ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00038</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Criando Elos: produção radiofônica na perspectiva das relações públicas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Beatriz Abrantes Lopes Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Adriana Moraes PEREIRA (Universidade Federal do Maranhão); Dara de Sousa SANTOS (Universidade Federal do Maranhão); Kleomarlisson da Silva de SOUZA (Universidade Federal do Maranhão); Larissa Regina Viveiros Pereira (Universidade Federal do Maranhão); Laurilene Rego de OLIVEIRA (Universidade Federal do Maranhão); Madciane Cidreira Teixeira (Universidade Federal do Maranhão); Ronnaldy Santos SILVA (Universidade Federal do Maranhão); Marcelo da SILVA (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Institucional, Rádio, Relações Públicas, Spot, Criando Elos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho objetiva ressaltar a importância da produção radiofônica na construção de sentidos, que podem surgir através da narração do locutor ao interpretar o informativo proposto, contando o desempenho da voz, efeitos sonoros e tratamento técnico (gravação, reverberação, equalização, etc). O produto em questão é o  Spot , que foi criado para o evento  I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos , idealizado e realizado por discentes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão como um dos produtos de divulgação e relacionamento entre o curso de Relações Públicas e seus públicos de interesse.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O rádio está presente no nosso meio desde a década de 1920 e, apesar desse recurso ser considerado  antigo por muitos, publicações acadêmicas sobre o assunto só obtiveram crescimento a partir de 1980. Até então, os registros eram feitos por emissoras e radialistas que não discutiam a linguagem e os conteúdos radiofônicos. Pensar no contexto da sociedade e deixar a mensagem mais prazerosa aos ouvidos do público ajuda a ressignificar todos os dias essa plataforma midiática. O presente trabalho realizado durante a disciplina de Laboratório de Campanhas Institucionais do curso de Relações Públicas da UFMA, e como parte da campanha  Criando Elos , ressaltou a intervenção do rádio como algo acessível, fazendo com que a mensagem chegue em abundância nos espaços sociais existentes. Em virtude disto, optamos por uma linguagem clara e objetiva ao realizarmos os  spots sobre o  I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos . Por se tratar de um primeiro encontro, a meta era cativar o ouvinte pela elocução e explanação do desenvolvimento da área das Relações Públicas e sua complexidade na sociedade contemporânea. Os produtos foram veiculados na Rádio Universidade FM, com o objetivo de atrair o público e instigar a curiosidade acerca do assunto abordado, com um  mix de dicas com tom educativo, no qual explanamos a funcionalidade das Relações Públicas, variações do profissional da área e sua interdisciplinaridade. E como parte da informação através dos meios de comunicação, ao entendermos que esse tipo de recurso pode ser construído com uma funcionalidade educativa, social, política e cultural  já que o mesmo não tinha veias comerciais. Investir no conhecimento dos profissionais de RP é papel de todos que realizam esse trabalho, e não somente dos livros. Criar elos é criar oportunidades através das pessoas. Utilizar as ferramentas do rádio, informar e desenvolver a afetividade dos stakeholders.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os spots criados para a campanha institucional  Criando Elos têm como objetivo o reposicionamento da imagem e a geração da reputação do curso de Relações Públicas da UFMA para fomentar uma percepção e assimilação positiva do curso e da atividade por parte dos públicos que o formam, principalmente por seus discentes. Para mais, propor de maneira interativa e divertida informações e dicas sobre as funções do profissional de Relações Públicas, assim como integrar ainda mais os estudantes do curso de RP, e a comunidade com a profissão. Assim como pôr em prática novos conhecimentos e técnicas, que são importantes para a atuação de profissionais capacitados e versáteis, utilizando o potencial dos meios de comunicação e das relações públicas de modo mais pleno. Devido seu caráter mais apelativo, concluiu-se que ao usarmos os spots, seria uma forma de cativar a atenção dos ouvintes, sem exigir, necessariamente, grande atenção por parte deste, e atrair mais público para o evento, visto que foram veiculados na Rádio Universidade FM.Além de difundir informações, os spots tornam-se uma alternativa eficaz para o comunicador, por ser mais acessível à chegada da mensagem ao público. Ao valermos dessa ferramenta, colocamos em funcionamento as relações públicas em seu sentido mais abrangente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem(Dicionário Escolar da língua portuguesa/ Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 200.). Portanto, é uma ferramenta simples e eficaz, assim como toda divulgação feita através de rádio, que sempre será uma forma de comunicação interativa e de confiança, que a cada dia consegue mais e mais ouvintes, por serem instrumentos práticos e eficazes nesse processo de divulgação dinâmica. Dinamicidade é o que cada vez mais norteia os processos comunicativos na nossa sociedade globalizada e conectada, o fluxo de informação é rápido e constante, e por isso deve ser eficaz e de simples compreensão, principalmente quando se trata de passar informações importantes ou que devem ser guardadas pelas pessoas; como propagandas e avisos, e o rádio cumpre muito bem essa função, já que foi um dos primeiros meios de comunicação após o jornal impresso, e continua se mantendo até hoje. Por mais que as tecnologias de transmissão de informação estejam avançadas, o rádio continua sendo uma ferramenta importante e de grande alcance e não pensar em formas de adaptar conteúdo para essa mídia significa abrir mão de um processo fundamental às relações públicas. As Relações Públicas se valem de todo tipo de ferramenta para manter contato com o público (tanto interno, quanto externo); não à toa que em grandes empresas que necessitam manter contato com o  chão de fábrica ainda se utilizam e muito de uma rádio interna; talvez pelo seu caráter popular e por não exigir extrema atenção por parte dos ouvintes, que podemcontinuar com suas atividades e ainda assim se manterem informados além de atender todas as demandas- informativas e culturais. Por isso foi um dos veículos que escolhemoscomo ferramenta para o evento  I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos , da Universidade Federal do Maranhão, para divulgação através da ferramenta spot. A oportunidade de utilizarmos este meio de comunicação (rádio) dentro da faculdade, para um evento acadêmico, contribuirá não só para a geração de conhecimento a respeito da técnica, mas, também, para a formação de profissionais de comunicação mais capacitados, além de provar a interdisciplinaridade do profissional de Relações Públicas, aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula. Observamos, também, que o uso de várias ferramentas diferentes durante o evento e toda a elaboração da campanha; contribuíram para que descobríssemos quais as técnicas são mais adequadas a cada objetivo, linguagem e intencionalidade. Foram criados 3 spots com curiosidades sobre a profissão em diferentes campos de atuação, e, ao final, convidavam os ouvintes para o evento, com o objetivo principal de atrair mais público, visto que foram veiculados na Rádio Universidade FM, possuem um tom educativo e dão ao ouvinte uma pequena mostra do que seria apresentado no evento, como uma espécie de introdução para cada tema. Ao final do evento constatamos que os spots foram uma ferramenta importante na criação de elos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que possamos chegar a uma explicação condizente sobre os métodos e técnicas do spot aqui retratado, é necessário que explanemos a origem de toda a ideia que envolve a campanha  Criando Elos e de como o seu briefing foi construído. Tudo parte das discussões que nós, estudantes de Relações Públicas, matriculados na disciplina de  Laboratório de Campanhas Institucionais , juntamente com o Professor Marcelo da Silva, trazíamos acerca de um sentimento de descontentamento e inquietude frente ao futuro do curso de Relações Públicas da UFMA, visto que as habilitações do curso de Comunicação Social irão se separar. O fato nos encorajou a pensar em algo que fugisse do comum e resolvemos nos envolver na construção de uma proposta marca que retratasse a forma como cada estudante enxerga o curso e a atividade de Relações Públicas, e é a partir dela que construímos um planejamento para que ela fosse apresentada aos professores, estudantes e profissionais da área como umaidentidade nova, na qual todos se reconheçam como  graduação de Relações Públicas através do evento  I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos . Concomitantemente, ao elaborarmos o plano de mídia da campanha decidimos que todo conteúdo abordado estaria disponível de maneira individual dentro de várias mídias, e que todas essas peças estariam interligadas a partir de conceito principal, com uma mensagem completa, visando a compreensão da ideia por seu público-alvo. Assim, optamos pelo rádio, um meio de comunicação que possui extrema importância entre os meios tradicionais, por permitir a propagação da informação de forma dinâmica e interativa, além de atingir grande parte da sociedade. Possui várias funções, como informar, prestar serviço, difundir ideias, estimular o lazer, integração e o convívio. E devido as suas diversas formas de utilização, também pode estar presente no meio corporativo, assim, torna-se uma ferramenta de comunicação estratégica, onde o profissional de Relações Públicas pode adequar a mensagem para o seu público. Segundo Ferrareto (2001, p.1):  A mensagem não depende apenas da palavra em si, mas de sua articulação oral, muitas vezes associada à utilização de música e efeitos. Como consequência o texto produzido apresenta características próprias. Deve ser mais claro e conciso que o de jornal e o da televisão, veículo que possui outros recursos traz como possibilidade de reler a notícia, na imprensa escrita, ou de receber informações adicionais fornecidas pela imagem, no caso da TV.  A escolha deste veículo culminou com a possibilidade que ele permite em fazer com que o ouvinte crie suas próprias imagens mentais sobre o texto, a história ou informação apresentada em seu conteúdo. Nesse sentido, consideramos que  Talvez seja essa característica do rádio que o torna a mais criativa das mídias: ele não oferece nenhuma ideia acabada. A criação completa-se na cabeça e no coração do ouvinte. É ele que participa da criação, interpretando a mensagem segundo sua própria compreensão, seu repertório, sua imaginação (SANT ANNA, 2009, p. 176).  E por que optar pelo spot dentro de uma variedade de formatos que o rádio oferece? Nós queríamos instigar a curiosidade do nosso público em querer saber dessa nova proposta que estaria sendo veiculada nele. E spot oferece um padrão de duração que varia entre 15, 30, 45 segundos (REIS, 2001). O que consideramos ser tempo suficiente para que trabalhássemos de maneira educativa estimulando o ouvinte a querer conhecer um pouco mais o evento. E por que veicular somente na Rádio Universidade FM? Nosso spot tem cunho educativo, ou seja, têm uma linguagem mais institucional, na qual o locutor fala do produto ou serviço em um modo geral, relatando sobre o que é o produto e, por fim, como chegar até o mesmo. E este modelo é característico de Rádios Educativas, emissoras que têm objetivos de não arrecadar lucros, visam à transmissão de programas educativos e culturais, com divulgação exclusivamente educacional, cultural e de orientações profissionais. Estão presentes principalmente nas universidades, com programações do seu padrão de emissora levando à comunidade informação e programas culturais (BÜTTNER e DOS SANTOS, 2013). Desta maneira, a Rádio Universidade se tornou uma parceira no que tange a veiculação dos spots da campanha  Criando Elos . Com todas essas informações reunidas, partimos para o processo de produção do roteiro do spot, o que demandou uma pesquisa ampliada tanto para o modus operandi por não possuímos disciplinas que tratem da prática da construção desses produtos, como para a tomada de decisão acerca do conteúdo que seria abordado no texto. Baseado na programação do evento, no qual teríamos um bate papo com profissionais de Relações Públicas oriundos da UFMA e que trabalham em setores considerados por nós diferentes dos locais os quais estamos acostumados a ver a atuação das Relações Públicas, pensamos em fundar todo o texto a partir da profissão dessas pessoas, descrevendo em formato de curiosidade, o que elas exerciam dentro do seu ambiente de trabalho. Na construção do texto, buscamos trazer uma linguagem jovial e institucional com que dialogasse em conjunto com as estruturas da narrativa no rádio. Isto é, um texto &#8213;estruturado a partir de frases concisas, de forma atraente, clara e persuasiva (SILVA, 1999), técnica comum em rádio. Outro elemento fundamental no rádio é a performance do intérprete. A intenção persuasiva da voz é explicada por Silva (apud ZUMTHOR, 1985, p.7) &#8213;a voz surpreende a escrita, engendrando e revelando outros valores que, na interpretação, integram-se ao sentido do texto transmitido, enriquecendo-o e transformando-o, por vezes, a ponto de fazê-lo significar mais do que diz. E para nos auxiliar a concretizar a peça, buscamos um locutor no curso de Rádio e TV da UFMA, que tivesse uma voz jovem e clara, e que pudesse transferir credibilidade ao spot ao utilizar entonações diferentes para cada momento no roteiro. Além do texto e da voz, a trilha sonora característica das peças radiofônicas e audiovisuais da nossa campanha, assumiu um papel fundamental na composição do spot.  O acompanhamento musical ao fundo de um spot é chamado background (BG). Suas funções são fornecer ritmo e propiciar um ambiente favorável à assimilação da mensagem. O BG também ajuda a distinguir um spot do outro ou da programação; e seu arranjo não pode apresentar pontos de interferência no enunciado da locução(ASSIS; DEUS, 2008, p. 31).  </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dentro da campanha  Criando Elos foram desenvolvidos 3 spots de 45 segundos com caráter institucional, o qual é caracterizado por Sant Anna (2009) por ter como objetivo imediato não a venda, mas sim, a manutenção, alteração ou criação de comportamentos favoráveis à marca de maneira a predispor positivamente a opinião pública a todas as iniciativas comerciais do anunciante. O rádio é uma mídia na qual a oralidade predomina e que, diferentemente da televisão e de outros meios como o impresso, não possui o apoio da imagem para a compreensão. Desta forma, como observa César (2005), o rádio tem uma série de características próprias para transformar palavras eideias em imagens auditivas, conhecidos mentalmentepelo ouvinte. Por intermédio do emprego de técnicas específicas, é possível levar a pessoa a imaginar o sentido daquilo que se deseja. Por ser produzida pelo curso de Relações Públicas das UFMA, a peça radiofônica tem um único objetivo alicerçado na campanha principal: fortalecer a imagem da graduação mediante os seus públicos, através de uma explanação abrangente sobre as áreas em que pode e deve atuar o profissional de RP, propiciando uma reflexão sobre o papel dele, dentro de cada segmento onde estiver presente. A partir disso, foi possível na produção dos roteiros, abranger de forma concisa e tangível todos os públicos-alvo almejados com base no briefing, exatamente pelo fato de dividirmos o spot em três momentos: com início na pergunta principal  Você sabia que o profissional de Relações Públicas pode atuar[...] , seguido da explicação acerca da área das Relações Públicas questionada na primeira parte, e com término no convite para prestigiar o evento. Ao seguir este formato, tivemos a possibilidade de instigar não só o ouvinte que já conhece a profissão, mas também que ainda é leigo sobre os assuntos da profissão. Após a criação do roteiro, buscamos um locutor que se tornasse a voz do  Criando Elos , e essa etapa foi considerada de extrema importância dentro da produção desse produto, pois precisávamos encontrar alguém que ao fazer a elocução, repassasse espontaneidade, como se o spot fosse uma conversa, César (2005) salienta que a voz é o elemento primordial na comunicação radiofônica. Por meio de suas  variações, nuanças e tons . As gravações das vozes off(São locuções onde não existe nenhum tipo de tratamento. Somente a voz do locutor)dos spots foram feitas em estúdio, com microfones profissionais cedidos pela Rádio Universidade, emissora educativa escolhida para a veiculação dos nossos spots. Já a edição e pós-produção foi feita por nós, através dos laboratórios de rádio da UFMA. Ao estruturarmos a sonorização do spot, utilizamos de um BG(Abreviatura do inglês background ( fundo ). Música, voz ou efeito sonoro inserido simultaneamente à fala e que vai ao ar num volume mais baixo) único em todas as nossas peças, tanto radiofônicas como audiovisuais, visto que sempre quando utilizadojuntos, eles podem despertar a atenção especialmentequando a composição de um áudio é igual em todos oscomerciais, isso se tornou um ponto positivo no nosso trabalho, já que fez com que o ouvinte pudesse identificar logo de cara que o anúncio veiculado era do evento  Criando Elos . De acordo com Zeca Martins:  [...] ao criarmos para o rádio, convém envolver os sentidos do Sr. Target, presenteando-o com algo agradável, ou divertido, ou emocionante, ou seja, lá o que for, que dê a ele a possibilidade de sonhar, imaginar, alegrar-se, cantar junto, empolgar-se com o produto (MARTINS,2004, p.143). À vista disso, partimos para os últimos passos pertencentes a este processo que resultou nos spots  Criando Elos , que são gravação e veiculação. Com o propósito de realizar as gravações, organizamos ensaios com a nossa locutora, afim de que durante esse procedimento, toda a sua atuação fosse espontânea.  O texto usado no rádio é uma fala armazenada. A apresentação de um roteiro pelo microfone é a utilização dessa fala. De um modo geral, o processo deve dar ao ouvinte a impressão de que o radialista está falando com ele e não lendo para ele. É claro que há uma preparação prévia, mas deve parecer espontânea. (MCLEISH, 2001,p.61). Em seguida, com o produto pronto, fomos conversar com o diretor, Arnold Filho, da Rádio Universidade para combinar o horário em que seria transmitido o spot durante os programas. O combinado foi que seria veiculado nos intervalos de duração detrês minutos, três vezes por semana, em horários predeterminados pela emissora baseados em suas pesquisas de audiência. Nesse sentido, criamos quatro spots com os seguintes conteúdos: 1. RELAÇÕES PÚBLICAS NA SEGURANÇA VOCÊ SABIA QUE O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS PODE ATUAR EM DIVERSOS SETORES, INCLUSIVE NA SEGURANÇA? NÃO? PENSANDO NISSO, O CRIANDO ELOS CONVIDOU NATHANA PORTO, ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO, PARA UM BATE-PAPO COM ALGUNS PROFISSIONAIS. // NA SEGURANÇA, O RP PODE ATUAR NO RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA E EM FAZER COM QUE O CIDADÃO APROVE AS AÇÕES DA POLÍCIA MILITAR COMO LEGAL E NECESSÁRIA PARA TODOS, FAZENDO DA COMUNIDADE PARTE INTEGRANTE NO PROCESSO DECISÓRIO. / QUER SABER MAIS SOBRE AS RELAÇÕES PÚBLICAS? NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO 'PRIMEIRO ENCONTRO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UFMA. / CRIANDO ELOS. 2. RELAÇÕES PÚBLICAS NO TERCEIRO SETOR VOCÊ SABIA QUE O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS PODE ATUAR EM DIVERSOS SETORES, INCLUSIVE NO TERCEIRO SETOR? NÃO? PENSANDO NISSO, O CRIANDO ELOS CONVIDOU SOCORRO COSTA, ANALISTA DE PROJETOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, PARA UM BATE-PAPO COM ALGUNS PROFISSIONAIS DA ÁREA. // NO TERCEIRO SETOR, O RP PODE ATUAR NA PROMOÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, INTERMEDIANDO O TRABALHO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL, ELABORANDO PROGRAMAS E PROJETOS, ENTRE OUTROS. / QUER SABER MAIS SOBRE AS RELAÇÕES PÚBLICAS? NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO 'PRIMEIRO ENCONTRO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UFMA. / CRIANDO ELOS. 3. RELAÇÕES PÚBLICAS NA SAÚDE VOCÊ SABIA QUE O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS PODE ATUAR EM DIVERSOS SETORES, INCLUSIVE EM HOSPITAIS? NÃO? PENSANDO NISSO O CRIANDO ELOS CONVIDOU PEDRO GERMANO, OUVIDOR CHEFE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PARA UM BATE-PAPO COM ALGUNS PROFISSIONAIS DA ÁREA. / NA SAÚDE, O RP PODE ATUAR RECEBENDO, ANALISANDO, REGISTRANDO E CLASSIFICANDO MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS, COM O INTUITO DE DESCOBRIR PROBLEMAS E GARANTIR QUE SEJAM IDENTIFICADOS E SOLUCIONADOS. / ISSO PROVA QUE O PROFISSIONAL NÃO ESTÁ CONDICIONADO APENAS A ÁREAS COMO ASSESSORIAS, MAS NO BEM-ESTAR DOS PÚBLICOS ENVOLVIDOS. / QUER SABER MAIS SOBRE AS RELAÇÕES PÚBLICAS? NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO 'PRIMEIROENCONTRO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UFMA. / CRIANDO ELOS.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A idealização da campanha  Criando Elos , como já exposto durante o desenvolvimento deste trabalho, se dá a partir do engajamento de parte dos estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão com o objetivo de reposicionar a imagem do curso dentro e fora da instituição, visto que é a única que forma profissionais de Relações Públicas no Estado, e existe há quase 70 anos. Os alunos utilizaram formas inovadoras e criativas para apresentar o curso e a profissão à comunidade acadêmica e à sociedade civil. Pensamos em formas de mostrar o dinamismo e as atividades desenvolvidas pelos profissionais, e sua interdisciplinaridade, através do uso de técnicas que não fazem parte do cotidiano usual deste profissional, como forma de desafio e aprendizado, e os spots foram uma das técnicas escolhidas. Importante ressaltar que a adoção desta ferramenta mobilizou os estudantes de Relações Públicas a buscarem informações com os alunos do curso de Rádio, para que o uso da ferramenta fosse satisfatório, e estes contribuíram partilhando seus conhecimentos e; colaborando com a integração entre os alunos, e as profissões, visto que comunicação procura trabalhar com um objetivo em comum: comunicar, comungar, compartilhar, ou seja, criar elos. Queremos aproveitar o momento de reformulação do curso, a partir do posicionamento que as habilitações tomarão em 2017 para lançar a marca de Relações Públicas durante o  I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos . É conveniente enfatizar que este trabalho apresenta, didaticamente, as ações/produtos que foram elaborados para a campanha  Criando Elos , explorando o potencial dos meios de comunicação por meio da Relações Públicas plenas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BÜTTNER, Lidiane; DOS SANTOS, Paulo Ricardo. Diferença de uma Rádio Educativa e uma Rádio Comercial. Disponível em <https://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/article/viewFile/2540/pdf>. Acesso em 05 de abril de 2017.<br><br>CÉSAR, C. Rádio: a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005.<br><br>DEUS, Andreia; ASSIS, Érika. O som na Propaganda: Possíveis relações imagéticas sonoras com a estética de vídeo clipes. Goiânia. 2008.<br><br>FERRARETO, Luiz. O veículo, a História e a Técnica. Porto Alegre: Ed. Sagra Luzzato, 2001.<br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí!: Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Atlas, 2006.<br><br>MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo, Summus Editorial, 2001.<br><br>MELLO VIANNA, G. V. G. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 227-240, jun. 2014.<br><br>REIS, Clóvis.Formato da Publicidade em Rádio. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 24, 2001, Campo Grande. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3REIS.PDF. Acesso em: 03 de abril de 2017.<br><br>SANT ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.<br><br>SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada: o Spot e os elementos da linguagem radiofônica. 2. ed. São Paulo: Annablume, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>