INSCRIÇÃO: 00287
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO01
 
TÍTULO: Olfato - Agência Jr. de Jornalismo
 
AUTORES: ALINE DE BRITO CARDOSO (Universidade Católica de Brasília); PATRÍCIA NADIR RODRIGUES (Universidade Católica de Brasília); MARIANE PAIM PEREIRA (Universidade Católica de Brasília); LUCAS SENA E SILVA LELIS (Universidade Católica de Brasília); LARISSA CRISTINA ROSA NOGUEIRA (Universidade Católica de Brasília); ELAINE MUNIZ LACERDA (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agência Júnior, Cobertura Jornalística, Jornalismo, Olfato, UCB
 
RESUMO
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e as seleções de oportunidades mais acirradas, os universitários enfrentam um grande desafio na hora de encontrar um estágio. Por esse motivo, assim como as outras empresas neste segmento, a agência júnior de Jornalismo Olfato oferece aos seus integrantes uma experiência concreta de mercado, ainda no âmbito acadêmico. Constituída por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília (UCB), a Olfato constrói sua história com aprendizados diversos e pluralidade de atividades. Além de mostrar a rotina da Olfato, este paper tem o intuito de apresentar os principais trabalhos realizados em 2016, entre eles a cobertura midiática do último Intercom Centro-Oeste, ocorrido na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no mês de maio.
 
INTRODUÇÃO
Os conhecimentos e experiências adquiridas pelos estudantes em uma universidade vão muito além da sala de aula. Faz parte do processo de formação um desenvolvimento prático dos conteúdos aprendidos e uma construção de bagagem com diversas vivências. Sendo assim, as empresas juniores são um importante instrumento na formação acadêmica dos universitários, pois oferecem, além de contato com o mercado de trabalho, um espaço de trocas de aprendizados. É exatamente isso que a agência Olfato, empresa localizada na Universidade Católica de Brasília, proporciona aos estudantes que dela participam. Caracterizada como uma empresa júnior, a Olfato atende demandas externas de instituições sem fins lucrativos e de micro e pequenas empresas, com foco na atividade de assessoria de imprensa. Para alcançar tal objetivo, a Olfato Comunicação capacita os estudantes nela engajados para o mercado de trabalho, promovendo o senso crítico, o desenvolvimento intelectual e estimulando o trabalho em equipe. A Olfato, tem, portanto, a finalidade de "capacitar os estudantes para realização do trabalho em equipe, com o intuito de promover o amadurecimento humano e profissional"(Estatuto da Olfato, capítulo II, art. 3º). Entre os trabalhos mais significativos desenvolvidos pela Olfato no último ano estão a divulgação da quinta edição do Concurso de Fotografia da Lei Maria da Penha, que teve como tema: "O empoderamento da mulher e a superação da violência". Em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Olfato conseguiu pautar mais de mil veículos de comunicação. Também merece destaque a cobertura do XVIII Intercom Centro-Oeste 2016, ocorrido na PUC-GO. A equipe assistia às palestras e ao final de cada dia de congresso, fazia vídeos contando o que aconteceu durante o evento. O material foi disponibilizado nas mídias sociais da agência e gerou uma boa repercussão, sendo de grande valia, principalmente para aqueles que não puderam comparecer ao evento.
 
OBJETIVO
Este paper busca apresentar os principais trabalhos desenvolvidos em 2016 pela Olfato, agência júnior de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília, entre eles a divulgação da quinta edição do Concurso de Fotografia da Lei Maria da Penha, uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, do Banco Mundial e da Procuradoria da Mulher do Senado Federal, e a cobertura do Intercom Centro-Oeste, ocorrido na PUC-GO. O paper também busca mostrar, de um modo geral, o propósito da Olfato, que é acrescentar na bagagem de experiências dos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília. Além disso, é objetivo deste paper abordar o papel importante que a Agência ocupa dentro do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília.
 
JUSTIFICATIVA
A grade curricular das universidades não são auto suficientes, dessa forma o aluno está sempre em busca de mais experiência, mais contato com a profissão, mais conhecimento, a fim de se preparar para o mercado de trabalho. Desse modo, a agência junior surge para suprir essa necessidade, colocando os alunos em contato com empresas e mostrando como são as rotinas produtivas na prática. Trata-se de uma ótima oportunidade para colocar em prática tudo aquilo que é aprendido em sala de aula. Além disso, Brasília é um local bastante promissor para aqueles estudantes que pretendem atuar profissionalmente no âmbito de uma assessoria de comunicação ou de imprensa. Por isso, a importância de uma agência júnior de jornalismo que tenha como foco este tipo de atividade. As duas atividades apontadas neste paper como destaque do desempenho da Olfato em 2016 permitiram aos integrantes da agência conhecer melhor o trabalho de uma assessoria de comunicação, em muitas de suas nuances.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a realização das duas principais atividades aqui apresentadas, a Olfato utilizou como referência o livro organizado por Jorge Duarte, Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. Nele, há vários capítulos que norteiam a atividade de uma assessoria de comunicação. Um dos textos fala, por exemplo, sobre os produtos e serviços que podem ser oferecidos por esta área, entre eles ressalta-se a importância do mailing, que foi bem utilizado quando houve a divulgação do concurso de fotografia sobre a Lei Maria da Penha. O livro também discorre sobre a produção de releases. Foi por meio destes dois instrumentos simples que a Olfato conseguiu pautar a mídia sobre o concurso. "É o instrumento mais usual e tradicional em uma assessoria de imprensa. Utiliza técnicas jornalísticas na forma com que é redigido para apresentar um assunto de interesse que se supõe público, mas com o ponto de vista da organização ou fonte" (DUARTE, 2010, P. 272-273). Foi por meio destes dois instrumentos simples que a Olfato conseguiu pautar a mídia sobre o concurso. Já quanto à cobertura do Intercom Centro-Oeste 2016, a Olfato usufruiu das novas mídias. Por meio do Facebook, transmitiu os principais acontecimentos do dia. Teve como objetivo levar a informação em tempo real aos estudantes que não puderam participar do evento. Nesse sentido, os integrantes da agência júnior puderam vivenciar o jornalismo na prática. Isto porque as assessorias de comunicação e de imprensa são, atualmente, multimídia. Não estão limitadas somente à divulgação de releases, mas vão além ao produzirem conteúdos para atingir os diferentes públicos.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
5ª EDIÇÃO DO CONCURSO SOBRE A LEI MARIA DA PENHA Realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o Banco Mundial e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal,em 2016, no ano em que a Lei Maria da Penha completou 10 anos, o concurso teve como objetivo retratar, por meio da fotografia, a representação dos efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias. Sendo assim, a quinta edição teve como tema o "empoderamento da mulher e a superação da violência". Mais do que buscar combater a violência contra a mulher, o concurso tem o objetivo de estimular o senso artístico e crítico de jovens e adultos para, por meio da expressão fotográfica, representar a força da Lei Maria da Penha para o fortalecimento de uma sociedade justa e igualitária. Dessa forma, o tema definido para esta edição é "O empoderamento da mulher e a superação da violência". Uma mulher empoderada tem o poder de mudar todo o contexto social em que vive e isso precisa ser mostrado para todas as pessoas (Site do concurso: https://www.concursoleimariadapenha.com.br). A Olfato atuou como apoio à realização, desenvolvendo a assessoria do concurso e pautando a mídia. Por meio da preparação de um mailing com base no público alvo, foi produzido um release contendo informações básicas sobre a competição e, posteriormente, foi divulgado para os emails contidos no mailing. A Olfato conseguiu pautar mais de mil veículos de comunicação no País, sendo alguns deles o G1, o Huffington Post. Com base no bom trabalho realizado, a agência júnior teve a sua logo presente no site do concurso, como apoio, ao lado da logo da ONU Mulheres.

5.2 COBERTURA DO XVIII INTERCOM CENTRO-OESTE 2016 No ano de 2016, a equipe da Olfato esteve presente no XVIII Intercom Centro-Oeste para realizar a cobertura do evento. Antes da realização da viagem de Brasília para Goiânia, a equipe desenvolveu um planejamento de cobertura, para que fosse mantido o foco, deixando o resultado final bem elaborado e profissional. Em um primeiro momento foi desenvolvida uma análise prévia da programação local para que a divisão do trabalho fosse feita. Após este processo, a equipe se dividiu entre produtores, cinegrafistas e repórteres. A partir do cronograma já estipulado, o trabalho começou a ser feito. As combinações prévias estabelecidas pela equipe consistiam em: as filmagens eram feitas pela manhã; no período da tarde o material coletado era editado e já disponibilizado na página do Facebook da Olfato. Se houvesse alguma palestra no período da noite, também era feita a coleta de imagens. Uma rotina que envolvia muita agilidade, precisão e atenção de toda equipe para a gravação. O conteúdo audiovisual era produzido a partir das entrevistas concedidas por alunos e professores. Era de responsabilidade do integrante fazer o texto, gravar as chamadas para a rede social e depois editá-las. Nas chamadas havia o resumo do dia ou de um assunto específico relevante e pertinente para o Congresso. Tal experiência contribuiu para que os integrantes colocassem em prática as noções de jornalismo televisivo e de cobertura para as plataformas online. A desenvoltura de cada um diante das câmeras e atrás delas por meio das edições e gravações contribuíram para a qualidade e êxito do trabalho. A cobertura do evento obteve bons resultados para uma primeira atividade de tamanha importância e complexidade para quem encarou o desafio de produzir conteúdo diariamente sobre o Intercom Centro-Oeste.

 
CONSIDERAÇÕES
A Olfato Comunicação capacita os estudantes para o mercado de trabalho no âmbito da Assessoria de Comunicação, área que cresceu muito nos últimos anos no Brasil e principalmente em Brasília. Neste paper, procurou-se apresentar as duas principais atividades da Olfato em 2016, que serviram como crescimento para estudantes que nela atuam e para a evolução da própria Olfato enquanto empresa júnior. Estes trabalhos são considerados importantes pois geram credibilidade para a empresa, permitem o desenvolvimento profissional dos alunos e consolida a Olfato no mercado de trabalho.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
Brasil Júnior. Conhendo o MEJ. Livro I. 2015. Disponível em: www.concentro.org.br. Acesso em: Abril de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀