INSCRIÇÃO: 01464
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP05
 
TÍTULO: Ligue 180 e Denuncie
 
AUTORES: Larissa Mota Texeira (Universidade de Fortaleza); Thais Mesquita Gadelha (Universidade de Fortaleza); Lara Loureiro Lima (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: denúncia, violência, mulher, jingle, rádio
 
RESUMO
O trabalho a seguir analisa uma peça publicitária produzida para a cadeira de Redação Publicitária 2, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, cujo objetivo foi o emprego das técnicas utilizadas para produção de um jingle. O tema do trabalho foi a conscientização ao combate à violência à mulher. O jingle produzido foi capaz de explorar o conteúdo e passar uma idéia de como combater essa violência, deixando claro que é um crime e onde pode ser feita a denúncia.
 
INTRODUÇÃO
Fortaleza é uma das cidades do Nordeste onde as mulheres mais sofrem algum tipo de violência, seja ela sexual, psicológica ou física. Muitas vezes, as mulheres não denunciam seus agressores por medo ou por não quererem expor sua situação para outras pessoas.਀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 挀愀搀攀椀爀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ㈀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 樀椀渀最氀攀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 挀漀渀琀爀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀  洀甀氀栀攀爀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䌀攀愀爀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀氀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 洀搀椀愀 搀攀 ㌀Ⰰ㔀 挀愀猀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 漀甀 昀愀洀椀氀椀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ A equipe desejou focar o conceito da peça em contar uma história e mostrar a importância de denunciar o agressor para combater esse crime, isso por meio da música, pois “Diferentemente de outros sons, como ruídos, barulhos etc., a música pode ser carregada de emoção e, portanto, portadora de efeitos de sentido mais ou menos programáveis”. (PEREZ. 2004) ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 昀愀氀愀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀 䰀椀最甀攀 ㄀㠀  攀 搀攀渀甀渀挀椀攀Ⰰ 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 䰀愀爀椀猀猀愀 䴀漀琀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀Ⰰ 吀栀愀椀猀 䴀攀猀焀甀椀琀愀 䜀愀搀攀氀栀愀 攀 䰀愀爀愀 䰀漀甀爀攀椀爀漀 䰀椀洀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 搀攀猀搀攀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀ⴀ氀漀猀 昀爀攀渀琀攀 愀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀椀渀搀愀 洀甀椀琀漀 挀漀洀甀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀椀洀爀椀漀 愀 焀甀攀 漀 樀椀渀最氀攀 猀攀 搀椀爀椀最攀 猀漀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㄀㘀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀 瘀琀椀洀愀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀 猀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀挀愀爀攀洀 愀琀攀渀琀愀猀 攀 挀漀洀漀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 搀攀渀切渀挀椀愀 挀愀猀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀攀 愀氀最甀洀愀 愀最爀攀猀猀漀⸀  Em casos de violência doméstica ou familiar geralmente é mais difícil a realização da denúncia, pois o agressor pode ser o parceiro da mulher ou algum familiar. Com isso, a equipe usa o jingle para alertar as pessoas para os casos que acontecem dentro de casa, buscando mostrar para todos os ouvintes que essa atitude é crime e precisa ser denunciada para que a vida da vítima possa seguir uma nova direção e que ela consiga ter segurança.਀䄀 椀渀琀攀渀漀  愀琀椀渀最椀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 渀漀 爀搀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀  甀洀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀樀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 愀琀 渀愀猀 洀攀渀漀爀攀猀 挀椀搀愀搀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀  爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀ 䔀氀愀 瀀漀搀攀 猀攀 搀愀爀 搀攀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 昀漀爀洀愀猀㨀 愀猀猀搀椀漀Ⰰ 攀猀琀甀瀀爀漀Ⰰ 琀漀爀琀甀爀愀Ⰰ 瘀椀漀氀渀挀椀愀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 漀甀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 瀀攀爀猀攀最甀椀漀 漀甀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀⸀ Segundo uma pesquisa divulgada pelo Datafolha uma em cada três mulheres são vítimas de violência no Brasil e só na região Nordeste uma em cada dez mulheres já sofreram algum tipo de agressão. Essa pesquisa também fala que 52% das vítimas se calam, apenas 11% procuram a delegacia da mulher e 13% preferem o auxílio da família. De acordo com a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, publicada em outubro de 2016, temos que Fortaleza é uma das cidades mais violentas da região Nordeste em termos de violência doméstica, onde 18,97% das mulheres sofreram algum tipo de violência emocional, física ou sexual nos últimos 12 meses. ਀唀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀猀猀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀  愀 搀攀渀切渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 愀 愀最爀攀猀猀漀  昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 瀀愀爀挀攀椀爀漀Ⰰ 攀砀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 漀甀 甀洀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 渀漀 攀砀椀猀琀椀甀 渀攀渀栀甀洀愀 氀攀椀 樀甀搀椀挀椀愀氀 焀甀攀 昀愀氀愀猀猀攀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 搀攀猀搀攀 ㈀  㘀Ⰰ 攀猀琀 攀洀 瘀椀最漀爀 愀 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀Ⰰ 焀甀攀 挀爀椀愀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀椀戀椀爀 攀 瀀爀攀瘀攀渀椀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 搀攀渀切渀挀椀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 搀攀氀攀最愀挀椀愀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 洀愀椀猀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 愀 䐀攀氀攀最愀挀椀愀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀 攀 瀀攀氀愀 䌀攀渀琀爀愀氀 搀攀 䄀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀  䴀甀氀栀攀爀 ⠀䰀椀最甀攀 ㄀㠀 ⤀Ⰰ 愀 搀攀渀切渀挀椀愀  愀渀渀椀洀愀 攀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 ㈀㐀栀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀⸀  Partindo dessa realidade, a equipe decidiu falar sobre violência doméstica ou familiar, buscando mostrar algumas características ou situações que acontecem em um lar onde a mulher é agredida para causar identificação e, no final, mostrar uma solução e uma mudança por meio da denúncia a Central de Atendimento à Mulher. “ Além de idiomas, palavras e entonações, o entendimento de uma mensagem é dado por algo prévio, ainda mais fundamental: as experiências vividas, a situação concreta dessa pessoa, o meu eu e suas circunstâncias.” (IGNÁCIO. 2003. Pág. 49)਀ 䔀猀猀愀 洀攀椀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 愀 搀攀渀切渀挀椀愀 昀漀椀 漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 猀攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 漀甀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 攀猀琀 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 搀攀渀切渀挀椀愀Ⰰ 攀氀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 攀 猀攀爀 甀洀愀 愀琀椀琀甀搀攀 搀攀 攀渀漀爀洀攀 瘀愀氀漀爀⸀ A música escolhida para ser base da paródia foi “A casa”, de Vinícius de morais, além de ser uma música que já fala sobre esse ambiente, ela é bastante conhecida, por boa parte da população, independente da região de localidade. A história criada pela recriação da música tem a intenção de gerar o conhecimento, em seguida curiosidade, a paródia começa com o jingle e termina com o um locutor falando. ਀䘀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 琀攀爀 漀 稀攀氀漀 搀攀 挀漀洀漀 瀀愀猀猀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀漀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀愀 挀漀洀漀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 昀漀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 瀀愀爀搀椀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀爀 漀 樀椀渀最氀攀 搀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 搀切瘀椀搀愀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀 猀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀 瀀愀猀猀愀爀 挀攀爀琀愀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 昀漀椀 甀猀愀搀愀 愀 搀爀愀洀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀琀  漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  O intuito é se comunicar com a vítima e com qualquer pessoa que saiba ou presencie alguma agressão, para que ela perceba que se calar diante disso não é a melhor opção, por isso, denunciar talvez seja a única alternativa que irá fazer com que aquela violência deixe de acontecer. A veiculação no rádio é parte da estratégia de alcance, pois é uma mídia muito utilizada no estado, só em Fortaleza, segundo o Ibope Media, publicada em 2015, o alcance médio de mercado é de 94%. Dessa forma, a propagação do jingle ocorrerá rapidamente, atingindo um grande número de pessoas praticamente ao mesmo tempo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Após apresentação do briefing, a equipe buscou conhecer as características de um jingle e de sua criação. Com isso vimos que o jingle é uma mensagem publicitária, em forma de música, geralmente simples, fácil de cantar e que é feito para uma marca, serviço ou produto específicos. ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀搀焀甀椀爀椀爀 琀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀爀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 瀀愀猀猀愀搀漀㨀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀漀渀琀爀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀  洀甀氀栀攀爀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 䌀攀愀爀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 洀搀椀愀 搀攀 ㌀Ⰰ㔀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 漀甀 昀愀洀椀氀椀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀爀 搀椀愀⸀ 䔀猀猀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 瀀愀爀愀 昀攀挀栀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀⸀  Desde o começo da criação, a equipe buscou pensar sem imagens e fazer a voz transmitir sentimento, força, cativar atenção do ouvinte para escutar a história e fazê-lo sentir a necessidade de denunciar. ਀䔀渀焀甀愀渀琀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀攀挀栀愀瘀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 攀氀愀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 甀猀愀爀 愀 瀀愀爀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 樀椀渀最氀攀 昀攀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀  昀攀椀琀愀 甀洀愀 愀搀愀瀀琀愀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 爀攀挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀⸀ 䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 洀切猀椀挀愀 搀攀 嘀椀渀挀椀甀猀 搀攀 䴀漀爀愀椀猀 ⴀ ᰀ䄠 䌀愀猀愀ᴀⰠ 甀洀愀 洀攀氀漀搀椀愀 攀 氀攀琀爀愀 樀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀漀爀 最爀愀渀搀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀Ⰰ 渀攀猀猀愀 挀愀猀漀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 搀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀漀 挀椀爀挀甀椀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 一愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀甀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀㨀  ᰀ删漀琀攀椀爀漀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀渀搀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 焀甀攀 瘀愀椀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 刀攀挀漀洀攀渀搀愀ⴀ猀攀 漀 猀攀甀 甀猀漀 瀀愀爀愀 甀搀椀漀猀 搀攀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ᴀ⠠䘀䔀刀刀䄀刀刀䔀吀伀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 倀最⸀ ㈀ 㘀⤀ 䤀猀猀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀椀愀 愀 挀愀渀琀漀爀愀 攀 愀 氀漀挀甀琀漀爀愀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 琀攀砀琀漀 攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 瀀爀琀椀挀漀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀瘀愀漀⸀  Pensou-se cuidadosamente na escolha das palavras a serem substituídas na letra original, para que elas pudessem contar a história que queríamos sem mudar a melodia e o arranjo da música. “É a palavra, mas também o tom com que se diz” (IGNÁCIO. 2003. Pág. 49). A escolha das palavras certas para composição da letra é fundamental para facilitar a compreensão e memorização da mensagem, é imprescindível que seja composta por palavras simples. Além disso, atentou-se ao ritmo da música, passeando por tons mais graves e uma melodia mais lenta, para dar um efeito mais dramático. O jingle relata algumas características presentes em uma casa habitada por uma mulher agredida, como falta de afeto entre ela e o agressor, a insegurança e como tudo pode acabar se a denúncia for feita. Mostramos a denúncia como algo simples e decisivo.਀䄀 氀漀挀甀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 爀攀猀猀愀氀琀愀洀漀猀 焀甀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀  挀爀椀洀攀 攀 焀甀攀  瀀爀攀挀椀猀漀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀⸀ 刀攀瀀攀琀椀洀漀猀 漀 氀漀挀愀氀 搀愀 搀攀渀切渀挀椀愀Ⰰ 愀 䌀攀渀琀爀愀氀 搀攀 䄀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀 䴀甀氀栀攀爀 攀 漀 渀切洀攀爀漀 愀 猀攀爀 氀椀最愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀砀愀爀 渀愀 挀愀戀攀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 最爀愀瘀愀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀⸀ 倀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀猀愀 洀搀椀愀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀愀 瀀愀爀搀椀愀 攀 搀愀 氀漀挀甀漀⸀ 䘀攀挀栀愀洀漀猀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀洀攀愀爀 愀 洀攀砀攀爀 挀漀洀 愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀洀漀猀  琀爀漀挀愀爀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 挀爀椀愀搀愀⸀ Depois que a história é contada, o final precisava mostrar força, a cantora muda o tom quando vem falar de mudança, trazendo um tom mais esperançoso, quebrando um pouco o drama e colocando um pouco de força na voz. ਀倀愀爀愀 焀甀攀 愀 挀愀渀琀漀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀猀猀攀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 猀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 挀漀洀 愀  氀攀琀爀愀Ⰰ 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 瘀攀稀Ⰰ 愀琀 漀戀琀攀爀 漀 搀爀愀洀愀Ⰰ 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 愀最爀攀猀猀漀 攀 愀 昀漀爀愀Ⰰ 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 攀 洀甀搀愀爀 猀甀愀 瘀椀搀愀⸀  Quando a música acaba, começa a locução, que é falada com força, convicção e determinação sobre a assinatura da campanha e os números para a denúncia. Como é uma peça que vai ser veiculada no rádio, a expressão e o sentimento passados pelas vozes são fundamentais para que a mensagem que deseja ser passada no jingle seja compreendida de forma certa pelo ouvinte e não crie abertura para muitas interpretações diferentes, para que possa chegar a todos os ouvintes a mesma mensagem. ਀吀攀砀琀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀㨀  Era uma casa muito engraçada਀一漀 琀椀渀栀愀 愀昀攀琀漀Ⰰ 渀漀 琀椀渀栀愀 渀愀搀愀 Ninguém podia nem apoiar਀儀甀攀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 渀漀 琀椀渀栀愀 氀  Ninguém podia sequer dormir਀倀漀爀焀甀攀 漀 瀀攀爀椀最漀 瘀椀瘀椀愀 愀氀椀  Mas essa história pode mudar਀匀攀 甀洀Ⰰ 漀椀琀漀Ⰰ 稀攀爀漀 瘀漀挀 搀椀猀挀愀爀⸀  ਀嘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀  洀甀氀栀攀爀  挀爀椀洀攀⸀ 䐀攀渀甀渀挀椀攀⸀ 䰀椀最甀攀 瀀愀爀愀 愀 䌀攀渀琀爀愀氀 搀攀 䄀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 渀切洀攀爀漀 ㄀㠀 ⸀ 䜀漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䌀攀愀爀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀氀洀 搀攀 挀甀洀瀀爀椀爀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 渀愀 挀愀搀攀椀爀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ㈀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀猀攀 樀椀渀最氀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀漀 最爀甀瀀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀  瀀攀渀猀愀爀 猀 挀漀洀 愀 瘀漀稀 攀 猀漀渀猀Ⰰ 樀 焀甀攀  甀洀愀 瀀攀愀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀攀氀漀 甀搀椀漀 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 攀渀琀漀 昀漀椀 甀洀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀攀渀猀愀爀 戀攀洀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 挀攀爀琀愀猀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 愀 搀椀爀攀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀樀愀 瀀愀猀猀愀搀愀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀  Além disso, foi importante conhecer mais sobre o assunto, muitas vezes as pessoas acham que essa realidade está muito distante de cada um, quando na verdade ela pode acontecer ao seu lado sem que ninguém perceba, por isso é relevante conhecer mais sobre as formas de denúncia, informar a população e ajudar tantas mulheres que estão passando por essa realidade.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
Violência doméstica e familiar. Disponível em: ਀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀最攀渀挀椀愀瀀愀琀爀椀挀椀愀最愀氀瘀愀漀⸀漀爀最⸀戀爀⼀搀漀猀猀椀攀⼀瘀椀漀氀攀渀挀椀愀猀⼀瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ搀漀洀攀猀琀椀挀愀ⴀ攀ⴀ昀愀洀椀氀椀愀爀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ愀猀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀⼀㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  Acessado em 9 de abril de 2017.

Pesquisa de condições socioeconômicas e violência doméstica e familiar contra a mulher. Disponível em: Acessado em 10 de abril de 2017.

FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: Sedução pela palavra. / São Paulo: Pioneira਀吀栀漀洀猀漀渀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀  搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 䨀漀猀 搀攀 䄀稀愀洀戀甀樀愀⸀ 伀猀 䨀椀渀最氀攀猀 攀 愀 匀甀愀 䌀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 䌀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 쀀 䴀愀爀挀愀⸀ ㈀  㘀⸀ 㐀㐀 昀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 䠀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 ⴀ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䐀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䐀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀 㨀 匀甀洀洀甀猀 ㈀ ㄀㐀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 㤀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䜀䤀䰀Ⰰ 䨀漀猀 䤀最渀挀椀漀 䰀瀀攀稀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 甀爀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀猀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀猀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 爀搀椀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀搀渀攀眀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀洀椀搀椀愀⼀椀渀昀漀最爀愀昀椀挀漀ⴀ洀漀猀琀爀愀搀攀琀愀氀栀攀猀ⴀ猀漀戀爀攀ⴀ漀ⴀ挀漀渀猀甀洀漀ⴀ搀攀ⴀ爀愀搀椀漀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀