INSCRIÇÃO: 01408
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Radionovela: Laços Fracos
 
AUTORES: Oliza Mourão Bezerra (Universidade de Fortaleza); Amanda Martins Saraiva Oliveira (Universidade de Fortaleza); Isabela Rodrigues Cunha (Universidade de Fortaleza); Pamella Romão Teixeira Lima (Universidade de Fortaleza); Alessandra Oliveira Araujo (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: radionovela, criação publicitária, rádio, publicidade,
 
RESUMO
O presente trabalho consiste em uma radionovela de três episódios, totalizando vinte minutos, que foi desenvolvida na disciplina de Sociedade de Informação e Tecnologias, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui o tema “Laços Fracos” (também título do radiodrama), com o objetivo de fazer uma discussão sobre a fluidez das relações. Esse projeto foi fundamentado teoricamente em dois autores, Zygmunt Bauman, com os textos “Amor Líquido” e “44 cartas ao mundo líquido moderno”; e “A Galáxia da Internet”, de Manuel Castells. Já a fundamentação técnica foi feita usando o texto “Manual Urgente para Radialistas Apaixonados”, de Jose Ignacio Lopez Vigil. A partir desses teóricos e de uma reflexão acerca de suas ideias, produzimos a radionovela “Laços Fracos”.
 
INTRODUÇÃO
Como trabalho avaliativo da disciplina de Sociedade de Informação e Tecnologias, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), foi produzido um radiodrama abordando o tema “Laços Fracos”. A produção apresenta começo meio e fim, com viradas em sua trama. Possui três capítulos, o primeiro com sete minutos e quarenta e sete segundos, o segundo com cinco minutos e quarenta e sete segundos e o terceiro com sete minutos oito segundos, totalizando 20 minutos e trinta e seis segundos. Essa produção foi voltada para a veiculação na web rádio Unifor que tem uma audiência semestral de 30 mil pessoas, segundo informações da coordenação da rádio.਀䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀 昀氀甀椀搀攀稀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀 最攀爀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀洀漀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 搀漀椀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀甀琀漀爀攀猀 娀礀最洀甀渀琀 䈀愀甀洀愀渀 ⠀㈀  㐀㬀 ㈀ ㄀㄀⤀ 攀 䴀愀渀甀攀氀 䌀愀猀琀攀氀氀猀 ⠀㈀  ㌀⤀⸀ 䔀猀猀攀猀 搀漀椀猀 愀甀琀漀爀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 伀 䈀愀甀洀愀渀 ⠀㈀  㐀㬀 ㈀ ㄀㄀⤀ 昀漀挀愀 渀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 愀漀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀 椀渀琀攀渀猀愀猀 瀀漀爀洀 攀昀洀攀爀愀猀Ⰰ 焀甀攀  瀀攀爀椀最漀猀漀 猀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀猀 攀 焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 琀攀洀 洀甀椀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䨀 漀 䌀愀猀琀攀氀氀猀 ⠀㈀  ㌀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀氀攀 搀椀稀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀猀 瀀漀搀攀洀 琀漀爀渀愀爀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 猀漀挀椀瘀攀椀猀 渀愀 瘀椀搀愀 漀昀昀ⴀ氀椀渀攀⸀  A fundamentação técnica foi feita a partir do texto “Manual Urgente para Radialistas Apaixonados” de Jose Ignacio Lopez Vigil (2004), que expõe sobre como ter uma boa locução, as técnicas de gravação e edição e a importância das ambientações. A partir do estudo desses textos produzimos a radionovela “Laços Fracos”.
 
OBJETIVO
Este projeto tem como principal objetivo produzir uma radionovela, dividida em três capítulos, sobre a liquidez das relações, visando desenvolver uma análise sobre duas obras de Zygmunt Bauman (2004; 2011). Para chegarmos nessa discussão, optamos por criar uma história fictícia, ambientada no futuro, porém tratando de um conflito atual que são as novas formas de sociabilidade. Utilizamos o gênero dramático, na intenção de gerar questionamentos e reflexões sobre as novas formas de sociabilidade e as possíveis consequência das relações virtuais. Estabelecemos comparações com obras de outros autores, como Manuel Castells para melhor exemplificar o tema abordado, possibilitando ao ouvinte uma reflexão acerca de um tema tão atual.
 
JUSTIFICATIVA
O gênero dramático, por meio da produção radiofônica, possibilita a criação de diversos produtos, por exemplo a radionovela, que fez muito sucesso no início do século XX segundo Magaly Prado (2012), com efeitos sonoros realistas e atores famosos, ela atraia a atenção de famílias inteiras no momento de sua transmissão, porém hoje poucas pessoas podem dizer que ouviram a uma radionovela, pois a partir do surgimento da televisão no Brasil, em 1950, o gênero passa por um processo de migração para o novo meio, como explica Ferrarotti (2014). ਀䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 猀攀爀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 嘀椀最椀氀 ⠀㈀  㐀⤀ 昀愀氀愀 搀攀 挀漀洀漀 攀猀琀攀 最渀攀爀漀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀渀搀漀 猀攀搀甀琀漀爀 渀漀 爀搀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 瀀漀搀攀洀 椀洀愀最椀渀愀爀 愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 漀 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 挀栀愀洀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 愀甀搀椀琀椀瘀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀椀 瀀愀甀琀愀搀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 椀渀切洀攀爀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀攀猀 焀甀攀 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀爀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 愀甀搀椀琀椀瘀愀猀 搀攀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 愀椀渀搀愀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 䈀愀甀洀愀渀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 攀 瀀漀爀 琀攀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 攀猀猀攀 最渀攀爀漀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 琀爀愀渀猀瀀漀渀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 甀搀椀漀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀搀挀愀猀琀⸀ A escolha do tema foi feita a partir das discussões dos textos e pela atualidade do tema, também pela possibilidade de gerar uma identificação dos ouvintes, por exemplo a liquidez das relações. Para desenvolver esse conteúdo usamos como referência principal duas obras de Zygmunt Bauman: “Amor Líquido” (2004) e “44 cartas ao mundo líquido moderno” (2011). Durante a radionovela, fizemos uma reflexão do que o autor diz em suas obras, ao fazer uma crítica da forma como as relações acontecem no cotidiano:਀ᰀ⸠⸀⸀ 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 攀渀琀爀愀爀 渀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀氀攀渀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 攀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 猀戀爀椀漀⸀ 䰀攀洀戀爀攀ⴀ猀攀㨀 渀愀搀愀 搀攀 ᰀ愠洀漀爀  瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀琀愀ᴀ†愀焀甀椀⸀ 一愀搀愀 搀攀 愀瀀愀椀砀漀渀愀爀ⴀ猀攀☀⸠ᴀ†⠀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀⸀ A fala de Bauman faz uma crítica à liquidez das relações e, com este foco, desenvolvemos uma radionovela em que o personagem principal tem receio e acha que poderá morrer se construir uma relação amorosa com alguém. Afirmando o pensamento de Bauman.਀倀漀爀洀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 爀愀搀椀漀搀爀愀洀愀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 挀漀渀琀爀愀搀椀稀攀爀 攀猀猀攀 愀甀琀漀爀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䄠 䜀愀氀砀椀愀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀ᴀ†搀攀 䴀愀渀甀攀氀 䌀愀猀琀攀氀氀猀 ⠀㈀  ㌀⤀⸀ 䔀猀琀攀 琀攀砀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 渀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀洀漀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀猀 椀渀椀挀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 琀愀洀戀洀 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 氀愀漀猀 昀漀爀琀攀猀 焀甀愀渀琀漀 氀愀漀猀 昀爀愀挀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀⸀ 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 焀甀攀 攀氀愀 瀀漀搀攀 搀椀洀椀渀甀椀爀 搀椀猀琀渀挀椀愀猀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀猀猀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 瀀漀搀攀洀 愀琀 最攀爀愀爀 洀愀椀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 瘀攀爀 渀愀 挀椀琀愀漀 愀戀愀椀砀漀㨀 “... a Internet parece ter um efeito positivo sobre a interação social, e tende a aumentar a exposição a outras formas de informação.”(CASTELLS, 2003, p. 100).਀䘀愀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀洀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 㔀㐀Ⰰ㤀─Ⰰ 洀愀椀猀 搀愀 洀攀琀愀搀攀 搀漀猀 氀愀爀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀甀攀洀 愀挀攀猀猀漀  椀渀琀攀爀渀攀琀 猀攀最甀渀搀漀 愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 倀漀爀 䄀洀漀猀琀爀愀 搀攀 䐀漀洀椀挀氀椀漀猀 ⠀倀渀愀搀⤀Ⰰ 攀猀猀攀 洀愀椀漀爀 甀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 最攀爀漀甀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀 挀攀氀甀氀愀爀  甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 渀愀瘀攀最愀爀 渀愀 爀攀搀攀 攀洀 㠀 Ⰰ㐀─ 搀愀猀 挀愀猀愀猀 挀漀洀 愀挀攀猀猀漀  椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 焀甀攀 㠀㄀Ⰰ㠀─ 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 猀漀 樀漀瘀攀渀猀 搀攀 ㄀㔀 愀 ㄀㜀 愀渀漀猀⸀ Com o aumento do uso da internet, as formas de sociabilidade foram se modificando, pessoas se encontram por compatibilidade de interesses nas redes sociais. Acreditamos que esse é um assunto de extrema relevância, o qual precisa ser aprofundado e discutido dentro e fora do ambiente acadêmico. Também deve ser questionada a visão pessimista dessas novas formas de sociabilidade, já que é evidente que não voltaremos as formas arcaicas de antes, isso demanda que consigamos viver essas mudanças de uma maneira saudável, construindo laços, criando relações e este radiodrama traz isso: como sobreviver em tempos que a internet modificou as formas de se relacionar.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Segundo o escritor José Ignácio Vigil, um sócio drama se caracteriza por narrar de forma real precisa os acontecimentos de um lugar. Precisamente em nosso produto “Laços Fracos”, o drama se faz na cidade de Nova Aliança em uma realidade temporal muito além da que vivemos. O produto teve como referência as obras de Zygmunt Bauman principalmente em suas análises sobre a efemeridade das relações atuais. O trabalho foi realizado para a cadeira “Sociedade da Informação e Tecnologia” e orientada por Alessandra Oliveira.਀倀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 昀漀爀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 吀愀氀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀甀猀挀愀瘀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀  搀攀稀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 愀  漀瀀椀渀椀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 漀 昀甀琀甀爀漀 攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀洀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 渀漀猀 愀渀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 攀 漀 焀甀攀 猀攀 漀戀琀攀瘀攀 昀漀椀Ⰰ 攀洀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀 攀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 漀戀爀愀 䴀愀渀甀愀氀 甀爀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀猀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀猀 ⠀嘀䤀䜀䤀䰀Ⰰ ㈀  㐀⤀ 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 爀搀椀漀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 渀愀爀爀愀搀漀爀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 攀 瘀椀渀栀攀琀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 甀猀愀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 愀甀搀椀琀椀瘀愀猀 攀 最攀爀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 渀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 倀漀爀琀愀渀琀漀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 猀攀 漀甀瘀攀 攀猀琀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 愀 渀愀爀爀愀漀 攀砀琀攀爀渀愀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀洀攀漀 搀攀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀⸀ Ao longo do roteiro percebe-se a citação das emoções e dos pensamentos do personagem. Esse efeito é causado propositalmente para caracterizar o gênero como dramático, dando espaço ao âmbito psicológico de cada personagem. A escolha das vozes de cada personagem foi feita a partir de uma análise da personalidade de cada um. Entre dois personagens principais, haviam diferenças como timidez, eloquência e altura da voz tornando necessária a busca por essas características nas pessoas escolhidas para tais papéis.਀䄀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 甀搀椀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 甀洀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 ⠀唀一䤀䘀伀刀⤀ 攀 昀漀椀 攀昀攀琀甀愀搀愀 攀洀 搀漀椀猀 搀椀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 伀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 樀 琀椀渀栀愀洀 猀椀搀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀漀猀 甀搀椀漀猀 昀漀椀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 瀀攀氀漀 戀愀渀挀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 搀漀 攀搀椀琀漀爀⸀ 伀 攀搀椀琀漀爀Ⰰ 刀漀戀猀漀渀 匀爀最椀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀 氀愀瀀椀搀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀㨀  Sound forge (da empresa SONY)਀匀愀洀瀀氀椀琀甀搀攀 ⠀搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䴀愀最椀砀⤀ ਀䄀 攀搀椀漀 搀愀 琀爀愀洀愀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 甀洀 攀猀琀切搀椀漀 搀愀 唀一䤀䘀伀刀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 琀爀猀 搀椀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 琀愀洀戀洀 渀愀猀 瘀漀稀攀猀⸀ 伀 洀愀椀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀猀猀愀 洀漀搀椀昀椀挀愀漀  愀 ᰀ瀠攀爀猀漀渀愀最攀洀ᴀ†䄀⸀䤀⸀ ⠀䄀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 䤀渀琀攀氀椀最攀渀琀攀⤀ 焀甀攀 琀攀洀 猀甀愀 瘀漀稀 愀氀琀攀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 愀最甀搀漀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀渀搀漀 愀漀 猀漀洀 搀攀 甀洀 爀漀戀 焀甀攀  挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀 搀愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 愀 琀爀愀洀愀 猀甀瀀漀猀琀愀洀攀渀琀攀 猀攀 瀀愀猀猀愀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀漀猀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀爀愀洀愀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀 猀攀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀猀猀攀⸀ 匀漀渀猀 搀攀 渀漀琀椀昀椀挀愀漀 猀漀 漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 渀攀猀猀攀 焀甀攀猀椀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 洀攀猀洀漀 攀猀琀 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 愀琀爀攀氀愀搀漀 愀 甀洀愀 昀愀氀愀 搀愀 䄀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 䤀渀琀攀氀椀最攀渀琀攀⸀ 伀甀琀爀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 琀爀愀渀猀椀攀猀 搀攀 挀攀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 搀攀 栀漀爀爀椀漀 漀甀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 愀氀琀攀爀攀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 搀椀氀漀最漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀栀攀最愀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 攀昀攀椀琀漀  搀攀 戀愀爀甀氀栀漀 搀攀 洀焀甀椀渀愀猀 攀 渀漀琀椀昀椀挀愀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀氀攀 攀猀琀 椀渀搀漀 瀀愀爀愀 挀愀猀愀  瀀爀攀猀攀渀琀攀 漀 猀漀洀 搀愀猀 挀栀愀瘀攀猀 攀 搀漀 挀愀爀爀漀 猀愀椀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 儀甀愀氀焀甀攀爀 最渀攀爀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀甀椀琀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 漀猀 猀漀渀猀⸀ 䔀洀 甀洀愀 渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 椀猀猀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀攀渀爀椀漀 愀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 攀 甀洀愀 戀漀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 昀愀稀 漀 氀漀挀甀琀漀爀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀⸀ A divisão em três capítulos foi finalizada nesta parte do processo para a caracterização do gênero como radionovela.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A radionovela “Laços Fracos” possui três capítulos, cada um contendo em média sete minutos, narrada com começo, meio e fim. Dessa forma, cada episódio termina em seu ápice, despertando interesse ao ouvinte para o começo do próximo, já que a radionovela em si apresenta inúmeras viradas. Visando o entendimento preciso do tema, optamos por dividi-la numa quantidade específica e bastante explicativa de episódios, que pudesse mostrar explicitamente a história que contamos e o desenrolar da mesma. ਀伀 渀愀爀爀愀搀漀爀 琀愀洀戀洀 昀愀稀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 搀攀渀漀洀椀渀愀洀漀猀 搀攀 䄀氀攀砀⸀ 䄀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 挀栀愀洀愀洀漀猀 愀 挀漀愀搀樀甀瘀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 攀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀⸀  Ao elaborarmos o roteiro, baseado nos livros "Amor Líquido" e "44 cartas ao mundo líquido moderno", ambos de Zygmunt Bauman, priorizamos por enfatizar questões que o mesmo aborda em ambas as obras, como a fluidez das relações, a dificuldade existente na comunicação afetiva, a ruptura de vínculos, a banalização do amor verdadeiro e duradouro, a instabilidade que cerca a vida humana, entre outros assuntos que estão sendo retratados. Após a escrita de cada episódio, percebemos que a nossa principal preocupação em relação ao desdobrar da história estaria em como demonstrar e de que forma apresentar, o que, para nós, era o indispensável: o aprofundamento das relações e como isso pode acontecer diante de uma sociedade fragilizada pelos meios de comunicação, pelo medo e pela insegurança que hoje essas relações geram na sociedade como um todo, assim como pela falsa sensação de que não precisamos do outro. Sendo assim, foi imprescindível entendermos o que Bauman tenta nos mostrar em suas obras, para que pudéssemos descobrir uma maneira de ir contra isso, mesmo sabendo que vivemos sendo pautados pela fragilidade dos laços interpessoais que adquirimos durante nossa existência. O suicídio, dentro do âmbito da radionovela produzida, vem da ideia de que ao nos aprofundarmos demais, estaríamos perdendo vidas e ao fim delas, morreríamos literalmente. Essas perdas de vidas, geram efeitos colaterais físicos e emocionais, normalmente vistos, como consequência da vivência abundante das relações.਀一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 搀愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀渀琀愀 焀甀攀 搀攀猀搀攀 挀攀搀漀 愀瀀爀攀渀搀攀 挀漀洀漀  瀀攀爀椀最漀猀漀 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀氀最甀洀 攀 琀爀愀琀愀 攀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀甀椀挀搀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 焀甀攀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀  愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 攀 渀漀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀⸀ 䐀攀 愀氀最甀洀 洀漀搀漀Ⰰ 攀氀攀 愀挀愀戀愀 琀攀渀搀漀 挀攀爀琀漀 爀攀挀攀椀漀 搀攀 猀攀 攀渀琀爀攀最愀爀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 最攀猀琀漀猀 猀漀 瘀椀猀琀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀琀攀渀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀氀栀愀爀 渀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 愀戀爀愀愀爀Ⰰ 戀攀椀樀愀爀Ⰰ 昀愀氀愀爀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 琀漀挀愀爀Ⰰ 猀攀 愀瀀愀椀砀漀渀愀爀⸀ 伀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瘀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀 愀猀 搀攀昀椀渀攀 挀漀洀漀 愀氀最漀 猀甀瀀爀昀氀甀漀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 瀀爀漀搀甀稀 渀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 焀甀攀 愀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀 渀漀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瀀愀甀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 渀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 䄀氀攀砀Ⰰ 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 渀愀 猀攀搀攀 渀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 刀䔀䐀䔀Ⰰ 攀洀瀀爀攀猀愀 昀椀挀琀挀椀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 猀攀爀瘀椀漀 椀渀琀攀氀椀最攀渀琀攀 渀愀 焀甀愀氀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀Ⰰ 攀猀琀 攀洀 猀攀甀 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 搀攀 爀攀瀀攀渀琀攀  渀漀琀椀昀椀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 椀渀琀攀氀椀最攀渀琀攀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 爀攀挀攀戀椀搀漀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 䄀渀愀⸀ 䄀氀攀砀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 猀甀爀瀀爀攀猀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀椀渀最甀洀 愀琀 攀渀琀漀Ⰰ 栀愀瘀椀愀 攀渀琀爀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 攀氀攀 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀漀 猀攀甀 搀漀洀 瀀愀爀愀 漀 瀀椀愀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀椀 漀 挀愀猀漀 搀攀 䄀渀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀氀攀 愀 愀挀攀椀琀漀甀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 猀甀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀 漀猀 搀漀椀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀愀洀 愀琀 琀愀爀搀攀 搀愀 渀漀椀琀攀⸀ 一漀 搀椀愀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 䄀氀攀砀 漀氀栀愀 瀀愀爀愀 猀椀Ⰰ 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 焀甀攀 愀焀甀攀氀愀 愀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 氀栀攀 挀愀甀猀愀爀Ⰰ 洀愀猀 氀漀最漀 猀攀渀琀攀 甀洀 愀氀瘀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀攀甀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 戀爀愀漀猀Ⰰ 瀀攀爀渀愀猀Ⰰ 攀猀琀愀瘀愀洀 攀洀 瀀攀爀昀攀椀琀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 一漀 栀愀瘀椀愀 渀愀搀愀 昀猀椀挀漀 渀攀洀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀攀猀琀攀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 䄀渀愀 挀漀渀瘀椀搀愀 䄀氀攀砀 瀀愀爀愀 椀爀 愀漀 挀椀渀攀洀愀 攀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 愀焀甀椀氀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 氀栀攀 挀愀甀猀愀爀Ⰰ 愀挀攀椀琀愀⸀ Com isso, alguns sintomas começaram a aparecer, frio na barriga, nervosismo, apreensão e no fundo, ele sabia que tudo aquilo advinha do que estava prestes a acontecer. Aquilo era novo para Alex, olhar para o sorriso de Ana, focar seus olhos nos olhos dela, eram coisas que ele não sabia como medir ou mesmo como controlar, era agradável e lhe transmitia acima de medo, prazer e felicidade. O segundo episódio começa com a aparição e descrição do narrador perante os acontecimentos que sucederam a ida ao cinema. Olheiras em demasia, insônia durante a noite, ansiedade, incômodo físico, tudo era resultado do que havia acontecido, das escolhas que ele fez.਀倀愀猀猀愀爀愀洀ⴀ猀攀 搀甀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀Ⰰ 漀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀 瀀攀爀猀椀猀琀攀洀 攀 䄀氀攀砀 樀 渀漀 猀愀戀椀愀 愀漀 挀攀爀琀漀 焀甀愀渀琀愀猀 瘀椀搀愀猀 樀 栀愀瘀椀愀 瀀攀爀搀椀搀漀 攀洀 洀攀椀漀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 䄀渀愀⸀ 伀猀 搀漀椀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀愀洀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 攀 愀洀戀漀猀 爀攀氀愀琀愀爀愀洀 漀 焀甀攀 猀攀渀琀椀愀洀 搀椀愀渀琀攀 搀愀焀甀攀氀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 樀 攀砀椀猀琀椀愀 瀀愀爀愀 愀洀戀漀猀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 漀 洀攀搀漀 攀 愀 椀渀猀攀最甀爀愀渀愀 琀漀洀愀瘀愀 挀漀渀琀愀 搀攀 䄀氀攀砀 攀 搀攀 䄀渀愀Ⰰ 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 攀猀琀愀爀攀洀 樀甀渀琀漀猀 攀 搀攀 瘀椀瘀攀爀攀洀 漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 攀砀椀猀琀攀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀琀攀爀爀漀洀瀀椀搀愀 挀愀猀漀 洀漀爀爀愀洀 瀀漀爀 渀漀 猀愀戀攀爀攀洀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 愀猀 爀攀愀攀猀 焀甀攀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 搀漀椀猀 氀栀攀猀 挀愀甀猀愀洀⸀ 䄀渀愀 昀漀椀 攀洀戀漀爀愀 攀 䄀氀攀砀 琀攀渀琀愀瘀愀Ⰰ 猀漀稀椀渀栀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 挀漀渀猀椀最漀⸀ 唀洀愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 氀栀攀 瀀攀爀琀甀爀戀愀瘀愀 攀 搀愀瘀愀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 搀切瘀椀搀愀猀⸀ 一漀瘀漀猀 椀渀搀挀椀漀猀 猀甀爀最椀愀洀 攀 挀漀洀 攀氀攀猀 洀愀椀猀 愀洀攀搀爀漀渀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀瀀攀爀琀漀 渀漀 瀀攀椀琀漀 攀 漀 攀渀漀爀洀攀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 瘀攀爀 䄀渀愀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 昀愀稀椀愀洀 搀愀 渀漀椀琀攀 搀攀 䄀氀攀砀 氀漀渀最愀 搀攀洀愀椀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 䄀渀愀 氀栀攀 挀愀甀猀愀瘀愀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀⸀ No terceiro e último episódio, Alex se aproveita do ócio para pesquisar sobre as mortes já registradas na cidade em que vive, Nova Aliança, já que ele tem em mente que em um futuro não tão distante, passará pelo mesmo. Alguns hábitos são considerados mortais na medida em que são realizados. Como exemplo deles, olhar nos olhos, abraçar, ver, tocar. Até que ele encontra a principal causa dessas mortes, a “Paixão” e passa a se questionar sobre esse sentimento e sobre o efeito que ele lhe trouxe até então. Alex então decide ir atrás de Ana e, acaba a beijando. Ele então se lembra de tudo que já havia lhes acontecido dentro daquele relacionamento, desde a primeira conversa numa rede social, até o momento presente, envolvido por tantos sentimentos, sendo o amor o maior deles. Os dois caem em si e descobrem um no outro o apoio, a força e a vontade de encarar um mundo tão fragilizado pela efemeridade dos envolvimentos. Barreiras que ali foram destruídas e que deram lugar a algo maior, talvez confuso para ambos, mas visto como precioso e significativo.਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀愀渀琀愀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀渀搀漀ⴀ猀攀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 䄀氀攀砀 搀攀挀椀搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 洀甀搀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀琀愀渀搀漀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 愀 攀氀愀猀 漀 焀甀攀 愀焀甀椀氀漀 漀 琀爀漀甀砀攀⸀ 䔀氀攀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀愀猀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 攀猀琀愀爀 瘀椀瘀攀渀搀漀 攀 攀渀挀愀爀愀渀搀漀 愀 瘀椀搀愀 攀 漀 焀甀攀 愀猀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 漀 琀爀愀稀椀愀⸀ Ana e Alex, juntos, incentivam as pessoas a viverem sem medo, a se relacionarem, a não permitirem que seus envolvimentos sejam superficiais, a se entregarem, amarem e demonstrarem aos outros o quão bom e significante é se sentir completo perto de alguém. Em alguns dias, o assunto se popularizou em Nova Aliança, em um mês Ana e Alex deram inúmeras palestras, em dois anos viraram COACH de relacionamento, incentivando milhares de pessoas a viver uma relação sadia e advinda de um amor e companheirismo verdadeiro.਀䘀愀氀愀渀搀漀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 琀爀愀稀  爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 甀洀 愀爀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀 焀甀攀 漀瀀琀愀洀漀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 爀攀洀攀琀攀 愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀 甀洀 琀愀渀琀漀 愀洀瀀氀椀愀搀愀 攀洀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀 瀀愀猀猀愀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 琀攀洀愀 搀漀 挀愀猀愀氀Ⰰ ∀吀栀椀渀欀椀渀最 伀甀琀 䰀漀甀搀∀Ⰰ 搀漀 䔀搀 匀栀攀攀爀愀渀 氀攀瘀愀  琀爀愀洀愀 甀洀 愀爀 洀愀椀猀 爀漀洀渀琀椀挀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 愀 氀攀瘀攀稀愀 攀 愀 挀氀愀爀攀稀愀 搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 愀洀戀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀 瀀攀氀漀 漀甀琀爀漀⸀ 嘀椀最椀氀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 愀 洀切猀椀挀愀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 攀洀漀漀 攀 焀甀攀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 挀爀椀愀爀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 最渀攀爀漀 渀漀 琀爀愀稀Ⰰ 猀漀稀椀渀栀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀搀甀稀椀爀 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 ᰀ䰠愀漀猀 䘀爀愀挀漀猀ᴀ†昀漀椀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 渀猀Ⰰ 洀愀猀 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ 䔀砀瀀氀漀爀愀洀漀猀 甀洀 琀攀洀愀 愀琀甀愀氀 攀 焀甀攀 攀猀琀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 渀漀猀猀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 渀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 渀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 爀搀椀漀 攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 挀爀椀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ A criação da história foi essencial para formação de cada um da equipe, pois a cada fase fomos percebendo o quanto esse tema precisa ser discutido. Será que estamos caminhando para uma sociedade como “Nova Aliança”? Será que estamos mesmo nos privando de sentimentos e relações intensas? Bauman coloca esses questionamentos em algumas de suas obras e o nosso principal objetivo era o contradizer, fazendo com que nossos personagens principais fossem contra essas situações pré impostas.਀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 琀攀爀 挀漀渀猀攀最甀椀搀漀 最攀爀愀爀 甀洀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 渀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀椀爀愀搀愀猀 攀 猀椀琀甀愀攀猀 椀渀攀猀瀀攀爀愀搀愀猀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 焀甀攀 最攀爀愀猀猀攀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 愀 挀攀爀挀愀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 琀爀愀稀攀爀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀㨀 ∀匀攀爀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 渀漀猀猀愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀 攀昀洀攀爀愀猀 攀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀椀猀㼀∀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀洀漀猀 愀漀 渀漀猀猀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀瘀攀爀 爀攀氀愀攀猀 搀甀爀愀搀漀甀爀愀猀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀 攀洀 甀洀 琀攀洀瀀漀 漀渀搀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 瀀愀爀攀挀攀洀 猀攀爀 愀 切氀琀椀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 搀愀爀 愀戀爀愀漀猀 愀瀀攀爀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀昀椀愀爀 甀洀 渀漀 漀甀琀爀漀 攀 挀爀椀愀爀 瘀渀挀甀氀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀⸀ 䄀洀漀爀 氀焀甀椀搀漀㨀 猀漀戀爀攀 愀 昀爀愀最椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 氀愀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀 䔀搀椀琀漀爀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀⸀ 㐀㐀 䌀愀爀琀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 氀焀甀椀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀 䔀搀椀琀漀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䄀 最愀氀砀椀愀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀猀 渀攀最挀椀漀猀 攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀⸀ 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀䐀伀Ⰰ 䴀愀最愀氀礀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀漀 刀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䐀愀 䈀漀愀 倀爀漀猀愀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䜀䤀䰀Ⰰ 䨀漀猀 䤀最渀挀椀漀 䰀漀瀀攀稀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 甀爀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀猀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀栀漀洀攀⼀攀猀琀愀琀椀猀琀椀挀愀⼀瀀漀瀀甀氀愀挀愀漀⼀愀挀攀猀猀漀愀椀渀琀攀爀渀攀琀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀