INSCRIÇÃO: 01347
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP06
 
TÍTULO: Uma nova forma de dizer Olá! Plano de comunicação organizacional para a Ong Lar Assistido
 
AUTORES: Tatiane Martins Fagundes (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Alcilaine de Macedo Alencar (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Matheus Vinicius Muller Zin (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Nayane Pantoja Cardoso (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Organizacional, Terceiro Setor, Planejamento , Deficiência Intelectual , OLÁ - ONG Lar Assistido
 
RESUMO
O projeto “Uma nova forma de dizer OLÁ! Plano de comunicação organizacional para a ONG Lar Assistido” apresenta um plano de comunicação integrada desenvolvida para uma organização do terceiro setor, localizada na cidade de Curitiba, a OLÁ – ONG Lar Assistido. Para o seu desenvolvimento, realizou-se uma imersão na organização com objetivo de compreender a sua realidade, embora possua uma proposta inovadora e de grande potencial de construção de marca, o diagnóstico apontou que a OLÁ é uma organização nova e que não tem um posicionamento claro. Como resultado deste processo, propôs-se um plano anual de ações ligadas a diversas táticas de comunicação integrada que atendem as necessidades e objetivos institucionais da organização. Logo, visa a solução para criar uma imagem institucional coesa, gerar reconhecimento e aumentar a captação de recursos.
 
INTRODUÇÃO
A proposta de moradia assistida apresentada pela OLÁ – ONG Lar Assistido, criada em dezembro de 2015 e que deu início as suas atividades em abril de 2017, em Curitiba, vêm apontar soluções para a inclusão efetiva dos deficientes intelectuais na sociedade, não como “fardo”, mas como força proativa de progresso do país. Ao longo dos últimos anos, muitas instituições foram criadas para prestar assistência a pessoas com deficiências, entretanto não priorizam o desenvolvimento autônomo de seus atendidos. A OLÁ- ONG Lar Assistido é uma organização sem fins lucrativos idealizada primeiramente por um grupo de quatro pais com filhos portadores de deficiências intelectuais: Jocélia Ângelo, Antônio José Bellegard, Suely Teresinha Schmidt e Maria Cecília Ballarezo. O principal questionamento compartilhado entre esses pais seria a vida de seus filhos quando não fossem mais assistidos pelo núcleo familiar.਀一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀 切氀琀椀洀愀 ᰀ䌠愀爀琀椀氀栀愀 搀漀 䌀攀渀猀漀 ㈀ ㄀ 㨀 倀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 䐀攀昀椀挀椀渀挀椀愀ᴀ†爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⠀䤀䈀䜀䔀⤀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀ Ⰰ 攀砀椀猀琀椀愀洀 㐀㘀Ⰰ㔀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 漀 攀焀甀椀瘀愀氀攀渀琀攀 愀 ㈀㌀Ⰰ㤀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䐀攀猀猀攀猀 ㈀㌀Ⰰ㤀─Ⰰ ㄀Ⰰ㐀─Ⰰ 焀甀攀 琀漀琀愀氀椀稀愀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㔀   洀椀氀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 洀攀渀琀愀椀猀 漀甀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀Ⰰ 搀漀猀 焀甀攀 攀洀 椀搀愀搀攀 愀琀椀瘀愀Ⰰ 㐀㐀 洀椀氀栀攀猀Ⰰ 㔀㌀Ⰰ㠀─ 攀猀琀漀 搀攀猀漀挀甀瀀愀搀漀猀 漀甀 昀漀爀愀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 挀漀洀 愀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 最攀猀琀漀 瀀愀爀愀 愀 伀一䜀⸀ 伀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ唠洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀稀攀爀 伀䰀섀℀ 倀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀ᴀ†昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀 伀䰀섀Ⰰ 猀甀瀀攀爀瘀椀猀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 䌀愀洀椀氀愀 嘀椀氀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 洀攀琀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀 㐀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 吀攀挀渀漀氀最椀挀愀 昀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀愀渀ⴀ唀吀䘀倀刀⸀
 
OBJETIVO
O objetivo geral deste plano de ações, por meio da comunicação organizacional com os seus stakeholders, é expor a causa da organização, o posicionamento comunicacional- centrado em reposicionar e reestruturar a marca-, ajudar na organização administrativa e desenvolver ideias com pouco uso de recursos financeiros. Isto é, possibilitar a viabilidade e concretização da ONG. Alinhado ao objetivo geral, propomos como objetivos específicos: ਀ⴀ 伀昀攀爀攀挀攀爀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 漀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀 最攀猀琀漀 搀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ - Tornar a OLÁ conhecida perante as outras organizações e seu público de assistidos਀ⴀ 䘀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 琀攀爀挀攀椀爀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀愀甀猀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀   - Intensificar os laços com os parceiros já estabelecidos e auxiliar o contato com possíveis investidores, com o propósito de aperfeiçoar a captação de recursos.਀ⴀ 倀爀漀洀漀瘀攀爀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀爀漀猀愀洀攀渀琀漀 渀愀 愀琀甀愀漀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀   - Verificar a eficácia dos canais de comunicação utilizados pela OLÁ nos seus relacionamentos com este público਀ⴀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀搀漀 - Reestruturar a comunicação interna਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀준 搀攀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀  攀昀椀挀愀稀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀Ⰰ 渀漀 琀漀搀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 준 渀攀猀琀愀 挀漀渀樀甀渀琀甀爀愀 焀甀攀 攀洀攀爀最攀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀最攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 瘀攀洀 瀀愀爀愀 猀甀瀀爀椀爀 漀猀 爀甀搀漀猀 攀 氀愀挀甀渀愀猀 搀攀椀砀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 䔀猀琀愀搀漀㨀 愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀⸀ 䔀猀猀攀 猀攀最洀攀渀琀漀 琀攀洀 愀琀椀渀最椀搀漀 甀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀琀爀愀搀漀 漀氀栀愀爀攀猀 搀攀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀  一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㈀㤀  洀椀氀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 㔀Ⰰ㈀─ 搀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 㔀Ⰰ㘀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀Ⰰ 氀甀挀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 渀漀 氀甀挀爀愀琀椀瘀愀猀 挀愀搀愀猀琀爀愀搀愀猀 攀洀 ㈀ ㄀ Ⰰ 渀漀 䌀愀搀愀猀琀爀漀 䌀攀渀琀爀愀氀 搀攀 䔀洀瀀爀攀猀愀猀 ⠀䌀䔀䴀倀刀䔀⤀Ⰰ 爀最漀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀 愀漀 䤀䈀䜀䔀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 㔀㐀 洀椀氀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 猀漀 搀愀 爀攀愀 搀愀 猀愀切搀攀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 ㄀㠀Ⰰ㘀─ 焀甀攀 愀琀甀愀洀 攀洀 爀攀愀猀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀  吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 愀挀愀搀攀洀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀漀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀 愀椀渀搀愀  愀戀猀琀爀愀琀愀 攀 搀椀猀瀀攀爀猀愀Ⰰ 渀漀 栀愀瘀攀渀搀漀 甀洀愀 搀攀昀椀渀椀漀 猀氀椀搀愀 焀甀攀 挀漀渀猀椀最愀 愀戀愀爀挀愀爀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀攀猀猀攀 愀猀挀攀渀搀攀渀琀攀 昀攀渀洀攀渀漀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 甀洀愀 搀攀昀椀渀椀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 猀攀琀漀爀  漀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 渀漀洀攀渀挀氀愀琀甀爀愀猀 愀琀爀椀戀甀搀愀猀 愀 攀氀攀⸀ 伀爀最愀渀椀稀愀攀猀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 伀一䜀猀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 昀椀氀愀渀琀爀瀀椀挀愀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 搀攀渀漀洀椀渀愀漀 搀攀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀瀀愀爀椀搀愀搀攀 攀 漀戀猀挀甀爀椀搀愀搀攀 渀愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀  一漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 匀椀洀漀渀攀 䌀漀攀氀栀漀㨀    Essa multiplicidade de denominações apenas demonstra a falta de precisão conceitual, o que, por sua vez, revela a dificuldade de enquadrar toda a diversidade de organizações em parâmetros comuns. (COELHO, 2000, p. 58) ਀䤀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀 猀攀爀 甀洀 挀愀洀瀀漀 洀甀椀琀漀 栀攀琀攀爀漀最渀攀漀Ⰰ 栀 瘀爀椀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 猀漀 挀漀洀甀渀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㨀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀 ⠀挀漀洀漀 搀漀愀攀猀 攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀⤀ 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀攀洀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀Ⰰ 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 焀甀攀猀椀琀漀 焀甀攀 挀愀甀猀愀 搀椀猀挀漀爀搀渀挀椀愀 攀 挀漀渀琀爀漀瘀爀猀椀愀猀Ⰰ 漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀攀洀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 焀甀攀 渀漀 瘀椀猀愀洀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀氀最甀洀愀Ⰰ 愀漀 氀甀挀爀漀⸀  䔀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀Ⰰ 倀攀爀甀稀稀漀 ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀 攀 猀甀愀猀 愀攀猀 琀洀 漀 挀愀爀琀攀爀 戀攀渀攀洀爀椀琀漀 攀 搀攀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 挀椀搀愀搀⸀ 䌀攀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 愀 爀攀搀甀漀 搀愀猀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 爀攀猀漀氀瘀攀爀 漀甀 愀洀攀渀椀稀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 最爀愀瘀攀猀 焀甀攀 愀昀攀琀愀洀 瘀爀椀漀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀猀猀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 猀漀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 椀洀瀀爀攀瘀椀搀渀挀椀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 伀一䜀猀 挀漀洀漀 愀 伀䰀섀 ጀ†伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀Ⰰ 猀甀爀最攀洀 瀀愀爀愀 猀甀瀀爀椀爀 攀猀猀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀昀椀挀愀稀 攀 栀甀洀愀渀漀 猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ Na visão sociológica dos autores Émile Durkheim e Marcel Mauss, (2003) as categorias lógicas e as representações são construídas a partir do meio social, logo, não são à priore do ser humano, ou seja, não são de origem biológica. Para os beneficiários da ONG OLÁ a oportunidade do convívio com outros indivíduos que enfrentam a mesma realidade social possibilitará o seu desenvolvimento, suas aptidões e condutas comportamentais, culminando na autonomia desses deficientes intelectuais, que terão um espaço para aprender de maneira igual, sem a limitação do taxativo “diferente”.਀倀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀愀 伀一䜀 猀攀樀愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀搀愀  瀀爀攀挀椀猀漀 焀甀攀 漀猀 搀椀爀攀琀漀爀攀猀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 猀攀甀 猀攀琀漀爀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 愀氀椀渀栀攀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀攀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Tendo isso em vista, o Projeto Multidisciplinar, que envolve os estudantes do quarto período do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ajuda no desenvolvimento da ONG por ter o objetivo de oferecer a experiência de atender um cliente real, propor projetos de comunicação na forma de concorrência e criando planos de comunicação a serem aplicadas pela empresa no decorrer de um ano. O propósito do presente projeto, elaborado pela equipe Balão de Ideias foi aumentar o reconhecimento da organização.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O projeto procurou fundamentar-se nos princípios de uma comunicação sustentável entre os públicos da organização: voluntários, beneficiários, colaboradores, administradores e doadores. Viabilizando a interação das pessoas com deficiência intelectual e sociedade; assim como atrelar a percepção da Agência Balão de Ideias da realidade comunicacional da ONG com as possíveis ações viáveis de comunicação.਀䤀渀椀挀椀愀渀搀漀 攀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀洀 昀甀渀攀猀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 漀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 搀攀猀猀攀 猀椀猀琀攀洀愀Ⰰ 攀 愀 攀猀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瘀攀洀 搀攀 氀椀最愀攀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀椀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀 漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 渀愀 伀䰀섀 漀猀 瀀愀搀爀椀渀栀漀猀 漀甀 愀瀀漀椀愀搀漀爀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀搀漀爀攀猀 猀漀挀愀椀猀 攀 樀甀爀搀椀挀漀猀 猀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 漀渀搀攀 猀漀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 氀椀最愀攀猀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 漀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 攀 愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 搀愀 伀一䜀⸀ ⠀圀伀䰀䘀Ⰰ ㈀  㤀⤀ Essas ligações sustentáveis são percebidas por meio da comunicação da organização. Os estudos sobre os Usos e Gratificações (satisfação) olha o processo da informação e comunicação com foco nos efeitos que essa comunicação realiza no receptor. De acordo com Wolf (2009, p. 30), o elemento fundamental desta linha de pesquisa é “conectar o consumo, o uso e (portanto) os efeitos da mídia com a estrutura de necessidades que caracteriza o destinatário’’. Portanto, o público consumidor dos meios de comunicação (jornal, televisão, rádio e internet) “fazem uso” dos meios em subordinação com as “necessidades” que a mídia pode “satisfazer”. As necessidades são classificadas por Ilana Polistchuk e Aluizio Trinta (2003, p. 97) como: entretenimento (escape psicológico), relacionamento pessoal (companhia e agendas temáticas para conversação), identificação projetiva (referências personalizadas como soluções para males existenciais) e vigilância e fiscalização (observar as atitudes da sociedade através dos meios de comunicação). ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 䈀愀氀漀 搀攀 䤀搀攀愀椀猀 漀昀攀爀攀挀攀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 猀甀瀀爀椀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 挀爀椀愀搀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 挀爀椀愀爀 挀漀洀漀 愀最攀渀搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 焀甀攀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀⸀ 䔀 瀀漀爀 切氀琀椀洀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 瀀爀漀樀攀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 琀攀洀 搀攀 焀甀攀爀攀爀 愀樀甀搀愀爀 漀甀琀爀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 ጀ†椀渀搀椀瘀搀甀漀 攀猀猀攀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 漀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀 瀀攀氀愀 伀一䜀 伀䰀섀⸀ Para a construção do diagnóstico de Comunicação Organizacional da OLÁ a Agência Balão de Ideias baseou-se em entrevistas cedidas pela presidente e pelo vice-presidente, informações repassadas pela equipe de marketing da instituição, pelo acompanhamento do evento 1ª Café Colonial da OLÁ, realizado no dia 17 de abril na Mansão Merano, e pela análise SWOT, ferramenta que consiste em analisar o ambiente externo e interno de uma instituição, verificando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A partir dessa analise foram identificados três principais problemas dentro da organização que precisam ser analisados para estabelecer possíveis soluções: um planejamento mais explicativo e integrado entre os membros e diretoria, a dificuldade de estabelecer o primeiro contato com outras instituições, para firmar parcerias, e a falta do posicionamento de marca. ਀倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 瀀愀甀琀漀甀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀愀椀猀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 愀 伀䰀섀 ጀ†伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 琀愀洀戀洀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀漀 焀甀愀氀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 愀洀瀀氀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 搀愀 爀攀愀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 搀愀爀 戀愀猀攀 愀漀 瀀氀愀渀漀 攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀爀 愀猀 愀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 伀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 戀猀椀挀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ唠洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀稀攀爀 伀䰀섀℀ 倀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀ᴀ†昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 猀攀最甀攀ⴀ猀攀 搀攀猀挀爀椀琀漀 愀 猀攀最甀椀爀㨀  Etapa 1 – Levantamento de dados institucionais: Como primeira etapa na construção do plano, o resgate da história e análise dos processos institucionais é importante para avaliar a capacidade das organizações, estrutura e processos. Como a história da ONG é recente, criada em 2015 e iniciou os atendimentos apenas no início de 2017, o levantamento de dados abraçou o momento da concepção da ONG: o processo de criação e escolha do nome, seguida da identidade visual e como foram feitas as primeiras parcerias que acreditaram no projeto proposto pelos seus fundadores e colaboraram para que a instituição pudesse tomar sair do papel.਀䔀琀愀瀀愀 ㈀ ጀ†䴀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀切戀氀椀挀漀㨀 䔀洀 甀洀 洀甀渀搀漀 最氀漀戀愀氀椀稀愀搀漀 攀 挀漀洀 爀攀搀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀猀Ⰰ 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀  挀漀洀瀀氀椀挀愀搀愀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀⸀ 䐀攀猀搀攀 洀漀搀漀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 猀攀最甀椀爀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 瀀漀爀 䌀攀挀椀氀椀愀 倀攀爀甀稀稀漀 ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㄀㌀⤀Ⰰ ᰀ倠切戀氀椀挀漀 䈀攀渀椀昀椀挀椀爀椀漀ᴀⰠ ᰀ倠愀爀挀攀椀爀漀猀ᴀⰠ ᰀ倠切戀氀椀挀漀 䤀渀琀攀爀渀漀ᴀ†攀 瀀漀爀 昀椀洀 ᰀ倠切戀氀椀挀漀 䴀攀椀漀ᴀ⸠  Etapa 3 – Análise estratégica: Na análise estratégica foram observados os ambientes interno, setorial e o macroambiente. Essa análise é essencial para compreendermos a realidade da organização e o mercado que a permeia. Isso se dá, pois além do conhecimento da organização como um todo, é preciso situá-la no contexto do ambiente onde está inserida. Nesta etapa usamos a ferramenta SWOT para poder conhecer os pontos fortes e fracos da organização e para subsidiar a construção do diagnóstico a partir do qual delineiam-se as ações propostas para o plano de comunicação, a Agência Balão de Ideias baseou-se também em entrevistas cedidas pela presidente e pelo vice-presidente, em informações repassadas pela equipe de marketing da instituição, por fim pelo acompanhamento do evento, realizado no dia 17 de abril na Mansão Merano, em Curitiba. ਀䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 渀漀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 琀攀爀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 猀攀 搀攀椀砀愀洀漀猀 搀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 漀 昀愀琀漀爀 栀甀洀愀渀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 渀愀 瘀椀猀漀 猀漀挀椀漀氀最椀挀愀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 준洀椀氀攀 䐀甀爀欀栀攀椀洀 攀 䴀愀爀挀攀氀 䴀愀甀猀猀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 猀攀 搀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 氀漀最椀挀愀猀 栀甀洀愀渀愀猀 攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 漀猀 戀攀渀攀昀椀挀椀爀椀漀猀 搀愀 伀一䜀 伀䰀섀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀渀瘀瘀椀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 最攀爀愀爀 愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 搀攀猀猀攀猀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 甀洀 瀀漀渀琀漀 昀漀爀琀攀 攀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ Etapa 4 – Construção do diagnóstico organizacional: Com base na imersão organizacional, na profunda análise estratégica e nas entrevistas realizadas pela Agência Balão de Ideias foi possível realizar o diagnóstico organizacional da OLÁ – ONG Lar Assistido é um método de levantamento e análise do desempenho de uma empresa ou instituição, interna ou externamente, de modo a facilitar a tomada de decisão. O diagnóstico deixou em evidência três principais problemas: a falta de planejamento e integração dos membros da administração, dificuldade em estabelecer o primeiro contato com organizações prospects para firmar apoio/parceria; falta de posicionamento organizacional; falta de interesse e baixa motivação dos voluntários. ਀䔀琀愀瀀愀 㔀 ጀ†倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ᰀ唠洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀稀攀爀 伀䰀섀 ጀ†伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀㨀 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀猀挀爀椀琀愀猀 愀挀椀洀愀Ⰰ 愀 䄀最渀挀椀愀 䈀愀氀漀 搀攀 䤀搀攀椀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 攀 搀椀爀椀最椀搀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Com base nos principais pontos citados no diagnóstico, a Agência Balão de Ideias desenvolveu o plano de assessoria de comunicação organizacional com o objetivo de atender as demandas comunicacionais da organização, foram pensados 5 programas sendo eles divididos em 16 ações, planejadas para serem executadas ao longo de um ano. ਀䄀 伀一䜀 伀䰀섀Ⰰ 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 攀洀漀漀 攀 搀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀洀漀瘀攀爀 漀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 焀甀攀 愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 愀 洀椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀猀漀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀漀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 洀攀爀攀挀攀洀 愀瀀漀椀漀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 愀 攀昀椀挀挀椀愀 搀漀 愀瀀攀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 渀愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 搀攀挀椀猀漀 栀甀洀愀渀愀 琀攀洀 戀愀猀攀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 䐀愀渀椀攀氀 䬀愀栀渀攀洀愀渀Ⰰ 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 氀栀攀 爀攀渀搀攀甀 漀 瀀爀洀椀漀 一漀戀攀氀 搀攀 䔀挀漀渀漀洀椀愀 攀洀 ㈀  ㈀Ⰰ 挀漀洀瀀爀漀瘀漀甀 焀甀攀 愀 攀洀漀漀  瀀爀椀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀攀挀椀猀椀瘀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀瀀爀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 瀀漀爀 㔀 愀渀漀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀    瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 搀攀猀攀樀漀⸀ 一愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 嘀䔀䨀䄀 攀洀 ㈀  㠀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀 䬀愀栀渀攀洀愀渀 挀漀渀挀氀甀椀 焀甀攀 ∀䄀漀 猀愀椀爀 搀愀 氀漀樀愀 搀攀 洀漀猀 瘀愀稀椀愀猀Ⰰ 渀攀渀栀甀洀愀 搀攀氀愀猀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 爀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䔀氀愀猀 搀愀瘀愀洀Ⰰ 椀猀猀漀 猀椀洀Ⰰ 瘀愀稀漀 愀 甀洀 洀攀搀漀Ⰰ 猀 瘀攀稀攀猀 愀琀 甀洀 瀀渀椀挀漀Ⰰ 搀攀 猀愀椀爀 瀀攀爀搀攀渀搀漀∀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀愀猀 伀一䜀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 瘀攀渀搀攀 渀漀 猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 挀愀甀猀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 伀一䜀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 猀漀 瀀攀爀洀攀愀搀愀猀 瀀漀爀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 攀洀 甀洀 洀甀渀搀漀 最氀漀戀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 爀攀最椀搀漀 瀀攀氀愀猀 氀攀椀猀 搀漀 氀椀瘀爀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 氀甀挀爀漀  漀 攀猀挀漀瀀漀 搀愀 最爀愀渀搀攀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 愀渀最愀爀椀愀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀漀氀椀搀爀椀愀 攀 瀀爀漀愀琀椀瘀愀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀愀爀愀 愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 渀漀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀椀猀⸀  A OLÁ, sendo pioneira na causa da pessoa com deficiência intelectual, tem a oportunidade de ingressar no mercado no momento em que há um surto de microcefalia no Brasil e falta de assistência para este público crescente. Em novembro de 2015, o Governo declarou estado de emergência na saúde pública, foram identificando 144 casos de microcefalia apenas em um estado do Nordeste do Brasil, Pernambuco, entretanto esse número aumentou consideravelmente. Em maio de 2016 os casos de microcefalia já contabilizam 1434 em todo pais, sendo 359 apenas em Pernambuco, segundo o portal de notícias G1, atualizado no dia 24 de maio de 2016. Com a demanda crescente e a falta de investimento no setor, a ONG OLÁ, entra no seu segmento de atuação mercado com maiores chances de se consolidar, de conquistar investimento e apoio do governo. ਀∀ठ伀琀椀洀椀稀愀渀搀漀 愀 伀氀㨀 준 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀渀琀攀爀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀 ᰀ焠甀攀洀ᴀ†爀攀愀氀椀稀愀 ᰀ漠 焀甀攀ᴀ†瀀愀爀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀 攀昀椀挀挀椀愀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 最攀猀琀漀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 伀䰀섀 挀漀洀 漀猀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀  Ação 1 – Implementação da ferramenta Trello para a distribuição de tarefas਀䄀漀 ㈀ ጀ†䤀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀漀 甀猀漀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 匀氀愀挀欀 瀀愀爀愀 挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀爀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 伀一䜀⸀  Ação 3 - Criação de um banco de dados dos parceiros da OLÁ (Pessoas Físicas e Jurídicas), com o contato, endereço e frequência com que esse parceiro colabora a organização.਀∀ठ䔀渀瘀漀氀瘀愀ⴀ猀攀㨀 伀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 猀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 昀漀爀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 伀䰀섀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀猀猀攀 猀攀爀瘀椀漀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 攀砀攀挀甀琀愀爀 猀甀愀猀 琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 攀 琀攀爀 戀漀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 攀氀攀猀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀愀 愀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀搀漀 搀愀 伀䰀섀 ጀ†伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 瘀渀挀甀氀漀 搀攀猀猀攀 挀漀爀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Ação 1 – HotSite com informações sobre o programa de voluntariado, e depoimentos focando na divulgação do programa. Além disso, planeja-se, ao longo do desenvolvimento do site, uma área restrita para os voluntários ativos, com fórum para troca de experiências e um link para emissão de certificado online de voluntariado. ਀䄀漀 ㈀ ጀ†吀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀   Ação 3 – Estruturação de um banco de dados com informações personalizadas sobre os voluntários, facilitando a delegação de funções e atividades de acordo com as habilidades individuais. ਀䄀漀 㐀 ጀ†䌀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 挀愀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 伀 伀戀樀攀琀椀瘀漀  焀甀攀 漀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀漀 猀攀 猀椀渀琀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀 猀甀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 猀漀戀爀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ ਀∀ठ䌀漀渀攀砀漀 伀䰀섀㨀 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀琀爀攀椀琀愀爀 漀猀 氀愀漀猀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀愀猀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 愀攀猀 搀攀 昀挀椀氀 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀爀瀀漀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀 攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀⸀  Ação 1 – Desenvolvimento de vídeos, principalmente em datas comemorativas que são ligadas a afetividade: dia das mães e dia dos Pais, com a história dos principais fundadores da organização, Antônio José Bellegard e Célia Ângelo, evidenciando causa da ONG focando na identificação de pessoas que possuem filhos especiais, engajamento, principalmente online dentro das mídias sociais, para trazer visibilidade a OLÁ. ਀䄀漀 ㈀ ጀ†伀爀最愀渀椀稀愀爀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 漀 倀爀椀洀攀椀爀漀 䌀愀昀 䌀漀氀漀渀椀愀氀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 伀一䜀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 挀愀瀀椀琀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 攀猀琀爀攀椀琀愀爀 漀猀 氀愀漀猀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 愀 挀愀甀猀愀 攀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀⸀  Ação 3 – Reuniões mensais na sede da OLÁ com os pais e responsáveis pelos assistidos, para entender as necessidades e evoluir o serviço prestado pela organização.਀ • Edificando Alianças: Tem como público alvo empresas que são parceiras da OLÁ e organizações prospectas. Fomentar assim, a captação de recurso que é item primário para a sustentabilidade de uma organização do terceiro setor. ਀䄀漀 ㄀ ጀ†䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 搀愀 伀䰀섀 ጀ†伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀爀漀猀瀀攀挀琀猀⸀  Ação 2 - Desenvolvimento de canais que estreitam os elos entre a OLÁ e suas instituições parceiras. Fazendo com que elas sejam frequentemente vistas e divulgadas nas ações da OLÁ. ਀䄀漀 ㌀ ጀ†䌀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀攀猀琀愀爀 挀漀渀琀愀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 爀攀挀攀戀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀ⴀ洀愀椀氀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 洀攀渀猀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 愀爀爀攀挀愀搀愀搀漀猀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ Ação 4 – Envio de cartões em datas comemorativas como forma de lembrança e agradecimento a organizações e pessoas que colaboraram de forma significativa com a organização. ਀∀ठ嘀漀挀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀椀猀猀漀㨀 吀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀洀攀渀琀愀爀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀漀 攀渀琀漀爀渀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀爀椀愀爀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ Ação 1 – Desenvolvimento na semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (dia 21 de agosto ao 28) uma rodada palestras e materiais informativos sobre desafios dos deficientes intelectuais na sociedade contemporânea.਀䄀漀 ㈀ ጀ†䌀爀椀愀漀 搀攀 爀攀氀攀愀猀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 漀甀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 琀攀渀栀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀攀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀
 
CONSIDERAÇÕES
Durante o desenvolvimento do trabalho junto à OLÁ – ONG Lar Assistido, ao longo das diversas visitas realizadas na organização e o contato que todos os integrantes da Agência Balão de Ideias tiveram com os voluntários e corpo administrativo, fica evidente que o engajamento dos envolvidos em relação à causa e seu orgulho em fazer parte do time. Esse sentimento é importante para que a organização possa levar adiante sua missão. O plano de assessoria de comunicação organizacional desenvolvido pela Agência Balão de Ideias tem por objetivo elevar esse sentimento e potencializar as forças da organização, fazendo com que ela amplie seu campo de atuação e leve a missão para um número maior de pessoas. As ações desenvolvidas para a organização têm por objetivo iniciar uma nova era para a OLÁ. ਀䌀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 愀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 渀漀 ᰀ唠洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀稀攀爀 伀䰀섀℀ 倀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 伀一䜀 䰀愀爀 䄀猀猀椀猀琀椀搀漀ᴀ†搀攀瘀攀爀 猀攀爀 愀瘀愀氀椀愀搀愀 愀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 猀甀愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀 漀甀 渀漀 愀 攀昀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 愀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀 猀甀愀 瀀攀爀洀愀渀攀愀⸀ 伀猀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀猀 愀瘀愀氀椀愀攀猀 猀攀爀漀㨀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀椀爀攀琀愀 搀漀猀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 吀爀攀氀氀漀 攀 匀氀愀挀欀 攀 猀攀 漀甀瘀攀 愀 猀甀愀 愀搀攀猀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀 愀 匀圀伀吀䌀漀洀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 猀攀 愀猀 愀攀猀 椀洀瀀愀挀琀愀洀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 愀 伀䰀섀⸀  Ao longo do ano de 2016 a organização deu início a implantação de parte das ações propostas- como o 2º Café Colonial da OLÁ-, começando um novo posicionamento da organização frente ao seu mercado de atuação. Ao finalizar o planejamento do plano, os membros da Agência Balão de Ideias, ficaram satisfeitos em aliar as teorias e a práticas adquiridas ao longo dos 3 anos de graduação e ver de que forma a atuação do comunicador organizacional é benéfico no relacionamento da instituição com os públicos prioritários.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀䔀䰀䠀伀Ⰰ 匀椀洀漀渀攀 搀攀 䌀愀猀琀爀漀 吀愀瘀愀爀攀猀⸀ 吀攀爀挀攀椀爀漀 匀攀琀漀爀㨀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 挀漀洀瀀愀爀愀搀漀 攀渀琀爀攀 Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. 3. ed. São Paulo:਀䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ ⠀䤀渀琀爀漀搀甀漀Ⰰ 䌀愀瀀⸀ 䤀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 䤀 攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀⤀

FERNANDES, 1994, p.64 Apud PAIVA, Leticia Carpanez de 2009, p.3 Universidade਀䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䨀甀椀稀 搀攀 䘀漀爀愀Ⰰ 䨀甀椀稀 搀攀 䘀漀爀愀 ⠀䴀䜀⤀⸀ ᰀ传猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 Terceiro Setor: um estudo de caso da Fundação Ricardo Moysés Júnior”.

DIARIO DE PERNAMBUCO. Homens abandonam mães de bebês com microcefalia਀攀洀 倀䔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀搀椀愀爀椀漀搀攀瀀攀爀渀愀洀戀甀挀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀瀀瀀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀瘀椀搀愀甀爀戀愀渀愀⼀㈀ ㄀㘀⼀ ㈀⼀ 㐀⼀椀渀琀攀爀渀愀开瘀椀搀愀甀爀戀愀渀愀Ⰰ㘀㈀㔀㐀㄀㠀⼀栀漀洀攀渀猀ⴀ愀戀愀渀搀漀渀愀洀ⴀ洀愀攀猀ⴀ搀攀戀攀戀攀猀ⴀ挀漀洀ⴀ洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀ⴀ攀洀ⴀ瀀攀⸀猀栀琀洀氀 Acesso em 21/05/2016

G1. Microcefalia: casos confirmados chegam a 1.434 no país, diz ministério.਀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀戀攀洀攀猀琀愀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㔀⼀洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀ⴀ挀愀猀漀猀挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀ⴀ挀栀攀最愀洀ⴀ㄀㐀㌀㐀ⴀ渀漀ⴀ瀀愀椀猀ⴀ搀椀稀ⴀ洀椀渀椀猀琀攀爀椀漀⸀栀琀洀氀 Acesso em: 24/05/2016਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀⸀ 䜀漀瘀攀爀渀漀 搀攀挀氀愀爀愀 攀洀攀爀最渀挀椀愀 攀洀 猀愀切搀攀 瀀漀爀 挀愀猀漀猀 搀攀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀⸀ Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/11/ministerio-da-saudeinvestiga-casos-de-microcefalia-no-nordeste.html਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀⼀ 㔀⼀㈀ ㄀㘀

HOHLFELDT, Antônio. MARTINO, Luiz C. FRANÇA, Veiga. Teorias da਀挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 攀猀挀漀氀愀猀 攀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㬀 瘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  ㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀唀娀娀伀Ⰰ 䌀椀挀椀氀椀愀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 吀攀爀挀攀椀爀漀 匀攀琀漀爀㨀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 conceitos de público. XXX Congresso Brasileiro da Ciência da Comunicação, ਀㐀㈀ Santos, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais2007/਀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㄀ ㄀㐀ⴀ㄀⸀瀀搀昀 Acesso em: 12/04/2016

POLISTCHUCk, Ilana. TRINTA. Aluizo R. Teorias da comunicação: o pensamento e਀愀 瀀爀愀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀㬀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  ㌀ 㐀먀 爀攀椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀

ONGS NO BRASIL. ONGs em Curitiba. Disponível em:਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀伀一䜀猀戀爀愀猀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀搀攀昀愀甀氀琀⸀愀猀瀀㼀倀愀最㴀㌀㠀 Acesso em: 12/04/2016

SINDICATO DE ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO DO MAGIST´RIO OFICIAL DO਀䔀匀吀䄀䐀伀 䐀䔀 匀쌀伀 倀䄀唀䰀伀⸀ 䄀 愀渀愀琀漀洀椀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䴀愀琀爀椀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 VEJA, Edição 2091, de 17/12/08.਀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀搀攀洀漀⸀漀爀最⸀戀爀⼀搀攀猀琀愀焀甀攀开㄀㜀㘀⸀栀琀洀氀 Acesso em: 24/05/20163਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䰀䄀䌀䬀⸀ Disponível em: https://slack.com/਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀䘀Ⰰ 䴀愀甀爀漀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䴀愀猀猀 䴀攀搀椀愀㨀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 渀漀瘀愀猀 tendências efeitos a longo prazo e o newsmaking. Editorial Presença, 2009.਀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀甀昀洀愀⸀砀瀀最⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀洀愀甀爀漀开眀漀氀昀开琀攀漀爀椀愀猀开 da_comunicacao.pdf਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀⼀ 㔀⼀㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀