ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00967</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Outubro Rosa: Sim Pra Vida!</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Henrique Alves Pereira dos Santos (Universidade Federal da Paraíba); Keylla Keurilly Costa de Assis (Universidade Federal da Paraíba); Anne Kalyne Santos de Pontes (Universidade Federal da Paraíba); VITÓRIA DE ANDRADE LACERDA (Universidade Federal da Paraíba); Cleonice Marinho Dias (Universidade Federal da Paraíba); Gustavo David Araújo Freire (Universidade Federal da Paraíba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Programa de Relações Públicas, comunicação institucional, empresa de foto e filmagem, campanha; vídeo institucional, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha Outubro Rosa: Sim Pra Vida! foi uma ação de comunicação institucional desenvolvida para a empresa Regal Foto e Filmagem, dedicada ao combate, a conscientização e sensibilização da população sobre o câncer de mama. Desta forma, a campanha consistiu na produção de peças de propaganda, incluindo um vídeo institucional, voltadas para a valorização da beleza das mulheres com câncer de mama e seu comprometimento com a vida, com a finalidade de permitir um novo olhar que vai além da prevenção, e que reforça a atenção e o cuidado com as mulheres em fase de tratamento. A campanha se deu nos sites de redes sociais, rendendo métricas positivas, superando as expectativas iniciais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cenário atual em que vivemos força cada vez mais as organizações a inovarem em busca da satisfação plena de seus diversos públicos. Assim, a campanha Outubro Rosa: Sim Pra Vida! é produto de uma ação de comunicação institucional audiovisual fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no ano de 2016 para a empresa Regal Foto e Filmagem. No trabalho em questão foi desenvolvido um Programa de Relações Públicas com ações de comunicação estratégica desenvolvido a partir de dados e informações obtidos na pesquisa institucional e de satisfação, culminando no diagnóstico, que indicou uma lacuna na comunicação institucional da empresa e possibilitou uma percepção apurada acerca da necessidade de um planejamento estratégico. Nessa perspectiva foi executada uma campanha institucional voltada para o Outubro Rosa, com a finalidade de promover a imagem institucional e o posicionamento social da empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha teve como objetivo reforçar a conscientização, beleza e autoestima de mulheres com câncer, sensibilizando a sociedade quanto ao significado do Outubro Rosa, refletindo na comunicação institucional da Regal. Desta forma, utilizou-se como gancho causas sociais que a empresa se identifique, observando os seus diversos públicos. Assim, buscou-se afirmar e fortalecer o posicionamento e a imagem da empresa, além de gerar um relacionamento positivo com empresas parceiras e colaboradores. Como objetivos específicos, a campanha almejou sensibilizar as pessoas para o significado do Outubro Rosa, valorizar e aumentar a autoestima de mulheres com câncer e reforçar a atenção e o cuidado com as mesmas, permitindo um novo olhar além da prevenção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao analisar a pesquisa institucional, sabemos que a empresa não tinha campanhas e/ou ações voltadas para a comunicação institucional. Sendo assim, sabemos que no cenário atual em que vivemos, as pessoas estão cada vez mais engajadas com questões sociais e cobram das empresas posicionamentos sobre essas causas, influenciando diretamente no comportamento das organizações. Assim, oferecer um bom produto e uma alta qualidade de serviço não é mais o suficiente, e a partir desta realidade surge a necessidade das empresas investirem em campanhas e/ou ações institucionais voltadas para questões sociais que sensibilizem a população e gere uma imagem positiva perante seus públicos, construindo diferenciais diante de seus concorrentes. Desta forma, aproveitou-se o momento o qual o trabalho estava sendo desenvolvido (mês de outubro), e utilizamos a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo a prevenção e conscientização acerca do câncer de mama, como gancho para realizar uma ação voltada para o comprometimento, a beleza e autoestima das mulheres com câncer, pois, de acordo com pesquisas realizadas em um primeiro momento, mais de 80% do público externo da organização é composto por mulheres. A proposta de vestir as modelos de noiva é baseada na realidade da empresa, tendo em vista que mais de 50% dos serviços contratados são voltados para a cobertura de casamentos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Organizar uma campanha é algo que requer atenção e cuidado, principalmente quando se trata de assuntos sensíveis à sociedade, então, com este pensamento, foram combinadas várias reuniões entre os integrantes do grupo, afim de planejar toda a ação, onde surgiram várias ideias sobre a ação. Logo em seguida, durante as orientações com o professor orientador, o grupo pôde expor essas ideias e também algumas dúvidas que foram surgindo com relação à execução da campanha. O planejamento da campanha iniciou com a ideia de valorizar a imagem de mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer. O primeiro passo foi levar a proposta à diretoria da Regal que, de imediato, abraçou a causa e se dispôs a auxiliar em tudo que fosse necessário. A partir de então, pensamos em realizar um ensaio fotográfico que logo foi ampliado para um dia de noiva, onde elas assumiram o maior de todos os compromissos, o de dizer sim para vida em meio à adversidade. Pensamos em elementos de casamento para compor a peça, e a partir de um brainstorm as ideias foram fluindo e o trabalho foi tomando forma. A equipe Regal sugeriu o uso da caixa de aliança com o laço do símbolo do Outubro Rosa dentro, representando a aliança. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A criação do logotipo surgiu em uma orientação, na qual em discussão com o professor orientador surgiu a ideia de desenhar a palavra Sim da campanha em formato de laço, para remeter ao símbolo do outubro rosa. O segundo passo foi contatar a Rede Feminina de Combate ao Câncer, isso ocorreu no dia 06 de outubro de 2016, a qual indicou quatro mulheres com câncer para protagonizar a campanha como modelos. Feito esta seleção, entramos em contato com as indicadas para verificar a viabilidade, sendo assim, três das quatro mulheres aceitaram o convite para participar da campanha. Para a realização desta ação, contamos com alguns parceiros da Regal, que abraçaram a causa e contribuíram para que a ação fosse concretizada. Desta forma, tivemos o apoio da empresa Glamour, que cedeu os vestidos de noiva, e também os sapatos e os adereços de cabeça; a Sweet Beginnings com os buquês de flores naturais; a GR Limusine com o translado e a Carolina Rocha com as maquiagens. No dia 15 de outubro do ano de 2016, foi feita a prova e escolha dos vestidos a serem usados na campanha. Para isso, nossa equipe buscou as voluntárias Camila, Cleonice e Marinalva em casa, e as levou à Glamour. Na ocasião, foi apresentado o projeto da campanha e a empresa pela equipe do TCC, ratificando o que havia sido exposto por telefone. Foi o primeiro contato que elas tiveram com o projeto, que foi muito bem aceito. Um dia antes da realização do evento, entramos em contato com a Rede feminina de combate ao câncer para nos informar sobre quais alimentos as modelos poderiam consumir. A ação foi realizada no dia 17 de outubro da seguinte forma: buscamos as modelos em casa e as levamos para o estúdio de maquiagem, onde elas foram produzidas e acompanhadas pelos fotógrafos, dando início a sessão de fotos e gravação dos vídeos. Após a produção, as modelos foram vestidas com os trajes de noivas e levadas de Limusine até a Regal para dar continuidade à ação. O ensaio foi feito de forma espontânea e descontraída, utilizando todo espaço interno e externo da Regal. Os colaboradores se envolveram com o projeto e a equipe do TCC esteve o tempo todo coordenando o processo. Ao finalizar o ensaio, as 3 (três) modelos voluntárias assinaram um termo de autorização de uso de imagem para que pudéssemos utilizar o material na campanha. Por fim, foi servido um coffe break com bolos, biscoitos, frutas e sucos. Em seguida, a equipe responsável às levou para casa, finalizando as gravações e dando início aos trabalhos de edição. Os dois vídeos foram editados no formato para serem veiculados na televisão. O primeiro, com 45 segundos, foi construído com o intuito de chamar a atenção das mulheres em tratamento sobre a luta contra o câncer. Neste vídeo, a protagonista afirma seu compromisso com a vida por meio da frase principal da Campanha: "Eu digo sim pra vida!", confirmando assim, o sim, tal qual o laço matrimonial evidenciado na cerimônia do casamento. O segundo vídeo foi planejado para ser o Making Of de toda a campanha, iniciando com o proprietário da Regal, Diego Regal, explicando a ideia da campanha e agradecendo a todos os parceiros que viabilizaram o projeto. Em seguida, várias cenas de toda a campanha são exibidas, mostrando cada detalhe na produção das modelos, finalizando com a modelo Camila mandando um beijo para a câmera ao lado do logotipo da campanha. Com esse projeto, a organização reforça o compromisso social e também colabora com o bem-estar social, o que representa um diferencial no mercado nos dias atuais. Para a gravação dos vídeos, a Regal além de dedicar parte de sua equipe, utilizou os seguintes equipamentos: 02 cameras DSLR Canon Eos 70D; 01 lente Canon 70-200mm F2.8; 01 lente sigma 17-50mm F2.8; 01 gravador Tascam Dr40; 01 microfone de lapela Sennheiser; 01 led Yongnuo Yn600; 01 estabilizador de imagens Flycam Dimtec; e 01 tripé para câmeras  Manfroto. Os softwares utilizados foram o Adobe Premiere Pro CC para a edição dos vídeos, e o Adobe Audition CC para a edição dos áudios gravados, mantendo assim a mesma qualidade de todos os seus trabalhos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os resultados alcançados foram surpreendentes e muito satisfatórios para toda a equipe do TCC, pois pudemos pôr em prática tudo aquilo que foi aprendido dentro de sala de aula, desde o recolhimento de informações para o briefing até a execução desta campanha. Quanto a empresa, ficou nítido que o resultado final superou as expectativas não só do empresário como de toda a equipe que trabalhou para a realização da campanha. A avaliação da repercussão da campanha ocorreu do dia 25 de outubro de 2016 à 01 de novembro de 2016. O primeiro vídeo publicado no Facebook obteve 31.344, já o segundo alcançou a marca de 15.510 visualizações. No Instagram foram postados 3 (três) vídeos, sendo eles o VT da Campanha com 228 visualizações, e a primeira e a segunda parte do making of, que precisou ser dividido pois excedia o tamanho limite para publicação, onde alcançou 1.483 visualizações. No site institucional da Regal havia uma média de 25 visitas por mês, mas após a publicação da campanha, podemos verificar através das ferramentas de mensuração do mesmo que ocorreram 139 visitas apenas no período da avaliação. Por fim, concluímos que o objetivo da campanha foi alcançado com sucesso, utilizando do planejamento estratégico e das ferramentas certas, reforçando o compromisso da Regal com seus públicos, e fortalecendo a imagem da empresa no que concerne ao comprometimento com as causas sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LATTIMORE, et al. Relações Públicas: profissão e prática, 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. p. 21.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 1986. <br><br>WESTERKAMP, Caroline; CARISSIMI, João. VÍDEOS INSTITUCIONAIS: Uma análise comparativa. XII Congresso de Ciencias da Comunicação da Região Sul  Londrina/PR  UEL  2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0254-1.pdf>. Acesso em 28/04/2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>