜀㄀㘀ⴀ挀爀椀愀搀漀爀ⴀ搀漀ⴀ眀栀愀琀猀愀瀀瀀ⴀ樀愀渀ⴀ欀漀甀洀ⴀ昀漀椀ⴀ搀攀ⴀ椀洀椀最爀愀渀琀攀ⴀ瀀漀戀爀攀ⴀ愀ⴀ洀甀氀琀椀洀椀氀椀漀渀愀爀椀漀⸀猀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䴀䴀䄀一Ⰰ 刀攀渀愀渀Ⰰ 준 挀愀洀瀀攀漀㨀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀  漀 洀攀渀猀愀最攀椀爀漀 洀愀椀猀 甀猀愀搀漀 搀漀 洀甀渀搀漀℀ 琀攀挀洀甀渀搀漀⸀挀漀洀⸀戀爀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀攀挀洀甀渀搀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀眀栀愀琀猀愀瀀瀀⼀㄀ 㔀㈀㄀㌀ⴀ挀愀洀瀀攀愀漀ⴀ眀栀愀琀猀愀瀀瀀ⴀ洀攀渀猀愀最攀椀爀漀ⴀ洀愀椀猀ⴀ甀猀愀搀漀ⴀ洀甀渀搀漀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㠀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䰀䠀伀吀刀䄀Ⰰ 一愀爀攀猀栀 欀⸀Ⰰ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ጀ†甀洀愀 伀爀椀攀渀琀愀漀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀⸀ ㌀ꨀ 䔀搀椀漀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀⸀ 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀挀䐀䄀一䤀䔀䰀Ⰰ 䌀愀爀氀 攀 䜀䄀吀䔀匀Ⰰ 刀漀最攀爀Ⰰ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 倀椀漀渀攀椀爀愀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  ㌀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀娀䔀吀吀伀Ⰰ 䌀氀愀甀搀椀愀Ⰰ 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 猀甀瀀攀爀愀 ㄀ 戀椀氀栀漀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 攀洀 琀漀搀漀 漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 伀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀椀渀欀⸀攀猀琀愀搀愀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ眀栀愀琀猀愀瀀瀀ⴀ猀甀瀀攀爀愀ⴀ㄀ⴀ戀椀氀栀愀漀ⴀ搀攀ⴀ甀猀甀愀爀椀漀猀ⴀ攀洀ⴀ琀漀搀漀ⴀ漀ⴀ洀甀渀搀漀Ⰰ㄀     ㈀㠀㔀㌀㈀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀甀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀椀琀攀 琀攀挀栀椀渀戀爀愀稀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀琀攀挀栀椀渀戀爀愀稀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀琀甀搀漀ⴀ猀漀戀爀攀ⴀ眀栀愀琀猀愀瀀瀀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 ㄀  搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀