ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00209</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Psicopato</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Paula Lima de Melo (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Moacir Martins Macedo (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;identidade visual, publicidade e propaganda, marca, design gráfico, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A marca é a palavra, a grande ideia e as expectativas que ficam grifados na mente do consumidor em relação a um produto e serviço. Com o propósito de intercalar as práticas e conhecimentos atingidos por meio das teorias estudadas, foi elaborado um projeto para uma marca fictícia. Trata-se da Psicopato, uma marca de vestuário pensada no segmento de rock e StreetWear. Projeto feito como produto final da disciplina de Direção de Arte cursada durante o ano de 2016. O projeto espera ainda um futuro lançamento real da marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse projeto de identidade visual foi desenvolvido no decorrer do quinto período do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na disciplina de Direção de Arte da Universidade Católica de Brasília. Com o propósito de intercalar as práticas e conhecimentos atingidos por meio das teorias estudadas, foi elaborado um projeto para uma marca fictícia. Com a finalidade de trabalhar a percepção, visão, autenticidade e diferenciação, foi criada uma marca que fosse coerente com as características de mercado. Para início do projeto, foi necessária a criação da marca e segmentação, para desenvolver a identidade visual. Sem marca definida no projeto, foi escolhido o público-alvo das classes A, B e C; segmentado para o nicho de street wear e skatistas. Segundo Alina Wheeler, as melhores marcas representam alguma coisa: uma grande ideia, uma posição estratégica, um conjunto definido de valores, uma voz que se destaca. Um símbolo pode significar o DNA da identidade de uma marca, é capaz de unir inteligência, imaginação e emoção. A partir deses conceito, o trabalho desenvolve a marca Psicopato, voltada ao vestuário do segmento de rock e street wear. A marca oferece produtos diferenciados, para pessoas de atitude. Nela buscou-se uma construção visual que agrupasse elementos do HardCore, Graffiti e tatuagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto tem como objetivo apresentar a identidade da marca Psicopato. A mesma se destina a produção de uma identidade visual que represente o visual e o verbal da marca, de modo a despertar o interesse do público, evidenciando as características de seus produtos e serviços. A marca tem o objetivo de atingir um público de skatistas e pessoas da cena urbana da cidade, reforçando assim sua presença junto assim ao público jovem e formador de opinião no segmento. Buscamos compor a a identidade visual e a tipografia com elementos que buscam identificar o espírito transgressor e libertário que a marca inspira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho auxiliou na instrução sobre criação, branding, diagramação e planos estratégicos de divulgação. O projeto gráfico tem como objetivo exercer o aprendizado dos estudantes na questão de editoração, criação e conhecimentos básicos de programas base para a produção de diversos produtos gráficos. Atualmente o cliente exige relacionamento e diferenciação da marca, a identidade visual torna evidente essas perspectivas de amizade e transmissão de evolução e conhecimento para seus clientes. Não só valorizando a venda do produto, mas o relacionamento e a experiência que a marca pode proporcionar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante a disciplina de Direção de Arte da Universidade Católica de Brasília, são formadas duplas responsáveis por criar um projeto gráfico do zero, desde o nome até as peças. A proposta deveria conter: Nome, logotipo, público-alvo, segmentação, conceito da marca e identidade visual. Para a produção da identidade visual, utilizamos o software Adobe Illustrator CS6 como ferramenta principal de trabalho, que permite desenho vetorial e manipulação de bitmapas. Software utilizado nas produções de marcas de sucesso, usufruindo também de outros aplicativos como Adobe Photoshop e Adobe Indesign. Projetamos as ações e estudamos o público-alvo e desenvolvemos o logotipo, e todo branding. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Gilberto Strunck, uma marca nova para entrar no mercado deve ser diferente para gerar experimentação. Com isso, poderá adquirir relevância, para manter posição e conquistar a estima e o conhecimento, ela terá que continuar a gerar inovações para fazer crescer a relevância. A logotipo da Psicopato, expressa o mundo rock e StreetWear, considerando as características singulares do público-alvo como estilo e atitude. Se inspirando no lifestyle skate dos grandes centros para desenvolver as peças. A marca é essencialmente jovem e urbana, com estética própria, agênero e preços justos. A ideia surgiu a partir da realidade caótica dos centros urbanos; a junção do ícone e do nome promove o conceito de urbano, underground e certo tom sombrio. A cor sóbria utilizada na marca representa a essência de minimalismo e contemporâneo, desenvolvido através da ideia de identidade forte que a marca quer respresentar. Para a identidade as cores vermelho respresenta energia, autenticidade e impulsividade que os centros urbanos são capazes de trazer, e cinza que caracteriza neutralidade e serve como base de sustentação da marca. O padrão da tipografia usada foram quadradas e mais grotestas, trazendo a ideia da marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do trabalho ocorreu de maneira rápida e objetiva. A marca foi apresentada na disciplina de Direção de Arte e recebeu avaliação máxima do professor, com recomendação da importância da veiculação desta marca. O feedback recebido pelo orientador foi positiva e poderia ser aplicada de forma real, considerando os critérios estabelecidos pelo mercado atualmente, onde cada vez mais se exige dos profissionais. A produção do projeto foi válida para o conhecimento dos alunos, evidenciando a importância do design e da criação na formação dos futuros publicitários.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Rio books, 2007.<br><br>WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. Guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. Porto Alegre: Bookman, 2012.<br><br>AAKER, David A. Como construir marcas líderes. Porto Alegre Bookman 2007. <br><br>MEGGS, Phillip B. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.<br><br>SAMARA, Timothy. Guia de tipografia: manual prático para uso de tipos no design gráfico . Porto Alegre, RS: Bookman, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>