INSCRIÇÃO: 01773
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA08
 
TÍTULO: Playground, a websérie (Vinheta)
 
AUTORES: Jorge Luís Vidal de Lima Alencar (Universidade Federal do Ceará); Alynne Susan Albuquerque Pereira (Universidade Federal do Ceará); Laura Angeli Brito do Nascimento (Universidade Federal do Ceará); Aigon Almeida Pinho (Universidade Federal do Ceará); Lucas Vieira dos Santos (Universidade Federal do Ceará); Gabriel de Oliveira Monte (Universidade Federal do Ceará); Glícia Maria Pontes Bezerra (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Websérie , Mercado Publicitário, Formação Acadêmica, Vinheta, Audiovisual
 
RESUMO
O presente trabalho apresenta o processo de concepção da vinheta produzida para a produção audiovisual intitulada ‘Playground, a websérie’, desenvolvida por alunos da disciplina de Laboratório de Publicidade, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, durante o semestre de 2016.2. Alinhada ao conceito e à identidade visual do projeto, a vinheta introduz, de maneira criativa e dinâmica, toda os anseios e, principalmente, as perspectivas dos alunos para com a sua formação profissional.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ᰀ倠氀愀礀最爀漀甀渀搀Ⰰ 愀 眀攀戀猀爀椀攀ᴀ†瀀爀漀瀀攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀  瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ Ao usar a técnica do storytelling, onde tramas são utilizadas em ações de comunicação de alguma marca ou produto visando uma interação com o público para a resolução de um conflito ou final de um enredo (CARRILHO e MARKUS, 2014), o trabalho traz uma representação ficcional da vida dos alunos de Publicidade e Propaganda da UFC ao relacionar, metaforicamente, a universidade a um parque de diversão para crianças, onde o mais importante a se considerar é o percurso realizado.਀䄀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀洀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀攀爀昀椀猀 攀猀琀攀猀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀䘀䌀⸀ 䌀漀洀漀 瀀爀漀瀀攀 䴀伀刀䤀一 ⠀㈀  㘀Ⰰ 瀀 ㄀㔀㌀⤀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀琀攀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀猀 搀攀猀猀愀 愀渀氀椀猀攀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 猀甀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 愀戀愀渀搀漀渀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 甀洀 最爀甀瀀漀 栀漀洀漀最渀攀漀Ⰰ 搀攀猀琀椀琀甀搀漀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 攀 猀攀洀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 渀愀 昀漀爀洀愀漀⸀  O produto, em sua unidade, expõe o proposto a partir dos mais diversos subprodutos (trailer, teaser, peças gráficas, episódios etc). A vinheta de abertura da websérie, por sua vez, apresenta uma temática criativa ao relacionar o conceito ao objetivo da trama e contribui para uma viagem ao imaginário do telespectador, pois tais viagens estão ligadas à ação e à emoção que despertam no indivíduo. As vinhetas, além de suas funções operacionais, possuem outros objetivos, como o de consolidar estética e simbolicamente a imagem da emissora. (ABREU, 2011, p.36).
 
OBJETIVO
O objetivo geral foi produzir a vinheta de abertura do produto audiovisual intitulado ‘Playground, a websérie’, considerando toda a identidade visual do projeto gráfico desenvolvido para a websérie. Apresentando todos os atores e atrizes que compõe o elenco do produto. ਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 昀漀椀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀Ⰰ 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀⼀瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀栀愀瘀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀挀椀渀琀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 攀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 渀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀䘀䌀Ⰰ 瀀愀爀愀Ⰰ 攀渀琀漀 搀愀爀 甀渀椀搀愀搀攀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Sendo um dos objetivos da graduação em Publicidade e Propaganda a formação de profissionais para o mercado de trabalho e a de pesquisadores da área, ‘Playground, a websérie’ suscita um novo olhar frente à formação em publicidade, a fim de entender os caminhos e possibilidades do curso. ‘Playground - a Websérie’, apresenta 3 personagens ficcionais baseados nos múltiplos perfis dos alunos do curso, a fim de proporcionar um reconhecimento por parte do público e, em consequência, gerar uma reflexão a respeito da discussão sobre a formação acadêmica do publicitário.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀漀爀 䴀漀爀愀渀琀攀 攀 䠀攀爀渀渀搀攀稀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 挀漀洀漀 ᰀ琠漀搀愀猀 攀猀猀愀猀 猀爀椀攀猀 搀攀 昀椀挀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 挀爀椀愀搀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀洀椀琀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀ᴀⰠ  瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀攀 洀愀椀漀爀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 渀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  Apesar de ser um dos formatos audiovisuais mais contemporâneos, grande parte das webséries apresentam vinheta de apresentação. Para seguir a tendência padrão, foi criada a vinheta de ‘Playground - a websérie’, mantendo-se sempre as formatações de identidade visual do projeto, como cores CMYK, aparência de recorte e sobreposição de lâminas de papel e intervenção por meio da presença de mãos humanas. Esses recursos, além das funções estéticas e visuais, também carregam e reforçam os conceitos de troca, experimentação e interação trabalhados na narrativa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀愀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 㘀䐀 䴀愀爀欀 ㄀Ⰰ 挀漀洀 氀攀渀琀攀猀 ㈀㐀ⴀ㄀ 㔀 䘀㐀 䤀匀 攀 㔀  洀洀 䘀㄀⸀㐀⸀Ⰰ 昀椀砀愀搀愀 攀洀 甀洀 琀爀椀瀀 挀漀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀⸀ 䄀 昀椀氀洀愀最攀洀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 䄀爀琀攀⸀  Filmamos a apresentação dos nomes do atores, suas respectivas misturas e interações, de forma a expressar o conceito da produção e, em seguida, a marca da websérie. A captação foi feita em plano sequência sem cortes, ou seja, tudo foi gravado em um único take. Para a edição final utilizamos o programa Adobe Premier CC, a fim de realizar pequenos ajustes e acelerar levemente a velocidade de vídeo, finalizado nos 25 segundos que compõem a vinheta. ਀一愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ  昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 琀爀椀氀栀愀 ∀刀栀甀戀愀爀戀 䬀椀搀猀∀ 搀愀 ∀㄀㠀   䈀愀渀搀∀ 搀漀 氀戀甀洀 䠀椀最栀 䈀攀愀洀猀⸀ 唀洀愀 洀切猀椀挀愀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 氀椀瘀爀攀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 猀椀琀攀 䘀爀攀攀 䴀甀猀椀挀 䄀爀挀栀椀攀瘀攀 ⠀氀椀渀欀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀椀琀⸀氀礀⼀㈀焀椀䬀渀挀㔀⤀⸀ 伀 攀猀琀椀氀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀  樀漀瘀攀洀 攀 琀爀愀稀 搀椀渀愀洀椀挀椀搀愀搀攀  愀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 猀爀椀攀⸀ 䰀甀椀稀 䄀爀琀栀甀爀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 ᠀删搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀ᤀ†焀甀攀 ᰀ愠 洀切猀椀挀愀 攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 愀 猀甀最攀猀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 椀洀愀最攀渀猀 渀愀 洀攀渀琀攀ᴀ†⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀   Ⰰ 瀀 ㈀㠀㘀⤀⸀  A fim de melhorar a qualidade da imagem, foram utilizados os recursos ‘Brightness and Contrast’, ‘Color Balance’ e ‘White Balance’, buscando deixar a imagem do vídeo mais viva e chamativa. Com base nesses princípios de manipulação do contraste e brilho, as edições foram feitas para que as cores usadas no conceito de identidade visual da série, as cores CMYK (ciano, magenta, yellow e black), fossem destacadas como informações relevantes.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 最爀愀瘀愀爀 攀洀 瀀氀愀渀漀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀洀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 ᠀倠氀愀礀最爀漀甀渀搀Ⰰ 愀 眀攀戀猀爀椀攀ᤀ†瀀愀爀愀 愀氀最漀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀洀 挀攀渀愀 猀漀 昀猀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 挀漀甀挀栀Ⰰ 爀攀挀漀爀琀愀搀漀猀 攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀漀猀 攀洀 甀洀 昀甀渀搀漀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀琀椀瘀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀洀漀猀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 愀氀最漀 洀愀渀甀愀氀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀Ⰰ 搀攀 搀攀搀椀挀愀漀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ A vinheta apresenta, nos seus 25 segundos de duração, o conceito de toda a trama. Irrigada das cores amarelo, magenta e ciano, que serviram para a diferenciação de personagens, foi possível criar uma unidade entre o nome dos atores que ali estão apresentados e a marcação da identidade dos personagens, indicando qual ator interpreta qual personagem.਀䄀猀 挀漀爀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀攀洀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 琀漀洀 椀渀昀愀渀琀椀氀 挀漀渀琀椀搀漀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 眀攀戀猀爀椀攀⸀ 䌀漀洀漀 愀渀琀攀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ ᠀倠氀愀礀最爀漀甀渀搀ᤀ†昀愀稀 甀洀愀 洀攀琀昀漀爀愀 搀愀 瘀椀搀愀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀 甀洀 瀀愀爀焀甀攀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀 焀甀愀渀搀漀 瀀愀猀猀愀ⴀ猀攀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀 ⠀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⤀⸀ O nome dos atores são apresentados em combinação com o sobrenome de outro ator, indicando, a priori, desacordo. Entretanto, quando o enredo é apresentado, logo no primeiro episódio, fica claro que as trocas indicam e reforçam clímax da narrativa: a troca de experiências acadêmicas realizada pelos personagens Marina, Leo e Tiago, enfatizando a importância de transitar entre as diversas áreas da formação.਀䄀猀 洀漀猀 栀甀洀愀渀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 漀 搀椀氀攀洀愀 搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 攀 猀攀 攀洀 洀攀椀漀 猀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ As imagens são acompanhadas da trilha sonora composta pela banda ‘1800 Band’, intitulada ‘Rhubarb Kids’. A música confere dinamicidade à vinheta, de acordo com o movimento dos elementos presentes no produto. Com tom jovem, o rock da trilha ambienta o espectador ao que será apresentado na sequência e dialoga com a trilha introdutório dos demais episódios.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀瀀甀氀猀漀爀 搀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 挀漀渀挀氀甀洀漀猀 焀甀攀 愀 眀攀戀猀爀椀攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀愀⸀  Por estar presente no início da websérie, a vinheta cumpre seu papel de apresentar previamente o que está a ser representado ficcionalmente pelas personagens Marina, Leo e Tiago. Alinhada com a identidade visual do projeto, toda o conceito da produção esteve presente no produto aqui descrito, atendendo também a necessidade estética da websérie.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀刀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䬀⸀一⸀㬀 䴀䄀刀䬀唀匀Ⰰ 䬀⸀ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 洀愀爀挀愀猀㨀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 伀爀最愀渀椀挀漀洀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀㠀ⴀ㄀㌀㘀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀

MORANTE, F.M.; HERNÁNDEZ, P. La webserie: convergencias y divergencias de un formato emergente de la narrativa en Red. In: Congreso Internacional de la Red Iberoamericana de Narrativas Audiovisuales (Red INAV). Málaga-Sevilla, 23-25 de mayo de 2012. Editores: Virginia Guarinos, María Jesús Ruiz (pp. 187-196). Sevilla : Universidad de Sevilla, Secretariado de Recursos Audiovisuales y Nuevas Tecnologías਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䤀一Ⰰ 䔀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀攀 洀愀猀猀愀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀堀㨀 渀攀挀爀漀猀攀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀漀爀攀渀猀攀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀 攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀㨀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀攀氀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㄀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀愀洀攀挀漀猀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㜀Ⰰ 渀⸀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㠀㘀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䈀刀䔀唀Ⰰ 䨀漀漀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 刀攀搀攀 匀漀挀椀愀氀 䔀搀甀挀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 圀漀爀欀猀栀漀瀀 搀攀 䤀渀昀漀爀洀琀椀挀愀 渀愀 䔀猀挀漀氀愀⸀ 嘀漀氀⸀ ㄀⸀ 一漀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㘀 ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀