ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01452</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Humans of Eleições</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernanda Cristina Umlauf Sobral da Silva (Universidade Positivo); bruna alves teixeira (Universidade Positivo); Felipe Harmata Marinho (Universidade Positivo); brayan valencio (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;eleições, jornalista multimídia, smartphone, tumblr, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Mais do que realizar uma cobertura convencional do dia das eleições, este projeto se propôs a fazer uma cobertura alternativa, inspirada no projeto "Humans of New York", e explorar o smartphone como ferramenta de produção jornalística. Durante todo o dia 2 de outubro, alunos de jornalismo foram as ruas cobrir as eleições e fotografar pessoas comuns que transitavam pelas ruas e locais de votação. Além das imagens, também foram selecionadas frases ditas pelos fotografados. Todo o material foi postado em uma página criada na plataforma Tumblr. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Se ora ser jornalista é contar histórias, ora o jornalista precisa pensar em quais ferramentas e linguagens ele irá se apropriar. O projeto  Humans of Eleições (http://humansofeleicoes2016.tumblr.com) é um blog hospedado na plataforma do Tumblr feito por alunos do curso de jornalismo da Universidade Positivo, com intuito de ouvir o que as pessoas que estão em Curitiba, no dia das eleições, tem a dizer sobre este evento político democrático. Os alunos que iam para as rua deveriam ir atrás de qualquer pessoa, perguntar o que elas achavam do dia das eleições e, em seguida, pedir a autorização para captar um registro. Essa ação é uma possibilidade do aluno entrevistar pessoas e gerar um conteúdo paralelo a cobertura convencional deste dia. O principal objetivo, além de explorar o smartphone como ferramenta de produção jornalística, era dar um espaço na web para o cidadão comum expor sua opinião e suas percepções. O projeto é inspirado no  Humans of New York , criado pelo fotógrafo Brandon Stanton, consiste compartilhar retratos e histórias de anônimos e captar pequenas frases ditas por esses personagens. Para o fundador do projeto, é como você diz e não o que diz, "O ponto principal é se aproximar com confiança, calma e um jeito que não seja ameaçador", explica Stanton (2017). Além de uma página no Facebook que conta com mais de 18 milhões de seguidores, e outros 6,5 milhões no Instagram, ele disponibiliza o conteúdo em um Tumblr  em que a exibição das fotos e frases é mais visual, mostrando as diversas realidades e personalidades que andam por Nova Iorque e pelo mundo, uma vez que o Stanton viaja pelo planeta todo em busca de histórias  o projeto inspirou diversos fotógrafos de todo o mundo a retratarem suas cidades. Logo surgiram propostas iguais em Roma, Amsterdã, França, Karachi, Índia, Curitiba, e mais inúmeros outros lugares. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo de fazer a cobertura das eleições é proporcionar ao aluno a experiência em cobrir um dia importante na sociedade, dando a ele a oportunidade de compreender, e experimentar, um pouco mais da rotina do profissional no mercado de trabalho. O humans serve como proposta de dar ao aluno a compreensão de que, através de um simples blog, ele pode construir informações e fazer jornalismo. Também, propor ao aluno o smartphone como ferramenta atual de se fazer jornalismo. Pois, ao realizar uma cobertura com o celular, o aluno pode desenvolver novas técnicas e linguagens ao fazer jornalismo com uma ferramenta que se carrega no bolso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Além de contar uma história, a fotografia também serve como registro documental e histórico, neste caso, um recorte de como foram as eleições na capital paranaense. A fotografia (TEIXEIRA, 2014) é uma narrativa que permite ao fotógrafo relatar o acontecimento e ao leitor ampliar sua base de compreensão dos acontecimentos. Ao pautar todas as equipes que foram para as ruas, uma das tarefas era fazer o registro das pessoas que circulavam pela cidade durante o dia das eleições. Se o foco do dia eram os políticos e o resultado das urnas, por que não ouvir um dos elementos mais significativos que compõem o estado? Ou seja, a população. Pensando nisso, durante o planejamento de como realizar uma grande cobertura das eleições, sem deixar de lado propostas não convencionais e diferenciadas, o  Humans Of Eleições surgiu e é produzido por alunos de todos os anos do curso de jornalismo da Universidade Positivo. Barthes (1984) diz que a fotografia é a certificação da existência do acontecimento. O noema fotográfico,  isso foi que determina a presença do fotógrafo no local e, por isso, é indicativo de que  aquilo aconteceu. Segundo Wainer (2016), o desafio do jornalista contemporâneo é contar histórias em plataformas digitais, uma vez que o jornalismo convencional precisa se adaptar a linguagem da web, inclusive, segundo ele, o smartphone é a melhor invenção depois da caneta bic. Se o jornalismo digital vive em mutação tecnológica quando se apropria de ferramentas e possibilidades na web para contar histórias, Muniz (2016) defende que não importa quais as ferramentas que você usa para construir uma notícia ou reportar uma história, importa em como você vai se apropriar das diferentes linguagens para fazer jornalismo. E foi exatamente isso que o projeto "Humans of Eleições" se propôs a fazer ao ir atrás de pessoas comuns e ouvir o que elas têm a dizer. Na dia da cobertura, participaram 150 alunos do curso que se comunicaram através de um grupo no WhatsApp, onde o material era lançado - através da convergência, para todos os veículos da Rede Teia - matriz laboratorial dos veículos de jornalismo da Universidade Positivo. Pensando em facilitar a cobertura para quem estava na rua, fazer o registro fotográfico com o celular era uma das opções, a fim de explorar o smartphone como ferramenta de produção jornalística. O experimento, desde o momento de fazer um registro histórico com um simples aparelho celular móvel a publicação do produto final, possibilita ao estudante de jornalismo a oportunidade de experimentar o fazer jornalismo no ambiente digital. O que muito tem se discutido como  jornalismo pós industrial (ANDERSON. BELL. SHIRK. 2013), e na reforma curricular para 2016, o fazer jornalismo no presente, a âmbito acadêmico, está proposto no artigo 4º das Novas Diretrizes Curriculares, "é formar profissionais com competência teórica, técnica, tecnológica, ética, estética para atuar criticamente na profissão de modo responsável [...] preparar profissionais para atuar num contexto de mutação tecnológica constante", (Parecer CNE/CES nº 39/2013) Essa decorrência da vertiginosa evolução tecnológica (MOREIRA, 2002) é, sem dúvida, a irreversível expansão de práticas e estruturas da democracia participativa, com sujeitos sociais dotados de alta capacidade de intervenção na vida de nações e pessoas. (TRAQUINA, 2003.) Portanto, a experimentação do egresso com o ambiente de convergência jornalística, cobrindo um acontecimento real e relevante, possibilitou a compreensão de toda a teoria que se é discutida em sala de aula. A experiência do aluno, em contato com uma cobertura real, aumenta seu repertório para atuar no mercado de trabalho compreendo as possibilidades de produção, seja com uma câmera profissional, com um computador, ou com uma telefone celular móvel. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em todo ano de eleição, tradicionalmente, o curso de Jornalismo da Universidade Positivo realiza a cobertura das eleições. Todo o planejamento do dia da cobertura acontece um mês antes, assim como a reunião de pauta e distribuição de tarefas para cada aluno. Durante o dia 2 de outubro, dia das eleições 2016, 10 equipes pela manhã, 10 equipes à tarde e 4 durante a noite, com quatro ou cinco integrantes (cada grupo foi pensado em integrar alunos de todos os anos), foram para as ruas de Curitiba fazer a cobertura para a Rede Teia de Jornalismo, da Universidade Positivo. Os grupos espalhados por todos os lados da cidade produziam material para todos os veículos laboratoriais do curso: tv, rádio, fotos para o jornal, site, incluindo as redes sociais, e também procuravam nas ruas personagens comuns para o projeto  Humans of Eleições . Quem estava na rua captava as informações (texto e opinião) e jogava no grupo do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas via internet. O editor do projeto que ficava na sede da Rede Teia, era o responsável por receber o conteúdo e mais do que publicar no domínio do projeto, também disparava o perfil do fotografado nas redes sociais. Ao todo foram enviadas 43 fotos, com personagens de todas as idades, desde crianças até idosos. As frases ditas pelos entrevistados mostram como eles veem o processo democrático brasileiro, a organização do dia de votação, a oportunidade de trabalho do lado de fora de zonas eleitorais, entre outros. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto "Humans of Eleições" ganha a sua segunda edição em 2016. O projeto criado em 2014, na disciplina de Reportagem Especial e Formatos Diferenciados de Jornalismo, analisou possíveis projetos diferentes e alternativos da cobertura das eleições. Desde então, ele é adotado pelo curso inteiro como parte de produção de conteúdo realizada por todo o curso no dia das eleições. Durante todo o dia 2 de outubro, dia das eleições, alunos de jornalismo foram para as ruas cobrir as eleições e fotografar pessoas comuns que transitavam pelas ruas e locais de votação. Além de fotografar a pessoa, o aluno captava uma frase do entrevistado e enviava para um grupo no Whatsapp, e o editor responsável pelo projeto publicava a imagem e o texto no blog. Em discussão, o melhor formato para o projeto era o disponibilizado pela plataforma do Tumblr, um site de criação de blogs. Nele, é possível escolher diversas formas de exibição do conteúdo publicado, e a atualização do blog ocorre de forma muito simples, que é o que o grande dia das eleições exige. O formato escolhido privilegia a visualização das fotos, com as frases dos personagens posicionadas acima. As fotografias não tem tamanho pré-definido, o que possibilita diversos enquadramentos e posições, e também dá dinamismo ao visual da página. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com tamanha variedade de opiniões, personalidades, profissões e idade, o Humans of Eleições se mostrou capaz de aprofundar a discussão sobre quem é realmente o eleitor e se há uma identidade única capaz de englobar os votantes. Cada popular se mostrou único e apresentou caracteristicas próprias, fazendo com que ficasse evidente o comportamento peculiar de cada entrevistado. O eleitor é o responsável por legitimar seus representantes. O eleito passa a ter os holofotes voltados para si durante quatro anos. E o Humans of Eleições se mostrou capaz de quebrar a barreira da importância dada apenas ao candidato no dia da eleição, e passou a dar visibilidade a aquele que é o verdadeiro protagonista do processo eleitoral: o votante popular. O jornalismo hoje está cada dia mais dinâmico, e há também cada vez mais possibilidades de explorar novos formatos e linguagens de divulgação da informação. O público está se mostrando interessado em novas possibilidades de ver o mundo, o que se comprova pelo sucesso do produto em que nos inspiramos, o  Humans of New York . A realização do trabalho pelos estudantes de jornalismo da Universidade Positivo resultou não somente em uma grande cobertura das eleições, mas também na interação entre alunos do curso, uma vez que as equipes contavam com alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto anos. Assim, as possibilidades de aprendizado se deram também pela troca de conhecimentos e experiências entre os alunos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">STANTON, Brandon. Humans of New York. Em: < http://www.humansofnewyork.com/about>. Acesso em 5 de março de 2017. BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. TEIXEIRA, Bruna Alves. Um Registro Fotográfico das Manifestações que Tomaram às Ruas de Curitiba. 2014. Disponível em <http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2014/expocom/EX40-1146-1.pdf> acesso em 25/02/2017 SOUSA, J. P. (2002). Fotojornalismo  Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedrofotojornalismo.pdf acesso em 25/02/2017 BRASIL. Parecer CNE/CES nº 39/2013. Diário Oficial da União, Brasília, 1º de outubro de 2013 - Seção 1 - p.26. MOREIRA, Sonia Virginia. Rádio em Transição: tecnologias e leias nos Estados Unidos e no Brasil. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 2002. MUNIZ, Diógenes. Inovação em TV: novas linguagens. 11º Congresso de Jornalismo Investigativo. ABRAJI. 2016. Comunicação oral. 2016. TRAQUINA, Nelson & MESQUITA, Mário. Jornalismo Cívico. Lisboa. Horizonte, 2003. WAINER, João. Como produzir vídeos jornalísticos para a internet. Online. Knight Center Courses, 2016. (Comunicação oral) SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Santa Catarina, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2091/1830 acesso em 07/03/2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>