INSCRIÇÃO: 00293
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: O impasse UFU - Patos de Minas
 
AUTORES: Nasser de Freitas Pena (Universidade Federal de Uberlândia); Samantha Loren Santos Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Vinícius Durval Dorne (Universidade Federal de Uberlândia); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia); Ivanise Hilbig de Andrade (Universidade Federal de Uberlândia); Vinicius Guedes Pereira de Souza (Universidade Federal de Uberlândia); Felipe Gustavo Guimarães Saldanha (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo Impresso, Jornalismo Investigativo, Jornal-Laboratório, Reportagem, Patos de Minas
 
RESUMO
O presente trabalho objetiva apresentar os aspectos do processo de produção da reportagem “O Impasse UFU - Patos de Minas”, veiculada como matéria principal da edição número 31 do jornal-laboratório Senso InComum, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. A reportagem foi produzida pelos alunos Nasser Pena e Samantha Loren Costa, na disciplina Jornalismo Impresso, sob orientação da professora Ivanise Andrade. Este artigo visa demonstrar a maneira como os repórteres utilizaram técnicas de entrevista, apuração, redação e do jornalismo investigativo na construção da matéria.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 ㈀  㘀Ⰰ 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀 ⠀唀䘀唀⤀ 椀渀椀挀椀漀甀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀猀 猀甀愀猀 椀渀猀琀愀氀愀攀猀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䄀瀀漀椀漀 愀 倀氀愀渀漀猀 搀攀 刀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 攀 䔀砀瀀愀渀猀漀 搀愀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 䘀攀搀攀爀愀椀猀 ⠀刀攀甀渀椀⤀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 最漀瘀攀爀渀漀 昀攀搀攀爀愀氀 攀洀 ㈀  ㌀ 愀 昀椀洀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 挀漀渀搀椀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 昀攀搀攀爀愀椀猀 瀀漀猀猀愀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 猀甀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 昀猀椀挀愀Ⰰ 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 瀀攀搀愀最最椀挀愀⸀ ਀伀猀 挀愀洀瀀椀 昀漀爀愀 搀攀 猀攀搀攀 椀渀猀琀愀氀愀搀漀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 䤀琀甀椀甀琀愀戀愀Ⰰ 䴀漀渀琀攀 䌀愀爀洀攀氀漀 攀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ  椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 䌀爀椀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀ Ⰰ 漀 挀愀洀瀀甀猀 攀洀 倀愀琀漀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 椀渀猀琀愀氀愀攀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀 愀挀甀猀愀攀猀 搀攀 椀爀爀攀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀漀愀漀 搀漀 琀攀爀爀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀⸀ 伀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 ⠀䴀倀䘀⤀ 洀漀瘀攀甀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 搀甀愀猀 愀攀猀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 最攀猀琀漀 搀愀 唀䘀唀  瀀漀挀愀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀愀 攀砀ⴀ瀀爀攀昀攀椀琀愀 搀攀 倀愀琀漀猀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 搀漀愀漀⸀ ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ ᰀ传 䤀洀瀀愀猀猀攀 唀䘀唀 ⴀ 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀ᴀⰠ 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 渀愀 攀搀椀漀 ㌀㄀ 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 匀攀渀猀漀 䤀渀䌀漀洀甀洀Ⰰ 瘀椀猀漀甀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀  搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀Ⰰ 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀猀猀攀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 漀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀琀爀愀猀漀 搀愀猀 漀戀爀愀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 
 
OBJETIVO
Tendo em vista a função que o jornalismo tem de acompanhar, fiscalizar e publicizar ações do poder público e de setores da esfera privada, esse trabalho tem por objetivo central apurar e concatenar o conjunto de fatos que levou a construção do campus avançado da UFU na cidade de Patos de Minas demorar mais de seis anos para começar de fato e quais foram os fatores que influenciaram esse processo. Além disso, a reportagem "O Impasse UFU - Patos de Minas" busca fornecer à comunidade acadêmica da universidade e população de Patos de Minas entenderem melhor e com maior profundidade o imbróglio do campus universitário na cidade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀攀挀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀  挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀愀  渀愀 洀搀椀愀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 攀砀椀猀琀椀愀 愀椀渀搀愀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀猀猀攀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 搀甀愀猀 最攀猀琀攀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀猀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀  倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 樀甀搀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 瀀爀椀瘀愀搀漀猀 搀攀 琀攀爀挀攀椀爀漀猀 攀 漀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀 瀀爀攀樀甀稀漀 愀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 挀愀瀀愀 搀漀 渀切洀攀爀漀 ㌀㄀ 搀漀 匀攀渀猀漀 䤀渀䌀漀洀甀洀 戀甀猀挀漀甀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 最氀漀戀愀氀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀  琀漀渀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀 焀甀攀 猀攀 椀渀椀挀椀漀甀 攀洀 ㈀ ㄀  攀 搀甀爀愀 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ ਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 甀洀愀  搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀甀渀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  搀攀 猀攀爀 ᰀ瘠椀最椀氀愀渀琀攀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀琀攀最攀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 愀戀甀猀漀猀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀愀渀琀攀猀⸀ᴀ†⠀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ ㈀  ㈀  愀瀀甀搀  刀䔀䜀䤀一䄀吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀ 攀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀愀栀椀愀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 愀 昀甀渀漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀砀琀爀愀瀀漀氀愀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀渀搀漀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 愀琀椀瘀漀 渀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀爀椀琀爀椀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ传 䤀洀瀀愀猀猀攀 唀䘀唀ⴀ倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀ᴀ†最愀渀栀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 愀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀稀愀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 昀愀琀漀猀 搀椀猀瀀攀爀猀漀猀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀洀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀愀  挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 洀椀渀攀椀爀愀⸀ ਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 匀攀渀猀漀 䤀渀䌀漀洀甀洀 猀攀爀 瀀爀椀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀搀椀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀洀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 琀漀洀愀爀 挀椀渀挀椀愀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 攀洀 焀甀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀 昀攀搀攀爀愀氀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀 漀 瀀漀爀焀甀 搀攀 琀愀洀愀渀栀愀 搀攀洀漀爀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 最愀爀愀渀琀椀爀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 渀愀 最攀猀琀漀 搀愀 挀漀椀猀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀ ਀伀 最爀愀渀搀攀 搀攀瘀攀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  昀愀稀攀爀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 攀渀猀椀渀愀爀 愀漀 瀀漀瘀漀 漀猀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 愀猀 最愀爀愀渀琀椀愀猀 搀愀 猀甀愀 猀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 攀猀琀愀爀 愀琀攀渀琀漀 猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 焀甀攀 琀漀洀愀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀愀Ⰰ 瀀爀漀琀攀猀琀愀爀 挀漀洀 樀甀猀琀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 愀挀琀漀猀 挀甀氀瀀漀猀漀猀Ⰰ 昀爀漀甀砀漀猀Ⰰ 瘀攀氀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀挀琀漀猀 渀漀挀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 瀀漀搀攀爀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 瀀琀爀椀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀稀愀 洀漀爀愀氀Ⰰ 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀洀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 渀愀攀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 漀猀 攀猀瀀爀椀琀漀猀Ⰰ 瀀攀氀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 樀甀猀琀椀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 搀椀爀攀椀琀漀Ⰰ 搀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀氀栀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 椀渀昀攀氀椀稀攀猀 ⠀儀唀䔀䤀刀伀娀 愀瀀甀搀 倀伀一吀䔀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀㠀⤀⸀  ਀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀 瀀攀爀猀挀爀甀琀愀爀 琀漀搀愀 愀 琀爀愀洀愀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀 戀甀猀挀愀  搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 瀀爀漀挀攀猀猀甀愀氀 攀 愀 瘀椀猀椀琀愀  挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀漀 椀洀戀爀最氀椀漀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀攀椀琀甀爀愀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 搀椀猀琀椀渀最甀攀 搀愀 挀漀洀甀洀 渀甀洀愀 爀攀搀愀漀⸀ ᰀ䄠 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 渀漀 瀀爀攀猀挀椀渀搀攀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀⸀ 䴀愀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀  愀氀最漀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀猀漀 攀 瀀攀爀椀最漀猀漀⸀ 一漀 猀攀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀 挀漀洀 愀 爀漀琀椀渀愀 渀愀琀甀爀愀氀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀⸀ 䔀砀椀最攀 琀愀氀攀渀琀漀Ⰰ 琀攀洀瀀漀Ⰰ 搀椀渀栀攀椀爀漀Ⰰ 瀀愀挀椀渀挀椀愀 攀 猀漀爀琀攀⸀ᴀⰠ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 ⠀䘀伀刀吀䔀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀 渀漀瘀愀猀 攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀  猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀Ⰰ 焀甀攀 樀 攀爀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 攀 最愀爀愀渀琀椀猀猀攀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 氀最椀挀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀瀀氀椀挀愀 ⠀䬀伀吀匀䌀䠀伀Ⰰ ㈀   ⤀㨀 ਀䄀 切渀椀挀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀猀 爀椀猀挀漀猀  猀攀 挀愀氀愀爀 戀攀洀Ⰰ 愀渀琀攀猀㨀 氀攀爀 渀漀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀甀戀氀椀挀漀甀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 渀漀 猀 瀀愀爀愀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀漀戀爀攀 攀氀攀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 渀漀 爀攀瀀攀琀椀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 樀 挀漀渀琀愀搀愀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀Ⰰ  洀漀渀琀愀爀 挀漀洀 洀甀椀琀愀 挀愀氀洀愀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 匀愀戀攀爀 搀椀爀攀椀琀漀 焀甀攀洀 瘀漀挀 搀攀瘀攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 攀洀 挀愀搀愀 瀀漀渀琀漀 搀攀猀猀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 猀椀琀甀愀攀猀 攀 氀甀最愀爀攀猀 洀愀椀猀 爀椀挀漀猀 ጀ†漀 焀甀攀 瘀椀攀爀 愀 洀愀椀猀Ⰰ 搀攀 椀洀瀀爀攀瘀椀猀琀漀Ⰰ  氀甀挀爀漀⸀ ⠀䬀伀吀匀䌀䠀伀Ⰰ ㈀   Ⰰ 瀀⸀ 㜀㈀⤀ ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 猀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 匀攀渀猀漀 䤀渀䌀漀洀甀洀Ⰰ 洀愀猀 最愀爀愀渀琀椀甀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀漀猀猀攀 攀洀瀀爀攀最愀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀 挀漀渀琀爀漀瘀攀爀猀愀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A escolha do tema abordado na reportagem deve-se ao fator gerador de interesse público, por tratar-se de um jornal-laboratório construído para a comunidade acadêmica da UFU. ਀ Programa-se geralmente a pauta da reportagem (a reportagem aborda um assunto em visão jornalística) a partir de fatos geradores de interesse, encarados de certa perspectiva editorial. Não se trata apenas de acompanhar o desdobramento ou fazer a suíte de um evento, mas de explorar suas implicações, levantar antecedentes - em suma, investigar e interpretar. (LAGE, 2008, p.39) ਀ Após essa definição, os repórteres deram início à pré-produção, através de pesquisas sobre o tema em sites de jornais regionais e locais, o que possibilitou o levantamento de fontes e informações básicas sobre o processo de consolidação do campus em Patos de Minas. ਀ Posteriormente, os alunos tentaram contato com as fontes envolvidas no caso, a fim de marcar encontros para questionar os fatos encontrados nas matérias lidas e entender o posicionamento de cada uma em relação a eles. Em entrevista com o procurador geral da universidade à época, os repórteres conseguiram acesso à mais de 1.500 páginas do processo, dentre eles, as ações movidas pelo MPF, decisões do juíz responsável pelo caso e pedidos de recursos dos réus. ਀ Em seguida, foi feita a leitura e análise de todos os documentos recebidos, de onde foram tirados apontamentos importantes que poderiam ser utilizados na formulação das perguntas para as fontes e para confrontamento de informações, quando necessário. Em viagem à Patos de Minas, os alunos visitaram a sede do MPF e realizaram entrevista com a analista processual, Gizelle Tolentino, para entender as perspectivas do caso. Também foi entrevistado o assessor da UFU na cidade, Peterson Gandolfi. Então, iniciou-se a redação do texto, retratando os acontecimentos que ocorreram no período de seis anos, entre 2010 e 2016. ਀ऀ Por fim, decidiu-se pela utilização de uma linha do tempo ilustrada para destacar as datas dos acontecimentos importantes do processo e proporcionar leveza à reportagem. Dessa forma, foi possível a criação de uma matéria aprofundada, sem que o texto se tornasse maçante e cansativo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ传 䤀洀瀀愀猀猀攀 唀䘀唀ⴀ倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀ᴀ†昀漀椀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 倀爀漀樀攀琀漀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 䤀嘀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 䔀搀椀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀Ⰰ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 刀攀搀愀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 伀昀椀挀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 攀搀椀漀 渀切洀攀爀漀 ㌀㄀ 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 匀攀渀猀漀 䤀渀䌀漀洀甀洀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 昀漀椀 愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 愀洀瀀氀愀 攀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 搀漀 昀愀琀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀漀⸀ ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀 漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 唀䘀唀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀 戀甀猀挀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀愀氀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 昀愀琀漀猀 氀攀瘀愀爀愀洀 愀 琀愀氀 猀椀琀甀愀漀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 焀甀愀椀猀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀猀猀攀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 氀愀渀愀 洀漀 搀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 洀愀椀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 甀洀愀 漀爀搀攀洀 挀爀漀渀漀氀最椀挀愀 戀攀洀 搀攀氀椀渀攀愀搀愀Ⰰ 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 瀀椀爀洀椀搀攀 渀漀爀洀愀氀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀愀栀椀愀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㔀⤀⸀  ਀䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 愀 瀀愀甀琀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀琀愀瘀愀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 椀渀昀爀愀ⴀ攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀琀 漀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 愀猀 愀甀氀愀猀 搀愀 唀䘀唀 攀洀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀猀琀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 攀洀 瀀爀搀椀漀猀 愀氀甀最愀搀漀猀 漀甀 挀攀搀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀爀攀搀椀愀氀 瀀爀瀀爀椀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 猀漀昀爀攀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 搀攀猀氀漀挀愀爀攀洀 攀洀 搀椀猀琀渀挀椀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀搀椀漀猀 渀愀猀 琀爀漀挀愀猀 搀攀 愀甀氀愀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 猀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀瘀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀洀瀀甀猀Ⰰ 洀愀椀漀爀攀猀 昀漀爀愀洀 愀猀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀愀甀猀愀猀 搀漀 愀琀爀愀猀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 攀搀椀昀椀挀愀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀瀀猀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 ⠀䴀倀䘀⤀ 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀愀瘀愀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 樀甀搀椀挀椀愀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 愀 瀀愀甀琀愀 猀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀漀甀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 愀 昀甀渀搀漀 攀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀⸀ ਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 最攀猀琀漀爀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 䴀倀䘀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 挀漀氀攀琀愀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ  琀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 愀甀琀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀愀 唀䘀唀 攀洀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀⸀ 䄀 䄀漀 䌀椀瘀椀氀 倀切戀氀椀挀愀 搀攀 渀切洀攀爀漀 ㈀㐀  ⴀ㘀㐀⸀㈀ ㄀㄀⸀㐀⸀ ㄀⸀㌀㠀 㘀 焀甀攀 愀挀甀猀愀 最攀猀琀漀爀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀爀攀洀 愀 昀愀洀氀椀愀 搀愀 攀砀ⴀ瀀爀攀昀攀椀琀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀Ⰰ 䈀椀愀 匀愀瘀愀猀猀椀Ⰰ  渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀漀愀漀 搀攀 甀洀 琀攀爀爀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 唀䘀唀 攀 愀挀甀猀愀 ㄀㌀ 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀攀 匀愀瘀愀猀猀椀 搀攀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 攀渀爀椀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀 椀氀挀椀琀漀 挀漀洀 攀猀猀愀 搀漀愀漀⸀ ਀䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 洀漀搀漀 愀 昀漀爀渀攀挀攀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 愀洀瀀氀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 昀愀琀漀猀⸀ 䄀 挀漀洀攀愀爀 瀀攀氀漀 琀琀甀氀漀Ⰰ ᰀ传 䤀洀瀀愀猀猀攀 唀䘀唀 ⴀ 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀ᴀⰠ 焀甀攀 搀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 猀攀洀 甀洀愀 猀漀氀甀漀  瘀椀猀琀愀⸀ 匀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀愀 氀椀渀栀愀 昀椀渀愀Ⰰ 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀 愀 漀爀椀最攀洀 搀漀 椀洀瀀愀猀猀攀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 樀甀搀椀挀椀愀椀猀⸀ 伀 挀漀爀瀀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 挀漀洀 甀洀 氀攀愀搀 搀漀 琀椀瀀漀 最攀爀愀搀漀爀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 ⠀䈀䄀䠀䤀䄀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㘀㜀⤀Ⰰ 昀漀爀渀攀挀攀渀搀漀 甀洀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 焀甀攀 椀渀猀琀椀最愀爀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀爀漀渀漀氀最椀挀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䔀猀琀愀 切氀琀椀洀愀 瀀愀爀琀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀愀 昀漀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀洀 瘀渀挀甀氀漀 挀漀洀 挀愀爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀搀漀 瀀漀爀 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㌀⤀⸀ ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 琀爀愀洀愀 猀攀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀 攀 漀 昀漀挀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  搀攀昀椀渀椀搀漀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 氀椀渀栀愀 搀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 樀甀搀椀挀椀愀氀 搀漀 昀愀琀漀⸀ 倀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀琀爀攀氀愀愀洀Ⰰ  昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀最爀愀昀椀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 渀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 吀愀洀戀洀 挀漀洀瀀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀 愀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀  搀愀 唀䘀唀 攀洀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀 搀漀椀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀 瀀愀爀琀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀  ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  挀漀渀挀氀甀搀愀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀漀 䴀倀䘀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀猀漀⸀ 一愀猀 搀甀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 漀 椀洀瀀愀猀猀攀 愀椀渀搀愀 瀀愀爀攀挀攀 攀猀琀愀爀 氀漀渀最攀 搀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀猀 愀攀猀 樀甀搀椀挀椀愀椀猀 愀椀渀搀愀 攀猀琀漀 攀洀 琀爀愀洀椀琀愀漀 攀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀爀搀椀漀 搀愀 搀愀 唀䘀唀 攀洀 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀猀琀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
A prática jornalística durante a formação acadêmica é um dos momentos de maior choque para os estudantes. O momento de encarar os fatos e de se apoiar no arcabouço teórico construído durante o curso para enfrentar a realidade além da sala de aula. Nessa perspectiva, a construção de uma reportagem como “O Impasse UFU-Patos de Minas” significou sair da zona de conforto, literalmente.Viajar para outra cidade em busca de informações, utilizar elementos do jornalismo investigativo, fazer leitura de processos judiciais, se relacionar com órgãos públicos e suas assessorias para marcar entrevistas, foram todos elementos que possibilitaram ter uma noção do que se encontrará no mercado de trabalho.਀ Entender que, mesmo durante o período de formação, é possível utilizar o jornalismo como ferramenta de vigilância dos recursos públicos é entender que o jornalismo pode mudar a sociedade para melhor. Escrever uma reportagem é muitas vezes mais que contar um acontecimento, é escrever a história de fatos e personagens que poderiam ficar esquecidas. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀䠀䤀䄀Ⰰ 䈀⸀ 䨀⸀ 䄀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瘀漀氀甀洀攀 ㈀ ⴀ 㔀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 㨀 䴀愀渀甀愀搀ⴀ堀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 

FORTES, L. Jornalismo Investigativo. São Paulo: Contexto, 2005.

KOTSCHO, R. A Prática da Reportagem. São Paulo: Ed. Ática, 2000.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㜀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀  㠀⸀

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REGINATO, G. D. As finalidades do jornalismo: o que dizem veículos, jornalistas e leitores. Tese de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, 2016. Diponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/140809਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀