INSCRIÇÃO: 00363
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: Elas: da representação midiática ao cotidiano das mulheres campo-grandenses
 
AUTORES: Isabela Nantes Hisatomi (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Jacqueline Aparecida Reis Gonçalo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: fotolivro, mulher, estereótipo, campo-grandense,
 
RESUMO
Este trabalho consiste em uma análise das matérias dos dois principais jornais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de modo a retratar, por meio de um fotolivro, a contradição entre a representação da mulher campo-grandense e o dia a dia dessa mulher. A partir da análise das matérias jornalísticas destacamos oito categorias de mulheres e partimos em busca de fontes que se encaixam nestes modelos para fazer um ensaio fotojornalístico. Obtivemos um rico material de depoimentos das entrevistas bem como fotos muito significativas que enriqueceram e deram suporte a base teórica que se concretizou num fotolivro composto por imagens e textos sobre as personagens.
 
INTRODUÇÃO
Em um momento em que a discussão sobre o empoderamento feminino está constantemente em voga, vemos a mídia ser diariamente objeto de críticas por ainda propagar discursos opressores com relação às mulheres. Como parte desses discursos reconhece-se a afirmação de estereótipos e a disseminação de padrões estéticos nos quais a mulher deve hipoteticamente seguir para ser socialmente aceita, como, por exemplo, possuir cabelo liso, pele clara, ser magra, ser heterossexual, dentre outras classificações.਀䈀愀猀攀愀洀漀猀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀攀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀 焀甀攀  最氀漀戀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀 戀甀猀挀愀洀漀猀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 爀攀最椀漀渀愀氀⸀ 刀攀猀琀爀椀渀最椀洀漀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 愀渀氀椀猀攀  挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀Ⰰ 挀愀瀀椀琀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 攀  洀搀椀愀 氀漀挀愀氀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 瘀椀猀愀洀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀愀 洀搀椀愀 攀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⸀ A tarefa não é fácil, por isso fez-se necessário desenvolver escolhas. Optamos por uma análise das matérias jornalísticas dos dois jornais de maior circulação na cidade, Correio do Estado e O Estado MS, com base no método da “semana construída”, que consiste na coleta de dados a partir de um determinado dia da semana e nos dias das semanas subsequentes (a segunda-feira da primeira semana, a terça-feira da segunda semana e assim sucessivamente), iniciando a coleta no Dia Internacional da Mulher (08/03/2016) e encerrando-a sete semanas depois, no dia 25/04/2016.
 
OBJETIVO
O objetivo geral foi “construir uma narrativa jornalística no formato de fotolivro sobre a diversidade dos padrões da mulher campo-grandense e a contradição com os estereótipos construídos pela mídia regional”.਀伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 愀渀愀氀椀猀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 戀甀猀挀愀爀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 渀愀猀 攀渀琀爀攀氀椀渀栀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀洀漀猀 漀椀琀漀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀⸀ 䄀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 猀漀㨀 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 挀爀椀洀椀渀漀猀愀ᴀⰠ 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 瘀琀椀洀愀ᴀⰠ 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 瘀攀渀挀攀搀漀爀愀ᴀⰠ 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀愀ᴀⰠ 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 攀猀琀爀攀氀愀ᴀⰠ 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 瀀椀漀渀攀椀爀愀ᴀⰠ 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀挀攀渀搀攀渀琀攀ᴀ†攀 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 椀渀瘀椀猀瘀攀氀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀愀洀瀀漀ⴀ最爀愀渀搀攀渀猀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀 渀攀猀猀愀猀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀愀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 甀洀 琀攀砀琀漀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 攀Ⰰ 樀甀渀琀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀瀀攀洀 漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 渀漀 切氀琀椀洀漀 猀挀甀氀漀Ⰰ 甀洀 琀攀爀爀攀渀漀 焀甀攀 瀀漀甀挀漀 洀甀搀漀甀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀  氀椀戀攀爀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 愀昀椀爀洀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 愀甀琀漀爀愀 一愀漀洀椀 圀漀氀昀 ⠀㄀㤀㤀㈀⤀Ⰰ 攀洀 ᰀ传 䴀椀琀漀 搀愀 䈀攀氀攀稀愀ᴀⰠ 挀漀洀 愀 最氀漀戀愀氀椀稀愀漀 攀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 焀甀攀 愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀 琀攀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 渀漀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀猀椀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 搀攀瘀攀 猀攀爀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀瘀攀 猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀爀 攀 猀攀 瘀攀猀琀椀爀⸀ Ainda de acordo com Wolf, as revistas femininas foram responsáveis pela democratização da beleza, especialmente quando começaram a publicar anúncios na virada do século XIX para o XX. O ideal de beleza, contudo, vem se tornando uma forte ferramenta de padronização do que é belo, conforme indicadores de diversos estudos (BUITONI, 1981; BACCEGA, 1998; FREIRE FILHO, 2004; MORENO, 2008). ਀ 䨀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㜀 Ⰰ 挀漀洀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 焀甀攀戀爀愀爀 漀 攀渀琀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 搀漀渀愀 搀攀 挀愀猀愀⸀ 䔀氀愀猀 愀氀挀愀渀愀爀愀洀 漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀攀 爀攀瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀椀爀攀椀琀漀猀 氀攀最愀椀猀Ⰰ 攀 攀渀琀爀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 愀渀琀攀猀 攀爀愀 爀攀猀琀爀椀琀漀 愀漀猀 栀漀洀攀渀猀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 渀漀 愀搀洀椀琀椀爀 焀甀攀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 瀀爀攀猀猀椀漀渀愀搀愀猀 攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀猀Ⰰ 洀愀猀 漀 瀀愀搀爀漀 瀀攀爀猀椀猀琀攀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 渀漀 猀甀戀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 氀椀洀椀琀愀渀搀漀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 氀椀戀攀爀琀愀漀⸀ As mulheres estão livres para trabalhar fora, serem economicamente independentes, mas há uma voz dizendo que isso ainda não é o suficiente. Existe uma limitação da liberdade feminina, pelas obsessões com o corpo e pavor de envelhecer. Muito mais que uma mulher bem-sucedida, ela deve ser bonita, magra, casada, com filhos e, ainda, ser feliz. ਀䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀Ⰰ 瘀漀氀琀愀洀漀猀 渀漀猀猀漀猀 漀氀栀漀猀 愀 洀搀椀愀 氀漀挀愀氀 攀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 焀甀攀 攀猀琀愀 瀀爀漀瀀愀最愀 攀 攀渀琀漀 攀渀砀攀爀最愀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀爀椀爀 攀猀琀攀 搀攀戀愀琀攀 愀挀攀爀挀愀 搀攀猀猀愀 洀搀椀愀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 焀甀攀 樀甀氀最愀洀漀猀 猀攀爀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 攀洀 搀攀椀砀愀爀 挀氀愀爀愀 愀 挀漀渀琀爀愀搀椀漀 攀渀琀爀攀 漀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 椀搀攀愀氀 搀攀 洀甀氀栀攀爀 攀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 挀漀洀漀 愀 洀甀氀栀攀爀 挀愀洀瀀漀ⴀ grandense se enxerga realmente. Para retratar essa contradição será utilizada aliada ao texto, fotografias de mulheres caracterizadas como a mídia as enxergam e posteriormente foto das mesmas como elas realmente são no dia-a-dia. ਀䠀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 攀猀琀攀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀最甀渀搀漀 刀愀挀栀攀氀 䴀漀爀攀渀漀 ⠀㈀  㠀⤀  椀渀愀挀攀椀琀瘀攀氀 焀甀攀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 攀甀爀漀挀渀琀爀椀挀漀 攀洀 甀洀 瀀愀猀 洀椀猀挀椀最攀渀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 愀昀椀爀洀愀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 焀甀攀 椀最渀漀爀愀洀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 琀渀椀挀愀⸀  Concretizado este projeto, temos como tarefa mostrar para a sociedade, especialmente as mulheres e para nós mesmas, que a beleza não é algo que se compra, não é universal, muito menos imutável. Ser bela trata-se de um conceito subjetivo, o qual varia a cada cultura. Pretendemos com este fotolivro contribuir para o debate acerca, principalmente, da liberdade feminina.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
No interior das características de sua linguagem e do recorte regional, o fotolivro buscou ilustrar essa contradição entre a representação da mídia (ou a falta dela) e o cotidiano das mulheres na sociedade. Acompanhando as fotos, textos com os perfis das personagens deverão fazer o diálogo com o tema central. Cada seção terá o perfil de uma mulher campo-grandense que se encaixa na categoria que melhor se assemelha dentro das características encontradas nas matérias jornalísticas. ਀䄀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀漀琀椀瘀愀漀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 愀昀椀爀洀愀爀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 栀 愀 漀戀爀椀最愀漀 搀攀 氀甀琀愀爀 瀀愀爀愀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀愀搀爀漀 漀甀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀攀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 漀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 猀椀洀 挀漀洀戀愀琀攀ⴀ氀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 焀甀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 吀嘀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 洀漀猀琀爀愀洀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ  愀氀最漀 搀攀猀渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ A construção do fotolivro “Elas: da representação midiática ao cotidiano das mulheres campo-grandenses” sustentou-se numa pesquisa exploratória prévia sobre estereótipos das mulheres na imprensa. O método de amostragem escolhido para o levantamento exploratório foi o da “semana construída”, que consiste em um trabalho de coleta de dados a partir de determinados dias da semana selecionados em semanas subsequentes, conforme descrito na Introdução. Em busca das entrelinhas (ou seja, daquilo que não estava explícito na mídia), optamos por desenvolver tal análise na imprensa diária de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, uma vez que a pesquisa bibliográfica nos levou à hipótese de que os estereótipos e padrões de beleza são mais facilmente encontrados em outros meios de comunicação, como revistas temáticas de beleza ou programas televisivos não-jornalísticos (reality shows e programas de entretenimento, por exemplo).਀一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀氀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 渀愀猀 攀渀琀爀攀氀椀渀栀愀猀 搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀椀爀椀漀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 琀愀氀 氀椀渀最甀愀最攀洀 ጀ†愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 ጀ†渀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀漀 攀砀瀀氀挀椀琀愀 愀 搀攀洀愀爀挀愀漀 搀攀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 攀猀琀攀爀攀漀琀椀瀀愀搀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 琀攀爀椀挀漀ⴀ洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀Ⰰ 琀漀洀愀洀漀猀 挀漀洀漀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 漀 愀爀琀椀最漀 搀攀 䨀漀猀 搀攀 䰀甀椀稀 䄀椀搀愀爀 倀爀愀搀漀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ ᰀ传 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 瘀攀渀挀攀搀漀爀攀猀 攀洀 嘀攀樀愀ᴀⰠ 渀漀 焀甀愀氀 漀 愀甀琀漀爀 瀀爀漀挀甀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 甀洀 瀀愀搀爀漀 渀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀洀愀渀愀氀 焀甀攀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 挀椀搀愀搀漀猀 ᰀ戠攀洀ⴀ猀甀挀攀搀椀搀漀猀ᴀ⸠ 䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀漀 愀甀琀漀爀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀洀漀猀 渀漀猀猀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀洀漀猀 愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 渀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀⸀ Voltamos o olhar para o conteúdo dos dois jornais impressos de maior circulação na cidade de Campo Grande – respectivamente, “Correio do Estado” e “O Estado MS” –, tentando identificar as representações e eventuais estereótipos sobre a imagem das mulheres locais. Da análise foram destacadas oito categorias nas quais as personagens das matérias podem ser enquadradas; a saber: a “mulher criminalizada”, a “mulher vítima”, a “mulher vencedora”, a “mulher empreendedora”, a “mulher estrela”, a “mulher pioneira”, a “mulher transcendente” e a “mulher invisível”. ਀倀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀洀漀猀 漀 焀甀攀 昀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 渀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 渀攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀洀漀猀 搀甀愀猀 琀愀戀攀氀愀猀 挀漀洀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 漀渀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 挀漀洀攀愀爀 愀 攀氀攀渀挀愀爀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 猀漀洀攀渀琀攀 愀瀀猀 昀愀稀攀爀 愀 愀渀氀椀猀攀 渀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 ᰀ䌠漀爀爀攀椀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀ᴀ†攀 ᰀ传 䔀猀琀愀搀漀 䴀匀ᴀⰠ 瀀漀椀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀猀琀攀瘀攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀 挀漀洀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 漀椀琀漀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀椀愀洀 渀愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀⸀ 䌀愀搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀攀甀 漀爀椀最攀洀 愀 甀洀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀ⴀ氀漀⸀  Na tarde do dia 07/02/2017 foi feita a entrevista com Bárbara Vitoriano, mulher que se encaixa na categoria “empreendedora”. ਀一愀 洀攀猀洀愀 猀攀洀愀渀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 挀漀洀 䨀漀漀 倀愀甀氀漀 倀漀洀瀀攀甀Ⰰ 愀最攀渀琀攀 攀 昀椀氀栀漀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 䐀攀氀椀渀栀愀⸀ 一漀 搀椀愀 ㄀㔀⼀ ㈀⼀㈀ ㄀㜀 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀漀甀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 ᰀ攠猀琀爀攀氀愀ᴀ⸠  Por meio de grupos LBGT de uma rede social chegamos a Carla Catelan, atual tesoureira da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS). A entrevista foi feita no dia 17/02/2017, em sua casa. Porém a entrevistada não quis participar do fotolivro como personagem que ilustra a categoria. Carla preferiu contribuir apenas com uma explicação didática acerca da diferença entre identidade de gênero, sexo e orientação sexual, que está disponível no blog do projeto.਀一漀 搀椀愀 ㈀ ⼀ ㈀⼀㈀ ㄀㜀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 搀甀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 ᰀ瀠椀漀渀攀椀爀愀猀ᴀ†愀猀 洀愀樀漀爀攀猀 䌀愀爀氀愀 䴀漀爀攀琀琀椀 攀 吀愀琀椀愀渀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀 椀渀琀攀最爀愀爀攀洀 愀 挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀漀猀 䈀漀洀戀攀椀爀漀猀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀⸀  Na quarta-feira da mesma semana, no dia 22/02/2017, conversamos com a pastora Scheilla de Fátima, que se encaixa na categoria “vencedora” por ter superado um quadro de depressão e atualmente comanda um projeto de ressocialização para ex-dependentes químicos e moradores de rua.਀一愀 洀愀渀栀 搀漀 搀椀愀 ㈀㌀⼀ ㈀⼀㈀ ㄀㜀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 刀漀猀愀 䴀愀爀椀愀 䈀愀琀椀猀琀愀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀漀甀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 ᰀ瘠琀椀洀愀ᴀ†瀀漀爀 琀攀爀 猀漀昀爀椀搀漀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 搀漀 攀砀ⴀ洀愀爀椀搀漀⸀ No dia 01/03/2017 conversamos com Sula Brunê, mulher transexual que retrata a categoria “transcendente”.਀䄀 切氀琀椀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀Ⰰ 䔀搀椀氀攀甀稀愀 䘀爀愀渀挀椀猀挀愀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 ᰀ挠爀椀洀椀渀愀氀椀稀愀搀愀ᴀ†瀀漀爀 琀攀爀 猀椀搀漀 瀀爀攀猀愀Ⰰ 琀爀愀昀椀挀愀渀琀攀Ⰰ 瘀椀挀椀愀搀愀 攀洀 搀爀漀最愀猀 攀 瀀爀漀猀琀椀琀甀琀愀 攀洀 猀攀甀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀ 一漀猀猀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 搀椀愀  ㌀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㜀⸀ O projeto gráfico e a capa foram pensados para englobar todos os conceitos que estamos trabalhando no conteúdo do fotolivro. As cores utilizadas na capa foram escolhidas após a definição das categorias. Procuramos, nesse sentido, encaixar as descrições de cada categoria com uma cor cujo significado se assemelhasse ao que estávamos descrevendo. Portanto, as categorias foram associadas com as seguintes cores:਀倀椀漀渀攀椀爀愀 ጀ†愀稀甀氀 攀猀挀甀爀漀  Vencedora – laranja ਀䔀猀琀爀攀氀愀 ጀ†愀洀愀爀攀氀漀 Criminosa – violeta ਀嘀琀椀洀愀 ጀ†爀漀猀愀 挀氀愀爀漀 Transcendente – azul piscina ਀䔀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀愀 ጀ†瘀攀爀搀攀 Invisível – cinza ਀匀攀最甀椀渀搀漀 愀 漀爀搀攀洀 愀挀椀洀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 琀漀洀 愀稀甀氀 攀猀挀甀爀漀 瀀愀爀愀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 ᰀ倠椀漀渀攀椀爀愀ᴀⰠ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 猀漀 洀愀樀漀爀攀猀 搀漀 䌀漀爀瀀漀 搀攀 䈀漀洀戀攀椀爀漀猀 攀 猀攀甀猀 甀渀椀昀漀爀洀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀稀甀氀 攀猀挀甀爀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀漀 焀甀攀 攀猀琀 渀愀 挀愀瀀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ倠猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀昀攀琀愀洀 愀 攀洀漀漀 攀 愀 爀愀稀漀ᴀⰠ 搀攀 䔀瘀愀 䠀攀氀氀攀爀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 漀 愀稀甀氀 攀猀挀甀爀漀  愀 挀漀爀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀  猀攀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 漀爀搀攀洀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀⸀  O laranja utilizado para representar a categoria “Vencedora” é a cor situada entre a perfeição (vermelho) e a felicidade (amarelo). De acordo com Heller (2013), esta também é a cor da transformação, palavra que se encaixou na representação das mulheres nas matérias jornalísticas que analisamos (vide suporte teórico). ਀䄀 ᰀ䔠猀琀爀攀氀愀ᴀ† 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀漀爀 愀洀愀爀攀氀愀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀搀愀  爀椀焀甀攀稀愀 攀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䠀攀氀氀攀爀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 渀愀 爀攀愀 搀漀 猀椀洀戀漀氀椀猀洀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀 愀洀愀爀攀氀漀  愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 漀琀椀洀椀猀洀漀 攀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀最爀攀搀椀爀Ⰰ 愀氀攀最爀椀愀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 攀 氀甀洀椀渀漀猀椀搀愀搀攀⸀ 䔀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 攀猀猀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 渀愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀⸀  Dentre a diversidade de tons de roxos e lilases, optamos pelo violeta para representar a categoria “Criminalizada”. Definimos esta cor novamente com base em uma das explicações contidas na obra “Psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”, onde a autora coloca o violeta como a cor que mais se assemelha a hematomas, sendo consequentemente associada à violência. O violeta também pode ser associado ao poder, misticismo e religiosidade. ਀倀愀爀愀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 ᰀ嘠琀椀洀愀ᴀ†攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 愀 挀漀爀 爀漀猀愀 挀氀愀爀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 愀甀琀漀爀愀 䔀瘀愀 䠀攀氀氀攀爀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀愀 挀漀爀 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 漀猀 昀爀愀挀漀猀Ⰰ 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 吀愀洀戀洀 攀猀琀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 愀漀 爀漀洀愀渀琀椀猀洀漀 攀  椀渀漀挀渀挀椀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 挀愀猀漀甀 洀甀椀琀漀 樀漀瘀攀洀 攀 猀甀瀀漀爀琀漀甀 愀渀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 瀀漀爀 猀攀爀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀愀 瀀攀氀漀 洀愀爀椀搀漀⸀ O azul-piscina representa a categoria “Transcendente”, que se refere às mulheres transexuais. Escolhemos esta cor por ser a mesma presente na bandeira do orgulho transgênero. A mulher “Empreendedora” é representada pela cor verde, que segundo a autora Heller (2013) simboliza a capacidade de se impor e a perseverança. Pode ser associado ao dinheiro, à fertilidade e à esperança. Julgamos adequada a categoria por se tratar de mulheres que alcançaram a independência financeira abrindo seu próprio negócio. ਀䌀椀渀稀愀 昀漀椀 愀 挀漀爀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 ᰀ䤠渀瘀椀猀瘀攀氀ᴀ⸠ 䔀瘀愀 䠀攀氀氀攀爀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀ 挀漀氀漀挀愀 漀 挀椀渀稀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀漀爀 渀攀甀琀爀愀 攀 挀漀洀漀 猀洀戀漀氀漀 搀愀 椀渀猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䨀甀氀最愀洀漀猀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 甀猀愀爀 漀 挀椀渀稀愀 挀漀洀漀 挀漀爀 渀攀甀琀爀愀 ጀ†愀漀 椀渀瘀猀 搀漀 戀爀愀渀挀漀 漀甀 漀 瀀爀攀琀漀 ጀⰠ 瀀漀椀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 甀洀愀 猀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀洀 搀攀 渀切洀攀爀漀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀猀⸀  As cores estão dispostas em faixas diagonais como alusão a falta de perfeição. Representando que algo está fora de lugar ou mal encaixado, neste caso, as mulheres que não se sentem inseridas na sociedade por fugirem da representação feita pela mídia. ਀伀 猀洀戀漀氀漀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀 琀爀愀渀猀最渀攀爀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 挀愀瀀愀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 琀愀渀琀漀 瀀漀爀 漀瀀漀 攀猀琀琀椀挀愀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀漀 猀攀甀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 愀戀爀愀渀最攀爀 甀洀愀 搀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀渀氀椀渀攀 吀刀䄀一匀ⴀ瀀漀爀琀愀爀Ⰰ 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 猀攀砀琀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 倀唀䌀 䌀愀洀瀀椀渀愀猀 ⠀倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀漀 倀愀爀愀渀⤀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 漀 猀洀戀漀氀漀 琀爀愀渀猀最渀攀爀漀  愀 樀甀渀漀 搀漀猀 猀洀戀漀氀漀猀 戀椀漀氀最椀挀漀猀 搀漀猀 搀漀椀猀 猀攀砀漀猀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀漀 挀爀挀甀氀漀 攀 猀攀琀愀 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 挀椀洀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 栀漀洀攀洀Ⰰ 攀 愀 挀爀甀稀 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 戀愀椀砀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀  As formas triangulares do centro da capa possuem caráter estético de simetria e equilíbrio.
 
CONSIDERAÇÕES
A partir de uma base teórica sobre estudos que discutem a representação da mulher nos meios de comunicação em massa, bem como livros que explicam o conceito de estereótipo e disseminação de padrões de beleza e comportamento na mídia feminina especializada, identificamos, nas entrelinhas, modalidades de estereótipos femininos. ਀䄀瀀猀 愀渀氀椀猀攀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 搀漀猀 搀漀椀猀 洀愀椀漀爀攀猀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 搀攀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀爀愀洀 攀洀 漀椀琀漀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀⸀  Realizamos as entrevistas e fotos de modo a ilustrar o cotidiano dessas mulheres e o contraste com os estereótipos sistematizados que encontramos nos veículos de comunicação.਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 昀漀爀愀洀 挀甀洀瀀爀椀搀漀猀 挀漀洀 砀椀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 挀栀攀最愀洀漀猀 渀甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 栀 漀戀爀椀最愀漀 攀洀 戀甀猀挀愀爀 瀀漀爀 椀搀攀椀愀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 漀甀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 渀漀猀 琀漀爀渀愀洀 切渀椀挀漀猀⸀ Por fim, devido ao conteúdo adquirido desde a pesquisa bibliográfica até as entrevistas, decidimos criar uma plataforma digital para agregar todos os relatos, fotografias e informações que não estão disponíveis devido às limitações do formato fotolivro. O livro também está disponibilizado integralmente no blog (https://fotolivroelasblog.wordpress.com/).
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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BOMBONATI, Letícia Azevedo de Andrade e BRACHI, Daniela Nery. Croa: Fotolivro e Design. Universidade Federal de Pernambuco, PE. In: Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Caruaru – PE – 07 a 09/07/2016.

BRACCHI, Daniela Nery. Experimentações plásticas ao longo da história dos਀昀漀琀漀氀椀瘀爀漀猀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 倀䔀⸀ 䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀 搀漀 堀嘀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 刀攀最椀漀 一漀爀搀攀猀琀攀 ጀ†䌀愀爀甀愀爀甀 ጀ†倀䔀 ጀ† 㜀 愀  㤀⼀ 㜀⼀㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䤀吀伀一䤀Ⰰ 䐀甀氀挀氀椀愀 匀挀栀爀漀攀搀攀爀⸀ 䴀甀氀栀攀爀 搀攀 倀愀瀀攀氀㨀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀攀氀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䨀漀漀⸀ 䴀搀椀愀Ⰰ 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀䌀伀ⴀ倀猀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀㈀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀刀䌀䤀䄀Ⰰ 䄀氀戀愀 伀渀爀甀戀椀愀Ⰰ 䴀䔀一伀刀Ⰰ 䄀渀搀爀攀愀 䜀愀最漀 攀 䐀䄀唀䐀준一Ⰰ 䰀愀甀爀愀 吀漀氀攀搀漀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 brasileiras: do ícone midiático à realidade. 15min. 2014. Disponível em਀㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀圀搀圀樀䬀䈀稀䌀圀伀㠀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㌀⸀渀漀瘀⸀㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 匀愀渀搀爀愀 䴀愀爀椀愀 䰀甀挀椀愀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀漀爀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 ᰀ洠攀渀漀爀ᴀ†渀漀 fotojornalismo diário contemporâneo. Brasília: revista Compós, 2009.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䔀瘀愀⸀ 䄀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀昀攀琀愀洀 愀 攀洀漀漀 攀 愀 爀愀稀漀⸀ 吀爀愀搀甀漀 䴀愀爀椀愀 䰀切挀椀愀 䰀漀瀀攀猀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 䜀椀氀椀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ Instituto Avon/Data Popular. Violência contra a mulher: o jovem está ligado?.Disponível em . Acesso em 30.dez.2016.

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