INSCRIÇÃO: 01033
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP02
 
TÍTULO: Pesquisa com Egressos do Curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul
 
AUTORES: Daniele Goulart da Silva (Universidade de Caxias do Sul); Ivangela Molon (Universidade de Caxias do Sul); Patricia Luisa Fozza (Universidade de Caxias do Sul); Vanessa Roveda (Universidade de Caxias do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Relações Públicas, egressos, pesquisa de opinião, Curso Relações Públicas, Universidade de Caxias do Sul
 
RESUMO
O curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é um਀ 搀漀猀 瀀椀漀渀攀椀爀漀猀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 渀愀 爀攀最椀漀 猀甀氀  do país. Atuando em uma região industrializada, conhecido pólo metal ਀洀攀挀渀椀挀漀Ⰰ 愀 唀䌀匀 昀漀爀洀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀㐀㈀  瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀  nos seus 45 anos de atividade. Diante deste panorama, o objetivo deste ਀攀猀琀甀搀漀  椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 攀最爀攀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀Ⰰ  descrevendo sua atual situação profissional, suas necessidades de ਀愀琀甀愀氀椀稀愀漀 攀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀  regional. Esta pesquisa de caráter descritivo e abordagem quantitativa ਀甀琀椀氀椀稀漀甀 挀漀洀漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀 攀洀 甀洀愀 愀洀漀猀琀爀愀  de 315 egressos.
 
INTRODUÇÃO
O Curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul completou ਀渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 㐀㔀 愀渀漀猀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀猀琀愀 搀愀琀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀  grupos da disciplina de pesquisa de opinião pública do primeiro semestre਀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀 昀漀椀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 攀最爀攀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀  Públicas formado pela Universidade de Caxias do Sul. Para isso, foi ਀爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 愀 昀椀洀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀  egresso, descrevendo sua atual situação profissional, suas necessidades ਀搀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 攀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀  mercado regional.਀䔀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 最攀爀漀甀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 挀漀渀猀琀愀琀愀攀猀 瀀愀爀愀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀  Caxias do Sul pois permitiu avaliar o desempenho do seu curso de ਀刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 愀猀猀椀洀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 愀猀 愀琀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀  Para estruturar o trabalho o primeiro passo foi a construção do projeto ਀搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 爀攀瘀椀猀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 漀  conhecimento sobre o curso e sobre estudos anteriores que tiveram como ਀昀漀挀漀 漀 攀最爀攀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 䘀䰀伀刀䔀匀 攀琀 愀氀氀⸀ (2006), FERRARI et all (2010). No projeto trabalharam-se também os ਀漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀  alcançá-los. Após esta etapa foi elaborado o questionário.਀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀㨀 搀愀搀漀猀  gerais, perfil acadêmico e perfil profissional. Esta divisão foi ਀搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 瀀爀攀攀渀挀栀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 洀攀氀栀漀爀愀爀 猀甀愀  organização lógica para o entrevistado. ਀䌀漀洀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 ㄀㐀㈀  攀最爀攀猀猀漀猀Ⰰ 攀 挀漀洀 甀洀愀 洀攀琀愀 搀攀 洀漀猀琀爀愀最攀洀 搀攀 ㌀ ㌀  egressos, o retorno da pesquisa foi de 316 respostas. A seguir serão ਀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ ਀
 
OBJETIVO
O objetivo geral da pesquisa foi entender o perfil e o atual foco de ਀愀琀甀愀漀 搀漀猀 攀最爀攀猀猀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀  Caxias do Sul. Dentro deste contexto buscou-se compreender o perfil ਀猀挀椀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 渀漀 洀攀椀漀 攀洀 焀甀攀 愀琀甀愀洀⸀  Analisou-se o nível de atuação dos entrevistados considerando atividades਀ 搀攀 洀戀椀琀漀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 最攀爀攀渀挀椀愀氀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀愀 搀攀  Relações Públicas, em uma organização.਀䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 愀瘀愀氀椀愀爀 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀猀 攀最爀攀猀猀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀  Públicas com sua graduação na instituição, com o intuito de levar a ਀甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 甀洀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ  expondo as disciplinas consideradas mais importantes, e as que faltaram ਀渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀  buscou-se ainda entender quais cursos de especialização os egressos ਀琀攀爀椀愀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀⸀ E por fim analisar em quais setores os egressos está inserido no mercado਀ 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀 焀甀愀椀猀 挀愀爀最漀猀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀  graduação conseguissem ter uma visão mais ampla das oportunidades de ਀挀愀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀昀攀爀攀挀攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 爀攀最椀漀 搀愀  Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul.਀ ਀
 
JUSTIFICATIVA
A pesquisa é um conjunto de ações que visam uma descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área, etimologicamente a palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa procurar com perseverança. Partindo do princípio básico do significado de pesquisa, Andrade (2003), comenta que a pesquisa é um meio de coleta, qualificação e análise de fatos sobre questões relacionadas a grupos que podem influenciar os objetivos da organização. A pesquisa é uma ferramenta muito importante dentro das organizações e de todas áreas que se dispõem a lidar com o público, visto que são através das pesquisas que os profissionais e/ou empresas obtêm informações e opiniões de seus públicos de interesse de maneira precisa. Através destes dados é possível alcançar uma compreensão maior dos públicos e assim trabalhar para sua valorização. Fortes (2003, p.93) afirma esta colocação conceituando as pesquisas como ferramentas que “[...] sustentam a tarefa de verificar os anseios dos públicos e de firmar um conceito positivo da organização que pretende ter uma posição consolidada no mercado de consumo”. Dentro da área da comunicação, mais precisamente para o profissional de Relações Públicas, a pesquisa é umas das ferramentas mais precisas pois, além do fator elencado por Fortes (2003) de conhecer a opinião dos públicos, ela ainda auxilia na construção de diagnósticos e a melhor familiarização com a organização, para que sejam elaborados futuros planos e projetos, levando em conta o pensamento estratégico e a boa reputação da empresa diante da sociedade. O ato de pesquisar é uma premissa básica da área, estando presente no rol de atividades da profissão, pois lidamos com pessoas, buscamos aproximação entre as empresas e seus públicos, trabalhamos com a imagem e a reputação organizacional e também com percepções, interesses e expectativas dos envolvidos, para que possamos efetivamente abrir canais de comunicação e de interação com os mesmos. (DORNELLES. 2007, p.99) Com o mesmo pensamento de Dornelles (2007), Lattimore, Dan et al (2012, p.101) ressalta a importância da pesquisa para o profissional de Relações Públicas dizendo que a mesma “[...] é uma função vital no processo de relações públicas”. Com as afirmações mencionadas percebe-se a importância da pesquisa nas organizações e na área de Relações Públicas, uma vez que ambas lidam diretamente com os públicos. Assim como para as demais organizações, para as instituições de ensino também é fundamental conhecer mais profundamente os públicos com os quais se relaciona. Dentre estes públicos, estão os egressos, que possuem informações valiosas para a instituição e referido curso. Saber sobre a atuação profissional e a aceitação que o mercado tem dado aos profissionais de Relações Públicas, auxilia o curso a avaliar a qualidade e adequação do ensino prestado. Além disso, a área de Relações Públicas tem sofrido fortes mudanças nos últimos anos. E somente através da pesquisa é possível identificar e mensurar quais são as mudanças e como elas estão acontecendo no mercado regional. Essas informações são essenciais para que o Curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul consiga continuar sua trajetória de êxito.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A primeira etapa foi a estruturação do projeto de pesquisa. O projeto de਀ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀攀爀洀椀琀攀㨀 搀攀昀椀渀椀爀 挀漀洀 洀愀椀猀 挀漀渀猀椀猀琀渀挀椀愀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀 猀攀爀  investigado; entender o atual estado da arte; definir os objetivos a ਀猀攀爀攀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 攀㬀 愀瘀愀氀椀愀爀 焀甀愀椀猀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀  洀愀椀猀  adequado para atingir os objetivos propostos. Ou seja, permite planejar a਀ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀爀爀漀猀⸀ Mediante as tarefas proposta, primeiramente foi pesquisado tudo sobre a ਀椀渀猀琀椀琀甀椀漀 唀䌀匀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀漀Ⰰ  filosofia e política da Universidade de Caxias do Sul UCS, os dados ਀爀攀昀攀爀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀漀 猀椀琀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ  sendo: www.ucs.br. ਀䌀漀洀 漀猀 搀愀搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀  sobre o Curso de Relações Públicas da UCS, Histórico, Egressos, Grade ਀䌀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 攀 䤀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 伀猀 搀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀漀 猀椀琀攀 搀愀 唀䌀匀㨀  www.ucs.br, e da coordenadora do Curso Jussânia de Fátima Albé, e das ਀瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 嘀愀渀攀猀猀愀 刀漀瘀攀搀愀 攀 匀椀氀瘀愀渀愀 倀愀搀椀氀栀愀 䘀氀漀爀攀猀Ⰰ 攀 瀀漀爀 切氀琀椀洀漀 甀洀愀  leitura nos artigos: “35 anos do curso de relações públicas da UCS” e ਀ᰀ䌠漀洀甀渀椀挀愀渀搀漀㨀 㐀  愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀⸀ᴀⰠ 琀漀搀漀猀  foram úteis para o resgate histórico de um dos cursos pioneiros da ਀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀⸀ Com os históricos levantados, iniciou-se a construção do referencial ਀琀攀爀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀氀洀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 Públicas buscou-se investigar outras pesquisas com objetivos ਀猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀⸀  Posteriormente o olhar voltou-se ao público-alvo da pesquisa, os ਀攀最爀攀猀猀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀⸀  䄀猀猀椀洀 渀漀 搀椀愀 ㈀㌀⸀ ㌀⸀㈀ ㄀㘀Ⰰ 昀漀椀  fornecida uma lista atualizada com os nomes dos egressos do curso pela ਀䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 䨀甀猀猀渀椀愀 搀攀 䘀琀椀洀愀 䄀氀戀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀琀攀爀 甀洀愀 relação de egressos desde 1982 ao segundo semestre de 2015. Assim se ਀挀栀攀最漀甀 愀漀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㄀㐀㈀  攀最爀攀猀猀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 ㄀㄀㤀  搀漀 瀀切戀氀椀挀漀  feminino e 230 do público masculino, com este número exato foi possível ਀挀愀氀挀甀氀愀爀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀甀砀椀氀椀漀 搀漀 猀椀琀攀  “http://www.publicacoesdeturismo.com.br/ calculoamostral/”, que nos ਀愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀 愀洀漀猀琀爀愀 攀洀 ㌀ ㌀Ⰰ 挀漀洀 渀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀 攀洀 㤀㔀─⸀ Após amostra calculada, foi elaborado um questionário piloto, que foi ਀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀㨀 嘀愀渀攀猀猀愀 刀漀瘀攀搀愀Ⰰ 䨀甀猀猀渀椀愀 搀攀  Fátima Albé e Silvana Padilha Flores. O mesmo foi aplicado em cinco ਀瀀攀猀猀漀愀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 愀樀甀猀琀攀猀 e correções antes da divulgação ao universo investigado.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀爀椀挀漀 昀漀椀 攀渀琀爀攀最甀攀 攀洀 ㄀㠀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 攀 渀愀 猀攀洀愀渀愀  seguinte no dia 25 de abril de 2016, foi dada continuidade do mesmo, ਀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 䨀甀猀猀渀椀愀 搀攀 䘀琀椀洀愀  Albé, e a professora responsável Vanessa Roveda. Diante da aprovação, as਀ 焀甀攀猀琀攀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 渀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 匀瀀栀椀渀砀⸀ 䐀愀搀漀 漀 昀愀琀漀 搀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀  ter um cadastro limitado, em termos de informações atualizadas dos ਀攀最爀攀猀猀漀猀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀  desejado. Desta forma, optou-se em trabalhar com uma versão on-line da ਀瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 最漀漀最氀攀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀猀⸀  A divulgação da pesquisa foi por intermédio da plataforma digital ਀ᰀ映愀挀攀戀漀漀欀ᴀ⸠ 倀漀爀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀椀瘀攀猀猀攀 洀愀椀漀爀 攀砀瀀愀渀猀漀Ⰰ  buscaram-se influenciadores para que compartilhassem com seus conhecidos਀ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 䔀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 洀搀椀愀 攀 outras áreas da comunicação, até mesmo portais internos tais como o ਀䘀爀椀猀瀀椀琀 ⸀  Os dados foram coletados no período de 17 de maio de 2016 a 09 de agosto਀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀瀀猀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 昀漀爀愀洀 琀愀戀甀氀愀搀漀猀 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 匀瀀栀椀渀砀⸀ Após foi realizado a interpretação e análise dos dados, detalhadas em ਀爀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀渀琀爀攀最甀攀 愀 䌀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀  Públicas. As principais constatações e análises serão detalhadas no item਀ 愀 猀攀最甀椀爀⸀ ਀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Serão agora apresentados os resultados da pesquisa realizada com os egressos, diante da divisão proposta: dados pessoais, perfil acadêmico e perfil profissional.
5.1 DADOS PESSOAIS: Nos dados pessoais foram investigados itens como: sexo, idade, estado civil, se possui filhos (quantos), e em que cidade residem. O curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul conta com maioria do público feminino, os dados mostraram que 86% dos egressos são do sexo feminino. Dado este semelhante a realidade identificada por FERRARI (2010). Ao se tratar de faixa etária, a amostra possui 10% dos egressos com idade entre 21 e 25 anos; 24% entre 26 a 30 anos; 21% entre 31 a 35 anos; 13% entre 36 e 40 anos; 10% entre 41 a 45 anos; 4% entre 46 e 50 anos; 3% acima de 56 anos.
Ao analisar o estado civil nota-se que metade da amostra, 50% são casados(as), 43% são solteiros(as), e 7% são separados(as) e ou divorciados(as).Para finalizar a dimensão de dados pessoais, o egresso respondeu em qual cidade residia, com um resultado abrangendo egressos de 37 cidades e países diferentes, a maior parte dos egressos moram em Caxias do Sul representando 71% da amostra, seguidos por 23% que estão morando em outras cidades do Rio Grande do Sul, sendo as mais citadas: Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves e Porto Alegre. 5% da amostra relatou morar em outras cidades do Brasil e apenas 1% em outros países.
PERFIL ACADÊMICO: No perfil acadêmico, o egresso foi convidado a responder questões relativas a sua graduação, tais como: ano de início e conclusão de curso; o conceito que atribui ao curso; quais disciplinas da graduação mais contribuíram para sua atuação profissional e as que faltaram; se buscou especialização e em qual área e sugestões para o curso. Abaixo a apresentação dos dados mais relevantes.Quando os egressos foram questionados sobre qual conceito atribuem ao curso de Relações Públicas da UCS, 68% dos egressos qualificaram como bom, seguidos por 20% que afirmaram ter sido médio, 11% atribui excelente e apenas 1% de avaliações negativas.
Interessante observar que o Curso de Relações Públicas da UCS tem tradicionalmente conquistado o conceito 4 em termos de avaliação do MEC, realidade essa correspondente a avaliação dos egressos.Quanto a aptidão dos egressos ao ingressar no mercado de trabalho, cerca de 60% analisaram sua aptidão após a conclusão do curso como boa, 30% avaliou como média, 8% como excelente e apenas 2% como ruim ou péssima. Os que se avaliaram com uma aptidão média, ruim ou péssima mencionaram poucas disciplinas de caráter prático ou com foco em gestão.Ao se tratar das disciplinas, uma questão aberta indagou sobre quais mais contribuíram para a graduação, com base nas 31 disciplinas diferentes recordadas/mencionadas pelos egressos, as que mais se destacaram foram: Eventos, Planejamento, Estágio, Marketing e Mercado. Quando questionados sobre as disciplinas que faltaram na sua formação, metade da amostra citou a disciplina de gestão de negócios, sendo seguida pela disciplina pela de Relações Públicas e Mercado, Mídias Digitais e Redes Sociais, e Marketing. No que se refere à continuidade nos estudos, a maioria dos egressos totalizando 63%, buscou alguma especialização e 37% ainda não se especializou. Dos 200 egressos que fizeram alguma especialização, 33% retornaram para especializar-se na UCS. Um dos pontos levantado pelos alunos é a falta de oferta de especialização e cursos de extensão na UCS para os mesmos. Ainda se tratando dos egressos que se mantiveram nos estudos, ressalta-se as três principais das vinte especializações citadas por eles, sendo: Comunicação, Marketing, e Gestão de Pessoas. Para finalizar o perfil acadêmico os egressos foram convidados a dar sua opinião, crítica ou sugestão ao curso em uma questão aberta. Das diversas opiniões quatro aspectos surgiram com mais frequência: a necessidade de mais aulas práticas, a atualização do curso, a necessidade de aulas voltadas a gestão de negócios e a presença de professores com mais experiência.
PERFIL PROFISSIONAL: No perfil profissional os egressos foram questionados sobre: sua atual situação profissional; local de trabalho; a qual setor respondem e cargo que exercem; qual a percepção que tem da atual valorização ao profissional de Relações Públicas no mercado;
e as atividades que realizam com mais frequência. A seguir descrição dos principais dados. No que diz respeito ao fato de atuarem ou não na área da comunicação, 51% dos egressos são empregados ou empregadores atuando na área da comunicação, 35% são empregados ou empregadores atuando fora da área da comunicação, 5% no momento estão desempregados, e 2% não responderam a questão e 8% assinalaram outra situação. Este dado, ao ser confrontado com a realidade expressa pela pesquisa de LANZARIN et al. (2005) mostra um crescimento na inserção dos profissionais de Relações Públicas na área da comunicação, já que os dados anteriores apontavam para 71% dos egressos atuando fora da área. Quanto ao porte da empresa onde os egressos exercem suas atividades profissionais, 26% trabalham em pequenas empresas, 24% em grandes empresas, 23% na média empresa, 20% em microempresa e 8% não responderam à pergunta. Sabendo que a proporção de micro e pequenas empresas na região é muito maior do que a de médias e grandes, este dado nos mostra que a proporção de médias e grandes que contratam Relações Públicas ainda é maior. Visando conhecer qual a opinião do egresso quanto a sua valorização diante do mercado de trabalho, 48% dos egressos consideram média, 32% baixa, 9% alta e 9% muito baixa.
No que se refere ao cargo que o egresso exerce dentro da empresa 14% os entrevistados citaram que possuem o cargo de analistas, 9% de assistentes, 9% são Sócio/Proprietário, 9% tem o cargo Relações Públicas, e 7% de Gestores. Percebe-se que o cargo de Relações Públicas ainda é pouco empregado pelas organizações, muitas ainda optam por usar analista ou assistente de comunicação.
Sobre as atividades desempenhadas com mais frequência pelos egressos, das 20 listadas, as que tiveram maior média de realização foram: Atendimento ao cliente, Planejamento e operacionalização de eventos, Planejamento da comunicação externa, Planejamento do calendário de eventos, Análise de cenários e Gestão e atualização de redes sociais. E as com menor média, por tanto as menos realizadas foram: Assessoria de imprensa; Estudo de tendência de comportamento; Aplicação de pesquisa; Diagnóstico de comunicação; Gestão de crises; Planejamento comunicação Interna e Mensuração de resultados em comunicação. Na mesma questão, foi realizada a análise separando estratos por faixa salarial e foi possível constatar que quanto maior o salário mais os egressos assinalaram desempenhar funções mais estratégicas como: assessoramento a alta direção e análise de cenários para tomada de decisão. Já os egressos na faixa salarial mais baixa se focam em atividades mais operacionais como: planejamento e operacionalização de eventos e atualização de redes sociais. Ao se tratar da faixa salarial, a pesquisa aponta que a maioria dos egressos representando 42% recebem de R$ 1.761,00 a R$ 3.520,00, seguido pelos que recebem de R$ 3.521,00 a R$ 7.040,00 que representam 28% da amostra, 9% dos egressos recebem salários acima de R$ 7.041,00, e que 17% recebem salários inferiores a R$1.760,00. Quando questionados sobre o futuro da profissão de Relações Públicas, 50% dos egressos acreditam que a profissão irá crescer 16% acreditam que irá estabilizar, seguidos por 12% que acreditam que vai crescer muito, 11% dos egressos não sabem o que vai acontecer com a profissão, e 10% pensam que ira retrair e irá retrair muito. Quando questionados sobre quais as principais tendências para as Relações Públicas nos próximos cinco anos as que mais se destacaram foram: 60% Social Mídia, 59% Relacionamento com Clientes, 41% Comunicação sobre Sustentabilidade, 38% Geração de Conteúdo.
 
CONSIDERAÇÕES
A pesquisa com os egressos do curso de Relações Públicas, permitiu ਀挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 愀琀甀愀渀琀攀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ  que tiveram como base os currículos adotados ao longo dos 45 anos de ਀攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 渀愀 唀䌀匀⸀ 倀漀爀 椀渀琀攀爀洀搀椀漀 搀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀漀搀攀洀漀猀  compreender quais são os principais desafios para o curso de Relações ਀倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 atender às exigências do mercado, bem como, atender também às ਀攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 昀甀琀甀爀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ Dentre as análises realizadas com o resultado da pesquisa, podemos ਀愀瘀攀爀椀最甀愀爀 焀甀愀椀猀 猀漀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀漀  dos profissionais e quais devem ser inseridas ao currículo do curso, ਀瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀 挀甀爀爀挀甀氀漀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 愀漀猀  futuros alunos, consequentemente aumentando a visibilidade do curso ਀瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀  engajados.਀伀甀琀爀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀渀琀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀  挀漀洀漀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀  Relações Públicas é visto na sociedade, através deste dado, podemos ਀昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 搀攀 挀漀洀漀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀  ela para a sociedade. Com base nesta análise é possível desenvolver ਀攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀渀琀爀漀 攀  fora da instituição.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀漀  mercado de trabalho sentem-se satisfeitos e realizados com a fatia de ਀洀攀爀挀愀搀漀 焀甀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 攀Ⰰ 猀攀渀琀攀洀ⴀ猀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀  que exercem. Os dados mostram que os profissionais estão conseguindo ਀挀愀搀愀 搀椀愀 猀攀 椀渀猀攀爀椀爀 洀愀椀猀 渀愀 爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䔀猀猀愀  situação positiva conflita com a realidade constatada pela universidade,਀ 瀀漀椀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀愀猀猀愀 愀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 洀愀椀猀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀  Relações Públicas o curso tem apresentado uma retração na entrada de ਀渀漀瘀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀⸀  ਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䈀䔀刀䨀䔀⸀ 倀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㌀⸀ 䴀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㌀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀攀爀樀攀⸀猀椀琀攀瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀挀漀洀⼀瀀攀猀焀甀椀猀愀⼀倀攀猀焀甀椀猀愀倀攀爀昀椀氀倀爀漀昀䌀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀㈀ ㄀㈀开瀀甀戀氀椀挀愀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㘀 洀愀爀⸀㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀一䐀刀䄀䐀䔀Ⰰ 䌀渀搀椀搀漀 吀攀漀戀愀氀搀漀 搀攀 匀漀甀稀愀⸀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 爀攀氀愀攀猀 挀漀洀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ 㘀⸀攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 吀栀漀洀猀漀渀 倀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ ㌀ 㠀 瀀⸀ 䤀匀䈀一 㠀㔀㈀㈀㄀ ㌀㄀㔀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀刀一䔀䰀䰀䔀匀Ⰰ 匀漀甀瘀攀渀椀爀 䴀愀爀椀愀 䜀爀愀稀礀欀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 琀椀瀀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀⸀ 䤀渀㨀  DORNELLES, Souvenir Maria Grazyk. Relações Públicas: quem sabe, faz e explica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, pág. 97 – 116.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䰀伀刀䔀匀Ⰰ 匀椀氀瘀愀渀愀 倀愀搀椀氀栀愀⸀ 匀팀䰀䤀伀Ⰰ 䴀愀爀氀攀渀攀 䈀爀愀渀挀愀⸀ 䈀䄀䰀䐀䤀匀匀䔀刀䄀Ⰰ 刀甀搀椀洀愀爀⸀ ㌀㔀 愀渀漀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀ⴀ 刀匀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀攀戀挀愀挀栀攀⸀最漀漀最氀攀甀猀攀爀挀漀渀琀攀渀琀⸀挀漀洀⼀猀攀愀爀挀栀㼀焀㴀挀愀挀栀攀㨀䐀眀焀娀刀焀漀䌀㜀䬀猀䨀㨀眀眀眀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀愀氀挀 愀爀⼀攀渀挀漀渀琀爀漀猀ⴀ渀愀挀椀漀渀愀椀猀ⴀ㄀⼀攀渀挀漀渀琀爀漀猀ⴀ渀愀挀椀漀渀愀椀猀⼀㐀漀ⴀ攀渀挀漀渀琀爀漀ⴀ㈀  㘀ⴀ ㄀⼀㌀㔀─㈀㔀㈀ 愀渀漀猀─㈀㔀㈀ 搀漀─㈀㔀㈀ 挀甀爀猀漀─㈀㔀㈀ 搀攀─㈀㔀㈀ 刀攀氀愀挀漀攀猀─㈀㔀㈀ 倀甀戀氀椀挀愀猀─㈀㔀㈀ 搀愀─㈀ 㔀㈀ 唀䌀匀⸀搀漀挀⬀☀挀搀㴀㌀☀栀氀㴀瀀琀ⴀ䈀刀☀挀琀㴀挀氀渀欀☀最氀㴀戀爀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀  攀洀  ㌀  洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀刀吀䔀匀Ⰰ 圀愀氀搀礀爀 䜀甀琀椀攀爀爀攀稀⸀ 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 昀甀渀攀猀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 爀攀瘀⸀ 攀 愀洀瀀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ ㌀㤀㐀 瀀⸀ 䤀匀䈀一 㠀㔀㌀㈀㌀ 㜀㜀㔀㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀Ⰰ 爀攀瘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㐀㄀㜀 瀀⸀ ⠀一漀瘀愀猀 戀甀猀挀愀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㬀 ㄀㜀⤀⸀ 䤀匀䈀一 㤀㜀㠀㠀㔀㌀㈀㌀ ㈀㘀㌀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀吀吀䤀䴀伀刀䔀Ⰰ 䐀愀渀 攀琀 愀氀⸀ 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䄀䴀䜀䠀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 㐀㌀㈀ 瀀⸀ ⠀䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀Ⰰ 䤀匀䈀一 㤀㜀㠀㠀㔀㠀 㔀㔀 㐀 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀一娀䄀刀䤀一Ⰰ 䨀甀氀椀愀渀愀 攀琀 愀氀⸀ 刀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 愀漀猀 攀最爀攀猀猀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀㨀 䠀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀㨀 唀䌀匀Ⰰ ㈀  㔀⸀ ⠀瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀琀椀挀愀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀愀⸀ 䨀愀渀攀 刀攀挀栀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀吀吀䄀刀Ⰰ 䘀愀甀稀攀 一愀樀椀戀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㌀⸀攀搀⸀ 挀漀洀瀀愀挀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ ㈀㜀㔀 瀀⸀ 䤀匀䈀一 㠀㔀㈀㈀㐀㈀㤀㐀㜀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䌀䠀Ⰰ 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀愀⸀ 匀팀䰀䤀伀Ⰰ 䴀愀爀氀攀渀攀 䈀爀愀渀挀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀渀搀漀㨀 㐀  愀渀漀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀  刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀猀 匀甀氀ⴀ 刀匀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀爀椀猀瀀椀琀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㄀⼀ 㠀⼀䌀漀洀甀渀椀挀愀渀搀漀ⴀ 刀倀ⴀ㐀 ⴀ愀渀漀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㄀ 洀愀爀⸀  ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀䘀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀⸀ 䄀搀攀甀猀 䜀漀氀昀椀渀栀漀 昀攀椀漀⸀ 伀 洀愀渀甀愀氀 搀漀 渀漀瘀漀 刀倀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䔀搀⸀ 伀渀氀椀渀攀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀䌀匀 㐀㘀 愀渀漀猀㨀 渀愀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 漀 洀愀爀挀漀 搀攀 瘀椀渀琀攀 愀渀漀猀 搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀椀稀愀漀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀ⴀ 刀匀Ⰰ ㄀㐀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀挀猀洀椀渀栀愀攀猀挀漀氀栀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㌀㈀㤀⼀甀挀猀ⴀ㐀㘀ⴀ愀渀漀猀ⴀ渀愀ⴀ栀椀猀琀漀爀椀愀ⴀ搀愀ⴀ甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀ⴀ漀ⴀ洀愀爀挀漀ⴀ搀攀ⴀ瘀椀渀琀攀ⴀ愀渀漀猀ⴀ搀攀ⴀ爀攀最椀漀渀愀氀椀稀愀挀愀漀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 ㈀㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀㨀 唀洀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 ⠀䤀䌀䔀匀⤀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 猀攀洀 愀渀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀挀猀⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⼀ 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀