ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00311</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Canetas Bic</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Janaína Verônica da Silva Araújo (Universidade Católica de Brasília); Laenya Romeiro (Universidade Católica de Brasília); Lucas Valadão (Universidade Católica de Brasília); Ana Clara Lontra (Universidade Católica de Brasília); Bruno Rodrigues Alves (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;anúncio impresso, design gráfico, escrita, canetas bic, redação publicitaria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <span id="docs-internal-guid-3a57dd19-890e-95f3-3de4-147216370362" transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">Apresentamos um anúncio inspirado na força da escrita e na sua importância para a cultura humana. A propaganda tem o poder de destacar, por vezes de forma lúdica alguns aspectos fundamentais para o registro e o desenvolvimento científico, além claro de representar os interesses comerciais de uma determinada empresa e seus produtos. A mensagem representada, utilizando recursos da fotografia e da redação publicitária, brinca com a importância desse útil objeto que é caneta esferográfica, no caso a caneta de marca BIC.</span><br><br> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <b style="font-weight: normal;"><p id="docs-internal-guid-3a57dd19-8915-0a56-a377-79a7cade221b" style="text-align: justify; line-height: 1.7999; text-indent: 18pt; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt;" dir="ltr"><span transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">A origem da revista vem antes da invenção da imprensa, datando de 1663, na Alemanha. Logo com o advento da imprensa de Johannes Gutenberg as revistas se tornaram populares e tinham como conteúdo materiais didáticos. Já no século 19 as revistas começam a ter conteúdo de entretenimento e questões da vida familiar. </span></p><p style="text-align: justify; line-height: 1.7999; text-indent: 18pt; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt;" dir="ltr"><span transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">A tecnologia de criação por meio de ferramentas digitais nos traz recursos que &nbsp;permitem elaborar e criar anúncios publicitários, aplicando conhecimentos do design gráfico, da estética e das técnicas de planejamento e &nbsp;recursos persuasivos da propaganda.</span></p><span transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">Aproveitamos a popularidade dos anúncios impressos em revistas, jornais, como suporte para a publicação e divulgação de campanhas publicitárias e criamos uma peça direcionada a esse meios. </span><br></b> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <span id="docs-internal-guid-3a57dd19-8916-a174-ef89-05d510827ee2" transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">Produzir um anúncio impresso para publicação em revista destinada ao anunciante BIC, produtor de material escolar, como canetas, marcadores, cola, apontadores, borrachas, lápis de cor, entre outros artefatos de uso doméstico. Destacamos no anúncio a linha popular de canetas, adotando um tom lúdico e irônico, &nbsp;utilizando de linguagem persuasiva, e brincando com a popularidade. Buscamos alinhar os conhecimentos de redação publicitária ao poder simbólico das imagens produzidas com base nos preceitos da fotografia publicitária.</span><br> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <b style="font-weight: normal;"><p id="docs-internal-guid-3a57dd19-8918-e6a3-ae2e-d3d139fb7588" style="text-align: justify; line-height: 1.7999; text-indent: 18pt; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt;" dir="ltr"><span transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">A construção do anúncio de revista desenvolvido para a marca de canetas BIC nos permite aplicar conhecimentos técnicos do design gráfico e da linguagem publicitária, num processo que funde a simbologia da imagem à força expressiva do texto escrito. A importância do advento da escrita trouxe para o mundo uma série de mudanças que transformaram a comunicação, a educação e a estruturação das sociedades como um todo. Segundo o mestre em educação e jornalista, Eduardo Gomes, "na pré-história o ser humano já externalizava a necessidade de registros impressos", Essa necessidade se fez cada vez mais latente, sendo aprimorada e externalizada pelos conhecimentos técnicos e intelectuais que foram agregados ao homem ao longo do tempo. Porém, além da capacidade intelectual do homem, toda a história só foi possível graças aos artefatos técnicos utilizados para gravar seus registros. Pedras, madeiras, penas e por fim, a caneta, foram os instrumentos que, nas mãos de um ser pensante, tomaram vida para escrever a história. Com base nisso, a peça que criamos traz o conceito de que, mesmo com tantas descobertas, só a BIC foi capaz de se destacar no ramo da escrita, sendo a melhor invenção de caneta esferográfica. </span></p><br></b> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <b style="font-weight: normal;"><p id="docs-internal-guid-3a57dd19-8919-e241-8928-291a4f8241f4" style="text-align: justify; line-height: 1.7999; text-indent: 18pt; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt;" dir="ltr"><span baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="" 255);&#39;="" 255,="" rgb(255,="">Para realizar a peça apresentada, utilizamos o estúdio de fotografia da Universidade Católica de Brasília para produzir a foto do anúncio. Utilizamos conhecimentos de matérias prévias como Foto Publicitária e escolhemos com critérios de Direção de Arte já apresentados nas aulas. Utilizando o laboratório voltado para produções gráficas, usamos os programas da Adobe, Photoshop e Illustrator, já apresentados na aula de Design Gráfico.</span></p><span baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="" 255);&#39;="" 255,="" rgb(255,="">Produzimos o anúncio usando princípios do design e da diagramação (tais como proximidade, contraste, alinhamento), princípios da direção de arte e escolha de elementos tipográficos, cores e luz foram todas pensadas com princípios na direção de arte publicitária e nosso conceito baseado na marca BIC, com referências em anúncios anteriores da marca.</span><br></b> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <span id="docs-internal-guid-3a57dd19-891d-d500-ca0f-d099225a3694" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="" 255);&#39;="" 255,="" rgb(255,=""><span id="docs-internal-guid-3a57dd19-8920-2794-9fe4-c172f7802083" style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: rgb(255, 255, 255);'>O anúncio foi planejado para o formato 21x28cm, formato de revista padrão, impresso em papel Couchê Fosco de 95 g/m², sistema de cor CMYK, 4x0 cores. O anúncio foi planejado para ser veiculado em revistas com frequência semanal e altas tiragens, visando atingir um grande público consumidor desse tipo de produto, envolvendo pessoas em idade escolar e famílias de classes A, B, C e D, O produto é de baixo custo e se destaca pela&nbsp;imensa popularidade.</span><br></span><br><br> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> <span id="docs-internal-guid-3a57dd19-8927-d856-f48d-10bbe9fa38f0" style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Roboto; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: rgb(255, 255, 255);">Considerando a importância &nbsp;da aplicação dos conceitos e conhecimentos estudados e que compõem o conteúdo das disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda, acreditamos ter criado uma peça coerente com o nosso objetivo. Destacamos a aplicação da interdisciplinaridade na peça desenvolvida em que foram usados recursos fotográficos, de redação publicitária, direção de arte associados ao design gráfico com a finalidade de obter uma excelência na execução do anúncio. Utilizamos recursos de computação gráfica, desenho vetorial, tratamento de imagem associados ao grafismo, características da escrita manual, diretamente associados ao produto anunciado.&nbsp;</span><br>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BANKS, Adam e FRAZER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007. <br><br>BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Ed. rev. e atual. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012 <br><br>BERGSTROM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009. <br><br>COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa: arte e técnica da mídia impressa. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007.. <br><br>FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: desenho, projeto, e significado. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007 <br><br>GOMES, Eduardo. A escrita na história da humanidade. Disponível em: <http://dialogica.ufam.edu.br/pdf/no3/eduardo_aspectos_da_escrita_na_historia_da_humanidade.pdf> .Acesso em: 11 abr. 20.17 <br><br>HOLLIS, Richard. Design Gráfico: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. <br><br>LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006. <br><br>Redação Mundo Estranho. Como surgiram as revistas. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-surgiram-as-revistas/ Acesso em 11 abr. 2017 <br><br> </td></tr></table></body></html>