INSCRIÇÃO: 01068
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT08
 
TÍTULO: História em Quadrinhos: são tr3s minutos, MEU AMOR
 
AUTORES: LIVIA PEREIRA DA COSTA (LIVIA PEREIRA); Marcelo Rodrigo da Silva (LIVIA PEREIRA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Editoração, Lésbica, História em Quadrinhos, ,
 
RESUMO
O presente trabalho é a produção de um conto em quadrinhos. Intitulado São três minutos, MEU AMOR a história foi produzida como uma forma de visibilizar a narrativa sequencial, uma mídia antiga que consegue unir imagem e texto, possibilitando múltiplas interpretações. Com foco na visibilidade lésbica e na produção artística feminina, o produto propõe tornar viável um projeto editorial de minicontos retratados em histórias em quadrinhos, com desenhos e pinturas autorais de temáticas lésbicas por entender que esse é um tema ainda pouco explorado. O quadrinho se estende para diferentes caminhos textuais, tangendo para além do assunto amoroso, a militância de gênero e a liberdade sexual.
 
INTRODUÇÃO
O miniconto São três minutos, MEU AMOR, surgiu como trabalho de conclusão da disciplina de Editoração, ministrada pelo professor Marcelo Rodrigo, na Universidade Federal da Paraíba. No processo inicial, o conto ainda precisava ser roteirizado e desenhado para posteriormente ter suas páginas editoradas em uma história em quadrinhos. Como o principal intuito da elaboração desse produto é visibilizar as lésbicas, foi concedido ampla liberdade de abordagem temática sendo assim referenciado em todas as páginas retratadas o amor entre duas mulheres. A história é ambientada entre um consultório psiquiátrico e flashbacks da personagem narradora, que não possui nome ou identidade física contínua já que em nenhum painel vemos o seu rosto nitidamente ou temos acesso aos olhos da personagem. Direcionamento esse pensado para que qualquer mulher possa se identificar com a história em questão, que é contada através de imagens e poucas falas. Nas sequências em quadros o leitor é apresentado a um ponto de vista sobre um término amoroso e todas as mágoas causadas por tal evento trágico. No conto o uso de analogias e simbolismos é vastamente explorado através da mistura de imagens às ambiguidades nos balões de fala. Para desenvolver esse projeto foi feito uma pesquisa e contextualização teórica sobre as histórias em quadrinhos, buscando especialmente entender a representação e visibilidade feminina nesse lugar. Mais especificamente, busco apontar no presente trabalho a falta de representatividade do universo lésbico nas mídias, bem como nas produções em histórias em quadrinhos, especialmente nas produzidas por mulheres. Por fim, é explorado também uma análise detalhada da formatação escolhida para passar a mensagem do conto, feito um estudo de estilos tipográficos, ilustrações, cores e enquadramento.
 
OBJETIVO
O conto São três minutos, MEU AMOR traz como principal objetivo a veiculação visual e temática do universo lésbico. Construindo, portanto, uma maneira de visibilizar esse grupo de forma humanizada e representativa, sendo um caminho para retratar amores por tantas vezes esquecidos. Além disso, o quadrinho representa força para a produção artística feita por mulheres e também entretenimento com abordagem ficcional, se propondo como uma mídia que une esse grupo e expõe suas demandas políticas e sociais.
 
JUSTIFICATIVA
A história em quadrinhos foi sempre uma porta para novos leitores. O crescimento dessa mídia em meio a todas as idades é inegável, especialmente com a reinvenção do jornalismo contado em HQ's. Entendendo isso, adentrar esse nicho para contar histórias ficcionais e levar adiante novas mensagens parece um passo irrefutável, ainda que as graduações de comunicação e artes frequentemente negligenciem essa modalidade. Pensando assim, é assertivo veicular histórias por meio dessas mídias como uma aposta e entendimento que esse meio é tão importante de ser ocupado pela boa literatura e jornalismo, quanto os demais formatos já consagrados. A arte sequencial lida com imagens reconhecíveis. (...) A leitura regular, particularmente de contos, é essencial para as habilidades de criação de enredo e narrativas. Ler ficção estimula a imaginação. Na prática, o artista "imagina" para o leitor. A leitura também constitui um importante banco de informações. Numa forma de arte em que o escritor/artista deve dominar um amplo repertório de fatos e conhecimentos é interminável. Afinal, trata-se de uma forma artística que trata da experiência humana. (EISNER, 1999, p.44). Lésbicas e quadrinhos Ao abrir o Google e pesquisar por história em quadrinhos, nos deparamos com uma extensa lista de nomes masculinos, dentre eles desenhistas, roteiristas e outros autores consagrados. Nos primeiros resultados destacados pela busca nenhum nome feminino visível fica em destaque. Em uma sociedade pensada para homens não é surpresa que essas mídias sejam também mais facilmente relacionadas ao universo masculino. A situação se torna ainda mais crítica quando se busca pelos termos "quadrinhos lésbicos", resultando em uma infinidade de links pornográficos que não englobam a realidade desse grupo deveras vezes fetichizado. Entretanto, alguns livros (ainda poucos quando comparado à produção masculina que recebe destaque) alcançaram sucesso no meio das histórias em quadrinhos, dentre eles, Azul é a cor mais quente, de Julie Maroh, quadrinho francês que conseguiu grande visibilidade especialmente após ser adaptado para o cinema, no longa de mesmo título no Brasil e Fun Home, sendo uma autobiografia da autora lésbica Alison Bechdel. Por entender essa carência de produções destacadas feita por mulheres, mais especificamente por lésbicas, que o conto quadrinizado São três minutos, MEU AMOR é um projeto ambicioso para veiculação de quadrinhos diferentes dos que usualmente ocupam o mainstream desse universo, se fazendo presente nos espaços onde usualmente essas produções são rejeitadas, ou aceitas apenas enquanto produzidas sobre uma ótica dominante.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a conclusão desse projeto, foram utilizadas mídias tradicionais para os primeiros esboços: papel, grafites e nanquim. Na aplicação de cores e elaboração do projeto editorial foram utilizados softwares como, Photoshop CS6 e o InDesign 6. A coloração foi concluída digitalmente através de uma mesa digitalizadora Wacom Intuos pen small.਀伀 琀攀砀琀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀愀 䰀瘀椀愀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 昀漀椀 爀漀琀攀椀爀椀稀愀搀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 渀愀 最爀愀搀甀愀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 昀漀猀猀攀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 氀椀瘀爀漀猀 搀攀 搀攀猀椀最渀Ⰰ 挀漀洀漀 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 儀甀攀洀 渀漀  䐀攀猀椀最渀攀爀Ⰰ 愀搀漀琀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䔀搀椀琀漀爀愀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀 搀漀 洀攀猀洀漀 昀氀甀砀漀最爀愀洀愀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 挀椀琀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 渀漀爀琀攀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 愀搀漀琀愀搀愀 渀愀 䠀椀猀琀爀椀愀 攀洀 儀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 匀漀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 䴀䔀唀 䄀䴀伀刀⸀ 5 PUBLICO ALVO਀䴀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀琀爀攀 ㄀㠀 攀 㔀  愀渀漀猀Ⰰ 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀猀㬀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 氀猀戀椀挀漀 攀洀 猀甀愀 琀漀琀愀氀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀愀猀 昀攀琀椀挀栀椀稀愀攀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀猀 甀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀㬀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 攀 愀爀琀攀猀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 攀 漀甀琀爀愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀⸀ 6 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS਀䴀椀漀氀漀㨀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀㐀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀 䌀䴀夀䬀Ⰰ ㄀㌀ 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 挀愀爀琀漀 戀漀氀搀 ㄀㠀 最⼀洀㈀⸀ 䌀愀瀀愀㨀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀㐀Ⰰ 最爀愀洀瀀漀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀 䌀䴀夀䬀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 ㄀㠀 最⼀洀㈀⸀ 䄀挀愀戀愀洀攀渀琀漀㨀 䈀爀漀挀栀甀爀愀Ⰰ 挀漀氀愀搀漀 攀 氀愀洀椀渀愀漀 昀漀猀挀愀⸀ 7 TIPOGRAFIA਀䔀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀  搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀爀焀甀攀 漀猀 琀椀瀀漀猀 挀愀爀爀攀最愀洀 愀猀 攀洀漀攀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䔀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 戀愀氀攀猀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀愀氀愀猀 攀Ⰰ 攀洀 挀攀爀琀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 漀渀漀洀愀琀漀瀀攀椀愀猀⸀ Entendendo que em São três minutos, MEU AMOR a narrativa é circular e subjetiva e todas as interpretações são passíveis de quebras, foi feita a escolha por um tipo craquelado que representasse tanto uma fala enfraquecida da personagem quanto as incertezas que rondam o conto, sendo utilizada a fonte Beon para isso. Nesse sentido, os espaçamentos e tamanhos das fontes são inconstantes e variam de valor dependendo do sentimento que buscam inspirar.਀䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 洀愀爀爀漀洀  愀 挀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 昀漀渀琀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 戀愀氀攀猀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 瀀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 爀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 一攀猀猀愀 攀猀挀漀氀栀愀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀琀愀洀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 猀漀戀爀椀攀搀愀搀攀 攀 氀椀渀攀愀爀椀搀愀搀攀 渀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 猀攀樀愀洀 挀漀渀昀氀椀琀甀漀猀愀猀Ⰰ 猀攀搀漀 攀猀猀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀昀氀椀琀愀渀琀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 挀爀愀焀甀攀氀愀搀漀 渀漀 吀椀瀀漀 䈀攀漀渀⸀ Para a apresentação (ou prefácio) do projeto, foi optado pelo tipo Miso em corpo 12 para a introdução da autora, uma maneira de diferenciar essa etapa do quadrinho do conteúdo narrativo, apenas introduzindo-o. O recurso bold foi utilizado apenas na citação do cantor pernambucano Otto, que antecede essa breve abertura, aparecendo em corpo 16.਀㠀 䌀䄀倀䄀 A capa do projeto foi trabalhada com uma ilustração feita posteriormente à produção do conteúdo narrativo e criação dos desenhos sequenciais. Nela, vemos a personagem principal com o elemento que a rodeia durante todo o conto, a fumaça.਀䔀猀猀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ  琀愀洀戀洀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀椀挀愀爀 愀氀栀攀椀漀  挀愀瀀愀Ⰰ 焀甀攀  漀 挀漀渀瘀椀琀攀  氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 一漀 攀渀爀攀搀漀 漀 氀攀椀琀漀爀 瘀 愀 昀甀洀愀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 甀洀 椀渀搀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 琀攀洀瀀攀爀愀洀攀渀琀漀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 搀攀猀琀爀甀椀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 攀猀猀愀 攀猀琀愀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 琀爀愀最漀 搀攀 挀愀搀愀 挀椀最愀爀爀漀Ⰰ 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀攀渀漀猀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 愀漀 昀甀洀愀渀琀攀⸀ 一漀 挀漀渀琀漀Ⰰ 愀 昀甀洀愀愀  甀洀 猀洀戀漀氀漀 搀攀 昀椀洀 搀攀 瘀椀搀愀 漀甀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 搀攀渀漀琀愀渀搀漀 漀 昀椀渀愀氀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀  攀砀瀀攀氀椀搀漀  挀愀搀愀 琀爀愀最愀搀愀⸀  Foram usadas as tipografias Arial em corpo 12 pt para compor os títulos de roteiro e ilustração e a tipografia ChiTown NF em corpo 20 para o nome da autora. Para o título foi escolhida a tipografia DK Innuendo de corpo 24 pt, numa busca de assemelhar-se aos trabalhos manuais de fanzines que serviram de inspiração para a estética do projeto.਀一愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 挀爀漀洀琀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 搀甀愀猀 挀漀爀攀猀 搀攀 瀀氀愀渀漀 搀攀 昀甀渀搀漀Ⰰ 漀 愀洀愀爀攀氀漀 ⠀昀㘀攀㐀愀㈀⤀ 攀 漀 洀愀爀爀漀洀 ⠀搀㈀㠀㜀㔀攀⤀ 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀洀 漀 愀昀攀琀漀 攀 愀 洀攀氀愀渀挀漀氀椀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 搀甀愀猀 挀漀爀攀猀 昀漀爀愀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀椀爀挀甀氀愀爀 漀 爀漀猀琀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 椀氀甀猀琀爀愀渀搀漀 漀 焀甀愀渀琀漀 攀氀愀Ⰰ 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀 漀 昀椀洀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀洀漀爀漀猀漀Ⰰ 攀猀琀漀 瀀攀爀洀攀愀搀愀猀 搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀渀琀攀猀 攀 昀爀椀漀猀Ⰰ 渀甀洀愀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀攀洀爀椀愀猀 戀漀愀猀 攀 爀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A história em quadrinhos apresentada é resultante de um miniconto de autoria da ilustradora Lívia Costa. O enredo conta através de fragmentos de memórias e de textos o fim do amor entre duas mulheres, apresentando analogias entre o tempo, menstruação e o dinheiro gasto em cigarros como um simbolismo de uma relação onde a única certeza parece ser o fim.਀䄀 挀愀搀愀 焀甀愀搀爀漀 猀攀 戀甀猀挀愀 搀攀椀砀愀爀 瀀漀渀琀愀猀 猀漀氀琀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀漀猀猀愀 琀攀爀 椀渀昀椀渀椀琀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀洀 甀洀 昀椀洀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 漀渀搀攀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀 挀漀渀猀漀氀漀 瀀愀爀愀 漀 昀椀洀 挀爀椀愀 攀 爀攀挀爀椀愀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀渀搀漀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀洀 愀戀攀爀琀漀⸀ Em São três minutos, MEU AMOR, cada imagem é um texto distinto do apresentado na narração e nos balões de fala. O projeto se propõe a trazer uma narrativa circular onde as ilustrações ressignificam os textos escritos e vice-versa. Entendendo que a imagem e a escolha dos enquadramentos para cada painel sequencial é uma produção consciente e inconsciente de um sujeito, despertar a consciência e as subjetividades dos leitores dessa obra é um ofício inevitável. Nesse sentido, a compreensão desse quadrinho é inteiramente subjetiva, o que Martine Joly, em seu livro Introdução à Análise da Imagem, insinua ao dizer que ler é na verdade uma provocação de novas significações do aqui e agora.਀⠀⸀⸀⸀⤀ 猀攀 瀀攀爀猀椀猀琀椀爀洀漀猀 攀洀 渀漀猀 瀀爀漀椀戀椀爀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 甀洀愀 漀戀爀愀 猀漀戀 漀 瀀爀攀琀攀砀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 猀 椀渀琀攀渀攀猀 搀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ  洀攀氀栀漀爀 瀀愀爀愀爀 搀攀 氀攀爀 漀甀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 椀洀愀最攀洀 搀攀 椀洀攀搀椀愀琀漀⸀ 一椀渀最甀洀 琀攀洀 愀 洀攀渀漀爀 椀搀攀椀愀 搀漀 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 焀甀椀猀 搀椀稀攀爀㬀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀甀琀漀爀 渀漀 搀漀洀椀渀愀 愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀⸀ 吀愀洀瀀漀甀挀漀 攀氀攀  漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 瘀椀瘀攀甀 渀愀 洀攀猀洀愀 瀀漀挀愀 漀甀 渀漀 洀攀猀洀漀 瀀愀猀Ⰰ 漀甀 琀攀洀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀⸀⸀⸀ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀ⴀ氀愀Ⰰ 渀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 挀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 攀洀 琀攀渀琀愀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀漀 洀砀椀洀漀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀爀攀攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 攀猀猀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 渀攀猀猀愀猀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀攀猀 愀焀甀椀 攀 愀最漀爀愀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 猀攀 琀攀渀琀愀 猀攀瀀愀爀愀爀 漀 焀甀攀  瀀攀猀猀漀愀氀 搀漀 焀甀攀  挀漀氀攀琀椀瘀漀⸀ ⠀䨀伀䰀夀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㐀⤀⸀ 9 ILUSTRAÇÃO਀䄀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀 昀爀愀最洀攀渀琀漀猀 椀渀猀瀀椀爀愀搀漀猀 渀愀猀 昀愀渀稀椀渀攀猀 攀 眀攀戀挀漀洀椀挀猀 焀甀攀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀漀爀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀椀猀琀甀爀愀搀愀猀 愀漀 琀爀愀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 搀愀 愀甀琀漀爀愀 攀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀愀 䰀瘀椀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 焀甀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 焀甀愀搀爀椀渀椀猀琀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀攀洀 猀攀 愀戀爀愀渀最攀渀搀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 漀 攀渀昀漀焀甀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀椀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 攀氀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀搀漀琀愀搀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 攀猀琀椀氀漀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀椀猀 焀甀愀搀爀漀猀 瀀漀爀 瀀最椀渀愀⸀ Em primeiro lugar, essa escolha conferia uma linguagem mais dramática a narrativa, contando gradativamente os fatos de forma pausada e expansiva. Depois, optar por dois quadros únicos para cada folha veio como uma inspiração na produção de zines independentes como as webcomics publicadas por Grabriela Masson (também conhecida como lovelove6) e Carol Rossetti. Duas artistas participantes do cenário de quadrinhos produzidos por mulheres no Brasil e atuantes em publicações de coletâneas com temáticas feministas ou voltadas para relacionamentos interpessoais, o que serviu como um traço norteador para o projeto.਀䄀氀洀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀 琀爀愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀 漀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀 琀爀愀稀 昀漀爀洀愀猀 洀愀椀猀 愀爀爀攀搀漀渀搀愀猀 攀 氀椀瘀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀甀挀漀 爀攀戀甀猀挀愀洀攀渀琀漀 搀攀 栀愀挀栀甀爀愀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 洀愀渀挀栀愀猀 攀 挀漀爀攀猀⸀ 䔀猀猀攀 挀愀洀椀渀栀漀 昀漀椀 愀 漀瀀漀 昀攀椀琀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 攀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 瀀愀椀渀椀猀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀漀渀昀攀爀攀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 愀昀攀琀漀  渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 匀攀渀搀漀 攀猀猀愀猀 搀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀洀漀爀漀猀漀猀Ⰰ 琀攀洀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀  Por fim, as escolhas dos enquadramentos também são essenciais para entender o conto. Foi no processo de elaboração do storyboard que o roteiro passou a fazer sentido como uma história “aberta” e circular, já que os planos, casados a estética do traço escolhido para a obra, mostram ao mesmo tempo em que escondem os detalhes da narrativa, como por exemplo, os olhos das personagens que nunca são vistos. ਀㄀  倀䄀䐀刀쌀伀 䌀刀伀䴀섀吀䤀䌀伀 As cores são fundamentais para projetos visuais. São elas que carregam os significados “naturais” do consciente e do inconsciente que nos afetam independentemente do condicionamento natural e social que nos encontramos. A cor tem uma natureza interdisciplinar, é ela que media a decodificação do sistema nervoso, códigos linguísticos e os códigos culturais. É através dela que interpretamos o mundo e os ambientes, traduzindo signos e transformando símbolos em linguagem. ਀䄀 猀攀洀椀琀椀挀愀 挀漀洀漀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 焀甀攀 攀猀琀 渀愀 戀愀猀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 挀漀最渀椀琀椀瘀漀猀 戀椀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 栀甀洀愀渀漀猀 攀 渀漀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 攀渀最氀漀戀愀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 甀洀 洀愀爀挀漀 攀瀀椀猀琀攀洀漀氀最椀挀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀⸀ 匀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀洀漀猀 愀 挀漀爀 挀漀洀漀 猀椀最渀漀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀⸀ 䄀 挀漀爀 瀀漀搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 猀椀最渀漀 瀀愀爀愀 甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 昀猀椀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 昀椀猀椀漀氀最椀挀漀 漀甀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀⸀ ⠀䈀爀愀渀搀漀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ 㔀⤀ Para além das sensações e elementos físicos que são despertados através da conexão com as cores, sabe-se também que as combinações cromáticas acordam o psicológico humano. As cores estão presentes no cotidiano social desde os tempos mais antigos, agregando valores e sensações às nossas experiências pessoais. De acordo com Tom Fraser (2012), “as cores são a língua materna do nosso inconsciente”. ਀倀攀渀猀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 琀爀愀稀攀爀 攀猀猀攀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 䌀愀搀愀 瀀愀椀渀攀氀 攀 琀攀砀琀漀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 愀渀最切猀琀椀愀 洀椀猀琀甀爀愀搀愀猀 愀漀 愀昀攀琀漀⸀ 倀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 攀猀猀攀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 琀漀渀猀 瀀愀猀琀椀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀瘀椀稀愀爀 攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 昀爀甀猀琀爀愀漀 挀愀甀猀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 琀攀砀琀漀 洀攀氀愀渀挀氀椀挀漀 攀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 琀爀洀椀渀漀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀漀⸀ 䄀 挀漀爀 搀漀 愀洀愀爀攀氀漀 愀氀愀爀愀渀樀愀搀漀 昀漀椀 愀 漀瀀漀 昀攀椀琀愀 搀攀 琀漀洀 焀甀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 愀昀攀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 渀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 漀渀搀攀 愀猀 搀甀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 攀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 渀琀椀洀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 猀愀氀洀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 ᰀ瀠攀氀攀ᴀ†攀 挀愀爀渀攀 瀀甀氀猀愀渀琀攀Ⰰ 猀漀 甀猀愀搀愀猀 攀砀瀀愀渀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀愀椀渀椀猀 搀攀 挀攀渀愀猀 搀攀 猀攀砀漀 攀 搀攀猀攀樀漀⸀ Os tons de cinza e marrom também aparecem frequentemente nos quadros onde a personagem narradora aparece sozinha (ou apenas acompanhada do cigarro), ornando também os painéis ocupados por objetos inanimados (quartos e portas), representando dessa maneira a solidão e frieza da racionalidade no relacionamento, remetendo ao sentimento de tristeza e aceitação do fim.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀甀戀氀椀挀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 愀甀琀漀爀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀洀漀爀 搀攀 搀甀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀  昀愀稀攀爀 甀洀 洀愀爀挀漀 渀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 渀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀⸀ 䔀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀最爀攀最愀 瘀愀氀漀爀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 爀椀焀甀攀稀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 椀渀琀爀渀猀攀挀漀  瀀甀戀氀椀挀愀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 昀愀琀漀 搀攀 攀洀攀爀最椀爀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀甀漀猀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀猀愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀 焀甀攀 甀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 爀攀挀甀猀愀搀愀猀 漀甀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 漀甀 昀攀琀椀挀栀椀稀愀攀猀⸀ Sendo assim, uma possível veiculação desse tipo de história em quadrinhos, que se pretende enquanto coletânea, abrindo portas para mais autoras, seria de fato um projeto inovador e de grande valor social no combate as estigmatizações sofridas por lésbicas a nível nacional e internacional.਀䌀漀洀漀 挀漀渀挀氀甀猀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 愀 漀戀爀愀  猀攀渀猀瘀攀氀 愀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 椀渀攀爀攀渀琀攀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 漀 愀洀漀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀爀椀琀攀爀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀攀渀猀愀搀愀 攀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀 挀漀洀 漀 攀猀洀攀爀漀 瀀愀爀愀 愀洀愀渀琀攀猀 搀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. São Paulo: Papirus Editora, 1996.

BRANDÃO, L.M.B. Epistemologia de la comunicación: um análisis semiótico de la਀椀渀昀漀爀洀愀挀椀渀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 氀愀 椀洀愀最攀渀 搀攀 氀愀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀⸀ 䰀攀漀渀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ ㈀㜀㜀 瀀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䄀漀 攀 䌀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⤀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䰀攀漀渀⸀ 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䘀椀氀漀猀漀昀椀愀 礀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀攀 氀愀 䔀搀甀挀愀挀椀漀渀⸀ ㈀  ㌀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀匀䔀刀Ⰰ 吀漀洀⸀ 䈀䄀一䬀匀Ⰰ 䄀搀愀洀⸀ 伀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀愀 挀漀爀 渀漀 搀攀猀椀最渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䜀䔀匀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀⸀ 嘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䰀猀戀椀挀愀 渀漀猀 儀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀琀爀椀瀀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀琀瀀洀⼀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀ⴀ氀攀猀戀椀挀愀ⴀ渀漀猀ⴀ焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀