INSCRIÇÃO: 02138
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT01
 
TÍTULO: Na trilha da voz
 
AUTORES: Matheus De Barros Barbosa Camarotti (Universidade Católica de Pernambuco); Andrea de Lima Trigueiro de Amorim (Universidade Católica de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cegos, Rádio, , Deficiente visuais, Rádio notícia
 
RESUMO
਀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀开㔀礀氀㔀∀㸀㰀猀瀀愀渀㸀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 刀搀椀漀 渀愀 吀爀椀氀栀愀 搀愀 嘀漀稀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 吀䌀䌀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䄀渀搀爀攀愀 吀爀椀最甀攀椀爀漀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀 ⠀唀渀椀挀愀瀀⤀⸀ 䄀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀猀 渀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀攀最漀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 琀漀洀漀甀 漀 挀漀爀瀀漀 搀攀 ㌀ 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 攀猀琀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 ⠀渀漀琀椀挀椀爀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⤀⸀ 䌀漀洀 瘀椀猀椀琀愀 愀 爀最漀猀 焀甀攀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 挀漀洀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 漀猀 洀攀猀洀漀猀Ⰰ 挀栀攀最愀洀漀猀 愀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 琀漀挀愀瘀愀洀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀瘀愀洀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀       ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 Segundo o Censo realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de deficientes, no Brasil, era de 45,6 milhões. A cegueira foi marcada como a deficiência que mais atingia a população, no ano: 18,8% da população era cega.
No mesmo ano, o IBGE também mostrou que mais de 81% dos deficientes eram
alfabetizados e que a porcentagem de deficientes trabalhando com carteira assinada se equiparava a do restante da população.
Estes dados comprovam que os deficientes, em especial cegos, contribuem com
uma grande parcela ativa na sociedade. Levando em consideração que o rádio é o único veículo o qual o deficiente visual tem total acesso, torna-se curioso imaginar como não existem programas radialísticos acessíveis para esse público.
O Na Trilha da Voz traz justamente isso: informação e entretenimento adequados, pensados e planejados para esse público beneficiário.
O Programa, com três blocos, busca ser um conjunto de diversidades que o
veículo rádio proporciona. O primeiro bloco traz um noticiário, pensado e construído a partir de pautas de interesse dos cegos; o segundo é composto de uma entrevista descontraída, em estúdio, sobre música e cultura com a banda Segnos; e, por fim, o último bloco apresenta uma divertida rádio-novela "Amor de Cafezal", com sua essência mexicana e apaixonantes personagens, trazendo de volta um gênero pouco explorado nos dias atuais. O projeto configura-se em um trabalho que busca a inclusão, agindo nos princípios de pluralidade dos meios de comunicação - levando informação a todos, de maneira justa. ਀
 
OBJETIVO
Geral:
proporcionar a inclusão dos sujeitos cegos no processo de comunicação social a
partir de programa de rádio.

Específico:
- Utilizar diversas possibilidades que o rádio proporciona em um programa experimental.
- Discutir pautas que interessam ao público cego.
- Mostrar a viabilidade de se produzir programas de rádio destinado ao público cego.
- Mostrar que um programa de rádio pode trazer não somente informação relevante ao público cego, mas também entretenimento e diversão acessíveis.   ਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀漀甀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀⸀ 䌀漀洀 甀洀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 椀洀攀渀猀愀 搀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀洀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 樀 搀攀瘀攀爀椀愀 栀愀瘀攀爀 愀氀最漀 搀漀 琀椀瀀漀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀 戀愀猀攀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀渀琀椀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀爀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀 甀洀 洀愀爀挀漀  Ⰰ 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀猀猀愀 挀氀愀猀猀攀⸀ 준 挀漀洀甀洀 猀攀 漀甀瘀椀爀 焀甀攀 ∀爀搀椀漀 樀  瀀爀愀 挀攀最漀∀Ⰰ 洀愀猀  洀甀椀琀漀 搀椀昀挀椀氀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀攀渀搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 挀攀最漀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 一愀 吀爀椀氀栀愀 搀愀 嘀漀稀 攀猀琀 愀 挀漀洀 攀猀猀愀 漀戀爀椀最愀漀 猀漀挀椀愀氀㨀 氀攀瘀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀猀挀甀琀愀爀⸀ ਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O objetivo do programa é proporcionar o alcance à informação e ao entreternimento
pelo público cego. Para isso, foram feitas entrevistas com cegos, em busca de traçar um perfil com pautas de interesse e com diversão adequada ao nosso público.
As fontes são pessoas cegas ou de baixa visão que podem compartilhar experiências
e/ou profissionais que são de interesse para o meio, como a educadora sexual, Julieta Jacob (Blog Erosdita) ou o inventor Marcos Oliveira (Annuit Walk)
Para a coleta das informações, foram utilizados dois gravadores de celular e a
plataforma social Whatsapp e realizadas 7 entrevistas. A edição e montagem do
programa foi feita em duas semanas. A redação e edição de texto foram de Matheus
Camarotti e Lucas Ferraz; a orientação ficou a cargo de Andrea Trigueiro; e a operação de áudio e montagem do programa com Marcos Cavalcanti, Lucas Ferraz e Matheus Camarotti.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 瀀愀甀琀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀攀最漀⸀ 倀愀爀愀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀漀⸀ 伀猀 䈀䜀猀 昀漀爀愀洀 琀漀搀漀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀 搀愀 戀愀渀搀愀 吀爀猀 一愀 䴀愀猀猀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一漀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀 挀漀洀 愀 戀愀渀搀愀 匀攀最渀漀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 ㄀㌀ 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 㐀 挀攀最漀猀 攀 焀甀攀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀攀猀琀攀 戀氀漀挀漀 昀椀挀愀爀愀洀 愀 挀愀爀最漀 搀愀 戀愀渀搀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀  昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 爀搀椀漀 渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀 愀漀猀 挀攀最漀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 搀攀 戀愀渀搀愀猀 搀攀 䴀愀爀椀愀挀栀椀Ⰰ 琀瀀椀挀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 搀攀 猀漀戀攀 猀漀洀 瀀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 愀漀 戀氀漀挀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀一吀刀䔀嘀䤀匀吀䄀䐀伀匀㨀 ㄀㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䤀䴀䔀䤀刀伀 䈀䰀伀䌀伀㨀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀섀吀䤀䄀 䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀㨀 匀攀挀爀攀琀爀椀愀 搀漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀漀猀 挀攀最漀猀⸀ 䄀瀀漀渀琀漀甀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 挀攀最愀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀䌀伀匀 䄀一吀퐀一䤀伀㨀 䔀猀琀甀搀愀渀琀攀 挀攀最漀Ⰰ ㄀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 挀攀最漀 搀攀猀搀攀 漀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀 愀 戀攀渀最愀氀愀ⴀ最甀椀愀⸀㰀戀爀㸀刀伀匀䔀䰀䄀一䤀 䐀䄀 匀䤀䰀嘀䄀㨀 䔀猀琀甀搀愀渀琀攀 挀攀最愀Ⰰ ㄀㠀 愀渀漀猀Ⰰ 挀攀最愀 搀攀猀搀攀 漀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀 愀 戀攀渀最愀氀愀ⴀ最甀椀愀⸀㰀戀爀㸀吀䔀刀䔀娀䤀一䠀䄀 䜀伀䴀䔀匀㨀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 愀瀀漀猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 愀渀漀猀Ⰰ 琀攀洀 戀愀椀砀愀 瘀椀猀漀 攀 瘀攀洀 瀀攀爀搀攀渀搀漀 栀 㔀 愀渀漀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀 愀 戀攀渀最愀氀愀ⴀ最甀椀愀⸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀䌀伀匀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀㨀 䤀渀瘀攀渀琀漀爀Ⰰ ㈀㠀 愀渀漀猀Ⰰ 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䄀渀渀甀椀琀 圀愀氀欀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 洀愀渀搀愀爀 猀椀渀愀椀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 挀攀最漀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 瘀漀氀琀愀⸀㰀戀爀㸀䨀唀䰀䤀䔀吀䄀 䨀䄀䌀伀䈀㨀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 攀搀甀挀愀搀漀爀愀 猀攀砀甀愀氀 攀 洀攀猀琀爀愀渀搀愀 攀洀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀 ⠀唀䘀倀䔀⤀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 䔀爀漀猀搀椀琀愀Ⰰ 戀氀漀最 搀攀 攀搀甀挀愀漀 猀攀砀甀愀氀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀䜀唀一䐀伀 䈀䰀伀䌀伀㨀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀匀伀一 吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀㨀 䴀切猀椀挀漀⸀ 瘀漀挀愀氀椀猀琀愀 攀 愀搀洀渀椀猀琀爀愀搀漀爀 搀愀 䈀愀渀搀愀 匀攀最渀漀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 ㄀㌀ 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀 挀攀最漀猀⸀ 一愀猀挀攀甀 挀攀最漀⸀㰀戀爀㸀匀䤀嘀伀一䄀䰀䐀伀 吀䔀伀䐀伀刀伀㨀 䴀切猀椀挀漀 攀 琀攀挀氀愀搀椀猀琀愀 搀愀 䈀愀渀搀愀 匀攀最渀漀猀⸀ 一愀猀挀攀甀 挀漀洀 瀀漀甀挀愀 瘀椀猀漀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 挀爀椀愀渀愀 瀀攀爀搀攀甀 愀猀 氀椀最愀攀猀 搀漀 渀攀爀瘀漀 琀椀挀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀刀䌀䔀䤀刀伀 䈀䰀伀䌀伀㨀㰀戀爀㸀刀섀䐀䤀伀 一伀嘀䔀䰀䄀㰀戀爀㸀 ਀
 
CONSIDERAÇÕES
Durante a produção do projeto, percebeu-se que a realização de programas deste tipo é viável. Existem pautas suficientes para os blocos noticiosos e público com interesse no conteúdo. Foi possível constatar que o universo dos cegos tem temas e assuntos de interesse público que, rotineiramente, não estão presentes na pauta diária dos meios de comunicação de massa tradicionais.

Além disso, existem profissionais de áreas como: saúde, educação e tecnologia, entre outros, que desenvolvem um trabalho específico para beneficiar o público cego e, nem sempre, essa informação chega aos interessados no tema.

A não existência do programa é uma afronta ao princípio de pluralidade do Jornalismo que tem como função social dar visibilidade e voz ao conjunto de indivíduos que fazem parte da sociedade plural e diversa na qual vivemos. Neste sentido, faz-se urgente pensar em propostas que contemplem a totalidade dos sujeitos que hoje, encontram-se à margem do processo comunicacional. Assim, concluísse que o programa alcançou o objetivo de incluir socialmente a população cega com uma experiência radiofônica inédita no meio acadêmico.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䤀一匀吀䤀吀唀吀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䜀䔀伀䜀刀䄀䘀䤀䄀 䔀 䔀匀吀䄀吀촀匀吀䤀䌀䄀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀ ⼀ 㔀⼀㈀ ㄀㘀⸀ Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=261160

PRATA, Nair. Webrádio: novos gêneros, novas formas de interação. Disponível em:਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀攀猀琀甀搀椀漀搀攀爀愀搀椀漀⼀眀瀀ⴀ愀搀洀椀渀⼀琀攀砀琀漀猀⼀眀攀戀爀愀搀椀漀开渀漀瘀漀猀开最攀渀攀爀漀猀⸀瀀搀昀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀唀䴀䄀一 䔀䌀䠀伀䰀伀䌀䄀吀䤀伀一 ጀ†䐀䄀一䤀䔀䰀 䬀䤀匀䠀Ⰰ ᰀ䈠䄀吀䴀䄀一ᴀ⸠ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㘀⼀ 㔀⼀㈀ ㄀㘀⸀ Disponível em:਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀开戀昀㌀䤀儀㤀㔀最栀欀☀氀椀猀琀⬀倀䰀琀漀堀㘀䰀㠀㠀瘀樀欀攀㐀瘀瀀渀攀瘀䌀㜀䜀昀㤀䈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀吀伀一Ⰰ 䐀漀洀椀渀椀焀甀攀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 猀愀氀瘀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 Paulus, 2006

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Primeira ed. São Paulo: GEN, 2011.

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE CEGOS – APEC. Acessado em: 05/05/2016.਀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀ 眀眀眀⸀愀瀀攀挀渀攀琀⸀挀漀洀⸀戀爀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀