ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00723</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Eu me comprometo: Projeto de assessoria de comunicação empresarial para a Renault</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Beatriz Orlando Rossoni (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Larissa Alves Dias (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Edna Miola (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Organizacional, Assessoria de Comunicação, Renault, Trânsito, Empresa Automobilística</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de assessoria em comunicação empresarial tem como objetivos (1) promover a sensibilização de condutores de veículos e pedestres para a segurança no trânsito e (2) associar a marca Renault a ações de responsabilidade social, posicionando-a como uma empresa que assume seu papel minimizando os impactos negativos no setor e que promove a transformação positiva da sociedade. Para tanto, são propostas ações de comunicação midiáticas e não-midiáticas que, reunidas sob o conceito  Eu me comprometo , envolvem marketing social, marketing de relacionamento e promoção de vendas. Trabalhou-se com um orçamento de aproximadamente 5 milhões de reais, com uma duração de sete meses em nível nacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de assessoria em comunicação empresarial para a Renault, foi desenvolvido a partir da proposta do 4º Desafio Renault Experience, que teve como objetivo estimular jovens de 14 a 35 anos a adquirirem um comportamento consciente em relação às atitudes no trânsito, partindo da valorização da educação enquanto ferramenta transformadora de consciência e atitudes. O conceito do projeto, denominado  Eu me comprometo , baseia-se no comprometimento enquanto acordo mútuo de atenção, cuidado e respeito entre todos os agentes envolvidos no trânsito: motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres; bem como o comprometimento da empresa com assuntos e ações relacionados à causa de segurança no trânsito. Foram utilizadas ferramentas e estratégias de marketing e comunicação, com ações para impactar diretamente os públicos presentes no trânsito, além dos funcionários, fornecedores e clientes da Renault. A fim de potencializar a assertividade do plano e fortalecer o posicionamento da marca, foram percorridas etapas como diagnóstico do problema, análise de cenários, especialmente a partir de dados secundários, observação de campanhas já realizadas pela organização e também pela concorrência e, finalmente, elaboração de ações e estratégias com a previsão de resultados pretendidos. A finalidade das ações propostas compreende o incentivo à reflexão e a sensibilização dos públicos, promovendo mudanças comportamentais efetivas. Como resultado colateral, mas de fundamental importância, pretende-se também associar a marca Renault à imagem de uma empresa responsável e promotora das boas condutas no trânsito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do projeto de assessoria em comunicação intitulado  Eu me comprometo , é, primeiramente, sensibilizar a sociedade em geral (com ênfase nos jovens adultos) para a segurança no trânsito, e incentivá-los a se comprometerem a adotar condutas que minimizem os riscos de acidentes. Em segundo lugar, pretende-se reforçar junto à sociedade em geral a ideia de que a Renault é uma empresa que exerce sua responsabilidade social, contribuindo para a redução de danos relacionados ao trânsito. Sendo assim, propõe-se pensar nos diversos públicos com os quais a Renault deve dialogar, mantendo uma unidade de conceito e identidade para o projeto: o comprometimento da empresa com a sociedade e o comprometimento daqueles envolvidos com o trânsito em preservar a vida. O primeiro eixo do projeto refere-se à sensibilização do público - pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas, independente de serem clientes da Renault. Com este eixo procura-se promover a educação como ferramenta significativa de mudança de consciência e comportamento dos agentes ativos no trânsito, culminando, idealmente, na diminuição dos índices de acidentes e óbitos nesta categoria. O segundo eixo conecta a ação social à organização e se baseia na associação entre os princípios de educação e consciência no trânsito e o posicionamento da marca na formulação de um plano de assessoria de comunicação empresarial. Assim, pretende-se fornecer ações e estratégias consistentes para a consolidação da empresa enquanto organização responsável e engajada nos assuntos relacionados à segurança no trânsito e prevenção de acidentes. Portanto, a intenção é de que ambos os eixos funcionem de maneira complementar e mantenham consonância na formulação de estratégias do plano de assessoria e comunicação para a organização, tendo como conceito central o comprometimento com a reflexão e a reeducação das atitudes no trânsito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto reforça a importância de um plano de assessoria para a Renault, além de contextualizar a necessidade de discussões sobre a segurança no trânsito. De acordo com o Manual da Assessoria de Comunicação (FEDERAÇÃO& , 2007, p. 8)., é papel do assessor estabelecer uma imagem comprometida da organização junto aos seus públicos. Ou seja, a assessoria aparece no planejamento de comunicação enquanto ferramenta que norteia a imagem da organização perante seus públicos - dos mais específicos aos mais amplos, envolvendo desde o público interno até a sociedade em geral. O planejamento de uma campanha voltada para a assessoria de comunicação da Renault deve dialogar com a visão da marca de ser, segundo publicação no site institucional,  uma empresa inovadora, confiável e voltada para as pessoas, oferecendo mobilidade de qualidade para todos . (RENAULT, 2017) Assim, é necessário investimentos contínuos em comunicação que corroborem com as metas e visões da empresa. O programa de ações aqui apresentado - tendo como conceito a afirmação  Eu me comprometo - objetiva assegurar que ações estratégicas de posicionamento de marca estejam sendo aplicadas de maneira efetiva. De acordo com as diretrizes do Marketing 3.0, as empresas devem oferecer aos seus clientes um relacionamento de companheirismo e preocupação da marca com o consumidor. Para Kotler,  as práticas de marketing são muito influenciadas pelas mudanças no comportamento e nas atitudes do consumidor (KOTLER, 2010, p.27). Isso significa que os consumidores esperam das empresas posicionamentos que reflitam a preocupação desta com o cliente e com o meio no qual ela está inserida. Relacionando o conceito vigente do Marketing com as atividades de assessoria, objetiva-se não apenas elaborar um modelo de promoção de imagem da organização, mas a demonstração de uma preocupação legítima com a segurança dos consumidores e da sociedade em geral. No caso da Renault, a preocupação que uma empresa do ramo automobilístico deve ter para com seus clientes é com a educação de motoristas e a segurança no trânsito. Essas são preocupações que vêm sendo amplamente tematizadas nas diversas esferas da sociedade civil e também do poder público, alcançando organizações de importância global. Exemplo disso são as ações da Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar os estados nacionais a se engajarem na causa através da proclamação da Década Mundial pela Ação de Segurança no Trânsito. De acordo com o site da ONU, a intenção com essa mobilização é que, entre 2011 e 2020, 5 milhões de vidas sejam salvas de acidentes no trânsito (NAÇÕES& ,2017). No Brasil, em 2015, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) arcou com mais de 40 mil sinistros por óbito e cerca de 515 mil por invalidez permanente. Os números são alarmantes e indicam a necessidade de projetos que promovam a segurança das pessoas no trânsito, oferecendo informações e estimulando a conscientização da população (VIAS& ,2016). A preocupação acerca desse tema se refere, majoritariamente, a uma série de comportamentos imprudentes observados no trânsito. A falha humana é o fator responsável por 90% dos acidentes de trânsito. Logo, é essencial a elaboração de estratégias para minimizar tais ocorrências (CETRAN-GO, 2016). Para alcançar a efetividade da presente proposta, necessita-se direcionar as medidas preventivas a partir de uma segmentação etária, considerando que a parcela jovem é a mais envolvida em acidentes - 41% dos óbitos em acidentes de trânsito em 2012, foram de jovens entre 18 e 34 anos. (VEJA, 2013). A campanha  Eu me comprometo se propõe a abordar, especialmente, determinadas condutas de risco mais frequentes desse público, associando a marca Renault como forma de fortalecer seu posicionamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta, desenvolvida com finalidades pedagógicas no âmbito das disciplinas do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR, surgiu do briefing disponibilizado pela Renault aos participantes do 4º Desafio Renault Experience. Este briefing foi utilizado como base para guiar a formulação do projeto, partindo do documento para extrair recortes para a criação do presente plano. Para realização do planejamento de assessoria em comunicação empresarial  Eu Me Comprometo , foram utilizadas técnicas diversas para embasar o diagnóstico, definir os objetivos e os resultados pretendidos e a formular estratégias e táticas comunicacionais necessárias para alcançar as expectativas da organização. Dentre os métodos utilizados no diagnóstico estão a análise SWOT, o benchmarking, mapeamento de públicos e levantamento de dados secundários acerca do debate sobre segurança no trânsito. O primeiro passo foi realizar uma análise da concorrência através do benchmarking. A partir de um ranking das montadoras que mais venderam carros no Brasil em 2016, publicada pela Revista Motor Show, foram selecionadas três empresas para serem analisadas, a Fiat, a Chevrolet e a Volkswagen (MOTOR, 2016). Os dados encontrados indicam, também, a presença e engajamento destas marcas em campanhas que abordam a segurança e a educação no trânsito. Foram pesquisadas as ações de segurança no trânsito desde 2010 das três organizações. Já a análise SWOT foi utilizada para aprofundar o diagnóstico do cenário organizacional, indicando os pontos chave para elaboração da campanha sobre segurança e educação no trânsito. Esses pontos foram definidos a partir de observação, pesquisa de dados secundários e projeções para a campanha. Após as análises, os objetivos da iniciativa foram traçados e os dois eixos de atuação o projeto foram definidos. A partir dessa divisão, as ações para cada eixo foram pensadas e distribuídas, tendo em vista os públicos propostos pelo mapeamento realizado (motoristas, ciclistas, pedestres, motociclistas, funcionários, colaboradores e parceiros da Renault, clientes e potenciais clientes). A estratégia de assessoria empresarial escolhida foi a criação de um programa de pontuação de abrangência nacional que servisse como principal pilar de sustentação. As ações secundárias foram elaboradas com a intenção de servirem como divulgação e impacto direto através de intervenções urbanas, reforçando a relevância do programa de pontuação. Mais especificamente, a proposta do programa de pontuação é incentivar os motoristas Renault a evitarem ações em desacordo com as leis de trânsito; a partir da verificação dos pontos que o condutor possui na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), são oferecidos benefícios nas concessionárias, promovendo o posicionamento da Renault quanto aos acidentes e infrações no trânsito. Isso foi pensado de acordo com as estratégias de engajamento, tendo em vista o que Shimp (2010, tradução das autoras) afirma sobre promoções:  prêmios representam uma ferramenta de promoção versátil e - dependendo do tipo de oferta premium - são capazes de gerar compras teste, encorajar a recompra e reforçar imagem da marca . Outras ações compreendem a intervenção urbana (artes nas faixas de pedestre) e em bares e constituem ações de impacto localizado. Inicialmente, elas não fazem uso dos meios tradicionais de mídia e são parte do que Shimp (2010, tradução das autoras) chama de  poutporri of alternative advertising media , ou seja, meios diversificados de anúncio. Segundo o autor,  Há uma mistura de meios alternativos, todos os quais têm papéis menores, mas potencialmente úteis, a desempenhar como parte de um programa integrado de comunicação de marketing. Os anunciantes criativos encontram muitas maneiras de alcançar clientes usando mídia alternativa (SHIMP, 2010, p. 436, tradução das autoras). Na ação com as faixas de pedestre serão utilizadas intervenções artísticas na rua a fim de chamar a atenção dos transeuntes. Essa intervenção será feita através de adesivagem. Indiretamente, a arte aplicada nas faixas servirá como atrativo para gerar engajamento dos pedestres nas redes sociais através de fotos e marcações. Já na intervenção dos bares, o uso do  poutporri é mais diversificado. A ação é composta por adesivagem dos espelhos do banheiro, alteração de layout do cardápio com uma folha transparente simulando um vidro quebrado e um termo de compromisso que acompanha a conta do cliente que consumir bebidas alcóolicas. Todas as intervenções são complementares entre si e servirão para a coleta de material fotográfico e audiovisual que será veiculado na sequência. É válido ressaltar que os consumidores que receberem o termo de compromisso, ganharão também um vale-desconto de aplicativos de corridas particulares (como Uber e Cabify). A estratégia pensada foi de estabelecer parceria com empresas já conhecidas por serem opções seguras de transporte para clientes que consumiram álcool e não estão capacitados para conduzir. As ações de mídias sociais no Facebook e Instagram são exclusivamente para divulgação da campanha  Eu me comprometo e engajamento dos clientes com o programa de pontuação. Os posts produzidos serão patrocinados e com target definido por faixa etária (18-34), localização (apenas cidades com concessionárias Renault), que curtam páginas de concorrentes e relacionadas à mobilidade urbana. No Instagram, além das postagens produzidas por conteudistas de social media, o método user-generated content foi escolhido para compor as publicações. Segundo Krumm, Davies e Narayanaswami (2008),  O user-generated content vem de pessoas comuns que voluntariamente contribuem com dados, informações ou meios de comunicação que aparecem antes de outros de uma forma útil ou divertida, geralmente na Web (KRUMM et al., 2008, p. 1, tradução das autoras). As produções audiovisuais produzidas serão utilizadas nas redes sociais digitais e inserções na televisão. Os formatos serão diversificados, abrangendo depoimentos, animações e captações na terceira pessoa. Todas as ações em social media servirão para redirecionar os leitores ao hotsite da campanha  Eu Me Comprometo . Essa será a página na qual os clientes terão as informações necessárias sobre a campanha e o programa de pontuação - inclusive podendo lá realizar sua inscrição no programa. Em resumo, as estratégias da campanha são integradoras, assumindo o programa de pontuação como foco de atenção principal. As intervenções urbanas, ações em social media e inserções em televisão e o hotsite fecham o ciclo, convertendo os clientes Renault em inscritos no programa. Ao mesmo tempo, todas as ações possuem teor de conscientização e estão relacionados com as questões de segurança no trânsito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento da campanha Eu Me Comprometo resultou em um plano de ações integradas sobre o tema segurança e educação no trânsito. O nome escolhido,  Eu me comprometo , pretende estimular a sensibilização, e, consequentemente,o comprometimento como fator essencial de todas as relações estabelecidas entre os indivíduos no trânsito, sejam eles condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres, seja a própria Renault, que se compromete em exercer seu papel social. O conceito da campanha foi pensado de modo a dialogar, de maneira integrada, com os diferentes públicos identificados. Eles foram divididos conforme sugere Fábio França (2004), entre essenciais (clientes e funcionários), não-essenciais (agentes do trânsito e potenciais clientes) e os de rede de interferência (concorrentes). É fundamental dizer que o plano de ação trabalhará com dois grupos de públicos, organizados de acordo com os objetivos traçados: converter a sociedade a uma participação mais comprometida, mais responsável no trânsito e associar a Renault a esses valores. A ação central do plano é o programa de pontuação. Ele pretende combater dois fatores críticos na atual situação do trânsito: a falta de manutenção nos veículos e as pequenas infrações que podem acarretar em acidentes mais graves. Assim, este programa de pontuação tem como intenção promover uma diminuição das infrações cometidas no trânsito, gerando benefícios e vantagens ao motorista Renault que não tenham adquirido pontos na CNH durante o período da promoção. Essa ação terá duração de sete meses, se estendendo de Junho a Dezembro de 2016, e funcionará a partir do cadastramento de dados do cliente interessado através do hotsite da campanha. Esse cadastro estará disponível de Junho a Novembro. No cadastro, o cliente preencherá seus dados pessoais e um breve questionário sobre seu carro, além de indicar a concessionária Renault mais próxima a ele. Em Dezembro, ele deverá se dirigir à concessionária escolhida com seu comprovante atualizado de infrações, para retirar o benefício caso não tenha tido nenhuma multa. Para este cliente, o benefício seria revisões automobilística e serviços de manutenção gratuitos pelos seis meses subsequentes, bem como o sorteio de um Renault Duster Oroch por região do Brasil. Para os funcionários da concessionária com os melhores resultados, serão oferecidos benefícios como comissão em dinheiro e o sorteio de uma viagem e um carro Renault Duster Oroch. Durante a campanha, serão oferecidos brindes para os funcionários da concessionária que obtiver a cada mês o maior número de cadastros, de maneira proporcional ao tamanho da agência e da cidade na qual ela está inserida. O treinamento dos funcionários será feito via intranet da Renault, em um espaço destinado às concessionárias, desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação. Essa equipe também irá desenvolver o banco de dados e o hotsite, para cadastramento e controle das inscrições e retirada de brindes. Junto ao programa, foram desenvolvidas outras seis ações a fim de fortalecer o posicionamento da marca e promover a conscientização no trânsito: Arte nas faixas de pedestre, Intervenção em bares, Facebook e Instagram, Produção audiovisual, Hotsite e Inserções na TV. As ações referentes às intervenções urbanas serão realizadas em São Paulo - SP, e irão gerar material audiovisual para sustentar o argumento da campanha nos demais estados do Brasil. Com exceção de  Arte nas faixas de pedestre e  Intervenção em bares , as demais ações terão abrangência nacional. A intervenção em bares será desenvolvida em parceria com três bares de São Paulo, onde três intervenções serão realizadas simultaneamente: inserções nos cardápios, nos banheiros e na conta individual dos clientes. No cardápio, será adicionado uma folha de acetato semi-transparente impresso com uma simulação de um vidro quebrado, impossibilitando a leitura da página de bebidas. Ao abrir, o cliente irá deparar com uma breve explicação sobre a campanha e os perigos do álcool associados com a direção. Já nos banheiros, haverá a adesivagem nos espelhos, também simulando um vidro de carro quebrado. Acompanhando a imagem, a frase  #EuMeComprometo a não dirigir depois de beber . Por último, ao solicitar a conta, caso tenha havido consumo de bebidas alcoólicas, o cliente receberá também um termo de compromisso, sugerindo que ele se comprometa a não voltar para casa dirigindo. Para complementar a ação, seriam distribuídos códigos em parceria com empresas de transporte particular (a exemplo de Uber e Cabify) de 2 corridas gratuitas por cliente. As adesivagens ficarão dispostas durante a segunda quinzena de Junho, enquanto a distribuição dos termos de compromisso acontecerão apenas na quarta e quinta da semana correspondente, para coleta de material audiovisual. As faixas de pedestres contarão com adesivos produzidos por artistas independentes, e serão alocadas no cruzamento entre as ruas Ipiranga e São Paulo. A intenção é atrair os olhares dos pedestres para que atravessem a rua no lugar correto. Essa ação acontecerá na primeira semana de Setembro, e durante a quinta e sexta feira acontecerão as filmagens da ação. A ação referente ao audiovisual consiste na produção de material a partir das ações de intervenção urbana para veiculação em redes sociais, de modo a ampliar o alcance àquele público que entrará em contato com o plano exclusivamente por comunicação midiática. Na intervenção nos bares, será captada as reações das pessoas ao lerem o cardápio, ao saírem do banheiro, ao assinarem o termo de compromisso, bem como entrevistas com os garçons, motoristas parceiros ou os próprios clientes participantes. Na ação de arte nas faixas, serão registradas a visão dos pedestres para a faixa, uma comparação entre antes e depois da adesivagem, o depoimento de comerciantes das proximidades sobre a ação e o depoimento dos artistas que fizeram as artes. Para cada uma das ações, serão dois dias de captação de imagens e uma semana de pós produção e edição. O Facebook e Instagram serão utilizadas como canais a oferecer maior proximidade com o target pretendido - homens e mulheres, entre 18 e 35 anos expostos ao trânsito como condutores ou pedestres, que curtem a página da Renault e das empresas concorrentes. A página no Facebook contará com publicação diária de posts patrocinados por segmentação demográfica, com dicas de prevenção, histórias dos seguidores sobre segurança no trânsito, vídeos e teasers produzidos a partir das intervenções urbanas e informações sobre o programa de pontuação. O Instagram será utilizado para a postagem de fotos de seguidores sobre o tema, eventos relacionados sobre segurança no trânsito, trechos de vídeos das intervenções urbanas e eventuais dicas e informações. As publicações nas mídias sociais vão ocorrer durante os seis meses de campanha. O hotsite explicitará detalhes e informações sobre a campanha, vídeo institucional, agenda do programa de pontuação, espaço para o material audiovisual e dados sobre segurança no trânsito. Além disso, haverá um espaço para cadastro no programa de pontuação, no qual os clientes Renault poderão preencher seus dados e concorrer aos benefícios oferecidos pela empresa em parceria com as concessionárias. As inserções na TV serão direcionadas à divulgação da campanha com foco no programa de pontuação. Serão três vídeos e cada um será exibido durante duas semanas, com intervalo de dois meses, sendo três inserções de 30 por semana, em três dos dez canais da TV fechada com maior audiência entre pessoas de 18 e 34 anos. O custo total do planejamento está orçado em R$ 5.090.224,00. O alto valor se deve aos custos de manutenção despendidos como benefício aos clientes cadastrados no programa de pontuação, que se aproxima dos quatro milhões. O restante do orçamento, se divide em recursos materiais, humanos e gastos de veiculação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O planejamento de assessoria é parte essencial da construção da identidade de uma organização. Como diz Kunsch (2008):  As organizações em geral, como fontes emissoras de informações para seus mais diversos públicos, não devem ter a ilusão de que todos os seus atos comunicativos causam os efeitos positivos desejados ou que são automaticamente respondidos e aceitos da forma como foram intencionados (KUNSCH, 2008, p. 179). Em outras palavras, um planejamento não deve ser entendido como um manual de instruções que sempre trará o resultado esperado pelo gestor. O relacionamento com os públicos vai muito além do que está no papel, e é dever da assessoria zelar pela imagem da empresa ao mesmo tempo em que considera as interpretações externas. O gestor da comunicação de uma empresa deve estar atento ao ambiente e avaliar quais as necessidades da empresa quando for desenvolver um planejamento. No caso da Renault, a campanha Eu Me Comprometo propôs uma integração de dois pontos intrínsecos à imagem e valores da empresa: promover a segurança dos agentes do trânsito e o seu posicionamento enquanto empresa consciente e preocupada com seus públicos. Como resultado do projeto de assessoria em comunicação empresarial  Eu me comprometo , espera-se a sensibilização da sociedade em geral para as questões do trânsito, a promoção da mudança de comportamento do público jovem adulto quanto à condutas mais seguras e o posicionamento da Renault como empresa socialmente responsável.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CETRAN-GO. 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. 2016. Disponível em: <http://www.cetran.go.gov.br/post/ver/215009/90-dos-acidentes-sao-causados-por-falhas-humanas >. Acesso em: 16 jun. 2016 <br><br>FEDERAÇÃO Nacional Dos Jornalistas. Manual de Assessoria de Imprensa. São Paulo: Unesp. 2007. Disponível em: <www.unesp.br/Home/aci_ses/manual_de_assessoria_de_imprensa.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2016<br><br>FIAT. 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