ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00294</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Dor Anônima: o papel da fotografia artística no combate à violência contra a mulher araguaiense</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;isabelle fernanda de souza costa magalheas (universidade do estado de mato grosso); Lawrenberg Advíncula da Silva (universidade do estado de mato grosso); Ana Clara de Souza da Costa Pinto (universidade do estado de mato grosso); Letícia Ayumi Yamasaki (universidade do estado de mato grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia, Violência contra a mulher, Assédio, Corpo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao conceber a fotografia enquanto campo de problematização política, o presente trabalho busca refletir acerca da violência contra a mulher na pequena cidade de Alto Araguaia, interior de Mato Grosso. Trata-se de um projeto desenvolvido por um grupo de estudantes na disciplina de Design do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso. O objetivo é identificar e debater o assédio, a cultura do estupro e a banalização do feminícidio; enfim, as diversas formas de violência física e psicológica contra a mulher, a partir de fotografias que destacam as marcas da agressão no corpo feminino. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Avon, em parceria com o Data Popular (2014), 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamento. Em outra, do Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima que 470 mil mulheres são estupradas por ano no país, sendo que apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento da polícia. Já no Mapa da Violência, elaborada pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), são registrados 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, o que coloca o Brasil no quinto lugar no ranking mundial de feminicídio. Estes números demonstram que o debate de gênero no Brasil ainda constitui um enorme tabu, não somente diante da população de baixa renda, subletrada e desassistida de políticas públicas, mas também dentro da universidade. E, no nosso trabalho, vai servir de ponto-de-partida para relacionar inúmeros casos divulgados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo da fotografia artística é conscientizar a população em geral sobre a gravidade da violência contra a mulher. As fotografias buscam alertar, a partir de uma estética do chocante, sobre diversos casos de violência nem sempre identificados pela sociedade ou notificados nas delegacias da Mulher. Enquanto linguagem da arte, a fotografia além de informar, sensibiliza, comove e, sobretudo, provoca uma atitude política sobre um tema ou determinados temas. Neste sentido, a arte da fotografia se transforma em instrumento de denúncia social, enquanto o corpo numa linguagem que, além de exprimir as condições desiguais de gênero em um país historicamente machista como o Brasil, age também, segundo Kossoy (2003), como uma memória social, isto é, um documento histórico. O ensaio fotográfico foi realizado num improvisado estúdio nas imediações do curso de Jornalismo local e contou com a participação de três estudantes do segundo semestre, que revezaram nas funções de fotografa, produção e modelos fotográficas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por que debater violência contra a mulher a partir da fotografia artística? De acordo com a Central de Atendimento à Mulher, no primeiro semestre do ano de 2016: 67.962 ligações ao 180 foram de relatos de violência, sendo um pouco mais da metade (51,06%), sobre violência física, 31,10% corresponderam a violência psicológica, 6,51% violência moral, 4,86% cárcere privado, 4,30% violência sexual, 1,93% violência patrimonial e 0,24%, tráfico de pessoas. Estes números, quando confrontados com a repercussão da hashtag das redes sociais da internet no Brasil #Mexeucomumamexeucomtodas, mostra que o combate ao assedio e toda forma de violência contra a mulher constitui um desafio árduo não somente perante as ONGs e o Governo, mas para toda sociedade em geral. No caso explicitado pela hashtag, a ação é resultado de uma denúncia de uma figurinista da Globo contra o ator José Mayer. Na denuncia, a figurinista Susllen Tonani relata abuso do ator. O movimento teve início no dia 4 de abril deste ano em forma de manifestação das funcionárias da TV Globo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Do ponto de vista metodológico, a produção fotográfica demandou uma pesquisa webgráfica em relação ao tema da violência contra a mulher, uma entrevista focal com uma vítima, um estudo prévio de películas e cenografia, pesquisa de maquiagem, o ensaio fotográfico e a edição das imagens. A partir da ideia de tratar do tema violência contra a mulher, foram feitas pesquisas sobre o assunto a fim de obter dados mais precisos. Entre os sites pesquisados, merece destaque o Compromisso e Atitude (informações sobre a lei Maria da Penha e dados de violência doméstica). Com as informações filtradas, na etapa de planejamento das estratégias da fotografia (ângulo, perfil de filtro, luz, sombra, enquadramento, pose da modelo) tivemos como referencia os trabalhos publicitários de Duran e os documentais do fotógrafo José Medeiros (Já fui floresta) e Sebastião Salgado. Depois disso, observou-se e estudou quais tipos de enquadramento retratariam bem o tema. Outro elemento analisado foi a luz do ambiente, que possibilitava um contraste necessário para destacar as marcas da agressão em relação à frieza do ambiente. Os cenários tinham o propósito de caracterizar mais o tema. Deste modo, algumas fotos foram retratadas no banheiro e outras, em cantos isolados das paredes. O principal material utilizado para a caracterização da violência foi a maquiagem, a fim de registrar as marcas que muitas mulheres sofrem e tentam esconder. Assim, mostramos um pouco da realidade do cotidiano delas. Usamos como referencia as maquiagens imortalizadas pela dramaturgia noveleira do Brasil, dentre as quais, as da novela de Manoel Carlos (Mulheres Apaixonadas, Laços de Família, Por Amor). Outros materiais para a cenografia foram: o ketchup e shampoo para representar o sangue da hemorragia e o drop box para dar holofote aos rostos das modelos. A câmera usada foi a de um smartphone do modelo Iphone, da marca Apple. A boa resolução contribuiu bastante no resultado final das fotos. Trata-se de um modo tático de driblar a ausência de equipamentos adequados para as aulas de Fotografia e Fotojornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao todo, foram produzidas 12 fotografias no ensaio sobre a violência contra a mulher, realizadas na residência de uma das integrantes do projeto. E para o trabalho escolhemos quatro fotografias, baseadas nos critérios de: relevância social, impacto, plástica e expressividade da modelo. Partimos como pressuposto teórico a discussão de Roland Barthes (1990) sobre a mensagem fotográfica. Segundo o autor, o conteúdo da imagem remete uma mensagem que é construída a partir da sua composição, dos elementos presentes nela.  (...) É bem verdade que a imagem não é o real, mas é, pelo menos, o seu análogon perfeito, e é precisamente esta perfeição analógica que, para o senso comum, define a fotografia. Surge, assim, o estatuto próprio da imagem fotográfica, é uma mensagem sem código; proposição de que se deduz imediatamente um importante corolário: a mensagem fotográfica é uma mensagem contínua. (BARTHES, 1990: p.3-4) Sendo assim, a fotografia é uma representação da realidade. Sempre com algo a nos dizer visualmente. Para Kenneth Kobré (2011), as fotos que representam uma emoção, provoca o leitor a ter um sentimento sobre o assunto tratado.  Fotos emocionalmente atraentes adicionam dimensão a uma matéria em vez de repetir o que está escrito. (KOBRÉ, 2011: p.130) A imagem, muitas vezes, tem mais impacto do que as palavras. Além da mensagem ser expressada de forma mais clara, de fácil compreensão para o leitor. Ou seja: reforça-se aquela máxima da sabedoria popular chinesa de que a imagem vale mais do que 10 mil palavras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> A fotografia tem o poder de escancarar, denunciar, pautar e questionar . A frase é do fotógrafo Gabriel Uchida, durante uma entrevista feita ao site Brasil de Fato (https://www.brasildefato.com.br), postada no dia 12 de novembro de 2015. Segundo Uchida, a produção de fotografias no Brasil mobiliza socialmente e mostra sua participação na busca por uma mídia democratizada e na luta pelos direitos das pessoas. Mobilizadas, igual ao fotógrafo Gabriel, nós, empoderadas pelo poder social da fotografia, optamos por fazer este ensaio, que se apresenta muito mais como uma denúncia do que um mero registro estético. O fato de o trabalho ser feito por três mulheres, fez com que se tornasse possível sentir como se fossem vítimas reais de cada representação. Por isso, gerou muitas reflexões durante a realização das fotos. E a vontade de mostrar para a população os sofrimentos desta violência, só aumentaram. O principal objetivo é o de conscientizar as pessoas acerca da gravidade moral, psicológica e física da violência contra a mulher, na maioria das vezes ocultada pela cultura do machismo e a condição de medo que esta permeia. Buscamos mostrar as expressões da dor, quase sempre silenciada pela negligência do Estado, da sociedade e, principalmente, da família. Frisando que a violência se manifesta nas mais variadas classes sociais, raças e posturas ideológicas. O que não pode haver nesta luta é convivência e, sobretudo, intolerância, ignorância. Do contrário, o levante aqui é pelo altruísmo, uma bandeira ampla de respeito e sensibilidade para com o outro. Com a elaboração deste trabalho, pode-se observar a importância da linguagem fotográfica no sentido de registrar e produzir uma memória social de vítimas da violência e, mais consequentemente, no de gerar uma reação, consciente ou mais apaixonada, em relação à causa que, embora se mostre uma questão de gênero, deve ser encarada como civilizacional, humanitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">#CarnavalSemAssédio luta pelo fim da violência contra a mulher. Disponível em: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/carnavalsemassedio-luta-pelo-fim-da-violencia-contra-mulher/ Acesso: 18/04/2017.<br><br>BARTHES, Roland. Óbvio e obtuso. Nova Fronteira: Riode Janeiro, 1990.<br><br>BBB: Marcos revolta a web após comportamento agressivo com Emilly. Disponível em: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/bbb-marcos-revolta-web-apos-comportamento-agressivo-com-emilly/ Acesso: 15/04/2017.<br><br>BOL VÍDEOS. Fatmagül é estuprada. Disponível em: https://videos.bol.uol.com.br/video/fatmagul-e-estuprada-04024E19336EE4A95326 Acesso: 19/04/2017.<br><br>BRANDINO, Géssica. Caso Roger Abdelmassih: médico cometia abusos sexuais em clínica de fertilização. Portal Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha. Disponível em: http://www.compromissoeatitude.org.br/caso-roger-abdelmassih-medico-cometia-abusos-sexuais-em-clinica-de-fertilizacao/ Acesso: 15/04/2017.<br><br>BRASIL DE FATO.  A fotografia tem o poder de escancarar, denunciar, pautar e questionar , afirma fotógrafo. Marcia Boroski. 12 de novembro de 2015. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/ Acesso: 19/04/2017.<br><br>BUITONI, Dulcilia H. Schroeder. Documento, pesquisa, vertigem: Boris Kossoy e a fotografia. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Documento-pesquisa-vertigem.pdf Acesso: 18/04/2017.<br><br>EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA.  Já fui floresta . José Medeiros. Sesc Arsenal: Cuiabá-MT, 27/03 a 08/05 de 2015.<br><br>José Mayer faz carta aberta sobre acusação de assédio: 'errei'. Disponível em: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/jose-mayer-faz-carta-aberta-sobre-acusacao-de-assedio-errei/ Acesso: 15/04/2017.<br><br>KOBRÉ, Kenneth. Fotojornalismo: uma abordagem profissional. Elsevier: Rio de Janeiro, 2011.<br><br>KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo. Ateliê Editorial: Cotia-SP, 2007.<br><br>Lembre caso do homem que, por 10 anos, manteve 3 mulheres reféns. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/lembre-caso-do-homem-que-por-10-anos-manteve-3-mulheres-refens.html Acesso: 18/04/2017.<br><br>Dados e estatísticas sobre violência contra as mulheres. Disponível em: http://www.compromissoeatitude.org.br/dados-e-estatisticas-sobre-violencia-contra-as-mulheres/ Acesso: 27/01/2017.<br><br>Vítima de estupro por 33 homens, garota tem vida exposta na internet. Disponível em: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/brasil/noticia/2016/05/27/vitima-de-estupro-por-33-homens-garota-tem-vida-exposta-na-internet-237715.php Acesso: 18/04/2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>