INSCRIÇÃO: 00995
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: De Passagem: um povo, uma meta, uma fé
 
AUTORES: MARIA EDUARDA RIBEIRO ESTEVES (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Caíque Luiz Batista de Paula (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Adriana Maria Andrade de Santana (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)
 
PALAVRAS-CHAVE: Imigração, Senegaleses, Preconceito, Long-form, Recife
 
RESUMO
Em busca de trabalho, anualmente, dezenas de senegaleses aportam no Recife. Na cidade, se deparam com algumas fronteiras, para além das territoriais: linguísticas, religiosas e culturais. Cultivam a esperança de voltar para casa preparados para oferecer uma vida melhor para suas famílias — o que não ocorre sempre. A vida, o trabalho e os anseios desses imigrantes são documentados no especial "De passagem - um povo, uma meta, uma fé", projeto experimental desenvolvido para o curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco. O resultado obtido é uma grande reportagem multimídia contemporânea (LONGHI, 2014), por meio de uma narrativa para a web em long-form composta por textos, vídeos, fotografias e infográficos.
 
INTRODUÇÃO
O especial “De passagem - Um povo, uma meta, uma fé” tem como principal intuito abordar a presença de senegaleses na cidade do Recife, em Pernambuco. Os imigrantes africanos são os protagonistas nesse especial, que problematiza questões como o estigma sobre a África, a xenofobia e o descaso do poder público quanto à imigração, além das barreiras invisíveis que dificultam a vida dessas pessoas longe de casa.਀ A ideia do trabalho é também compreender o porquê desses imigrantes senegaleses terem traçado uma rota para o Brasil, em especial para o Recife. Além disso, busca-se saber qual a percepção deles sobre viver em um lugar tão diferente de casa, mas também tão familiar - visto que a capital pernambucana e a senegalesa (Dakar) são consideradas, desde 2012, como cidades-irmãs, em um convênio firmado entre os governos das capitais.਀ O projeto experimental se baseou em entrevistas, pesquisas etnográficas e apuração jornalística de imersão durante cinco meses - de agosto de 2016 a janeiro de 2017. Com o objetivo de ilustrar a realidade dessa população, histórias como a de "Mamadou", que trocou o trabalho nas cozinhas do Senegal para ser vendedor ambulante no Recife, são relatadas no decorrer do especial. ਀ As pautas foram produzidas em diversos formatos - texto, vídeo, fotografia, além de infográficos interativos. A narrativa long-form foi utilizada para evocar um pacto de leitura com o leitor, além de proporcionar uma maior imersão no tema. Como defende Raquel Longhi (2014), o long-form explora uma linguagem que vem sendo bastante utilizada em reportagens especiais mais completas e diversificadas.਀ O projeto consiste em dez pautas e o gênero jornalístico escolhido foi a grande reportagem pela possibilidade de adentrar na temática de forma mais integral e assim garantir maior visibilidade à temática. Ricardo Kotscho (1995) destaca que essa categoria é composta por reportagens mais extensas com possibilidade de explorar um assunto de forma minuciosa.
 
OBJETIVO
A proposta do projeto é fazer uma distinção da situação do imigrante em relação à condição do refugiado, tendo em vista que este último está no centro da atual crise migratória mundial e tende a ganhar uma grande visibilidade. Por conta disso, este trabalho busca expor a condição do imigrante e mostrar que sua realidade é diferente da que vive um refugiado.਀ O trabalho tem como foco principal a imigração econômica de africanos, em especial dos senegaleses, que juntos somam a maior etnia vinda do continente africano para trabalhar no comércio informal do Recife. Nesse cenário, procura-se explicar as condições que os fizeram desembarcar no Brasil na última década, sobretudo na capital pernambucana.਀ Além disso, o projeto explora ao longo de uma grande reportagem multimídia as causas desses senegaleses escolherem deixar a terra natal, atravessar o Atlântico e viver na cidade do Recife como um imigrante africano e muçulmano. Ao apresentar essas temáticas, a ideia é explorar a presença deles na capital pernambucana e contar suas histórias.਀ Para cumprir esse objetivo, busca-se traçar perfis literários de alguns desses imigrantes e de pessoas que fazem parte da rotina deles, expondo seus principais anseios sobre morar longe da terra natal e da família, bem como traçar uma relação cultural entre Recife e Dakar - de onde partem a maioria desses senegaleses - e como ela se manifesta. Um ponto importante que também direcionou este projeto foi mostrar as fragilidades da legislação municipal do Recife e a falta de infraestrutura deste órgão para amparar os imigrantes.਀ Em suma, “De passagem” propõe uma produção para Web em um projeto long-form e imersivo para o leitor. O especial, por fim, tem o intuito de dar voz a esses imigrantes africanos, os quais, muitas vezes, seja por descaso do poder público ou por preconceito da população, acabam se tornando invisíveis.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 瀀攀氀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 ⠀伀一唀⤀Ⰰ 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㈀ ㄀㄀Ⰰ 漀 洀甀渀搀漀 瘀椀瘀攀 愀 瀀椀漀爀 挀爀椀猀攀 洀椀最爀愀琀爀椀愀 搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀 搀攀猀搀攀 愀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀⸀ 一攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 挀爀椀猀攀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀 椀渀猀琀愀甀爀愀搀愀Ⰰ 愀 猀椀琀甀愀漀 洀椀最爀愀琀爀椀愀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀  愀 焀甀攀 洀愀椀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 瀀愀猀攀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 搀漀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀攀 攀甀爀漀瀀攀甀Ⰰ 琀攀渀琀愀洀 椀洀瀀攀搀椀爀 愀 挀栀攀最愀搀愀 漀甀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀猀猀攀猀 瀀漀瘀漀猀 攀洀 猀攀甀猀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 昀愀琀愀氀椀搀愀搀攀猀 猀 愀甀洀攀渀琀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 戀愀氀愀渀漀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 䴀椀最爀愀漀 ⠀䤀伀䴀⤀Ⰰ 渀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 ㈀ 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CONSIDERAÇÕES
O principal compromisso do jornalismo é com a interpretação da realidade social. E é nesse ponto que o projeto se faz tão relevante, porque se compromete a humanizar a temática dos imigrantes e dar voz aos senegaleses que são invisibilizados, não só pelo poder público, como também pela própria população recifense. ਀ Com o desenvolvimento dessa grande reportagem, constatou-se que um dos grandes problemas que afetam a adaptação dos imigrantes no Recife é a forma como eles são retratados pelos veículos noticiosos e pelo agendamento das notícias que os citam. Esse foi um dos principais entraves em nossas abordagens, visto que os senegaleses hesitavam em ceder entrevistas, receosos com as retratações caluniosas sobre sua vida na capital pernambucana. ਀ Por isso, foram os próprios imigrantes que agendaram as temáticas retratadas nas reportagens, de modo geral. Esse projeto, literalmente, foi construído a partir de muitas mãos e não seria possível sem as histórias que esses personagens nos deixaram contar sobre uma importante etapa de sua vida: viver longe da família e da terra natal deles. Esses africanos são essencialmente a alma deste projeto.਀ Apesar do objetivo deste trabalho ter sido atingido, desvelando a presença desses cidadãos do mundo no Recife, muito ainda tem a ser feito. Os imigrantes senegaleses continuam trabalhando de domingo a domingo, tendo que lidar com o forte choque cultural e o preconceito, as barreiras linguísticas e sem o apoio dos órgãos competentes. Acredita-se que é preciso reconhecer esse grupo como pertencentes à sociedade recifense, sendo amparados pela legislação municipal e abrigados por políticas públicas, no intuito de facilitar a vida longe de casa e torná-la menos árdua.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS REFUGIADOS. Refugiado ou Migrante? O ACNUR incentiva a usar o termo correto. Brasil. 2015. Disponível em: . Acessado em: 6 de abril de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀刀䜀䔀刀Ⰰ 倀⸀Ⰰ 䰀唀䌀䬀䴀䄀一一Ⰰ 吀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ ㄀㈀ 攀搀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀 㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀嘀䤀匀Ⰰ 䠀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀㨀 搀椀挀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀氀琀愀 䈀漀漀欀猀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀

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