ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00071</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Meu Profe na UCB</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília); Paula Lima de Melo (Universidade Católica de Brasília); Bárbara Machado da Silva Brito (Universidade Católica de Brasília); Perla Ferreira Rodrigues de Souzza (Universidade Católica de Brasília); Yasmin Scholtz Angelo (Universidade Católica de Brasília); Rayane France de Oliveira Freitas (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia, GIF, Professor, Valorização, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho parte da necessidade de se criar um produto que promovesse a valorização dos professores. O formato escolhido foi o de GIFs, afinal, os mesmos vem sendo muito comuns em meios digitais, sendo todos os GIFs pensados para divulgação em Facebook. A partir desta necessidade de maior proximidade e conhecimento dos docentes da universidade foram tiradas fotografias para a criação dos produtos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia surgiu a partir da necessidade dos alunos do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília de conhecerem melhor seus professores. Acreditando na importância de se ter um bom relacionamento entre discentes e docentes para a maior fomentação de conhecimento. A partir desta necessidade realizamos uma pesquisa entre os alunos de como poderia haver uma maior aproximação. Recebemos como resultado a necessidade de conhecer melhor a biografia dos professores, provocando um sentimento de simpatia e humanização do corpo docente. A linguagem escolhida para as imagens dos professores foi a da fotografia em movimento, através de arquivos de GIFs animados. Acreditamos que assim além da imagem mais dinâmica e alegre, teríamos um formato facilmente publicável na internet. Sendo assim, os professores foram convidados a participar da iniciativa, tendo uma adesão da grande maioria. As fotos foram realizadas no fim do primeiro semestre de 2016, dentro da disciplina de Fotografia Publicitária e foram finalizadas para a produção dos GIFs animados dentro da referida disciplina. Foram desenvolvidos textos que acompanhavam a veiculação dos GIFs, que traziam informações pessoais e profissionais dos professores, como por exemplo, linha de pesquisa, local de nascencimento, signo, hobbies etc. As veiculações se iniciaram no dia 7 de junho de 2016 e se encerraram no dia 18 de agosto de 2016, tendo uma pequena pausa no mês de julho devido ao período de férias. A iniciativa prevê ainda, a veiculação de GIFs de novos professores que chegarem a instituição, para que sempre exista essa proximidade entre estudantes e professores dentro da universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal do projeto foi o de gerar uma maior proximidade entre quem ensina e quem aprende, promovendo uma maior confiança e abertura para que o aprendizado ocorra de maneira fluida e mútua. Sendo assim, não foram trazidas apenas imagens estáticas institucionais e informações profissionais dos docentes, mas também GIFs descontraídos e informações pessoais. Além disso, o projeto também tinha como objetivo a divulgação de elementos acadêmicos dos professores, como por exemplo, linhas de pesquisa ou projetos em andamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Questões de proximidade e afetividade são pouco reconhecidas e tratadas quando falamos de Educação de Nível Superior. Tais questões são abordadas na educação infantil mas depois viram uma espécie de tabu. Poucos trazemos à mesa a importância que os professores têm na formação de futuros profissionais das mais variadas áreas. A universidade é, muitas vezes um campo de batalhas simbólico e o aluno só vê no professor um obstáculo entre ele e o diploma. Em um contexto em que lidamos com a formação de futuros profissionais a relação entre estes futuros profissionais e seus professores e de extrema importância, sendo assim, porque não deixar esta relação o mais próxima e interessante possível? Em Educação e Mudança, de 1997, o educador brasileiro Paulo Freire, dizia algo bastante comum em suas obras: "Não há educação sem amor. Não há educação imposta como não há amor imposto. Quem não ama não compreende o próximo e não o respeita". Para isto foi criada o projeto Meu Profe Na UCB, motivando os alunos a conhecerem seus professores de outra maneira que não só a comumente utilizada, em sala de aula.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização dos GIFs os professores foram convidados a um café da manhã no estúdio de fotografia da Universidade Católica de Brasília, neste café da manhã foi possível conhecer melhor a história destes professores. As fotografias foram desenvolvidas com uma iluminação e composição padrão, gerando assim uma linha estética entre todos os GIFs. Além disso, os professores nas fotografias seguravam uma moldura com a hashtag #MeuProfeNaUCB que levava o nome da iniciativa e facilitava a localização e divulgação dos produtos no Facebook. Após todas as fotografias serem tiradas, as mesmas passaram por um tratamento simples por meios dos programas de edição Photoshop e Lightroom, corrigindo, em geral, fatores de iluminação e composição. As fotografias também foram cortadas para que todas ficassem com um formato quadrado para a criação dos GIFs. Após todos os ajustes necessários, os GIFs foram criados através de um website e divulgados no Facebook, juntamente com seus textos acerca da vida de cada professor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto se tratou de uma série de 16 GIFs criados cada um a partir de 4 ou 5 fotografias e também duas imagens que precederam o início das postagens dos GIFs, sendo todos estes criados para veiculação em Facebook. Para cada um dos GIFs animados foi criado um texto, sendo este produzido a partir de uma série de perguntas, realizadas em entrevistas, que os alunos desejavam saber de seus professores. Além dos GIFs, foi criado um vídeo e duas imagens estáticas que precederam o projeto, sendo estes támbem, realizados em estúdio e contando com imagens das produções dos ensaios.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">As peças foram veiculadas no segundo semestre do ano de 2016 e promoveram uma participação e um grande interesse dos discentes do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. Ao fim dos dois meses de divulgação tivemos um total de 1474 curtidas e 254 comentários, se considerarmos apenas os GIFs, considerando também as duas imagens que precederam os produtos, os números sobem para 1567 curtidas e 261 comentários. Com o lançamento dos GIFs, a página contou com um aumento considerável de, diariamente, 10% no engajamento das publicações em relação ao mês de abril. Sendo assim, percebemos a importância de iniciativas como esta para gerar um maior entrosamento entre discentes e docentes e um melhor ambiente de aprendizado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">REICHERT, Clovis Leopoldo. PRODUÇÃO E ADEQUAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p.1-2, 01 mar. 2004. Mensal. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13766>. Acesso em: 15 abril 2017.<br><br>AMARAL, Ludmila Lupinacci. GIF Animado e conteúdo espalhável: análise do uso do formato no VMA 2013. 2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/2014/resumos/R9-1303-1.pdf>. Acesso em: 15 abril 2017.<br><br>MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-19651997000200006&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 de abril 2017<br><br>AMARAL, Ludmila Lupinacci. Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer: GIF animado como recurso expressivo. 2016. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0427-1.pdf>. Acesso em: 15 abril 2017<br><br>CARVALHO, Filipe; ALMEIDA, João Mota. Novas Tecnologias de Animação na Web. 2010. Disponível em: <http://docentes.ismt.pt/~cparis/SMM/TP/Seminario.pdf>. Acesso em: 15 de abril 2017<br><br>MARQUES FILHO, Ogê; VIEIRA NETO, Hugo. Processamento Digital de Imagens, Rio de Janeiro: Brasport, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>