ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00310</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Attos Calçados</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jheninfer Insauraldes (Universidade Católica Dom Bosco); Letícia Dias Lanzarini (Universidade Católica Dom Bosco); Andressa Moreira de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco); Claudyny Leticya Guimarães de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;reposicionamento, mídias sociais, redes sociais, campanha promocional, calçados</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Levando em consideração o estilo vintage alternativo do produto oferecido pela loja de sapatos "Attos Calçados", o trabalho em questão visou o desenvolvimento de uma personalidade adequada para a marca da loja - localizada em Campo Grande-MS-, com o intuito de agregar valor a mesma, visando o aumento da interação do target através das redes sociais. Após a nova proposta de reposicionamento da marca, foi possível a elaboração de uma campanha institucional e ação promocional para dar suporte ao novo tipo de comunicação assumido pelo estabelecimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É de conhecimento comum que a tecnologia e as informações fluem de uma maneira muito rápida na sociedade contemporânea. É possível, por exemplo, saber em tempo real através da internet todas as coisas boas e ruins que acontecem no mundo. Com o avanço das mídias sociais, notícias se espalham cada vez mais rapidamente e os usuários aproveitam para expor sua opinião em suas linhas do tempo. Observando esse cenário, as marcas encontraram uma grande oportunidade de se promoverem, pois, uma boa comunicação nessas redes é capaz de fazer uma marca nova alcançar sua fama em pouco tempo. É importante que uma marca se posicione nas mídias sociais, pois dentro são vistas como pessoas, onde um pequeno deslize pode acabar com sua carreira. Um bom posicionamento faz com que uma marca seja lembrada, fortalece sua imagem, ajuda na relação com os consumidores, favorecendo sua competitividade. Os usuários das mídias digitais tratam as marcas como se fossem velhos amigos, onde opinam sobre suas escolhas e criticam quando necessário. Na era do empowerment do consumidor induzida pela abundância de informações e pelas comunidades em rede, a diferenciação e o posicionamento harmonioso da marca são tudo de que você precisa. Não há chance de sobrevivência de marcas sem autenticidade quando o boca a boca se torna o novo meio de propaganda e os consumidores acreditam mais em estranhos da sua comunidade do que nas empresas. (KOTLER 2010, p. 44). Os consumidores buscam saber mais sobre as marcas e conhecer a opinião de outras pessoas sobre ela. Então, é importante que cada empresa tenha sua personalidade e converse a mesma língua do público, para entender a mensagem que deseja passar, se identifique e divulguem essa empresa para conhecidos. É possível observar que quando uma empresa faz uma comunicação nas redes sociais que agrada seu público, os mesmos comentam, curtem e compartilham seus posts, ajudando na disseminação da marca, reforçando seu branding, através de uma publicidade gratuita.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto teve como objetivo a reformulação do branding da marca, para que a mesma transmita uma personalidade condizente com o estilo do produto que já é oferecido ao consumidor. Para Crocco et al. (2006), "a personalidade da marca é resultado de suas características reais, ressaltadas e comunicadas para os consumidores por meio de propaganda, design, embalagem, distribuição, etc." Crocco et al. (2006) ressalta ainda, que marcas de sucesso são aquelas que criam uma imagem ou personalidade, fazendo com que o consumidor perceba nela atributos que ele aspira, levando-o para o ato da compra e conseqüentemente criando condições básicas para a fidelização. A interação proporcionada pela web 2.0 trouxe novas possibilidades, tanto para as empresas, quanto para o consumidor. Perante todas as mídias, segundo Torres (2009), as mídias sociais tornam-se relevantes para os resultados das ações de marketing e das estratégias estabelecidas pelas empresas. Para isso, aproveitou-se da força das mídias sociais para reforçar o branding da marca, para que a mesma seja a primeira loja a ser lembrada pelas mulheres na hora de comprar seus sapatos de salto alto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é o produto final da disciplina de Criação em Propaganda II, que possibilita ao acadêmico a compreensão e a apreensão do processo criativo em Publicidade e Propaganda através do conhecimento dos aspectos teóricos e técnicos, articulados e elaborados com a prática da criação publicitária. Sendo assim, foi proposta a campanha institucional "#VouDeSalto" que busca se comunicar com a mulher jovem, moderna e independente, ressaltando a sua feminilidade em diversas situações do seu dia-a-dia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente foi elaborado um briefing com o levantamento de dados sobre o estabelecimento que se caracteriza como uma loja de médio porte localizada no centro da cidade de Campo Grande-MS, segmentada em sapatos - em sua maioria saltos coloridos, estilo retrô e pinup. Conseqüentemente foi identificado o seu público alvo, sendo do sexo feminino com faixa etária entre 18 e 35 anos. Mulheres jovens, modernas e "antenadas" que estão no começo da vida adulta. O problema que a comunicação deve resolver é repensar o branding da marca de acordo com o produto oferecido e melhorar sua presença online entre seu público alvo da cidade. A definição clássica de marca é a utilizada pela American Marketing Associaton (AMA): "um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos seus concorrentes", sendo que o nome da marca é a sua parte verbalizável (CROCCO et al., 2006). Para Perez (2016), logotipo é "a chave de acesso imediato ao universo representativo da marca. Provido de facilidades sígnicas, ele deve reunir a essência do que se quer comunicar". Já Crocco et al. (2006), acrescenta que o logotipo "é um símbolo ou desenho pictórico criado para representar a marca nominal". Ou seja, o logotipo é a representação não verbalizável da marca. Após o processo de rebrand da marca, foi notada a necessidade da criação de uma campanha institucional para reforçar a identidade que a empresa pretende comunicar para seu target. A mídia escolhida para isso foram as mídias sociais, devido seu poder de interatividade e baixo capital de investimento (TORRES, 2009). Além da criação de uma identidade visual para a página no Facebook, foi desenvolvida uma série de e-cards com o objetivo de divulgação do estilo de produto que era oferecido pela loja. Os e-cards foram elaborados através de softwares como PhotoShop e Illustrator, com imagens dos produtos e frases derivadas do nome escolhido "#VouDeSalto", que descrevem variadas situações do dia-a-dia, enquanto a imagem mostra o sapato ideal para cada uma dessas situações. Além de serem postados individualmente, também foi usado o formato de postagem em carrossel, para dar a sensação de continuidade da mensagem. Para estimular interação entre os usuários da rede social, foi proposta uma ação promocional denominada "Se seu sapato falasse, qual história ele contaria?", voltada para as mulheres que amam sapatos e que já vivenciaram momentos únicos de sua vida em cima de um belo salto. De acordo com Kotler (1998), "as empresas utilizam promoções de incentivo para atrair novos consumidores, para recompensar clientes fiéis e para aumentar taxas de recompra de clientes eventuais". </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No logotipo, a palavra "ato" significa: Ação, agir, fazer, através da vontade própria, individual. E seus sinônimos são: procedimento, postura, conduta, posicionamento, posição, atitude. Após a busca dessas definições, foi identificado algumas palavras que possuem relação direta com a personalidade do target, como: postura, posição e atitude. Após essa seleção, foi possível avançar para a elaboração do novo logotipo. A tipografia utilizada foi a Biko regular, que é uma fonte sem serifa geométrica, com caráter forte e amigável. Traduz a personalidade da mulher forte, decidida e feminina. Já o ícone é composto pelo acento de exclamação que geralmente é usado para afirmações; Sapato de salto que é o produto que a loja vende e ícone que representa feminilidade; Ato de chutar o balde, onde a mulher vaidosa pode romper paradigmas. Campanha destinada às mulheres apaixonadas por salto e que não o abandonam nas mais variadas situações da vida. Apesar de a loja vender sapatos no estilo retrô, ela possui modelos para várias ocasiões, por exemplo: um salto mais baixo para um passeio, um "poderoso" para uma festa, um confortável para o trabalho, etc. a) Tipografia: Bebas é uma fonte forte, sem serifa e de ótima leitura. Foi modificada para itálico para representar a mulher em movimento. b) Harmonia cromática: Através do site Paletton.com, foi confeccionado paletas de cores seguindo o esquema "complementar dupla" e "triádica". A ideia foi usar cores opostas e vibrantes para seguir a temática comic retrô nas peças. Para a ação promocional, além do estilo comic retrô no layout, foram utilizados recursos animados no objeto principal (sapato), transformando-o em um personagem que está convidando a usuária a participar da ação. A cor predominante do layout é o laranja, pois chama a atenção sem se tornar agressivo como o vermelho. É uma cor considerada amistosa e convidativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto apresentado tornou-se um grande desafio, pois para a criação de uma proposta de campanha para redes sociais, foi necessário reavaliar o branding da empresa e encontrar possíveis ruídos de comunicação para resolvê-los antes de tudo. Após essa avaliação, foi destacada a importância da identidade da marca. Não é possível realizar qualquer tipo de comunicação eficaz se a marca não traduz o que a empresa realmente oferece para o consumidor. Através do briefing, foi possível identificar quais mídias o público alvo da empresa mais utiliza, levando a decisão do uso das mídias e redes sociais para o novo posicionamento da loja. Além do rebrand de marca, foi proposta uma nova campanha institucional que divulgasse para o público os produtos disponíveis e conversasse com o target, gerando valor e identificação com a mesma, seguida de uma ação promocional, com o intuito de incentivar a interação do público alvo com a página da loja. A princípio foi escolhida a rede social Facebook, devido a sua popularidade, poder de interação entre usuário/marca, opção de  compartilhamento - que consequentemente, poderia gerar propaganda espontânea através dos usuários - e possibilidades de segmentação de público, caso a empresa opte por impulsionar seu conteúdo no futuro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CROCCO, Luciano; TELLES, Renato; GIOIA, Ricardo M.; ROCHA, Thelma; STREHLAU, Vivian Lara. Decisões de Marketing - Os 4 Ps. - São Paulo: Ed. Saraiva, 2006.<br><br>KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998. <br><br>KOTLER, Philip. Marketing 3.0. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.<br><br>PEREZ, Clotilde. Signos da marca: Expressividade e sensibilidade. 2ª ed. - São Paulo: Cengage Learnin, 2016.<br><br>TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo/SP: Novatec Editora, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>