INSCRIÇÃO: 00252
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: Sob Estrelas
 
AUTORES: Talita Vital Gonçalves (Universidade Federal de Uberlândia); Caroline de Camargo Bufelli (Universidade Federal de Uberlândia); Gabriela Junqueira Zanca (Universidade Federal de Uberlândia); Maria Paula Martins (Universidade Federal de Uberlândia); Bruna Pratali (Universidade Federal de Uberlândia); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Cristina Spannenberg (Universidade Federal de Uberlândia); Christiane Pitanga (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Livro-reportagem, New Journalism, Jornalismo Literário, Moradores de Rua, Fanpage
 
RESUMO
O projeto Sob Estrelas é uma produção do ano de 2016, na disciplina Projeto Experimental II do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cujos produtos são um livro-reportagem e uma fanpage com histórias de moradores de rua. Exercitando conceitos do jornalismo literário, o livro-reportagem se debruçou sobre as realidades de seis pessoas em situação de rua de Uberlândia, cidade do Triângulo Mineiro. Já a fanpage possui postagens de depoimentos originais, sem qualquer edição, que servem como um convite para a leitura do livro. Ambos são uma tentativa de se fazer olhar para além dos preconceitos.
 
INTRODUÇÃO
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em conjunto com a Secretaria Nacional de Assistência Social (MDSA), define a população que vive nas ruas como um grupo populacional heterogêneo, com pessoas de diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos rompidos, falta de habitação convencional regular, sendo compelido a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento de forma temporária ou permanente.਀䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀甀琀爀愀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 唀戀攀爀氀渀搀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 最爀愀渀搀攀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 愀甀猀攀渀琀攀猀 搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 焀甀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 猀漀 椀最渀漀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀⸀ 䔀猀琀椀洀愀琀椀瘀愀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 倀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 匀椀琀甀愀漀 搀攀 刀甀愀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 倀伀倀⤀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀渀氀椀渀攀 搀攀 刀攀渀愀琀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀猀Ⰰ 渀漀 樀漀爀渀愀氀 䌀漀爀爀攀椀漀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 栀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ ㄀Ⰰ㐀 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 攀洀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀 ⠀䠀䔀一刀䤀儀唀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀猀 愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀甀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 瘀攀椀挀甀氀愀爀愀洀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀甀洀瀀爀椀爀 攀猀猀攀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ匠漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀ᴀ†漀戀樀攀琀椀瘀漀甀Ⰰ 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 瀀攀爀昀椀氀 攀洀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀 漀 琀攀砀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀爀愀㬀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀漀 一攀眀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀最爀愀氀㬀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀甀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀攀 漀甀瘀椀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀 洀攀猀洀愀 猀椀琀甀愀漀㬀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 猀甀戀瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀㬀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀Ⰰ 渀愀 攀搀椀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 樀甀猀琀椀昀椀挀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀攀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀 愀琀攀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ 䄀 爀攀琀爀愀琀愀漀 搀攀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 焀甀攀 猀漀 猀甀樀攀椀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 爀攀焀甀攀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 洀椀渀甀挀椀漀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 漀猀 洀攀椀漀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀氀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 焀甀攀 瀀爀攀稀愀 瀀攀氀愀 爀愀瀀椀搀攀稀 攀 愀最椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 昀愀琀漀猀⸀ Ao pensar no mercado editorial, a produção foi direcionada para um livro impresso e não só em plataforma digital. Segundo a pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), que analisou o mercado editorial no ano de 2015, a venda de e-books gerou cerca de 20 milhões (em comparação aos R$ 17 milhões faturados no ano de 2014). No entanto, esse valor representa apenas 0,5% da quantia gerada pela venda de livros impressos (R$ 4 bilhões) (FIPE, 2015). Diante desse fato, o livro-reportagem impresso se justifica, além de que a existência de moradores de rua nas cidades, sejam elas grandes ou pequenas, é o fato que mais denuncia a desigualdade e exclusão social. Cidades do país todo, especificamente no Brasil, convivem com a realidade de homens e mulheres que vivem a céu aberto e em situações de esquecimento. A maioria está nas ruas por falta de condições ou por motivos extremamente particulares. Visto que o número desses moradores em Uberlândia extrapolava 700 pessoas, em 2013 (BUIATTI, 2013) e, em 2016, eram mais de 1.000 (HENRIQUES, 2016), foi possível compreender a relevância do livro: essas pessoas não são poucas e aborda-se sobre isso minimamente na grande mídia. A rotina produtiva de um veículo jornalístico faz com que seus repórteres sejam reféns de soluções práticas e fáceis para o dia-a-dia, aumentando ainda mais o desinteresse por pautas e personagens que fujam do “lugar comum”. Angariar realizações dessas pessoas foi extremamente relevante, com o objetivo de sensibilizar diversas esferas sociais. Sendo assim, uma forma de sociabilizá-los dentro de suas realidades. Com relação ao ambiente acadêmico, o projeto pôde ser justificado pelo fato de preencher lacunas quanto às produções em universidades acerca do tema: história dos moradores de ruas e o contexto histórico-social em que estão envolvidos. Essa lacuna se evidenciou ao analisarmos o universo específico da comunicação e do jornalismo, já que a temática é tida como tabu e, também, como um problema social. Dessa forma, o Sob Estrelas se propôs a fomentar debates no meio acadêmico, tanto por levar o assunto sobre moradores de rua para além de discussões em salas de aulas, como por ser um material que incentive outros estudantes a continuar pesquisando sobre o tema. Uma educação superior em Jornalismo oferece a seus alunos não só o aporte teórico necessário para sua formação, como também oportunidades para que o estudante vá além da realidade acadêmica. O Sob Estrelas serviu como um laboratório empírico do Jornalismo. Mostrou-se, também, um instrumento para o exercício do jornalismo literário e possibilitou o contato com o tema extremamente social.Enquanto projeto experimental, o Sob Estrelas foi uma oportunidade quase única de realização de um trabalho que extrapolou o ambiente acadêmico, proporcionando um engrandecimento tanto profissional, quanto humano. O projeto proporcionou uma vivência ímpar às componentes do grupo, visto que o assunto escolhido e a forma de abordagem estão longe de se parecer com o que se vê nos meios de comunicação convencionais. Compreendendo o advento dos livros digitais, a intenção foi oferecer a possibilidade de adquirir o trabalho em sua forma online, tendo como produto principal o livro impresso. Esse foi o modo encontrado para incentivar o consumo de livros impressos e garantir que os personagens das histórias narradas pudessem carregar consigo o resultado final do projeto.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A construção do Sob Estrelas foi baseada, principalmente, nas técnicas e métodos literários do jornalismo, para o devido aprofundamento dos perfis e aproximação dos perfilados, como já dito anteriormente. Dessa forma, o roteiro de entrevista foi deixado de lado, dando espaço para uma conversa sem caminho pré-determinado. Questões básicas foram estabelecidas, para os perfis tivessem certa uniformidade e informações gerais em comum, já que o trabalho foi escrito por cinco pessoas. A todo momento, a construção da narrativa pelas pessoas envolvidas foi respeitada durante o processo de contação de histórias.਀吀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀愀 昀愀渀瀀愀最攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 最爀愀瘀愀搀漀爀攀猀 搀攀 甀搀椀漀 搀攀 椀倀栀漀渀攀猀 㐀Ⰰ 㐀匀 攀 㘀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀猀 琀爀愀渀猀挀爀椀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀 昀攀椀琀甀爀愀 搀漀 愀渀琀攀瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀洀 氀愀爀最愀 攀猀挀愀氀愀 漀 䴀椀挀爀漀猀漀昀琀 圀漀爀搀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 琀攀爀椀挀漀Ⰰ 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 攀 攀搀椀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀⸀ A ferramenta Google Docs também foi extremamente presente durante a produção do Projeto Experimental, facilitando o compartilhamento de arquivos e conteúdos. Nesse sentido, praticamente todos os dias, o projeto estava sendo movimentado, escrito, comentado e articulado. Esse foi um grande aliado para que o grupo pudesse conciliar as atividades extra classe com o desenvolvimento de um bom projeto, de forma ativa e constante. A ferramenta foi utilizada, inclusive, pelas orientadoras.਀倀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀漀 瘀搀攀漀 搀愀 愀漀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䴀漀瘀椀攀 䴀愀欀攀爀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 甀洀 琀攀愀猀攀爀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 攀 瘀搀攀漀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 洀愀椀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀ 䌀漀洀 爀攀氀愀漀 猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 挀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 䐀㌀㄀   昀漀椀 甀猀愀搀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 ㄀㠀ⴀ㔀㔀 洀洀 焀甀愀渀琀漀 挀漀洀 愀 㔀㔀ⴀ㌀   洀洀⸀ 一漀攀猀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 猀甀爀最椀甀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 焀甀攀爀椀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 猀攀甀猀 爀漀猀琀漀猀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀 爀攀愀氀挀攀 搀攀 挀漀爀攀猀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 漀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀⸀ A disponibilização do livro digital foi nas plataformas Issuu e Kindle. O objetivo era que, no Issuu, houvesse a versão online, gratuita e sem possibilidade de download. Já o Kindle foi utilizado para dar mais alcance ao livro, possibilitando o download mediante pagamento. Já o livro físico foi impresso em folha sulfite reciclada, no tamanho A5 (21 cm x 14,5 cm). Ao todo, são 108 páginas, sendo 34 delas compostas por fotografias e, destas, 16 coloridas. O acabamento foi feito com cola e costura das páginas. A capa recebeu tratamento laminado.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 匀漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 䰀攀椀搀椀愀渀攀 䌀愀洀瀀漀猀 攀 䜀椀漀瘀愀渀愀 匀椀氀瘀攀椀爀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 䄀搀漀戀攀 䤀渀搀攀猀椀最渀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 攀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 攀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀愀爀琀攀 琀攀砀琀甀愀氀 攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 伀猀 搀攀洀愀椀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 椀洀愀最琀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 栀愀爀洀漀渀椀愀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 挀愀瀀愀 昀漀椀 搀漀愀搀愀 瀀攀氀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 䘀攀氀椀瀀攀 䘀氀漀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 匀漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 昀漀椀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀漀 一攀眀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 猀攀椀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀⸀ 䄀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 爀漀洀瀀攀 挀漀洀 愀 氀椀渀攀愀爀椀搀愀搀攀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀攀漀Ⰰ 洀攀椀漀 攀 昀椀洀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀漀 挀漀渀琀愀洀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀爀漀渀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀⸀ 倀愀爀愀 搀愀爀 昀氀甀椀搀攀稀  氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀爀椀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 昀爀愀猀攀猀 挀甀爀琀愀猀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 挀攀渀琀爀愀氀 愀 爀攀琀爀愀琀愀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瘀椀瘀椀搀愀猀 攀 挀漀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀瀀爀愀挀椀琀愀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀ 䘀漀椀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀洀 猀攀椀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 渀漀猀 焀甀愀椀猀 挀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 甀洀 搀攀氀攀猀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 攀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ䄠 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀猀琀爀攀氀愀ᴀ⸠ 伀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 猀漀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀㨀 ᰀ倠爀攀昀挀椀漀ᴀⰠ ᰀ䄠 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀猀琀爀攀氀愀ᴀ†⠀瀀最椀渀愀 ㄀㌀ 愀 ㈀㌀⤀Ⰰ ᰀ传 栀漀洀攀洀 焀甀攀 愀洀愀 氀椀瘀爀漀猀ᴀ†⠀瀀最椀渀愀 ㈀㔀 愀 ㌀㤀⤀Ⰰ ᰀ传 瀀漀攀琀愀 瀀攀渀猀愀搀漀爀ᴀ†⠀瀀最椀渀愀 㐀㄀ 愀 㔀㜀⤀Ⰰ ᰀ唠洀 挀漀爀愀漀 搀攀 昀 攀 猀愀甀搀愀搀攀ᴀ†⠀瀀最椀渀愀 㔀㤀 愀 㜀㄀⤀Ⰰ ᰀ传 爀攀椀 搀漀 瀀漀瀀 渀漀 洀漀爀爀攀甀ᴀ†⠀瀀最椀渀愀 㜀㌀ 愀 㠀㔀⤀Ⰰ ᰀ传 瀀攀焀甀攀渀漀 最爀愀渀搀攀 䨀漀猀ᴀ†⠀瀀最椀渀愀 㠀㜀 愀 㤀㤀⤀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 ᰀ倠漀猀昀挀椀漀ᴀ⸠ A ideia de fazer um trabalho relacionado a depoimentos de moradores de rua surgiu logo no início da disciplina de Projeto Experimental. Depois de pensar sobre a construção do livro e de ter orientações com a orientadora, foi destacada a necessidade de expandir o engajamento do público das ruas. Por existir, nas ruas, algumas pessoas que não são letradas, a ideia de fazer uma ação coletiva de leitura surgiu, para que pudéssemos compartilhar essas histórias com outros moradores de rua.਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀爀愀搀漀爀 搀攀 爀甀愀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀甀 昀漀椀 䘀戀椀漀Ⰰ 挀漀椀渀挀椀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀 搀漀 匀漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀⸀ 䄀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 氀漀最漀 猀攀最甀椀甀 甀洀 爀甀洀漀 瀀爀瀀爀椀漀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀攀⸀ 䄀 攀洀瀀愀琀椀愀 昀漀椀 甀渀渀椀洀攀㨀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀爀椀愀洀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀戀爀攀 愀焀甀攀氀愀 瀀攀猀猀漀愀 琀漀 挀栀攀椀愀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀漀椀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀攀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀⸀ 䄀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 猀攀爀瘀椀爀椀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀琀愀爀 漀 琀漀洀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 椀爀椀愀洀 猀攀最甀椀爀 琀漀搀漀 漀 氀椀瘀爀漀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀爀 瀀攀氀愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 搀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀⸀ 䔀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 匀漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀 猀甀爀最椀猀猀攀⸀ Posteriormente, a escolha dos perfilados de cada uma seguiu um único critério: a empatia. O encontro de cada autora com seu personagem ocorreu, então, de forma espontânea. Com exceção de Fábio, o grupo conheceu todos os personagens do Sob Estrelas no Centro Espírita Missão e Luz, local no qual os moradores de rua recebem amparo. O grupo frequentou o centro todos os sábados de abril a setembro de 2016.਀䄀瀀猀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀猀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 爀攀愀氀椀稀漀甀 漀 瀀爀ⴀ琀攀猀琀攀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 伀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀爀愀Ⰰ 渀漀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀爀 甀洀愀 攀搀椀漀 爀攀瘀椀猀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 攀搀椀漀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䘀漀椀 愀焀甀攀氀攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 猀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀猀挀爀椀琀漀猀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀爀爀攀琀愀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 猀攀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 最漀猀琀愀瘀愀洀 搀漀 琀漀洀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀⸀ 唀洀愀 爀漀搀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 氀攀甀 猀攀甀 琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀渀搀攀甀 昀攀攀搀戀愀挀欀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀猀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 氀最爀椀洀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瀀爀ⴀ琀攀猀琀攀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀洀漀猀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 攀 瀀愀猀猀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀搀椀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䴀椀爀渀愀 吀漀渀甀猀⸀ Embora houvesse a vontade de proporcionar uma diversidade ao livro, existiu a dificuldade de encontrar uma figura feminina que se dispusesse a contar suas vivências. Foram feitas várias tentativas, mas foi respeitada a preferência por não exporem suas histórias. Paralelamente ao processo de entrevistas e escrita dos perfis, o grupo coletava depoimentos para serem postados na fanpage.਀倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀 昀漀椀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀漀 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀愀 䜀爀昀椀挀愀 刀攀最椀猀琀爀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 瀀攀搀椀搀漀猀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 焀甀椀猀攀爀愀洀 漀 氀椀瘀爀漀 攀洀 瘀攀爀猀漀 昀猀椀挀愀⸀ 嘀愀氀攀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 渀漀洀攀 匀漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀 漀挀漀爀爀攀甀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 渀漀 琀攀爀攀洀 甀洀愀 挀愀猀愀Ⰰ 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀甀愀 攀猀琀漀 猀漀戀 愀猀 攀猀琀爀攀氀愀猀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 氀切搀椀挀愀Ⰰ 愀猀 攀猀琀爀攀氀愀猀 攀砀椀猀琀攀洀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 搀椀愀Ⰰ 洀愀猀 猀 瀀漀猀猀甀攀洀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 渀漀椀琀攀⸀ 䤀猀猀漀 爀攀洀攀琀攀 愀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 猀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 瘀椀猀琀愀猀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀猀琀攀樀愀洀 愀氀椀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 匀漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀  昀爀甀琀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 䤀 攀 䤀䤀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 挀漀洀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 昀漀最攀 搀漀 昀愀挀琀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀洀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ 刀攀琀爀愀琀愀爀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀猀猀愀猀 猀攀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 攀猀琀愀渀搀漀 猀漀戀 攀猀琀爀攀氀愀猀Ⰰ 猀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 渀漀 琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀猀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 爀攀挀漀渀栀攀挀攀甀ⴀ猀攀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 猀漀戀爀攀 攀氀攀猀⸀ Combinando o livro com a fanpage, essas histórias puderam chegar a um público ampliado, atingindo não só aqueles que procuravam por uma leitura mais aprofundada, com mais detalhes da vida das personagens do livro, como também, aqueles que procuravam por uma leitura diferente do “senso comum”, sempre combinada com a fotografia. Fundamentadas nos preceitos do jornalismo literário, as autoras do livro-reportagem tiveram autonomia de criação e extensão de conteúdo, o que pode não ser possível ou viável ao jornalismo tradicional e diário.਀䐀攀戀爀甀愀搀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀漀甀挀漀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀氀洀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀  琀漀渀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀ⴀ猀攀 渀漀 瘀椀猀瘀攀氀 洀攀爀最甀氀栀漀 渀漀 一攀眀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 渀愀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 瘀椀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀⸀ 䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ攠洀瀀愀琀椀愀ᴀ† 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 攀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ 伀 匀漀戀 䔀猀琀爀攀氀愀猀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䔀氀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀Ⰰ 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀椀渀搀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀漀甀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀愀爀爀攀最愀 挀漀渀猀椀最漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀䤀䄀吀吀䤀Ⰰ 䰀漀爀攀渀愀⸀ 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 挀漀渀琀愀戀椀氀椀稀愀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀甀愀 攀洀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀ 倀漀爀琀愀氀 唀䤀倀䤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀甀椀瀀椀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀搀攀猀琀愀焀甀攀猀⼀搀攀猀琀愀焀甀攀ⴀ㄀⼀㈀ ㄀㌀⼀ 㠀⼀ ㈀⼀瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀ⴀ挀漀渀琀愀戀椀氀椀稀愀ⴀ漀ⴀ渀甀洀攀爀漀ⴀ搀攀ⴀ洀漀爀愀搀漀爀攀猀ⴀ搀攀ⴀ爀甀愀ⴀ攀洀ⴀ甀戀攀爀氀愀渀搀椀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀倀䔀⸀ 倀爀漀搀甀漀 攀 瘀攀渀搀愀 渀漀 猀攀琀漀爀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀渀攀氀⸀漀爀最⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㘀⼀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀挀愀漀ⴀ瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ㈀ ㄀㔀ⴀ䤀洀瀀爀攀渀猀愀开伀䬀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀一䌀䤀匀䌀伀Ⰰ 圀愀最渀攀爀 䐀攀 䌀攀爀焀甀攀爀椀愀 䔀⸀ 倀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀㬀 䈀爀愀猀椀氀 䔀猀挀漀氀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀㤀瘀圀䌀㈀䰀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㔀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀一刀䤀儀唀䔀匀Ⰰ 刀攀渀愀琀漀⸀ ㄀Ⰰ㐀 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀琀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 攀洀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䌀漀爀爀攀椀漀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀爀爀攀椀漀搀攀甀戀攀爀氀愀渀搀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀椀搀愀搀攀ⴀ攀ⴀ爀攀最椀愀漀⼀㄀㐀ⴀ洀椀氀ⴀ瀀攀猀猀漀愀猀ⴀ攀猀琀愀漀ⴀ攀洀ⴀ猀椀琀甀愀挀愀漀ⴀ搀攀ⴀ爀甀愀ⴀ攀洀ⴀ甀戀攀爀氀愀渀搀椀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ ㈀⸀攀搀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䌀䠀䄀Ⰰ 倀愀甀氀愀 䴀椀氀攀渀椀⸀ 堀䄀嘀䤀䔀刀Ⰰ 䌀椀渀琀椀愀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 猀甀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀栀㤀䬀漀伀瀀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀