INSCRIÇÃO: 00857
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: Projeto Nebulosa (The Genderfluid Generation)
 
AUTORES: Renan Brandini Comin (Universidade Positivo); Ricardo Pedrosa Macedo (Universidade Positivo)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agênero, Genderfluid, Gênero, Identidade, Nebulosa
 
RESUMO
O ensaio “Projeto Nebulosa (The Genderfluid Generation)” foi desenvolvido na disciplina de Fotografia, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo a partir de uma motivação do autor em representar por meio de fotos, a beleza e a força daqueles que se denominam como agêneros. O registro fotográfico tem como objetivo abordar as questões de gênero e identidade retratando o tema seguindo o conceito de fotografia-expressão (HORN, 2010).
 
INTRODUÇÃO
O dito popular afirma que o caminho daqueles que brilham é cercado por escuridão, porém o brilho destes está ali para dar luz e colorir os momentos mais sombrios da vida, assim como nebulosas, que brilham pelo espaço no meio do vácuo. ਀ऀ䄀最渀攀爀漀猀Ⰰ 渀漀ⴀ最渀攀爀漀猀Ⰰ 猀攀洀ⴀ最渀攀爀漀猀Ⰰ 最渀攀爀漀ⴀ昀氀甀搀漀⸀ 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 䌀一一Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 最渀攀爀漀 愀 焀甀愀氀 攀砀椀猀琀攀洀 瘀愀爀椀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 攀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 椀猀猀漀 瀀漀爀焀甀攀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀Ⰰ 最渀攀爀漀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀漀 栀漀洀攀洀 漀甀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 漀 昀愀琀漀 搀攀 瀀漀搀攀爀 琀爀愀昀攀最愀爀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 猀攀洀 猀攀 昀椀砀愀爀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 琀愀氀 ᰀ琠爀昀攀最漀ᴀ†愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀洀漀 愀 瀀攀猀猀漀愀 猀攀 瘀攀猀琀攀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀 漀甀 猀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀⸀  O Projeto Nebulosa (The Genderfluid Generation) surge dentro deste contexto para retratar por meio de um ensaio fotográfico artístico a beleza e a força daqueles que se denominam como Genderfluid, levando como objetivo, propagar discussões sobre gênero e identidade dentro da sociedade contemporânea. Com base nesta realidade, o registro fotográfico foi desenvolvido utilizando como referência o conceito de fotografia-expressão com a ideia de representar, de forma artística, mas ao mesmo tempo realística a moda agênero.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 ᰀ倠爀漀樀攀琀漀 一攀戀甀氀漀猀愀 ⠀吀栀攀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀 䜀攀渀攀爀愀琀椀漀渀⤀ᴀ† 攀砀瀀氀漀爀愀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 愀 戀攀氀攀稀愀 攀 昀漀爀愀 搀攀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀ⴀ猀攀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀洀 愀猀 昀漀琀漀猀 挀漀洀 甀洀 渀漀瘀漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ  瘀椀猀琀漀 攀 琀爀愀琀愀搀漀 挀漀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 最爀甀瀀漀猀 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀漀爀攀猀⸀ Assim, o ensaio surge para ilustrar de modo artístico o brilho daqueles que transitam entre duas identidades de gêneros, usando como referência e ponto de partida o conceito de fotografia-expressão, com o intuito de divulgar a beleza existente na diversidade, também o de retratar e apresentar ao público a visão dessa nova identidade de gênero.਀ऀ䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀甀猀挀愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 漀 最渀攀爀漀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀砀瀀愀渀搀椀爀 愀 瘀椀猀漀 搀愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 漀戀猀攀爀瘀愀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀洀愀 琀爀愀琀愀搀漀 渀漀 攀渀猀愀椀漀⸀ O ensaio preza por retratar a diversidade humana de uma forma artística, para ressaltar a importância da arte dentro da fotografia.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ䄀戀漀爀搀愀爀 猀漀戀爀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 渀漀  甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 猀椀洀瀀氀攀猀⸀ 䔀猀猀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 琀愀氀瘀攀稀 漀挀漀爀爀愀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 愀椀渀搀愀 猀攀爀 漀戀猀挀甀爀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 瀀漀爀 瘀椀瘀攀爀洀漀猀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀漀爀愀 焀甀攀 瀀爀攀稀愀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 漀挀愀猀椀漀渀愀爀 攀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 攀砀挀氀甀猀漀 搀攀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀猀琀攀猀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀攀洀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 洀愀椀猀 氀栀攀猀 挀漀渀瘀洀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀愀甀琀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 愀琀甀愀氀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ O projeto foi produzido na e para a disciplina de Fotografia, orientado pelo Professor Dr. Ricardo Macedo e consistia na produção de um ensaio fotográfico com até 12 fotos relacionadas a um tema de livre escolha do estudante, sendo que o mesmo poderia optar em fazer um ensaio colorido ou preto e branco.਀ऀ倀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 焀甀攀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 猀攀爀椀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 ᰀ䜠攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀ᴀⰠ 漀瀀琀攀椀 瀀漀爀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 戀爀椀氀栀漀 攀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 愀甀琀漀搀攀渀漀洀椀渀愀洀 挀漀洀漀 愀最渀攀爀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀稀攀爀 洀愀椀猀 搀爀愀洀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀 愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 昀漀椀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀⸀ A escolha do tema surgiu da necessidade do autor em expor de uma forma artística um tema atual desconhecido pela maioria da sociedade. Para isso, a construção geral deste ensaio surgiu do conceito de fotografia-expressão criado por Evelyse Horn, que relata que: “no processo de intermediação entre o imaginário e a fotografia, os fotógrafos utilizam a criatividade para colocar em prática novas formas de representação”. (HORN, 2010 p.06)਀ऀ匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀攀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 攀渀猀愀椀漀 瀀爀攀稀愀洀 瀀攀氀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 漀戀猀攀爀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 渀漀瘀愀猀 攀 愀琀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䠀漀爀渀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 搀椀稀攀渀搀漀 焀甀攀㨀 ᰀ传 搀攀猀昀漀焀甀攀Ⰰ 漀 戀漀爀爀愀搀漀Ⰰ 愀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 爀攀挀甀爀猀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 焀甀攀 渀漀 攀爀愀洀 洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀ᴀ⸠ ⠀䠀伀刀一Ⰰ ㈀ ㄀  瀀⸀ 㘀⤀ Por fim, a comparação da temática Genderfluid com o fenômeno natural das Nebulosas serve tanto para nomear o projeto, quanto para compor as fotografias, visto que as nebulosas, por mais que sejam apenas uma nuvem de poeira cósmica, hidrogênio, hélio e plasma, são por muitas vezes regiões de formações estelares. Portanto, a utilização do termo nebulosa e a utilização da mesma para a composição fotográfica vem para ressaltar a vivacidade e a beleza daqueles que se consideram Genderfluid, comparando os mesmos com estrelas.਀ऀ䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 倀爀漀樀攀琀漀 一攀戀甀氀漀猀愀 ⠀吀栀攀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀 䜀攀渀攀爀愀琀椀漀渀⤀ 猀甀爀最攀 瀀愀爀愀 搀愀爀 昀漀爀愀 瀀愀爀愀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀攀洀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀漀爀 愀瀀攀渀愀猀 猀攀爀攀洀 焀甀攀洀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 攀 搀愀渀搀漀 挀漀爀  戀攀氀攀稀愀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ倀愀爀愀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀愀爀愀洀 渀漀 攀渀猀愀椀漀 ᰀ倠爀漀樀攀琀漀 一攀戀甀氀漀猀愀 ⠀吀栀攀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀 䜀攀渀攀爀愀琀椀漀渀⤀ᴀ†昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀䐀匀䰀刀⤀Ⰰ 一椀欀漀渀 䐀㤀 Ⰰ 挀漀洀 氀攀渀琀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀愀猀 䄀䘀ⴀ匀 䐀堀 一䤀䬀䬀伀刀 ㄀㠀ⴀ㄀ 㔀洀洀 昀⼀㌀⸀㔀ⴀ㔀⸀㘀䜀 䔀䐀 嘀刀 攀 䄀䘀 一䤀䬀䬀伀刀 㔀 洀洀 昀⼀㄀⸀㠀䐀⸀  O alcance focal, o ISO, a abertura do diafragma e a velocidade do obturador variam em cada imagem de modo a reafirmar o compromisso com a liberdade criativa na hora de compor a fotografia e com a despreocupação em manter uma linearidade técnica. O elemento que se repetiu nas capturas foi o uso do flash externo, inicialmente com duas luzes posicionadas no ângulo de 45º, mas sem a fixação das mesmas, para que fosse possível trabalhar um melhor estudo de iluminação.਀ऀ䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀猀 渀漀猀 搀椀愀猀 ㄀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 攀渀琀爀攀 ㄀㐀栀 攀 ㄀㘀栀Ⰰ 攀 ㈀㄀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 攀渀琀爀攀  㤀栀 攀 ㄀㄀栀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 䔀猀琀切搀椀漀 搀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀漀猀椀琀椀瘀漀⸀  O ensaio gerou imagens com dimensões de 4288 x 2848 px, sendo 4288 pixels de largura e 2848 pixels de altura para as fotos em formato paisagem, e o inverso, 2848 pixels de altura e 4288 pixels de largura para as fotos em formato retrato, com resolução horizontal e vertical de 300 dpi e intensidade de Bits 24. ਀ऀ䄀猀 昀漀琀漀猀 瘀愀爀椀愀洀 攀渀琀爀攀 ㌀Ⰰ㘀䴀䈀 攀 㐀Ⰰ㔀㔀䴀䈀Ⰰ 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀洀 攀猀挀愀氀愀 刀䜀䈀 愀氀洀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀㬀 琀漀搀愀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䨀倀䔀䜀⸀ 䄀漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀㔀  昀漀琀漀猀 瀀漀爀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 攀 攀搀椀琀愀搀愀猀⸀  Para as edições finais foi utilizado o programa Adobe Photoshop CS6 e para o tratamento quanto a coloração foi utilizado o programa Adobe Lightroom, seguindo os métodos e práticas ensinados na disciplina de Computação Gráfica, também ministrada pelo professor Dr. Ricardo Macedo, como níveis, gama de cores e nitidez. ਀ऀ伀 甀猀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 猀攀最甀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀ⴀ攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 䔀瘀攀氀礀猀攀 䠀漀爀渀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀ⴀ攀砀瀀爀攀猀猀漀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 漀 甀猀漀 搀攀 洀琀漀搀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 昀爀甀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 愀瀀甀爀愀漀 瀀爀瘀椀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀漀 挀漀洀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀⸀ 䠀漀爀渀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 焀甀攀 琀愀氀 琀椀瀀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 漀 漀氀栀愀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀 攀 甀洀 洀愀椀漀爀 愀瀀甀爀漀 攀猀琀琀椀挀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 焀甀攀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 瘀愀氀椀搀愀搀攀 愀琀攀洀瀀漀爀愀氀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 搀攀 氀愀搀漀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀洀 猀攀爀 昀椀攀氀 愀漀 焀甀攀  瘀椀猀瘀攀氀⸀  ⠀䠀伀刀一Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㘀⤀ Para que o projeto fosse concretizado, cumprindo a ideia de transcrever de uma maneira artística a realidade, os modelos Tadeu Amaral e Ju Araújo foram convidados para a participação do ensaio. Ambos os modelos receberam tal convite, por serem pessoas que se consideram e apresentam-se como genderfluid. Inicialmente, foram realizados alguns encontros com conversas com os modelos para captar informações que explicassem como eles se sentiam perante a sociedade e quanto aos seus próprios corpos. Tais encontros foram necessários como forma de pesquisa e familiarização tanto com o tema tratado quanto com os modelos que iriam ser fotografados. O modelo Tadeu Amaral já era conhecido do fotógrafo, enquanto que Ju Araújo foi abordado na rua no Centro de Curitiba.਀ऀ䄀洀戀漀猀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀攀洀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 焀甀攀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀猀猀攀洀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 瘀椀猀攀猀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 渀漀 昀漀猀猀攀洀 愀瀀攀渀愀猀 洀漀搀攀氀漀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀⸀ A fotografia então pode ser vista no caso como uma forma de aproximação a tal assunto, visto que “fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa pôr a si mesmo em determinada relação com o mundo.” (SONTAG, 1977, p. 12)਀ऀ倀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 吀愀氀 琀挀渀椀挀愀 琀攀瘀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 琀攀洀愀 琀爀愀琀愀搀漀Ⰰ 愀 最攀爀愀漀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀Ⰰ 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀漀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 倀爀漀樀攀琀漀 一攀戀甀氀漀猀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 渀攀戀甀氀漀猀愀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 戀攀氀攀稀愀 攀 愀 昀漀爀愀 搀漀 琀攀洀愀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀Ⰰ 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 戀爀椀氀栀漀 攀 愀 昀氀甀椀搀攀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀渀漀洀椀渀愀洀 挀漀洀漀 愀最渀攀爀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀愀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀猀 渀攀戀甀氀漀猀愀猀 猀漀 爀攀最椀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀攀猀 攀猀琀爀攀氀愀爀攀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 最爀甀瀀漀 搀漀猀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 搀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀   O projeto também tem como base o conceito de contrassexualidade de Paul Beatriz Preciado, que entende “o corpo como espaço de construção biopolítica, como lugar de opressão, mas também como centro de resistência.” (PRECIADO, 2014, p.13) ਀ऀ倀爀攀挀椀愀搀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀㨀 ᰀ传 最渀攀爀漀 Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 瀀爀漀猀琀琀椀挀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 渀漀 猀攀 搀 猀攀渀漀 渀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 挀漀爀瀀漀猀⸀ 준 瀀甀爀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 漀爀最渀椀挀漀⸀ᴀ† ⠀倀刀䔀䌀䤀䄀䐀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㤀⤀ Para Simone de Beauvoir, em O Segundo Sexo: “a gente não nasce mulher, torna-se mulher”. Analisando tal trecho, Judith Butler relata que: “Beauvoir diz claramente que a gente “se torna” mulher, mas sempre sob uma compulsão cultural a fazê-lo. E tal compulsão claramente não vem do “sexo”. Não há nada em sua explicação que garanta que o “ser” que se torna mulher seja necessariamente fêmea”. (BUTLER, 2003, p.27)਀ऀ䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 琀爀愀琀愀搀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 漀甀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀漀 ᰀ椠洀漀爀琀愀氀ᴀ⸠ 匀攀最甀渀搀漀 匀漀渀琀愀最Ⰰ ᰀ䄠 漀渀椀瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 挀洀攀爀愀猀      猀甀最攀爀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 琀攀洀瀀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀 搀椀最渀漀猀 搀攀 猀攀爀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀猀ᴀ⸠ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ ᰀ䄠瀀猀 漀 昀椀洀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀椀爀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀椀渀搀漀 愀漀 攀瘀攀渀琀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 椀洀漀爀琀愀氀椀搀愀搀攀 ⠀攀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀⤀ᰀ⸠ ⠀匀伀一吀䄀䜀Ⰰ ㄀㤀㜀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㜀⤀ Além disso, Susan complementa: “Fotografar é mais do que uma observação passiva. A exemplo do voyeurismo sexual, é um modo de, pelo menos tacitamente, e não raro explicitamente, estimular o que estiver acontecendo a continuar a acontecer”. Sontag relata que, “Tirar uma foto é ter um interesse pelas coisas como elas são, pela permanência do status quo (pelo menos enquanto for necessário para tirar uma “boa” foto), é estar em cumplicidade com o que quer que torne um tema interessante e digno de se fotografar”. (SONTAG, 1977, p. 41)
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O ensaio “Projeto Nebulosa – The Genderfluid Generation” é um registro fotográfico que conta com 08 fotografias, sendo 05 fotografias coloridas e 03 fotografias em preto e branco. O assunto abordado em tal projeto é a geração genderfluid, ou seja, pessoas que se consideram, apresentam e expressam-se como agêneros. ਀ऀ伀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 渀愀 攀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀 䐀爀⸀ 刀椀挀愀爀搀漀 䴀愀挀攀搀漀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 挀漀洀 愀琀 ㄀㈀ 昀漀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 氀椀瘀爀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 漀瀀琀愀爀 攀洀 昀愀稀攀爀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 挀漀氀漀爀椀搀漀 漀甀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀⸀  As fotos foram produzidas no Estúdio de Fotografia do curso de Publicidade e Propaganda, na Universidade Positivo, presente no Bloco Azul. A escolha de realizar tal ensaio em estúdio ocorreu pelo fato do mesmo permitir fotos em fundo infinito.਀ऀ伀 爀攀最椀猀琀爀漀 瀀漀猀猀甀椀  㐀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 琀爀愀琀愀搀愀猀 挀漀洀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀  ㌀ 昀漀琀漀猀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀愀猀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 渀攀戀甀氀漀猀愀猀 攀  ㄀ 昀漀琀漀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀愀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 洀愀爀最愀爀椀搀愀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 瀀愀爀愀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 漀 挀愀爀琀攀爀 愀爀琀猀琀椀挀漀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 一攀戀甀氀漀猀愀猀 渀漀洀攀椀愀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀渀搀漀 愀 昀漀爀愀Ⰰ 愀 戀攀氀攀稀愀Ⰰ 愀 昀氀甀椀搀攀稀 攀 漀 戀爀椀氀栀漀 搀愀 最攀爀愀漀 最攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 洀愀爀最愀爀椀搀愀猀 爀攀琀爀愀琀愀洀 愀氀洀 搀愀 戀攀氀攀稀愀Ⰰ 愀 氀攀瘀攀稀愀 挀漀洀 焀甀攀 氀攀瘀愀洀 愀 瘀椀搀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀渀漀洀椀渀愀洀 挀漀洀漀 愀最渀攀爀漀猀⸀ O projeto também conta com fotografias em que os modelos estão com os peitos cobertos por um “X”, que representam uma forma de protesto quanto a opressão, afirmando o corpo como passivo de caráter biopolítico e centro de resistência. ਀ऀ伀猀 洀漀搀攀氀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀 猀愀椀愀猀 攀 瘀攀猀琀椀搀漀猀Ⰰ 甀渀栀愀猀 瀀椀渀琀愀搀愀猀 攀 愀挀攀猀猀爀椀漀猀 渀漀 攀渀猀愀椀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 最攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 ᰀ琠爀昀攀最漀ᴀ†攀 ᰀ映氀甀椀搀攀稀ᴀ†攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 攀 昀攀洀椀渀椀渀漀 挀爀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 愀最渀攀爀漀⸀ 伀猀 洀漀搀攀氀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀 爀漀甀瀀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 漀 攀渀猀愀椀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 洀漀搀攀氀漀猀Ⰰ 洀愀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀渀搀漀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 洀漀搀愀 最攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀⸀ 吀愀搀攀甀 䄀洀愀爀愀氀 攀 䨀甀 䄀爀愀切樀漀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 愀 猀攀 樀甀渀琀愀爀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀漀氀栀攀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀漀 洀漀搀漀 焀甀攀 攀氀攀猀Ⰰ 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀Ⰰ 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 栀漀甀瘀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀洀戀漀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀攀洀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ O conceito de fotografia-expressão de Evelyse Horn, embasa a forma de expressão utilizada para compor o ensaio, retratando um tema real de maneira artística; enquanto que o conceito de contrassexualidade de Beatriz Preciado e os posicionamentos quanto a gênero de Judith Butler servem para contextualizar e dar base teórica para a criação do ensaio. Já a utilização da fotografia como forma de expressão pode ser justificada pelos posicionamentos de Susan Sontag e Barthes, visto que para Susan Sontag, “embora em certo sentido a câmera de fato capture a realidade, e não apenas a interprete, as fotos são uma interpretação do mundo” (SONTAG, 1977 p.22) enquanto que assim como para Barthes, “eu só me interessava pela Fotografia por “sentimento”; eu queria aprofundá-la, não como uma questão (um tema), mas como uma ferida: vejo, sinto, portanto noto, olho e penso.” (BARTHES, p. 39)਀ऀ䄀猀 昀漀琀漀猀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀爀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀 攀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀猀㘀⸀ 儀甀愀渀琀漀 愀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 猀漀戀爀攀瀀漀爀 搀甀愀猀 氀愀礀攀爀猀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 渀攀戀甀氀漀猀愀 漀甀 搀愀猀 洀愀爀最愀爀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀琀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 攀 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 猀甀愀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 ᰀ䰠甀稀 䐀椀爀攀琀愀ᴀ†漀甀 ∀䴀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀漀∀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ伀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 ᰀ倠爀漀樀攀琀漀 一攀戀甀氀漀猀愀 ⠀吀栀攀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀 䜀攀渀攀爀愀琀椀漀渀⤀ᴀ†渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 琀攀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 漀 最渀攀爀漀 䜀攀渀搀攀爀昀氀甀椀搀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 椀猀猀漀 攀洀 挀漀渀琀愀Ⰰ 漀 攀渀猀愀椀漀 琀攀渀琀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 戀攀氀攀稀愀Ⰰ 愀 昀漀爀愀 攀 漀 戀爀椀氀栀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 搀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 攀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 愀 瘀椀猀漀 焀甀愀渀琀漀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀漀爀瀀漀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 戀椀漀瀀漀氀琀椀挀漀 攀 攀猀瀀愀漀 搀攀 漀瀀爀攀猀猀漀⸀ Realizar tal registro permitiu reconhecer a fotografia e um ensaio fotográfico como importantes veículos de comunicação, visto que ambos abrem a possibilidade de contar histórias e se conectar com aquele que visualiza e interpreta as fotos, capaz de, inclusive, informar e propor reflexões para as pessoas. O registro também fez perceber a importância da arte dentro da fotografia e a utilização da mesma como forma de expressão para expor ao mundo a realidade de uma maneira mais particular e criativa.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 1984.

BROOKER, Lauren. What it means to be gender-fluid. CNN. Disponível em: http://edition.cnn.com/2016/04/13/living/gender-fluid-feat/ Acesso em: 15 de abr. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀吀䰀䔀刀Ⰰ 䨀甀搀椀琀栀 倀⸀ 倀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 䜀渀攀爀漀㨀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 攀 猀甀戀瘀攀爀猀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 刀䨀㨀 䌀椀瘀椀氀椀稀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀伀刀一Ⰰ 䔀瘀攀氀礀猀攀 䰀椀渀猀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 攀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀渀琀爀攀 愀 愀爀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀⸀ 䤀渀㨀 䤀一吀䔀刀倀刀伀䜀刀䄀䴀䄀匀 䐀䔀 䴀䔀匀吀刀䄀䐀伀 䐀䄀 䘀䄀䌀唀䰀䐀䄀䐀䔀 䌀䄀匀倀䔀刀 䰀촀䈀䔀刀伀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀愀猀瀀攀爀氀椀戀攀爀漀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㐀⼀ 㐀⼀䔀瘀攀氀礀猀攀ⴀ䰀椀渀猀ⴀ䠀漀爀渀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 搀攀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䔀䌀䤀䄀䐀伀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀⸀ 䴀愀渀椀昀攀猀琀漀 䌀漀渀琀爀愀猀猀攀砀甀愀氀 ጀ†倀爀琀椀挀愀猀 匀甀戀瘀攀爀猀椀瘀愀猀 搀攀 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 匀攀砀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 渀ⴀ㄀ 䔀搀椀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀一吀䄀䜀Ⰰ 匀甀猀愀渀⸀ 匀漀戀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 吀爀愀搀⸀㨀 刀甀戀攀渀猀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀