ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00838</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Toda Viagem Termina com a Volta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marco Aurélio de Carvalho Fernandes (Universidade Positivo); Luiz Eduardo Fernandes Luz (Universidade Positivo); Marcelo Luiz Medeiros de Andrade (Universidade Positivo); Lucas de Melo Gonçalves (Universidade Positivo); Hilton Castelo (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Spot, Rádio, Publicidade, Tuboteca, Storytelling</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho busca especificar e relatar todo o processo de realização de um spot publicitário voltado a atender às necessidades mercadológicas e a resolver o problema de marketing da Tuboteca, uma iniciativa pública da Fundação Cultural de Curitiba cujo objetivo é fortalecer o hábito da leitura entre a população da cidade. Usando a estratégia do storytelling, o roteiro tem uma locução infantil para tornar a publicidade mais agradável e acessível, ao passo em que facilita a identificação pessoal do ouvinte com a causa - de aumentar o índice de devolução dos livros aos pontos de ônibus participantes. O trabalho "Toda Viagem Termina Com A Volta" foi produzido para a disciplina de Áudio Publicitário do curso de Comunicação Social - Habilidade em Publicidade e Propaganda, da Universidade Positivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema deste relatório de trabalho é a execução de um spot publicitário para a campanha do projeto de concorrência do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, cujo cliente foi a iniciativa "Tuboteca", da Fundação Cultural de Curitiba. Fundada em 5 de janeiro de 1973, como uma da série de ações que buscavam a transformação urbana e social da cidade, a fundação é a instituição responsável pelas políticas de preservação da história e da cultura do município. Concebida como uma solução para aumentar os índices de leitura na idade, a Tuboteca se viu ameaçada pelo grande número de pessoas que pegavam um livro mas não o devolviam. O funcionamento do projeto se dá de forma simples: pessoas (e, eventualmente, empresas) doam livros à FCC, que é responsável por distribuir os exemplares para as estações-tubo participantes. Qualquer usuário do transporte público é livre para pegar um livro das bibliotecas. Idealmente, as pessoas devolveriam o livro à Tuboteca após a leitura - mas não é o que ocorre. Aliado ao problema está a ausência de comunicação por parte da Tuboteca, o que agrava ainda mais a questão da indiferença das pessoas em relação ao projeto. É aí que entra em cena a publicidade. "Fundamentalmente, propaganda pode ser definida como a manipulação planejada da comunicação visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza" (SAMPAIO, 1999, p.24). A intenção, portanto, é a de, através de uma campanha de comunicação bem estruturada e planejada, influenciar uma mudança de comportamento nos usuários do transporte público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Visando sedimentar os conhecimentos e técnicas ensinados em sala de aula, os estudantes desenvolveram um roteiro para um spot de rádio que atendesse às demandas mercadológicas da campanha da Tuboteca, não somente com os conteúdos adquiridos na disciplina de Áudio Publicitário, mas também com as diretrizes de áreas como planejamento, mídia e criação. Após a finalização do roteiro, o spot foi gravado, editado e mixado com o objetivo de transmitir o conceito criativo da comunicação integrada de marketing da melhor forma possível. A intenção era a de gerar uma quantidade considerável de awareness para a campanha, colocando a Tuboteca no centro da atenção da população. O rádio é uma mídia de massa e, portanto, proporciona uma visibilidade e um alcance valiosos para o bom andamento de uma campanha. Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (1999) avalia que as vantagens do rádio na publicidade são o caráter sugestivo, a penetração em diferentes classes socioculturais e seu imediatismo. Além destas inegáveis qualidades, o spot, por conter traços de storytelling, deve causar bastante impacto na audiência, podendo, inclusive, acarretar na geração de mídia espontânea. O público-alvo a quem o spot é destinado são pessoas que ouvem rádio em Curitiba, sendo jovens, adultos ou idosos. É comum que pessoas mais velhas ouçam rádio (mais do que entrem na internet, por exemplo), o que torna esse um dos targets primordiais para esse anúncio. O fato de o roteiro tratar da relação de um pai e sua filha torna ainda mais assertivo o direcionamento para o público mais velho, que se sentirá identificado pela dinâmica entre os personagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de concorrência de campanhas entre os alunos do 2º ano de Publicidade e Propaganda possui diversos fatores interessantes e essenciais ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Através desse formato de avaliação, os alunos são cobrados pelo domínio de diversas áreas da comunicação. Para obterem êxito, devem estabelecer uma consistência em suas estratégias e demonstrar sabedoria em suas escolhas. Além disso, o sistema de concorrência é um dos mais utilizados por grandes empresas do mercado para selecionarem a agência que tornar-se-á responsável pela publicidade da marca. A aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala, em atividades que simulam o que os futuros publicitários encontrarão em agências e empresas, é fundamental para a formação de profissionais mais capacitados e antenados para/com as exigências do mercado. A partir desse cenário, os alunos tinham liberdade para escolher as estratégias e mídias que julgassem pertinentes para a resolução do problema de marketing. Após as discussões, o grupo definiu que iria utilizar o rádio como uma de suas mídias. Segundo dados da Pesquisa Regular de Rádio, do estudo Target Group Index e do monitoramento do espaço publicitário, realizada pela Kantar IBOPE Media (dados sobre o Brasil, 2016), 89% das pessoas da área estudada escutam rádio habitualmente, o que equivale a cerca de 52 milhões de pessoas no país. Porém, havia o conhecimento de que o rádio possui particularidades a serem consideradas: "Quem se comunica pelo rádio deve levar em conta as peculiaridades da enunciação verbal. Deve evitar, por exemplo, frases longas, e trabalhar, de preferência, com uma sintaxe mais simplificada" (CÉSAR, 2005, p. 77). A partir disso, a equipe buscou escrever um roteiro que trouxesse uma linguagem cotidiana, coloquial. O spot seria parte fundamental da campanha integrada "Toda Viagem Termina Com A Volta", usando de todos seus artifícios e qualidades para divulgar a mensagem ao público. De acordo com a pesquisa do Kantar IBOPE citada anteriormente, 11% do investimento destinado à publicidade radiofônica no Brasil é utilizado em campanhas que abordam a cultura, o que torna ainda mais correta a escolha desta mídia para a campanha. Outro fator que pesa favoravelmente para a escolha do rádio é o fato de a FCC possuir pouca ou nenhuma cultura de comunicação off-line. Apesar de possuirem um site, perfis no Twitter e no Facebook e um canal no YouTube, não exploram mídias impressas, em televisão e em áudio. E mesmo a publicidade online é problemática. O engajamento das publicações é pequeno, considerando o número de seguidores. É importante ressaltar que esses canais existentes são vinculados à Fundação Cultural de Curitiba, e não à Tuboteca, que não possui comunicação própria, seja ela online ou off-line. A justificativa mais importante para a execução do trabalho é, pois, a criação e estabelecimento de uma cultura de comunicação para a Tuboteca, aumentando a divulgação de informações relevantes para o público, fazendo com que ele engaje com a marca, gerando valor. O panorama atual, de conexão absoluta com a FCC, faz com que o consumidor não crie uma ligação com a marca. Por conta disso, várias pessoas não sabem de sua existência, e alguns consumidores que sabem e utilizam do serviço por vezes não o usam corretamente por falta de informação. O conhecimento de marca é fundamental. "Uma posição no mercado - em vendas reais - é conquistada através da obtenção de uma posição na mente - em imagem, conceito, reputação - dos consumidores." (SAMPAIO, 1999, p.19). A campanha terá como um de seus objetivos principais, portanto, a criação de um local na cabeça do consumidor reservado à Tuboteca. Esse é um dos grandes poderes da comunicação: tornar algo relevante. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A técnica principal utilizada para a elaboração do spot da campanha "Toda Viagem Termina Com A Volta" foi o uso de storytelling. Uma das grandes tendências do marketing atual, esse modo de se operar em publicidade não é novo, mas sua importância cresceu exponencialmente nos últimos anos. Em uma época em que o fator fundamental para determinar em qual lado da linha tênue que divide as marcas lembradas das esquecidas é a atenção, nada mais natural que o ato de contar uma boa história seja o diferencial. Historias estão por toda a parte, e todo mundo gosta de ouvir, ler ou vivenciar uma. Mas não basta contar histórias. Elas devem ser elaboradas de modo a criar um vínculos com os consumidores, torná-los mais do que meros compradores de um determinado serviço ou produto, e sim verdadeiros advogados de marca que irão defender com unhas e dentes o porquê de sua escolha. Para isso, os publicitários devem fazer storytelling que gere valor. Kotler, Kartajaya e Setiawan (2010) defendem que as atividades mercadológicas atuais devem ser focadas em fazer um mundo melhor e colocar o consumidor sempre em primeiro lugar, de modo a gerar valor para todos os stakeholders envolvidos. Isso demonstra que o anunciante está antenado com as mudanças históricas do processo mercadológico. Durante todo o desenvolvimento inicial do capitalismo industrial até o fim do século XX, o marketing foi centrado no produto. Seu principal foco era vender, com a finalidade de gerar lucro. A partir de 1990, o foco se virou para o consumidor. Não mais centrado no produto e suas funcionalidades, os profissionais da área voltaram sua atenção a atender às necessidades do consumidor, com base em relacionamentos um-para-um. Porém, nos últimos anos, o marketing 3.0 virou o modelo a ser seguido. Este último e atualizado modo de se trabalhar tem como objetivo a geração de valor com o consumidor. As marcas devem, agora, preocuparem-se em fazer um mundo melhor, transmitindo em sua comunicação sua missão, visão e seus valores. Desta maneira, os compradores irão identificar-se com a marca em uma relação não meramente econômica, de comprador e vendedor, e sim de uma maneira humana, na qual ocorrem compartilhamento de ideais, sentimentos e virtudes. Portanto, os realizadores deste trabalho decidiram usar do método storytelling justamente mirando nessa tão sonhada relação harmoniosa entre marca e indivíduo, tão difícil de se conseguir. O conceito criativo da campanha é constituído de uma associação entre as diversas "viagens" presentes nos integrantes que participam do processo inerente ao uso da Tuboteca: as pessoas, os ônibus e os livros, que contam histórias que, da mesma forma que viagens, nos transportam para longe das preocupações e problemas da vida. Assim, o ponto de união entre a leitura e o uso do ônibus é o fato dos dois levarem o usuário a uma viagem, seja ela literal, como no caso do veículo, ou figurativa, tratando-se dos livros. A partir disso, foi elaborado o seguinte insight de planejamento: "toda viagem termina com a volta". O ponto central é ligar a mensagem publicitária ao objetivo de marketing, que é a devolução dos livros. Portanto, como nas viagens cotidianas em um ônibus e nas viagens metafóricas que os livros proporcionam, a viagem que o livro faz quando ele é emprestado por alguém na Tuboteca deve, também, encerrar-se com o retorno para o lugar de origem. O roteiro do spot é marcado pelo monólogo de uma pequena garota, que conta ao ouvinte a história de como seu pai sempre trazia para ela diversos livros, os quais ele encontrava nos tubos de ônibus participantes do projeto da Fundação Cultural de Curitiba. A menina conta que, graças aos livros, ela podia viver diversas outras vidas, nos mais variados mundos e terras possíveis. A atriz obtém sucesso na hora de falar o texto, conseguindo transmitir com clareza e eloquência suas falas, o que, segundo especialistas, não é fácil. "Não dá para pensar em fazer rádio sem abrir a boca. Abrir o microfone é dominar o idioma com conteúdo e clareza; é ser convincente, saber estruturar as informações". (CÉSAR, 2005, p. 77). O ponto de virada da peça ocorre quando ela diz que, subitamente, seu pai parou de trazer livros para ela. O motivo, como é explicado, é a falta de livros presentes na Tuboteca. Dessa maneira, o spot atinge diretamente os usuários que não devolvem os exemplares após a leitura. Durante a fala da garota, há apenas um efeito sonoro: um som crescente responsável pela construção do suspense da narrativa. No momento em que se aproxima o ponto de virada, o som tem seu volume aumentado gradativamente, até que, concomitantemente à voz da atriz, ele é silenciado abruptamente. Neste momento, o spot está com a atenção do público no mais elevado nível. O silêncio prende quem está ouvindo, e deixa as pessoas ansiosas para a conclusão a que tudo aquilo irá levar. Em sequência, entra a segunda voz. Um narrador masculino, com voz grave e firme, que é responsável pela finalização do conceito do anúncio e pela assinatura de campanha. Enquanto ele fala, a ausência de sons secundários é substituída pelo barulho de um ônibus prestes a sair do ponto. Este efeito busca ambientar o ouvinte, deixando evidente que o anúncio que ele está ouvindo pertence ao serviço de transporte público da cidade de Curitiba. Resumidamente, o spot busca prender a atenção de quem ouve por meio de uma história. O enredo busca estabelecer uma conexão emocional com o consumidor por meio da relação entre pai e filha, a qual é facilmente identificável. Por meio da quebra de expectativa entregada pelo ponto de virada, a atenção é chamada para a demanda do cliente. Para aqueles que, de fato, pegaram um livro da Tuboteca e não o devolveram, cria-se um mal-estar proposital cujo objetivo é fazer o indivíduo refletir e mudar seu comportamento. O storytelling se mostra, mais uma vez, um aliado valiosíssimo de qualquer tipo de marca e produtos que queiram atingir em cheio o público-alvo, fazendo com que ele lembre-se do anúncio publicitário, e não apenas ignore-o, como, infelizmente, é uma ação comum no meio em que estamos inseridos (o que torna cada vez mais difícil e desafiadora a tarefa de se destacar nesse mercado). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde o começo do segundo semestre de 2016, os alunos do 2º ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo sabiam que, no fim do ano letivo, deveriam apresentar uma campanha integrada de comunicação para um cliente real, o qual possuía um problema real a ser solucionado. Durante todo esse período fomos preparados para esse desafio pelos professores. Aulas de produção audiovisual, áudio publicitário, criação publicitária e comunicação integrada de marketing reforçavam diariamente o que era necessário para uma campanha de sucesso, além de nos dar de exemplo um amplo repertório de excelentes campanhas integradas. O briefing foi escrito pelos próprios integrantes do grupo, na disciplina de Comunicação Integrada, ainda no primeiro semestre. Resumidamente, as conclusões do briefing foram que a Tuboteca precisava de uma considerável reformulação de sua quase inexistente comunicação. O pouco engajamento da publicidade online e a falta de veiculação off-line eram os principais problemas a serem estudados - e solucionados. Como parte do planejamento de campanha, foi estabelecido pelos professores o objetivo de aumentar em 30%, durante um período de seis meses, a taxa de devolução dos livros aos tubos participantes (a taxa atual é de apenas 15%). No decorrer de algumas semanas, o grupo realizou diversas sessões de brainstorm para decidir o direcionamento que devíamos dar aos fatores fundamentais para o sucesso da comunicação, como o tom de voz a ser usado e o conceito criativo da campanha (a concorrência envolvia mais de vinte grupos, o que tornava essencial um conceito que trouxesse diferenciação). Buscamos ser cautelosos e criteriosos com nós mesmos nesta etapa, para não nos precipitarmos e escolhermos um conceito fraco, ou aquém de nosso potencial. Após a decisão do conceito "Toda Viagem Termina Com A Volta", que entrelaça o uso do ônibus com o hábito da leitura (explicado anteriormente), e da decisão do uso de mídias e, consequentemente, do processo de elaboração do roteiro do spot, os alunos chegaram ao momento da produção do material. Foram escolhidos os responsáveis pela locução, e então o estúdio de rádio da Universidade Positivo foi reservado durante uma hora para a gravação do spot. Essa disponibilidade de estrutura que a universidade nos proporciona foi fundamental para o projeto. A locução infantil foi a mais difícil, pois a atriz, uma criança, sentia-se nervosa e apresentava alguns problemas de dicção em algumas palavras. Com o passar dos minutos, ela relaxou e conseguiu executar a leitura do roteiro com perfeição, conseguindo transmitir a emoção e a tristeza denotadas no texto. Em seguida, foi a vez da locução masculina. Não ocorreram grandes problemas na execução desta parte do roteiro, pois o locutor leu com segurança e solidez, características exigidas para o narrador do spot. Os áudios foram gravados e estavam prontos para edição. O processo foi penoso para o grupo, pois nenhum dos integrantes tinha experiência considerável na área, apesar de alguns exercícios realizados no decorrer do ano letivo. Utilizamos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e do auxílio de tutoriais encontrados online, principalmente no YouTube, para realizar um trabalho bem feito. O programa usado foi o Adobe Audition, que pertence ao pacote mundialmente conhecido que ainda conta com programas notórios como o Photoshop e o Premiere. Ao todo, foram necessários três dias para a finalização do material. Os áudios individuais foram colados em sequência, o volume mixado para ter harmonia com os efeitos especiais, e o conjunto foi, enfim, renderizado. Os efeitos especiais de áudio, como o som de suspense e o barulho dos ônibus, foram baixadas gratuitamente na internet. Inicialmente, houve dificuldades para fechar o spot em trinta segundos, mas com as devidas edições, o material foi finalizado em uma versão definitiva, que agradou a todos os integrantes do grupo. A próxima parte para a elaboração do trabalho foi a apresentação ao professor orientador. O grupo estava nervoso a princípio, como era de se esperar, mas o resultado foi excelente. Ele ficou contente com o trabalho realizado pela equipe e considerou o spot apto e pertinente dentro do planejamento estratégico da comunicação integrada de campanha. O grupo também ficou satisfeito com o trabalho, considerando que os objetivos do spot foram alcançados: elaboração de uma peça que contivesse storytelling, criação de vínculo emocional a partir da interação entre pai e filha, assinatura forte e eficaz para fazer a ligação com o conceito criativo da campanha, aplicabilidade de mídia (considerando o tom e a qualidade do material, que poderia, com certeza, ser veiculado em uma rádio), e edição e mixagem de som. Toda a realização deste spot foi pensada a partir das possibilidades que o rádio traz para a publicidade. Uma das primeiras mídias de massa da história da humanidade, o rádio reinou soberano como a principal forma de comunicação até a emergência da televisão, em meados da década de 50. Até hoje, pessoas que viveram a era de ouro do rádio se lembram com carinho do quão marcante foi o período que, muitas vezes, toda a família esperava ansiosa para o momento em que, de noite, todos sentariam ao redor do rádio para um momento de confraternização. "Com o aparecimento e consolidação do rádio no decorrer das décadas de 20 e 30, abre-se um novo desafio: a publicidade sonora." (SILVA, 1999, p.24). Porém, mesmo com mais de um século de vida consolidado, o rádio continua uma mídia presente no cotidiano das pessoas, mesmo com o advento de tecnologias da informação revolucionárias, como a internet. Resta, portanto, entender as modificações que o processo histórico trouxe para o consumo de rádio e, finalmente, compreender as vantagens e desvantagens que este meio possui, já com quase duas décadas passadas no século XXI. Este trabalho foi realizado por quatro alunos do curso de comunicação social, com ênfase em publicidade e propaganda, da Universidade Positivo, e proporcionou um aprendizado valiosíssimo para nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, além de ter nos dado uma ampla gama de conhecimentos nas mais variadas áreas da publicidade, que poderemos levar conosco para toda nossa carreira como comunicadores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A elaboração de toda uma comunicação integrada para uma campanha que busca a conscientização e a mudança de comportamento das pessoas em prol de uma causa nobre como a leitura foi extremamente gratificante para os alunos envolvidos. O próprio fato de todas as estratégias desenvolvidas pelos alunos do 2º ano do curso de Publicidade terem disputado uns com os outros em uma concorrência aumentou ainda mais a pertinência do trabalho, que fez do ambiente acadêmico um espelho de como os futuros publicitários encontrarão o mercado após suas formaturas. A dedicação e o comprometimento de todos os alunos foi notável, mostrando o quanto o mercado está em boas mãos para o futuro. Falando especificamente do rádio, a conclusão tirada é a de que essa mídia sempre será passível de utilização no mundo da propaganda, não importa o quão avançadas novas tecnologias sejam. O rádio, por sua abordagem estritamente sonora, é um excelente meio para atingir os consumidores em um nível mais pessoal e subjetivo, por, através de textos e locuções criativas, atingir e estimular o subconsciente de quem está ouvindo. Finalmente, vale ressaltar que o spot fez parte da campanha vencedora da concorrência, e, portanto, foi avaliado como uma alternativa viável e interessante para resolver o problema do cliente, a Fundação Cultural de Curitiba, e, portanto, está apto a contribuir para uma causa tão importante como a disseminação do hábito da leitura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 4ª Edição. São Paulo: Ed. Campus, 2013. <br><br> SILVA, Júlia Lúcia De Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. 2 ed. São Paulo: Annablume, 1999. <br><br>CÉSAR, Cyro. Rádio: a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005. <br><br>KOTLER, P. KARTAJAYA, H. SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>