INSCRIÇÃO: 00660
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT06
 
TÍTULO: Ilustração da Cartilha de Nutrição ao Câncer Infantil
 
AUTORES: Henrique Bruno Rodrigues Vasconcelos (Universidade de Fortaleza); Lucas Cavalcanti Esmeraldo (Universidade de Fortaleza); Tarcísio Bezerra Martins Filho (Universidade de Fortaleza); Tarcisio Bezerra Martins Filho (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: Câncer infantil, Cartilha, Ilustração, Projeto Gráfico, Nutrição
 
RESUMO
O presente trabalho tem como tarefa social, auxiliar aos cuidadores de crianças que portam o câncer como patologia, a poder regrar de forma correta a alimentação das próprias com o intuito de possibilitar o melhor tratamento para elas. A cartilha foi elaborada a partir de uma atividade na disciplina de Comunicação Visual 1, ela envolve uma linguagem leve e prática para que o conteúdo possa ser entendido de forma mais clara e acessível, além disso, o ponto chave está nas ilustrações que a mesma contém, imagens divertidas e coloridas, personagens que simbolizam as crianças e seus pais e alimentos que fazem parte de uma dieta necessária durante todo esse processo de tratamento.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀 ㄀Ⰰ 焀甀攀  漀昀攀爀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 愀氀甀渀漀猀 攀最爀攀猀猀漀猀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀⸀ 一攀氀愀  瀀漀猀猀瘀攀氀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀洀 瘀爀椀漀猀 洀戀椀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀㨀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 氀愀礀漀甀琀猀Ⰰ 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 猀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀愀氀漀最愀爀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀 愀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀  搀漀 搀攀猀椀最渀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ O produto realizado foi uma proposta desenvolvida pelo professor da disciplina, que obteve uma parceria com alunos do curso de nutrição da Universidade de Fortaleza. Para que fosse produzido um material que ofertasse aos cuidadores e pais das crianças que portam o câncer como enfermidade, um maior cuidado com alimentação das próprias, pois é considerada também uma das etapas principais no tratamento desta doença que atinge tantas pessoas todos os anos.਀∀一愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 漀 栀漀洀攀洀 攀瘀漀氀甀椀甀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀ⴀ氀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 猀漀 琀愀洀戀洀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀洀漀猀 椀洀愀最攀渀猀 洀攀渀琀愀椀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀攀爀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 搀椀氀漀最漀猀 挀漀洀ᴀ†漀 洀甀渀搀漀 攀 渀漀 猀攀爀攀洀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀攀氀攀ᴀ⠠䌀愀洀愀爀最漀Ⰰ㈀  㜀Ⰰ瀀⸀㄀㄀㈀⤀  ਀䄀 挀愀爀琀椀氀栀愀 昀漀椀 愀 洀搀椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀漀 椀搀攀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 渀甀琀爀椀挀椀漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 漀 琀攀漀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 愀漀 甀猀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀氀椀最瘀攀氀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䨀 焀甀攀 漀 甀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 瀀漀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 戀攀洀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 搀漀 焀甀攀  瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀 攀 瘀椀猀琀漀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 愀樀甀搀愀洀 愀 搀椀愀氀漀最愀爀 洀攀氀栀漀爀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀猀 愀瀀琀椀搀攀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 琀愀洀戀洀  甀洀愀 搀愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 ㄀⸀ 䌀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀  瀀漀猀猀瘀攀氀 攀氀愀戀漀爀愀爀 洀搀椀愀猀 漀昀昀氀椀渀攀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀攀猀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀爀漀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀甀愀 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 猀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀⸀ O presente trabalho tem como objetivo, a composição de uma cartilha que esteja voltada para os cuidadores de crianças que possuem câncer, portanto, que possam utilizar o conteúdo desse material para o auxílio no tratamento e uma cautela maior na atenção sobre o que pode ser ingerido pelas próprias.਀ऀ䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 搀攀氀椀挀愀搀愀猀 攀 猀椀渀最攀氀愀猀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 甀洀愀 氀攀瘀攀稀愀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 甀洀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀 愀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀漀爀琀愀搀漀爀愀猀 搀攀猀猀愀 搀漀攀渀愀⸀  Dentre os atributos necessários para realizar o projeto estão:਀䐀椀猀挀甀琀椀爀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀㬀 Apontar a importância de uma alimentação adequada no tratamento do câncer infantil;਀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀㬀 Produzir ilustrações lúdicas que apresentem um sentido conciso para o público- alvo;਀䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 猀椀爀瘀愀 挀漀洀漀 愀甀砀氀椀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 甀洀愀 愀樀甀搀愀 愀漀猀 瀀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀渀挀攀爀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 搀ⴀ猀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 愀琀甀愀氀 挀攀渀爀椀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀漀 ᰀㄠ㈀ 洀椀氀 渀漀瘀漀猀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀猀 搀攀 挀渀挀攀爀 椀渀昀愀渀琀椀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀 挀愀搀愀 愀渀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀椀挀漀 搀攀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 渀愀 昀愀椀砀愀 搀攀 㐀 愀 㔀 愀渀漀猀 攀 甀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀椀挀漀 攀渀琀爀攀 ㄀㘀 攀 ㄀㠀 愀渀漀猀ᴀ⸠ ⠀䤀一䌀䄀 ⴀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 䌀渀挀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ 䌀漀洀 㠀─Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀愀甀猀愀 搀攀 洀漀爀琀攀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀 ㄀ 愀 ㄀㤀 愀渀漀猀 ⠀䤀一䌀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ Sabendo da abrangência e gravidade do câncer infantil na sociedade moderna, e como afeta desde o âmbito psicológico como social do indivíduo, o projeto busca auxiliar o processo de melhora, de maneira que possa unir o responsável pelos cuidados com o portador do câncer à buscarem, através de receitas e dicas, uma alimentação mais saudável e voltada para auxiliar o tratamento.਀伀 挀渀挀攀爀  甀洀愀 搀漀攀渀愀Ⰰ 挀愀甀猀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 愀渀漀洀愀氀椀愀 渀漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 挀攀氀甀氀愀爀 搀攀 愀氀最甀洀 爀最漀Ⰰ 焀甀攀 愀琀椀渀最攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀昀攀琀愀渀搀漀 瘀爀椀漀猀 洀戀椀琀漀猀 搀攀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 洀攀氀栀漀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 琀攀洀 猀攀 椀渀瘀攀猀琀椀搀漀 渀愀 瀀爀攀瘀攀渀漀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 瀀爀攀挀漀挀攀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ ⠀一愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ ㈀  ㌀ 愀瀀甀搀 䰀䄀一娀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ É importante ressaltar o método de abordagem para com a criança, pois o mesmo influencia na aceitação e comportamento infantil perante o tratamento, cujo processo é importante ser explicado e detalhado (Torres et al, 2009 apud BENCHAYA, 2014). Visto que a nutrição é uma importante auxiliar no processo de cura, é buscada por meio de ilustrações uma linguagem que torne a criança simpática com o proposto.਀ᰀ传 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 愀爀琀攀 瘀椀猀甀愀氀  愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 儀甀愀渀搀漀 攀猀琀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀漀渀挀爀攀琀愀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 挀栀愀洀愀ⴀ猀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀ᴀ⸠ ⠀䐀䄀䰀䰀䔀夀Ⰰ ㄀㤀㠀 ⤀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 最爀愀瘀甀爀愀猀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀猀Ⰰ  琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 愀 焀甀攀洀 攀猀琀 漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀⸀ 䐀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 攀猀猀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 挀漀渀琀洀Ⰰ 挀愀甀猀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 甀洀 挀漀渀昀漀爀琀漀 猀攀最甀椀搀漀 搀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀愀 搀漀攀渀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 搀攀猀最愀猀琀攀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 渀漀 猀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀搀漀爀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 攀猀琀 愀漀 猀攀甀 爀攀搀漀爀 攀 挀漀渀瘀椀瘀攀 挀漀洀 攀猀猀攀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 愀 愀樀甀搀愀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 琀漀爀渀愀爀 琀漀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀攀渀漀猀 搀漀氀漀爀漀猀漀⸀ A criação de material de divulgação de informações para pacientes tem o intuito de incentivar ou auxiliar sobre prevenção, tratamento ou auto cuidado (MOREIRA et al, 2003) visando a necessidade de difundir os conhecimentos nutricionais que favorecem na batalha ao câncer, o modelo escolhido foi o de cartilha, pois além de demonstrar uma enorme capacidade de espalhar conteúdo para massas, apresenta uma comunicação direta que pode ser entendida por todos os tipos de pessoas, e quando acrescentada de ilustrações ganha uma força maior como explica MOREIRA:਀ᰀ倠愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 琀爀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀㨀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 氀愀礀漀甀琀 攀 椀氀甀猀琀爀愀漀⸀ 嘀愀氀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 ⠀搀攀猀攀渀栀漀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀猀⤀ 瀀愀爀愀 愀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀⸀ 匀甀愀 昀甀渀漀  愀琀爀愀椀爀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 攀 洀愀渀琀攀爀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 攀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀攀瘀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀洀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀⸀ 伀 氀愀礀漀甀琀 攀 漀 搀攀猀椀最渀 琀漀爀渀愀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 搀攀 猀攀 氀攀爀 攀 洀愀椀猀 愀琀爀愀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀ᴀ⠠䴀伀刀䔀䤀刀䄀 攀琀 愀氀Ⰰ ㈀  ㌀⤀ ਀ऀ䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 挀栀愀瘀攀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 樀漀瘀攀渀猀 攀洀 愀挀攀椀琀愀爀攀洀 愀猀 搀椀挀愀猀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀攀洀 愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 洀漀琀椀瘀愀搀愀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀甀搀愀爀 愀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀渀挀椀愀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀瘀攀爀猀攀洀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 漀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 瘀椀瘀攀Ⰰ 瘀攀渀搀漀 猀甀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 猀 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀愀椀猀 攀昀攀琀椀瘀愀 攀 瀀爀漀瘀椀搀愀 搀攀 攀洀瀀愀琀椀愀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Segundo o dicionário Michaelis, ilustração significa “Desenho, gravura ou imagem que acompanha texto de livro, jornal, revista etc. ilustrando-o.” e “Ação de esclarecer e aclarar através de exemplos ou breves comentários e explicações; esclarecimento, explicação.”, o que entra em acordo com o que diz MOREIRA (2013), onde a ilustração deve servir como um adereço que facilite o entendimento de algum assunto.਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀漀甀ⴀ猀攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀渀挀攀爀 椀渀昀愀渀琀椀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 焀甀愀氀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀爀椀愀 洀愀椀猀 攀昀攀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀⸀ 䐀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀爀 搀攀搀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 瀀愀椀猀 攀 挀甀椀搀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀氀攀 猀攀爀椀愀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 琀攀爀椀愀洀 昀愀氀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀爀椀愀爀椀愀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 愀 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 愀搀甀氀琀漀  挀爀椀愀爀 爀攀挀攀椀琀愀猀 攀 猀攀最甀椀爀 搀椀挀愀猀 搀攀 渀甀琀爀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 渀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀⸀ 吀漀爀渀愀渀搀漀 愀 洀攀猀洀愀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 切渀椀挀漀 攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀ⴀ愀 攀洀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 愀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 猀攀爀 甀洀 挀爀椀愀搀漀爀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀⸀ Uma questão enfática foi como representar as crianças e jovens sem o cabelo, fato que ocorre em alguns casos de câncer onde é necessário a quimioterapia que no tratamento. Sendo necessário utilizar de empatia com os pacientes para tratar do assunto de forma que fosse confortável para os mesmos, foi analisado que muitas delas utilizam acessórios para cobrir a cabeça, sejam bonés, laços ou panos. E na finalidade de criar um elo entre as crianças e as personagens, as mesmas utilizam também diversos acessórios.਀䄀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 漀 爀漀甀最栀 ⠀漀甀 爀愀昀攀⤀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 攀猀琀椀氀漀 最爀昀椀挀漀 攀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀⸀ 伀 爀愀昀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 挀漀渀挀攀瀀漀 瘀椀猀甀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀愀漀Ⰰ 猀攀樀愀 洀愀渀甀愀氀 漀甀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 猀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 攀洀 樀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀猀攀 爀愀猀挀甀渀栀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 愀 椀搀攀椀愀 猀漀洀攀渀琀攀 攀洀 猀攀甀 瀀爀椀洀爀搀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 戀甀猀挀愀搀漀 攀洀 渀漀瘀漀猀 爀愀昀攀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 漀渀搀攀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 挀爀椀愀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀焀甀椀瘀愀氀攀渀琀攀 愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 洀攀氀栀漀爀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 瘀椀猀甀愀氀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 猀甀爀最椀爀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 洀漀搀椀昀椀焀甀攀洀 愀 愀渀琀攀爀椀漀爀⸀ Ao ter os rafes base para o projeto, utilizou-se o software gráfico Illustrator, que é uma ferramenta voltada para ilustrações, devido as diversas possibilidades dadas pela criação em vetor. Utilizando a ferramenta de path, foi possibilitado criar personagens mais orgânicas ao mesmo tempo que mais harmônicas. Neste software o rascunho começou a criar uma forma mais profissional e bem cuidada, onde a paleta de cores já começa a ser escolhida. Neste caso buscou-se cores vivas e diversas, para poder chamar maior atenção das crianças e trazer alegria ao tratar de um tema que para tantos é doloroso.਀倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 攀 搀愀爀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 愀漀猀 瘀攀琀漀爀攀猀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 愀瀀氀椀挀漀甀ⴀ猀攀 猀漀洀戀爀愀 攀 氀甀稀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 猀甀戀攀砀瀀漀猀椀漀 攀 猀甀瀀攀爀攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 爀攀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀 愀瀀氀椀挀漀甀ⴀ猀攀 琀攀砀琀甀爀愀 渀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 昀漀椀 琀攀挀椀搀漀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀愀爀 愀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 搀攀 戀漀渀攀挀漀猀 搀攀 瀀愀渀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀氀洀 搀攀 爀攀洀攀琀攀爀 愀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 挀漀渀昀漀爀琀漀Ⰰ 渀漀 猀攀甀 猀攀渀琀椀搀漀 愀洀瀀氀漀 搀攀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 琀愀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 攀渀昀爀攀渀琀ⴀ氀漀⸀ Por último, as ilustrações são unidas ao editorial utilizando o software Indesign, que como foco principal tem a diagramação de texto, possibilitando uma harmonia melhor entre o conteúdo da cartilha e suas ilustrações.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀爀琀椀氀栀愀 搀攀 渀甀琀爀椀漀 挀渀挀攀爀Ⰰ  甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 挀漀洀 瀀漀搀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 愀氀琀漀 瘀愀氀漀爀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 渀甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 瀀爀琀椀挀愀猀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀攀猀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀愀猀 攀 樀漀瘀攀渀猀 瀀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀渀挀攀爀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 愀瀀氀椀挀愀爀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 愀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 琀漀 猀攀渀猀瘀攀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 氀甀琀愀 愀漀 挀渀挀攀爀Ⰰ 攀 挀漀洀 愀 渀甀琀爀椀漀 焀甀攀 挀爀椀愀渀愀猀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 琀洀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 愀挀栀愀爀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 攀洀 愀氀最漀 洀愀椀猀 愀最爀愀搀瘀攀氀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀琀椀瘀漀⸀ Durante o projeto, foi visto em testes que somente a apresentação das informações da cartilha, em texto, não teriam o impacto necessário para o devido fim, que seria a aplicação daquelas informações na rotina alimentar da família. Buscando solucionar isso que foi decido a união de imagem e texto era necessária, tanto para dar maior atratividade ao conteúdo, quanto para dar interesse ao público mais infantil de participar, seja da realização de receitas ou de estudo de dicas nutricionais, do uso da cartilha.਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 䄀甀洀漀渀琀 ⠀㄀㤀㌀㌀⤀ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀猀琀 氀椀最愀搀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 猀攀甀 琀攀漀爀 猀椀洀戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 洀愀椀猀 爀瀀椀搀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀漀猀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 洀愀椀猀 挀漀渀挀爀攀琀漀猀 搀漀 焀甀攀 猀攀 焀甀攀爀 漀戀琀攀爀Ⰰ 焀甀攀 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀  愀琀爀椀戀甀椀爀 愀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 甀洀 挀甀椀搀愀搀漀 爀攀搀漀戀爀愀搀漀⸀ Ao final do projeto foi realizado um editorial em formato de cartilha informativa, com 54 páginas, onde 13 páginas são ilustradas. As ilustrações utilizadas passaram por um processo completo de criação envolvendo desde rafes até a vetorização digital, e devido a isso, possuem um aspecto mais orgânico, como ilustrações feitas à mão.਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 猀攀 搀攀甀 愀瀀氀椀挀愀渀搀漀 琀攀砀琀甀爀愀猀 搀攀 琀攀挀椀搀漀猀 愀猀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 椀猀猀漀 愀瀀漀椀愀搀漀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀  戀漀渀攀挀漀猀 搀攀 瀀愀渀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 猀椀洀瀀愀琀椀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀 漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 漀 琀攀挀椀搀漀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 氀攀洀戀爀愀渀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀 挀漀渀昀漀爀琀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 琀攀爀 甀洀愀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 琀漀 攀猀琀爀攀猀猀愀渀琀攀猀 攀 搀椀昀挀攀椀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀挀愀洀攀渀琀攀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 攀氀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀⸀ 䔀猀猀愀 甀渀椀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀 瘀攀琀漀爀椀愀氀 挀漀洀 琀攀砀琀甀爀愀猀 ⠀椀洀愀最攀渀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀⤀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 攀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 搀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 爀椀焀甀攀稀愀 瘀椀猀甀愀氀 愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀爀椀愀爀 洀愀椀漀爀 栀愀爀洀漀渀椀愀 挀漀洀 漀 爀攀猀琀漀 搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 焀甀攀  昀漀爀洀愀搀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 琀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 漀 氀椀瘀爀漀 昀漀猀猀攀 昀攀椀琀漀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ Sobre a paleta de cores selecionada, foi visto que as ilustrações deveriam ser em tons mais claros e coloridos possíveis ao ponto do esteticamente agradável. Isso se deve a maior quantidade de cores chamar mais atenção das crianças e jovens, além de passar mais alegria, ao contrário de tons escuros e monótonos.਀ऀ䄀 挀愀爀琀椀氀栀愀 昀漀椀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 焀甀愀搀爀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 琀愀洀愀渀栀漀 搀攀 昀挀椀氀 洀愀渀甀猀攀椀漀Ⰰ 攀 攀洀 昀漀氀栀愀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 挀漀甀挀栀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 洀愀椀漀爀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀 愀猀 挀漀爀攀猀 挀漀洀 猀攀甀 戀爀椀氀栀漀⸀ 䘀漀椀 漀瀀琀愀搀漀 瀀漀爀 最爀愀洀瀀攀愀爀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 瀀愀爀愀 甀渀椀爀 愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 愀漀 椀渀瘀猀 搀愀 挀漀氀愀最攀洀 漀甀 挀漀猀琀甀爀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀 猀攀爀 甀洀 洀琀漀搀漀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 攀 焀甀攀 渀漀 愀昀攀琀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O câncer entre crianças e jovens é algo bastante delicado, por se tratar de uma doença que traz muito desgaste no tratamento e por estar em um corpo tão frágil, que não possui a mesma resistência que de um adulto.਀        ऀ䄀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀渀琀爀攀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 搀攀 一甀琀爀椀漀 昀漀椀 愀氀最漀 焀甀攀 挀愀甀猀漀甀 攀猀琀爀愀渀栀攀稀愀 攀洀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀瀀猀 愀 挀愀甀猀愀 猀攀爀 爀攀瘀攀氀愀搀愀 攀洀 爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 愀漀猀 挀甀椀搀愀搀漀爀攀猀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 瀀漀爀琀愀洀 攀猀猀愀 搀漀攀渀愀 猀甀爀最椀甀 搀攀 琀愀渀琀漀 攀渀琀甀猀椀愀猀洀漀⸀ A concepção das ilustrações, a escolha das fontes tipográficas, a diagramação, todos os detalhes foram formados para trazer melhor leiturabilidade e entendimento para o público-alvo, visto que busca-se futuramente essa cartilha para alguns institutos que têm atividades e serviços sociais voltados para qualquer tipo de câncer infantil.਀䄀氀洀 搀攀 琀攀爀 爀攀琀椀搀漀 洀甀椀琀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀瘀甀氀最愀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 琀攀爀 愀 栀漀渀爀愀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀搀攀 昀愀稀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀愀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ  甀洀 最爀愀渀搀攀 洀爀椀琀漀 焀甀攀 攀渀最愀樀愀 瀀愀爀愀 琀攀渀琀愀爀 搀愀爀 漀 洀攀氀栀漀爀 愀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 洀攀猀洀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus Editora, 2002. 78 p.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀一䌀䠀䄀夀䄀Ⰰ 䤀渀愀㬀 䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䔀氀攀漀渀漀爀愀 䄀爀渀愀甀搀 倀攀爀攀椀爀愀㬀 䈀刀䄀匀䤀䰀䤀䔀一匀䔀Ⰰ 䤀稀愀戀攀氀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䔀昀攀椀琀漀猀 搀攀 椀渀猀琀爀甀漀 攀 搀攀 琀爀攀椀渀漀 瀀愀爀攀渀琀愀氀 攀洀 挀甀椀搀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀 挀渀挀攀爀⸀ 倀猀椀挀⸀㨀 吀攀漀爀⸀ 攀 倀攀猀焀⸀Ⰰ  䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ  瘀⸀ ㌀ Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀ⴀ㈀㌀Ⰰ  䴀愀爀⸀  ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀猀挀椀攀氀漀⸀瀀栀瀀㼀猀挀爀椀瀀琀㴀猀挀椀开愀爀琀琀攀砀琀☀瀀椀搀㴀匀 ㄀ ㈀ⴀ㌀㜀㜀㈀㈀ ㄀㐀   ㄀    ㌀☀氀渀最㴀攀渀☀渀爀洀㴀椀猀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㔀  愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

CAMARGO, Isaac A. Um Recorte Semiótico na Produção de Sentido: Imagem em Mídia Impressa. Domínios da Imagem. Londrina, 2007. 112p.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀䰀䰀䔀夀Ⰰ 吀攀爀攀渀挀攀⸀ 䤀氀甀猀琀爀愀挀椀渀 礀 䐀椀猀攀漀⸀ 䴀愀搀爀椀搀㨀 䠀攀爀洀愀渀 䈀氀甀洀攀 䔀搀椀挀椀漀渀攀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㄀⸀ ㄀ 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一匀吀䤀吀唀吀伀 一䄀䌀䤀伀一䄀䰀 䐀䔀 䌀䄀一䌀䔀刀 㬀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀挀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀眀瀀猀⼀眀挀洀⼀挀漀渀渀攀挀琀⼀琀椀瀀漀猀搀攀挀愀渀挀攀爀⼀猀椀琀攀⼀栀漀洀攀⼀椀渀昀愀渀琀椀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

LANZA, Lara de Faria; VALLE, Elizabeth Ranier Martins do. Criança no tratamento final contra o câncer e seu olhar para o futuro. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 31, n. 2, p. 289-297, Jun 2014 . Disponível em . Acesso em 15 abr. 2017.਀

MOREIRA, Maria de Fátima; NOBREGA, Maria Miriam Lima da; SILVA, Maria Iracema Tabosa da. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 56, n. 2, p. 184-188, Abr. 2003 . Disponível em . acesso em 15 Abr. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀吀䄀䰀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀  䌀甀爀愀 搀漀 挀渀挀攀爀 椀渀昀愀渀琀椀氀 挀栀攀最愀 愀 㜀 ─ 搀漀猀 挀愀猀漀猀 挀漀洀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀愀甀搀攀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㤀⼀挀甀爀愀ⴀ搀漀ⴀ挀愀渀挀攀爀ⴀ椀渀昀愀渀琀椀氀ⴀ挀栀攀最愀ⴀ愀ⴀ㜀 ⴀ搀漀猀ⴀ挀愀猀漀猀ⴀ挀漀洀ⴀ搀椀愀最渀漀猀琀椀挀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀