ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01184</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa de Comunicação para a Clínica Vivacy Centro de Estética</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Wendy Alldrey Morais Barbosa (Universidade Federal de Alagoas); Adriana Thiara de Oliveira Silva (Universidade Federal de Alagoas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Estratégica, Planejamento em Comunicação, Programa de Comunicação, Relações Públicas, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho descreve o desenvolvimento de um programa de comunicação para a Vivacy Centro de Estética, uma clínica localizada na cidade de Maceió/AL que, com três anos de mercado, almeja a expansão no Estado. Os principais objetivos da consecução do projeto foram o suprimento de necessidades comunicacionais detectadas ao longo das pesquisas de campo realizadas na organização e a implementação de ações estratégicas que beneficiassem os públicos do centro de estética em sua totalidade. O programa foi desenvolvido como Trabalho Conclusão de Curso e apresentado à Universidade Federal de Alagoas no ano de 2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto descreve os processos de diagnóstico, planejamento e detalhamento de ações estratégicas propostas à clínica Vivacy Centro de Estética, uma empresa que, apesar do pequeno porte, do ramo competitivo em que está inserida e do pouco tempo de atuação no mercado, demonstra interesse na adoção de estratégias que a diferenciem no mercado e atendam às necessidades de seus públicos, além de possuir amplas perspectivas de crescimento, especialmente em âmbito regional. Após estudos e análises estratégicas da organização e de pesquisa direcionada, foi constatado que a clínica apresentava demandas comunicacionais específicas. Tais informações configuraram-se como o ponto de partida para a definição de objetivos, ações e estratégias capazes de fortalecer a comunicação do centro de estética, bem como mecanismos de avaliação que permitissem o acompanhamento de resultados em relação a todo o planejamento desenvolvido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo do projeto foi o aprimoramento da comunicação do centro de estética Vivacy a partir de ações que contemplassem todos os públicos envolvidos com a organização no intuito de promover o benefício mútuo e fortalecer os relacionamentos com os grupos pontuados. Para isso, buscou-se desenvolver ações que facilitassem o firmamento do nome da empresa no mercado local, atraíssem um maior número de interessados no ramo e nos procedimentos estéticos e de bem-estar e fortalecessem a possibilidade de abertura de uma segunda unidade da clínica. Além disso, as ações surgiram, também, com o intuito de facilitar a rotina do centro de estética, aproximar os públicos envolvidos por meio dos canais ideais, fortalecer relacionamentos e manter elevados os níveis de satisfação dos públicos interno e externo. No programa desenvolvido, buscou-se atingir todos os públicos listados por meio de ações direcionadas e, assim, dar início à execução de uma comunicação de excelência na organização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Kunsch (2003) afirma que o sistema organizacional se viabiliza graças à comunicação nele existente, que permitirá sua contínua realimentação e sua sobrevivência. A necessidade de se alinhar a comunicação às possibilidades de cada organização e seus públicos, portanto, é essencial, já que essa mesma comunicação é fator delineador do sucesso ou do fracasso de empresas inseridas em mercados por vezes inconstantes. Neste contexto, a escolha da empresa a ser estudada surgiu do interesse em aperfeiçoar a comunicação de uma organização cujas características oferecem uma série de desafios e oportunidades. Os desafios são representados, por exemplo, por fatos como o porte da empresa e seu funcionamento em um prédio comercial, que restringem a visibilidade da organização e fazem com que ela se dê quase que exclusivamente através da comunicação externa. A comunicação, por outro lado, oferece uma infinidade de possibilidades e oportunidades à gestão neste contexto, que vão desde a aproximação e alinhamento do público interno através da realização de reuniões periódicas à captação de novos clientes por meio de ações de marketing e investimento em publicidade. Ao se estudar a Vivacy, através das pesquisas e análises, percebeu-se que tais oportunidades comunicacionais não estavam sendo aproveitadas e que estas poderiam ajudar a empresa a conquistar a almejada expansão. Buscou-se, então, sanar tais fatos através de um planejamento concebido para aproveitar e desenvolver melhor as possibilidades comunicacionais da empresa, atingindo todos os seus públicos de interesse e fortalecendo a organização como um todo através do aprimoramento, inclusive, de processos essenciais ao seu funcionamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento deste trabalho, foram levantadas informações através de pesquisa de campo com os públicos interno e externo da empresa, além de investigação bibliográfica em livros e artigos científicos do campo de estudo para contextualização acerca de elementos como a comunicação. Em um primeiro momento, utilizou-se o método da análise SWOT, aplicado através de observação participante e diálogos com os públicos envolvidos, ambos desenvolvidos ao longo de visitas à clínica realizadas em um período aproximado de dois anos. Em seguida, após um detalhado mapeamento de públicos tendo como base a conceituação lógica proposta por Fábio França, foram definidas duas etapas de realização das pesquisas de campo, que visaram sondar a realidade da organização internamente e o relacionamento entre cliente e empresa através da comunicação. A primeira etapa envolveu o público interno e contou com o método de entrevistas em profundidade para sua consecução. Nesta parte da pesquisa, foi possível detectar, por exemplo, a existência de uma cultura e clima agregadores na organização, nos quais as colaboradoras têm incentivos em capacitação e desenvolvimento, são sintonizadas e motivadas e participam ativamente das inovações ocorridas na empresa. Por outro lado, assim como na segunda etapa, foram observadas arestas na comunicação da organização que podem ser aparadas através da atuação de um profissional de Relações Públicas. A segunda etapa atingiu o público externo e foi realizada a partir da aplicação de inquéritos online aos clientes que frequentaram a clínica em um período de duas semanas. A pesquisa revelou a existência de clientes fidelizados e satisfeitos, conectados a diferentes tecnologias da comunicação e apresentados à Vivacy  em sua maioria  por amigos e familiares. Os inquéritos permitiram, também, que os clientes indiretamente apontassem algumas mudanças necessárias na comunicação do centro de estética, como a diminuição no número de clientes que não acompanham a empresa nas redes sociais e o aproveitamento de outras oportunidades de divulgação da empresa, como a realização de eventos externos. Tais pesquisas tiveram, como principais objetivos, auxiliar no desenvolvimento de um diagnóstico da forma através da qual a comunicação da clínica estava sendo executada e percebida por seus diferentes públicos naquele momento e auxiliar em um planejamento para potencializar a capacidade de atuação do centro de estética, de modo que a comunicação estimulasse e acompanhasse o crescimento da organização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com base nas informações captadas nas pesquisas e nos dados contidos no diagnóstico, foi elaborado um programa de comunicação com objetivos e ações delineados a partir de demandas e ideias apresentadas pelos públicos estudados. Todas as ações são pontuadas a seguir: 1) Reuniões administrativas mensais A clínica Vivacy conta com um número reduzido de colaboradoras, fator que facilita a utilização de técnicas como esta. A proposta aqui apresentada une-se à importância de a equipe reservar um momento para tratar exclusivamente da organização e de sua realidade, alinhando seus objetivos, discutindo acontecimentos, traçando planos, etc. A realização de reuniões favorecerá, inclusive, a execução das demais ações aqui propostas, uma vez que as colaboradoras terão a oportunidade de avaliá-las em conjunto. 2) Promoção de palestras e cursos ministrados pela equipe Vivacy O conhecimento da gestão e das colaboradoras acerca não somente de assuntos relacionados à estética  como o empreendedorismo, por exemplo  é vasto. Diante disso, a proposta de realização de palestras e cursos periódicos abertos ao público surge como uma oportunidade de divulgar o trabalho da Vivacy de maneira diferente. Ter gestão e colaboradoras como porta-vozes será uma forma de demonstrar as habilidades da equipe e levar adiante o trabalho do centro de estética a diferentes públicos. 3) Reconfiguração da comunicação online Atualmente, o centro de estética Vivacy dispõe, em sua comunicação digital, de duas redes sociais (Facebook e Instagram), um website e um e-mail institucional. Diante de uma mídia poderosa como a internet, estas opções são básicas e deixam em aberto uma série de possibilidades para aperfeiçoamento da comunicação online da organização. Portanto, dentro da proposta aqui apresentada, incluem-se: 3.1) Redes sociais Tais canais de comunicação podem ser incrementados por meio da atualização de seus designs e definição de linhas de conteúdo apresentados em cada uma, com o desenvolvimento de campanhas periódicas voltadas a temas atrativos, descontos exclusivos e promoções. O objetivo, portanto, será aproximar mais os públicos externos da empresa no ambiente online. A principal novidade nesta proposta, no entanto, será a adesão da clínica ao Youtube, cujo canal próprio, além de dar suporte às demais redes sociais, abrigará arquivos de entrevistas com a equipe, vídeos publicitários, palestras, registros da rotina da organização, dicas práticas de saúde e bem-estar e demais conteúdos que inserissem a marca Vivacy na vida das pessoas de forma prática e natural. 3.2) Website e blog corporativo Propõe-se, nesta etapa, a revisão e atualização de dados contidos no website da organização regularmente. Além disso, a proposta aqui apresentada inclui a criação de um blog corporativo dentro do próprio website, com conteúdo relacionado ao empreendedorismo e voltado para profissionais da área de fisioterapia e estética, bem como outras empresas que atuam no mesmo ramo. Esse seria um canal contínuo de comunicação com esse público para que, aos poucos, a Vivacy se tornasse uma referência da área. 4) Criação de programa de fidelidade para os clientes A boa avaliação do centro de estética Vivacy por parte dos clientes traz a oportunidade de retribuir e reforçar tal resultado através de ações de marketing de relacionamento. Os programas de fidelização surgem aqui, portanto, com o intuito de retribuir tal avaliação e, ainda, atrair clientes novos ou esporádicos através de ofertas especiais, fazendo-os retornar à clínica mais vezes e auxiliar no aumento deste nível de satisfação apresentado atualmente. A proposta, inicialmente, inclui a ação básica de implementação do chamado cartão fidelidade, estruturas impressas no qual cada cliente acumula pontos com visitas ao centro de estética. Posteriormente, pode-se migrar para um sistema online. 5) Criação de campanhas periódicas com exploração de mídia externa As campanhas de marketing surgem, neste projeto, com o intuito de aproximar alguns públicos do centro de estética Vivacy, bem como conscientizar seus clientes acerca de uma das questões levantadas pelas colaboradoras. O primeiro propósito tem como base os resultados da pesquisa com o público externo, que revelou baixos índices de visitas por parte dos homens (apenas 9,5% dos respondentes da pesquisa eram do sexo masculino) e por parte de pessoas com idade acima dos 60 anos, que também somam apenas 9,5% do total. Ambos são públicos cujos esforços da Vivacy também podem ser direcionados, já que seu trabalho envolve diferentes faixas etárias e ambos os sexos. O segundo, por fim, surge a partir de temática abordada pelo público interno da organização, que relatou um problema recorrente acerca da concorrência desleal no ramo da estética na cidade de Maceió, com considerável divergência de valores dos procedimentos e a disponibilização de serviços de qualidade inferior, o que denota um risco para os clientes  atraídos pelos preços abaixo dos encontrados no mercado. A ideia, portanto, é realizar diferentes campanhas, utilizando como base  num primeiro momento  os dois públicos e o tema citados. Os objetivos, nestes dois contextos, são diferentes: no primeiro, espera-se atrair mais componentes do sexo masculino e pessoas maiores de 60 anos à clínica e, no segundo, conscientizar o público em geral acerca da importância de se pesquisar clínicas de estética e conhecer a qualidade das ferramentas e serviços prestados antes de contratar um serviço. 6) Media training com a gestão e colaboradoras Realizar a divulgação de uma organização por meio, principalmente, de quem a constrói é uma tática essencial na captação de novos clientes, fornecedores e parceiros. O media training surge nesse contexto com o objetivo de capacitar a gestão e as colaboradoras da Vivacy Centro de Estética para que todas possam representar a organização utilizando técnicas específicas da comunicação. Esta realização favorece também as atividades de relacionamento propostas, incluindo as apresentadas no presente trabalho  com destaque para a realização de cursos tendo as colaboradoras como facilitadoras. Com uma maior segurança, o público interno da clínica se tornará ainda mais apto tanto a ministrar cursos, quanto apresentar seu trabalho à imprensa. 7) Realização de sorteio para captação de dados e divulgação da clínica As pesquisas com o público externo da organização demonstraram que metade dos clientes entrevistados não possui contato com a empresa nas redes sociais. Tal cenário não é favorável, pois elas se configuram como meios de comunicação direta também com os clientes da organização, uma vez que divulga informações úteis e de importância para todos os públicos, mas não atinge uma parte destes. Uma das soluções encontradas foi a realização, inicialmente, de um sorteio de pacote especial de procedimentos na clínica. Sua operacionalização se dará de maneira manual, em que cada cliente atendido participará através do recebimento e preenchimento de uma mini-ficha durante sua recepção na clínica. Tal ficha solicitará informações de comunicação dos clientes e trará o informe de que o resultado do sorteio será divulgado apenas nas redes sociais, um atrativo para o acesso dos clientes a estas. 8) Realização de eventos externos Tal proposta também se baseia em uma das sugestões dadas por colaboradoras da organização, que visualizaram a necessidade de aproveitamento do espaço disponibilizado pelo edifício comercial que abriga a Vivacy Centro de Estética para divulgação do trabalho da empresa. O edifício comercial que abriga a clínica dispõe de áreas comuns amplas, que podem ser utilizadas para ações externas de marketing, com foco no público concentrado no local. Uma das atividades consideradas é o #RelaxDayVivacy, ação que envolverá a oferta de massagens e a conscientização, por parte de profissionais da área de psicologia, acerca do combate ao estresse excessivo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Através de estudo teórico e da investigação direta desenvolvida por meio de pesquisa aplicada ao centro de estética, foi possível desenvolver um planejamento de comunicação capaz de reforçar os pontos positivos da organização e atender a demandas apresentadas por seus públicos interno e externo. Ao longo deste processo, foi possível observar detalhes específicos na empresa estudada, como, por exemplo, a existência de uma cultura e clima organizacionais ímpares e que influenciam positivamente na satisfação dos clientes. Tornou-se evidente, também, que as oportunidades de crescimento da empresa são constantes e que a comunicação, neste contexto, poderia ser melhor desenvolvida através da adoção de novos meios e estratégias adequadas à realidade da clínica. Durante a construção do projeto, o centro de estética Vivacy forneceu total apoio para realização de todas as atividades necessárias. A execução de todas as atividades ocorreu sem imprevistos e de maneira proveitosa para os envolvidos. Tal abertura permitiu a elaboração de ações capazes de evidenciar o papel estratégico da profissão de Relações Públicas, que, como explicita Penteado (1984), envolve um mix de funções  dividindo-se em pesquisa; assessoramento; coordenação; planejamento; execução; controle e avaliação. Além disso, foi possível comprovar também que o trabalho das Relações Públicas é necessário e possível em organizações de grande, médio ou pequeno porte. As propostas inseridas neste trabalho equivalem a uma parcela das ações que podem ser implementadas na organização, uma vez que o trabalho das Relações Públicas é contínuo e adaptável de acordo com as necessidades, contexto e características da empresa. Pode-se considerar também, portanto, que um dos objetivos do Programa de Comunicação proposto foi dar início a um maior suporte comunicacional à organização ao apresentar a comunicação como um elemento-chave de seu funcionamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FRANÇA, Fábio. A releitura dos conceitos de públicos pela conceituação lógica. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.). Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 209-239<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. <br><br>O que é media training?. Disponível em <http://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-mediatraining/>. Acesso em: 23 ago. 2016.<br><br>PENTEADO, J. R. Whitaker. Relações públicas nas empresas modernas. São Paulo: Pioneira, 1984.<br><br> </td></tr></table></body></html>