INSCRIÇÃO: 00278
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: "A Essência de Pensar"
 
AUTORES: LUCAS ANTÔNIO BRAGA (Universidade Católica de Brasília); André Luiz Pereira da Silva (Universidade Católica de Brasília); Lucas Matheus dos Santos Alves (Universidade Católica de Brasília); Andressa Alves Vieira Boaventura (Universidade Católica de Brasília); Gabriel Felipe de Andrade Macedo (Universidade Católica de Brasília); Thaciana Alves Gonçalves (Universidade Católica de Brasília); Ana Beatriz Almeida Santos Vale (Universidade Católica de Brasília); Aurea Maria Tavares Guimarães (Universidade Católica de Brasília); Steffanny Lorrayne Elias Pereira (Universidade Católica de Brasília); Douglas Brasil Martins de Carvalho (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília); Ângela de Souza Colombo (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: Criatividade, Foto Publicitária, Processo Criativo, Publicidade,
 
RESUMO
O artigo descreve o trabalho de fotografia publicitária, realizado pelos alunos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília. O ensaio foi desenvolvido para expressar visualmente as ideias e pensamentos diários, onde as experiências vividas, opiniões e conhecimentos adquiridos se mesclam para criar uma só composição. A cores foram usadas para representar visualmente tal linha de raciocínio, onde juntas se misturaram e de forma não planejada entregaria uma composição diferente.
 
INTRODUÇÃO
A proposta do ensaio inicia-se com algumas considerações acerca da criatividade, é uma possível tentativa de definição do conceito e de uma abordagem aos seus vários domínios, Edward de Bono (2005) uma vez disse que existiam três formas de enxergar a criatividade tradicional, a primeira é de que a criatividade não pode ser controlada, as inspirações e ideias surgiram por acaso, a segunda fala que a criatividade é um dom inato, um talento que apenas alguns têm e os demais não. Em sua terceira visão, Bono acredita que a criatividade é fruto de uma mente aberta e um comportamento livre e liberal. Fayga Ostrower (1977) desmente os dois primeiros paradigmas ao dizer que a natureza criativa do homem elabora-se no contexto cultural, ou seja, o processo criativo depende da bagagem e do contexto sociocultural do indivíduo. Essa forma de pensar da autora está diretamente ligada com a terceira visão de Bono. Sendo esses dois conceitos, os grandes inspiradores do ensaio.
 
OBJETIVO
O ensaio foi pensado para conectar essas definições de criatividade com o conceito da empresa denominada Locomotiva Produções , um escritório de comunicação colaborativa que permite com que cada projeto realizado seja feito por uma equipe montada especialmente para atender a demanda. A criatividade é um dos maiores alicerces da empresa, focando em acolher as mentes criativas que se encontram "fora do padrão" do mercado e permitir com que esses indivíduos se expressem de forma livre. Em posse dessas informações, inferimos que a Locomotiva (empresa) não soltaria fumaça, mas absorveria do mundo a sua volta o "vapor criativo", buscando pessoas com esse vapor da criatividade inexplorado, conquistando passageiros para seus vagões e mudando seu formato com o passar do tempo, para assim nunca ficar preso na mesmice. Esse vapor (criatividade) viria das pessoas que não querem ter uma vida monótona em seus empregos, que buscam uma oportunidade para se expressar. Todo esse vapor, todas essas ideias e possibilidades estão sempre em circulação pelo ar, basta que tenhamos mente aberta e saibamos apanhar as boas ideias "no ar". Morin (2008) diz que as ideias possuem vida própria, elas circulam pela noosfera , e transcendem ser humano, que não pode controlá-las, ele é apenas o meio condutor/mensageiro do conhecimento humano. Portanto, o conceito "A Essência de Pensar" foi desenvolvido para traduzir os conceitos de criatividade para as fotografias e dar vazão aos sentimentos de liberdade e fluidez, altamente experimentados pelos criativos. Termos como fumaça ou vapor não foram diretamente utilizados para esse conceito, pois apresentavam um risco para o trabalho de limitar o campo das ideias. Mas eles ainda estão presentes de forma sutil na estética apresentada.
 
JUSTIFICATIVA
Muito se diz do que é a criatividade, em sua essência ela é uma forma de resolver problemas com as ferramentas ao seu alcance. Pegando essa premissa como base e a aplicando na área da comunicação, as ferramentas teriam um papel mais subjetivo para a criatividade, representando todo tipo de informação que uma pessoa capta em sua vida, seja por estudo, vivência ou experimentação. Cada indivíduo carrega uma combinação única de tais informações e por isso apresentam uma forma diferenciada de se comunicar, seja pela forma de pensar, interpretar ou falar. Estar apto a se comunicar é ter a capacidade de entender tais diferenças e ter a capacidade e criar a melhor maneira para passar sua mensagem de forma clara e direta. Analisar a forma como alguém se comunica acaba levando a conhecer sua personalidade e formação como indivíduo. Levando em consideração as informações apresentadas, o ensaio começou a ser construído com base no pensamento já citado de ser uma representação visual da mistura de referências para a formação de uma ideia. Mas para chegar um ponto onde a mensagem seja melhor aproveitada o conceito deve que se aprofundar na forma como essa representação de cores interagia com a figura corporal em questão. Parte da comunicação acontece pela expressão de sons e gestos, que juntos possibilitam uma maior percepção de sentimentos e entonações. A expressão corporal é um elemento de extrema importância para o ato de se comunicar. Por tal motivo o ensaio foi construído para além de expressar as cores, poetizar a relevância da linguagem corporal, com poses mais teatrais e expressões caricatas. A junção de cores com gestos permitiu um diálogo direto dos dois elementos, o criou uma linguagem única onde as cores dão destaque ao movimento do corpo e os gestos fazem com que as cores se misturem de forma única. Todos os efeitos de cores foram realizados de forma prática para entregar uma harmonia desses dois elementos, e assim tornar fazer com que cada foto cria sua mensagem de forma espontânea, fazendo com que cada pessoa que a olhe possa a interpretar conforme sua visão de mundo e realidade. O ensaio permite trabalhar com uma comunicação subjetiva, fazendo com que as cores e a fumaça ganhem formas conforme a interpretação. Por consequência essa forma de interpretação aberta se assemelha ao conceito de ideias e de criatividade, onde se usa uma interpretação pessoal dos fatos para criar algo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
As fotos foram feitas, por uma equipe composta por onze alunos do curso, em estúdio com painel de fundo na cor preta, foram utilizados equipamentos de luz, rebatedores e câmera digital Canon, modelo EOS 6D, com escala de número f: f/11, tempo de exposição: 0.6s, velocidade ISO 100, distância focal: 40 mm, modo de medição parcial, sem flash. As fumaças foram feitas com tinta em pó e talco, jogados em direção a modelo para produzir um efeito de fumaça.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 攀爀愀 搀攀猀琀愀挀愀爀洀漀猀 漀 瘀愀瀀漀爀 ⠀挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⤀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀洀 昀甀渀搀漀 渀攀最爀漀 攀 昀甀洀愀愀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 瘀椀戀爀愀渀琀攀猀 攀 挀栀愀洀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䔀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀 猀攀爀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 昀椀最甀爀椀渀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀戀爀椀猀猀攀 愀 瀀愀爀琀攀 椀渀昀攀爀椀漀爀 搀漀 挀漀爀瀀漀 攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 猀甀琀椀氀洀攀渀琀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀漀 挀漀爀瀀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 洀攀琀昀漀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瘀漀挀 瀀漀猀猀甀椀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀Ⰰ 瀀漀爀洀 攀猀猀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀  洀漀搀甀氀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 䨀 愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 琀漀渀猀 瀀愀猀琀攀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 昀漀挀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 渀漀 昀漀猀猀攀 搀攀猀瘀椀愀搀漀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 爀漀猀琀漀 搀愀 洀漀搀攀氀漀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O Conceito do Ensaio foi desenvolvido pelos alunos André Pereira e Lucas Braga, o Lucas Alves, atuou como o fotógrafo principal, enquanto Gabriel Macedo e Kamilla Reis faziam as fotos dos Making Off. O aluno Douglas Brasil ajudou na montagem e desmontagem dos equipamentos, as alunas Áurea Guimarães, Ana Beatriz Almeida, Ângela Colombo, Andressa Boaventura e Steffanny Lorraine cuidaram de toda a produção estética: a escolha da modelo, do figurino, itens para compor o cenário e maquiagem. O Líder do grupo, Lucas Braga, coordenou as funções dos integrantes e auxiliou os demais estudantes nas atividades no dia do ensaio.
 
CONSIDERAÇÕES
A realização do trabalho foi essencial para pôr em prática os conceitos aprendidos em sala de aula ao longo do curso. O ensaio proporcionou experiências aos alunos que reforçaram as habilidades de visão crítica estética, produção fotográfica, direção de modelos, além disso o ensaio foi importante para aproximar o grupo de um cliente real, propiciando uma experiência próxima ao mercado de trabalho.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀椀爀洀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀  瀀漀琀渀挀椀愀 瀀甀爀愀Ⰰ 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀Ⰰ 搀攀 挀爀椀愀爀 愀氀最漀 切渀椀挀漀⸀ 䔀氀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀  甀洀 琀愀氀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 愀氀最漀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀⸀ 伀 爀攀愀氀 琀愀氀攀渀琀漀  渀漀 琀攀爀 洀攀搀漀 搀攀 猀攀爀 瘀漀挀 洀攀猀洀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BONO, Edward de. Água não é Sopa. Exame, São Paulo, p.108-110, fev. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2017.

IZZO, João Artur. Noosfera e Midiosfera: O Imaginário Humano e o Engenho da Mídia. Universidade Paulista, São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䤀一Ⰰ 䔀搀最愀爀⸀ 伀 洀琀漀搀漀 㐀㨀 䄀猀 椀搀椀愀猀㨀 栀愀戀椀琀愀琀Ⰰ 瘀椀搀愀Ⰰ 挀漀猀琀甀洀攀猀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 倀伀䄀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1977. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀