INSCRIÇÃO: 00052
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA06
 
TÍTULO: (Des)Confinados
 
AUTORES: Weverton Velasco David (Universidade do Estado de Mato Grosso); Fabio Faria Pires (Universidade do Estado de Mato Grosso); Marcela Fernanda Pavão (Universidade do Estado de Mato Grosso); Lawrenberg Advíncula da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso)
 
PALAVRAS-CHAVE: Roteiro, Programa de Entrevista, Desconstrução de Preconceito, (Des) Confinados,
 
RESUMO
O presente roteiro de não-ficção é de um programa-piloto de entrevista, que foi desenvolvido nas disciplinas de Antropologia e Comunicação e Planejamento Gráfico, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat. A sua proposta visa abordar temas polêmicos da sociedade em geral, a partir de entrevistas pingue-pongue com pessoas que, direto ou indiretamente, sofrem algum tipo de discriminação social. De acordo com o roteiro, o programa-piloto divide-se em cinco blocos, com duração de dois minutos e formato voltado para veiculação no canal youtube (www.youtube.com). Trata-se de um projeto interdisciplinar que articula conhecimentos práticos e teóricos, cujos primeiros resultados vem promovendo um novo olhar aos acadêmicos acerca dos problemas sociais, étnicos e de gênero no Brasil e, principalmente, na pequena cidade de Alto Araguaia, interior de Mato Grosso.
 
INTRODUÇÃO
Discussões que dizem respeito a problemas sociais, étnicos e de gênero, vem sendo cada vez mais debatidos no Brasil, seja no ambiente acadêmico ou fora dele. Os meios de comunicação de massa vêm adotando, ainda que timidamente, discursos de representatividade dessa parcela da população datada como minorias. O programa de Televisão “Amor e Sexo”, transmitido pela Rede Globo, nas noites de quinta-feira, é apresentado pela atriz Fernanda Lima e tem como conteúdo a quebra de tabus em relação à sexualidade e às questões LGBTs, além de trazer assuntos como o preconceito, o racismo e o feminismo. Trazendo entretenimento, com bom humor e acolhendo as minorias, “Amor e Sexo” é um dos programas mais adorados pelo público atualmente.਀䠀漀樀攀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 ㄀ ꨀ 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 戀攀洀 愀挀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 嘀漀氀琀愀 攀 洀攀椀漀 猀 爀攀挀攀戀攀 攀氀漀最椀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 漀 椀渀琀甀椀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀愀 愀琀爀愀漀 攀爀愀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀猀 渀漀 瀀愀氀挀漀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 ⠀愀爀琀椀猀琀愀猀⤀⸀ 䄀猀 焀甀攀猀琀攀猀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀猀 猀 猀甀爀最椀爀愀洀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 渀攀猀琀愀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ O elenco conta com artistas como Otaviano Costa, Mariana Santos, José Loreto, Dudu Bertholini, Regina Navarro Lins e o humorista Eduardo Sterblitch.
 
OBJETIVO
O roteiro tem como principal objetivo propor a produção de uma entrevista que relate a desconstrução de tabus historicamente cristalizados acerca do universo LGBT na sociedade brasileira, a partir de entrevistas perfis com pessoas comuns. Trazendo discussões e reflexões, ponderando através da linguagem audiovisual, a realidade dos (Des) Confinados da sociedade, por meio da sensibilidade de uma lente que nos traz as sensações vividas de cada personagem.਀䈀甀猀挀愀ⴀ猀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀  搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀爀 琀攀洀愀猀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 䰀䜀䈀吀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 攀渀琀爀攀琀洀 攀 最攀爀攀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 瀀漀猀椀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀⸀  De algum modo, a proposta também se inspira no Cuba Connection, projeto apresentado pelo jornalista Leonardo Sakamato, que conta com a parceria do deputado federal Jean Willys (PSOL-RJ).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀爀 焀甀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 䰀䜀䈀吀昀漀戀椀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㼀 ਀䄀猀 愀最爀攀猀猀攀猀 焀甀攀 攀猀猀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瘀攀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀 瀀攀氀愀 渀漀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀 猀甀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 攀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀甀洀攀渀琀愀洀 攀砀瀀漀渀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀琀椀洀愀猀 瀀漀爀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 甀洀 倀爀漀樀攀琀漀 搀攀 䰀攀椀 ㄀㈀㈀ ⠀倀䰀 搀愀 䠀漀洀漀昀漀戀椀愀⤀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 昀漀椀 愀爀焀甀椀瘀愀搀漀 愀瀀猀 㠀 愀渀漀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 戀氀漀焀甀攀愀搀漀 渀漀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀⸀ 伀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀愀爀氀愀洀攀渀琀愀爀攀猀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 猀 愀瀀愀爀攀挀攀 攀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 攀氀攀椀琀漀爀愀椀猀⸀ A atual conjuntura política e a composição do Congresso Nacional predominam líderes religiosos. O que contrapõem fortemente as ideologias dos movimentos sociais e de minorias no Brasil. Para a erradicação desse cenário, imagina-se a mobilização da sociedade como um todo para desconstruir preconceitos arraigados na sociedade e pregar que não existe diferença e somos todos iguais biologicamente e socialmente.਀一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 栀漀洀漀昀戀椀挀愀 琀愀渀琀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 焀甀愀渀琀漀 昀猀椀挀愀猀 焀甀愀渀搀漀 挀栀攀最愀 愀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀愀 洀搀椀愀 瀀攀爀搀攀 琀漀搀漀 漀 挀愀爀琀攀爀 最攀渀甀渀漀 攀 搀椀最渀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 搀攀椀砀愀洀 漀洀椀猀猀漀 愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 攀 搀椀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀愀猀攀猀 洀愀椀猀 栀漀洀漀昀戀椀挀漀猀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ De acordo com o relatório sobre a violência homofóbica no Brasil (2012), o estado de Mato Grosso ocupa o ranking de 2° lugar com maior número de denúncias. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 ᰀ⠠䐀攀猀⤀挀漀渀昀椀渀愀搀漀猀ᴀⰠ 搀椀瘀椀搀椀甀ⴀ猀攀 攀洀 㔀 攀琀愀瀀愀猀⸀ ㄀⤀ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 愀渀氀椀猀攀 挀爀琀椀挀愀 搀愀 洀搀椀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀㬀 ㈀⤀ 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀㬀 ㌀⤀ 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㬀 㐀⤀ 最爀愀瘀愀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 㔀⤀ 攀搀椀漀⸀  Para a pesquisa do tema e análise crítica da mídia televisiva, foram realizadas reuniões para identificar assuntos pautados e não pautados nos veículos de comunicação, partindo disso identificamos a temática constatando que o assunto relacionado à comunidade LGBT quando retratado na mídia é muito raso ou há conteúdo de ódio envolvido.਀ऀ一愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 焀甀愀渀搀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀愀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 昀愀椀砀愀猀 攀琀爀椀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀搀愀搀攀猀Ⰰ 渀漀 最攀爀愀氀 挀愀搀愀 愀甀琀漀爀 琀攀洀 甀洀愀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 攀洀 猀甀愀 最攀渀甀渀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ A terceira etapa de produção do roteiro de entrevista consistiu em observar minunciosamente cada informação relevante que pudesse ser aplicada a todos os entrevistados para resgatar suas histórias.਀ऀ䨀 渀愀 焀甀愀爀琀愀 攀琀愀瀀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 攀渀琀爀漀甀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 瀀愀猀猀愀爀 琀漀搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀攀爀洀漀 搀攀 甀猀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀 氀漀挀愀氀⸀ Por última, e não menos importante, a quinta etapa: a edição. Nesta parte, utilizou como software o Adobe Premier, para cortes suaves e o uso de efeitos de fade in (clareamento) e fade out (escurecimento) para mostrar a transição da abertura da entrevista, com temas polêmicos, para o encerramento dela. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀漀琀攀椀爀漀 ⠀䐀攀猀⤀䌀漀渀昀椀渀愀搀漀猀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀㨀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 㘀 氀愀甀搀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 㤀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㈀㌀ 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 䄀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 渀漀ⴀ昀椀挀漀 挀漀渀琀攀洀瀀氀漀甀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀 搀愀 洀搀椀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 瀀爀ⴀ攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀  Nos primeiros momentos e etapas do projeto, um dos obstáculos foi encontrar um personagem desse meio social que concordasse em dividir toda sua intimidade a um projeto realizado em âmbito universitário sendo o mesmo audiovisual.਀ऀ䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㄀㠀㜀⤀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᠀䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᤀ㨠 ਀준 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀漀 挀漀洀漀 攀瘀攀渀琀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀爀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀椀渀搀漀 猀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 攀洀 漀爀搀攀洀 瀀愀爀 焀甀攀 愀琀攀渀搀愀 愀猀 瀀爀攀挀椀猀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 搀攀挀氀愀爀愀攀猀Ⰰ 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀猀Ⰰ 攀渀挀攀渀愀攀猀 攀 漀甀琀爀愀猀⸀ 䔀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 愀甀琀渀漀洀漀猀 猀漀 琀漀搀漀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 猀愀攀洀 搀漀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 漀戀爀愀⸀ 䔀瘀攀渀琀漀猀 愀氀攀愀琀爀椀漀猀 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 挀攀爀椀洀渀椀愀 搀攀 洀戀椀琀漀 漀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 攀琀挀⸀ ਀䈀甀猀挀愀洀漀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀 瘀椀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀琀攀 猀攀最洀攀渀琀漀⸀ Na abertura do programa de entrevistas iniciamos na cena – 01 com Plano Fechado, seguido de closed no rosto do entrevistado, Gustavo Carrijo, evidenciando cores duras e marcas fortes no rosto, para retratar a questão do tanto que as pessoas mudam quando elas aceitam o seu modelo na sociedade.਀ऀ䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 愀甀琀漀 愀挀攀椀琀愀漀Ⰰ 洀椀氀椀琀渀挀椀愀 攀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀⸀ No encerramento, Plano Próximo no entrevistado, seguido de superclose do olhar dele. Depois da fala de despedida, efeito de fade out na tela e transição para Créditos Finais, com background em preto. Os créditos finais sobem lentamente. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 樀  甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 最爀愀渀搀攀Ⰰ 攀洀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 䄀椀渀搀愀 洀愀椀猀 猀攀 昀漀爀 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀爀 䰀䜀吀䈀昀漀戀椀愀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀爀 愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀 攀 漀 瀀漀搀攀爀 搀漀 瘀搀攀漀 搀攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀猀琀椀最洀愀猀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 攀洀 甀洀 瀀愀猀 挀漀洀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀椀渀搀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ Diante disso, pressupõe que a linguagem audiovisual seja uma ferramenta de extrema importância para contar e recontar histórias, em especial aquelas que carregam consigo a pureza de uma luta diária em busca do reconhecimento na sociedade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀⸀㬀 匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 䨀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 䐀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀夀䄀䴀䄀Ⰰ 吀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 戀攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䰀䄀吀팀刀䤀伀 匀伀䈀刀䔀 䄀 嘀䤀伀䰀쨀一䌀䤀䄀 䠀伀䴀伀䘀팀䈀䤀䌀䄀 一伀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 猀椀琀攀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 䘀攀搀攀爀愀氀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀爀漀最爀愀洀愀 䄀䴀伀刀 䔀 匀䔀堀伀⸀ 䄀搀爀椀愀渀漀 䌀漀攀氀栀漀 e Daniela Gleiser. Rede Globo de Televisão. 17ª Temporada, 2017. Duração: 45 minutos ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀