ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00234</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Anima Doux</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Leticia Dias Lanzarini (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Andressa Moreira de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco); Claudyny Leticya Guimarães de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco); Jhêninfer Insauraldes (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Outdoor, Pet shop, Animais de Estimação, Medicina Veterinária, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ascensão do mercado de pet shop se tornou constante nos últimos anos em decorrência da relevância que os animais domésticos assumiram na vida das pessoas, levando assim, o crescimento do consumo neste nicho mercadológico e claro, gerando cada vez mais empresas do mesmo segmento que buscam satisfazer e proporcionar novas experiências aos donos dos pets. A partir dessa premissa, buscamos solucionar o problema do pet shop Anima Doux, em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, que tinha como objetivo principal promover os seus serviços por meio de uma peça publicitária (outdoor) que foi desenvolvido na disciplina de Criação II na Graduação de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco  UCDB. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A relação homem e animal vêm sofrendo diversas mudanças comportamentais e psicológicas com o decorrer das últimas décadas, principalmente no comportamento humano a partir do momento em que se assume a guarda ou se faz a adoção de um animal doméstico que assim, passa a se tornar um membro efetivo da família. Essa mudança de status do animal doméstico na vida das pessoas possibilitou segundo Viotto (2009) que o mercado pet fosse favorecido, fazendo com que os donos dos animais buscassem cada vez mais o melhor em produtos e serviços para os seus  companheiros . O mercado de pet shop no Brasil, segundo a Associação de Produtos e Prestadores de Serviços ao Animal (ASSOFAUNA), vem crescendo aproximadamente 17% ao ano desde 1995, faturando cerca de US$ 1,5 bilhão ao ano. Segundo pesquisa (JORNAL DE BRASÍLIA, 2005), no Brasil existem em torno de oito mil pets shops, entretanto a oferta de produtos continua crescendo de maneira mais acelerada do que o avanço do próprio mercado. Ou seja, muita procura para pouca demanda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de promover e atrair consumidores para um novo centro de estética e saúde animal em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a Anima Doux, foi criada uma campanha institucional. Um das peças utilizadas nesta campanha foi o outdoor, pois se trata de um meio de transmissão que propaga a mensagem de forma sucinta, e que sendo assim, seria eficiente para o objetivo que consistia em impactar e estimular novos consumidores, o que segundo Figueiredo pode levar a um impacto muito grande para o consumidor: A dimensão de um outdoor, aliada ao uso criativo e intenso das imagens e cor, causam no espectador a sensação de impacto. Outra característica é que este meio é de fácil memorização, já que sua mensagem visual é, normalmente, direta e breve. (FIGUEIREDO, 2004, p. 106) Os pontos de mídia estudados para a veiculação das placas tinham o embasamento estratégico em dois fatos: 1) público-alvo que consistia em mulheres entre 22 e 50 anos que pertenciam a classes socioeconômicas A e B e que já possuem animais domésticos e 2) vias de grande circulação de pessoas e veículos automobilísticos em áreas nobres da cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul. A partir disso, a foi elaborada a premissa do efeito que a mensagem surtiria nos indivíduos pertencentes ao público alvo, pois nos grandes centros urbanos o outdoor é a segunda mídia que atinge mais rapidamente a população de massa. (SAMPAIO, 2004). Dessa forma, observamos que o mercado pet em Campo Grande vivenciava um momento de expansão em serviços, trazendo o que já era sucesso em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro para a população da cidade, que já acompanhava as novidades por meio da internet e queriam proporcionar o melhor para o seu animal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Vivemos em um país que tem a segunda maior população de animais domésticos (ANFALPET, 2010), no qual 59% dos domicílios possuem algum tipo de animal de estimação, sendo que em 44% dos domicílios há pelo menos um cão e 16% pelo menos um gato (G1, 2015). A partir disso, é possível notar que este mercado tem chamado à atenção dos consumidores das classes médias para alta (A e B), já que, atualmente, existem pet shops que oferecem produtos que vão além apenas da alimentação para os animais domésticos. É possível encontrar hoje uma gama de opções, produtos e serviços como centros de estética, roupas feitas à mão, brinquedos educativos, e até mesmo joias. Nesses casos, o dono acaba desfrutando do ambiente junto com o seu pet, já que para ele é oferecido revistas, serviço de espera, dentre outras regalias (GUIMARÃES, 2011). Essa demanda da necessidade de se ter um animal doméstico permite com que o vínculo afetivo passe da segurança para o emocional, permitindo que ocorra o combate, por exemplo, da solidão e problemas psicossociais. Muitos recém-casados decidem não ter um filho logo neste início e por isso acabam adotando ou comprando um pet, dessa forma acabam o tratando como um  filho  já que o animal requer cuidados como retrata Dal-Farra: A crescente urbanização e o aglomeramento nos centros urbanos, principalmente a vida em apartamentos, coloca esses animais dentro da nossa casa e, para isso, eles devem se livrar de alguns hábitos e de algumas  sujeiras . Esse discurso de  membro da família articula-se também com a preocupação com o bem estar dos animais, uma sinergia entre o respeito a esses seres como critério de civilidade e de sentimentos elevados, e a busca da conservação da vida silvestre e do ambiente, decorrente da sensibilidade pós-moderna como um requisito para uma melhor qualidade de vida. Animais de companhia são membros da família, mas também objetos a serem venerados e amados, bibelôs que merecem cuidados de saúde e estética. (DAL-FARRA, 2004) Ao perceber que essa área poderia ser comercializada, a comunicação social, e o marketing, começaram a estudar e sugerir estratégias para que o consumo no setor pet fosse a cada dia mais alimentado pelo valor de promover o bem-estar do animal, sendo assim afirmando que o cuidado com o bicho fosse de extrema importância, fomentando ainda mais as vendas no segmento (AYLESWORTH et al, 1999). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes de dar início a campanha, foi utilizada a técnica de estudo de campo, com o objetivo de conhecer o público-alvo do cliente no qual iria se trabalhar e compreender como esse público pensa e do que gostam. Segundo Gil (2008) o estudo de campo  é basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do que ocorre naquela realidade . Com isso, foram coletadas informações relevantes sobre o público-alvo da clínica veterinária Anima Doux, o que ajudou na elaboração de uma persona, que é a representação fictícia do seu cliente ideal, para auxiliar na linguagem e no estilo de propaganda que deveria ser feito, com a finalidade de impactar de forma adequada, os clientes em potenciais da clínica. Após esses procedimentos, foi entendido que o público da Anima Doux tinha uma rotina intensa, o que os deixavam com pouco tempo para aproveitar os momentos com seus pets e também, a maioria era desinformada sobre quais eram os serviços oferecidos pela clínica, que é a pioneira em oferecer um serviço completo para cães e gatos, desde banho e tosa até atendimento veterinário 24h. Sendo assim, era necessário ser feito uma campanha institucional para fortalecer a marca e os serviços oferecidos, no momento, e uma das melhores maneiras de entregar essa mensagem de forma apropriada aos clientes em potenciais da Anima Doux era através de um outdoor, pois ele é justamente direcionado para uma comunicação simples e clara, se tornando perfeito para impactar pessoas com uma rotina intensa. Para produzir a arte do outdoor, foi utilizado o software Adobe Photoshop CS6 e fotos do banco de imagens do site Shutterstock. A criação optou por frases curtas, impactantes e divertidas para que o observador, que geralmente está na condição de passageiro ou motorista nos meios de transporte, conseguisse ler e entender a mensagem de forma rápida e clara. Para a imagem e a redação da frase inserida no outdoor, foi usado o modelo dionisíaco (CARRASCOZA, 2004), valorizando o lúdico e o divertido, mostrando que os serviços da clínica veterinária são surpreendentes. Foi proposto utilizar o outdoor em 15 pontos da cidade, sendo 5 placas para cada modelo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de criação levou em consideração promover os serviços e tornar o pet shop presente na mente dos consumidores em conceito de bem-estar e cuidados para animais de estimação. Após a formulação do conceito, buscamos os elementos visuais que seriam transmitidos para o público com o intuito de atingir da forma esperada. Com isso, a linguagem de maneira divertida e criativa mostrou que a Anima Doux era o lugar perfeito para o  seu companheiro , pois contém tudo em um único só lugar e com profissionais capacitados. A campanha institucional com o nome  Rumo certo patudo consiste em remeter ao lugar que os animais vão para ter tudo o que precisam. A utilização de imagens exagerada dos pets em situações exageradas, era para mostrar para o dono do animal que a Anima Doux proporciona momentos tão únicos que poderiam ser até improváveis  mas, acabam acontecendo. Segundo Barreto: Para vender seu produto, demonstrar o que você quer demonstrar, deve-se às vezes combiná-lo visualmente com outros  por mais absurda e inédita que seja a combinação [...] O importante é que o produto anunciado esteja perfeitamente em foco, objeto de todas as atenções. (BARRETO, 1982, p.186) As cores são em sua maioria estão ligadas a emoções e sentimentos que podem provocar diferentes reações e estímulos positivos como as cores rosa, azul, roxo, vermelho e amarelo que podem tornar essa emoção ainda mais positiva alinhada a mais de uma cor (YASUDA, 2007). A paleta de cores utilizada no outdoor continha cores secundárias que segundo PEDROSA (2008) são as cores formadas pela mistura equilibrada de duas cores primárias. Por exemplo: a cor laranja é a soma do vermelho com amarelo, o verde a soma do amarelo com azul, e o violeta do azul com vermelho. A aplicação e utilização de uma fonte Sans Serif, que são aquelas que não possuem esses prolongamentos e pequenos traços nas hastes das letras, no outdoor, se alinhou aos elementos divertidos, cores e imagens, e facilitou a visibilidade da mensagem para o potencial consumidor. Segundo uma pesquisa da comunidade de design Monster Post, as fontes Sans Serif são as preferidas dos consumidores, pois são de baixo valor e também são jovens, essencial para informações de cunho informal e de baixo impacto. A importância da imagem alinhada à bagagem cultural do público-alvo, fez com que a recepção visual da imagem se tornasse presente por meio dos signos ali representados. Segundo (GOODMAN, 1987), a imagem-signo denotam objetos ou acontecimentos por meio de uma extensão real a partir da gramática visual. As imagens utilizadas foram retiradas de um banco de imagens, que possibilitou uma gama maior de fotos que propunham situações inusitadas de cães e gatos, algumas com elementos da sociedade atual  como os autorretratos, e outras fazendo referência a uma cantiga de ninar  Atirei o pau no gato e a famosa briga entre cães e gatos. Por fim, a junção de todos os elementos resultou em três outdoors divertidos e alegres, que continham a assinatura do cliente no canto inferior direito, mostrando quem está dirigindo a mensagem, a clínica de estética e saúde animal - Anima Doux. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com a expansão do mercado, gera-se também competição entre os estabelecimentos, que necessitam de um diferencial para conquistar seu público. Deste modo, o objetivo da clínica Anima Doux é mostrar aos seus clientes em potencial que ela também trata seu pet como um membro importante de sua família, oferecendo todos os produtos e serviços de alta qualidade e um só local para a comodidade do proprietário do pet. Mas para isso, era necessário mostrar esse diferencial através da comunicação feita em sua propaganda, expondo que há um local na cidade que oferece serviços que vão cuidar e divertir os animais de estimação, tudo isso em um só lugar, que por mais inacreditável que isso possa parecer, a Anima Doux tornou isso real. Embora muitos acreditem que não há retorno investir em mídias offline, o outdoor nesse caso se encaixa perfeitamente na situação, pois é uma mídia de grande impacto, que é exibida diariamente e durante 24 horas, o que combina com o serviço da Anima Doux, que funciona diariamente, durante 24 horas. Mesmo que o público da clínica sejam pessoas com rotinas intensas de trabalho, o outdoor não necessita que as pessoas parem e analisem atentamente para entender a mensagem, por tem uma comunicação simples e curta, é fácil de compreender o recado que a Anima Doux quer passar. As cores e as imagens foram selecionadas já pensando nesses aspectos, pois elas se destacam de todo o  cinza da cidade grande, chamando a atenção de todos que circulam pela cidade. Compreende-se então, que o outdoor é a mídia que melhor se encaixa para uma campanha institucional da Clínica de Saúde e Estética Animal Anima Doux, pois ele, por si só, complementa a comunicação que se deseja passar e pode impactar o maior números de pessoas, sem precisar que as pessoas liguem suas televisões, computadores ou smartphones, folhear um jornal ou revista e até mesmo recebam um flyer que pode ser descartado antes mesmo de ser lido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANFALPET. São Paulo: Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação, 2011. Disponível em: www.anfalpet.org.br/portal. Acesso em: 12/04/2017.<br><br>ASSOFAUNA  Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao Uso Animal. Versão online, disponível em (http://www.petbr.com.br/cons13.asp) acessado em 11/04/2017.<br><br>AYLESWORTH, Andrew. CHAPMAN, Ken; DOBSCHA, Susan Dobscha. Animal companions and marketing: dogs are more than just a cell in the BCG matrix. Advances in Consumer Research. V. 26. UT: Association for Consumer Research, 1999, p. 385-391.<br><br>BARRETO, R. M. Criatividade em Propaganda. São Paulo, 1982.<br><br>CARRASCOZA, João A. Razão e sensibilidade no texto publicitário: como são feitos os anúncios que contam histórias. São Paulo, Ed. Futura, 2004.<br><br>DAL-FARRA, Rossano André. Representações de animais de companhia na cultural contemporânea: uma análise na mídia impressa. Semiosfera. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, ECO, UFRJ. V. 3, n. 7, 2004.<br><br>FIGUEIREDO, C. Redação Publicitária Sedução pela Palavra, São Paulo, 2014.<br><br>G1 (São Paulo). Brasileiros têm 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, aponta IBGE: 44,3% dos lares têm pelo menos um cão e 17,7% têm ao menos um gato. PR é estado em que mais casas têm cão; dados se referem a 2013. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/06/brasileiros-tem-52-milhoes-de-caes-e-22-milhoes-de-gatos-aponta-ibge.html>. Acesso em: 10 abr. 2017.<br><br>GIL, R. L. Tipos de pesquisa. Universidade Federal de Pernambuco, 2008. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf>. Acesso em: 11 de Maio de 2017.<br><br>GOODMAN, Nelson, Vom Denken und anderen Dingen, Übers. von Bernd Philippi, Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag, 1987.<br><br>GUIMARÃES, D. Pet shops de luxo em São Paulo. Petmag. São Paulo: Citrus7. N. 4, Fev. 2011.<br><br>JORNAL DE BRASÍLIA (Brasília). Mercado pet se mantém em franca expansão. 2005. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/newart/default.asp?materia=12351>. Acesso em: 11 ago. 2006.<br><br>SAMPAIO, Rodrigo. Marcas de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2002.<br><br>PEDROSA, Israel. O universo da cor. Terceira edição, Senac Nacional, 2008.<br><br>VIOTTO, F.R.S. Tendências do mercado pet no Brasil e no mundo. Revista Nutron. 4p, 2009.<br><br>YASUDA, M. Color and Facial Expressions. ProQuest, 2007.<br><br> </td></tr></table></body></html>