INSCRIÇÃO: 00589
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: #Representrans: uma produção midiática para assistir, ler e sentir a história e a realidade de estudantes transsexuais
 
AUTORES: Laianna Maiara Januário Alves (Universidade Federal da Paraíba); Carmélio Reynaldo Ferreira (Universidade Federal da Paraíba); Isabela Oliveira Remígio (Universidade Federal da Paraíba); Raquel Freitas de Oliveira (Universidade Federal da Paraíba); Lívia Pereira Costa (Universidade Federal da Paraíba); Guilherme Schmitt da Silva Mello (Universidade Federal da Paraíba)
 
PALAVRAS-CHAVE: #Representrans, transexualidade, transexuais na UFPB, projeto multimidiático,
 
RESUMO
O #Representrans é um projeto multimidiático desenvolvido para dar mais visibilidade e representatividade aos estudantes transexuais da Universidade Federal da Paraíba. Produzido na disciplina de Jornalismo e Cidadania, no curso de Jornalismo da UFPB, o projeto conta com fotos, um vídeo documentário e texto como estrutura dorsal para abordar, divulgar e fazer refletir sobre o orgulho transexual, a transfobia e a ainda escassa presença de transgêneros na rede superior de ensino.
 
INTRODUÇÃO
#Representrans foi um trabalho construído para a publicação no blog Cidadania em Pauta-Diversidade Sexual, da disciplina de Jornalismo e Cidadania e orientado pelo professor Carmélio Reynaldo. ਀ऀ一愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 猀甀爀最椀甀 漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀Ⰰ 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 焀甀攀 瀀爀漀瀀甀渀栀愀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀猀 攀 愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 搀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 戀氀漀最 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀甀愀 攀猀猀攀 瘀渀挀甀氀漀 挀漀洀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 一愀 瀀漀挀愀Ⰰ 漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 昀漀椀 甀洀愀 猀爀椀攀 挀漀洀 琀攀砀琀漀猀 猀攀瀀愀爀愀搀漀猀Ⰰ 甀洀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 攀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀猀 琀攀砀琀漀猀 琀爀愀琀愀爀愀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ A divulgação do #Representrans foi realizada nos grupos relacionados à instituição UFPB e a temática, nas redes sociais. Contudo, esta série em especial teve um retorno muito positivo fazendo o #Representrans ter o maior acesso na história do blog. Além da repercussão numérica, muitos estudantes comentaram não saber que havia estudantes transexuais na UFPB e pediram mais conteúdos relacionados a isso.਀ऀ䘀漀椀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀攀 愀渀猀攀椀漀 搀漀 渀漀猀猀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀 瀀漀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀爀 攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀搀椀愀猀 焀甀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 昀漀椀 攀砀瀀愀渀搀椀搀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 漀 戀氀漀最Ⰰ 漀渀搀攀 攀氀攀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀 愀 昀漀爀洀愀琀愀漀 搀攀猀猀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 渀愀 眀攀戀Ⰰ 愀 甀洀愀 攀搀椀漀 挀漀洀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 攀 瘀搀攀漀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 栀戀爀椀搀愀猀 攀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 攀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀 ⠀㈀  㔀⤀Ⰰ ᰀ愠 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 漀渀氀椀渀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀椀猀⸀ 䌀愀搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 猀甀愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀Ⰰ 攀砀椀最攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀爀瀀爀椀愀ᴀ⸠㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀甀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀Ⰰ 搀攀渀甀渀挀椀愀渀搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⼀琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀漀戀爀攀 愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 攀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀瀀愀漀猀⸀ Na intenção de aproximar o debate acerca da diversidade sexual, e principalmente da transexualidade, com os estudantes universitários e todos os interessados na temática, o projeto também foi primordial para o aprendizado dos seus executores.਀䄀 昀椀洀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀洀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 氀愀搀漀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀瀀氀攀琀甀搀攀 搀漀 琀攀洀愀 琀椀瘀攀洀漀猀 焀甀攀 渀漀猀 椀渀琀攀椀爀愀爀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀爀愀洀漀猀⸀ 䌀漀洀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀愀 猀爀椀攀 刀攀渀愀琀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 攀 䄀礀甀渀攀 䈀攀稀攀爀爀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀愀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀猀猀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀洀 挀愀搀愀 洀搀椀愀 攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䴀爀挀椀愀 䄀爀渀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 䌀愀猀琀攀氀 ⠀㈀  ㄀⤀ 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ A transexualidade é considerada um fenômeno complexo. Em linhas gerais, caracteriza-se pelo sentimento intenso de não-pertencimento ao sexo anatômico, sem a manifestação de distúrbios delirantes e sem bases orgânicas (como o hermafroditismo ou qualquer outra anomalia endócrina). (ARÁN, 2006, p.1)਀ऀ䄀椀渀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 䄀爀渀 攀洀 ᠀吠爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀㨀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 猀愀切搀攀 挀漀氀攀琀椀瘀愀ᤀ†⠀㈀  㠀⤀Ⰰ 愀最漀爀愀 攀猀挀爀椀琀漀 挀漀洀 娀愀椀搀栀愀昀琀 攀 䴀甀爀琀愀Ⰰ 攀氀攀猀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 焀甀攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 ⠀渀攀猀琀攀 挀愀猀漀 愀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀⤀ ᰀ渠漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 挀漀洀 ᠀甠洀愀 洀甀氀栀攀爀ᤀ†瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀椀琀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 挀漀洀 ᠀愠 洀甀氀栀攀爀ᤀⰠ 渀愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀 瀀漀猀椀漀  椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀 瘀椀瘀椀搀愀 挀漀洀漀 瀀氀攀渀椀琀甀搀攀ᴀ⸠  Apesar de diversas pesquisas ainda há quem acredite que pessoas transexuais são “uma aberração” e que “escolheram ser assim”. ਀匀漀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 挀漀洀攀琀椀搀愀猀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀⸀ 䄀 瀀愀琀漀氀漀最椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀愀 琀愀氀瘀攀稀 猀攀樀愀 愀 洀愀椀猀 挀爀甀攀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 椀爀爀愀搀椀愀 愀 挀漀渀瘀椀挀漀 搀攀 焀甀攀 猀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀昀攀爀椀漀爀攀猀⸀ 䌀爀甀稀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀猀 最渀攀爀漀猀  挀漀氀漀挀愀爀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 搀攀 爀椀猀挀漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 猀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 渀漀爀洀愀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 爀攀最爀愀猀Ⰰ 氀攀椀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀搀椀攀猀 攀 瀀甀渀椀攀猀⸀ ⠀䈀䔀一吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㔀㐀⤀ De acordo com um levantamento feito pela Transgender Europe’s Trans Murder Monitoring (TMM) Project, entidade que luta pela igualdade Trans na Europa e no mundo, mais de dois mil transexuais foram mortos pela transfobia. E o Brasil negativamente lidera esse ranking, sendo o país que mais mata travestis e transexuais. De 2008 até setembro de 2016 foram 900 mortes vítimas de transfobia, só de acordo com os números oficiais. Como comparativo, o México que ocupa o segundo lugar traz três vezes menos o números de transexuais assassinadas no mesmo período, 271 .਀ऀ一漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 氀漀挀愀氀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀Ⰰ 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀洀 瘀椀愀 搀攀 爀攀最爀愀 渀漀  琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀⸀ 倀攀氀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 攀猀猀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 琀爀愀渀猀昀戀椀挀愀 猀  爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀愀⸀ 䄀 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 匀漀戀爀攀 漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 䔀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 一漀 䈀爀愀猀椀氀 Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䰀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 䜀愀礀猀Ⰰ 䈀椀猀猀攀砀甀愀椀猀 攀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 ⠀䄀䈀䰀䜀䈀吀⤀ 攀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 攀洀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀 焀甀攀 㔀㔀─ 搀漀猀 ㄀⸀ ㄀㘀 樀漀瘀攀渀猀 漀甀瘀椀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀甀瘀椀爀愀洀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀 猀 搀甀爀愀渀琀攀 搀漀 愀渀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀⸀ Nesse ambiente hostil, torna-se quase impossível que pessoas transexuais acessarem o ensino superior, pois a evasão escolar dos estudantes transgêneros acontece antes mesmo do fim do Ensino Médio. É nesse cenário que o projeto #Representrans se encaixa e prova sua relevância social, para a construção do diálogo e respeito nas relações com pessoas transexuais. Suscitar o debate sobre essa temática, dar visibilidade e garantir a representatividade de estudantes transexuais da Universidade Federal da Paraíba, são iniciativas importantes para que população cisgênero (aquela que se identifica com o seu sexo biológico) veja os transgêneros em todos os espaços e, principalmente, para que estes universitários trans sirvam de exemplo e incentivo para outros transexuais.਀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀愀 昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀昀甀猀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀 攀洀 洀攀椀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 洀愀猀 氀椀最愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀爀愀稀 匀椀氀瘀愀 䨀切渀椀漀爀 ⠀㈀  ㄀⤀Ⰰ ᰀ愠 渀漀漀 漀甀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀搀椀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 愀瀀漀渀琀愀 瀀愀爀愀 渀漀 猀攀 攀渀挀氀愀甀猀甀爀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀攀爀琀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀 攀洀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀猀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀ᴀ⸠ 䔀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀渀琀攀猀 渀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀爀琀猀琀椀挀漀ⴀ爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 渀愀猀 昀漀琀漀猀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀琀椀瘀漀 焀甀愀渀琀漀 愀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 攀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 琀爀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀㨀 ㄀⤀ 挀漀洀漀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 爀攀昀攀爀椀渀搀漀ⴀ猀攀 ᰀ焀甀攀氀攀猀 挀愀猀漀猀 漀渀搀攀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 洀攀椀漀猀 搀愀 洀攀猀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀爀琀椀挀甀氀愀洀 愀猀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀ᴀ㬠 ㈀⤀ 挀漀洀漀 瀀漀氀椀瘀愀氀渀挀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 ᰀ甠洀 渀漀瘀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 愀挀甀洀甀氀愀爀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 氀愀戀漀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀爀愀洀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀搀漀猀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀ᴀ†攀 ㌀⤀ 挀漀洀漀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀椀渀搀漀ⴀ猀攀 愀焀甀椀 ᰀ 猀甀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 挀漀洀漀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 漀甀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 ጀ†琀攀砀琀漀Ⰰ 猀漀洀Ⰰ 椀洀愀最攀洀Ⰰ 瘀搀攀漀ᴀ⸠ Nesse último sentido a produção multimidiática do #Representrans foi elaborada em três linguagens possíveis de serem divulgadas em um mesmo suporte eletrônico como site ou blog ou suportes diferentes de comunicação - como o YouTube que é próprio para a armazenagem e divulgação de vídeos e o Instagram para as fotos - mas ligados entre si por meio dos hiperlinks.਀䌀漀洀漀 琀爀愀稀椀搀漀 渀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 愀爀琀椀最漀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 昀漀椀 琀攀砀琀甀愀氀⸀ 倀愀爀愀 攀氀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 氀椀瘀爀攀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀渀琀攀猀 搀愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 攀 搀漀 漀爀最甀氀栀漀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀⸀ 䘀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 搀椀氀漀最漀 攀猀瀀漀渀琀渀攀漀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀漀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀猀挀爀椀琀愀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀⸀ Para a produção audiovisual posterior do mini-documentário, tivemos um tempo maior de interação com os entrevistados. Como voltei a conversar mais vezes com os protagonistas, os detalhes dos seus pensamentos, histórias e reflexões foram se aprofundando e nossa intimidade também, o que facilitou a construção do conteúdo em vídeo, que apesar de pequeno é mais “intimidador” para a maioria das pessoas.਀伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 吀甀爀椀猀洀漀 攀 䄀爀琀攀猀 ⠀䌀䌀吀䄀⤀ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 攀氀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀瘀愀 搀攀 昀甀渀搀漀 攀 椀氀甀洀椀渀愀漀⸀ 倀愀爀愀 猀甀愀 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 洀愀椀猀 愀氀最甀渀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 挀漀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀搀椀漀 攀 椀洀愀最攀洀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 吀㔀椀 搀愀 䌀愀渀漀渀 攀 愀 一椀欀漀渀 䐀㔀㌀  Ⰰ 愀洀戀愀猀 挀漀洀 愀 氀攀渀琀攀 㔀  洀洀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 漀 戀甀猀琀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀愀瀀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 倀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀 甀搀椀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 戀漀漀洀 攀 漀 最爀愀瘀愀搀漀爀 娀伀伀䴀 䠀㐀一⸀  䄀 攀搀椀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 椀渀琀攀爀挀愀氀愀搀漀猀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀⸀ 吀愀洀戀洀 瀀愀挀漀琀攀 䄀搀漀戀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀Ⰰ 漀渀搀攀 挀爀椀愀洀漀猀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 挀漀洀 愀 戀愀渀搀攀椀爀愀 搀漀 漀爀最甀氀栀漀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀Ⰰ 漀 渀漀洀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 攀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䜀愀爀愀最攀 䈀愀渀搀⸀ Já nas fotografias, escolhemos produzir a imagem em preto e branco. Elas foram tiradas também nas Câmera T5i da Canon e na Nikon D5300, ambas com lente 50 mm que permite um enquadramento mais fechado, com closes e detalhes acentuados. Para acentuar o contraste e deixas as tonalidades das duas imagens o mais similar possível, foi utilizado posteriormente o programa de edição Lightroom.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Jamais poderíamos imaginar que, em um único espaço, teríamos a possibilidade de ler, assistir e ouvir o que se passa no mundo de forma tão convergente. Muito além do jornalismo, trata-se da possibilidade de produzir vídeos, slideshows e microdocumentários muitas vezes com esmero estético apurado, o que inclui roteiro, trilha musical etc. E já que tudo (áudio, vídeo, imagens em movimento, gráficos animados etc.) é circundante e vem convergindo na mesma linha do tempo da web, podemos chamar o que presenciamos de pós-convergência (PRADO, 2013, p.1-2).਀ऀ준 漀 焀甀攀 琀爀愀稀 愀 愀甀琀漀爀愀 䴀愀最愀氀礀 倀爀愀搀漀 愀漀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀愀⸀ 䔀  渀攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀 瀀猀ⴀ挀漀瘀攀爀最攀渀琀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 猀攀 椀渀猀琀愀氀愀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 猀攀甀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀㨀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 搀愀 唀䘀倀䈀 渀漀 洀砀椀洀漀 搀攀 氀甀最愀爀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀⸀ Para linkar todo o conteúdo, além do uso de hiperlinks, como já mencionado anteriormente, também fizemos uso de outra ferramenta, a hashtag. Esse foi “um elemento que surgiu recentemente com a popularização das redes sociais e que aproxima os internautas de acordo com suas preferências […]. Este recurso identifica, agrupa conteúdos, facilitando pesquisas sobre o tema.” (LOPES, 2015, p. 17). No fim, fizemos uma produção como aconselha Mielniczuc, citando Dube (2002): “usar a palavra escrita para explicar, a multimídia para mostrar e os recursos de interatividade para demonstrar”.਀ऀ䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀爀愀稀 漀 愀甀琀漀爀 刀愀洀渀 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀椀攀搀愀搀攀 攀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 爀攀搀甀渀搀渀挀椀愀 挀漀洀漀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 昀漀椀 洀愀渀琀椀搀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀漀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 渀漀洀攀Ⰰ 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀 昀漀琀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 搀愀 戀愀渀搀攀椀爀愀 搀漀 漀爀最甀氀栀漀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 甀渀椀漀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀爀愀稀椀搀漀 攀洀 挀愀搀愀 洀搀椀愀 昀漀椀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 猀甀愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀⸀ Todos os elementos devem versar, de um modo ou de outro, do mesmo assunto. Um certo grau de repetição entre texto, som, imagens e vídeo é sempre desejável. [.…] Tal similitude contribui para a coesão geral de uma peça que, de outro modo, correria o risco de ser incoerente e fragmentária. No entanto, é um erro cair no extremo oposto de repetir o mesmo conteúdo em cada formato. A excessiva redundância aborrece o utilizador de uma informação multimédia. (SALAVERRÍA, 2014, p. 42-43)਀ 5.1 O texto਀ऀ䄀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀砀琀甀愀氀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀漀 漀 琀爀漀渀挀漀 搀攀 琀漀搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀 焀甀攀 漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 挀漀洀攀漀甀⸀ 䌀漀洀 猀甀戀琀琀甀氀漀 ᰀ传爀最甀氀栀漀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 搀愀 唀䘀倀䈀ᴀⰠ 漀 琀攀砀琀漀 愀戀漀爀搀漀甀 焀甀攀猀琀攀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀愀猀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀洀愀氀 攀 愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 挀漀爀瀀漀 攀 漀 渀漀洀攀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 愀 氀甀琀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 搀漀猀 栀漀洀攀渀猀 琀爀愀渀猀 攀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 琀攀爀洀漀猀 琀爀愀瘀攀猀琀椀猀 攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀挀氀甀椀爀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀洀漀猀 愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 愀椀渀搀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 ⠀攀 渀愀猀 昀愀氀琀愀猀 搀攀氀愀猀⤀ 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 攀 漀 漀爀最甀氀栀漀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 琀攀洀愀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀漀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀攀猀猀愀 漀爀搀攀洀⸀ Apesar da comunicação multimédia ter dado especial realce aos formatos gráficos e audiovisuais, na era da internet o conteúdo textual continua a ser um elemento chave. É a coluna vertebral que sustenta e estrutura as peças informativas multimédia. O texto atua como elemento de contextualização e de documentação por excelência; informa o utilizador sobre os aspectos essenciais da informação que este tem diante de si, ao mesmo tempo que se apresenta como a via mais eficaz para oferecer dados complementares. De todos os formatos comunicativos disponíveis, o texto oferece o conteúdo mais racional e interpretativo. (SALAVERRÍA, 2014, p.33)਀倀愀爀愀 猀甀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 洀攀氀栀漀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀渀搀漀 攀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 琀攀爀洀漀猀 挀漀爀爀攀琀漀猀 ⠀攀 渀漀 瀀漀氀椀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀攀 漀 戀氀漀最 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䌀椀搀愀搀愀渀椀愀⤀⸀ Nós que fazemos o projeto Cidadania em Pauta não aceitamos o uso da expressão “politicamente correto”. Temos convicção de que os códigos que compõem o discurso e o comportamento humano devem ser orientados pelo respeito à alteridade, independente da circunstância ou do contexto, ou seja, na linguagem e na ação, devemos todos procurar, sempre, as formas corretas de dizer e de agir. (CIDADANIA EM PAUTA )਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 猀攀爀 挀漀洀甀洀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀攀猀猀攀 琀攀砀琀漀 愀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀漀猀 愀爀琀椀最漀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 焀甀愀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 琀愀氀 爀攀瀀攀琀椀漀 昀漀椀 愀挀攀渀琀甀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 攀 渀漀 爀攀搀甀稀椀ⴀ氀愀猀 瀀攀氀漀 甀猀漀 渀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀愀 最爀愀洀琀椀挀愀⸀  ਀㔀⸀㈀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 Apesar de poucas e simples, as fotografias dos protagonistas foram mais outra mídia importante para composição do projeto. Isso porque elas trouxeram os rostos dos entrevistados para o texto. Além disso, elas se repetem na “capa” do vídeo, imagem estática antes do início do vídeo, integrando assim a outra mídia.਀䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀  戀瘀椀漀Ⰰ 樀 攀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 愀渀琀攀猀 搀漀 愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 瀀攀渀猀攀洀漀猀 渀漀 攀猀瀀氀攀渀搀漀爀 搀愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀挀甀氀漀 堀堀 攀 渀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 渀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀⸀ 一漀 漀戀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 最爀愀愀猀  椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀氀挀愀渀漀甀 甀洀愀 渀漀瘀愀 攀爀愀 搀漀甀爀愀搀愀㨀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀漀甀ⴀ猀攀 攀 琀攀洀 甀洀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 甀戀焀甀愀 渀漀猀 挀椀戀攀爀洀攀椀漀猀 攀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ ⠀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㐀⤀ As fotos produzidas em preto e branco e posadas pelos protagonistas após a indagação: “Como você quer se representar no projeto?”਀ 5.3 O vídeo਀䐀攀猀搀攀 焀甀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀攀愀搀漀猀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 搀挀愀搀愀 搀攀猀琀攀 猀挀甀氀漀Ⰰ 猀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀爀愀洀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 瀀最椀渀愀猀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 眀攀戀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀漀甀ⴀ猀攀 攀砀瀀漀渀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 嬀☀崠 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 瘀搀攀漀 渀愀 爀攀搀攀Ⰰ 漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 瀀漀搀攀 愀最椀爀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀愀氀琀愀渀搀漀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 洀愀椀猀 愀戀漀爀爀攀挀椀搀愀猀 攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 瘀搀攀漀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 漀瀀攀猀 搀攀 渀愀瘀攀最愀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䔀洀 猀甀洀愀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 挀漀渀瘀攀爀琀攀甀ⴀ猀攀 渀甀洀 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀 搀攀 攀渀漀爀洀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 儀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀猀琀 漀戀爀椀最愀搀漀 愀 搀攀猀琀愀挀愀爀 攀猀琀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀⸀ ⠀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀㌀㔀ⴀ㌀㘀⤀⸀ A produção em audiovisual foi à última e, provavelmente a mais elaborada quanto aos seus recursos. Queríamos produzir um bom vídeo, com qualidade tanto de conteúdo – como trouxemos no texto – como estéticas. Para isso, elaboramos um roteiro com apresentação e cinco perguntas bases focadas não mais em questões estruturantes da transfobia como no texto, mas sim no próprio entrevistado. Foram elas: ਀愀⤀ऀ䌀漀洀漀 瘀漀挀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 琀爀愀渀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 渀愀 唀䘀倀䈀㼀 b) Você já ouviu alguma frases como “estar apenas querendo enganar que é homem (mulher)?” O que isso te causou?਀挀⤀ऀ䘀愀氀攀 猀漀戀爀攀 猀攀甀 渀漀洀攀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 攀氀攀⸀ d) Desde quando você se reconheceu como Ayune/Renato?਀攀⤀ऀ倀爀愀 瘀漀挀 漀 焀甀攀  猀攀爀 栀漀洀攀洀 漀甀 洀甀氀栀攀爀㼀  Nessa ordem os entrevistados responderam livremente cada questão e foi na edição que intercalamos as falas e selecionamos os trechos mais importantes a fim de garantir um maior dinamismo no próprio vídeo e com o projeto como todo, pois como aponta Salaverría (2014), é necessário garantir “a homogeneidade da extensão dos distintos elementos multimédia”.਀倀漀爀 攀猀琀愀 爀愀稀漀Ⰰ  挀漀渀瘀攀渀椀攀渀琀攀 愀爀琀椀挀甀氀愀爀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 猀攀 瀀攀  搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀⸀ 匀攀Ⰰ 瀀漀爀 愀氀最甀洀愀 爀愀稀漀Ⰰ 猀攀 搀攀挀椀搀攀 搀攀搀椀挀愀爀 洀愀椀猀 攀猀瀀愀漀 漀甀 琀攀洀瀀漀 愀 愀氀最甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 ጀ†渀漀 挀愀猀漀 搀漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 ⴀ 瀀爀漀瘀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 攀砀椀猀琀椀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀攀渀猀愀爀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀 戀爀攀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 爀攀猀琀漀⸀ ⠀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㈀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䌀椀搀愀搀愀渀椀愀 琀爀漀甀砀攀  琀漀渀愀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 瀀漀甀挀漀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀⸀ 䔀洀 瘀爀椀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 ⌀刀攀瀀爀攀猀攀渀琀爀愀渀猀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀 攀猀猀攀 搀攀戀愀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 ⠀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀氀愀⤀ 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀 挀漀洀 䄀礀甀渀攀 䈀攀稀攀爀爀愀 攀 刀攀渀愀琀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 攀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀昀甀猀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀刀섀一Ⰰ 䴀爀挀椀愀⸀ 䄀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 最爀愀洀琀椀挀愀 渀漀爀洀愀琀椀瘀愀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 猀攀砀漀ⴀ最渀攀爀漀⸀ 섀最漀爀愀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 瘀⸀ 㤀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 樀愀渀⸀⼀樀甀渀⸀ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀刀섀一Ⰰ 䴀爀挀椀愀㬀 娀䄀䤀䐀䠀䄀䘀吀Ⰰ 匀爀最椀漀㬀 䴀唀刀吀䄀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀愀⸀ 吀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀㨀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 猀愀切搀攀 挀漀氀攀琀椀瘀愀⸀ 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 ☀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 瘀⸀ ㈀ Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 愀戀爀⸀ ㈀  㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀一吀伀Ⰰ 䈀攀爀攀渀椀挀攀⸀ 一愀 攀猀挀漀氀愀 猀攀 愀瀀爀攀渀搀攀 焀甀攀 愀 昀愀稀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 䘀攀洀椀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㤀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㄀ⴀ㄀ Ⰰ 洀愀椀漀⼀愀最漀⸀ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 준爀椀挀愀 䘀漀渀琀漀甀爀愀⸀ 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 唀洀 攀猀琀甀搀漀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 㐀㘀 昀⸀ 吀䌀䌀 ⠀䜀爀愀搀甀愀漀⤀ ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀䔀䰀一䤀䌀娀唀䬀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 圀攀戀㨀 唀洀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 攀猀挀爀椀琀愀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀⸀ ㈀  ㌀⸀ ㈀㐀㘀 昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀ ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀猀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀䐀伀Ⰰ 䴀愀最愀氀礀⸀ 䌀伀一䜀刀䔀匀匀伀 䤀一吀䔀刀一䄀䌀䤀伀一䄀䰀 䐀䔀 䌀伀䴀唀一䤀䌀䄀윀쌀伀 䔀 䌀伀一匀唀䴀伀Ⰰ ㌀⸀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 眀攀戀爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 洀瘀攀氀㨀 渀漀瘀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ ㄀㌀ 瀀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ 刀愀洀渀⸀ 䴀甀氀琀椀洀攀搀椀愀氀椀搀愀搀攀㨀 䤀渀昀漀爀洀愀爀 瀀愀爀愀 挀椀渀挀漀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀ 䤀渀㨀 䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀⸀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 㜀 䌀愀爀愀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀㨀 䰀椀瘀爀漀猀 䰀愀戀䌀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 瀀⸀ ㈀㔀ⴀ㔀㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀