INSCRIÇÃO: 01310
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP01
 
TÍTULO: Bureau de RP: Um Laboratório de Aprendizagem
 
AUTORES: Ana Claudia Martins (Pontificia Universidade católica do Paraná); Carolina de Miranda Pineli Alves (Pontificia Universidade católica do Paraná); Francieli Mognon (Pontificia Universidade católica do Paraná); Juliana Candido Custodio (Pontificia Universidade católica do Paraná); Andre Schlemmer (Pontificia Universidade católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Laboratório de aprendizagem, Relações Públicas, Agência Jr., ,
 
RESUMO
O objetivo desse trabalho é apresentar o Bureau de RP, suas funções e como atua. O Bureau é um laboratório de aprendizagem pertencente ao curso de Relações Públicas, da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que visa proporcionar suporte ao aprimoramento prático dos discentes, por meio de atividades monitoradas e sistematizadas. Objetiva refinar os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas do curso, principalmente as disciplinas de Gestão de Imagem Institucional, Gestão de Eventos, Planejamento de Comunicação e Planejamento Gráfico.
 
INTRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO਀ A agência experimental do curso de Relações Públicas da PUCPR, O Bureau de RP, surgiu em 2015 a partir da visão de autonomia, internacionalização, vivência de mercado e capacitação dos alunos pregada pela universidade. A principal finalidade era transferir para o Laboratório as demandas de eventos do curso, que já organizava muitas atividades com a necessidade de uma equipe de trabalho, além da produção de peças gráficas. A partir disso, surgiu a ideia de também criar um espaço em que os acadêmicos pudessem colocar em prática o que aprendessem em sala de aula, podendo aprimorar suas técnicas, contribuindo para a formação discente. ਀伀 渀漀洀攀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀㘀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀焀甀椀瀀攀 猀漀戀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 挀漀爀 戀漀爀搀 瀀漀爀 爀攀洀攀琀攀爀  椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 倀唀䌀倀刀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀 漀 瘀攀爀搀攀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 挀漀爀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀Ⰰ 攀 愀 樀甀渀漀 搀愀猀 搀甀愀猀Ⰰ 挀漀渀昀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀 戀愀氀漀  瀀愀爀愀 爀攀昀漀爀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀  ਀          䘀椀最甀爀愀 ㌀㨀 䰀漀最漀洀愀爀挀愀 搀漀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀⸀ ਀ Supervisionado por quatro professores, designados pelo Curso de Relações Públicas e aprovados pelo decanato da Escola de Comunicação e Artes, o Bureau de RP atua em planejamento, produção de conteúdo, produção gráfica e RP Comunitária. Os professores supervisores têm como objetivo:਀愀⤀ 䤀渀搀椀挀愀爀 攀 漀爀椀攀渀琀愀爀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀㬀 b) Acompanhar pessoalmente todas as etapas das atividades discentes;਀挀⤀ 䌀漀氀愀戀漀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 椀渀琀攀爀渀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀㬀 d) Supervisionar as atividades discentes em relação à qualidade e prazos.਀ Podem participar do Bureau de RP todos os acadêmicos regularmente matriculados a partir do primeiro semestre do curso de Relações Públicas, assim como monitores vinculados às disciplinas do curso ou de outros cursos com disciplinas afins à Comunicação Social, que possam usar o espaço como estratégia de aprimoramento do ensino e aprendizagem. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀漀 爀攀昀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 挀漀洀漀 䨀漀爀渀愀氀Ⰰ 倀漀爀琀愀氀 攀 䔀瘀攀渀琀漀 刀倀 攀洀 䘀漀挀漀Ⰰ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀猀 攀 愀攀猀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀Ⰰ 猀甀愀猀 昀甀渀攀猀 攀 挀漀洀漀 愀琀甀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 攀 搀漀挀攀渀琀攀猀 攀 攀砀瀀漀爀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⸀   Os discentes são selecionados por meio de processo seletivo próprio semestral divulgado em edital. Os acadêmicos se candidatam para as categorias: Produção Gráfica, Produção de Conteúdo, Planejamento e RP Comunitária, de acordo com suas competências. Após a seleção, as atividades são distribuídas pelos professores responsáveis, de acordo com critérios de interesse, competência e prioridade do Laboratório que determinarão seu início e prazo de entrega. Em sua ementa constam os seguintes objetivos:I. Fomentar um espaço de prática profissional dentro do ambiente acadêmico, no qual discentes do curso de Relações Públicas desenvolvam projetos em conjunto; II. Oportunizar aos discentes a construção de soluções integradas em Comunicação Social; III. Possibilitar a aplicação dos conhecimentos teóricos em atividades práticas, sempre levando em consideração o paradigma da comunicação integrada; IV. Refinar o conhecimento prático dos discentes, dentro do ambiente acadêmico;V. Aprimorar a construção do perfil profissional com consciência, criticidade e ética; VI. Desenvolver projetos com qualidade superior aos públicos internos e externos;VII. Manter-se como um espaço de constante aprendizado, incorporando os prazos e processos necessários para os discentes executarem as atividades. As atividades realizadas pelo Bureau estão em sinergia com algumas disciplinas do curso. Os docentes atuantes no Bureau oferecem orientação e suporte às atividades discentes realizadas dentro deste Laboratório de Aprendizagem.
 
JUSTIFICATIVA
Ter um laboratório de aprendizagem e aplicação prática é importante para a formação acadêmica, lá é o lugar para aprender. O mercado de trabalho, mesmo no início da carreira com estágios, é muito exigente. As organizações querem que os alunos tenham um mínimo de experiência para completar o quadro funcional, porém, as próprias organizações não dão espaço para o primeiro estágio. “Ao entrar para faculdade você carrega para dentro e fora de sala a esperança de que muitas portas se abrirão. (...) Não acontece assim” (CESAR, 2004, p.23). ਀伀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䄀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀洀攀愀猀猀攀洀 愀 愀搀焀甀椀爀椀爀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 愀甀氀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀攀爀漀搀漀 攀猀琀椀洀甀氀愀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀  䄀 愀瀀氀椀挀愀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀椀渀椀洀椀稀愀爀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀愀 瘀椀搀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ A antecipação do desenvolvimento de atitudes, características e postura profissional com estímulo do senso crítico e da autonomia permite criar profissionais mais competentes e preparados para entrar em empresas de qualquer segmento e porte, além das agências de comunicação. Durante sua passagem pelo Laboratório, o discente aprende a entender como funciona o mercado de trabalho, a respeitar prazos, acompanhar de perto atividades reais e conhecer os anseios da vida fora da universidade. Essa experiência não consegue ser adquirida apenas em sala de aula, por isso o processo seletivo é semestral, o que dá oportunidade a mais alunos de viver essa importante experiência.਀䄀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀漀 爀攀昀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 焀甀攀 琀攀洀 漀 椀渀挀椀漀 搀攀 猀攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ 伀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 䈀甀爀攀愀甀 猀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 ⠀搀攀洀愀渀搀愀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 瀀愀爀愀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⤀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀 渀漀 刀倀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 猀漀 愀戀愀爀挀愀搀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 攀猀昀攀爀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀焀甀攀氀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀   De acordo com TORQUATO (2010, p. 53): ਀䔀渀琀爀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 最攀爀愀椀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 愀瀀漀渀琀愀洀ⴀ猀攀㨀 瀀爀漀樀攀琀愀爀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 瀀攀爀愀渀琀攀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀 挀漀洀 猀甀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀爀攀渀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀㬀 挀爀椀愀爀Ⰰ 洀愀渀琀攀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀愀洀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 攀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀㬀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀㬀 瀀爀漀樀攀琀愀爀 樀甀渀琀漀 愀 挀攀渀琀爀漀猀 椀爀爀愀搀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 攀 瀀漀搀攀爀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 椀搀攀漀氀最椀挀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀㬀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 瀀漀搀攀爀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 搀漀 瀀愀猀⸀ Com isso, o Bureau de RP da PUCPR atinge esses objetivos de maneira que os alunos sejam os atores principais dos projetos, sendo seus próprios agentes da sua formação. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㔀 愀琀甀愀渀搀漀 挀漀洀漀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀 琀攀洀 猀攀甀 攀猀瀀愀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 琀漀搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 甀洀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀Ⰰ 甀洀愀 洀攀猀愀 瀀愀爀愀 爀攀甀渀椀攀猀 攀 氀漀挀愀氀 瀀愀爀愀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀漀Ⰰ 琀漀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 愀最渀挀椀愀 漀甀 挀漀眀漀爀欀椀渀最⸀ 伀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 䰀愀戀挀漀洀 搀愀 倀唀䌀 倀刀 渀愀 䰀椀渀栀愀 嘀攀爀搀攀 ⴀ 䈀刀 ㌀㜀㘀 攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 琀爀猀 瘀攀稀攀猀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀 ⠀猀攀最甀渀搀愀猀Ⰰ 琀攀爀愀猀 攀 焀甀椀渀琀愀猀⤀ 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 琀愀爀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀愀 猀愀氀愀 搀愀 䄀最渀挀椀愀Ⰰ 漀 䈀甀爀攀愀甀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 䰀愀戀挀漀洀Ⰰ 焀甀攀  漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 挀漀洀 挀洀攀爀愀猀 搀攀 昀漀琀漀 攀 瘀搀攀漀Ⰰ 爀搀椀漀Ⰰ 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 攀 漀甀琀爀愀猀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀⸀  No laboratório são desenvolvidas atividades de Planejamento, Produção de Conteúdo, Produção Gráfica e RP Comunitária. Em todos os casos, são realizadas reuniões com os professores coordenadores da área e os alunos desenvolvem o briefing, o planejamento, a execução e, por fim, um relatório. O formato do Bureau é entendido como uma metodologia ativa, na qual o aluno é o agente principal da sua formação. ਀ As metodologias precisam acompanhar os objetivos pretendidos. Se queremos que os alunos sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades de mostrar sua iniciativa (MORÁN, 2015). ਀ ਀䄀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀洀愀洀 甀洀 愀氀甀渀漀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀漀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 攀猀昀漀爀漀 猀攀渀搀漀 挀漀氀漀挀愀搀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀⸀ ᰀ儠甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀攀渀搀愀洀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 洀攀氀栀漀爀⸀ 䄀猀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 愀琀椀瘀愀猀 猀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀瘀愀渀愀爀 瀀愀爀愀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 洀愀椀猀 愀瘀愀渀愀搀漀猀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 搀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 挀漀最渀椀琀椀瘀愀Ⰰ 搀攀 最攀渀攀爀愀氀椀稀愀漀 搀攀 爀攀攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀ᴀ†⠀䴀伀刀섀一Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀⸀  Para compor a equipe do Bureau, os integrantes são selecionados no começo de cada semestre por meio de um edital, que é aberto para todos os acadêmicos do curso de Relações Públicas. Os candidatos precisam passar por um processo seletivo em que é analisado o IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) com o valor de 60 pontos, e uma entrevista com o/a professor(a) responsável pela área pretendida que valerá mais 40 pontos, na somatória desses pontos são escolhidos os novos integrantes da equipe. Os candidatos podem escolher as áreas de Planejamento, Produção de Conteúdo, que estão sob a coordenação da professora Carolina Pineli, e este último também com o professor Cícero Lira, Produção Gráfica, com o professor André Schlemmer, e RP Comunitária sob a coordenação do professor Marcos José Zablonky, todos sob a coordenação geral da professora e Coordenadora do curso de Relações Públicas Francieli Mognon. Ao final do período de atividades no Bureau, o aluno recebe horas de atividades complementares. ਀一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀  瀀愀猀猀愀搀漀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 挀漀渀琀攀渀搀漀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 挀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䔀猀猀攀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀  愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 挀栀攀最愀洀 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀  O planejamento é responsável pelos eventos. As demandas surgem do próprio curso, da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da própria universidade. Além de toda a organização e produção dos eventos, o Laboratório também tem como função fazer pesquisa de opinião e preferências para o desenvolvimento de novos projetos e a mensuração dos resultados após todas as ações. Essas análises são realizadas a partir de pesquisas de satisfação e opinião entregue ao término de cada evento ou no início de cada ação, realizando, assim, a avaliação de todos os critérios, como qualidade do evento, palestrantes, pontualidade, repercussão e organização, depois é feita toda tabulação das respostas, analisadas as sugestões e pontos negativos e positivos para melhoras e mudanças, buscando sempre agradar o público-alvo que são os acadêmicos do curso. Para Kunsch (2003, p.107), “no modelo simétrico de duas mãos, as Relações Públicas buscam o equilíbrio entre os interesses da organização e de seus públicos. Esse modelo também inclui o uso de pesquisas e métodos científicos”. ਀伀 挀甀爀猀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀 挀漀洀 漀 洀甀渀搀漀 昀漀爀愀 搀漀 䈀甀爀攀愀甀⸀ 伀 倀漀爀琀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 䈀甀爀攀愀甀Ⰰ 琀攀洀 渀漀琀挀椀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 甀猀漀 搀愀猀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 愀琀椀瘀愀猀 攀 愀甀氀愀猀 甀猀愀渀搀漀 漀甀琀爀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 愀氀洀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 倀漀爀琀愀氀 琀爀愀稀 漀 刀倀 攀洀 昀漀挀漀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 攀 愀爀琀椀最漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀  Como rede social, o curso usa apenas o Facebook que é gerenciado pelas equipes de Produção de Conteúdo e Produção Gráfica que são responsáveis pela análise, planejamento e produção das peças e conteúdos que são postados. Os conteúdos giram em torno de acontecimentos do curso e temas relacionados à profissão. A Fanpage é analisada constantemente por meio da visão geral informada pela própria página, a partir dali, é identificado o alcance de cada post ou matéria publicada, além de curtidas, comentários e compartilhamentos, descobrindo assim o perfil de todos os usuários seguidores da página, para cada vez mais levar conteúdo interessante para o público-alvo, agregando conhecimento sobre a área. ਀ऀ刀倀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀  甀洀愀 爀攀愀 渀漀瘀愀 渀漀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀⸀ 匀甀爀最椀甀 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 爀攀愀氀椀稀愀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 戀愀爀愀琀愀 攀 攀昀椀挀愀稀 攀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 倀爀ⴀ爀攀椀琀漀爀椀愀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 搀愀 倀唀䌀倀刀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 瘀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀愀 倀爀ⴀ爀攀椀琀漀爀椀愀⸀ ᰀ䄠 椀渀琀攀渀漀 搀愀 倀唀䌀倀刀 挀漀洀 攀猀琀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀  氀攀瘀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 攀 渀漀瘀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀漀 瘀漀氀琀愀搀愀  爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀ⴀ氀栀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 氀椀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀ᴀ†⠀倀刀伀䨀䔀吀伀 䌀伀䴀唀一䤀吀섀刀䤀伀 倀唀䌀倀刀⤀⸀ 䌀漀洀 刀倀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 挀漀渀猀攀最甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 攀猀猀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 愀漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 戀愀椀砀漀 漀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 愀椀渀搀愀 琀攀爀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
As áreas envolvidas no Bureau são: Planejamento, Produção de conteúdo, Produção gráfica e RP Comunitária. O Planejamento é responsável por toda a estrutura das atividades, passando a todos os grupos ações e prazos necessários. É também de responsabilidade deste setor a ficha ponto para distribuição das horas complementares e a mensuração de resultados de todas as ações. A Produção de conteúdo fica incumbida de gerar todos os textos usados em releases, matérias, slogans, relatórios, mídias sociais e e-mail marketing, essas duas áreas são orientadas pela professora Carolina Pineli, sendo que Produção de Conteúdo também está sob a coordenação do professor Cícero Lira. Após receber as informações do que precisa ser feito, a equipe de Produção Gráfica faz todo um estudo de referências e esboços para produção das peças gráficas para cada trabalho, após a finalização, o material precisa ser aprovado pelo professor responsável André Schlemmer, que encaminha para aprovação geral da professora e coordenadora Francieli Mognon que fica incumbida da produção dos materiais. ਀䄀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 猀漀 漀 倀漀爀琀愀氀 刀倀 攀洀 䘀漀挀漀 攀 愀 瀀最椀渀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 倀唀䌀 倀刀 焀甀攀 猀漀 最攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 吀漀搀愀 猀攀最甀渀搀愀 ጀ†昀攀椀爀愀  爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 猀攀洀愀渀愀氀 焀甀攀 挀漀渀猀琀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀愀 猀攀洀愀渀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀猀⸀ 伀猀 琀攀洀愀猀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 猀漀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀愀琀愀猀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀⸀ 一漀 瀀漀爀琀愀氀 刀倀 攀洀 昀漀挀漀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀 洀愀椀猀 渀愀 渀琀攀最爀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀洀攀渀琀攀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀漀猀猀甀椀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 洀愀琀爀椀愀猀 攀猀挀爀椀琀愀猀 攀洀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 倀䤀䈀䤀䌀 攀 倀䤀䈀䤀吀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 栀 漀 氀椀渀欀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀 愀 瀀攀猀猀漀愀 愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䌀漀洀漀 爀攀氀愀琀愀 䐀稀椀攀欀愀渀椀愀欀 ⠀㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㠀㔀⤀Ⰰ 攀猀猀愀  愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 焀甀攀 挀漀渀瘀椀搀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 攀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 猀洀戀漀氀漀猀 攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 焀甀攀 洀甀搀愀洀 搀攀 挀漀爀 漀甀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀洀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀甀猀攀椀漀 挀漀洀 甀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 琀漀焀甀攀ᴀ⸠ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 氀攀椀琀甀爀愀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀愀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀最爀愀搀瘀攀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀漀猀猀愀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 渀愀 愀戀猀漀爀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀⸀  Figura 3: Portal RP em FOCO, plataforma gerenciada pelo Laboratório.਀ऀ刀倀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 椀渀椀挀椀漀甀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀漀 栀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 挀漀渀挀氀甀搀漀猀Ⰰ  漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 䨀漀猀 娀愀戀氀漀渀猀欀礀Ⰰ 攀猀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 渀漀猀 渀漀瘀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 焀甀攀 猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 樀漀爀渀愀氀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀漀猀 䴀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀猀 䴀漀爀愀搀椀愀猀 䌀愀樀甀爀甀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 匀攀爀瘀椀漀猀 匀漀挀椀愀椀猀 攀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 挀漀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䜀爀甀瀀漀 䘀漀挀漀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 嘀椀氀愀 吀漀爀爀攀猀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 愀琀爀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ  攀  愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 唀渀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 嘀椀搀愀Ⰰ 甀洀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 焀甀攀 搀椀瘀甀氀最愀 愀 昀椀戀爀漀猀攀 挀猀琀椀挀愀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 倀爀ⴀ爀攀椀琀漀爀椀愀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 搀愀 倀唀䌀倀刀⸀  Um evento referência produzido pelo Laboratório de Aprendizagem é o Fala Egresso que tem o intuito de trazer um, ou mais, formando da PUC PR para contar suas experiências profissionais após sair da Universidade. Sua organização tem o início na área do Planejamento, em que os integrantes buscam um perfil profissional para convidar a ministrar uma palestra aos estudantes do curso de Relações Públicas. Depois de aceito o convite, é feito um briefing com o egresso para definição de tema, local e data e materiais necessários. A produção gráfica fica responsável por criar a identidade visual do evento, além de produzir a arte de divulgação que será postado no Facebook. A Produção de Conteúdo fica incumbida de criar o e-mail marketing para ser disparado a todos os acadêmicos do curso, criar o texto que será divulgado na publicação das redes sociais e produzir o pós release para postar na página da PUC PR.਀一漀 搀椀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 猀攀 猀攀瀀愀爀愀洀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 攀洀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀愀氀攀猀琀爀愀渀琀攀㬀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 焀甀攀 挀漀戀爀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 瀀愀氀攀猀琀爀愀渀琀攀㬀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 漀 琀攀砀琀漀 攀 猀攀渀搀漀 洀攀猀琀爀攀 搀攀 挀攀爀椀洀渀椀愀猀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ  爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀Ⰰ 愀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀攀 昀漀琀漀猀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 最攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀 挀漀洀 甀洀 爀攀猀甀洀漀 搀攀 挀漀洀漀 昀漀椀 漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀挀栀愀爀愀洀⸀  Além do evento Fala Egresso, há outros produtos e serviços que o Laboratório de Aprendizagem cria identidade visual, peças gráficas, assessoria de imprensa e organização: ਀∀ठ刀攀瘀椀猀琀愀 刀倀 攀洀 䘀漀挀漀㨀 一漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 刀倀 攀洀 䘀漀挀漀 琀攀洀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 戀椀洀攀渀猀愀氀 攀 愀戀漀爀搀愀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 攀猀琀爀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀猀 愀猀 爀攀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 伀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀愀猀攀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 渀愀 爀攀愀㬀 瀀攀爀昀椀猀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀攀猀㬀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀戀漀爀搀愀 漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 愀琀甀愀氀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 渀漀 瀀愀猀⸀ 倀漀搀攀 猀攀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 渀愀猀 瘀攀爀猀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀㨀 眀眀眀⸀爀瀀攀洀昀漀挀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⸀  䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀  搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  • Portal RP em Foco: Tem por objetivo divulgar as ações, eventos e novidades promovidos pelo curso de Relações Públicas da PUCPR. Foi desenvolvido pela agência laboratório, que também tem por responsabilidade a gestão de conteúdo e monitoramento desta plataforma. É função do Bureau de RP a produção da linguagem visual do Portal, recursos gráficos de interface e arquitetura da informação, usabilidade, bem como a alimentação constante de conteúdos na plataforma (releases de eventos realizados pelo curso, ações internas e externas de divulgação do curso e visitas técnicas).਀∀ठ䔀瘀攀渀琀漀 刀倀 攀洀 䘀漀挀漀㨀 伀 攀瘀攀渀琀漀 愀渀甀愀氀 刀倀 攀洀 䘀漀挀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀甀渀椀爀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀甀洀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 ㈀ ㄀㌀ 攀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 漀昀椀挀椀渀愀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀  • Destaque RP: Este evento tem por finalidade homenagear e motivar alunos do curso, por meio da premiação dos dois melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) produzidos pelos estudantes durante o ano. Um dos prêmios se destina à categoria monografia, e outro se encaixa na categoria de trabalho prático, feito em equipe. O evento de premiação reconhece o esforço dos estudantes. ਀   ਀
 
CONSIDERAÇÕES
O Laboratório de Aprendizagem Bureau de RP prepara os acadêmicos para o ambiente de trabalho, propiciando a eles a primeira experiência de mercado. Além de todo contato com as atividades práticas, os integrantes têm a possibilidade de trocar conhecimento com os discentes da Universidade, que expõem suas experiências, técnicas e ideias, proporcionando, assim, uma potencialização de competências.਀伀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀洀 甀洀 挀氀椀洀愀 搀攀 愀最渀挀椀愀 攀洀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 䨀漀戀猀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀洀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 瀀漀猀猀甀椀爀 甀洀愀 洀甀氀琀椀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 爀攀愀猀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 琀愀洀戀洀  攀猀琀椀洀甀氀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀挀愀爀爀攀琀愀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀洀 瀀爀攀瀀愀爀漀 瀀愀爀愀 瘀爀椀愀猀 漀甀琀爀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 琀愀渀琀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀洀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 焀甀攀 愀挀愀戀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀切氀琀椀瀀氀愀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 䄀最渀挀椀愀⸀    Com todas as atividades desenvolvidas, observa-se o desenvolvimento também da interdisciplinaridade entre as disciplinas e também entre as áreas, que garante a maior interação entre os acadêmicos e docentes desenvolvendo uma experiência de convívio grupal. Sendo assim, é importante desenvolver nos acadêmicos a união de competências em tono de um mesmo objetivo, formando profissionais sociais mais competentes. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀伀唀䜀䠀䔀刀吀夀Ⰰ 䈀爀椀愀渀⸀ 䐀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀攀猀 刀漀猀愀爀椀Ⰰ ㈀ ㄀㄀㬀 ਀䘀䄀䌀䔀䈀伀伀䬀⸀ 倀最椀渀愀 搀漀 䔀瘀攀渀琀漀 刀倀 攀洀 䘀伀䌀伀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 倀唀䌀倀刀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 搀攀 愀戀爀 搀攀 ㈀ ㄀㔀㬀 ਀䬀唀一匀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀㨀 ㈀  ㌀㬀 ਀倀伀一吀䤀䘀촀䌀䤀䄀 唀一䤀嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 䌀䄀吀팀䰀䤀䌀䄀 䐀伀 倀䄀刀䄀一섀⸀ 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䄀爀琀攀猀㨀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 倀唀䌀倀刀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 眀眀眀⸀瀀甀挀瀀爀⸀戀爀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 搀攀 愀戀爀 搀攀 ㈀ ㄀㔀㬀 ਀吀伀刀儀唀䄀吀伀Ⰰ 䘀⸀ 䜀⸀ 吀爀愀琀愀搀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 吀栀漀洀瀀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  ㈀⸀ ਀ http://www.pucpr.br/projetocomunitario/apresentacao.php਀ ਀䴀伀刀섀一Ⰰ 䨀漀猀⸀ 䴀甀搀愀渀搀漀 愀 攀搀甀挀愀漀 挀漀洀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 愀琀椀瘀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㈀⸀攀挀愀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀洀漀爀愀渀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㌀⼀㄀㈀⼀洀甀搀愀渀搀漀开洀漀爀愀渀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀㨀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 

DOUGHERTY, Brian. Design gráfico sustentável. São Paulo: Edições Rosari, 2011;਀

਀ FACEBOOK. Página do Evento RP em FOCO. Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: Acesso em 29 de abr de 2015;਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 ਀倀伀一吀䤀䘀촀䌀䤀䄀 唀一䤀嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 䌀䄀吀팀䰀䤀䌀䄀 䐀伀 倀䄀刀䄀一섀⸀ 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䄀爀琀攀猀㨀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 倀唀䌀倀刀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 眀眀眀⸀瀀甀挀瀀爀⸀戀爀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 搀攀 愀戀爀 搀攀 ㈀ ㄀㔀㬀 ਀

TORQUATO, F. G. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Thompson Learning, 2002.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀