INSCRIÇÃO: 01567
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT05
 
TÍTULO: Preamar
 
AUTORES: João Vítor Perozzo Soares (Universidade de Caxias do Sul); Ivana Almeida da Silva (Universidade de Caxias do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Fotonovela, Preamar, Romance, ,
 
RESUMO
O trabalho apresentado envolveu a elaboração de uma fotonovela, uma das atividades de caráter avaliativo propostas no primeiro semestre de 2016, na disciplina de Estética e Cultura das Mídias da UCS - Universidade de Caxias do Sul.O objetivo maior da realização visava uma compreensão de conceitos estudados, tais como a manifestação estética das mídias no âmbito da cultura de massa, de forma mais específica em relação à indústria do lazer, e seus envolvidos.Desse modo surgiu “Preamar”, que trouxe para o âmbito acadêmico a possibilidade de exercício e reflexão a partir da fotonovela, forma de expressão midiática hoje não tão comum, mas que pode ser repensada e renovada na atualidade. O propósito foi fazer com que texto e imagem se aliem, em um diálogo criativo que permitisse a expressão do grupo a partir da fotonovela, ampliando assim também sua visão de conceitos estudados na disciplina.
 
INTRODUÇÃO
A proposta de realização de uma fotonovela foi dada como uma das atividades finais na disciplina de Estética e Cultura das Mídias, ministrada pela Profa. Dra. Ivana Almeida da Silva, no primeiro semestre acadêmico de 2016. A ideia era construir uma narrativa que aliasse imagem e texto, de forma a criar uma fotonovela- forma de expressão midiática muito conhecida e difundida em décadas passadas.਀䄀氀最甀渀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀挀椀搀椀爀愀洀 猀攀最甀椀爀 瀀攀氀漀 氀愀搀漀 挀洀椀挀漀Ⰰ 椀渀搀漀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 瘀椀猀 挀愀爀琀甀渀椀猀琀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 挀爀椀漀甀 倀爀攀愀洀愀爀 焀甀攀爀椀愀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 爀攀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 焀甀愀氀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀甀搀攀猀猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀ⴀ 猀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 瀀漀爀 洀攀琀昀漀爀愀猀⸀ Após uma investigação inicial em textos na área de literatura, de autores conhecidos, e também de produções autorais de integrantes do grupo, decidiu-se que o texto com maior potencial para a elaboração da fotonovela era Preamar, do acadêmico João Vítor Perozzo.਀䄀瀀猀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀洀 搀愀琀愀 挀漀洀戀椀渀愀搀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 攀洀 愀甀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 琀爀漀挀愀 挀漀洀 琀漀搀愀 愀 琀甀爀洀愀⸀ Foi discutido que cada grupo teve um diferente processo para a realização de suas narrativas e foi possível relembrar conceitos estudados. Os grupos de alunos foram em diferentes direções em termos de criação das histórias, realização das fotografias e/ou edição das mesmas. Entretanto, todos tinham o mesmo intuito, criar uma narrativa que fosse cativante e, ao mesmo tempo, que prendesse os “leitores”/ alunos à história proposta, utilizando um formato de narrativa que carrega consigo fortes características ligadas à cultura de massa: a fotonovela.
 
OBJETIVO
O projeto fez com que os acadêmicos desenvolvessem o espírito de equipe, levando os mesmos a participar em alguma fase da atividade, permitindo a integração e a troca de ideias, e levando-os a entender que as produções de caráter estético da atualidade se constroem, principalmente, por meio de atividades em grupo, como o cinema, os videoclipes, as novelas. Isso será a realidade também lá fora, em muitas situações no mercado de trabalho.਀      倀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀猀猀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 爀攀氀愀攀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 洀漀猀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䄀 挀爀椀愀漀 搀攀猀猀攀 爀攀氀愀琀漀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ  挀漀洀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 瀀攀爀挀攀戀愀洀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀  洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 攀猀琀琀椀挀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 爀攀瀀爀漀搀甀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 䈀攀渀樀愀洀椀渀 攀洀 猀攀甀 琀攀砀琀漀㨀 䄀 漀戀爀愀 搀攀 愀爀琀攀 渀愀 攀爀愀 搀攀 猀甀愀 爀攀瀀爀漀搀甀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 ⠀ ㄀㤀㠀㔀⤀⸀ Além dos objetivos estabelecidos pela própria disciplina, os acadêmicos envolvidos em Preamar tinham o objetivo de ir além: queriam debater uma temática atual, conscientizar os demais colegas sobre um assunto pouco debatido na mídia. Além disso tinham como meta sensibilizar a turma sobre o mesmo de forma artística.਀ 䄀 琀攀洀琀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 倀爀攀愀洀愀爀 琀爀愀琀愀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀戀甀猀椀瘀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 甀洀 搀漀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 愀最爀椀搀攀 漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀愀 昀漀爀洀愀 ⴀ 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 洀漀爀愀氀Ⰰ 昀猀椀挀愀 攀⼀漀甀 猀攀砀甀愀氀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 漀 焀甀愀渀琀漀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀  猀攀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀愀 攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀Ⰰ 搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 攀洀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 洀愀挀栀甀挀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀⸀ 䐀攀椀砀愀ⴀ猀攀 猀甀戀攀渀琀攀渀搀椀搀漀 愀 瀀攀爀瘀攀爀猀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀 渀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 瘀琀椀洀愀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀椀猀挀漀 攀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀 愀昀愀猀琀愀爀 搀攀 猀攀甀 愀最爀攀猀猀漀爀⸀ 伀戀猀攀爀瘀愀ⴀ猀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 焀甀攀 愀 瘀琀椀洀愀Ⰰ 猀攀 猀攀渀琀攀 猀漀稀椀渀栀愀 攀 挀甀氀瀀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀愀爀琀椀搀愀 搀攀 猀攀甀 漀昀攀渀猀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䔀猀琀琀椀挀愀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 䴀搀椀愀猀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 倀爀漀昀愀⸀ 䐀爀愀⸀ 䤀瘀愀渀愀 䄀氀洀攀椀搀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀愀猀猀愀爀 瀀愀爀愀 漀 愀氀甀渀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 愀爀琀攀 攀 甀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 䔀猀琀琀椀挀愀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀猀 洀搀椀愀猀⸀  Possibilita, dessa forma, a compreensão do conceito clássico de arte e as modificações que nele se operam advindas da reprodutibilidade técnica. O aluno, ao final da disciplina, deve ter a capacidade de reflexão acerca dos diversos aspectos que permeiam os fenômenos estéticos, tudo isso por meio do estudos dos mecanismos e características da cultura das mídias e da indústria cultural. ਀䔀渀昀愀琀椀稀愀洀漀猀 愀焀甀椀  焀甀攀 渀攀渀栀甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀瘀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀猀琀爀椀琀愀洀攀渀琀攀 琀攀爀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 栀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀攀洀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 猀甀爀樀愀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 猀愀氀愀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀猀挀漀氀栀攀甀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 攀  猀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀漀洀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 愀琀甀愀氀 搀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ Escolher o formato fotonovela oportuniza aliar texto e imagem com base em um modelo antigo de comunicação, massivo, que porém pode ser reciclado com facilidade para o atual contexto social. ਀䔀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 昀漀椀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 渀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㄀㤀㐀  愀琀 ㄀㤀㜀  攀Ⰰ 愀瀀猀 攀猀猀攀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀攀爀搀攀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀猀瀀愀漀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 洀愀猀 椀猀猀漀 渀漀 漀 椀洀瀀攀搀攀 搀攀 猀攀爀 攀猀琀甀搀愀搀漀 攀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 搀漀 氀愀稀攀爀⸀ O trabalho pretendia, também, fazer com que os alunos demonstrassem suas aptidões, ou seja, trabalhassem na área que pudessem mostrar mais força e potencial e, assim, fazer com o grupo tivesse um melhor resultado. Foram delegadas tarefas de acordo com a habilidade que cada integrante do grupo possuía. Dessa forma, aqueles que apresentavam mais habilidades com softwares de criação e edição ficaram cuidando do layout e edição de fotografias, por exemplo. Afinal, a arte apresenta impacto na esfera social, como já foi citado por Jayme Paviani (2003, p.29) “O caráter social da arte reside no fato de ser produzida pelos homens e não pelo homem”.਀伀 最爀甀瀀漀 搀攀 倀爀攀愀洀愀爀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 瘀椀甀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀爀 愀氀洀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 攀渀琀爀攀琀攀爀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 甀洀愀 渀漀琀愀Ⰰ 洀愀猀 椀爀 愀琀爀猀 搀攀 甀洀 戀攀洀 洀愀椀漀爀㨀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ  昀愀稀攀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀⸀ 儀甀攀爀椀愀洀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀爀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 愀氀洀 搀愀猀 猀甀愀猀Ⰰ 攀 搀愀 猀甀爀最攀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 琀爀愀琀愀爀 攀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 搀攀氀椀挀愀搀攀稀愀Ⰰ 稀攀氀漀 攀 挀甀椀搀愀搀漀⸀ Quem se encontra na posição do personagem principal, muitas vezes se vê como culpado da história, e romantiza as agressões, sentindo-se sozinho na perda, com o afastamento de seu amado. Com Preamar o grupo de alunos teve como ideal buscar uma empatia com a situação, sem agredir nenhum dos lados,. Ao mesmo tempo, queria alertar sobre os efeitos negativos que advém disso.਀ऀ䌀漀洀漀 琀漀搀愀 爀攀氀愀漀Ⰰ 漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 漀挀漀爀爀攀洀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀Ⰰ 攀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀攀愀洀 愀 猀甀爀最椀爀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 昀漀椀 搀攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 攀猀猀愀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 爀攀氀愀漀 攀 猀甀愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 最甀愀⸀ 䔀洀 挀愀搀愀 焀甀愀搀爀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀 愀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 攀  愀  最甀愀   甀洀愀 洀攀琀昀漀爀愀㨀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀洀 漀 昀攀爀瘀漀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 愀戀甀猀椀瘀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 焀甀愀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ  瀀愀爀愀 焀甀攀  漀 最爀甀瀀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀  甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 瀀甀搀攀猀猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀ⴀ氀愀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 栀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 氀愀礀漀甀琀猀 焀甀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 挀漀洀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 猀漀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 猀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀  Fotonovelas possuem referências das histórias em quadrinhos, mas que utilizam fotografias ao invés de desenhos, contando, de forma sequencial, uma história. Como nas histórias em quadrinhos, cada quadro da sequência de uma fotonovela corresponde a uma cena da história, ou seja, corresponde a uma fotografia acompanhada da mensagem textual, podendo vir ou não em forma de balão de fala. ਀䜀攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀爀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 洀攀椀漀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 氀椀瘀爀攀琀漀猀 攀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 攀 瀀漀搀攀爀椀愀 瘀椀爀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 漀甀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 切渀椀挀愀 瘀攀稀Ⰰ 挀漀洀漀  漀 挀愀猀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀攀 猀攀爀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 搀攀椀砀愀瘀愀 甀洀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 猀攀甀猀 切氀琀椀洀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 椀渀猀瀀椀爀愀渀搀漀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 挀漀洀瀀爀愀爀 猀甀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀⸀ Uma das principais características da fotonovela era a presença de um herói/heroína, cuja origem era humilde. No desenrolar da história o leitor acompanhava a luta da personagem por um amor complicado. No final da história, na maioria das vezes, observa-se que a personagem conseguia conquistar seu maior objetivo. Apelava-se, assim, para o lado emocional do público.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 昀愀稀椀愀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀洀 洀甀椀琀愀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀 琀椀渀栀愀洀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀攀猀 搀甀愀氀椀猀琀愀猀 ⠀戀漀渀猀⼀洀愀甀猀⤀⸀ 䌀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 挀漀洀漀 戀漀渀稀椀渀栀漀猀 攀爀愀洀 猀攀洀瀀爀攀 戀漀渀猀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 瘀椀搀愀 洀甀椀琀漀 猀漀昀爀椀搀愀 攀 愀洀漀爀攀猀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀椀猀⸀ 䨀 漀猀 洀愀氀瘀愀搀漀猀 猀攀爀椀愀洀 愀猀猀椀洀 愀琀 漀 昀椀洀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀 渀漀 昀椀洀 猀漀昀爀攀爀椀愀洀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀愀猀 猀甀愀猀 洀愀氀搀愀搀攀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀爀愀洀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 爀攀瀀攀琀椀琀椀瘀愀猀 攀 攀猀琀攀爀攀漀琀椀瀀愀搀愀猀⸀ 䐀攀瘀攀 猀攀爀 氀攀洀戀爀愀搀漀 焀甀攀 椀猀猀漀 琀愀洀戀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 琀椀渀栀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瘀攀渀搀攀爀Ⰰ 挀漀洀漀  搀椀猀挀甀琀椀搀漀 瀀漀爀 倀愀瘀椀愀渀椀 ⠀㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㐀㄀ⴀ㐀㈀⤀ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 攀猀琀攀爀攀漀琀椀瀀愀搀愀猀 攀 琀攀洀愀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 愀洀瀀氀漀 挀漀渀猀甀洀漀ᴀ⸠  Embora as fotonovelas tenham se tornado produtos praticamente esquecidos pela indústria cultural, elas já foram recorde de vendas. As primeiras foram divulgadas por volta dos anos de 1940, na Itália, conhecidas como fotoromanzi, e tinham como principal intuito levar o cinema às pessoas que não tinham condição de ir até um, isto é, elas levavam as histórias e seus atores (as grandes estrelas) àqueles que não podiam pagar pela entrada do cinema. ਀一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀愀洀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 挀愀琀椀瘀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㄀㤀㔀  愀琀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ ㄀㤀㜀 ⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㐀 Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 ∀䔀渀挀愀渀琀漀∀Ⰰ 搀愀 䌀漀氀甀渀愀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 愀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀猀猀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 攀爀愀洀 椀洀瀀漀爀琀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀 䤀琀氀椀愀Ⰰ 琀爀愀搀甀稀椀搀愀猀 攀 椀渀猀瀀椀爀愀瘀愀洀ⴀ猀攀 攀洀 昀漀氀栀攀琀椀渀猀 挀漀渀猀愀最爀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 ∀䄀 䐀愀洀愀 搀愀猀 䌀愀洀氀椀愀猀∀ 搀攀 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀 䐀甀洀愀猀⸀ 䄀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀愀 ∀䜀爀愀渀搀攀 䠀漀琀攀氀∀ 挀椀爀挀甀氀漀甀 搀攀猀搀攀 ㄀㤀㐀㜀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㄀㤀㔀 Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀甀戀氀椀挀漀甀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 愀渀琀攀猀 搀攀 愀搀漀琀愀爀 攀猀猀愀 渀漀瘀椀搀愀搀攀 樀 攀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 愀洀漀爀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 猀攀 漀挀甀瀀愀渀搀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 攀猀焀甀攀洀愀 搀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 爀漀洀愀渀挀攀猀Ⰰ 甀洀 洀椀猀琀漀 搀攀 洀攀氀漀搀爀愀洀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 愀瘀攀渀琀甀爀愀猀 攀 昀愀渀琀愀猀椀愀猀 攀洀 昀愀猀挀挀甀氀漀猀Ⰰ 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 昀椀渀愀氀 昀攀氀椀稀⸀ É importante lembrar que as fotonovelas e as histórias em quadrinhos não foram os primeiros recursos da humanidade que uniram ilustrações ao texto. Afinal, é possível observar já nas pinturas rupestres, há milhares de anos atrás que o homem tenta contar suas histórias através da imagem atrelada à uma forma de escrita. Outro exemplo são os hieróglifos dos egípcios. Como Walter Benjamin (1987) já coloca, toda obra é passível de reprodução, entretanto, as técnicas de reprodução que são uma inovação na sociedade. ਀䐀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀漀 愀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 琀攀洀漀猀 琀愀洀戀洀 漀猀 昀漀氀栀攀琀椀渀猀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀 ⴀ 漀猀 昀愀洀漀猀漀猀 爀漀洀愀渀挀攀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 攀 爀漀搀愀瀀猀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 愀 愀猀挀攀渀猀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 最爀愀愀猀 愀漀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀 昀挀椀氀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ Para a construção de uma fotonovela, da forma clássica, alguns ítens devem ser pensados. De acordo com a Escola de Notícias (2011, p. 2-4), os ítens sãos os seguintes: criação e caracterização de personagens; criação de cenários; criação de um conflito; criação de um desfecho; pensar em quadros; criação de um storyboard; finalização;਀䰀攀瘀愀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 焀甀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀猀琀甀洀愀洀 琀攀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀甀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀瘀攀洀 挀愀爀爀攀最愀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 漀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 搀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 昀椀挀愀爀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀⸀ 䌀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 琀洀椀搀漀㬀 瘀椀漀氀攀渀琀漀㬀 搀椀猀琀爀愀搀漀㬀 攀砀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀㬀 瀀愀挀昀椀挀漀㬀 搀攀琀愀氀栀椀猀琀愀㬀 挀漀爀愀樀漀猀漀㬀 攀猀瀀攀爀琀漀㬀 爀漀洀渀琀椀挀漀㬀 挀漀瘀愀爀搀攀㬀 椀渀最渀甀漀 攀⼀漀甀 爀攀愀氀椀猀琀愀 猀漀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 愀琀爀椀戀甀搀愀猀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 栀攀爀漀渀愀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 瘀椀氀漀⸀ Para a criação de cenários, deve-se pensar nos quais locais a história se passará. Quais elementos visuais determinarão qual local e como será possível a distinção de cenas. Supondo que o local da fotografia seja uma sala de aula, existem lousa e carteiras que ajudam o leitor identificar o local. As seguintes perguntas devem ser feitas durante esse processo: onde a cena irá acontecer? Como é esse lugar: sujo, limpo, arrumado? Quais são os objetos necessários para compor uma cena que reproduza esse lugar?਀䄀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀 愀搀瘀洀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 挀氀猀猀椀挀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 愀洀漀爀攀猀 渀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀椀搀漀猀 漀甀 甀洀愀 氀甀琀愀 攀渀琀爀攀 戀攀洀 攀 洀愀氀⸀ 匀甀瀀漀渀搀漀 焀甀攀 栀 甀洀愀 氀甀琀愀 攀渀琀爀攀 戀攀洀 攀 洀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀爀椀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 挀愀猀愀氀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 愀 洀攀 搀攀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 挀愀猀愀氀 漀猀 椀洀瀀攀搀攀 搀攀 昀椀挀愀爀 樀甀渀琀漀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀琀愀琀甀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 搀攀 甀洀⸀ 伀 挀漀渀昀氀椀琀漀 昀椀挀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 搀攀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀愀猀漀 愀猀 搀攀猀挀爀椀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 戀攀洀 昀攀椀琀愀⸀ O desfecho, ainda pensando na forma clássica sob a qual as fotonovelas eram escritas, terminava com a heroína atingindo seus objetivos. Retomando, então, a ideia de uma mãe que tenta afastar o casal, introduzida no parágrafo anterior. Um desfecho interessante a ser escrito seria a ideia de que o casal consegue se provar suficiente diante da mãe e/ou a mãe foi punida e afastada das personagens boazinhas devido às maldades que havia cometido.਀伀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀愀搀爀漀猀 瘀愀椀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 挀漀洀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 攀洀漀漀 焀甀攀 猀攀 焀甀攀爀 瀀愀猀猀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 渀愀焀甀攀氀攀 椀渀猀琀愀渀琀攀⸀ 䔀猀猀攀  甀洀 瀀愀猀猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀爀 愀琀爀攀氀愀搀愀 愀漀 琀攀砀琀漀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀愀 渀攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀⸀ 䐀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀氀愀渀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀猀攀最甀攀 昀漀挀愀爀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 甀猀愀 甀洀 挀氀漀猀攀 猀攀 琀攀洀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 愀 攀洀漀漀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀猀琀 猀攀渀琀椀渀搀漀⸀ 䨀 愀漀 甀猀愀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀ⴀ猀攀 攀洀 猀椀琀甀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀漀戀爀攀 漀 攀猀瀀愀漀 攀洀 焀甀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀攀 椀渀猀攀爀攀⸀ O storyboard tem como principal objetivo organizar os conteúdos que já foram criados para que o resultado final possa ser atingido com maior facilidade. Sugere-se dividir a história em blocos, sendo esses: introdução, conflito e resolução. Dentro de cada um desses blocos, um número de quadros/cenas será atribuído e, também, é recomendado executar um esboço do visual que deseja ser atingido, não é necessário que o desenho fique bonito, tendo em vista que é apenas para conseguir nortear as ideias dos fotógrafos e modelos que comporão as fotografias.਀䄀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 漀挀漀爀爀攀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀Ⰰ 攀搀椀琀愀爀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 氀愀礀漀甀琀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 渀愀爀爀愀 愀 琀爀愀洀愀⸀ 倀漀爀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 攀猀猀愀猀 昀甀渀攀猀 猀漀 搀攀氀攀最愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀渀琀攀猀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 昀漀氀栀攀琀椀渀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 挀漀洀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀爀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀焀甀椀 戀愀猀攀椀愀ⴀ猀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 攀洀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 挀漀渀猀愀最爀愀搀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 氀攀瘀愀 愀氀最甀洀愀猀 漀甀琀爀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 琀漀 愀 猀爀椀漀⸀ Inicialmente, o trabalho foi introduzido em período de aula para que os alunos pudessem realizar a tarefa juntos. Dessa forma, o grupo começou a procurar por histórias que fossem de acordo com o que haviam pensado. ਀倀爀攀琀攀渀搀椀愀ⴀ猀攀 瀀爀攀猀琀愀爀 栀漀洀攀渀愀最攀洀 愀漀猀 爀漀洀愀渀挀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 漀甀爀漀 搀愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀爀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 琀攀洀愀 愀琀甀愀氀⸀  Foram pesquisados contos românticos em diversos livros de autores consagrados, nacionais e internacionais, pois tinha-se a noção de que se essas histórias haviam sidos bem recebidas pelo público na forma literária, haveria espaço para inserção de uma releitura em formato de fotonovela. ਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀攀爀攀洀 猀椀搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀 攀猀猀攀猀 挀漀渀琀漀猀Ⰰ 愀  栀椀猀琀爀椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀  甀洀 琀攀砀琀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 愀甀琀漀爀愀氀 琀爀愀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 愀氀甀渀漀 䨀漀漀 嘀琀漀爀 倀攀爀漀稀稀漀 攀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 挀漀洀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀 猀攀爀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀⸀ A história tinha uma profundidade que, não necessariamente ia de encontro com as demais fotonovelas, pois a história escolhida trata sobre relacionamentos abusivos, um tema muito debatido atualmente, porém, nesse caso as agressões são abordadas por meio de metáforas. Em fotonovelas clássicas, as histórias tendem a ser superficiais e dualistas, tratando de um assunto comum entre histórias da época de maneira estereotipada, mas esse não era o caso.਀伀 最爀甀瀀漀 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀 瀀愀猀猀愀爀 渀漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀 漀甀 渀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀瘀愀洀⸀ 儀甀攀爀椀愀洀 琀爀愀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 最攀渀琀椀氀攀稀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀ⴀ氀愀 挀漀洀 挀甀椀搀愀搀漀⸀ 伀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀漀 攀爀愀 昀挀椀氀 昀挀椀氀 搀攀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀猀琀攀琀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀椀瘀攀爀愀洀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀 挀漀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀攀昀椀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 焀甀愀氀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 猀攀洀 戀愀渀愀氀椀稀ⴀ氀漀 漀甀 搀椀洀椀渀甀ⴀ氀漀⸀ O título do texto deseja brincar com os leitores, afinal, se trata de uma história de amor. A palavra “Preamar” significa maré alta, o que vai de encontro com a ideia de mar e chuvas, desenvolvido no texto. Em outra mão, se pensa que essa palavra, se quebrada em duas partes, ou seja, formam a seguinte ideia “pré-amar”, que seria algo como o estágio antes do amor.਀䌀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀琀爀猀 搀愀 昀爀愀最洀攀渀琀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 瀀攀渀猀愀爀 渀漀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 焀甀愀搀爀漀猀 猀漀戀 漀猀 焀甀愀椀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀爀椀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀⸀ 倀漀爀 愀挀愀猀漀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 搀椀瘀椀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 漀椀琀漀 瀀愀爀最爀愀昀漀猀 攀洀 焀甀攀 挀愀搀愀 椀搀攀椀愀  戀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀 瀀漀氀椀搀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 搀椀瘀椀搀椀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 漀椀琀漀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ Em discussão interna, o grupo procurou entender qual membro tinha mais força para cada área para que, consequentemente, o resultado final fosse atingido com maestria. João Vítor Perozzo produziu o texto e optou por realizar a fotografia do projeto, com o intuito de passar sua visão ao escrever o texto para as lentes da câmera. Pedro Giles atuou como o personagem principal da história e deu vida à história criada por seu colega. Matheus Schumacher foi atrás dos recursos visuais como maquiagem, cenário e figurino para poder potencializar a relação entre texto e imagem.਀䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 唀䌀匀ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀渀搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 戀氀漀挀漀猀 䴀Ⰰ 吀 攀 漀 攀猀琀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 昀爀攀渀琀攀 搀漀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ 伀 瀀攀爀漀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀椀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 猀攀椀猀 栀漀爀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 搀漀椀猀 搀椀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀猀 ㈀㐀 攀 ㈀㘀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ Após todas as fotos serem realizadas, o grupo se reuniu em aula para poder selecionar as melhores fotos para que essas pudessem seguir para a etapa de edição. Jaqueline Lima realizou a edição das fotografias introduzindo as ideias de chuva e diferentes tons. Em outras palavras, fez com que a fotografia fosse de encontro ao que o texto ditava, ou seja, introduziu as sensações de chuva, frio e calor às fotografias. ਀倀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀  攀琀愀瀀愀 搀攀 䨀愀焀甀攀氀椀渀攀Ⰰ 愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 䬀愀爀攀渀 䜀漀戀椀Ⰰ 攀渀挀愀爀爀攀最漀甀ⴀ猀攀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 氀愀礀漀甀琀 焀甀攀 甀渀椀猀猀攀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀Ⰰ 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀猀猀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀⸀ 伀 氀愀礀漀甀琀 昀漀椀 琀漀搀漀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 瀀爀ⴀ搀漀ⴀ猀漀氀Ⰰ 瀀漀椀猀  渀攀猀猀攀 攀猀琀最椀漀 搀漀 搀椀愀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀渀猀椀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 洀甀椀琀漀 焀甀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀爀攀猀 最攀氀愀搀愀猀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 猀甀最攀爀攀ⴀ猀攀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 洀愀爀猀⸀ Após o processo das duas acadêmicas ser finalizada, chegou a etapa em que o grupo finalizou o projeto e juntou o texto ao layout, juntamente às fotografias, já editadas. Após isso, o conjunto final foi impresso em duas folhas A3 e entregue para a professora, e que seria passado em aula, entre os colegas de turma.਀匀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀爀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 猀氀椀搀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 椀爀 渀愀 搀椀爀攀漀 挀漀渀琀爀爀椀愀 搀漀 焀甀攀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀攀挀椀搀椀甀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 猀氀椀搀攀猀 洀甀椀琀漀 氀椀洀瀀愀⸀ Durante a apresentação, foi pedido que os demais colegas fechassem seus olhos enquanto o texto do quadro era lido e, assim que era terminado, deveriam abrir seus olhos e ver a imagem que representaria o trecho do texto que ouviram. O intuito dessa experiência era brincar com os sentidos dos acadêmicos: visão e audição, explorando novas possibilidades para a fotonovela. Os demais estudantes da turma tiveram uma reação bastante positiva para com a experiência apresentada pelo grupo. ਀䘀漀椀 洀漀猀琀爀愀搀愀 渀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 倀爀攀愀洀愀爀 甀洀 爀漀洀愀渀挀攀 椀渀琀攀渀猀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 猀甀愀 瀀愀爀挀攀椀爀愀 ⴀ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 攀猀猀愀 渀漀 猀攀樀愀 甀洀愀 瘀漀稀 愀琀椀瘀愀 渀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀  猀椀最渀漀猀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀 猀攀 洀愀挀栀甀挀愀 愀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀 猀甀愀 瀀愀爀挀攀椀爀愀⸀ 䐀攀猀瀀攀爀琀愀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 漀 氀愀搀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  甀洀 愀洀漀爀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 ⴀ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 琀瀀椀挀愀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 愀爀琀攀 攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀  爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀甀砀椀氀椀愀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 栀甀洀愀渀愀⸀ 䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀漀猀猀甀椀 爀攀氀愀攀猀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 椀渀漀瘀漀甀Ⰰ 渀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 愀漀 椀渀琀攀最爀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 渀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 ᰀ爠攀瘀漀氀甀漀ᴀ†搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀攀椀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䄀 洀甀搀愀渀愀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 渀愀 瀀漀挀愀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀爀椀愀洀 搀攀瀀漀椀猀⸀ Acredita-se que os objetivos iniciais deste trabalho não apenas tenham sido atingidos, mas, também, superados. O estudo feito dentro e fora da sala de aula foram realizados com esforço, tornando o projeto, espera-se, sensível e diferenciado aos olhos do leitor. Os acadêmicos presentes nesse grupo colocaram o máximo de seu empenho para que o trabalho ficasse não apenas com uma boa nota, mas sim com uma mensagem que trouxesse reflexão sobre o tema proposto e sobre a estética das mídias.਀伀 最爀甀瀀漀 瘀Ⰰ 愀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀  瀀漀搀攀 椀爀 愀氀洀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䤀猀猀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 攀猀昀漀爀漀 攀 搀攀搀椀挀愀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 攀  洀甀椀琀漀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀 氀攀瘀愀爀 漀 洀攀猀洀漀  瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀攀猀猀攀 攀瘀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 漀 䤀渀琀攀爀挀漀洀 匀甀氀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀倀䄀嘀䤀䄀一䤀Ⰰ 䨀愀礀洀攀⸀ 䄀 愀爀琀攀 渀愀 攀爀愀 搀愀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䤀渀㨀开开开开开⸀ 䔀猀琀琀椀挀愀 洀渀椀洀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀䐀䤀倀唀䌀刀匀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀⸀ 瀀⸀ 㤀ⴀ㘀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀一䨀䄀䴀䤀一Ⰰ 圀愀氀琀攀爀⸀ 䄀 漀戀爀愀 搀攀 愀爀琀攀 渀愀 攀爀愀 搀攀 猀甀愀 爀攀瀀爀漀搀甀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀⸀ 䤀渀㨀开开开开开⸀ 伀戀爀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀㨀 洀愀最椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀爀琀攀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㠀㔀⸀ 瀀⸀ ㄀㘀㔀ⴀ㄀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀匀䌀伀䰀䄀 䐀䔀 一伀吀촀䌀䤀䄀匀⸀ 吀甀搀漀 猀漀戀爀攀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀瘀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀漀琀攀椀爀漀瀀愀爀愀琀礀⸀昀椀氀攀猀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㄀⼀㄀ ⼀昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀瀀搀昀⸀㸀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀⸀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀䰀䐀䄀匀匀伀Ⰰ 嘀愀最渀攀爀Ⰰ 䄀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀㨀 唀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 愀猀挀攀渀猀漀 攀 焀甀攀搀愀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀Ⰰ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀 嘀椀猀甀愀椀猀 ⴀ 唀倀䘀Ⰰ 倀愀猀猀漀 䘀甀渀搀漀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀