ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00344</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Nacom: uma agência que produz cidadania</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pollyana Maranguanhe Tose (Universidade Vila Velha); Gladson Dalmonech Mudesto (Universidade Vila Velha); Maria Aparecida Torrecillas Abreu (Universidade Vila Velha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cidadania, Agência, Conhecimento, Experiencia, Publicidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho visa mostrar a importância da agência experimental Nacom, presente na Universidade Vila Velha, que articula o pensamento acadêmico com a experiência semiprofissional vivida pelos estudantes interessados em ampliar seus conhecimentos e habilidades publicitárias, visando um cunho social e cidadão. É abordado ao decorrer do artigo sua organização estrutural, algumas campanhas realizadas no ano de 2016 e como essa experiência é vital para formação de um profissional que irá ingressar no mercado publicitário. Além das técnicas aperfeiçoadas, a agência se mostra ter um grande peso em questões éticas e morais, sempre com o intuito de conscientizar e formar pensamento crítico, visando uma publicidade mais humanitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Nacom é uma agência experimental Junior, criada no ano de 1999, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha, sendo a mais antiga do estado do Espírito Santo. Funciona no período da tarde e é composta por alunos que ocupam três tipos de funções: estagiário, monitor e voluntário. Tais alunos são orientados por três professores: Aparecida Torrecillas, Gladson Dalmonech e Luciana Moura, responsáveis pela avaliação de todos os trabalhos criados e executados na agência. Durante o ano de 2016 a agência desenvolveu várias campanhas com cunho social e cidadão como forma de enaltecer os valores éticos da instituição, como, por exemplo, o "Dia da Gentileza" e a campanha do agasalho. A importância de valorizar o cunho social na agência passa pela fomentação de uma responsabilidade ética no estudante. Segundo Freire, "Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela" (FREIRE, 1996, p. 37). Portanto, o valor de agregar os Jobs ao conceito de cidadania, como reflexão pessoal do estudante. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um dos principais objetivos do Nacom é oferecer aos alunos uma primeira experiência de trabalho prático tanto na área de atendimento, quanto no de planejamento e criação, como são vivenciadas diariamente nas agências profissionais. Essa vivência, além do mais, é um complemento ao aprendizado teórico obtido nas salas de aula. O processo de aprendizagem une teoria e prática em um mesmo lugar: a agência Jr do Nacom, que fomenta a ideia do conhecimento como um fator múltiplo, que envolve ciência, mas também formação reflexiva. Os Jobs, mais do que ações de práticas mercadológicas, são exemplos voltados para uma construção, a médio prazo, de cidadania. A agência, ao longo de 2016, resgatou essas atividades cidadãs como um modo de pensar um mundo que só vai se modificar se começarmos por nó próprios. Ações voltadas para o ser humano inserido num contexto maior, consciente do respeito às diferenças culturais, à ecologia e à responsabilidade social. O objetivo maior pautado no Nacom é uma formação ética e reflexiva a respeito dos nossos problemas sociais, em detrimento de um mundo com seres humanos inseridos cada vez mais em uma formação técnica, tecnológica, individualista, e menos humana e cooperativa. Conforme Sennett, "um regime que não oferece aos seres humanos motivos para ligarem uns para os outros não pode preservar a sua legitimidade por muito tempo" (SENNETH, Richard, 1999, p 176). No Nacom, essa é a tônica que acompanha o aprendizado; seja de mercado, seja de cidadania. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Universidade Vila Velha reconhece a importância de ter uma agência júnior para colaboração do aprendizado dos alunos, incentivando a reflexão e o comprometimento deles com um cotidiano profissional. Uma agência de publicidade "É uma empresa prestadora de serviços que tem como negócio principal tornar o anunciante um emissor. Devido ao fato de a comunicação mercadológica ser uma tarefa de execução muito complexa, exigindo conhecimentos especializados e intensa dedicação, é inviável para o anunciante se encarregar, ele mesmo dessa atividade" (SANTOS 2005, pg. 74). Porém, no Nacom, como agência-escola, essa complexidade é parte do aprendizado dos estudantes, já que é aceito alunos de todos os períodos para que estes conheçam coisas novas e os veteranos consolidem o que já foi abordado nas práticas pedagógicas de sala de aula, o que, portanto, gera um entendimento de que teoria e prática devem andar juntas. Além dos benefícios da agência para a vida profissional do aluno, ela também ajuda na formação reflexiva de sua jornada acadêmica. Muita das coisas que são vistas e usadas no Nacom, podem ser aplicadas também nas salas de aula, trabalhos internos e externos, inclusive nas provas. Então podemos afirmar que é de suma importância que o aluno passe pela agência para poder desfrutar de uma experiência única. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A equipe do Nacom é composta pelas duas áreas básicas de uma agência de publicidade, o atendimento desempenha "A função de representar a agência junto ao anunciante, constituindo o elo entre ambos. É o atendimento que faz a prospecção dos problemas de comunicação do anunciante e encaminha as demandas deste à agencia. " (SILVA 2005, pg. 77) E a criação "transforma o conceito desenvolvido na fase do planejamento em mensagens publicitárias, dando forma a todas as informações que o anunciante quer comunicar ao mercado. " (SILVA 2005, pg. 78). São divididos por estagiários, monitores e voluntários e atualmente temos 12 alunos trabalhando com divisões de grupo. Quatro estagiários, um no atendimento e os outros sendo líderes de cada equipe, dois monitores e seis voluntários. Visamos variar o grupo para sempre ter entrosamento dos conhecimentos. "Uma solução que as agências têm adotado é a manutenção das especialidades, [...] Os profissionais se agrupam por contas [...] Nesse modelo de estrutura organizacional, profissionais de diversas áreas se reúnem para desenvolver uma tarefa (uma campanha por exemplo), participando do processo do início ao fim. " (SANTOS 2005, pg. 76) O foco principal de veiculação do nosso trabalho diário está nas mídias sociais. Que segundo PEREZ e BAIRON "Oferecem fórmulas 'milagrosas' [...] vendem como loteria em época de crise". A página oficial no Facebook é atualizada diariamente com diversos conteúdos, de engraçados e interativos até informações pertinentes sobre cidadania, publicidade, e sobre o curso em específico oferecido pela UVV. Nosso espaço físico é composto pela sala de reuniões com um projetor para apresentações, onde ocorrem as reuniões com os clientes, a criação de briefings que "consiste geralmente de um questionário em que são levantadas as mais diversas informações sobre o anunciante, seus produtos, seus mercados e seus concorrentes. " (SANTOS 2005, pg. 77) e os brainstorms no processo de criação. A sala de criação com 20 computadores novos contendo todos os softwares necessários, o armário com materiais de manuseio, como tesouras, fitas adesivas, cartazes, colas, entre outros. Por ultimo, o escritório do atendimento que tem a impressora RICOH OFICIO para qualquer coisa que seja necessária para parte gráfica impressa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Temos preferência para pedidos internos da Universidade. Portanto, nosso processo de trabalho se inicia com o pedido vindo para o email da agência, partindo de um professor ou orientador de algum curso da UVV. Avaliamos a demanda e a possibilidade de aceitação e marcamos uma reunião com o cliente, o atendimento, com o auxílio dos professores responsáveis. Partindo disso, o estagiário de atendimento cria o Briefing com as orientações de seu supervisor e convoca a reunião de planejamento, que é o "desenvolvimento da estratégia e das táticas de comunicação do anunciante. Para tanto, é feito um diagnóstico detalhado, baseando-se nas informações do briefing e, muitas vezes, em pesquisas complementares realizadas pela agência ou por institutos terceirizados. " (SILVA 2005, pg. 77) No processo de criação, são feitas outras reuniões para avaliar se o andamento está de acordo com o pedido, apontando possíveis mudanças, críticas ou elogios. Softwares são sempre utilizados para a realização da campanha, como por exemplo: CorelDRAW, Ilustrator, Photoshop, entre outros que a universidade oferece. Após a realização de todas as peças, é feita outra reunião com o atendimento para explicação de toda a ideia, para que ele possa apresentar para o cliente, evitando, assim, qualquer tipo de intervenção desnecessária. A reunião final com o cliente é o ultimo processo, feito em slides e se possível com a peça em mãos para melhor visualização. Após a aprovação, providenciamos o prazo para entrega na gráfica e ao cliente. Dentre algumas campanhas realizadas pelo Nacom no ano de 2016, podemos citar algumas como: O Dia da Gentileza, que foi uma campanha para propagação de mensagens agradáveis e gentis pelo campus. Foram colocadas várias placas com o intuito de incentivar a gentileza nas pessoas, gerando bons hábitos, humanização e sorrisos. A campanha Tempo de Estudante, que foi uma iniciativa da UVV visando comemorar o dia do estudante juntamente com os 40 anos da Universidade. Foi uma campanha interativa que fugiu do padrão. Houve eventos de músicas ao vivo e distribuição de comida para divulgação da cápsula do tempo. A cápsula do tempo foi um recipiente para colocar as respostas dos alunos à seguinte pergunta: "Qual serão suas ações para contribuir com o futuro". As arrecadações das respostas superaram as expectativas e essa caixa só será aberta daqui a 40 anos. O intuito da campanha era homenagear os alunos e fazer com que eles se sentissem acolhidos pela instituição, participando, junto com ela, com contribuições para o futuro do mundo. Houve também três campanhas de mobilização social: a primeira foi a campanha do agasalho, encerrando com uma festa junina (parceria com o Gracias, que é um coletivo formado por professores e alunos da UVV que tem como intuito estudar e praticar novas perspectivas na publicidade). Foi uma campanha para as pessoas carentes, que precisavam de agasalho, e para os animais de rua, que precisavam de ração. Foram espalhados vários caixotes. Após a arrecadação, houve duas comemorações para o encerramento da campanha. Uma pequena festa junina interna com os membros do Nacom e, depois, no espaço cultural Gracias. A segunda foi a Campanha Nacopos, que foi uma tentativa de conscientizar as pessoas a não usarem copos descartáveis, trazendo os seus copos de casa para evitar o desperdício e preservar a natureza. Por último, a semana de Arte Moderna Odomodê, que é um órgão que cuida de jovens de periferias afrodescendentes e que promove garantia de direitos da população jovem negra. Foram oferecidas pelo Odomodê, em uma semana de evento, oficinas, intervenções culturais, grupo de estudo, clube de leitura, rima e rap, teatro, batalhas de MC´S, dança, sarau etc. A campanha desenvolvida pelo Nacom envolveu cartaz, banner, folder, posts e capa do Facebook para cada atração do evento, vinheta para vídeo, marca página e camisa. Como recall, houve uma grande conscientização por parte dos alunos da importância das diversidades culturais, sobretudo a cultura negra no Brasil. Fizemos, também, por meio das mídias sociais, algumas homenagens em datas comemorativas, como por exemplo: Dia do Publicitário; Dia Mundial do Meio Ambiente; Dia Mundial Contra a Homofobia; Dia da Doação de Sangue; Dia dos Professores. Além do ambiente eletrônico, produzimos algumas ações internas, visando trazer pessoas de fora para conhecer a agência, como por exemplo: Atendimento por um dia; Criação por um Job; Minha primeira agência; Participação em feiras de profissões. Realizamos, ainda, o Na(com)pipoca, que foi feito uma sessão de cinema para os integrantes do Nacom e qualquer aluno da universidade que tivesse interesse em participar. O Nacom também organiza, há 6 anos, o Garoto Propaganda, que é uma grande campanha que acontece durante as seleções para o estágio no Nacom. Além disso, foi criada a campanha Vai Livro Vem livro para incentivar a troca de livros dentro da universidade. Todas essas peças estão presentes no portfólio da agência. Também é necessário registrar que o Nacom já teve destaque em várias premiações nos anos passados, como: Festival Mundial de Publicidade de, em 2006, Festival Colibri (maior premiação de publicidade no ES), em 2011, além de vários prêmios no próprio Expocom, ao longo dos anos. Por fim, vale acentuar que o Nacom também organizou o Intercom Sudeste, em 2014, e a História da Mídia - Região Sudeste, em 2013. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Nacom preza por uma formação mais consciente e com capacidade crítica de pensamento, após uma prática que contribui para a criativamente, transformando os alunos em sujeitos comprometidos com sua sociedade. Os alunos se sentem mais próximos e pertencentes à Universidade, fazendo com que tenham mais vontade de continuar, de se formar e, futuramente, de atuar na área. Diante disso, o Nacom se mostra uma importante ferramenta na formação acadêmica dos alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha, oferecendo uma grande oportunidade de aprendizado teórico e prático articulado a um mercado, estimulando produtividade e conhecimentos. Mostrando também que a publicidade é muito mais do que se veem nas salas de aula e nas mídias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">PEREZ, Clotilde e BAIRON, Sergio. Comunicação & Marketing. Teorias da comunicação e novas mídias um estudo prático. S. Paulo: Editora Futura, 2002.<br><br>FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Os saberes necessários à prática educativa. S. Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.<br><br>SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.<br><br>SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999. <br><br> </td></tr></table></body></html>